A área de Linguística compromete-se com análise e descrição de sistemas e do uso da língua, em duas linhas de pesquisa: (a) Teoria e Análise Linguística: estuda descrição da interface sintático-semântica e pragmática nos aspectos formais, cognitivos e comunicativos da linguagem; da análise formal de aspectos fonológicos do Português e de estudos comparativos de sistemas e subsistemas fonológicos; (b) Teorias e Uso da Linguagem: estuda a linguagem verbal a partir da relação entre perspectivas teóricas e empíricas da estrutura linguística referentes a texto e discurso, aquisição da linguagem pela criança e variação linguística.
A área de Teoria da Literatura volta-se a questões relativas a aspectos teórico-críticos da produção e recepção literárias, sistema literário, formação de leitores, literatura infantil e juvenil, pesquisa sobre fontes primárias, recuperação e história da literatura. Nessa área, há duas linhas de pesquisa: (a) Teorias Críticas da Literatura: investiga e avalia pressupostos teóricos que fundamentam o fato literário, reflete sobre relações que a literatura estabelece com outros campos e sistemas culturais; (b) Literatura, História e Memória: investiga a literatura como fenômeno histórico e de expressão identitária, específico de espaços determinados ou vinculados a universo mais amplo.
A área de Escrita Criativa, com ênfase interdisciplinar, tem uma linha de pesquisa específica: Leitura, Criação e Sistema Literário. Investiga a gênese de textos literários e não literários, sua relação com outras linguagens, a inclusão do escritor no sistema literário, apoiada em teorias críticas da literatura e em documentos de escritores sobre o processo de criação. Seu foco volta-se à criação literária e seus fundamentos estéticos, à crítica genética, às relações entre literaturas e outras mídias, produção de roteiros teatrais e fílmicos e criação de textos não literários. Os acervos literários e documentais do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural – estão à disposição para investigação e aulas in loco sobre o processo criativo dos escritores através do manuseio e da análise dos manuscritos, correspondências, fotografias e anotações registradas em livros e outros materiais que integram o Espaço.
As três áreas têm em comum uma linha de pesquisa – Fundamentos Linguístico-Literários da Linguagem – que dá suporte ao estudo do significado nos textos literários e não literários. Visa ao estudo teórico do campo mais abrangente no qual se inserem as três áreas – a linguagem – e reúne projetos que têm interfaces com a sociedade atual, entre os quais os voltados ao ensino. Essa linha comum proporciona o estabelecimento de estudos interdisciplinares, que trazem resultados positivos à área de Letras.
Inscrições: De 01/09 a 29/11/24
Duração mestrado: 12 a 30 meses
Duração doutorado: 24 a 54 meses
E-mail: [email protected]
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O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) foi criado em 1969, pelo Conselho Universitário da PUCRS, sob a denominação de Curso de Pós-Graduação em Letras. No ano seguinte, ou seja, em 1970, foi instalado o Curso de Pós-Graduação em Linguística e Letras (CPGLL), com a atribuição de implantar o Programa de Mestrado no Instituto de Letras e Artes (ILA), hoje Escola de Humanidades. O Curso iniciou suas atividades em 1970, com Mestrado em Linguística Aplicada (atual Linguística), e em 1972, em Teoria Literária (atual Teoria da Literatura).
Em 8 de outubro de 1973, o Curso foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação e, subsequentemente, recredenciado em 4 de outubro de 1979 e 5 de dezembro de 1985. Em 27 de abril de 1977, o Conselho Universitário da PUCRS aprovou a criação do nível de Doutorado, nas áreas de Linguística Aplicada e Teoria da Literatura, cujas atividades tiveram início em 1978. O Curso, em nível de Mestrado e de Doutorado, foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação em 5 de dezembro de 1985, através do Parecer 864/85, e recredenciado em 7 de outubro de 1993, pelo Parecer 639/93.
Desde sua criação, podem-se identificar três fases do PPGL, decorrentes do seu amadurecimento e das diretrizes da CAPES. Na primeira, entre 1970 e 1977, o impacto do PPGL foi mais regional, acolhendo alunos de IES do RS e capital. Pesquisas e eventos visavam sobretudo à realidade social sul-rio-grandense, embora seus ministrantes viessem de outros espaços culturais. Por isso, vários trabalhos (publicações, dissertações) desenvolviam temas sobre a cultura local. Nesse momento, a revista Letras de Hoje, criada em 1967, vincula-se ao PPGL.
Na segunda fase, de 1978, início do Doutorado, a 2004, o PPGL se ampliou muito, com contratação de professores estrangeiros de Linguística e com alunos das cinco regiões brasileiras, que fizeram pesquisas relevantes para seus Estados. Assim, contribuiu para a expansão da pós-graduação brasileira, como se observa pela alocação dos egressos, que estão em IES e divulgam a produção intelectual em eventos e publicações. Nessa fase, a Linguística voltou-se para Psicolinguística, Sociolinguística e Teoria da Variação, Texto e Discurso, Lógica da Linguagem Natural, Fonologia, Sintaxe e Semântica. A Teoria da Literatura optou pela avaliação crítica da produção e recepção literárias; recuperação e historicização da memória literária; sistema literário de língua portuguesa e de outras línguas; teorias da leitura e formação do leitor infantil e juvenil.
Em 1982 e 1983, iniciaram-se os Seminários de Crítica Literária Brasileira e de Crítica do RS (atualmente com 28 e 27 edições). Em 1985, surgiu a Oficina de Criação Literária para incentivar a produção artística de novos autores. Com reputação nacional, a Oficina, ministrada pelo premiado escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, já formou mais de 800 alunos de vários Estados, muitos com projeção nacional, como Cíntia Moscovich, Letícia Wierzchowski, Michel Laub, Daniel Galera, Amilcar Bettega Barbosa, Daniel Pelizzari, Clarah Averbuck, Bernardo Moraes e Robertson Frizero.
Na área de Linguística, entre 1989 e 2009, o PPGL realizou 8 edições do Seminário Nacional de Aquisição da Linguagem. Em 1995, houve a primeira edição do Seminário Internacional de História da Literatura e, no âmbito das publicações, surgiram os Cadernos de Pesquisas em Literatura e os de Linguística e coleções de livros do PPGL/EDIPUCRS. Grupos de Trabalhos da ANPOLL, liderados por pesquisadores do PPGL, favoreceram a divulgação de resultados de pesquisas e intercâmbio com outros centros. Os docentes ampliaram presença no circuito acadêmico, em eventos nacionais e internacionais de referência (IRA, BRASA, AIL), de associações científicas nacionais (ANPOLL, ABRALIN, ABRALIC), de comissões em agências de fomento (FAPERGS, CAPES, CNPq, FAPERJ, FAPESC).
Na terceira e atual fase do PPGL, iniciada em 2005 com a posse do Reitor Joaquim Clotet e o Plano Estratégico da PUCRS (em 5 grandes áreas: ensino, pesquisa, extensão, ações comunitárias e desenvolvimento institucional e meio ambiente), o Programa registrou avanço do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico. A busca de excelência comprova-se pela definição das estruturas de pesquisa, produção científica de qualidade, qualificação docente e internacionalização. O PPGL segue a política da PUCRS, que estimula a saída de um docente/semestre para pós-doutoramento em cada Programa.
