Você já pensou em mergulhar de cabeça no mundo da pesquisa científica?
A Iniciação Científica é uma oportunidade incrível para isso! Aqui na PUCRS, você, estudante de graduação, tem a chance de atuar em projetos conduzidos por pesquisadores com expertise em diversas áreas do conhecimento. Imagine estar diretamente envolvido em projetos de pesquisa que vão além das salas de aula, contribuindo não apenas para sua formação acadêmica, mas também para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a prática científica.
Na Iniciação Científica, você não apenas aprende, mas também se capacita e se qualifica para ser um pesquisador do futuro! Ao participar, você não só ganha conhecimento sobre a rotina e os desafios da vida acadêmica, mas também aprende sobre ética na pesquisa e como divulgar seus resultados em eventos científicos e publicações especializadas.
Nossos programas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação estão aqui para despertar seu interesse pela pesquisa e elevar a qualidade dos estudos científicos no país.
Venha fazer parte dessa jornada e contribuir para o avanço do conhecimento científico!
Coordenadora
Profa. Dra. Laura Roberta Pinto Utz
Assessores
Profa. Dra. Maria Ivete B. Rockenbach
Prof. Dr. Márcio Rosa D’ Avila
Contato
Av. Ipiranga, 6681
Living 360° (prédio 15) – Sala 325
Porto Alegre/RS – Brasil – CEP 90619-900
Telefone: (51) 3353-7719
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h15min.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.
Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.
Fonte: www.cnpq.br/web/guest/geral
Duração da bolsa: o período de vigência das chamadas inicia em setembro e encerra em agosto do ano subsequente, totalizando 12 meses de duração.
Entrega do relatório semestral | 1º a 30/4/2024 |
Salão de Iniciação Científica PUCRS | 3 a 7/6/2024 |
Período de substituição de bolsistas formandos 2024/1 | 1º a 5/7/2024 |
Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação | 8/8/2024 |
Término das atividades | 31/8/2024 |
Entrega do relatório final | 1º a 30/9/2024 |
Início das atividades | 1º/9/2024 |
Período de substituição de bolsistas formandos 2024/2 | 1º a 5/12/2024 |
Entrega do relatório semestral | 1º a 30/4/2025 |
Salão de Iniciação Científica PUCRS | 2 a 6/6/2025 |
Período de substituição de bolsistas formandos 2025/1 | 1º a 5/7/2025 |
Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação | 7/8/2025 |
Término das atividades | 31/8/2025 |
Entrega do relatório final | 1º a 30/9/2025 |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic/CNPq é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.
O Pibic visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.
Fonte: www.cnpq.br/web/guest/pibic
Nova chamada 2024/2025
2024/2025
Formulário de submissão de projeto
Relatório de renovação de projeto
*Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.
Chamada em andamento 2023/2024
Chamadas Encerradas
Resultados Pibic
Resultado Final Pibic 2024/2025
Formulário de Indicação – CNPq-PIBIC
Após o preenchimento e a coleta das assinaturas, o documento deve ser entregue pelo(a) bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica – Living 360º, sala 325.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.
O Pibiti visa contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, e contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.
Fonte: www.cnpq.br/web/guest/pibiti
Nova chamada 2024/2025
2024/2025
Formulário de submissão de projeto
Formulário de renovação de projeto
*Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.
Chamada em andamento 2023/2024
Chamadas encerradas
Resultados Pibiti
Resultado Final Pibiti 2024/2025
Formulário de Indicação – CNPq-PIBITI
Após o preenchimento e a coleta das assinaturas, o documento deve ser entregue pelo(a) bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica – Living 360º, sala 325
Pibic
• Comitê Institucional e Externo CNPq Pibic 2024-2025
• Comitê Institucional e Externo CNPq Pibic 2023-2024
• Comitê Institucional e Externo CNPq Pibic 2022-2023
• Comitê Institucional e Externo CNPq Pibic 2021-2022
Pibiti
• Comitê Institucional e Externo CNPq Pibiti 2024-2025
• Comitê Institucional e Externo CNPq Pibiti 2023-2024
• Comitê Institucional e Externo CNPq Pibiti 2022-2023
• Comitê Institucional e Externo CNPq Pibiti 2021-2022
Requisitos do/a bolsista
Importante: O/A bolsista que realizar a reopção de currículo deverá, obrigatoriamente, informar o novo número de matrícula à Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) para as providências necessárias.
