Programa de Pós-Graduação em

Letras

Conceito CAPES – 7

A área de Linguística compromete-se com análise e descrição de sistemas e do uso da língua, em duas linhas de pesquisa: (a) Teoria e Análise Linguística: estuda descrição da interface sintático-semântica e pragmática nos aspectos formais, cognitivos e comunicativos da linguagem; da análise formal de aspectos fonológicos do Português e de estudos comparativos de sistemas e subsistemas fonológicos; (b) Teorias e Uso da Linguagem: estuda a linguagem verbal a partir da relação entre perspectivas teóricas e empíricas da estrutura linguística referentes a texto e discurso, aquisição da linguagem pela criança e variação linguística.

A área de Teoria da Literatura volta-se a questões relativas a aspectos teórico-críticos da produção e recepção literárias, sistema literário, formação de leitores, literatura infantil e juvenil, pesquisa sobre fontes primárias, recuperação e história da literatura. Nessa área, há duas linhas de pesquisa: (a) Teorias Críticas da Literatura: investiga e avalia pressupostos teóricos que fundamentam o fato literário, reflete sobre relações que a literatura estabelece com outros campos e sistemas culturais; (b) Literatura, História e Memória: investiga a literatura como fenômeno histórico e de expressão identitária, específico de espaços determinados ou vinculados a universo mais amplo.

A área de Escrita Criativa, com ênfase interdisciplinar, tem uma linha de pesquisa específica: Leitura, Criação e Sistema Literário. Investiga a gênese de textos literários e não literários, sua relação com outras linguagens, a inclusão do escritor no sistema literário, apoiada em teorias críticas da literatura e em documentos de escritores sobre o processo de criação. Seu foco volta-se à criação literária e seus fundamentos estéticos, à crítica genética, às relações entre literaturas e outras mídias, produção de roteiros teatrais e fílmicos e criação de textos não literários. Os acervos literários e documentais do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural – estão à disposição para investigação e aulas in loco sobre o processo criativo dos escritores através do manuseio e da análise dos manuscritos, correspondências, fotografias e anotações registradas em livros e outros materiais que integram o Espaço.

As três áreas têm em comum uma linha de pesquisa – Fundamentos Linguístico-Literários da Linguagem – que dá suporte ao estudo do significado nos textos literários e não literários. Visa ao estudo teórico do campo mais abrangente no qual se inserem as três áreas – a linguagem – e reúne projetos que têm interfaces com a sociedade atual, entre os quais os voltados ao ensino. Essa linha comum proporciona o estabelecimento de estudos interdisciplinares, que trazem resultados positivos à área de Letras.

Inscrições: De 29/04 a 08/07/2024

Duração mestrado: 12 a 30 meses

Duração doutorado: 24 a 54 meses

Email: [email protected]

Compartilhe este curso

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) foi criado em 1969, pelo Conselho Universitário da PUCRS, sob a denominação de Curso de Pós-Graduação em Letras. No ano seguinte, ou seja, em 1970, foi instalado o Curso de Pós-Graduação em Linguística e Letras (CPGLL), com a atribuição de implantar o Programa de Mestrado no Instituto de Letras e Artes (ILA), hoje Escola de Humanidades. O Curso iniciou suas atividades em 1970, com Mestrado em Linguística Aplicada (atual Linguística), e em 1972, em Teoria Literária (atual Teoria da Literatura).

Em 8 de outubro de 1973, o Curso foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação e, subsequentemente, recredenciado em 4 de outubro de 1979 e 5 de dezembro de 1985. Em 27 de abril de 1977, o Conselho Universitário da PUCRS aprovou a criação do nível de Doutorado, nas áreas de Linguística Aplicada e Teoria da Literatura, cujas atividades tiveram início em 1978. O Curso, em nível de Mestrado e de Doutorado, foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação em 5 de dezembro de 1985, através do Parecer 864/85, e recredenciado em 7 de outubro de 1993, pelo Parecer 639/93.

Desde sua criação, podem-se identificar três fases do PPGL, decorrentes do seu amadurecimento e das diretrizes da CAPES. Na primeira, entre 1970 e 1977, o impacto do PPGL foi mais regional, acolhendo alunos de IES do RS e capital. Pesquisas e eventos visavam sobretudo à realidade social sul-rio-grandense, embora seus ministrantes viessem de outros espaços culturais. Por isso, vários trabalhos (publicações, dissertações) desenvolviam temas sobre a cultura local. Nesse momento, a revista Letras de Hoje, criada em 1967, vincula-se ao PPGL.

Na segunda fase, de 1978, início do Doutorado, a 2004, o PPGL se ampliou muito, com contratação de professores estrangeiros de Linguística e com alunos das cinco regiões brasileiras, que fizeram pesquisas relevantes para seus Estados. Assim, contribuiu para a expansão da pós-graduação brasileira, como se observa pela alocação dos egressos, que estão em IES e divulgam a produção intelectual em eventos e publicações. Nessa fase, a Linguística voltou-se para Psicolinguística, Sociolinguística e Teoria da Variação, Texto e Discurso, Lógica da Linguagem Natural, Fonologia, Sintaxe e Semântica. A Teoria da Literatura optou pela avaliação crítica da produção e recepção literárias; recuperação e historicização da memória literária; sistema literário de língua portuguesa e de outras línguas; teorias da leitura e formação do leitor infantil e juvenil.

Em 1982 e 1983, iniciaram-se os Seminários de Crítica Literária Brasileira e de Crítica do RS (atualmente com 28 e 27 edições). Em 1985, surgiu a Oficina de Criação Literária para incentivar a produção artística de novos autores. Com reputação nacional, a Oficina, ministrada pelo premiado escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, já formou mais de 800 alunos de vários Estados, muitos com projeção nacional, como Cíntia Moscovich, Letícia Wierzchowski, Michel Laub, Daniel Galera, Amilcar Bettega Barbosa, Daniel Pelizzari, Clarah Averbuck, Bernardo Moraes e Robertson Frizero.

Na área de Linguística, entre 1989 e 2009, o PPGL realizou 8 edições do Seminário Nacional de Aquisição da Linguagem. Em 1995, houve a primeira edição do Seminário Internacional de História da Literatura e, no âmbito das publicações, surgiram os Cadernos de Pesquisas em Literatura e os de Linguística e coleções de livros do PPGL/EDIPUCRS. Grupos de Trabalhos da ANPOLL, liderados por pesquisadores do PPGL, favoreceram a divulgação de resultados de pesquisas e intercâmbio com outros centros. Os docentes ampliaram presença no circuito acadêmico, em eventos nacionais e internacionais de referência (IRA, BRASA, AIL), de associações científicas nacionais (ANPOLL, ABRALIN, ABRALIC), de comissões em agências de fomento (FAPERGS, CAPES, CNPq, FAPERJ, FAPESC).

