Formas de Ingresso

A PUCRS adota diversas formas de ingresso para os seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e do ensino básico. 

Graduação

Frequente cursos que irão fazer a diferença no seu desenvolvimento profissional. Contamos com uma equipe de excelência e referência no mercado nacional.

Vestibular

Seleção para ingresso.

Saiba mais

Ingresso diplomado

Para quem já possui uma graduação.

Saiba mais

Reingresso

Veja como retornar para o seu curso.

Saiba mais

Reopção

Você aluno da PUCRS, que deseja trocar de curso ou turno.

Saiba mais

Transferência

Descubra como realizar a transferência online.

Saiba mais

Disciplina isolada

Experimente como é ser aluno/a da PUCRS

Saiba mais

Mestrado

A pós-graduação stricto sensu é ideal para quem procura aprofundar uma formação, confira mais de 20 opções de programas na melhor pós do País, segundo avaliação da Capes.

Seleção para Mestrado

Como funciona a seleção para o programa.

Saiba mais

Matrícula no Mestrado

Fique atento aos documentos necessários para o ingresso.

Saiba mais

Doutorado

A pós-graduação stricto sensu é ideal para quem procura aprofundar uma formação, confira mais de 20 opções de programas na melhor pós do País, segundo avaliação da Capes.

Seleção para Doutorado

Como funciona a seleção para o programa.

Saiba mais

Matrícula no Doutorado

Fique atento aos documentos necessários para o ingresso.

Saiba mais

Especialização

Continue aprendendo na PUCRS. Nossos cursos contam com uma equipe de professores renomados e a nossa garantia de qualidade. Para estudantes que estão em busca de mais conhecimento e querem se destacar no mercado de trabalho.

Inscrição para Especialização

Seleção a partir da análise de currículo, entrevista individual ou prova.

Saiba mais

Matrícula para Especialização

Fique atento aos documentos necessários para o ingresso.

Saiba mais

Reingresso na Especialização

Veja como retornar para o seu curso.

Saiba mais

MBA

Continue aprendendo na PUCRS. Nossos cursos contam com uma equipe de professores renomados e a nossa garantia de qualidade. Para estudantes que estão em busca de mais conhecimento e querem se destacar no mercado de trabalho.

Inscrição para MBA

Seleção a partir da análise de currículo, entrevista individual ou prova.

Saiba mais

Matrícula para MBA

Fique atento aos documentos necessários para o ingresso.

Saiba mais

Reingresso no MBA

Veja como retornar para o seu curso.

Saiba mais

Certificação

A melhor forma de complementar seus estudos. Você pode escolher qualquer opção de curso com disponibilidade de vaga.

Inscrição para Certificações

Preencha o formulário pela internet com seus dados e pague a inscrição.

Saiba mais

Idiomas

Quer aprender um novo idioma? Aproveite a oportunidade: escolha um dos cursos de línguas do Lexis, o Centro de Idiomas da PUCRS.

Inscrição para Idiomas

Preencha o formulário pela internet com seus dados e pague a inscrição.

Saiba mais
  • Como será a prova do Vestibular 2023/2 da PUCRS?

    A prova está marcada para o dia 17 de junho e será por meio de uma prova de redação online, realizada às 15h do dia 17, sábado. A universidade também reservou 50% das vagas de todos os cursos para ingresso com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

  • Como posso me preparar para a prova de redação online?

    Haverá um simulado entre os dias 13 e 16 de junho, para que todos possam testar o ambiente e se preparar da melhor maneira para o momento da prova.

  • Como será a prova de redação online?

    Os/As candidatos/as irão realizar a redação por meio de uma plataforma específica, que poderá ser acessada nos dias de prova por meio de link enviado por e-mail e que também estará disponível no Painel do Candidato no Portal da PUCRS.

    Todo o período do teste será gravado e todas as ações do/a candidato/a durante a prova serão registradas. Durante todo o período de prova serão monitorados microfone, câmera e tela do candidato.

  • Onde faço a minha inscrição?

    O/A candidato/a deve realizar a inscrição através do link.

    Faça sua inscrição
  • Como faço minha inscrição?

    Acesse a ficha de inscrição e preencha todos os dados até a data descrita no edital (disponibilizado acima) e efetue o pagamento da taxa de inscrição por cartão de crédito ou em qualquer agência bancária do território nacional.

  • Quais documentos são necessários para fazer minha inscrição?

    Para preencher correta e completamente a Ficha de Inscrição, é necessária a Cédula de Identidade com validade vigente, se brasileiro. Se o candidato for estrangeiro, é necessário o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), que é o comprovante de permanência legal no Brasil. Os candidatos que optarem pela Modalidade II, além do número da Identidade, deverão fornecer o seu nú¬mero do CPF, informar a edição do ENEM que deseja aproveitar (entre 2012 e 2022) e o número da inscrição na respectiva edição, para que possa ser identificado perante o INEP.

