Iniciação Científica

Inicie sua carreira acadêmica ainda na Graduação.

Você já pensou em mergulhar de cabeça no mundo da pesquisa científica?

A Iniciação Científica é uma oportunidade incrível para isso! Aqui na PUCRS, você, estudante de graduação, tem a chance de atuar em projetos conduzidos por pesquisadores com expertise em diversas áreas do conhecimento. Imagine estar diretamente envolvido em projetos de pesquisa que vão além das salas de aula, contribuindo não apenas para sua formação acadêmica, mas também para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a prática científica.

 Na Iniciação Científica, você não apenas aprende, mas também se capacita e se qualifica para ser um pesquisador do futuro! Ao participar, você não só ganha conhecimento sobre a rotina e os desafios da vida acadêmica, mas também aprende sobre ética na pesquisa e como divulgar seus resultados em eventos científicos e publicações especializadas.

Nossos programas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação estão aqui para despertar seu interesse pela pesquisa e elevar a qualidade dos estudos científicos no país.

Venha fazer parte dessa jornada e contribuir para o avanço do conhecimento científico!

Coordenadora
Profa. Dra. Laura Roberta Pinto Utz

Assessores
Profa. Dra. Maria Ivete B. Rockenbach
Prof. Dr. Márcio Rosa D’ Avila

Contato

Av. Ipiranga, 6681
Living 360° (prédio 15) – Sala 325
Porto Alegre/RS – Brasil – CEP 90619-900
Telefone: (51) 3353-7719
E-mail: [email protected]

Horário de atendimento
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h15min.

Projetos de pesquisa em andamento

Acesse abaixo as pesquisas que se encontram ativas na vigência 2023-2024.

  • Sobre o programa

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

    Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

    Fonte: www.cnpq.br/web/guest/geral

    Duração da bolsa: 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) com início em 1º de setembro de 2024 tendo como prazo final 31 de agosto de 2025.

  • Cronograma chamada 2023/2024

    Entrega do relatório semestral 1º a 30/4/2024
    Salão de Iniciação Científica PUCRS 3 a 7/6/2024
    Período de substituição de bolsistas formandos 2024/1 1º a 5/7/2024
    Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação 8/8/2024
    Término das atividades 31/8/2024
    Entrega do relatório final 1º a 30/9/2024
  • Cronograma chamada 2024/2025

    Início das atividades 1º/9/2024
    Período de substituição de bolsistas formandos 2024/2 1º a 5/12/2024
    Entrega do relatório semestral 1º a 30/4/2025
    Salão de Iniciação Científica PUCRS 2 a 6/6/2025
    Período de substituição de bolsistas formandos 2025/1 1º a 5/7/2025
    Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação 7/8/2025
    Término das atividades 31/8/2025
    Entrega do relatório final 1º a 30/9/2025
  • Chamada Pibic

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/CNPq é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

    O Pibic visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

    Fonte: www.cnpq.br/web/guest/pibic

    Nova chamada 2024/2025

    2024/2025
    Formulário de submissão de projeto
    Relatório de renovação de projeto

    *Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.

    Chamada em andamento 2023/2024

    2023/2024

    Chamadas Encerradas

    2022/2023
    2021/2022
    2020/2021

    Resultados Pibic

    Resultado Final Pibic 2023/2024

  • Chamada Pibiti

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

    O Pibiti visa contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, e contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

    Fonte: www.cnpq.br/web/guest/pibiti

    Nova chamada 2024/2025

    2024/2025
    Formulário de submissão de projeto
    Formulário de renovação de projeto

    *Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.

    Chamada em andamento 2023/2024

    2023/2024

    Chamadas encerradas

    2022/2023
    2021/2022

    Resultados Pibiti

    Resultado Final Pibiti 2023/2024

  • Comitê institucional e comitê externo

  • Requisitos e atribuições do bolsista

    Requisitos do/a bolsista

    • Estar regularmente matriculado/a em curso de graduação.
    • Ter currículo Lattes cadastrado e atualizado no CNPq (cnpq.br).
    • Ser selecionado e indicado pelo/a pesquisador/a responsável pelo projeto de pesquisa beneficiado por quota desta modalidade de bolsa.
    • Apresentar perfil compatível com as atividades previstas e bom desempenho acadêmico.
    • Não possuir vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.
    • Não acumular a bolsa com a de outros programas e agências, nacionais, estrangeiras ou internacionais, inclusive do próprio CNPq ou da PUCRS. Cabe ressaltar que a manutenção simultânea de bolsa IC com bolsas que possuem objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência, finalidades distintas da iniciação científica, não é considerada acúmulo.

    Importante: O/A bolsista que realizar a reopção de currículo deverá, obrigatoriamente, informar o novo número de matrícula à Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) para as providências necessárias.

    Atribuições do/a bolsista

    • Dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa previstas no plano de atividades do projeto.
    • Comprometer-se a executar o plano de atividades aprovado sob a orientação do pesquisador com dedicação de 20 horas por semana.
    • Assinar o Termo de Aceitação on-line através do site do CNPq.
    • Providenciar a abertura de conta corrente no Banco do Brasil e informar os dados bancários na plataforma Carlos Chagas para a efetivação dos depósitos mensais.
    • Apresentar atestado de conclusão em Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios disponível na Plataforma Moodle no primeiro bimestre de vínculo à bolsa. Esse requisito aplica-se aos/às bolsistas vinculados/as a projetos nas áreas de Engenharia e Ciências Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra e áreas afins, ou de outras áreas sempre que as atividades de pesquisa envolverem trabalho com materiais biológicos, químicos ou organismos vivos.
    • Fazer referência a sua condição de bolsista do CNPq em todas as publicações e trabalhos apresentados.