Na terceira e atual fase do PPGL, iniciada em 2005 com a posse do Reitor Joaquim Clotet e o Plano Estratégico da PUCRS (em 5 grandes áreas: ensino, pesquisa, extensão, ações comunitárias e desenvolvimento institucional e meio ambiente), o Programa registrou avanço do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico. A busca de excelência comprova-se pela definição das estruturas de pesquisa, produção científica de qualidade, qualificação docente e internacionalização. O PPGL segue a política da PUCRS, que estimula a saída de um docente/semestre para pós-doutoramento em cada Programa.

A nova visão da PUCRS exigiu a reestruturação do Programa em 2008 para enfrentar desafios no contexto acadêmico e social contemporâneos, com objetivos de (a) fortalecer aspectos positivos que asseguraram a posição do PPGL nacional e internacionalmente e (b) adequar-se às novas exigências da pós-graduação, sobre produção de conhecimento e qualificação docente. A reformulação, discutida pelos docentes, manteve a estrutura básica que vinha orientando o PPGL, mas inovou ao criar espaço de discussão entre as áreas, apoiado em uma linha de pesquisa comum – Fundamentos Linguístico-Literários da Linguagem – que associa Linguística e Literatura ao estudo de teorias do campo abrangente da linguagem.

Na Teoria da Literatura, de 2006 a 2011, instituiu-se o acolhimento a alunos para escrita literária, destinando três vagas do mestrado aos que pretendessem elaborar trabalho criativo. Os estudos diferiam do mestrado em Teoria da Literatura apenas no trabalho de conclusão, que deveria conter, além da criação literária, um ensaio sobre o processo criativo. Nessa modalidade, Bernardo Bueno defendeu o 1º mestrado e está concluindo o PhD pleno em Creative Writing pela University East Anglia, Reino Unido, com bolsa CAPES. A 1ª defesa de tese de doutorado, orientada pelo prof. Assis Brasil, ocorreu em 2010, e a 2ª, em dezembro de 2012, em cotutela, com dupla titulação, orientada pela profa. Jacqueline Penjon, da Paris 3, e Assis Brasil, da PUCRS.

Em 2011, com 12 mestrados e 1 doutorado concluídos, o PPGL propôs a área de Escrita Criativa, aprovada, em 30 de junho, pela Câmara de Pós-Graduação da PUCRS. A área iniciou em 2012 com disciplinas sobre o processo criativo e bases teóricas. Fundamentada em sólida caminhada em criação textual, ampliou o espectro do trabalho final, para acolher textos não necessariamente literários, como documentário, roteiro de websérie e narrativa híbrida. O PPGL possibilitou aos mestrandos e doutorandos em Teoria da Literatura, com ênfase em Escrita Criativa, a transferência para a nova área. Ao criar a área de Escrita Criativa, sem precedentes no Brasil, o PPGL dá visibilidade ao que já vinha realizando com a Oficina Literária desde 1985 e as orientações concluídas.

Na reestruturação, o PPGL fortaleceu intercâmbios com pesquisadores do Brasil e do Exterior. Intensificam-se atualmente relações internacionais com reciprocidade na realização de eventos, publicações, intercâmbio de docentes e discentes, coorientação e cotutela de teses. Cresce o número de doutorandos em estágio-sanduíche no Exterior, a maioria em universidades parceiras do PPGL, fortalecendo a cooperação.

A estrutura atual de pesquisa do PPGL conta com 3 Centros de Pesquisa (Centro de Estudos Linguísticos (CELING), Centro de Estudos Literários (CELIT) e Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (CELIN)), 13 Núcleos de Pesquisa e 28 Grupos de Pesquisa, certificados pelo CNPq.

O PPGL dispõe de excelente infraestrutura, com espaços exclusivos para aulas e seminários, áreas de estudo e orientação, gabinetes individuais para pesquisadores, salas de estudo para os pós-graduandos e auditório próprio. Esses espaços estão equipados com computadores, impressoras e outros recursos de informática, em ambiente com climatização central.
Os professores são qualificados, com produção intelectual contínua e de qualidade, e mantêm intercâmbios com docentes de outras IES, nacionais e estrangeiras.

Coordenadores – O Curso iniciou suas atividades sob a coordenação do Ir. Dr. Elvo Clemente, que exerceu essa função no período de 1969 até 1976. Entre 1976 e 1984, foi seu coordenador o Prof. Dr. José Marcelino Poersch; de 1972 a 1975, o Prof. Dr. Wilson C. Guarany desempenhou a função de coordenador pedagógico do Curso. De 1984 a 2004, a coordenação foi exercida pela Profa. Dra. Regina Zilberman, quando o então Curso de Pós-Graduação passou a denominar-se Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). No período de 9 de dezembro de 2004 a 14 de maio de 2008, a Profa. Dra. Regina Ritter Lamprecht coordenou o PPGL. De 15 de maio de 2008 a 7 de dezembro de 2012, a Profa. Dra. Ana Maria Lisboa de Mello desempenhou a função de coordenadora.

Em 9 de dezembro de 2012, a Profa. Dra. Maria da Glória Corrêa di Fanti assumiu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras, permanecendo no cargo até fevereiro de 2017. Em 01 de março de 2017 assumiu o cargo a Profa. Dra. Cláudia Regina Brescancini, que coordenou o Programa até 30 de junho de 2021. Desde 01 de julho de 2022, a coordenação do PPGL está sob responsabilidade da Profa. Dra. Regina Kohlrausch.

Na avaliação trienal da CAPES, 2010-2012, o PPGL obteve o conceito 6, o que o colocou no rol dos Cursos considerados de excelência internacional pela CAPES. Na última avaliação, Quadrienal 2013-2016, o PPGL alcançou o nível máximo de excelência com a obtenção do conceito 7.

O Programa é beneficiado com bolsas de estudo da CAPES, do CNPq e da FAPERGS.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Letras tem por objetivos:

(a) Formação de recursos humanos para o ensino superior e elevação de sua qualidade nos domínios da Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa em âmbito nacional e internacional;

(b) Formação de pesquisadores que contribuam para o avanço da pesquisa no campo da linguagem literária e não literária, atendendo às necessidades sociais quanto aos múltiplos aspectos da linguagem.

Escopo

O Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, com suas três áreas de concentração – Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa –, tem como foco a formação qualificada de recursos humanos para o ensino superior, tanto em âmbito nacional quanto internacional, e a formação de pesquisadores que contribuam para o avanço das áreas de atuação e suas interfaces e para o atendimento das necessidades sociais no que tange aos múltiplos aspectos da linguagem, em sua abrangência interdisciplinar.

Créditos e Prazo para Defesa

ATÉ 2021/2
Doutorado: 36 créditos
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses

A PARTIR DE 2022/1
Doutorado: 30 créditos
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) realiza a seleção para MESTRADO e DOUTORADO nas áreas de Linguística, de Teoria da Literatura e de Escrita Criativa, no segundo semestre de cada ano letivo, para ingresso em março do ano seguinte.
A seleção para o Mestrado e o Doutorado é realizada por banca constituída de docentes do PPGL e consta das seguintes etapas:

MESTRADO: Projeto inicial de Dissertação, Entrevista e Currículo documentado.