A nova visão da PUCRS exigiu a reestruturação do Programa em 2008 para enfrentar desafios no contexto acadêmico e social contemporâneos, com objetivos de (a) fortalecer aspectos positivos que asseguraram a posição do PPGL nacional e internacionalmente e (b) adequar-se às novas exigências da pós-graduação, sobre produção de conhecimento e qualificação docente. A reformulação, discutida pelos docentes, manteve a estrutura básica que vinha orientando o PPGL, mas inovou ao criar espaço de discussão entre as áreas, apoiado em uma linha de pesquisa comum – Fundamentos Linguístico-Literários da Linguagem – que associa Linguística e Literatura ao estudo de teorias do campo abrangente da linguagem.
Na Teoria da Literatura, de 2006 a 2011, instituiu-se o acolhimento a alunos para escrita literária, destinando três vagas do mestrado aos que pretendessem elaborar trabalho criativo. Os estudos diferiam do mestrado em Teoria da Literatura apenas no trabalho de conclusão, que deveria conter, além da criação literária, um ensaio sobre o processo criativo. Nessa modalidade, Bernardo Bueno defendeu o 1º mestrado e está concluindo o PhD pleno em Creative Writing pela University East Anglia, Reino Unido, com bolsa CAPES. A 1ª defesa de tese de doutorado, orientada pelo prof. Assis Brasil, ocorreu em 2010, e a 2ª, em dezembro de 2012, em cotutela, com dupla titulação, orientada pela profa. Jacqueline Penjon, da Paris 3, e Assis Brasil, da PUCRS.
Em 2011, com 12 mestrados e 1 doutorado concluídos, o PPGL propôs a área de Escrita Criativa, aprovada, em 30 de junho, pela Câmara de Pós-Graduação da PUCRS. A área iniciou em 2012 com disciplinas sobre o processo criativo e bases teóricas. Fundamentada em sólida caminhada em criação textual, ampliou o espectro do trabalho final, para acolher textos não necessariamente literários, como documentário, roteiro de websérie e narrativa híbrida. O PPGL possibilitou aos mestrandos e doutorandos em Teoria da Literatura, com ênfase em Escrita Criativa, a transferência para a nova área. Ao criar a área de Escrita Criativa, sem precedentes no Brasil, o PPGL dá visibilidade ao que já vinha realizando com a Oficina Literária desde 1985 e as orientações concluídas.
Na reestruturação, o PPGL fortaleceu intercâmbios com pesquisadores do Brasil e do Exterior. Intensificam-se atualmente relações internacionais com reciprocidade na realização de eventos, publicações, intercâmbio de docentes e discentes, coorientação e cotutela de teses. Cresce o número de doutorandos em estágio-sanduíche no Exterior, a maioria em universidades parceiras do PPGL, fortalecendo a cooperação.
A estrutura atual de pesquisa do PPGL conta com 3 Centros de Pesquisa (Centro de Estudos Linguísticos (CELING), Centro de Estudos Literários (CELIT) e Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (CELIN)), 13 Núcleos de Pesquisa e 28 Grupos de Pesquisa, certificados pelo CNPq.
O PPGL dispõe de excelente infraestrutura, com espaços exclusivos para aulas e seminários, áreas de estudo e orientação, gabinetes individuais para pesquisadores, salas de estudo para os pós-graduandos e auditório próprio. Esses espaços estão equipados com computadores, impressoras e outros recursos de informática, em ambiente com climatização central.
Os professores são qualificados, com produção intelectual contínua e de qualidade, e mantêm intercâmbios com docentes de outras IES, nacionais e estrangeiras.
Coordenadores – O Curso iniciou suas atividades sob a coordenação do Ir. Dr. Elvo Clemente, que exerceu essa função no período de 1969 até 1976. Entre 1976 e 1984, foi seu coordenador o Prof. Dr. José Marcelino Poersch; de 1972 a 1975, o Prof. Dr. Wilson C. Guarany desempenhou a função de coordenador pedagógico do Curso. De 1984 a 2004, a coordenação foi exercida pela Profa. Dra. Regina Zilberman, quando o então Curso de Pós-Graduação passou a denominar-se Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). No período de 9 de dezembro de 2004 a 14 de maio de 2008, a Profa. Dra. Regina Ritter Lamprecht coordenou o PPGL. De 15 de maio de 2008 a 7 de dezembro de 2012, a Profa. Dra. Ana Maria Lisboa de Mello desempenhou a função de coordenadora.
Em 9 de dezembro de 2012, a Profa. Dra. Maria da Glória Corrêa di Fanti assumiu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras, permanecendo no cargo até fevereiro de 2017. Em 01 de março de 2017 assumiu o cargo a Profa. Dra. Cláudia Regina Brescancini, que coordenou o Programa até 30 de junho de 2021. Desde 01 de julho de 2022, a coordenação do PPGL está sob responsabilidade da Profa. Dra. Regina Kohlrausch.
Na avaliação trienal da CAPES, 2010-2012, o PPGL obteve o conceito 6, o que o colocou no rol dos Cursos considerados de excelência internacional pela CAPES. Na última avaliação, Quadrienal 2013-2016, o PPGL alcançou o nível máximo de excelência com a obtenção do conceito 7.
O Programa é beneficiado com bolsas de estudo da CAPES, do CNPq e da FAPERGS.
O Programa de Pós-Graduação em Letras tem por objetivos:
(a) Formação de recursos humanos para o ensino superior e elevação de sua qualidade nos domínios da Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa em âmbito nacional e internacional;
(b) Formação de pesquisadores que contribuam para o avanço da pesquisa no campo da linguagem literária e não literária, atendendo às necessidades sociais quanto aos múltiplos aspectos da linguagem.
O Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, com suas três áreas de concentração – Linguística, Teoria da Literatura e Escrita Criativa –, tem como foco a formação qualificada de recursos humanos para o ensino superior, tanto em âmbito nacional quanto internacional, e a formação de pesquisadores que contribuam para o avanço das áreas de atuação e suas interfaces e para o atendimento das necessidades sociais no que tange aos múltiplos aspectos da linguagem, em sua abrangência interdisciplinar.
ATÉ 2021/2
Doutorado: 36 créditos
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses
A PARTIR DE 2022/1
Doutorado: 30 créditos
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) realiza a seleção para MESTRADO e DOUTORADO nas áreas de Linguística, de Teoria da Literatura e de Escrita Criativa, no segundo semestre de cada ano letivo, para ingresso em março do ano seguinte.
A seleção para o Mestrado e o Doutorado é realizada por banca constituída de docentes do PPGL e consta das seguintes etapas:
MESTRADO: Projeto inicial de Dissertação, Entrevista e Currículo documentado.
Obs.1: Para concorrer à área de Escrita Criativa, o candidato deve apresentar três textos autorais, inéditos ou já publicados.
Obs.2: As etapas referentes à Entrevista para o Mestrado e a Defesa do projeto para o Doutorado, serão realizadas por videoconferência.