    Importante: O/A bolsista CNPq tem o compromisso de apresentar os resultados da pesquisa na qual participa no Salão de Iniciação Científica da Universidade, sendo igualmente responsabilidade do/a pesquisador/a orientador/a confirmar essa participação e acompanhar a apresentação do/a seu/sua bolsista no evento.

  • Termo de Aceitação de Bolsa

    Ao realizar a indicação de bolsista, o/a aluno/a selecionado/a receberá um e-mail do CNPq comunicando a sua indicação como bolsista na referida modalidade de iniciação científica/ tecnológica (Pibic/Pibiti). Neste e-mail, além de conter o período de vigência da bolsa, o CNPq solicita que o/a aluno/a aceite a anuência ou decline sua indicação. Salientamos que o procedimento é realizado diretamente na página do CNPq através do link informado no e-mail.

    Importante: A bolsa só começará a ser paga após o registro da anuência à sua indicação.

  • Orientação para bolsistas que realizam estágio

    Poderá ser concedida bolsa de iniciação científica CNPq para o/a aluno/a que está realizando estágio não-obrigatório, desde que seja providenciada uma declaração conjunta do/a supervisor/a de estágio, do/a orientador/a da pesquisa e do/a bolsista afirmando que a realização do estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza e não afetará a dedicação do/a aluno/a às atividades acadêmicas e de pesquisa.

    Esse requisito se aplica também ao/à bolsista que venha a obter estágio não-obrigatório durante a vigência da bolsa.

    Modelo – Declaração conjunta Pibic
    Modelo – Declaração conjunta Pibiti

    Observação: Após preenchimento e coleta das assinaturas do/a supervisor/a de estágio e do/a orientador/a da pesquisa, o documento deve ser entregue pelo/a bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360°, sala 325) juntamente com o seu contrato de estágio.

  • Orientação para substituição de bolsista

    O/A professor/a responsável pela pesquisa deverá preencher o formulário de substituição de bolsista e encaminhar, juntamente com a declaração de matrícula e comprovante bancário do/a aluno/a, por e-mail, para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) solicitando a substituição de bolsista Pibic ou Pibiti até o dia 5 de cada mês.

    Formulário de substituição de bolsista Pibic
    Formulário de substituição de bolsista Pibiti
    Termo de confidencialidade

    Após o preenchimento e a coleta das assinaturas, o documento deve ser entregue pelo(a) bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica – Living 360º, sala 325.

    Importante: O/A aluno/a indicado/a, obrigatoriamente, deve ter:

    • Currículo Lattes cadastrado e enviado ao CNPq (é importante certificar-se que o currículo não ficou com pendência de envio de informações, pois isso impedirá a indicação). O currículo poderá ser cadastrado em: www.cnpq.br, devendo estar concluído antes do envio do formulário de substituição.
    • Conta corrente no Banco do Brasil (não são permitidas contas poupanças, contas conjuntas ou contas do tipo salário).

    Observação: Caso o/a pesquisador/a opte por desistir da bolsa, é fundamental formalizar, por e-mail, à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.

  • Pagamentos de bolsas

    A bolsa é paga mensalmente pelo CNPq até o 5º dia útil do mês subsequente ao de competência, mediante depósito em conta corrente de titularidade do bolsista, obrigatoriamente no Banco do Brasil.

    • É de inteira responsabilidade do/a bolsista a abertura de conta corrente em qualquer agência do Banco do Brasil, bem como a informação correta dos respectivos dados bancários ao CNPq em tempo hábil para a efetivação dos depósitos mensais.
    • É vedado o pagamento de bolsas em caráter retroativo.
    • É vedada a divisão da bolsa, pois a mesma é pessoal e indivisível.
    • É vedada a transferência de valores entre bolsistas.
    • O valor da bolsa é estabelecido conforme tabela de valores de bolsas no País do CNPq.
  • Relatório semestral e final

    O Relatório Semestral e o Relatório Final são instrumentos de acompanhamento e avaliação do projeto de pesquisa.

    Os relatórios deverão ser entregues, obrigatoriamente, pelo sistema SAP:

    O Orientador precisa acessar o módulo “Gerenciamento de Projetos de IC”, através do link https://webapp.pucrs.br/sibic, selecionar a opção “Consultar Projetos Cadastrados” e efetuar os seguintes passos:

    • Identificar o projeto referente ao Edital em questão, e clicar na opção “Abrir/Visualizar”.
    • Clicar na aba “Arquivos”.
    • Clicar no botão “Selecionar Arquivo” e adicionar o arquivo referente ao Relatório.
    • Após a seleção do arquivo, clicar no botão “Upload” (salvamento automático).
    • Para sair do sistema deve-se clicar no botão “Sair”.

     

    Relatório semestral

     

    Relatório final

  • Sobre o programa

    A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) foi criada em 1964 com a finalidade de ser uma agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico do Rio Grande do Sul, de acordo com as políticas fixadas para o setor. Vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, é mantida por recursos do Tesouro do Estado, conforme lei 9.103 de agosto de 1990, e provenientes de convênios ou de parcerias.