  • Qual o valor e como faço o pagamento da minha inscrição?

    Para o Vestibular PUCRS, o valor é de R$ 60 para a prova de redação online ou via Enem. O pagamento através de Cartão de Crédito poderá ser realizado até o dia 12/06/2023 e o pagamento mediante a apresentação da Guia de Pagamento impressa* poderá ser realizado até o dia 13/06/2023.

    * Importante: a Guia de Pagamento estará disponível para impressão somente até 12/06/2023.

  • Tenho necessidades específicas e gostaria de realizar a prova, como devo proceder?

    O candidato com necessidades educacionais específicas pode solicitar atendimento específico para a realização das provas. Para isso, deverá encaminhar e-mail ao endereço [email protected] até o último dia de pagamento da inscrição, 12/06, para formalizar sua solicitação e apresentar laudo recente (máximo 12 meses), emitido e assinado por especialista credenciado no Conselho Regional de Medicina (CRM). O documento original deverá ser apresentado no dia de realização da prova.

    O documento deverá especificar a natureza, o tipo e o grau de deficiência, bem como as condições recomendadas para a realização das provas. O atendimento será prestado pelo Núcleo de Apoio a Educação Inclusiva.

  • Quando e como será divulgada a relação dos classificados?

    A relação dos candidatos classificados no Vestibular de Inverno 2023 será divulgada em ordem alfabética geral neste site, a partir do dia 21/06/2023.

    Você também será avisado por e-mail e divulgaremos simultaneamente nos nossos canais oficiais a partir do dia.

  • Como é feita a seleção?

    O processo de seleção para o Mestrado e Doutorado é definido pelos Programas de Pós-graduação. Pode ser por meio de prova, entrevista, apresentação de projeto, carta de recomentação, avaliação de currículo ou outras etapas.

  • Como fico sabendo sobre a seleção?

    Cada programa possuí um edital, onde constam os pré-requisitos para candidatura e as etapas do processo seletivo.

  • Documentos para inscrição?

    No ato da inscrição online você deverá anexar os documentos solicitados, que podem ser gerais, como carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), título de eleitor, comprovante de quitação com o serviço militar, link do currículo Lattes e diploma de graduação; ou até mesmo algum comprovante específico da sua área.

    Em alguns casos também é solicitado o memorial, um documento com resumo biográfico sobre a sua formação universitária e atividades técnicas, didáticas e científicas, por exemplo; ou um plano de trabalho, envolvendo atividades de ensino, orientação e pesquisa.

  • Como é a entrevista de seleção?

    É um momento para você poder falar brevemente sobre a sua trajetória acadêmica, defender o seu projeto ou pré-projeto e explicar como ele se adequa à área e à linha de pesquisa escolhidas, como a pesquisa seria realizada, etc. Caso o seu PPG exija proficiência em outro idioma, poderá ser requisitada a leitura, com tradução livre, de um texto nesse idioma.

  • Preciso de proficiência em idiomas?

    Nos casos dos PPGs que exigem a proficiência em outra língua, a comprovação poderá ser realizada com uma prova ou teste de escolha da Escola. Mas calma, o objetivo é identificar se você entende o idioma indicado no momento da inscrição. Não é exigida fluência no idioma, além de este não ser o principal critério de eliminação.

  • Preciso de currículo Lattes?

    Ele faz parte da Plataforma Lattes, que é um ambiente virtual criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para integrar em um único sistema as bases de dados de currículos, grupos de pesquisas e instituições de todo o País. Se você ainda não tem um, preparamos um passo a passo descomplicado de como fazer o seu.

  • Como é a banca avaliadora?

    Os critérios de avaliação são definidos pelas comissões de seleção, formadas por docentes de cada PPG. Elas são responsáveis por preparar as provas e as entrevistas individuais; analisar a documentação apresentada; avaliar o projeto e o Lattes e divulgar o resultado do processo seletivo.

  • Como saberei se fui classificado?

    Cada PPG tem uma forma diferente de avaliar os candidatos e as candidatas. Alguns utilizam pontuações para cada etapa, outros priorizam a adequação do projeto à linha de pesquisa escolhida, entre outros critérios. Os projetos homologados serão divulgados no site e no prazo indicados no cronograma do edital. Boa sorte, estamos torcendo por você!

  • Não fui selecionado, o que fazer?

    Não desanime! Passar pelo processo seletivo em si já é uma forma de aprendizado e você estará mais preparado/a para apresentar o seu projeto novamente na próxima oportunidade. Uma dica é conversar com a coordenação do PPG de seu interesse para entender quais pontos podem ser melhor desenvolvidos e ficar de olho nos canais da PUCRS para saber das novidades.

  • Posso aumentar o número de parcelas para o pagamento do curso?

    Não, as parcelas são fixas.

  • Minha empresa tem convênio com a PUCRS, mas não sei como obter os valores diferenciados. O que faço?