Atribuições do/a bolsista
Importante: O/A bolsista CNPq tem o compromisso de apresentar os resultados da pesquisa na qual participa no Salão de Iniciação Científica da Universidade, sendo igualmente responsabilidade do/a pesquisador/a orientador/a confirmar essa participação e acompanhar a apresentação do/a seu/sua bolsista no evento.
Ao realizar a indicação de bolsista, o/a aluno/a selecionado/a receberá um e-mail do CNPq comunicando a sua indicação como bolsista na referida modalidade de iniciação científica/ tecnológica (Pibic/Pibiti). Neste e-mail, além de conter o período de vigência da bolsa, o CNPq solicita que o/a aluno/a aceite a anuência ou decline sua indicação. Salientamos que o procedimento é realizado diretamente na página do CNPq através do link informado no e-mail.
Importante: A bolsa só começará a ser paga após o registro da anuência à sua indicação.
Poderá ser concedida bolsa de iniciação científica CNPq para o/a aluno/a que está realizando estágio não-obrigatório, desde que seja providenciada uma declaração conjunta do/a supervisor/a de estágio, do/a orientador/a da pesquisa e do/a bolsista afirmando que a realização do estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza e não afetará a dedicação do/a aluno/a às atividades acadêmicas e de pesquisa.
Esse requisito se aplica também ao/à bolsista que venha a obter estágio não-obrigatório durante a vigência da bolsa.
Modelo – Declaração conjunta Pibic
Modelo – Declaração conjunta Pibiti
Observação: Após preenchimento e coleta das assinaturas do/a supervisor/a de estágio e do/a orientador/a da pesquisa, o documento deve ser entregue pelo/a bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360°, sala 325) juntamente com o seu contrato de estágio.
O/A professor/a responsável pela pesquisa deverá preencher o formulário de substituição de bolsista e encaminhar, juntamente com a declaração de matrícula e comprovante bancário do/a aluno/a, por e-mail, para a Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) solicitando a substituição de bolsista Pibic ou Pibiti até o dia 5 de cada mês.
Formulário de substituição de bolsista Pibic
Formulário de substituição de bolsista Pibiti
Termo de confidencialidade
Após o preenchimento e a coleta das assinaturas, o documento deve ser entregue pelo(a) bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica – Living 360º, sala 325
Importante: O/A aluno/a indicado/a, obrigatoriamente, deve ter:
Observação: Caso o/a pesquisador/a opte por desistir da bolsa, é fundamental formalizar, por e-mail, à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.
A bolsa é paga mensalmente pelo CNPq até o 5º dia útil do mês subsequente ao de competência, mediante depósito em conta corrente de titularidade do bolsista, obrigatoriamente no Banco do Brasil.
O Relatório Semestral e o Relatório Final são instrumentos de acompanhamento e avaliação do projeto de pesquisa.
Os relatórios deverão ser entregues, obrigatoriamente, pelo sistema SAP:
O Orientador precisa acessar o módulo “Gerenciamento de Projetos de IC”, através do link https://webapp.pucrs.br/sibic, selecionar a opção “Consultar Projetos Cadastrados” e efetuar os seguintes passos:
Relatório semestral
Relatório final
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) foi criada em 1964 com a finalidade de ser uma agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico do Rio Grande do Sul, de acordo com as políticas fixadas para o setor. Vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, é mantida por recursos do Tesouro do Estado, conforme lei 9.103 de agosto de 1990, e provenientes de convênios ou de parcerias.