    Fonte: www.fapergs.rs.gov.br

    Objetivos: A Fapergs tem a finalidade de fomentar a pesquisa em todas as áreas do conhecimento. É sua atribuição: promover a inovação tecnológica do setor produtivo, o intercâmbio e a divulgação científica, tecnológica e cultural; estimular a formação de recursos humanos, o fortalecimento e a expansão da infraestrutura de pesquisa no Estado.

    Duração da Bolsa: A bolsa terá duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) com início em 1º de setembro de 2024 tendo como prazo final 31 de agosto de 2025.

    Fonte: www.fapergs.rs.gov.br

  • Cronograma chamada 2023/2024

    Entrega do relatório semestral 1º a 30/4/2024
    Salão de Iniciação Científica PUCRS 3 a 7/6/2024
    Período de substituição de bolsistas formandos 2024/1 1° a 5/7/2024
    Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação 8/8/2024
    Término das atividades 31/8/2024
    Entrega do relatório final 1° a 30/9/2024
  • Cronograma chamada 2024/2025

    Início das atividades 1º/9/2024
    Período de substituição de bolsistas formandos 2024/2 1º a 5/12/2024
    Entrega do Relatório Semestral 1º a 30/4/2025
    Salão de Iniciação Científica PUCRS 2 a 6/6/2025
    Período de substituição de bolsistas formandos 2025/1 1° a 5/7/2025
    Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação 7/8/2025
    Término das atividades 31/8/2025
    Entrega do relatório final 1° a 30/9/2025
  • Chamada Probic

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Probic/Fapergs destina-se aos estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento.

    Objetivos: “Desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisas, sob a orientação de pesquisador experiente integrante de instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado”.

    “Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais altamente qualificados”.

    Fonte: www.fapergs.rs.gov.br

    Nova chamada 2024/2025

    2024/2025
    Formulário de submissão de projeto
    Formulário informações pessoais – Orientador/a Bolsista
    Relatório de renovação de projeto

    * Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.

    Chamada em andamento

    2023/2024

    * Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.

    Chamadas encerradas

    2022/2023
    2021/2022

    * Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.

    Resultados Probic

    Resultado final Probic 2023/2024

  • Chamada Probiti

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e de Inovação – Probiti/Fapergs destina-se aos estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento.

    Objetivos: “Desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisas, sob a orientação de pesquisador experiente integrante de instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado”.

    “Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais altamente qualificados”.

    Nova chamada

    2024/2025
    Formulário de submissão de projeto
    Formulário informações pessoais – Orientador/a Bolsista
    Relatório de renovação de projeto

    * Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.

    Chamada em andamento

    Chamada 2023/2024

    * Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.

    Chamadas encerradas

    2022/2023
    2021/2022

    Resultados Probiti

    Resultado final Probiti 2023/2024

  • Comitê institucional e comitê externo

  • Requisitos e atribuições do bolsista

    Requisitos do/a bolsista

    • Estar regularmente matriculado em curso de graduação oferecido por instituição de ensino com sede no estado do Rio Grande do Sul durante toda a vigência da bolsa.
    • Ter currículo Lattes cadastrado e atualizado no CNPq (www.cnpq.br).
    • Ter cadastro de pesquisador atualizado e completo na página da Fapergs – Sigfapergs (https://sig.fapergs.rs.gov.br/).
    • Ser selecionado e indicado pelo pesquisador responsável pelo projeto de pesquisa beneficiado por quota desta modalidade de bolsa.
    • Apresentar perfil compatível com as atividades previstas e bom desempenho acadêmico.
    • Não possuir vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.
    • Não acumular a bolsa com a de outros programas e agências, nacionais, estrangeiras ou internacionais, inclusive da própria Fapergs ou da PUCRS. Cabe ressaltar que a manutenção simultânea de bolsa IC com bolsas que possuem objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência, finalidades distintas da iniciação científica, não é considerada acúmulo.

    Importante: O bolsista que realizar a reopção de currículo deverá, obrigatoriamente, informar o novo número de matrícula à Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) para as providências necessárias.

    Atribuições do/a bolsista

    • Dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa previstas no plano de atividades do projeto.
    • Comprometer-se a executar o plano de atividades aprovado sob a orientação do pesquisador com dedicação de 20 horas/semanais.
    • assinar digitalmente, via Plataforma Clicksign, o Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa Fapergs.
    • Providenciar a abertura de conta corrente no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) e entregar cópia do comprovante bancário para a efetivação dos depósitos mensais.
    • Anexar digitalmente os documentos RG, CPF, comprovantes de Matrícula e bancário no Sigfapergs. Sempre que necessário e/ou solicitado, realizar as atualizações cadastrais na respectiva plataforma.
    • Apresentar atestado de conclusão em Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios disponível na Plataforma Moodle no primeiro bimestre de vínculo à bolsa. Esse requisito aplica-se aos bolsistas vinculados a projetos nas áreas de Engenharia e Ciências Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra e áreas afins, ou de outras áreas sempre que as atividades de pesquisa envolverem trabalho com materiais biológicos, químicos ou organismos vivos.
    • Fazer referência a sua condição de bolsista da Fapergs em todas as publicações e trabalhos apresentados.

    Importante: O bolsista Fapergs tem o compromisso de apresentar os resultados da pesquisa na qual participa, no Salão de Iniciação Científica da Universidade, sendo igualmente responsabilidade do Pesquisador/Orientador confirmar essa participação e acompanhar a apresentação do seu bolsista no evento.