    O valor com redução é concedido a partir da primeira mensalidade. Para solicitar, basta apresentar um comprovante de vínculo com a empresa (preferencialmente carteira de trabalho) no ato da matrícula.

  • Como sei se minha empresa tem convênio com a PUCRS?

    Caso a sua empresa não seja parceira e tenha interesse, enviar e-mail para [email protected].

  • É possível alterar meus dados após o envio da inscrição?

    Sim, através envio de e-mail para  [email protected].

  • Não recebi o boleto com a mensalidade em meu e-mail. Como faço para reimprimi-lo?

    Uma segunda via pode ser solicitada junto ao Setor Financeira da PUCRS pelo telefone (51) 3320-3588 ou pelo e-mail [email protected].

  • Todos os cursos possuem seleção?

    Alguns possuem regras próprias de seleção. Contudo, todos os cursos terão análise curricular. Veja as informações na página do seu curso.

  • Já posso utilizar a biblioteca após a efetivação da matrícula?

    O acesso é livre, mas o aluno só poderá retirar livros e utilizar os recursos da biblioteca com número de matrícula e documento de identificação.

  • Onde descubro o local das minhas aulas?

    O aluno recebe através da secretária do curso um e-mail com o local, data e horário das aulas.

  • Tenho desconto no estacionamento da PUCRS?

    Sim, ao receber a carteirinha da PUCRS o aluno tem acesso aos valores promocionais, mais informações no Portal da PUCRS.

  • Posso fazer um curso de Especialização tendo feito um curso Tecnólogo?

    Sim, apenas lembrando que para os cursos é realizado a análise de currículo pela coordenação.

  • Quando posso iniciar um curso de Especialização?

    Somente após a conclusão da graduação.

  • Os cursos de Especialização são reconhecidos pelo MEC?

    Sim, todos os cursos são homologados e reconhecidos pelo MEC.

  • Qual o prazo para a retirada do certificado?

    Até 60 dias após a finalização e aprovação no curso de Especialização.

  • Onde retiro meu certificado?

    Na Central de Atendimento ao Aluno, localizada no prédio 15. Para informações adicionais, entre em contato com a Secretaria do seu curso.

  • Somente o aluno pode retirar o certificado?

    Não, o aluno pode autorizar outra pessoa. Para isso, basta que ela apresente uma autorização simples, assinada pelo aluno com cópia do documento de identidade.

  • Fiz uma pós em outra Universidade. Posso aproveitar disciplinas em um curso de Especialização da PUCRS?

    Não, diferentemente da graduação, por exemplo, que possuí aproveitamento de disciplinas, os programas de pós graduação como Especialização e MBA não possuem aproveitamente.

  • Minha empresa vai pagar meu curso, como faço?

    Contate a educação continuada pelo e-mail [email protected], antes de realizar sua inscrição.

  • Como descubro se minha empresa possui convênio com a PUCRS?

    Caso a sua empresa não seja parceira e tenha interesse, enviar e-mail para [email protected].

  • É possível alterar meus dados após envio da ficha de inscrição?

    Sim, presencialmente na Educação Continuada ou via e-mail para [email protected].

  • Como faço para reimprimir o boleto de matrícula?

    Pode solicitar via e-mail para [email protected].

  • Onde descubro o local das minhas aulas?

    Visitando a página do curso.

  • Tenho direito a carteirinha da PUCRS?

    Será emitida carteirinha de certificação aos alunos dos cursos com duração superior a 5 dias. Lembre-se que a mesma carteirinha volta a valer no próximo curso com a mesma duração.  Sendo assim guarde a mesma, caso necessite uma nova via, a mesma terá um custo, verifique junto ao setor de atendimento da educação continuada para realização do pedido, ou pelo e-mail [email protected], a confecção da mesma ocorre em até 10 dias úteis.

  • Como faço para cancelar o meu curso?

    Caso haja o cancelamento do curso pela Universidade os alunos serão comunicados por e-mail com as orientações de como será a devolução dos valores investidos.

  • Tenho desconto no estacionamento da PUCRS?

    Sim, para os cursos com mais de 5 dias de duração o aluno pode utilizar a carteirinha de Certificação. Importante você precisa ingressar no estacionamento com a leitura da carteirinha na cancela, pois retirando o ticket, você não conseguirá ter o seu desconto de aluno PUCRS.

  • Somente o aluno pode retirar o certificado?

    Não, o aluno pode autorizar outra pessoa para retirar no seu lugar. Para isso, basta uma autorização simples assinada pelo aluno e uma cópia do seu documento de identidade. Contudo, o aluno pode ainda fazer a emissão online do Certificado.

  • Onde retiro meu certificado?

    Você pode fazer a emissão e validação online do seu certificado ou presencialmente, no Centro de Educação Continuada da PUCRS, prédio 40, sala 201.

Veja todas as notícias