Obs.1: Para concorrer à área de Escrita Criativa, o candidato deve apresentar três textos autorais, inéditos ou já publicados.

Obs.2: As etapas referentes à Entrevista para o Mestrado e a Defesa do projeto para o Doutorado, serão realizadas por videoconferência.

Horários 2024/2

Edital 2024/2

Homologação das inscrições e divulgação dos horários das Defesas de Projeto de Tese para o Doutorado

Divulgação no site do PPGL dos aprovados Doutorado (ordem de classificação)

Homologação das inscrições e divulgação dos(as) candidatos(as) (em ordem alfabética) aprovados na fase de análise do Projeto Inicial e divulgação do horário para a Entrevista Individual

Divulgação no site do PPGL dos aprovados Mestrado (ordem de classificação)

Termo Possível Orientador

Programa G+1

Por meio do G+1, o (a) estudante que deseja seguir na área acadêmica pode viver a experiência no mestrado durante a graduação. Para isso, ele (a) precisa ter cursado, pelo menos, 50% da graduação e participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação de interesse.

Edital G+1
Resultado final G+1

Programa G-PG

Programa de Integração da Graduação com a Pós: você aproveita seus créditos eletivos para cursar disciplinas de mestrado e doutorado, com o mesmo valor da Graduação.

Requisitos – Resolução PUCRS

1. Formulário de pré-inscrição
2. Atestado de matrícula na Graduação
3. Histórico tipo zero (Portal do aluno/ Sou Aluno)

Orientações de Matrícula – Aluno Regular 2024/1

É permitido a graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, não matriculados como alunos no PPGL/PUCRS, cursar disciplinas isoladas na modalidade Aluno Especial.

O Aluno Especial matricula-se no Programa de Pós-Graduação em Letras, em disciplinas isoladas, e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação. Esses alunos podem, caso ingressem como alunos no PPGL, solicitar o aproveitamento das disciplinas, obedecendo aos critérios definidos no Regulamento do Curso.

O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos de cada disciplina, será pago em 5 (cinco) parcelas durante o período de vigência da disciplina (um semestre). Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através do telefone (51)33203588 ou e-mail: [email protected]

Documentos necessários para matrícula:

Formulário de Cadastro (arquivo com o formulário)
Cópia do diploma e do histórico do nível anterior;
Cópia do documento de identidade (RG) e CPF.

Cronograma

De 05 a 09/08/2024

Inscrição

Envio, em um único e-mail para [email protected], com o assunto Inscrição aluno Especial, dos seguintes documentos:

  1. Formulário de Cadastro(indicando a disciplina desejada, conforme link Horários das Disciplinas acima);
  2. Documentos acima relacionados.

Obs: a inscrição não garante vaga nas disciplinas.

De 12 a 18/08/2024 Reserva de Vaga  Envio da reserva de vaga para matrícula e orientações de pagamento, por e-mail, pela secretaria do PPGL/PUCRS.
A partir de 12/08/2024 Início das Aulas Observar o período de aula de cada disciplina, conforme divulgado em Horários das Disciplinas acima.
A partir de 16 de dezembro de 2024 Solicitação de atestado de disciplina cursada em 2024/2 Documento necessário: Comprovante de pagamento de atestado** (efetuar o pagamento no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 da PUCRS, térreo – Central de Atendimento ao Aluno))

Prazo para entrega do atestado de disciplina cursada: 5 dias úteis após a entrega do comprovante de pagamento de atestado.

Secretaria de Pós-Graduação em Letras – Escola de Humanidades
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 8 – 4° andar, sala 403.
Horário de Funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Orientações de Matrícula – Ingresso como aluno convênio 2024/1

Alunos regularmente matriculados em cursos de Mestrado e Doutorado em Letras/Linguística na UFRGS, UPF, FURG, UESPI, UNEB e UNIFESP podem cursar disciplinas isoladas na modalidade Aluno Convênio no PPGL/ PUCRS.

O Aluno Convênio pode matricular-se no Programa de Pós-Graduação em Letras em disciplinas isoladas e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação. Esses alunos podem, caso ingressem no PPGL/PUCRS, solicitar o aproveitamento das disciplinas, obedecendo aos critérios definidos no Regulamento do Curso.

Horários

Cronograma
De 05 a 09/08/2024 Inscrição Envio, em um único e-mail, para [email protected], com assunto Inscrição aluno Convênio: nome da instituição de ensino, os seguintes documentos:

  1. Formulário de Cadastro (indicando a disciplina desejada, conforme Horários das disciplinas acima);
  2. Comprovante de matrícula (ou de requerimento de matrícula)

Obs: a inscrição não garante vaga nas disciplinas, as vagas são limitadas.

De 12 a 18/08/2024

Confirmação de matrícula  Envio da confirmação de matrícula, por e-mail, pela secretaria do PPGL/PUCRS

A partir de 12/08/2024

Início das aulas Observar o período de aulas de cada disciplina, conforme divulgado via link (Horários das Disciplinas acima)
 

A partir de 16 de dezembro de 2024

Solicitação de atestado de disciplina cursada em 2024/2 Documento necessário: comprovante de pagamento de atestado** (efetuar o pagamento no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 da PUCRS, térreo – Central de Atendimento ao Aluno))

Prazo para entrega do atestado de disciplina cursada: 5 dias úteis após a entrega do comprovante de pagamento de atestado.

Secretaria de Pós-Graduação em Letras – Escola de Humanidades
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 8 – 4° andar, sala 403.
Horário de Funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Orientaçoes para Ingresso – Estágio Pós-Doutoral

A realização de estágio pós-doutoral no PPGL/PUCRS é gratuita.

A documentação abaixo deve ser encaminhada em PDF para [email protected]

* Os termos assinados devem ser enviados por e-mail, juntamente com os demais documentos, e a via física original deve ser entregue na secretaria do PPGL.

Fluxo Interno: Envio dos documentos acima listados → avaliação pela Comissão Coordenadora do PPGL → avaliação do parecer da Comissão Coordenadora pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) → comunicação do resultado da solicitação via e-mail ao candidato pela Secretaria do PPGL .

Solicitamos atenção para que:

O envio deve ser próximo ao mês de início. Por exemplo, se o início ocorrer em setembro (registrado como 09/20XX), a documentação deve ser encaminhada com no máximo uma semana de antecedência, a partir de 23 de agosto do mesmo ano. Este prazo é necessário para a tramitação entre os setores responsáveis.

O estágio pós-doutoral tem duração máxima de 12 meses. Por exemplo, para um ingresso em setembro de 20XX até agosto do ano seguinte (20XX+1), é necessário que todos os documentos estejam alinhados quanto ao período desejado.

Orientações para Conclusão – Estagiário Pós-Doutoral Documentos necessários para solicitação de certificado:

Relatório final consubstanciado (contendo no máximo 40 páginas) e seguir o modelo de trabalhos acadêmicos disponível em aqui e capa padrão da Instituição disponível aqui.
Parecer do orientador endereçado à Comissão Coordenadora do PPGL.
Cartão PUCRS (caso tenha recebido).