Edital 2025/1
Homologação dos Inscritos no Processo Seletivo 2025/1 – Mestrado – Clique aqui
Homologação dos Inscritos no Processo Seletivo 2025/1 – Doutorado – Clique aqui
Selección para acceder a los programas de máster y doctorado en 2025/1
Selection for admission to Master’s and Doctoral programs in 2025/1
Programa Institucional de Pós-Doutorado – PIPD
Edital – Seleção para Estágio de Pós-Doutorado PIPD/CAPES – Clique aqui
Homologação de Candidaturas – Clique aqui
Resultado do Processo – Clique aqui
Homologação das inscrições e divulgação dos horários das Defesas de Projeto de Tese para o Doutorado
Resultado do Processo Seletivo – Doutorado
Resultado do Processo Seletivo – Mestrado
Orientação de matrículas ingressantes 2024-1
Orientação de matrículas ingressantes 2024-2
Por meio do G+1, o (a) estudante que deseja seguir na área acadêmica pode viver a experiência no mestrado durante a graduação. Para isso, ele (a) precisa ter cursado, pelo menos, 50% da graduação e participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação de interesse.
Programa de Integração da Graduação com a Pós: você aproveita seus créditos eletivos para cursar disciplinas de mestrado e doutorado, com o mesmo valor da Graduação.
1. Formulário de pré-inscrição
2. Atestado de matrícula na Graduação
3. Histórico tipo zero (Portal do aluno/ Sou Aluno)
É permitido a graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, não matriculados como alunos no PPGL/PUCRS, cursar disciplinas isoladas na modalidade Aluno Especial.
O Aluno Especial matricula-se no Programa de Pós-Graduação em Letras, em disciplinas isoladas, e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação. Esses alunos podem, caso ingressem como alunos no PPGL, solicitar o aproveitamento das disciplinas, obedecendo aos critérios definidos no Regulamento do Curso.
O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos de cada disciplina, será pago em 5 (cinco) parcelas durante o período de vigência da disciplina (um semestre). Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através do telefone (51)33203588 ou e-mail: [email protected]
Documentos necessários para matrícula:
Formulário de Cadastro (arquivo com o formulário)
Cópia do diploma e do histórico do nível anterior;
Cópia do documento de identidade (RG) e CPF.
De 05 a 09/08/2024 |
Inscrição |
Envio, em um único e-mail para [email protected], com o assunto Inscrição aluno Especial, dos seguintes documentos:
Obs: a inscrição não garante vaga nas disciplinas. |
De 12 a 18/08/2024 | Reserva de Vaga | Envio da reserva de vaga para matrícula e orientações de pagamento, por e-mail, pela secretaria do PPGL/PUCRS. |
A partir de 12/08/2024 | Início das Aulas | Observar o período de aula de cada disciplina, conforme divulgado em Horários das Disciplinas acima. |
A partir de 16 de dezembro de 2024 | Solicitação de atestado de disciplina cursada em 2024/2 | Documento necessário: Comprovante de pagamento de atestado** (efetuar o pagamento no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 da PUCRS, térreo – Central de Atendimento ao Aluno))
Prazo para entrega do atestado de disciplina cursada: 5 dias úteis após a entrega do comprovante de pagamento de atestado. |
Secretaria de Pós-Graduação em Letras – Escola de Humanidades
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 8 – 4° andar, sala 403.
Horário de Funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Alunos regularmente matriculados em cursos de Mestrado e Doutorado em Letras/Linguística na UFRGS, UPF, FURG, UESPI, UNEB e UNIFESP podem cursar disciplinas isoladas na modalidade Aluno Convênio no PPGL/ PUCRS.
O Aluno Convênio pode matricular-se no Programa de Pós-Graduação em Letras em disciplinas isoladas e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação. Esses alunos podem, caso ingressem no PPGL/PUCRS, solicitar o aproveitamento das disciplinas, obedecendo aos critérios definidos no Regulamento do Curso.
De 05 a 09/08/2024 | Inscrição | Envio, em um único e-mail, para [email protected], com assunto Inscrição aluno Convênio: nome da instituição de ensino, os seguintes documentos:
Obs: a inscrição não garante vaga nas disciplinas, as vagas são limitadas. |
De 12 a 18/08/2024 |
Confirmação de matrícula | Envio da confirmação de matrícula, por e-mail, pela secretaria do PPGL/PUCRS |
A partir de 12/08/2024 |
Início das aulas | Observar o período de aulas de cada disciplina, conforme divulgado via link (Horários das Disciplinas acima) |
A partir de 16 de dezembro de 2024 |
Solicitação de atestado de disciplina cursada em 2024/2 | Documento necessário: comprovante de pagamento de atestado** (efetuar o pagamento no Setor Financeiro Acadêmico (Prédio 15 da PUCRS, térreo – Central de Atendimento ao Aluno))
Prazo para entrega do atestado de disciplina cursada: 5 dias úteis após a entrega do comprovante de pagamento de atestado. |
Secretaria de Pós-Graduação em Letras – Escola de Humanidades
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 8 – 4° andar, sala 403.
Horário de Funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 18h.
A realização de estágio pós-doutoral no PPGL/PUCRS é gratuita.
A documentação abaixo deve ser encaminhada em PDF para [email protected]
* Os termos assinados devem ser enviados por e-mail, juntamente com os demais documentos, e a via física original deve ser entregue na secretaria do PPGL.
Fluxo Interno: Envio dos documentos acima listados → avaliação pela Comissão Coordenadora do PPGL → avaliação do parecer da Comissão Coordenadora pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) → comunicação do resultado da solicitação via e-mail ao candidato pela Secretaria do PPGL .
Solicitamos atenção para que:
O envio deve ser próximo ao mês de início. Por exemplo, se o início ocorrer em setembro (registrado como 09/20XX), a documentação deve ser encaminhada com no máximo uma semana de antecedência, a partir de 23 de agosto do mesmo ano. Este prazo é necessário para a tramitação entre os setores responsáveis.
O estágio pós-doutoral tem duração máxima de 12 meses. Por exemplo, para um ingresso em setembro de 20XX até agosto do ano seguinte (20XX+1), é necessário que todos os documentos estejam alinhados quanto ao período desejado.
Orientações para Conclusão – Estagiário Pós-Doutoral Documentos necessários para solicitação de certificado:
Relatório final consubstanciado (contendo no máximo 40 páginas) e seguir o modelo de trabalhos acadêmicos disponível em aqui e capa padrão da Instituição disponível aqui.
Parecer do orientador endereçado à Comissão Coordenadora do PPGL.
Cartão PUCRS (caso tenha recebido).
Esta linha privilegia a análise e desenvolvimento de perspectivas teóricas sobre a linguagem que fundamentem o estudo do significado nos textos literários e não-literários.
Essa linha de pesquisa agrupa os projetos que discutem a gênese de textos literários e não-literários, sua relação com outras linguagens, bem como a inclusão da figura do escritor no sistema literário, apoiada em teorias críticas da literatura e em documentos de escritores sobre o processo de criação.
Esta linha privilegia a análise e desenvolvimento de perspectivas teóricas sobre a linguagem que fundamentem o estudo do significado nos textos literários e não-literários
Essa linha volta-se para a descrição da interface sintático-semântica e pragmática quanto aos aspectos formais, cognitivos e comunicativos da linguagem; análise formal de aspectos fonológicos do português e estudos comparativos de sistemas ou subsistemas fonológicos
Essa linha estuda a linguagem verbal a partir da relação entre perspectivas teóricas e empíricas de análise da estrutura lingüística referentes a questões de texto e discurso, de aquisição da linguagem pela criança e de variação lingüística
Esta linha privilegia a análise e desenvolvimento de perspectivas teóricas sobre a linguagem que fundamentem o estudo do significado nos textos literários e não-literários
Essa linha visa ao estudo da literatura como fenômenos históricos e de expressão identitária, quer sejam eles específicos de espaços determinados (a região, por exemplo), quer sejam mais amplos (a nação). É nesse campo de investigação que se coloca o DELFOS Centro de Documentação e Memória Cultural, cujos recursos de pesquisa devem ser sobejamente incrementados a partir de sua instalação em 2008
Nessa linha serão agrupados os projetos de pesquisa que visam à investigação e à avaliação dos pressupostos teóricos que fundamentam a criação e o fato literário. Constituem também objeto de investigação dessa linha as relações que a literatura estabelece com outros campos e outros sistemas culturais.