  • Termo de aceitação de bolsa

    Para possibilitar a assinatura do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa – Fapergs o aluno deverá estar com o seu cadastro atualizado no SigFapergs (https://sig.fapergs.rs.gov.br)  e anexar a documentação exigida pelo sistema (cópia de RG, CPF, comprovante de matrícula e comprovante bancário– Banco Banrisul). A concessão do auxílio estará diretamente vinculada à assinatura digital do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa pela Instituição participante, pelo Pesquisador, pelo Bolsista e pela Fapergs. As assinaturas digitais serão posteriormente coletadas pela Fapergs, via plataforma Clicksign.

    Importante: é vedado o início das atividades do bolsista antes do envio da documentação completa e após o término da vigência prevista no referido termo.

    Documentos necessários

    • Termo de Outorga - O documento deve estar devidamente preenchido com as informações pessoais do bolsista e do orientador (primeira página do documento), exceto a data, a qual será preenchida pela Fapergs. As assinaturas digitais serão posteriormente coletadas pela Fapergs, via plataforma Clicksign. Portanto, o orientador e o bolsista devem estar com o cadastro atualizado no SigFapergs (https://sig.fapergs.rs.gov.br). Desta forma, os campos de assinatura do Termo de Outorga devem ficar em branco (ou seja, sem preenchimento). – Substituir arquivo (termo Fapergs 2024/2025)
    • Termo de Confidencialidade  - O documento deve ser preenchido e assinado pelo bolsista e por duas testemunhas, e entregue na Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360°, sala 325).
    • Comprovante de matrícula simples.
    • Cópias do RG e do CPF.
    • Comprovante bancário do Banrisul no nome e CPF do bolsista (não são aceitas conta poupança, jovem, mesada eletrônica, conta conjunta/compartilhada, conta de terceiros, conta salário e conta de pessoa jurídica). A conta deve iniciar com 35, 39 ou 08.

    Importante: a bolsa NÃO será implementada pela Fapergs se o bolsista não estiver cadastrado no SigFapergs (https://sig.fapergs.rs.gov.br).

  • Orientação para bolsistas que realizam estágio

    Poderá ser concedida bolsa de iniciação científica Fapergs para o aluno que está realizando estágio não-obrigatório, desde que seja providenciada uma Declaração Conjunta do supervisor de estágio, do orientador da pesquisa e do bolsista afirmando que a realização do estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza e não afetará a dedicação do aluno às atividades acadêmicas e de pesquisa.

    Esse requisito se aplica também ao bolsista que venha a obter estágio não-obrigatório durante a vigência da bolsa.

    Modelo – Declaração conjunta PROBIC
    Modelo – Declaração conjunta PROBITI

    Observação: após preenchimento e coleta das assinaturas do supervisor de Estágio e do Orientador da Pesquisa o documento deve ser entregue pelo bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360° | Sala 325) juntamente com o seu Contrato de Estágio.

  • Orientação para substituição de bolsista

    As solicitações de substituição de bolsista Fapergs deverão ser entregues na Coordenadoria de Iniciação Científica da PUCRS (Living 360º – sala 325), até o dia 5 de cada mês para implementação da bolsa pela Fapergs no próprio mês. Solicitações encaminhadas após essa data serão implementadas no mês seguinte.

    De acordo com as exigências da Fapergs, as substituições só poderão ser realizadas a partir de outubro/2023.

    Documentos necessários

    • Formulário de Substituição de Bolsista
    • Termo de Confidencialidade
    • Termo de Outorga (O documento deve estar devidamente preenchido, exceto a data, a qual será preenchida pela Fapergs. As assinaturas digitais serão posteriormente coletadas pela Fapergs, via plataforma Clicksign. Portanto, o orientador e o bolsista devem estar com o cadastro atualizado no SigFapergs (https://sig.fapergs.rs.gov.br)).
    • Comprovante de matrícula simples.
    • Cópias do RG e do CPF.
    • Comprovante bancário do Banrisul no nome e CPF do bolsista (não são aceitas conta poupança, jovem, mesada eletrônica, conta conjunta/compartilhada, conta de terceiros, conta salário e conta de pessoa jurídica). A conta deve iniciar com 35, 39 ou 08.

    Atenção: Para possibilitar a assinatura do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa – Fapergs o aluno deverá estar com o seu cadastro atualizado no SigFapergs (https://sig.fapergs.rs.gov.br e anexar a documentação exigida pelo sistema (cópia de RG, CPF, comprovante de matrícula e comprovante bancário – Banco Banrisul).
    A concessão do auxílio estará diretamente vinculada à assinatura digital do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa pela Instituição participante, pelo Pesquisador, pelo Bolsista e pela Fapergs. As assinaturas digitais serão posteriormente coletadas pela Fapergs, via plataforma Clicksign.

    Importante: É vedado o início das atividades do bolsista antes do envio da documentação completa e após o término da vigência prevista no referido termo.

    Observação: Caso o Pesquisador opte por desistir da Bolsa é fundamental formalizar, por e-mail, à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.

  • Pagamentos de bolsas

    A bolsa é paga mensalmente pela Fapergs até o 5º dia útil do mês subsequente ao de competência, mediante depósito em conta corrente de titularidade do bolsista, obrigatoriamente no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). É de inteira responsabilidade do bolsista a abertura de conta corrente em qualquer agência do Banrisul S.A., bem como a informação correta dos respectivos dados bancários à Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) em tempo hábil para que sejam tomadas as devidas providências. Não serão realizados pagamentos retroativos. Não é permitida a divisão da bolsa, pois ela é pessoal e indivisível. Da mesma forma, é
    proibida a transferência de valores entre bolsistas. Os valores das bolsas são fixados pela Fapergs.