  • Fundamentos Linguístico-Literários da Linguagem

    Esta linha privilegia a análise e desenvolvimento de perspectivas teóricas sobre a linguagem que fundamentem o estudo do significado nos textos literários e não-literários.

  • Leitura, Criação e Sistema Literário

    Essa linha de pesquisa agrupa os projetos que discutem a gênese de textos literários e não-literários, sua relação com outras linguagens, bem como a inclusão da figura do escritor no sistema literário, apoiada em teorias críticas da literatura e em documentos de escritores sobre o processo de criação.

  • Fundamentos Linguístico-Literários da Linguagem

    Esta linha privilegia a análise e desenvolvimento de perspectivas teóricas sobre a linguagem que fundamentem o estudo do significado nos textos literários e não-literários

  • Teoria e Análise Linguística

    Essa linha volta-se para a descrição da interface sintático-semântica e pragmática quanto aos aspectos formais, cognitivos e comunicativos da linguagem; análise formal de aspectos fonológicos do português e estudos comparativos de sistemas ou subsistemas fonológicos

  • Teorias e Uso da Linguagem

    Essa linha estuda a linguagem verbal a partir da relação entre perspectivas teóricas e empíricas de análise da estrutura lingüística referentes a questões de texto e discurso, de aquisição da linguagem pela criança e de variação lingüística

  • Fundamentos Linguístico-Literários da Linguagem

    Esta linha privilegia a análise e desenvolvimento de perspectivas teóricas sobre a linguagem que fundamentem o estudo do significado nos textos literários e não-literários

  • Literatura, História e Memória

    Essa linha visa ao estudo da literatura como fenômenos históricos e de expressão identitária, quer sejam eles específicos de espaços determinados (a região, por exemplo), quer sejam mais amplos (a nação). É nesse campo de investigação que se coloca o DELFOS – Centro de Documentação e Memória Cultural, cujos recursos de pesquisa devem ser sobejamente incrementados a partir de sua instalação em 2008

  • Teorias Críticas da Literatura

    Nessa linha serão agrupados os projetos de pesquisa que visam à investigação e à avaliação dos pressupostos teóricos que fundamentam a criação e o fato literário. Constituem também objeto de investigação dessa linha as relações que a literatura estabelece com outros campos e outros sistemas culturais.

  • Tópicos de Literatura Comparada

    Código 41221-03 | 45 horas-aula

    Discussão crítica dos conceitos fundamentais da literatura comparada: fontes, influência, imitação e intertextualidade.

  • Aplications of writ. and literat. oo Cinema and its theories

    Código 1918Q-03 | 45 horas-aula

    Study and reflection on the interaction between writing and literature in film and videoart.

  • Aplicações da Escrita e da Literatura ao Cinema e às Suas Teorias

    Código 5121F-03 | 45 horas-aula

    Estudo e reflexão sobre a interação entre escrita e literatura no cinema e nas criações da videoarte.

  • Artes e Ilustração

    Código 41280-03 | 45 horas-aula

    Análise dos recursos artísticos e suas relações interdisciplinares com a literatura, enfocando as possibilidades contemporâneas de suporte e de leitura.

  • Bilinguismo e Multilinguismo

    Código 19185-02 | 30 horas-aula

    Estudos teóricos e empíricos sobre a aquisição bilíngue e multilíngue, com ênfase na interrelação entre bilinguismo e cognição.

  • Enunciação na Linguagem

    Código 31275-03 | 45 horas-aula

    Introdução ao estudo das teorias enunciativas, metodologias e análises.

  • Escrita Memorialística Contemporânea

    Código 51248-03 | 45 horas-aula

    Estudo das formas autobiográficas na literatura, a partir de considerações gerais sobre a noção de sujeito e sua função na escrita memorialística.

  • Estudos Dirigidos em Teoria da Literatura

    Código 21255-03 | 45 horas-aula

    Estudo e análise crítica de teoria literária ou autor teórico.

  • Estudos em Neuropsicolinguística

    Código 5121H-03 | 45 horas-aula

    Estudo do desenvolvimento e do processamento típico e atípico da linguagem, da criança ao idoso, numa perspectiva neuropsicolinguística.

  • Estúdio de Escrita Literária

    Código 19191-03 | 45 horas-aula

    Forma, estilo, voz, caracterização e estrutura da escrita literária. Exercícios de criação em diversos gêneros. Estudos de obras exemplares. Interfaces entre Teoria da Literatura e Escrita Criativa. Oficinas de produção textual.

  • Filosofia e Literatura

    Código 41257-03 | 45 horas-aula

    Análise de interfaces e intersecções entre temas e obras da Literatura e da Filosofia através de suas respectivas linguagens.

  • Fontes e Arquivos da Literatura

    Código 51288-03 | 45 horas-aula

    Estudo de fontes e arquivos como recursos para a escrita da história da literatura, problematização do cânone e interpretação da memória literária.

  • Fonética Articulatória

    Código 51255-03 | 45 horas-aula

    Estudo teórico e prático da produção, percepção e transcrição dos sons de línguas naturais.

  • Fundamentos Bakhtinianos

    Código 21257-03 | 45 horas-aula

    Introdução aos pressupostos teóricos da linguagem desenvolvidos por Bakhtin e seu Círculo.

  • Fundamentos de Fonologia

    Código 51256-03 | 45 horas-aula

    Bases histórico-teóricas da fonologia examinada em seus princípios e conceitos fundamentais.

  • Fundamentos de Sintaxe

    Código 31219-03 | 45 horas-aula

    Bases histórico-teóricas da sintaxe examinada em seus princípios e conceitos fundamentais: estruturalismo, funcionalismo e gerativismo.

  • Gêneros do Discurso: Questões Teóricas e Metodológicas

    Código 51257-03 | 45 horas-aula

    Estudo de teorias dos gêneros do discurso, bem como sua produtividade para análises discursivas e para o ensino de leitura e produção de textos.

  • Historiografia da Literatura Brasileira

    Código 31289-03 | 45 horas-aula

    Estudo da história da literatura brasileira em suas implicações políticas e sociais, com ênfase no processo de formação da literatura nacional.

  • História e Filosofia da Linguística

    Código 51244-03 | 45 horas-aula

    Estudo da evolução histórica do pensamento linguístico em seus conceitos fundamentais e suas bases filosóficas e metateóricas.

  • Identidade e Alteridade na Literatura

    Código 51247-03 | 45 horas-aula

    Estudo da dinâmica identidade/alteridade, postas em questão no texto literário, e das formas de construção, ruptura, estereotipia, problematização, relacionadas às diferentes figurações do outro.

  • Introdução aos Estudos Literários

    Código 31290-03 | 45 horas-aula

    Estudo da literatura e do campo literário em seu estatuto científico e na sua relação com os conceitos de discurso literário, linguagem literária e literariedade.