Fonte: www.fapergs.rs.gov.br
Objetivos: A Fapergs tem a finalidade de fomentar a pesquisa em todas as áreas do conhecimento. É sua atribuição: promover a inovação tecnológica do setor produtivo, o intercâmbio e a divulgação científica, tecnológica e cultural; estimular a formação de recursos humanos, o fortalecimento e a expansão da infraestrutura de pesquisa no Estado.
Duração da Bolsa: o período de vigência das chamadas inicia em setembro e encerra em agosto do ano subsequente, totalizando 12 meses de duração.
Fonte: www.fapergs.rs.gov.br
Entrega do relatório semestral | 1º a 30/4/2024 |
Salão de Iniciação Científica PUCRS | 3 a 7/6/2024 |
Período de substituição de bolsistas formandos 2024/1 | 1° a 5/7/2024 |
Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação | 8/8/2024 |
Término das atividades | 31/8/2024 |
Entrega do relatório final | 1° a 30/9/2024 |
Início das atividades | 1º/9/2024 |
Período de substituição de bolsistas formandos 2024/2 | 1º a 5/12/2024 |
Entrega do Relatório Semestral | 1º a 30/4/2025 |
Salão de Iniciação Científica PUCRS | 2 a 6/6/2025 |
Período de substituição de bolsistas formandos 2025/1 | 1° a 5/7/2025 |
Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação | 7/8/2025 |
Término das atividades | 31/8/2025 |
Entrega do relatório final | 1° a 30/9/2025 |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Probic/Fapergs destina-se aos estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento.
Objetivos: “Desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisas, sob a orientação de pesquisador experiente integrante de instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado”.
“Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais altamente qualificados”.
Fonte: www.fapergs.rs.gov.br
Nova chamada 2024/2025
2024/2025
Formulário de submissão de projeto
Formulário informações pessoais – Orientador/a Bolsista
Relatório de renovação de projeto
* Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.
Chamada em andamento
* Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.
Chamadas encerradas
* Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.
Resultados Probic
Resultado Final Probic 2024/2025
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e de Inovação – Probiti/Fapergs destina-se aos estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento.
Objetivos: “Desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisas, sob a orientação de pesquisador experiente integrante de instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado”.
“Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais altamente qualificados”.
Nova chamada
2024/2025
Formulário de submissão de projeto
Formulário informações pessoais – Orientador/a Bolsista
Relatório de renovação de projeto
* Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.
Chamada em andamento
* Obs.: A formatação do Formulário de Submissão e do Relatório de Renovação pode ser alterada caso os mesmos sejam abertos em sistema operacional macOS. Caso isso ocorra, será necessário preenchê-los no sistema operacional Windows.
Chamadas encerradas
Resultados Probiti
Resultado Final Probiti 2024/2025
Probic
• Comitê Institucional e Externo CNPq Probic 2024-2025
• Comitê Institucional e Externo CNPq Probic 2023-2024
• Comitê Institucional e Externo CNPq Probic 2022-2023
• Comitê Institucional e Externo CNPq Probic 2021-2022
Probiti
• Comitê Institucional e Externo CNPq Probiti 2024-2025
• Comitê Institucional e Externo CNPq Probiti 2023-2024
• Comitê Institucional e Externo CNPq Probiti 2022-2023
• Comitê Institucional e Externo CNPq Probiti 2021-2022
Requisitos do/a bolsista
Importante: O bolsista que realizar a reopção de currículo deverá, obrigatoriamente, informar o novo número de matrícula à Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) para as providências necessárias.
Atribuições do/a bolsista
Importante: O bolsista Fapergs tem o compromisso de apresentar os resultados da pesquisa na qual participa, no Salão de Iniciação Científica da Universidade, sendo igualmente responsabilidade do Pesquisador/Orientador confirmar essa participação e acompanhar a apresentação do seu bolsista no evento.
Para possibilitar a assinatura do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa – Fapergs o aluno deverá estar com o seu cadastro atualizado no SigFapergs (https://sig.fapergs.rs.gov.br) e anexar a documentação exigida pelo sistema (cópia de RG, CPF, comprovante de matrícula e comprovante bancário– Banco Banrisul). A concessão do auxílio estará diretamente vinculada à assinatura digital do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa pela Instituição participante, pelo Pesquisador, pelo Bolsista e pela Fapergs. As assinaturas digitais serão posteriormente coletadas pela Fapergs, via plataforma Clicksign.
