GESTÃO

Conheça como a Universidade está organizada na sua administração e estrutura administrativa.

Gestão e Estrutura Acadêmica

A administração da Universidade é realizada por órgãos deliberativos e executivos, ocorrendo em dois níveis – de administração superior e de unidades acadêmicas. A Administração Superior da Universidade conta com a Reitoria como órgão executivo e que tem entre suas funções a administração e a coordenação das atividades da Universidade. Para isso dispõe das Pró-Reitorias de Administração e Finanças, Graduação e Educação Continuada, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Extensão e Assuntos Comunitários, bem como dos órgãos de Assessorias de Comunicação e Marketing, de Cooperação Internacional, de Planejamento e Avaliação, além da Procuradoria Jurídica e de assessores especiais.

  • Reitoria

    A Reitoria é o órgão executivo que superintende e coordena as atividades da Universidade.

    É exercida pelo reitor, nomeado com o vice-reitor pelo chanceler, arcebispo de Porto Alegre, a partir de lista tríplice apresentada pela Mantenedora, para um mandato de quatro anos, com a possibilidade de recondução para um novo mandato.

    Gabinete

    Ir. Evilázio Teixeira – Reitor
    Ir. Manuir José Mentges – Vice-Reitor

    Prof. Alexander Bernardes Goulart – Chefe do Gabinete da Reitoria

    Prof. Vinícius Sittoni Brasil – Assessor da Reitoria

    Prof. Solimar Dos Santos Amaro – Relações Institucionais

    Pró-Reitorias

    Prof. Maurício Testa – Pró-Reitor de Administração e Finanças

    Profª. Adriana Justin Cerveira Kampff – Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada

    Prof. Carlos Eduardo Lobo e Silva – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

    Ir. Marcelo Bonhemberger – Pró-Reitor de Identidade Institucional

    Currículo do Reitor
  • Assessoria de Comunicação e Marketing

    A Assessoria de Comunicação e Marketing da PUCRS (Ascom) tem como objetivo o gerenciamento estratégico das ações de comunicação institucional e mercadológica da PUCRS, assessorando a Administração Superior e orientando as Unidades Universitárias em seus processos de interação e diálogo com seus diferentes públicos.

  • Assessoria de Planejamento e Avaliação

    A Assessoria de Planejamento e Avaliação é responsável por apoiar a Universidade nos processos de gestão estratégica e possui as seguintes atribuições:

    Gerenciar o processo de Planejamento Estratégico da PUCRS;

    Assessorar no desenvolvimento de projetos estratégicos da PUCRS e planos de ações dos vários setores da Universidade;

    Monitorar e apoiar o desenvolvimento dos indicadores estratégicos da PUCRS, orientando ações corretivas em relação aos objetivos estabelecidos;

    Assessorar a Reitoria, Pró-Reitorias e Unidades Universitárias em decisões estratégicas e administrativas específicas, por meio de um processo de inteligência estratégica (gestão de dados e informações);

    Elaborar estudos de cenários e tendências visando embasar decisões estratégicas da Universidade;

    Realizar e coordenar pesquisas em nível institucional no intuito de gerar resultados que subsidiem o processo decisório da Universidade;

    Gerenciar os processos de Avalição Institucional, que envolvem a Comissão Própria de Avalição (CPA) e a Comissão Técnica de Avalição (CTA).

  • Assessores Especiais

    Os Assessores Especiais são colaboradores ligados diretamente à Reitoria e seus titulares desempenham atividades específicas em programas e projetos, atendendo necessidades permanentes ou emergentes da Administração Superior, tanto interna como externamente. Os titulares atuam permanentemente e fazem parte do Conselho de Assessoria do Reitor.

  • Procuradoria Jurídica

    A Procuradoria Jurídica (Projur) é órgão da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), previsto no artigo 35, inciso II do Estatuto da Universidade, e tem suas atribuições definidas no artigo 19 do Regimento Geral. Presta assessoria e consultoria jurídica à Reitoria e representa a PUCRS, o Hospital Universitário São Lucas (HSL), o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), a Escola Profissional Champagnat e a União Brasileira de Educação e Assistência (Ubea), entidade mantenedora, entidade civil da Rede Marista, uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, em processos administrativos e judiciais.

  • Pró-Reitoria de Administração e Finanças

    A Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proaf) é o órgão que superintende e coordena os serviços da Universidade. Supervisiona a administração financeira, patrimonial e de recursos humanos. Tem como atribuições, entre outras, elaborar o orçamento anual e acompanhar sua execução, promover o aperfeiçoamento do corpo técnico administrativo, avaliar previsões orçamentárias de cursos, convênios e outros serviços, supervisionar e coordenar os órgãos responsáveis pela implantação, reforma, manutenção e ocupação da infraestrutura da Universidade, bem como a área de tecnologia de informações e de telecomunicações.