  • Introdução à Pragmática

    Código 5121J-03 | 45 horas-aula

    Bases histórico-teóricas da pragmática, examinada em seus princípios, teorias e conceitos fundamentais, considerando suas diferentes vertentes.

  • Leitura, Texto e Discurso

    Código 31280-03 | 45 horas-aula

    Estudos de conceitos de leitura fundamentados em teorias textuais e enunciativas da linguagem e respectivas metodologias.

  • Literatura e Estudos Culturais

    Código 31291-03 | 45 horas-aula

    Estudos culturais e suas relações com o campo dos estudos literários.

  • Literatura e Fotografia

    Código 5121B-03 | 45 horas-aula

    Estudo e problematização das várias formas de diálogo entre literatura e a fotografia do século ao século XXI, de um ponto de vista histórico, temático e estético.

  • Literatura e Hermenêutica

    Código 51283-03 | 45 horas-aula

    Estudo da hermenêutica como procedimento epistemológico vinculado aos estudos literários.

  • Literatura e História

    Código 31293-03 | 45 horas-aula

    Análise das relações entre o discurso histórico e o discurso literário: diferenças, semelhanças, fronteiras.

  • Literatura e Linguagem Digital

    Código 41282-03 | 45 horas-aula

    Estudo da literatura em diálogo com as novas mídias, articulando a teoria e a prática da escrita literária com os contextos do audiovisual, das tecnologias emergentes e da internet.

  • Literatura e Teorias do Imaginário

    Código 5121M-02 | 30 horas-aula

    Análise e aplicação das teorias e métodos de abordagem do imaginário em textos literários.

  • Literatura, Feminismo e Questões de Gênero

    Código 1918F-03 | 45 horas-aula

    Estudo de complexidades, especificidades e conflitos nas diversas conceituações relativas ao feminismo e às questões de gênero na história social em conexão com a literatura.

  • Literatura, História e Memória Cultural

    Código 5121N-03 | 45 horas-aula

    Literatura como fenômeno histórico e de expressão identitária, preservação e compreensão da memória cultural.

  • Literaturas Africanas em Língua Portuguesa

    Código 5121P-01 | 15 horas-aula

    Estudo das literaturas africanas de expressão em língua portuguesa, a partir da problemática das teorias pós-coloniais.

  • Narrativa Portuguesa

    Código 1918E-02 | 30 horas-aula

    Estudo e análise da Literatura Portuguesa considerada em sua produção narrativa.

  • Neuroimagem da Cognição Humana

    Código 63405-02 | 30 horas-aula

    Estudam-se métodos de neuroimagem funcional, novas técnicas de análise de neuroimagens e as bases neurais de processos cognitivos superiores (compreensão da linguagem, funções executivas, raciocínio espacial).

  • O Insólito em Escrita Criativa

    Código 1918I-03 | 45 horas-aula

    Estudo das principais correntes teóricas, com aplicações em Escrita Criativa, dos temas do Insólito – o fantástico, o estranho, o maravilhoso, o absurdo e demais modalidades – e suas manifestações na literatura e em outras artes.

  • Oficina de Criação I: Romance

    Código 1918H-03 | 45 horas-aula

    Emprego de teorias da narrativa romanesca, objetivando o aprofundamento do processo criativo e o fomento da escrita do romance.

  • Oficina de Criação II: Poesia

    Código 41281-03 | 45 horas-aula

    Emprego de teorias do gênero lírico em suas variadas formas, objetivando o aprofundamento do processo criativo e o fomento da escrita poética.

  • Oficina de Criação IV: Texto não Ficcional e Outras Linguagens

    Código 41277-03 | 45 horas-aula

    Estudo e criação de formas literárias não ficcionais, discutindo o lugar da não ficção no sistema literário e sua relação com outras linguagens, numa abordagem interdisciplinar.

  • Oficina de Criação Iii: Temas da Literatura Contemporânea

    Código 19130-03 | 45 horas-aula

    Estudo e produção de textos ficcionais e teóricos sob o recorte temático da literatura contemporânea.

  • Oficina de Criação V: Noçoes de Rot. para Obras Audiovisuais

    Código 1918G-01 | 15 horas-aula

    Análise e criação de roteiros para obras audiovisuais como filmes, conteúdos em vídeo e programas de televisão, discutindo aspectos de representação e narrativa.

  • Poesia Portuguesa

    Código 1918D-02 | 30 horas-aula

    Estudo e análise da Literatura Portuguesa considerada em sua produção lírica.

  • Português para Estrangeiros

    Código 41291-04 | 60 horas-aula

    Desenvolvimento de competência da língua portuguesa em contextos acadêmicos, com ênfase nas questões relativas à cultura acadêmica brasileira e ao emprego comunicativo da língua.

  • Pragmática Aplicada Ao Ens. de Inglês Como Lín. Adicional

    Código 1918L-03 | 45 horas-aula

    Estudo das principais abordagens da pragmática aplicadas ao ensino e à compreensão das questões envolvidas na construção da competência pragmática do docente de Inglês como Língua Adicional.

  • Pragmática Aplicada Ao Ens. de Português Como Lin. Adicional

    Código 1918K-03 | 45 horas-aula

    Estudo das principais abordagens da pragmática aplicadas ao ensino e à compreensão das questões envolvidas na construção da competência pragmática do docente de Português como Língua Adicional a partir da avaliação pragmática e ensino por tarefas.

  • Processamento da Leitura: Teorias e Métodos

    Código 1918J-03 | 45 horas-aula

    Estudo do processamento da leitura no mono e no bilinguismo, relacionando-o a outros aspectos cognitivos, a partir de bases teóricas e experimentais de estudos da linguagem típica e atípica.

  • Psicolinguística: Fundamentos e Interface

    Código 41253-03 | 45 horas-aula

    Estudo dos fundamentos psicolinguísticos sobre consciência e processamento da linguagem (compreensão e produção), considerando seu percurso e tendências, em suas relações intradisciplinares e interdisciplinares.

  • Seminario Libre de Lingüística III

    Código 1918R-01 | 15 horas-aula

    Resolução de problemas da linguagem através de diferentes teorias.

  • Seminario Livre de Literatura III

    Código 41212-01 | 15 horas-aula

    Estudo monográfico de tópico referente ao sistema literário ocidental.

  • Seminário Livre de Linguística I

    Código 31299-01 | 15 horas-aula

    Estudo de teorias pertinentes à linguagem.

  • Seminário Livre de Linguística II

    Código 41200-01 | 15 horas-aula

    Análise detalhada de tópicos de diferentes áreas de estudo da linguagem.

  • Seminário Livre de Linguística III

    Código 41201-01 | 15 horas-aula

    Resolução de problemas da linguagem através de diferentes teorias.

  • Seminário Livre de Linguística IV

    Código 19190-01 | 15 horas-aula

    Análise de questões de linguagem a partir da interface entre Linguística e outras áreas do conhecimento.

  • Seminário Livre de Literatura I

    Código 41210-01 | 15 horas-aula

    Estudo monográfico sobre autor do sistema literário ocidental.