Importante: é vedado o início das atividades do bolsista antes do envio da documentação completa e após o término da vigência prevista no referido termo.
Documentos necessários
Importante: a bolsa NÃO será implementada pela Fapergs se o bolsista não estiver cadastrado no SigFapergs (https://sig.fapergs.rs.gov.br).
Poderá ser concedida bolsa de iniciação científica Fapergs para o aluno que está realizando estágio não-obrigatório, desde que seja providenciada uma Declaração Conjunta do supervisor de estágio, do orientador da pesquisa e do bolsista afirmando que a realização do estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza e não afetará a dedicação do aluno às atividades acadêmicas e de pesquisa.
Esse requisito se aplica também ao bolsista que venha a obter estágio não-obrigatório durante a vigência da bolsa.
Modelo – Declaração conjunta PROBIC
Modelo – Declaração conjunta PROBITI
Observação: após preenchimento e coleta das assinaturas do supervisor de Estágio e do Orientador da Pesquisa o documento deve ser entregue pelo bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360° | Sala 325) juntamente com o seu Contrato de Estágio.
As solicitações de substituição de bolsista Fapergs deverão ser entregues na Coordenadoria de Iniciação Científica da PUCRS (Living 360º – sala 325), até o dia 5 de cada mês para implementação da bolsa pela Fapergs no próprio mês. Solicitações encaminhadas após essa data serão implementadas no mês seguinte.
De acordo com as exigências da Fapergs, as substituições só poderão ser realizadas a partir de outubro/2024.
Documentos necessários
Após o preenchimento e a coleta das assinaturas, os documentos devem ser entregues pelo(a) bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica – Living 360º, sala 325.
Atenção: Para possibilitar a assinatura do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa – Fapergs o aluno deverá estar com o seu cadastro atualizado no SigFapergs (https://sig.fapergs.rs.gov.br e anexar a documentação exigida pelo sistema (cópia de RG, CPF, comprovante de matrícula e comprovante bancário – Banco Banrisul).
A concessão do auxílio estará diretamente vinculada à assinatura digital do Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa pela Instituição participante, pelo Pesquisador, pelo Bolsista e pela Fapergs. As assinaturas digitais serão posteriormente coletadas pela Fapergs, via plataforma Clicksign.
Importante: É vedado o início das atividades do bolsista antes do envio da documentação completa e após o término da vigência prevista no referido termo.
Observação: Caso o Pesquisador opte por desistir da Bolsa é fundamental formalizar, por e-mail, à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.
A bolsa é paga mensalmente pela Fapergs até o 5º dia útil do mês subsequente ao de competência, mediante depósito em conta corrente de titularidade do bolsista, obrigatoriamente no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). É de inteira responsabilidade do bolsista a abertura de conta corrente em qualquer agência do Banrisul S.A., bem como a informação correta dos respectivos dados bancários à Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]) em tempo hábil para que sejam tomadas as devidas providências. Não serão realizados pagamentos retroativos. Não é permitida a divisão da bolsa, pois ela é pessoal e indivisível. Da mesma forma, é
proibida a transferência de valores entre bolsistas. Os valores das bolsas são fixados pela Fapergs.
O Relatório Semestral e o Relatório Final são instrumentos de acompanhamento e avaliação do projeto de pesquisa.
Os relatórios deverão ser entregues, obrigatoriamente, pelo sistema SAP:
O Orientador precisa acessar o módulo “Gerenciamento de Projetos de IC”, através do link https://webapp.pucrs.br/sibic, selecionar a opção “Consultar Projetos Cadastrados” e efetuar os seguintes passos:
Relatório Semestral
Relatório Final
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da PUCRS tem por objetivo estimular os/as estudantes de graduação nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento científico, tecnológico e de processos de inovação, além de incentivar a sua inserção na pós-graduação.