Nome | Coordenador |
---|---|
LABORATÓRIO DE HUMANIDADES DIGITAIS | BERNARDO JOSE DE MORAES BUENO |
Nome | Coordenador |
---|---|
Núcleo de Estudos do Discurso | CLAUDIO PRIMO DELANOY |
Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar de Literaturas em Língua Portuguesa | PAULO RICARDO KRALIK ANGELINI |
Núcleo de Pesquisa VARSUL (Variação Lingüística no Sul do País) | CLAUDIA REGINA BRESCANCINI |
Núcleo de Pesquisa de Historiografia da Literatura | REGINA KOHLRAUSCH |
Núcleo de Pesquisa em Arte, Imagem e Cultura Visual | CHARLES MONTEIRO |
Núcleo de Pesquisa sobre Aquisição e Processamento Cognitivo da Linguagem | LILIAN CRISTINE HUBNER |
Núcleo de Pesquisa sobre Criação Literária | LUIZ ANTONIO DE A B E SILVA |
Núcleo de Pesquisas em Ciências da Comunicação (NUPECC) | ANTONIO CARLOS HOHLFELDT |
Discussão crítica dos conceitos fundamentais da literatura comparada: fontes, influência, imitação e intertextualidade.
Study and reflection on the interaction between writing and literature in film and videoart.
Estudo e reflexão sobre a interação entre escrita e literatura no cinema e nas criações da videoarte.
Análise dos recursos artísticos e suas relações interdisciplinares com a literatura, enfocando as possibilidades contemporâneas de suporte e de leitura.
Estudos teóricos e empíricos sobre a aquisição bilíngue e multilíngue, com ênfase na interrelação entre bilinguismo e cognição.
Introdução ao estudo das teorias enunciativas, metodologias e análises.
Estudo das formas autobiográficas na literatura, a partir de considerações gerais sobre a noção de sujeito e sua função na escrita memorialística.
Estudo e análise crítica de teoria literária ou autor teórico.
Estudo do desenvolvimento e do processamento típico e atípico da linguagem, da criança ao idoso, numa perspectiva neuropsicolinguística.
Forma, estilo, voz, caracterização e estrutura da escrita literária. Exercícios de criação em diversos gêneros. Estudos de obras exemplares. Interfaces entre Teoria da Literatura e Escrita Criativa. Oficinas de produção textual.
Análise de interfaces e intersecções entre temas e obras da Literatura e da Filosofia através de suas respectivas linguagens.
Estudo de fontes e arquivos como recursos para a escrita da história da literatura, problematização do cânone e interpretação da memória literária.
Estudo teórico e prático da produção, percepção e transcrição dos sons de línguas naturais.
Introdução aos pressupostos teóricos da linguagem desenvolvidos por Bakhtin e seu Círculo.
Bases histórico-teóricas da fonologia examinada em seus princípios e conceitos fundamentais.
Bases histórico-teóricas da sintaxe examinada em seus princípios e conceitos fundamentais: estruturalismo, funcionalismo e gerativismo.
Estudo de teorias dos gêneros do discurso, bem como sua produtividade para análises discursivas e para o ensino de leitura e produção de textos.
Estudo da história da literatura brasileira em suas implicações políticas e sociais, com ênfase no processo de formação da literatura nacional.
Estudo da evolução histórica do pensamento linguístico em seus conceitos fundamentais e suas bases filosóficas e metateóricas.
Estudo da dinâmica identidade/alteridade, postas em questão no texto literário, e das formas de construção, ruptura, estereotipia, problematização, relacionadas às diferentes figurações do outro.
Estudo da literatura e do campo literário em seu estatuto científico e na sua relação com os conceitos de discurso literário, linguagem literária e literariedade.
Bases histórico-teóricas da pragmática, examinada em seus princípios, teorias e conceitos fundamentais, considerando suas diferentes vertentes.
Estudos de conceitos de leitura fundamentados em teorias textuais e enunciativas da linguagem e respectivas metodologias.
Estudos culturais e suas relações com o campo dos estudos literários.
Estudo e problematização das várias formas de diálogo entre literatura e a fotografia do século ao século XXI, de um ponto de vista histórico, temático e estético.
Estudo da hermenêutica como procedimento epistemológico vinculado aos estudos literários.
Análise das relações entre o discurso histórico e o discurso literário: diferenças, semelhanças, fronteiras.
Estudo da literatura em diálogo com as novas mídias, articulando a teoria e a prática da escrita literária com os contextos do audiovisual, das tecnologias emergentes e da internet.
Análise e aplicação das teorias e métodos de abordagem do imaginário em textos literários.
Estudo de complexidades, especificidades e conflitos nas diversas conceituações relativas ao feminismo e às questões de gênero na história social em conexão com a literatura.
Literatura como fenômeno histórico e de expressão identitária, preservação e compreensão da memória cultural.
Estudo das literaturas africanas de expressão em língua portuguesa, a partir da problemática das teorias pós-coloniais.
Estudo e análise da Literatura Portuguesa considerada em sua produção narrativa.
Estudam-se métodos de neuroimagem funcional, novas técnicas de análise de neuroimagens e as bases neurais de processos cognitivos superiores (compreensão da linguagem, funções executivas, raciocínio espacial).
Estudo das principais correntes teóricas, com aplicações em Escrita Criativa, dos temas do Insólito – o fantástico, o estranho, o maravilhoso, o absurdo e demais modalidades – e suas manifestações na literatura e em outras artes.
Emprego de teorias da narrativa romanesca, objetivando o aprofundamento do processo criativo e o fomento da escrita do romance.
Emprego de teorias do gênero lírico em suas variadas formas, objetivando o aprofundamento do processo criativo e o fomento da escrita poética.
Estudo e criação de formas literárias não ficcionais, discutindo o lugar da não ficção no sistema literário e sua relação com outras linguagens, numa abordagem interdisciplinar.
Estudo e produção de textos ficcionais e teóricos sob o recorte temático da literatura contemporânea.
Análise e criação de roteiros para obras audiovisuais como filmes, conteúdos em vídeo e programas de televisão, discutindo aspectos de representação e narrativa.
Estudo e análise da Literatura Portuguesa considerada em sua produção lírica.
Desenvolvimento de competência da língua portuguesa em contextos acadêmicos, com ênfase nas questões relativas à cultura acadêmica brasileira e ao emprego comunicativo da língua.
Estudo das principais abordagens da pragmática aplicadas ao ensino e à compreensão das questões envolvidas na construção da competência pragmática do docente de Inglês como Língua Adicional.
Estudo das principais abordagens da pragmática aplicadas ao ensino e à compreensão das questões envolvidas na construção da competência pragmática do docente de Português como Língua Adicional a partir da avaliação pragmática e ensino por tarefas.
Estudo do processamento da leitura no mono e no bilinguismo, relacionando-o a outros aspectos cognitivos, a partir de bases teóricas e experimentais de estudos da linguagem típica e atípica.