  • Seminário Livre de Literatura II

    Código 41211-01 | 15 horas-aula

    Estudo monográfico sobre obra do sistema literário ocidental.

  • Seminário de Escrita Criativa I

    Código 41283-01 | 15 horas-aula

    Reflexões e exercícios acerca da escrita ficcional.

  • Seminário de Escrita Criativa II

    Código 41284-01 | 15 horas-aula

    Reflexões e exercícios acerca da escrita poética.

  • Seminário de Escrita Criativa III

    Código 41285-01 | 15 horas-aula

    Reflexões e exercícios acerca da literatura articulada com outras linguagens.

  • Sociofonética

    Código 5121T-03 | 45 horas-aula

    Estudo dos aspectos fonéticos da variação sociolinguística e do significado social da variação fonética na produção e percepção fala e das implicações da variação sociofonética para a teoria fonológica.

  • Teoria da Variação

    Código 51240-03 | 45 horas-aula

    Estudo do modelo e método relacionados ao exame da língua no contexto social.

  • Teoria e Prática da Tradução

    Código 51265-03 | 45 horas-aula

    Estudo teórico e desenvolvimento prático para a tradução de textos literários e não literários.

  • Teorias Contemporâneas da Literatura

    Código 41213-03 | 45 horas-aula

    Estudo das teorias literárias dos séculos XX e XXI: do formalismo ao multiculturalismo.

  • Teorias da Criação Dramática

    Código 41274-03 | 45 horas-aula

    Leitura de teorias da criação dramática, com estudo de obras exemplares e depoimentos de dramaturgos com vistas à criação, análise e discussão de textos.

  • Teorias da Criação Ficcional

    Código 41215-03 | 45 horas-aula

    Leitura de teorias da criação ficcional, com estudo de obras exemplares e depoimentos de ficcionistas com vistas à criação, análise e discussão de textos.

  • Teorias da Criação Poética

    Código 41216-03 | 45 horas-aula

    Leitura de teorias da criação poética, com estudo de obras exemplares e depoimentos de poetas com vistas à criação, análise e discussão de textos.

  • Teorias da História da Literatura

    Código 41217-03 | 45 horas-aula

    Estudo dos fundamentos teóricos e metateóricos na construção das teorias clássicas e contemporâneas sobre a escrita da história da literatura.

  • Teorias da Leitura

    Código 5121Y-02 | 30 horas-aula

    Análise e aplicação das teorias da leitura e das práticas sociais de leitura e circulação do livro.

  • Teorias da Narrativa I

    Código 5121Z-02 | 30 horas-aula

    Estudo teórico a respeito da narrativa, do conceito de narratividade e dos elementos constitutivos do texto narrativo.

  • Teorias da Narrativa II

    Código 5122A-02 | 30 horas-aula

    Exame das perspectivas teóricas de análise da narrativa a partir da natureza do gênero narrativo e suas especificidades.

  • Teorias da Poesia

    Código 41219-03 | 45 horas-aula

    Estudo e análise das teorias poéticas clássicas e modernas, bem como dos modelos teóricos referentes à leitura crítica do poema.

  • Teorias do Discurso em Interface: Mídia e Arte

    Código 19184-03 | 45 horas-aula

    Reflexão sobre teorias do discurso e suas possíveis contribuições para a construção de sentidos de discursos midiáticos e artísticos.

  • Teorias do Drama

    Código 41220-03 | 45 horas-aula

    A poética e a história do texto dramático em suas diferentes manifestações e gêneros.

  • Tópicos de Discurso e Ensino

    Código 51246-03 | 45 horas-aula

    Estudo do discurso sob perspectivas enunciativas, com ênfase no ensino, a partir da investigação de processos de transposição didática e aplicação ao ensino.

  • Tópicos de Literatura Brasileira I

    Código 5122C-03 | 45 horas-aula

    Estudos de Literatura Brasileira: movimentos literários, autores e obras representativos compreendidos entre o período de formação e a década de 1970.

  • Tópicos de Literatura Brasileira II

    Código 5122D-01 | 15 horas-aula

    Tendências contemporâneas da literatura brasileira: dos anos 1980 ao final do século XX.

  • Tópicos de Literatura Brasileira III

    Código 5122E-01 | 15 horas-aula

    Tendências contemporâneas da literatura brasileira no século XXI.

  • Tópicos de Teoria Dialógica

    Código 41251-03 | 45 horas-aula

    Estudo dos princípios e conceitos da teoria dialógica para a análise de variadas práticas discursivas.

  • Ética e Criação Literária I

    Código 19131-03 | 45 horas-aula

    Estudo do ato de escrever como um ato eminentemente ético, a partir da articulação entre a produção teórica de escritores contemporâneos e a proposta filosófica da ética-estética da alteridade.

Coordenação

Regina Kohlrausch | [email protected]

Comissão coordenadora/Comissão de Gestão PROEX/CAPES

Regina Kohlrausch (Coordenadora)
Bernardo José de Moraes Bueno
Claudio Primo Delanoy
Altair Teixeira Martins
Carlos Alexandre Baumgarten
Maristela Scheuer Deves (Representante Discente)

Comissão de bolsas

Regina Kohlrausch (Coordenadora)
Aline Fay de Azevedo
Moema Vilela
Carlos Alexandre Baumgarten
Maristela Scheuer Deves (Representante Discente)

Comissão de Autoavaliação

Cláudia Regina Brescancini (Docente)
Anderson Dick Smidarle (Discente)
Julia Barbosa Dantas (Egresso Titulado)
Tamires Da Silva Silveira Justo (Técnico Administrativo)
Maria Eunice Moreira (Membro da Comunidade Externa)
Cristiane Mafacioli Carvalho (Membro Indicado pela Pró-Reitoria)

Atendimento Secretaria de Pós-Graduação

Avenida Ipiranga, 6681
Prédio 8, 4° andar, sala 403
Porto Alegre/RS – Brasil – CEP 90619-900
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta: Das 8h às 12h e das 13h às 18h

  • 2021

    Prêmios concedidos a professores do PPGL

    Professor Dr. Ricardo Timm de Souza

    Prêmio Minuano de Literatura – Livro do Ano 2021, categoria Especial, com Crítica da Razão Idolátrica: tentação de Thanatos, Necroética e Sobreviência (Zouk)

    Professora Dra. Maria Eunice Moreira

    Prêmio AGES Livro do ano 2021, categoria especial, com Retratos de Camafeu: biografias de escritoras sul-rio-grandenses (Edições Biblioteca Rio-Grandense)

    Prêmios concedidos a alunos do PPGL

    Mestrando Samir Machado de Machado

    Prêmio Jabuti 2021 – Livro Brasileiro Publicado no Exterior, com Tupinilândia (Editions Métailié)

    Mestrando Samir Machado de Machado (em coautoria com Marcelo Ferroni e com a egressa do PPGL, Natália Borges Polesso)

    Prêmio Jabuti 2021 – Romance de Entretenimento, com Corpos secos (Alfaguara)