Duração da bolsa: o período de vigência das chamadas inicia em setembro e encerra em agosto do ano subsequente, totalizando 12 meses de duração.
Entrega do relatório semestral | 1º a 30/4/2024 |
Salão de Iniciação Científica PUCRS | 3 a 7/6/2024 |
Período de substituição de bolsistas formandos 2024/1 | 1º a 5/7/2024 |
Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação | 8/8/2024 |
Término das atividades | 31/8/2024 |
Entrega do relatório final | 1° a 30/9/2024 |
Início das atividades | 1º/9/2024 |
Período de substituição de bolsistas formandos 2024/2 | 1º a 5/12/2024 |
Entrega do Relatório Semestral | 1º a 30/4/2025 |
Salão de Iniciação Científica PUCRS | 2 a 6/6/2025 |
Período de substituição de bolsistas formandos 2025/1 | 1° a 5/7/2025 |
Salão de Iniciação Científica PUCRS – Premiação | 7/8/2025 |
Término das atividades | 31/8/2025 |
Entrega do relatório final | 1° a 30/9/2025 |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da PUCRS tem por objetivo estimular os/as estudantes de graduação a desenvolverem pensamento científico, incentivando-os a ingressarem na pós-graduação.
Nova chamada 2024/2025
2024/2025
Formulário de submissão de projeto
Relatório de renovação de projeto
Chamada em andamento
Resultados PUCRS-BIC
Resultado Final PUCRS-BIC 2024/2025
Formulário de Indicação de Bolsista PUCRS-BIC
Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa
Termo de Compromisso e de Confidencialidade
Após o preenchimento e a coleta das assinaturas, os documentos devem ser entregues pelo(a) bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica – Living 360º, sala 325.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da PUCRS tem por objetivo estimular os/as estudantes de graduação nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento científico, tecnológico e de processos de inovação, além de incentivar a sua inserção na pós-graduação.
Nova chamada 2024/2025
2024/2025
Formulário de submissão de projeto
Relatório de renovação de projeto
Chamada em andamento
Resultados PUCRS-Biti
Resultado Final PUCRS-Biti 2024/2025
Formulário de Indicação de Bolsista PUCRS-Biti
Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa
Termo de Compromisso e de Confidencialidade
Após o preenchimento e a coleta das assinaturas, os documentos devem ser entregues pelo(a) bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica – Living 360º, sala 325.
Importante: O/A bolsista que realizar a reopção de currículo deverá, obrigatoriamente, informar o novo número de matrícula à Coordenadoria de Iniciação Científica ([email protected]), para as providências necessárias.
Atribuições do/a bolsista
Importante: O/A bolsista PUCRS tem o compromisso de apresentar os resultados da pesquisa na qual participa, no Salão de Iniciação Científica da Universidade, sendo igualmente responsabilidade do/a pesquisador/a orientador/a confirmar essa participação e acompanhar a apresentação do seu bolsista no evento.
A implementação da bolsa IC/ITI estará diretamente vinculada ao preenchimento, assinatura e envio do formulário de indicação, do termo de outorga e aceitação de bolsa e do termo de compromisso, de confidencialidade e de cessão de direitos de propriedade intelectual com a Ubea/PUCRS.
Importante: é vedado o início das atividades do/a bolsista antes do envio da documentação completa e após o término da vigência prevista no referido termo.
Após o preenchimento e a coleta das assinaturas, os documentos devem ser entregues pelo(a) bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica – Living 360º, sala 325.
Poderá ser concedida bolsa de IC/ITI da PUCRS para o/a aluno/a que está realizando estágio não-obrigatório, desde que o estágio não tenha vínculo com a PUCRS e que seja providenciada uma declaração conjunta do/a supervisor/a de estágio, do/a orientador/a da pesquisa e do/a bolsista afirmando que a realização do estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza e não afetará a dedicação do/a aluno/a às atividades acadêmicas e de pesquisa.
Esse requisito se aplica também ao/à bolsista que venha a obter estágio não-obrigatório durante a vigência da bolsa.