  • Relatório semestral e final

    O Relatório Semestral e o Relatório Final são instrumentos de acompanhamento e avaliação do projeto de pesquisa.

    Os relatórios deverão ser entregues, obrigatoriamente, pelo sistema SAP:

    O Orientador precisa acessar o módulo “Gerenciamento de Projetos de IC”, através do link https://webapp.pucrs.br/sibic, selecionar a opção “Consultar Projetos Cadastrados” e efetuar os seguintes passos:

    • Identificar o projeto referente ao Edital em questão, e clicar na opção “Abrir/Visualizar”.
    • Clicar na aba “Arquivos”.
    • Clicar no botão “Selecionar Arquivo” e adicionar o arquivo referente ao Relatório.
    • Após a seleção do arquivo, clicar no botão “Upload” (salvamento automático).
    • Para sair do sistema deve-se clicar no botão “Sair”.

     

    Relatório Semestral

     

    Relatório Final

  • Sobre o programa

    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da PUCRS tem por objetivo estimular os/as estudantes de graduação nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento científico, tecnológico e de processos de inovação, além de incentivar a sua inserção na pós-graduação.

    Duração da bolsa: 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) com início em 1º de setembro de 2024 tendo como prazo final 31 de agosto de 2025.

  • Cronograma chamada 2023/2024

    Entrega do relatório semestral 1º a 30/4/2024
    Salão de Iniciação Científica PUCRS 3 a 7/6/2024
    Período de substituição de bolsistas formandos 2024/1 1º a 5/7/2024
    Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação 8/8/2024
    Término das atividades 31/8/2024
    Entrega do relatório final 1° a 30/9/2024
  • Cronograma chamada 2024/2025

    Início das atividades 1º/9/2024
    Período de substituição de bolsistas formandos 2024/2 1º a 5/12/2024
    Entrega do Relatório Semestral 1º a 30/4/2025
    Salão de Iniciação Científica PUCRS 2 a 6/6/2025
    Período de substituição de bolsistas formandos 2025/1 1° a 5/7/2025
    Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação 7/8/2025
    Término das atividades 31/8/2025
    Entrega do relatório final 1° a 30/9/2025
  • Chamada PUCRS-BIC

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da PUCRS tem por objetivo estimular os/as estudantes de graduação a desenvolverem pensamento científico, incentivando-os a ingressarem na pós-graduação.

    Nova chamada 2024/2025

    2024/2025
    Formulário de submissão de projeto
    Relatório de renovação de projeto

    Chamada em andamento

    2023/2024

    Resultados PUCRS-BIC

    Resultado final PUCRS-BIC

  • Chamada PUCRS-Biti

    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da PUCRS tem por objetivo estimular os/as estudantes de graduação nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento científico, tecnológico e de processos de inovação, além de incentivar a sua inserção na pós-graduação.

    Nova chamada 2024/2025

    2024/2025
    Formulário de submissão de projeto
    Relatório de renovação de projeto

    Chamada em andamento

    2023/2024

    Resultados PUCRS-Biti

    Resultado final PUCRS-BIC

  • Requisitos e atribuições do bolsista

    • Estar regularmente matriculado/a em curso de graduação da PUCRS.
    • Ter currículo Lattes cadastrado e atualizado no CNPq (cnpq.br).
    • Ser selecionado e indicado pelo/a pesquisador/a responsável pelo projeto de pesquisa.
    • Apresentar perfil compatível com as atividades previstas e bom desempenho acadêmico.
    • Não possuir vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.
    • Não ser estagiário/a da PUCRS.
    • Não acumular a bolsa com a de outros programas e agências, nacionais, estrangeiras ou internacionais, inclusive da própria PUCRS.

    Importante: O/A bolsista que realizar a reopção de currículo deverá, obrigatoriamente, informar o novo número de matrícula à Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]), para as providências necessárias.

    Atribuições do/a bolsista

    • Dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa previstas no plano de atividades do projeto.
    • Comprometer-se a executar o plano de atividades aprovado sob a orientação do/a pesquisador/a com dedicação de 20 horas por semana.
    • Preencher, assinar e entregar a documentação solicitada para implementação da bolsa.
    • Providenciar a abertura de conta corrente de sua preferência e entregar cópia do comprovante bancário para a efetivação dos depósitos mensais.
    • Apresentar atestado de conclusão em Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios disponível na Plataforma Moodle no primeiro bimestre de vínculo à bolsa. Esse requisito aplica-se aos/às bolsistas vinculados/as a projetos nas áreas de Engenharia e Ciências Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra e áreas afins, ou de outras áreas sempre que as atividades de pesquisa envolverem trabalho com materiais biológicos, químicos ou organismos vivos.
    • Fazer referência a sua condição de bolsista da PUCRS em todas as publicações e trabalhos apresentados.

    Importante: O/A bolsista PUCRS tem o compromisso de apresentar os resultados da pesquisa na qual participa, no Salão de Iniciação Científica da Universidade, sendo igualmente responsabilidade do/a pesquisador/a orientador/a confirmar essa participação e acompanhar a apresentação do seu bolsista no evento.

