As avaliações são oportunidades para que você manifeste sua opinião e são fundamentais para qualificarmos nossas práticas.
A Autoavalação Institucional da PUCRS atende à Lei do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES, sob responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação – CPA. Para a operacionalização dos processoa avaliativos o regulamento prevê a Comissão Técnica de Avaliação – CTA e os setores de apoio, assessoria e execução.
Avaliação da
GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Estudantes
Período: de 22/5 a 3/6
Mibilidade
ACADÊMICA IN
Estudantes
Período: de 13/6 a 1/7
Mobilidade
ACADÊMICA OUT
Estudantes
Período: de 18/4 a 29/4
Avaliação de disciplinas
LATO SENSU
Estudantes
Ao final de cada disciplina
Avaliação de disciplinas
LATO SENSU
Professores
Ao final de cada disciplina
Avaliação de cursos
LATO SENSU
Estudantes
Ao final do curso
Avaliação de
SERVIÇOS
Estudantes, professores e técnicos administrativos
Período: de 15/8 a 31/8
Avaliação da
GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Estudantes
Período: de 02/10 a 21/10
Mobilidade
ACADÊMICA IN
Estudantes
Período: de 13/11 a 1/12
Mobilidade
ACADÊMICA OUT
Estudantes
Período: de 29/8 a 22/9
Avaliação de disciplinas
LATO SENSU
Estudantes
Ao final de cada disciplina
Avaliação de disciplinas
LATO SENSU
Professores
Ao final de cada disciplina
Avaliação de cursos
LATO SENSU
Estudantes
Ao final do curso
Todas as avaliações e resultados até 2022/2 podem ser consultados no Sistema de Avaliações Institucionais. O acesso é através da sua matrícula e senha de rede.
Nesta etapa do processo avaliativo está a dimensão relacionada ao planejamento e avaliação onde são realizadas a análise dos resultados dos processos de autoavaliação; meta-avaliação; e análise dos resultados: IGC.
Nesta etapa do processo avaliativo estão as dimensões relacionadsa à missão e PDI e responsabilidade Social. Nesta etapa, são realizadas as análises de resutlados das Avaliações Externas: IGC; Mobilidade Acadêmica IN e OUT; Desenvolvimento Social, MCT, Atividades Culturais; MCT (visitante); e Parque Esportivo (usuários).
Nesta etapa do processo avaliativo estão as dimensões relacionadas ao Ensino e Pesquisa; Comunicação; e Atendimento. Neste etapa, são realizadas as avaliações: de disciplinas de graduação e Stricto Sensu; com formandos; extensão; Lato Sensu; atenção ao corpo discente; bolsistas PROUNI; diplomados; comunicação; além da análise dos resutlados do ENADE e CAPES; e perfil dos vestibulandos e ingressantes.
Nesta etapa do processo avaliativo são avaliadas as dimensões relacionadas à Política de pessoal; Organização da gestão; e Sustentabilidade financeira. É realiza a avaliação da atenação ao corpo docente e técnico administrativo; pesquisa de clima organizacional; e análise de indicadores externos.
A última etapa da avaliação dá conta da dimensão de infraestrutura do Campus. É avaliada a infraestrutura dos serviços e biblioteca.
A Avaliação de Disciplinas na PUCRS atende à necessidade legal de um processo contínuo de auto-avaliação dos cursos de graduação. O foco da avaliação nos cursos de graduação está na qualificação da formação acadêmica e profissional. Para o INEP, a avaliação implica “compromisso com o questionamento, com a crítica, com a expressão do pensamento divergente” e é “concebida como uma atividade complexa, um processo sistemático de identificação de mérito e valor que envolve diferentes momentos e diversos agentes.” (Instrumento de avaliação dos cursos de graduação. INEP, 2006).
O Plano de Desenvolvimento Institucional da PUCRS (PDI 2006-2010) descreve o processo de Auto-Avaliação da Universidade e inclui a Avaliação de Disciplinas como uma de suas modalidades.
O Documento orientador: autoavaliação da graduação – ferramenta de gestão para qualificar os cursos. O Documento PDF (disponível na área “Avaliação Institucional” no Moodle) apresenta a história da implantação, a definição de instrumentos e os processos relacionados à Avaliação de Disciplinas.
Participantes
Alunos e professores dos Cursos de Graduação.
Periodiocidade
A Avaliação de Disciplinas é realizada a cada semestre, por meio de sistema online próprio.
Atribuições
Membros
Andréia da Silva Gustavo (Coordenadora)
Procuradora Educacional Institucional (PI/e-MEC)
Bernardo Copstein
Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada – Prograd
Renata Ben Baisch
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Propesq
Mateus Eduardo Elsenback
Pró-Reitoria de Identidade Institucional – Proiin
Edison Faller Pereira
Assessoria de Planejamento e Avaliação – Asplan
Iara Cunha Passos
Assessoria de Planejamento e Avaliação – Asplan
Adroaldo Lazzarotto
Associação de Docentes e Pesquisadores da PUCRS – ADPPUCRS
Renato Machado
Associação dos Funcionários da PUCRS – AFPUCRS
João Batista Rocha
Simone Engler Hahn
Sociedade Civil
Eduardo Tomankievicz Secchi
Corpo Discente (DCE) – Graduação
Corpo Discente (DCE) – Stricto Sensu
Atribuições
c
Membros
Andréia da Silva Gustavo (Coordenadora)
Comissão Própria de Avaliação
Adelmo Germano Etges
Pró-Reitoria de Administração e Finanças – Proaf
Bernardo Copstein
Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada – Prograd
Renata Ben Baisch
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Propesq
Mateus Eduardo Elsenback
Pró-Reitoria de Identidade Institucional – Proiin
Edison Faller Pereira
Assessoria de Planejamento e Avaliação – Asplan
Hélio Radke Bittencourt
Assessoria Estatística (Escola Politécnica)