Modelo – Declaração conjunta PUCRS-BIC
Modelo – Declaração conjunta PUCRS-Biti
Observação: Após preenchimento e coleta das assinaturas do/a supervisor/a de estágio e do/a orientador/a da pesquisa, o documento deve ser entregue pelo/a bolsista na Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360°, sala 325) juntamente com o seu contrato de estágio.
Os documentos abaixo deverão ser preenchidos e assinados pelo/a orientador/a, bolsista e testemunhas, e entregues na Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360°, sala 325), impreterivelmente, até o dia 5 de cada mês.
Importante: O/a bolsista deverá possuir conta corrente em qualquer banco. Não serão permitidas contas poupança, contas conjuntas, contas do tipo salário, mesada eletrônica e/ou conta fácil, contas de terceiros ou contas de pessoa jurídica.
Observação: Caso o/a pesquisador/a opte pelo encerramento da bolsa, é fundamental formalizar, por e-mail, à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.
O pagamento do valor mensal da bolsa será efetuado diretamente aos/às bolsistas até o 10º dia de cada mês, a partir do mês subsequente ao de início da vigência, mediante depósito mensal em conta bancária informada pelo/a bolsista (não são permitidas contas poupança, contas conjuntas, contas do tipo salário, mesada eletrônica e/ou conta fácil, contas de terceiros ou contas de pessoa jurídica).
Importante: O não recebimento do valor da bolsa deverá ser informado à Coordenadoria de Iniciação Científica até o dia 20 do referido mês para que as devidas providências sejam tomadas. Não serão realizados pagamentos retroativos, proporcionais e/ou a estudante não matriculado.
O Relatório Semestral e o Relatório Final são instrumentos de acompanhamento e avaliação do projeto de pesquisa.
Os relatórios deverão ser entregues, obrigatoriamente, pelo sistema SAP:
O Orientador precisa acessar o módulo “Gerenciamento de Projetos de IC”, através do link https://webapp.pucrs.br/sibic, selecionar a opção “Consultar Projetos Cadastrados” e efetuar os seguintes passos:
Relatório Semestral
Relatório Final
O Programa de Iniciação Científica Voluntário da PUCRS – IC Voluntário tem por objetivo proporcionar a formação humana e científica complementar, aos alunos de graduação da PUCRS, mediante a realização voluntária de atividades de pesquisa sob a coordenação de um professor/pesquisador vinculado à Universidade.
Carga Horária: Até 20 horas semanais.
Duração: 12 (doze) meses, contados a partir da data de assinatura do Termo de Outorga, prorrogáveis, por igual período, enquanto o aluno estiver matriculado em curso de graduação da PUCRS.
Estruturas/projetos de pesquisa ativos
Acesse abaixo as Estruturas/Projetos de Pesquisas cadastradas no Programa IC Voluntário.
Perfil do orientador
Ter interesse em envolver e acompanhar o aluno de graduação em atividades voluntárias de Iniciação Científica.
Requisitos do orientador
Importante: Os professores horistas não credenciados em Programa de Pós-Graduação não podem orientar aluno voluntário no Programa de Iniciação Científica Voluntário da PUCRS.
Atribuições do orientador
Perfil do aluno voluntário
Requisitos do aluno voluntário
Observação: O aluno voluntário vinculado a projeto nas áreas de Engenharia e Ciências Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra e áreas afins, ou de outras áreas, em que as atividades de pesquisa envolvam trabalho com materiais biológicos, químicos ou organismos vivos, deverá realizar o Curso de Capacitação em Segurança de Laboratórios disponível na Plataforma Moodle e apresentar o certificado de conclusão do mesmo antes de iniciar a participação no programa.
Atribuições do aluno voluntário
A inscrição da estrutura de pesquisa ou do projeto deve ser realizada pelo professor orientador via preenchimento, assinatura e entrega do formulário de cadastro para a Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360°, sala 325):
Formulário de cadastro da estrutura de pesquisa ou de projeto
No caso do professor orientador ser participante da equipe de uma estrutura de pesquisa ativa e queira se cadastrar no Programa IC Voluntário com essa estrutura, será necessário entregar a carta de anuência do/a coordenador/a da estrutura de pesquisa juntamente com o formulário de cadastro.