  • Termo de aceitação de bolsa

    A implementação da bolsa IC/ITI estará diretamente vinculada ao preenchimento, assinatura e envio do formulário de indicação, do termo de outorga e aceitação de bolsa e do termo de compromisso, de confidencialidade e de cessão de direitos de propriedade intelectual com a Ubea/PUCRS.

    Importante: é vedado o início das atividades do/a bolsista antes do envio da documentação completa e após o término da vigência prevista no referido termo.

  • Orientação para bolsistas que realizam estágio

    Poderá ser concedida bolsa de IC/ITI da PUCRS para o/a aluno/a que está realizando estágio não-obrigatório, desde que o estágio não tenha vínculo com a PUCRS e que seja providenciada uma declaração conjunta do/a supervisor/a de estágio, do/a orientador/a da pesquisa e do/a bolsista afirmando que a realização do estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza e não afetará a dedicação do/a aluno/a às atividades acadêmicas e de pesquisa.

    Esse requisito se aplica também ao/à bolsista que venha a obter estágio não-obrigatório durante a vigência da bolsa.

    Modelo – Declaração conjunta PUCRS-BIC
    Modelo – Declaração conjunta PUCRS-Biti

    Observação: Após preenchimento e coleta das assinaturas do/a supervisor/a de estágio e do/a orientador/a da pesquisa, o documento deve ser entregue pelo/a bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360°, sala 325) juntamente com o seu contrato de estágio.

  • Orientação para substituição de bolsista

    Os documentos abaixo deverão ser preenchidos e assinados pelo/a orientador/a, bolsista e testemunhas, e entregues na Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360°, sala 325), impreterivelmente, até o dia 5 de cada mês.

    Importante: O/a bolsista deverá possuir conta corrente em qualquer banco. Não serão permitidas contas poupança, contas conjuntas, contas do tipo salário, mesada eletrônica e/ou conta fácil, contas de terceiros ou contas de pessoa jurídica.

    Observação: Caso o/a pesquisador/a opte pelo encerramento da bolsa, é fundamental formalizar, por e-mail, à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.

  • Pagamentos de bolsas

    O pagamento do valor mensal da bolsa será efetuado diretamente aos/às bolsistas até o 10º dia de cada mês, a partir do mês subsequente ao de início da vigência, mediante depósito mensal em conta bancária informada pelo/a bolsista (não são permitidas contas poupança, contas conjuntas, contas do tipo salário, mesada eletrônica e/ou conta fácil, contas de terceiros ou contas de pessoa jurídica).

    Importante: O não recebimento do valor da bolsa deverá ser informado à Coordenadoria de Iniciação Científica até o dia 20 do referido mês para que as devidas providências sejam tomadas. Não serão realizados pagamentos retroativos, proporcionais e/ou a estudante não matriculado.

  • Relatório semestral e relatório final

    O Relatório Semestral e o Relatório Final são instrumentos de acompanhamento e avaliação do projeto de pesquisa.

    Os relatórios deverão ser entregues, obrigatoriamente, pelo sistema SAP:

    O Orientador precisa acessar o módulo “Gerenciamento de Projetos de IC”, através do link https://webapp.pucrs.br/sibic, selecionar a opção “Consultar Projetos Cadastrados” e efetuar os seguintes passos:

    • Identificar o projeto referente ao Edital em questão, e clicar na opção “Abrir/Visualizar”.
    • Clicar na aba “Arquivos”.
    • Clicar no botão “Selecionar Arquivo” e adicionar o arquivo referente ao Relatório.
    • Após a seleção do arquivo, clicar no botão “Upload” (salvamento automático).
    • Para sair do sistema deve-se clicar no botão “Sair”.

     

    Relatório Semestral 

     

    Relatório Final

  • Sobre o programa

    O Programa de Iniciação Científica Voluntário da PUCRS – IC Voluntário tem por objetivo proporcionar a formação humana e científica complementar, aos alunos de graduação da PUCRS, mediante a realização voluntária de atividades de pesquisa sob a coordenação de um professor/pesquisador vinculado à Universidade.

    Carga Horária: Até 20 horas semanais.

    Duração: 12 (doze) meses, contados a partir da data de assinatura do Termo de Outorga, prorrogáveis, por igual período, enquanto o aluno estiver matriculado em curso de graduação da PUCRS.

    Estruturas/projetos de pesquisa ativos

    Acesse abaixo as Estruturas/Projetos de Pesquisas cadastradas no Programa IC Voluntário.

    Estruturas/projetos de pesquisa – ativos

    Regulamento

  • Perfil, requisitos e atribuições do orientador

    Perfil do orientador

    Ter interesse em envolver e acompanhar o aluno de graduação em atividades voluntárias de Iniciação Científica.

    Requisitos do orientador

    • Ser docente da PUCRS com o título mínimo de Mestre em regime de tempo integral (DE, TI, T40) ou parcial (T30, T20), ou Doutor em regime Horista e credenciado em um Programa de Pós-Graduação stricto sensu.
    • Ser pesquisador ativo no Sipesq, possuir horas de pesquisa em planilha e ser participante da equipe de uma estrutura de pesquisa ativa e/ou de um projeto de pesquisa em andamento cadastrado nesse sistema.

    Importante: Os professores horistas não credenciados em Programa de Pós-Graduação não podem orientar aluno voluntário no Programa de Iniciação Científica Voluntário da PUCRS.

