Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (Sapp)

  • Apresentação

    O Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (Sapp) é o serviço-escola do Curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, constituindo-se em campo de práticas e estágios dos acadêmicos e respondendo à função extensionista da Universidade. Esse serviço oferece diferentes modalidades de atendimentos e consultorias a pessoas, grupos e instituições à população.

    O SAPP alinha-se e responde aos objetivos do Curso de Graduação, oportunizando, também, ações do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Como campo de estágios e de pesquisa, o serviço garante experiências de integração entre ensino, pesquisa e extensão, a partir de uma prática com compromisso social e ético.

    O SAPP localiza-se junto ao Curso de Psicologia da Escola da Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, no 2° andar do prédio 11, sala 209.

    Mapa do Campus
  • Marcação para acolhimento

    Atendimento gratuito e somente para moradoras e moradores de Porto Alegre/RS.

    O processo inicial de acolhimento inclui entrevista em horário previamente agendado. A participação nesse processo não garante a continuidade de tratamento psicoterapêutico ou em outras modalidades no serviço. A indicação de atendimento para cada usuária ou usuário será avaliada ao longo das entrevistas de acolhimento.

    As vagas de atendimento são oferecidas de acordo com a disponibilidade de atendimento e acolhimento do serviço-escola.

    Próximas datas para marcação de consulta:

    • 26 de abril
    • 31 de maio
    • 28 de junho
    • 26 de julho
    • 30 agosto
    • 27 de setembro
    • 25 de outubro
    • 29 de novembro

     
    Em virtude da gratuidade dos atendimentos, é realizada, durante o processo de acolhimento, avaliação psicossocial das interessadas e dos interessados.

  • Formas de ingresso

    Cadastro pelo nosso formulário – das 15h00 às 16h00 ou enquanto durarem as vagas
    Ligação – 3320-3561 – das 15h00 às 16h00 ou enquanto durarem as vagas

    Data para agendamentos:
    Publicaremos em breve.

    Horário de funcionamento do serviço:
    De segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 22h30min.
    Às sextas-feiras, das 8h às 20h.

  • Situações de urgência e emergência não serão atendidos pelo nosso serviço-escola

    Situações de urgência e emergência exigem atenção imediata e apresentam risco de danos graves à saúde ou à própria vida. Casos como estes não podem aguardar e exigem que se recorra aos serviços de Atendimento 24 horas de urgência e emergência em saúde mental.

    Abaixo destacamos situações que demandam este cuidado:

    1. Ideações suicidas intensas no momento atual, com planejamento ou tentativa prévia;
    2. Crises com sintomas psicóticos (com ou sem alucinações e delírios) e/ou com alterações bruscas do comportamento, em que o sujeito coloque em risco a si mesmo ou a outros;
    3. Crises de ansiedade aguda.
    4. Demais situações que evidenciam risco a vida e integridade própria ou de outros

     

    Em Porto Alegre, indica-se os serviços a seguir:
    Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) – R. Prof. Manoel Lobato, 151
    Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI – R. Três de Abril, 90 – Passo d’Areia

O Sapp (Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia) foi criado em 1974 por um grupo de alunos vinculados ao Diretório Acadêmico da FAPSI que, supervisionados pelo coordenador da disciplina de Psicologia Clínica passaram a atender pessoas encaminhadas pelo SAJUG (Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da Faculdade de Direito/PUCRS) para acompanhamento e avaliação psicológica. Em 1975, realizou-se o primeiro estágio curricular no SAPP e, em 1979, iniciou-se a prática do Programa de Pós-Graduação.

No período entre 1982 e 1986, o Serviço passou por um processo de redimensionamento, integrando à Psicoterapia de Orientação Psicanalítica já existente, a Psicoterapia Centrada na Pessoa e a avaliação do Sistema Familiar. Nesta época, também, foram implantadas atividades clínicas e comunitárias no Campus Aproximado da PUCRS – Vila Nossa Senhora de Fátima, atual Centro de Extensão Universitária da PUCRS, localizado na Vila Cruzeiro, Porto Alegre.

Outra expansão do SAPP (1994-2004) ocorreu com a inclusão das Práticas Disciplinares de Psicopatologia e Psicodiagnóstico; a implantação de programas de atendimento para pessoas com situação de adoção e quadros psicossomáticos e com a viabilização de novos projetos de intervenção na comunidade.