  • Pró-Reitoria de Identidade Institucional

    A Pró-Reitoria de Identidade Institucional se propõe, junto a todos os setores da Universidade, promover o fortalecimento dos valores institucionais e comunitários, através de experiências únicas do desenvolvimento que potencializam os vínculos com a comunidade acadêmica e sociedade, alinhadas a missão da PUCRS.​

    Entre as atribuições da Proiin estão:

    Desenvolvimento, incentivo e apoio às ações sociais, culturais, religiosas, artísticas e esportivas com o objetivo de promover e ampliar a integração entre a Universidade e a sociedade;​

    Promoção e apoio às ações que reforçam a Identidade Institucional;

    Acompanhamento de atividades associativas de representação da comunidade universitária como o Diretório Central de Estudantes, os Centros e Diretórios Acadêmicos e as atividades estudantis de caráter comunitário e cultural;​

    Implementação de ações e programas de desenvolvimento e capacitação referentes à identidade institucional para professores, técnicos administrativos e estudantes;​

    Coordenação de projetos interinstitucionais de cooperação no seu campo de atuação e, por meio de políticas e projetos, do relacionamento com os egressos;

    Ouvidoria da Comunidade Universitária;

    Gerar conhecimento através de pesquisas com as novas gerações, acompanhando os cenários contemporâneos, e subsidiar diferentes interlocutores do contexto juvenil, no que diz respeito às políticas e estratégias institucionais, públicas e eclesiais de acordo com o posicionamento institucional Marista.

  • Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada

    A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd) coordena e supervisiona as ações de extensão da PUCRS, o ensino nos cursos de graduação e de educação continuada, no que se refere a atividades docentes e discentes, e a currículos. Os objetivos da Prograd são: promover e incentivar o aperfeiçoamento e a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem; primar pelo bom atendimento ao corpo docente e discente, com vistas à integração da comunidade acadêmica; promover a atualização didático-pedagógica continuada dos docentes; analisar e avaliar as propostas de currículos de graduação; propiciar a atualização sistemática da infraestrutura de apoio aos cursos de graduação; propor e acompanhar estratégias de avaliação dos processos acadêmicos e de formação de profissionais qualificados para o ensino, a pesquisa, a extensão e o desenvolvimento científico e tecnológico. Para realizar essas múltiplas tarefas, a Prograd acompanha a vida acadêmica dos estudantes que ingressam na PUCRS desde o Vestibular até a formatura. Para a qualificação profissional, a Prograd vale-se do seu Programa de Inovação na Educação Superior, assegurando constante qualificação do corpo docente e discente da Universidade, o que pode ser comprovado pelas Avaliações sistemáticas e pelos resultados do Enade e da Capes.

  • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) atua na formulação e gestão da política para as áreas de Pesquisa e Pós-Graduação, tendo como referências a missão, os princípios e os valores maristas e como desafio uma visão de futuro, face a constantes mudanças sociais e ao incessante aprimoramento do ensino pela pesquisa.

    Na Pesquisa, a Propesq se organiza segundo oito grandes eixos temáticos: Biologia e Saúde; Cultura e Educação; Energia e Recursos Naturais; Humanidade e Ética; Meio Ambiente e Biodiversidade; Materiais, Processos e Dispositivos; Sociedade e Desenvolvimento; Tecnologia de Informação e Comunicação. Estes eixos temáticos se orientam por estudos interdisciplinares e por áreas transversais, com o objetivo de investigar e buscar soluções para os problemas complexos da nossa sociedade. A pesquisa científica e tecnológica, desenvolvida com dedicação, qualidade e excelência, confere à Universidade o reconhecimento e a visibilidade como instituição de alto nível e de padrão nacional e internacional.

    Na Pós-Graduação, a Propesq desenvolve ações de planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos 22 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, sendo 22 cursos de Mestrado e 22 de Doutorado. Os Programas Stricto Sensu se caracterizam pelo comprometimento com a formação de profissionais e a inserção destes no mercado de trabalho, e pela relevância, consistência e excelência acadêmica, demonstrada na avaliação e na recomendação de todos os cursos oferecidos pela PUCRS pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

    A Propesq, tendo como foco a integridade das pesquisas desenvolvidas na Universidade, conta com o Escritório de Integridade em Pesquisa, responsável por coordenar as ações de dois comitês de ética: o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e a Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua).

    Considerando nossa história e credibilidade institucional, bem como a nossa missão marista, solicitamos que, antes de firmar qualquer relação jurídica e educacional com pessoas, entidades e instituições que se dizem conveniadas e parceiras da PUCRS, entre em contato conosco no seguinte endereço [email protected].

  • Escolas

    A PUCRS é constituída por 7 Escolas. Organizadas em cursos e em programas, elas são responsáveis pelos cursos de graduação, pós-graduação, extensão e sequenciais, além das atividades de pesquisas.

    Conheça todas as Escolas
  • Institutos

    Além das Escolas, a Universidade também está integrada por Institutos que se dedicam à pesquisa e à pós-graduação em áreas específicas: Instituto de Geriatria e Gerontologia, Instituto do Meio Ambiente, Instituto do Cérebro, Instituto de Cultura e Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais.

  • Unidades Complementares

    Entre as Unidades Universitárias, encontram-se as Unidades Complementares, que atendem a necessidades específicas da Universidade, oferecendo suporte ao desenvolvimento das inúmeras atividades institucionais imprescindíveis ao cumprimento de sua missão. Enquadram-se nesse âmbito todas as estruturas necessárias para o seu funcionamento, atendendo tanto a comunidade interna quanto a externa.

  • Estatuto e Regimento

    Estatuto é o documento que se refere às normas que regulamentam o funcionamento da PUCRS (Estrutura, Administração e suas atividades). Regula o funcionamento da Universidade bem como os direitos e obrigações de seus membros.

    O Regimento Geral complementa e normatiza as disposições estatutárias da PUCRS, visando assegurar a realização de suas finalidades.

    Aprovado pelo Conselho Universitário na sessão de nº 03, de 5/12/2017.

    Estatuto e Regimento Geral

NOTÍCIAS