Cada estrutura de pesquisa ou projeto poderá acolher mais de um IC Voluntário.
A documentação do processo de indicação de aluno deverá ser entregue para a Coordenadoria de Iniciação Científica até o dia 10 de cada mês para a implementação e procedimentos necessários no próprio mês.
Observação: Documentação entregue após essa data acarretará na implementação no mês seguinte.
Formulário de inscrição e plano de atividades do aluno voluntário
Termo de outorga
Termo de confidencialidade
Para solicitar o encerramento da participação do aluno IC Voluntário no programa, o professor orientador deverá preencher, assinar e entregar o documento abaixo para a Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360°, sala 325) até o dia 10 do mês de encerramento das atividades:
Formulário de encerramento da participação do aluno voluntário
Para a obtenção da documentação comprobatória da participação no Programa de Iniciação Científica Voluntário, o aluno voluntário deverá entregar o relatório final contendo o parecer final do professor orientador para a Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360°, sala 325).
Importante: É fundamental que o professor interessado em encerrar sua participação como orientador no Programa de Iniciação Científica Voluntário formalize sua decisão por e-mail à Coordenadoria de Iniciação Científica para a realização dos procedimentos necessários.
O IC Júnior é um programa gerido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), sob responsabilidade da Coordenadoria de Iniciação Científica, que tem como principal objetivo oportunizar a atuação de alunos do Ensino Médio de Porto Alegre e região metropolitana em projetos de pesquisadores da Universidade, possibilitando a iniciação na pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.
Carga horária: 10h semanais
Duração: setembro a dezembro – 4 meses
OBS: Na vigência de 2024, serão disponibilizadas oportunidades nas modalidades voluntário e de bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica Júnior – IC Jr.
Período de inscrição dos candidatos
*Limitado a 200 inscrições |
15/4 a 28/6/2024 |
Período de seleção de alunos | 1º a 19/7/2024 |
Divulgação dos alunos selecionados | Após 30/7/2024 |
Evento de acolhida dos alunos | 15/8/2024 |
Entrega dos documentos dos alunos | Até 29/8/2024 |
Vigência da chamada | 1º/9 a 31/12/2024 |
Evento de encerramento das atividades | 12/12/2024 |
Envio do vídeo/Relatório Final | 1º a 20/12/2024 |
A chamada contém as informações necessárias para o processo de inscrição. Recomendamos a leitura integral da mesma antes de realizar a inscrição.
Perfil do estudante
Requisitos e atribuições do estudante
O vídeo de apresentação do aluno é essencial para o processo de seleção de bolsistas para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior.
Importante:
Os documentos abaixo deverão ser preenchidos digitalmente e assinados manualmente pelo/a orientador/a, estudante e testemunhas, e entregues na Coordenadoria de Iniciação Científica (Living 360°, sala 325), impreterivelmente, até o dia 5 de setembro.
Documentos Voluntário:
Documentos Bolsista:
Importante: O/a bolsista deverá possuir conta corrente em qualquer banco. Não serão permitidas contas poupança, contas conjuntas, contas do tipo
O bolsista IC Jr. deverá elaborar um relatório final em formato de vídeo, que tenha entre 5 e 10 minutos de duração, no qual precisará abordar os seguintes tópicos:
A emissão do certificado está condicionada ao envio do Relatório Final, que deverá ser encaminhado pelo Orientador até 20/12, para o e-mail [email protected].
Acesse abaixo as pesquisas que se encontram ativas na vigência 2024-2025.
A iniciação científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa.
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Preencha os dados abaixo e solicite a emissão de seu Certificado ou Declaração.
IMPORTANTE: Caso o e-mail não estiver preenchido corretamente, não nos responsabilizamos pelo envio da documentação solicitada.
Evento contou com 150 speakers e 12 horas de programação
terça-feira, 08 de outubro | 2024