Estudo dos fundamentos psicolinguísticos sobre consciência e processamento da linguagem (compreensão e produção), considerando seu percurso e tendências, em suas relações intradisciplinares e interdisciplinares.
Resolução de problemas da linguagem através de diferentes teorias.
Estudo monográfico de tópico referente ao sistema literário ocidental.
Estudo de teorias pertinentes à linguagem.
Análise detalhada de tópicos de diferentes áreas de estudo da linguagem.
Resolução de problemas da linguagem através de diferentes teorias.
Análise de questões de linguagem a partir da interface entre Linguística e outras áreas do conhecimento.
Estudo monográfico sobre autor do sistema literário ocidental.
Estudo monográfico sobre obra do sistema literário ocidental.
Reflexões e exercícios acerca da escrita ficcional.
Reflexões e exercícios acerca da escrita poética.
Reflexões e exercícios acerca da literatura articulada com outras linguagens.
Estudo dos aspectos fonéticos da variação sociolinguística e do significado social da variação fonética na produção e percepção fala e das implicações da variação sociofonética para a teoria fonológica.
Estudo do modelo e método relacionados ao exame da língua no contexto social.
Estudo teórico e desenvolvimento prático para a tradução de textos literários e não literários.
Estudo das teorias literárias dos séculos XX e XXI: do formalismo ao multiculturalismo.
Leitura de teorias da criação dramática, com estudo de obras exemplares e depoimentos de dramaturgos com vistas à criação, análise e discussão de textos.
Leitura de teorias da criação ficcional, com estudo de obras exemplares e depoimentos de ficcionistas com vistas à criação, análise e discussão de textos.
Leitura de teorias da criação poética, com estudo de obras exemplares e depoimentos de poetas com vistas à criação, análise e discussão de textos.
Estudo dos fundamentos teóricos e metateóricos na construção das teorias clássicas e contemporâneas sobre a escrita da história da literatura.
Análise e aplicação das teorias da leitura e das práticas sociais de leitura e circulação do livro.
Estudo teórico a respeito da narrativa, do conceito de narratividade e dos elementos constitutivos do texto narrativo.
Exame das perspectivas teóricas de análise da narrativa a partir da natureza do gênero narrativo e suas especificidades.
Estudo e análise das teorias poéticas clássicas e modernas, bem como dos modelos teóricos referentes à leitura crítica do poema.
Reflexão sobre teorias do discurso e suas possíveis contribuições para a construção de sentidos de discursos midiáticos e artísticos.
A poética e a história do texto dramático em suas diferentes manifestações e gêneros.
Estudo do discurso sob perspectivas enunciativas, com ênfase no ensino, a partir da investigação de processos de transposição didática e aplicação ao ensino.
Estudos de Literatura Brasileira: movimentos literários, autores e obras representativos compreendidos entre o período de formação e a década de 1970.
Tendências contemporâneas da literatura brasileira: dos anos 1980 ao final do século XX.
Tendências contemporâneas da literatura brasileira no século XXI.
Estudo dos princípios e conceitos da teoria dialógica para a análise de variadas práticas discursivas.
Estudo do ato de escrever como um ato eminentemente ético, a partir da articulação entre a produção teórica de escritores contemporâneos e a proposta filosófica da ética-estética da alteridade.
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
NATALIA BORGES POLESSO | Currículo Lattes |
Regina Kohlrausch | [email protected]
Regina Kohlrausch (Coordenadora)
Bernardo José de Moraes Bueno
Claudio Primo Delanoy
Altair Teixeira Martins
Carlos Alexandre Baumgarten
Maristela Scheuer Deves (Representante Discente)
Regina Kohlrausch (Coordenadora)
Aline Fay de Azevedo
Moema Vilela
Carlos Alexandre Baumgarten
Maristela Scheuer Deves (Representante Discente)
Cláudia Regina Brescancini (Docente)
Anderson Dick Smidarle (Discente)
Julia Barbosa Dantas (Egresso Titulado)
Tamires Da Silva Silveira Justo (Técnico Administrativo)
Maria Eunice Moreira (Membro da Comunidade Externa)
Cristiane Mafacioli Carvalho (Membro Indicado pela Pró-Reitoria)
Avenida Ipiranga, 6681
Prédio 8, 4° andar, sala 403
Porto Alegre/RS – Brasil – CEP 90619-900
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta: Das 8h às 12h e das 13h às 18h
Nome | Lattes |
ALESSANDRA WINK GUARAGNA | Link |
ALINE CORTE | Link |
ANA LUIZA TONIETTO LOVATO | Link |
ANA PAULA RODRIGUES BASTOS | Link |
ANDERSON DICK SMIDARLE | Link |
ANDERSON TRINDADE CHAVES | Link |
ANDRE RODRIGUES DE CARVALHO | Link |
ANDREZZA TARTAROTTI POSTAY | Link |
ANTONIO CARLOS MACEDO MUNRO FILHO | Link |
ARIANE BORBA CLOS | Link |
AUXILIADOR JAIRO DE SOUSA | Link |
CARINA ZATTI CORA | Link |
CAROLINE JOANELLO | Link |
CLAUDIA DE MARCHI | Link |
CONCEICAO DE MARIA CORREA FEITOSA | Link |
CRISTIANO SANDIM PASCHOAL | Link |
DHAIELE SANTANA SCHMIDT | Link |
EDCLEBERTON DE ANDRADE MODESTO | Link |
EDUARDO DA SILVA MOLL | Link |
FERNANDA PERES LOPES | Link |
FERNANDO MANTELLI | Link |
FILIPE FRAGA DE AGUIAR | Link |
FILIPE HENRIQUE BEZERRA MATOS DE ALENCAR | Link |
FILIPE SMIDT NUNES | Link |
JESSE CARVALHO LEBKUCHEN | Link |
JESSICA DE SOUZA BARBOSA | Link |
JONAS KUNZLER MOREIRA DORNELLES | Link |
JOSE CARLOS RIBEIRO MARTINS | Link |
LEONARDO SARMENTO TRAVINCAS DE CASTRO | Link |
LETICIA LIMA | Link |
LIA KIM | Link |
LOECY ROSA DAMASIO | Link |
LUCAS ZAMBRANO ROLLSING | Link |
LUCIANA DELGADO DA SILVA | Link |
LUCIANE ALVES BRANCO MARTINS | Link |
LUIZ FELIPE DOS SANTOS | Link |
MANUELA RODRIGUES FURTADO | Link |
MARA RUBIA RODRIGUES FREITAS | Link |
MARIA EDUARDA FREITAS MORAES | Link |
MARIANA RISSI AZEVEDO | Link |
MARIANA SOLETTI DA SILVA | Link |
MARISTELA SCHEUER DEVES | Link |
MARTINA DA SILVA SCHAEDLER | Link |
MATEUS KLUMB | Link |
MATHEUS RODRIGUES GONCALVES | Link |
MONICA SILVEIRA JORGE DA SILVA | Link |
NATHALIA HECZ COUTO | Link |
NATHALIA MAYNART CADO | Link |
OSCAR AUGUSTO SOLARI RUIZ- ELDREDGE | Link |
PABLO MACHEL NABOT SILVA DE ALMEIDA | Link |
PATRICIA NAMES | Link |
RAFAEL JOSE BASSI | Link |
RAISSA LAUANA ANTUNES DA SILVA | Link |
RAQUEL DE MELLO SOARES | Link |
RENATA FONSECA WOLFF | Link |
RENATA TOIGO | Link |
RICIERI CAMATTI RAMOS SILVA | Link |
SAMIR MACHADO DE MACHADO | Link |
THALYTA BRUNA COSTA DO LAGO | Link |
VERONICA FARIAS SAYAO | Link |
VINICIUS CANHOTO GOMES MACHADO | Link |
VIRGINEA NOVACK SANTOS DA ROCHA | Link |
WALQUIRIA GUEDERT MENDES | Link |
Acordos Nacionais
Fundação Universidade do Rio Grande
Universidade Federal de Passo Fundo
Universidade Federal de São Paulo
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado do Piauí
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
DINTER (2010-2014) – Universidade do Estado da Bahia
PROCAD (2008-2010) – (a) Universidade do Estado da Bahia; (b) Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis), Universidade Federal de Goiás e Universidade Estadual de Maringá (Sob o patrocínio da CAPES, através do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD, a Faculdade de Letras da PUCRS (atual Escola de Humanidades) desenvolve, desde 2008, no PPGL, dois projetos de pesquisa em convênio com outras universidades brasileiras: Literatura, memória e história: representações literárias regionais, coordenado pela professora Dr. Ana Maria Lisboa de Mello, do qual participa a Universidade Estadual do Estado da Bahia-UNEB, e Interstícios: Literatura juvenil e formação do leitor – a arte e indústria cultural, coordenado pela professora Dr. Vera Teixeira de Aguiar, do qual participam a Universidade do Estado de São Paulo- UNESP/Assis, a Universidade Estadual de Maringá-UEM e a Universidade Federal de Goiás-UFG.