Em 2005, iniciou-se o delineamento do projeto de inovação do Serviço, com a implantação do Programa SAPP/SAJUG, a integração da linha Cognitivo-Comportamental ao estágio em Psicologia Clínica e o incremento da integração entre a prática clínica e a pesquisa.

Em 2009, por ocasião da comemoração aos 35 anos do SAPP, publicou-se o livro “Fazer Psicologia: uma experiência em clínica-escola”, organizado pela Profª Mônica Medeiros Kother Macedo, coordenadora do Serviço nesta época. Este trabalho propôs registrar e compartilhar a diversidade das atividades e experiências vivenciadas no contexto da clínica-escola em uma Universidade.

A partir de 2011, seguiram-se períodos de ampliação do Serviço, acompanhando a evolução histórica da própria Psicologia, a abertura do campo de atuação do psicólogo, além das mudanças do projeto pedagógico do curso alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais. Tais ampliações, que também levam em conta os conceitos de inovação e integração de rede de serviços, incluiu a consolidação e a implantação de diferentes núcleos/campos da Psicologia dentro do SAPP.

Assim, o Serviço conta, em 2021, com o Núcleo de Práticas, Núcleo de Psicologia Clínica (abordagens Psicanalítica, Sistêmica e Cognitivo-comportamental), Núcleo de Psicologia da Carreira e do Trabalho, Núcleo de Psicologia Social e Institucional e Núcleo de Psicologia Escolar e Educacional.

Ao longo destes 47 anos, foram realizados diversos Simpósios e Jornadas Internas e, em 2019 o SAPP sediou o Encontro dos Serviços Escolas do Rio Grande do Sul em 2019.

O Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia da PUCRS justifica e reafirma, a cada ano, o seu compromisso ético e técnico com o desenvolvimento de competências relativas à formação profissional e como espaço de prática extensionista de atendimento à comunidade.

Sejam bem-vindos(as) ao SAPP!

Profª Roberta Fin Motta
Coordenação

Clínica do Trabalho:

É um atendimento individual e em grupo, realizado por meio da escuta clínica do sofrimento, com o propósito de prevenção, promoção e tratamento das psicopatologias do trabalho. Atende trabalhadores com demandas relacionadas à sobrecarga, esgotamento profissional (Burnout), estresse, transtornos de estresse pós-traumático, ansiedade, depressão, violência, assédio moral, acidente de trabalho, afastamentos temporários do trabalho por doença ocupacional, readaptação laboral, orientação profissional e em outras situações de conflitos, mal-estar e sofrimento relacionados ao trabalho.

Orientação profissional:

A orientação profissional é um conjunto de atividades que auxiliam as pessoas a tomarem decisões sobre suas carreiras. Durante este processo, os indivíduos recebem informações sobre qualificação profissional e mercado de trabalho. O processo passa pelo autoconhecimento chegando à construção de uma estratégia de ação para o futuro.

A inscrição pode ser feita pelo link.

Confira aqui os processos de seleção do SAPP abertos e suas orientações.

Processo Seletivo de Estágio Específico SAPP (PUCRS) 2024/1

Processo Seletivo de Núcleo Comum 2 SAPP (PUCRS) 2024/1

Curso de Psicologia – Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP)

Av. Ipiranga 6681
Prédio 11 – sala 209
Porto Alegre/RS – CEP 90619-900
Telefone: (51) 3320.3561
E-mail: [email protected]

WhatsApp: 51 98443-0788

Horário de funcionamento: das 8h às 22h30min

Cartilhas

Saúde da População Trans:

Edição Comemorativa ao Dia 29 de Janeiro, Dia da Visibilidade Trans

Violência doméstica e pandemia de Covid-19

Orientações para profissionais sobre sinais de abuso sexual em crianças e adolescentes

Se toca guria! A sua amiga do peito é a prevenção!

Saúde mental em tempos de pandemia: infância, família e comunidade

Cartilha de comunicação e relações interpessoais no trabalho

Conversando com a comunidade escolar durante o isolamento pelo Covid-19

Cartilha de Preparação para Seleção de Estágio

Cartilha Marca Pessoal: Dicas para entrar e entender o mercado de trabalho

Saúde mental e a vida a dois em tempos de pandemia: estratégias de enfrentamento

Cartilha Processo Seletivo

Veja todas as notícias