    Doutorando Jeferson Tenório

    Prêmio Jabuti 2021 – Romance Literário, com O avesso da pele (Companhia das Letras)

    Dr. Camilo Mattar Raabe

    Troféu Dyonélio Machado, categoria de Dissertação ou Tese Acadêmica, promovido pela Academia Rio-Grandense de Letras, com a tese Nos domínios da Terceira Vigília: edição crítico-genética de romance inédito de Dyonelio Machado (2020) – Orientadora: Dra. Regina Kohlrausch

  • 2020

    Prêmios concedidos a alunos do PPGL

    Mestranda Karen Isabelle Soares

    Prêmio AGES Livro do Ano – Edição 2020, na categoria Narrativa Longa, com A Deusa no Labirinto, Jambô Editora
    Doutorando Jeferson Tenório
    3ª. Edição do Jacarandá do Jornal Correio do Povo (Porto Alegre/RS), Categoria Livro do Ano, com Avesso da Pele (Companhia das Letras)

  • 2019

    Prêmios concedidos a professores do PPGL

    Professor Dr. Altair Teixeira Martins

    Prêmio Minuano de Literatura 2019, na categoria Texto Dramático, com Guerra de urina, Editora EDIPUCRS

    Professor Dr. Diego Grando

    Prêmio Açorianos de Literatura, na Categoria Poesia, com Spoilers, Editora Confraria do Vento

    Prêmios concedidos a alunos do PPGL

    Doutorando Gabriel Eduardo Bortulini

    17º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil) – Poesia

    Doutorando Jeferson de Souza Tenório

    Prêmio AGES – Livro do Ano 2019, na categoria Narrativa longa, com Estela sem Deus, Editora Zouk

    Doutoranda Julie Stefane Dorrico Peres

    16° Concurso FNLIJ/UKA Tamoios de Textos de Escritores Indígenas – 2019 (1° lugar)

    Doutoranda Maria Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio

    11° Prêmio Professores do Brasil, na Categoria Ensino Fundamental: 6º ao 9º ano.

    Doutoranda Mônica Klen de Azevedo

    7° Prêmio RBS de Educação 2019, 1° lugar nas Escolas Privadas, com Recontando a Cidade.

    Mestrando Samir Machado de Machado

    Prêmio Minuano de Literatura 2019, na categoria Ficção – Romance/Novela, com Tupinilândia, Editora Todavia.

  • 2018

    Prêmios concedidos a alunos do PPGL

    Doutora Andréia Alves Pires

    Troféu Dyonélio Machado – Categoria de tese acadêmica

    Doutorando Cristiano Ordovás Baldi

    Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria Narrativa Longa, com Correr com Rinocerontes, Não Editora
    Finalista do Prêmio AGES – Livro do Ano – Edição 2018 – na categoria Narrativa Longa

    Doutorando Daniel Fernando Gruber

    3º lugar no Concurso Literário Internacional #SweekStars
    Finalista do Prêmio Minuano de Literatura – Categoria Conto, com “O jardim das Hespérides”

    Mestre Emir Rossoni

    Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, com o livro “Domanda Nisio

    Doutorando Gustavo Melo Czekster

    Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria Conto, com Não há amanhã, Editora Zouk
    Finalista do Prêmio AGES – Livro do Ano – Edição 2018 – na categoria Narrativa Curta, com Não há amanhã
    Prêmio Minuano de Literatura – Categoria Conto, com Não há amanhã, Editora Zouk

    Doutoranda María Elena Morán Atencio

    1° lugar na 3° Edição do Prêmio Cabíria de Roteiro, com o roteiro de longa-metragem “Livramento”

    Mestranda Sara Regina Albuquerque Franca

    3º lugar na categoria conto – Prêmio Off-flip
    Finalista do Infanto-juvenil – Prêmio Off-flip
    Vencedora do Edital de obras literárias com o livro “giz morrendo”

    Doutorando Tiago Dantas Germano

    Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria, Crônica, com Demônios domésticos, Editora Le Chien
    Finalista do Prêmio Minuano de Literatura – Categoria Crônica, com “Demônios domésticos”

  • 2017

    Prêmios concedidos a alunos do PPGL

    Doutorando Gustavo Melo Czekster

    Prêmio Açorianos de Literatura, categoria Conto, com Não há amanhã (Zouk)

    Doutora Camila Canali Doval

    Menção Honrosa Prêmio Dirce Côrtes Riedel da ABRALIC, pela tese Mulheres escritas por mulheres: a personagem feminina no romance brasileiro contemporâneo (2000-2014) (2016) – Orientadora: Dra. Sissa Jacoby

    Doutoranda Natália Borges Polesso

    Indicada pelo Hay Festival como uma das 39 melhores escritoras da América Latina

    Mestrando Emir Rossoni

    Premiado no Concurso Literário Felippe D’Oliveira, na modalidade Crônica, com Era uma Caixa de Madeira

    Mestrando Frederico Dollo Linardi

    2° lugar no 14° Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães

    Doutoranda Patrícia Gonçalves Tenório

    Premio Assoluto da Accademia Internazionale Il Convivio, com “A menina do olho verde”

  • 2016

    Prêmios concedidos a professores do PPGL

    Profa. Dra. Ana Maria Lisboa de Mello

    Homenageada pela FAPERGS, na noite de 06 de outubro, como agradecimento pela dedicação ao trabalho realizado no Comitê de Artes e Letras da Fundação.

    Prêmios concedidos a alunos do PPGL

    Natália Borges Polesso (Doutoranda em Teoria da Literatura)

    58º PRÊMIO JABUTI 2016 – 1º Lugar
    23º PRÊMIO AÇORIANOS – 1º Lugar
    PRÊMIO AGES – Livro do Ano (narrativa curta) Conto: Amora (Não Editora)

    Arthur Beltrão Telló (Mestre em Teoria da Literatura, titulado em 2016)

    PRÊMIO AÇORIANOS – Finalista de Criação Literária (Narrativa Longa)
    Narrativa longa: O tríptico de Elisa

    Tiago Germano (Mestrando em Escrita Criativa)

    PRÊMIO SESC de Literatura 2015 – 1º Lugar (28/04/2016)
    Crônicas Rubem Braga
    Crônica: Óculos Ray-Ban

    Julia Dantas (Mestranda em Escrita Criativa)

    PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA 2016 – Autor estreante com menos de 40 anos – Finalista
    Ruína y Leveza (Não Editora)

    Robertson Frizero (Mestre em Teoria da Literatura pelo PPGL/PUCRS)

    PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA 2016 – Autor estreante com mais de 40 anos – Finalista
    Longe das Aldeias (Editora Dublinense – Terceiro Selo)

    Emir Rossoni (Mestrando em Escrita Criativa)

    PRÊMIO SESC de Literatura 2015 – Finalista Crônicas Rubem Braga
    Consigo Vinha um Penoso

    Guilherme Azambuja Castro (Doutorando em Escrita Criativa)

    PRÊMIO AÇORIANOS – Finalista
    Conto: O amor que não sentimos e outros contos (Editora CEPE)