O projeto Literatura, memória e história: representações literárias regionais visa estabelecer diálogos teórico-críticos entre pesquisadores de regiões e espaços culturais diferenciados, através da realização de investigação conjunta, intercâmbio de docentes e discentes, publicações e eventos. Está formando uma rede de cooperação que desencadeia novas perspectivas teóricas e práticas de pesquisas, problematizando a primazia dos modelos hegemônicos em relação às manifestações culturais regionais. A realidade histórica das práticas culturais de leitura e das produções literárias regionais e marginalizadas constituem um eixo balizador para rever e articular entendimentos assentados na pluralidade de produções e saberes que também se tramam à margem das seculares formulações históricas.
O projeto Interstícios estuda a narrativa juvenil brasileira, através do levantamento das obras, com vistas à definição do gênero, à crítica da produção existente, à descrição de sua trajetória histórica e à formulação de uma metodologia de ensino. A pesquisa prevê a criação de um banco de dados e de um catálogo online, a serem disponibilizados a professores e pesquisadores interessados, como instrumentos de apoio às atividades de formação do leitor.)
SUL LETRAS – Rede de Cooperação em Pesquisa e Pós-Graduação em Linguística e Literatura – Programas de Pós-Graduação em Letras da Região Sul (RS, SC, PR)
Instituições Nacionais Parceiras em Projetos de Pesquisa:
Universidade Luterana do Brasil
Universidade do Vale do Taquari
Universidade de Caxias do Sul
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade de Campinas
Universidade de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Universidade Federal de Minhas Gerais
Universidade de Brasília
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Acordos internacionais:
Institut de Textes et Manuscrits Modernes (ITEM) – França
Universidade de Coimbra – Portugal
Universidade de Lisboa – Portugal
Universidade do Porto – Portugal
Université de la Sorbonne Nouvelle, Paris 3 – França
Université Michel de Montaigne, Bordeaux 3 – França
Instituições Internacionais Parceiras:
Concordia University – Canadá
City University of New York (CUNY), University of Boston – EUA
École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS) – França
Freie Universität Berlin – Alemanha/Universidade de Copenhague – Dinamarca
Macau University of Science and Technology/University of Macau – China
Universidade do Minho – Portugal
Universidad de Barcelona – Espanha
Universidad de Cádiz – Espanha
Université Laval – Canadá
Université de Montréal e Centre de Recherche D’Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal (CRIUGM) – Canadá
Université de la Sorbonne, Paris 4 – França
Université de Vincennes, Paris 8 – França
University of Freiburg (UF) – Alemanha
Yale University/Haskins Laboratories – EUA
Formulário de Solicitação para Estágio de Docência
Formulário de Conclusão de Estágio Docente
Formulário de Requerimento para Dispensa de Estagio Docente
Formulário para Projeto de Curso e Seminário
Formulário para Indicação de Comissão Examinadora
Formulário de presença em Banca Examinadora
Conheça os Grupos de Estudos em andamento no Programa de Pós-Graduação em Letras.
Revista Letras de Hoje
A revista Letras de Hoje é uma publicação em fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística, Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa.
A revista Letras de Hoje publica artigos científicos, resenhas acadêmicas e entrevistas nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol, francês e italiano. Cada edição é organizada a partir de chamadas de publicação com tema definido pela equipe editorial de modo a contemplar as áreas de Linguística, Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa. Todas as chamadas são abertas, e os trabalhos são submetidos à avaliação por pares.
Periodicidade: Fluxo contínuo
Revista Navegações
A revista Navegações é uma publicação em fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados com as diversas literaturas de língua portuguesa e com as culturas dos países em que elas são produzidas.
A revista Navegações, dividida em três seções, publica ensaios, entrevistas/documentos e Resenhas. Todas as chamadas são abertas, e os trabalhos são submetidos à avaliação por pares.
Periodicidade: Fluxo contínuo
Revista Letrônica
A revista Letrônica é uma publicação em fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS e tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos produzidos no campo dos estudos da Linguística e da Literatura e suas interfaces.
A revista Letrônica publica artigos científicos, resenhas acadêmicas e entrevistas nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol, francês e italiano. Cada edição é organizada a partir de chamadas de publicação com tema definido pela equipe editorial de modo a contemplar as áreas de Linguística e de Literatura e suas interfaces. Todas as chamadas são abertas, e os trabalhos são submetidos à avaliação por pares.
Periodicidade: Fluxo contínuo
Revista Scriptorium
A revista Scriptorium é uma publicação em fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e tem por objetivo estabelecer uma publicação acadêmica dedicada à área de Escrita Criativa. Cada edição da revista é dedicada a um tema definido pela equipe editorial e detalhado na chamada para publicação.
A revista Scriptorium publica artigos, ensaios, traduções, textos literários (ficção, poesia ou outros gêneros), entrevistas e manuscritos que abordam a criação e recepção literárias – e suas interfaces com áreas afins. É feita uma chamada por ano e os trabalhos são submetidos à avaliação por pares.
Periodicidade: Fluxo contínuo
BELT – Brazilian English Language Teaching Journal
BELT – Brazilian English Language Teaching Journal started in 2010 with the seal of PUCRS, through Edipucrs, under the coordination of teachers Cristina Lopes Perna (PUCRS) and Simone Sarmento (UFRGS). The motivation for the creation of the journal came from the meetings between the Southern English Teachers Associations (APIRS, APLISC and APLIEPAR). On that occasion, BELT started with publications on English language teaching only and, in 2014/2, the journal also started to publish articles on Portuguese as an Additional Language.
Our mission is to show the quality research that has been carried out in the teaching-learning processes, which involve Portuguese and English as additional languages around the world. This is done from varied theoretical and methodological perspectives. Published every semester, the journal receives and publishes original articles, book reviews, interviews and teaching activities.