    Atribuições do orientador

    • Propor atividades de pesquisa a serem desenvolvidas pelo aluno voluntário, preferencialmente vinculadas a projeto de sua autoria, cadastrado no Sipesq e com as devidas aprovações.
    • Selecionar e indicar aluno de graduação voluntário com perfil e desempenho acadêmicos compatíveis com as atividades previstas no projeto, observando princípios éticos e conflitos de interesse.
    • Acordar com o aluno voluntário o horário, o calendário, a periodicidade e a responsabilidade pela execução das atividades previstas no projeto, respeitando a carga horária de até 20 horas por semana.
    • Assinar o formulário de inscrição e plano de atividades do aluno voluntário.
    • Estimular a participação do aluno voluntário no Salão de Iniciação Científica da PUCRS, revisar o respectivo resumo antes da submissão e acompanhar a apresentação.
    • Incluir o aluno voluntário na lista de autores das publicações e trabalhos apresentados em congressos e seminários sempre que o mesmo tenha participado efetivamente da obtenção e interpretação dos resultados da pesquisa.
    • Entregar o formulário de encerramento da participação do aluno voluntário para a Coordenadoria de Iniciação Científica no final da participação do aluno voluntário no Programa de Iniciação Científica Voluntário da PUCRS.
    • Assinar o relatório final elaborado pelo aluno voluntário e contendo o seu parecer.
  • Perfil, requisitos e atribuições do aluno voluntário

    Perfil do aluno voluntário

    • Demonstrar interesse pela pesquisa.
    • Ter curiosidade e criatividade científicas.

     

    Requisitos do aluno voluntário

    • Ser selecionado e indicado pelo pesquisador.
    • Estar regularmente matriculado em curso de graduação da PUCRS.
    • Apresentar perfil compatível com as atividades previstas e bom desempenho acadêmico.
    • Ter Currículo Lattes devidamente cadastrado e atualizado – www.cnpq.br.
    • Declaração de matrícula.
    • Atestado de conclusão do Curso de capacitação em segurança de laboratórios.

     

    Observação: O aluno voluntário vinculado a projeto nas áreas de Engenharia e Ciências Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra e áreas afins, ou de outras áreas, em que as atividades de pesquisa envolvam trabalho com materiais biológicos, químicos ou organismos vivos, deverá realizar o Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios disponível na Plataforma Moodle e apresentar o certificado de conclusão do mesmo antes de iniciar a participação no programa.

    Atribuições do aluno voluntário

    • Acordar com seu orientador o horário, o calendário, a periodicidade e a responsabilidade pela execução das atividades previstas.
    • Comprometer-se a executar o plano de atividades previsto sob a orientação do Pesquisador com dedicação de até 20 horas por semana.
    • Apresentar, antes de iniciar a participação no Programa de Iniciação Científica Voluntário da PUCRS, o atestado de capacitação no Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios disponível na Plataforma Moodle.
    • Esse requisito é obrigatório para os alunos vinculados a Estruturas de Pesquisa/Projetos nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra.
    • Assinar o formulário de inscrição e plano de atividades do aluno voluntário, o termo de outorga IC voluntário e o termo de compromisso, de confidencialidade e de cessão de direitos de propriedade intelectual com a Ubea/PUCRS.
  • Inscrições

    A inscrição da estrutura de pesquisa ou do projeto deve ser realizada pelo professor orientador via preenchimento, assinatura e entrega do formulário de cadastro para a Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360°, sala 325):

    Formulário de cadastro da estrutura de pesquisa ou de projeto

    No caso do professor orientador ser participante da equipe de uma estrutura de pesquisa ativa e queira se cadastrar no Programa IC Voluntário com essa estrutura, será necessário entregar a carta de anuência do/a coordenador/a da estrutura de pesquisa juntamente com o formulário de cadastro.

    Carta de anuência do coordenadora da estrutura de pesquisa

  • Indicação de alunos

    Cada estrutura de pesquisa ou projeto poderá acolher mais de um IC Voluntário.

    A documentação do processo de indicação de aluno deverá ser entregue para a Coordenadoria de Iniciação Científica até o dia 10 de cada mês para a implementação e procedimentos necessários no próprio mês.

    Observação: Documentação entregue após essa data acarretará na implementação no mês seguinte.

    Formulário de inscrição e plano de atividades do aluno voluntário
    Termo de outorga
    Termo de confidencialidade

  • Encerramento da participação do aluno IC voluntário

    Para solicitar o encerramento da participação do aluno IC Voluntário no programa, o professor orientador deverá preencher, assinar e entregar o documento abaixo para a Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360°, sala 325) até o dia 10 do mês de encerramento das atividades:

    Formulário de encerramento da participação do aluno voluntário

    Para a obtenção da documentação comprobatória da participação no Programa de Iniciação Científica Voluntário, o aluno voluntário deverá entregar o relatório final contendo o parecer final do professor orientador para a Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360°, sala 325).

    Relatório final

    Importante: É fundamental que o professor interessado em encerrar sua participação como orientador no Programa de Iniciação Científica Voluntário formalize sua decisão por e-mail à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.

  • Sobre o programa

    O IC Júnior é um programa gerido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), sob responsabilidade da Coordenadoria de Iniciação Científica, que tem como principal objetivo oportunizar a atuação de alunos do Ensino Médio de Porto Alegre e região metropolitana em projetos de pesquisadores da Universidade, possibilitando a iniciação na pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

    Carga horária: 10h semanais
    Duração: setembro a dezembro – 4 meses

    OBS: Na vigência de 2024, serão disponibilizadas oportunidades nas modalidades voluntário e de bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica Júnior – IC Jr.