    Reginaldo Pujol Filho (Doutorando em Teoria da Literatura)

    PRÊMIO AÇORIANOS – Finalista
    Narrativa longa: Só faltou o título (Editora Record)

    Tiago Germano (Mestrando em Escrita Criativa)

    PRÊMIO AÇORIANOS – Finalista
    Criação literária: A mulher faminta

    COMO GOSTAIS – WIlliam Shakspeare

    PRÊMIO AÇORIANOS DE TEATRO – 2016 Melhor espetáculo – Júri popular
    Direção: Daniel Fraga (Doutorando do PPGL) Melhor atriz coadjuvante – Letícia Kleemann Participação:
    Charles Dall’Agnol – ator (Doutorando do PPGL)
    Rodrigo Trujillo – trilha sonora (Doutorando do PPGL)
    Manoela Wolff – produção (Mestranda do PPGL)
    Nadja Voss – arte (Doutoranda do PPGL)
    Natasha Centenaro – dramaturgia (Doutoranda do PPGL)
    Franciele Aguiar – atriz
    Carolina Diemer – atriz
    Eduardo Schmidt – ator
    Pedro Theobald – curador (Professor do PPGL) Realização – PUCRS

  • 2015

    Prêmios concedidos a professores do PPGL

    Prof. Dr. Charles Kiefer

    Finalista do Prêmio AGES – Livro do Ano – Edição 2015, na categoria Narrativa Longa, com “Dia de matar porco”, Associação Gaúcha de Escritores –
    Patrono do III Festival Artístico e Literário de Araricá, RS, Prefeitura de Araricá (RS).
    Patrono da 33ª Feira do Livro de Novo Hamburgo, Prefeitura Municipal de NH (RS).

    Prêmios concedidos a alunos do PPGL

    Doutoranda Debora Lais Ferraz dos Santos

    Livro: “Enquanto Deus Não Está Olhando”. Prêmio São Paulo de Literatura – Melhor Livro do Ano – Autor

    Doutorando Guilherme Azambuja Castro

    Livro: “O amor que não sentimos e outros contos”. Prêmio Nacional CEPE de Categoria Contos, Companhia Editora de Pernambuco.

    Mestranda Iuli Gerbase

    1º lugar em Roteiro – Guiões, Festival Internacional de Roteiro em Língua Portuguesa, Festival Guiões,

    Mestranda Julia Barbosa Dantas

    Finalista do Prêmio Açorianos de Criação Literária com o livro Ruína y leveza

    Doutoranda Moema Vilela Pereira

    Finalista do Prêmio Açorianos de Literatura, Coordenação do Livro e Literatura – Secretaria Municipal de Cultura (Porto Alegre)

    Doutoranda Natasha Centenaro

    Finalista do Prêmio Sesc de Literatura – categoria Romance

    Doutorando Patrick Holloway

    The Bridport Prize – https://www.bridportprize.org.uk/content/2015-shortlists
    Caring for Carers Poetry Competition – http://www.caringforcarers.ie/poetry- competition-winner-announced/
    Irish Times Travel Writing Award – http://www.irishtimes.com/life-and- style/travel/travel-writer/the-irish-times-travel-writer-winner-a-writer-heavily- disguised-as-a-teacher-1.2434795

    Mestrando Tiago Dantas Germano

    Finalista Prêmio Sesc de Literatura

    Egressa Daniela Damaris Neu

    Livro: “Som da folha quando cai – ensaio sobre o processo criativo em poesia” (livro decorrente da dissertação de Mestrado do PPGL/PUCRS)
    Vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura (RS)
    Vencedora do Livro do Ano (RS)

  • 2014

    Prêmios concedidos a professores do PPGL

    Professor Charles Kiefer

    Escritor Homenageado, Prefeitura Municipal de Santa Rosa (RS)

    Professora Leda Bisol

    Homenagem à Leda Bisol: Diálogos e perspectivas em linguística, Revista Fragmentum
    Universidade Federal de Santa

    Prêmios concedidos a alunos do PPGL

    Doutoranda Moema Vilela Pereira

    Finalista do Concurso Contista Estreante, Festa Literária de Porto Alegre (Festipoa) / Editora Modelo de

    Doutoranda Natalia Borges Polesso

    48º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul – 2º lugar na categoria Poesia, Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do

    Mestre Natasha Centenaro

    1º lugar: Prêmio Jovem Autor Literacidade – Livro completo de contos, Editora Literacidade.
    Finalista do Prêmio SESC de Literatura – categoria

    Doutoranda Patricia dos Santos Silveira

    Prêmio Funarte de Dramaturgia, com o texto Terra Santa, Fundação Nacional das
    Concurso Nacional Novos Poetas – Prêmio CNNP, Editora

  • 2013

    Prêmios concedidos a professores do PPGL

    Professora Dra. Vera Teixeira De Aguiar

    Altamente recomendável FNLIJ pelo “Livro Conto e reconto: das fontes à invenção”, Fundação Nacional do Livro Infantil e
    Altamente recomendável FNLIJ pelo “Livro Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim”, Fundação Nacional do Livro Infantil e
    Finalista do Prêmio Jabuti, Categoria Educação pelo livro “A poesia infantil e juvenil brasileira”, Câmara Brasileira do

    Prêmios concedidos a alunos do PPGL

    Mestre Caio Yurgel

    1º Lugar do IV Prêmio Nacional Ideal Clube de Literatura – categoria Conto (livro: “Do lado fechado da porta e outras histórias”)

    Doutoranda Natalia Borges Polesso

    Prêmio Açorianos de Literatura 2013 CONTO (Livro: Recortes para álbum de fotografia sem gente), Prefeitura de Porto Alegre, Coordenação do Livro e Secretaria Municipal de Cultura.
    Melhor Espetáculo do 2º Montenegro em Cena, Marca Produções Culturais e Prefeitura de
    1º Lugar Texto inédito do 2º Montenegro em Cena, Marca Produções Culturais e Prefeitura de

    Mestranda Natasha Centenaro

    Melhor Espetáculo do 2º Montenegro em Cena, Marca Produções Culturais e Prefeitura de
    1º Lugar Texto inédito do 2º Montenegro em Cena, Marca Produções Culturais e Prefeitura de

    Doutoranda Patricia Dos Santos Silveira

    Indicação ao prêmio Açorianos de Teatro – Categoria Melhor Espetáculo Teatral – Sonhos [Im]possíveis, Prefeitura Municipal de Porto
    Melhor espetáculo – Sonhos [Im]possíveis, 2º Festival de Teatro Montenegro em
    Melhor texto inédito – Sonhos [Im]possíveis, 2º Festival de Teatro Montenegro em Cena.

Público Valor
Público Geral
R$ 1.930,46

Total de Parcelas

O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.

Vencimentos e formas de pagamento

O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.

Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.

Prorrogação

Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.

Prorrogação

Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.

Prazo máximo para conclusão

O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.

Reajustes

Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

Notícias

 

Ver todas
Ver todas