Periodicidade: Continuous flow of publication.
Prêmios concedidos a professores do PPGL
Professor Dr. Ricardo Timm de Souza
Prêmio Minuano de Literatura – Livro do Ano 2021, categoria Especial, com Crítica da Razão Idolátrica: tentação de Thanatos, Necroética e Sobreviência (Zouk)
Professora Dra. Maria Eunice Moreira
Prêmio AGES Livro do ano 2021, categoria especial, com Retratos de Camafeu: biografias de escritoras sul-rio-grandenses (Edições Biblioteca Rio-Grandense)
Prêmios concedidos a alunos do PPGL
Mestrando Samir Machado de Machado
Prêmio Jabuti 2021 – Livro Brasileiro Publicado no Exterior, com Tupinilândia (Editions Métailié)
Mestrando Samir Machado de Machado (em coautoria com Marcelo Ferroni e com a egressa do PPGL, Natália Borges Polesso)
Prêmio Jabuti 2021 – Romance de Entretenimento, com Corpos secos (Alfaguara)
Doutorando Jeferson Tenório
Prêmio Jabuti 2021 – Romance Literário, com O avesso da pele (Companhia das Letras)
Dr. Camilo Mattar Raabe
Troféu Dyonélio Machado, categoria de Dissertação ou Tese Acadêmica, promovido pela Academia Rio-Grandense de Letras, com a tese Nos domínios da Terceira Vigília: edição crítico-genética de romance inédito de Dyonelio Machado (2020) – Orientadora: Dra. Regina Kohlrausch
Prêmios concedidos a alunos do PPGL
Mestranda Karen Isabelle Soares
Prêmio AGES Livro do Ano – Edição 2020, na categoria Narrativa Longa, com A Deusa no Labirinto, Jambô Editora
Doutorando Jeferson Tenório
3ª. Edição do Jacarandá do Jornal Correio do Povo (Porto Alegre/RS), Categoria Livro do Ano, com Avesso da Pele (Companhia das Letras)
Prêmios concedidos a professores do PPGL
Professor Dr. Altair Teixeira Martins
Prêmio Minuano de Literatura 2019, na categoria Texto Dramático, com Guerra de urina, Editora EDIPUCRS
Professor Dr. Diego Grando
Prêmio Açorianos de Literatura, na Categoria Poesia, com Spoilers, Editora Confraria do Vento
Prêmios concedidos a alunos do PPGL
Doutorando Gabriel Eduardo Bortulini
17º Prêmio Literário Paulo Setúbal (#Brasil) – Poesia
Doutorando Jeferson de Souza Tenório
Prêmio AGES – Livro do Ano 2019, na categoria Narrativa longa, com Estela sem Deus, Editora Zouk
Doutoranda Julie Stefane Dorrico Peres
16° Concurso FNLIJ/UKA Tamoios de Textos de Escritores Indígenas – 2019 (1° lugar)
Doutoranda Maria Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio
11° Prêmio Professores do Brasil, na Categoria Ensino Fundamental: 6º ao 9º ano.
Doutoranda Mônica Klen de Azevedo
7° Prêmio RBS de Educação 2019, 1° lugar nas Escolas Privadas, com Recontando a Cidade.
Mestrando Samir Machado de Machado
Prêmio Minuano de Literatura 2019, na categoria Ficção – Romance/Novela, com Tupinilândia, Editora Todavia.
Prêmios concedidos a alunos do PPGL
Doutora Andréia Alves Pires
Troféu Dyonélio Machado – Categoria de tese acadêmica
Doutorando Cristiano Ordovás Baldi
Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria Narrativa Longa, com Correr com Rinocerontes, Não Editora
Finalista do Prêmio AGES – Livro do Ano – Edição 2018 – na categoria Narrativa Longa
Doutorando Daniel Fernando Gruber
3º lugar no Concurso Literário Internacional #SweekStars
Finalista do Prêmio Minuano de Literatura – Categoria Conto, com “O jardim das Hespérides”
Mestre Emir Rossoni
Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, com o livro “Domanda Nisio
Doutorando Gustavo Melo Czekster
Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria Conto, com Não há amanhã, Editora Zouk
Finalista do Prêmio AGES – Livro do Ano – Edição 2018 – na categoria Narrativa Curta, com Não há amanhã
Prêmio Minuano de Literatura – Categoria Conto, com Não há amanhã, Editora Zouk
Doutoranda María Elena Morán Atencio
1° lugar na 3° Edição do Prêmio Cabíria de Roteiro, com o roteiro de longa-metragem “Livramento”
Mestranda Sara Regina Albuquerque Franca
3º lugar na categoria conto – Prêmio Off-flip
Finalista do Infanto-juvenil – Prêmio Off-flip
Vencedora do Edital de obras literárias com o livro “giz morrendo”
Doutorando Tiago Dantas Germano
Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria, Crônica, com Demônios domésticos, Editora Le Chien
Finalista do Prêmio Minuano de Literatura – Categoria Crônica, com “Demônios domésticos”
Prêmios concedidos a alunos do PPGL
Doutorando Gustavo Melo Czekster
Prêmio Açorianos de Literatura, categoria Conto, com Não há amanhã (Zouk)
Doutora Camila Canali Doval
Menção Honrosa Prêmio Dirce Côrtes Riedel da ABRALIC, pela tese Mulheres escritas por mulheres: a personagem feminina no romance brasileiro contemporâneo (2000-2014) (2016) – Orientadora: Dra. Sissa Jacoby
Doutoranda Natália Borges Polesso
Indicada pelo Hay Festival como uma das 39 melhores escritoras da América Latina
Mestrando Emir Rossoni
Premiado no Concurso Literário Felippe D’Oliveira, na modalidade Crônica, com Era uma Caixa de Madeira
Mestrando Frederico Dollo Linardi
2° lugar no 14° Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães
Doutoranda Patrícia Gonçalves Tenório
Premio Assoluto da Accademia Internazionale Il Convivio, com “A menina do olho verde”
Prêmios concedidos a professores do PPGL
Profa. Dra. Ana Maria Lisboa de Mello
Homenageada pela FAPERGS, na noite de 06 de outubro, como agradecimento pela dedicação ao trabalho realizado no Comitê de Artes e Letras da Fundação.