  • Cronograma

    Período de inscrição dos candidatos

    *Limitado a 200 inscrições

    15/4 a 28/6/2024
    Período de seleção de alunos 1º a 19/7/2024
    Divulgação dos alunos selecionados Após 30/7/2024
    Evento de acolhida dos alunos 15/8/2024
    Entrega dos documentos dos alunos Até 29/8/2024
    Vigência da chamada 1º/9 a 31/12/2024
    Evento de encerramento das atividades 12/12/2024
    Envio do vídeo/Relatório Final 1º a 20/12/2024
  • Chamada

    A chamada contém as informações necessárias para o processo de inscrição. Recomendamos a leitura integral da mesma antes de realizar a inscrição.

    Chamada 2024

  • Perfil e requisitos do estudante

    Perfil do estudante

    • Demonstrar interesse pela pesquisa.
    • Ter curiosidade e criatividade científica.
    • Possuir perfil compatível para realização de atividades de pesquisa.
    • Apresentar interesse para desenvolver atividades de leitura e escrita.

    Requisitos e atribuições do estudante

    • Estar regularmente matriculado em escola do Ensino Médio de Porto Alegre ou região metropolitana.
    • Apresentar perfil compatível com as atividades previstas.
    • Apresentar bom desempenho escolar comprovado pelo Histórico Escolar e parecer escrito da escola na Carta de Vínculo Escolar.
    • Assinar o Termo de Outorga, após seleção. Ao assinar o documento, o aluno assume o compromisso de apresentar os resultados da pesquisa via entrega do Relatório Final em formato de vídeo.
    • Assinar o Termo de Compromisso e Confidencialidade.
    • Ter, preferencialmente, conta corrente ativa em qualquer banco em seu CPF.
    • Acordar o horário, o calendário, a periodicidade e a responsabilidade pela execução das atividades previstas com o Professor Orientador.
    • Comprometer-se a executar o plano de atividades aprovado sob a orientação do Professor Orientador com dedicação de 10 horas semanais.
    • Cumprir integralmente as atividades definidas pelo Professor Orientador.
    • Realizar as atividades da pesquisa de forma presencial, com possibilidade de complementação à distância.
    • Apresentar, no primeiro bimestre de vínculo à bolsa, atestado de realização do Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios disponível na Plataforma Moodle. Esse requisito aplica-se aos bolsistas vinculados a projetos nas áreas de Engenharia, Ciências Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra e afins, ou de outras áreas, sempre que as atividades de pesquisa envolverem trabalho com materiais biológicos, químicos ou organismos vivos.
    • Não possuir vínculo empregatício.
  • Inscrições

    • As inscrições estarão abertas no período de 15 de abril a 28 de junho de 2024 até às 23h59min.
    • Ressaltamos que somente alunos de ensino médio de Porto Alegre e Região Metropolitana poderão inscrever-se no programa, as instruções e regras para o processo de inscrição estão detalhadas na Chamada.
    • Para fazer sua inscrição, clique no botão “inscreva-se” e preencha corretamente os campos indicados no Formulário de Inscrição.

     

    Inscreva-se

  • Orientações para envio do vídeo de apresentação

    O vídeo de apresentação do aluno é essencial para o processo de seleção de bolsistas para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

    Tutorial de produção do vídeo

    Importante:

    • O vídeo de apresentação deverá estar disponível na plataforma de preferência do aluno (YouTube, Google Drive, One Drive…), para visualização e/ou download. É obrigatório o envio do link de acesso no momento da inscrição.
    • O recebimento da confirmação de inscrição não garante a seleção do bolsista no Programa IC Jr.
  • Documentação para implementação

    Em breve

  • Pagamentos

    • O pagamento do valor mensal da bolsa será efetuado diretamente aos alunos bolsistas até o 10º dia do mês subsequente ao de competência, mediante depósito em conta bancária informada pelo bolsista ou por solicitação de liberação de ordem de pagamento no banco Bradesco, apenas após confirmação da atuação na pesquisa por parte do Professor Orientador.
    • Não são permitidas as contas: poupança, conjuntas, do tipo salário, mesada eletrônica e/ou conta fácil, de terceiros ou de pessoa jurídica.
    • É expressamente vetado o pagamento de bolsa retroativo ou proporcional.
  • Relatório final

    O bolsista IC Jr. deverá elaborar um relatório final em formato de vídeo, que tenha entre 5 e 10 minutos de duração, no qual precisará abordar os seguintes tópicos:

    • Relato sobre o projeto no qual está inserido.
    • Descrição dos objetivos do projeto.
    • Relato sobre as atividades realizadas e sua experiência durante o vínculo no projeto.
    • Descrição dos resultados alcançados (se houver).

    A emissão do certificado está condicionada ao envio do Relatório Final, que deverá ser encaminhado pelo Orientador até 20/12, para o e-mail [email protected].

    Roteiro para o relatório final

  • Estudantes selecionados

    Em breve

Eventos

Cadastre-se para ser um aluno de IC


A iniciação científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa.

Cadastre-se e faça parte de nosso Banco de Dados.

reCAPTCHA is required.

Emissão de certificados e declarações


Preencha os dados abaixo e solicite a emissão de seu Certificado ou Declaração.

IMPORTANTE: Caso o e-mail não estiver preenchido corretamente, não nos responsabilizamos pelo envio da documentação solicitada.

reCAPTCHA is required.

NOTÍCIAS

 

Ver todas
Ver todas