Prêmios concedidos a alunos do PPGL
Natália Borges Polesso (Doutoranda em Teoria da Literatura)
58º PRÊMIO JABUTI 2016 – 1º Lugar
23º PRÊMIO AÇORIANOS – 1º Lugar
PRÊMIO AGES – Livro do Ano (narrativa curta) Conto: Amora (Não Editora)
Arthur Beltrão Telló (Mestre em Teoria da Literatura, titulado em 2016)
PRÊMIO AÇORIANOS – Finalista de Criação Literária (Narrativa Longa)
Narrativa longa: O tríptico de Elisa
Tiago Germano (Mestrando em Escrita Criativa)
PRÊMIO SESC de Literatura 2015 – 1º Lugar (28/04/2016)
Crônicas Rubem Braga
Crônica: Óculos Ray-Ban
Julia Dantas (Mestranda em Escrita Criativa)
PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA 2016 – Autor estreante com menos de 40 anos – Finalista
Ruína y Leveza (Não Editora)
Robertson Frizero (Mestre em Teoria da Literatura pelo PPGL/PUCRS)
PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA 2016 – Autor estreante com mais de 40 anos – Finalista
Longe das Aldeias (Editora Dublinense – Terceiro Selo)
Emir Rossoni (Mestrando em Escrita Criativa)
PRÊMIO SESC de Literatura 2015 – Finalista Crônicas Rubem Braga
Consigo Vinha um Penoso
Guilherme Azambuja Castro (Doutorando em Escrita Criativa)
PRÊMIO AÇORIANOS – Finalista
Conto: O amor que não sentimos e outros contos (Editora CEPE)
Reginaldo Pujol Filho (Doutorando em Teoria da Literatura)
PRÊMIO AÇORIANOS – Finalista
Narrativa longa: Só faltou o título (Editora Record)
Tiago Germano (Mestrando em Escrita Criativa)
PRÊMIO AÇORIANOS – Finalista
Criação literária: A mulher faminta
COMO GOSTAIS – WIlliam Shakspeare
PRÊMIO AÇORIANOS DE TEATRO – 2016 Melhor espetáculo – Júri popular
Direção: Daniel Fraga (Doutorando do PPGL) Melhor atriz coadjuvante – Letícia Kleemann Participação:
Charles Dall’Agnol – ator (Doutorando do PPGL)
Rodrigo Trujillo – trilha sonora (Doutorando do PPGL)
Manoela Wolff – produção (Mestranda do PPGL)
Nadja Voss – arte (Doutoranda do PPGL)
Natasha Centenaro – dramaturgia (Doutoranda do PPGL)
Franciele Aguiar – atriz
Carolina Diemer – atriz
Eduardo Schmidt – ator
Pedro Theobald – curador (Professor do PPGL) Realização – PUCRS
Prêmios concedidos a professores do PPGL
Prof. Dr. Charles Kiefer
Finalista do Prêmio AGES – Livro do Ano – Edição 2015, na categoria Narrativa Longa, com “Dia de matar porco”, Associação Gaúcha de Escritores –
Patrono do III Festival Artístico e Literário de Araricá, RS, Prefeitura de Araricá (RS).
Patrono da 33ª Feira do Livro de Novo Hamburgo, Prefeitura Municipal de NH (RS).
Prêmios concedidos a alunos do PPGL
Doutoranda Debora Lais Ferraz dos Santos
Livro: “Enquanto Deus Não Está Olhando”. Prêmio São Paulo de Literatura – Melhor Livro do Ano – Autor
Doutorando Guilherme Azambuja Castro
Livro: “O amor que não sentimos e outros contos”. Prêmio Nacional CEPE de Categoria Contos, Companhia Editora de Pernambuco.
Mestranda Iuli Gerbase
1º lugar em Roteiro – Guiões, Festival Internacional de Roteiro em Língua Portuguesa, Festival Guiões,
Mestranda Julia Barbosa Dantas
Finalista do Prêmio Açorianos de Criação Literária com o livro Ruína y leveza
Doutoranda Moema Vilela Pereira
Finalista do Prêmio Açorianos de Literatura, Coordenação do Livro e Literatura – Secretaria Municipal de Cultura (Porto Alegre)
Doutoranda Natasha Centenaro
Finalista do Prêmio Sesc de Literatura – categoria Romance
Doutorando Patrick Holloway
The Bridport Prize – https://www.bridportprize.org.uk/content/2015-shortlists
Caring for Carers Poetry Competition – http://www.caringforcarers.ie/poetry- competition-winner-announced/
Irish Times Travel Writing Award – http://www.irishtimes.com/life-and- style/travel/travel-writer/the-irish-times-travel-writer-winner-a-writer-heavily- disguised-as-a-teacher-1.2434795
Mestrando Tiago Dantas Germano
Finalista Prêmio Sesc de Literatura
Egressa Daniela Damaris Neu
Livro: “Som da folha quando cai – ensaio sobre o processo criativo em poesia” (livro decorrente da dissertação de Mestrado do PPGL/PUCRS)
Vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura (RS)
Vencedora do Livro do Ano (RS)
Prêmios concedidos a professores do PPGL
Professor Charles Kiefer
Escritor Homenageado, Prefeitura Municipal de Santa Rosa (RS)
Professora Leda Bisol
Homenagem à Leda Bisol: Diálogos e perspectivas em linguística, Revista Fragmentum
Universidade Federal de Santa
Prêmios concedidos a alunos do PPGL
Doutoranda Moema Vilela Pereira
Finalista do Concurso Contista Estreante, Festa Literária de Porto Alegre (Festipoa) / Editora Modelo de
Doutoranda Natalia Borges Polesso
48º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul – 2º lugar na categoria Poesia, Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do
Mestre Natasha Centenaro
1º lugar: Prêmio Jovem Autor Literacidade – Livro completo de contos, Editora Literacidade.
Finalista do Prêmio SESC de Literatura – categoria
Doutoranda Patricia dos Santos Silveira
Prêmio Funarte de Dramaturgia, com o texto Terra Santa, Fundação Nacional das
Concurso Nacional Novos Poetas – Prêmio CNNP, Editora
Prêmios concedidos a professores do PPGL
Professora Dra. Vera Teixeira De Aguiar
Altamente recomendável FNLIJ pelo “Livro Conto e reconto: das fontes à invenção”, Fundação Nacional do Livro Infantil e
Altamente recomendável FNLIJ pelo “Livro Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim”, Fundação Nacional do Livro Infantil e
Finalista do Prêmio Jabuti, Categoria Educação pelo livro “A poesia infantil e juvenil brasileira”, Câmara Brasileira do
Prêmios concedidos a alunos do PPGL
Mestre Caio Yurgel
1º Lugar do IV Prêmio Nacional Ideal Clube de Literatura – categoria Conto (livro: “Do lado fechado da porta e outras histórias”)
Doutoranda Natalia Borges Polesso
Prêmio Açorianos de Literatura 2013 CONTO (Livro: Recortes para álbum de fotografia sem gente), Prefeitura de Porto Alegre, Coordenação do Livro e Secretaria Municipal de Cultura.
Melhor Espetáculo do 2º Montenegro em Cena, Marca Produções Culturais e Prefeitura de
1º Lugar Texto inédito do 2º Montenegro em Cena, Marca Produções Culturais e Prefeitura de
Mestranda Natasha Centenaro
Melhor Espetáculo do 2º Montenegro em Cena, Marca Produções Culturais e Prefeitura de
1º Lugar Texto inédito do 2º Montenegro em Cena, Marca Produções Culturais e Prefeitura de
Doutoranda Patricia Dos Santos Silveira
Indicação ao prêmio Açorianos de Teatro – Categoria Melhor Espetáculo Teatral – Sonhos [Im]possíveis, Prefeitura Municipal de Porto
Melhor espetáculo – Sonhos [Im]possíveis, 2º Festival de Teatro Montenegro em
Melhor texto inédito – Sonhos [Im]possíveis, 2º Festival de Teatro Montenegro em Cena.
O PUCRS PrInt promove a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
Os projetos contemplados no Programa de Pós-Graduação em Letras são:
Clique aqui e acesse.
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
R$ 1.930,46
|
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.
Saiba mais sobre as oportunidades internacionais oferecidas pela Universidade.
Conecte sua pesquisa acadêmica ao ecossistema de inovação da PUCRS e explore oportunidades de negócios a partir da pesquisa.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Curso se destaca por foco em empreendedorismo, internacionalização e articulação com a Pós-Graduação
sexta-feira, 13 de dezembro | 2024