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Publicidade e Propaganda: saiba tudo sobre a profissão que transforma criatividade em impacto para marcas e negócios 

Empresas buscam profissionais e agências da área para criar estratégias de comunicação que impulsionem as vendas e reforcem a identidade da marca

quinta-feira, 28 de novembro | 2024

De forma bem simples, podemos dizer que a Publicidade e Propaganda é responsável pela divulgação de empresas no mercado. / Foto: Gabriel Schmidt:

Estar nas redes sociais hoje em dia e não ser impactado por alguma publicidade é praticamente impossível. O mesmo acontece ao navegar em sites e, até mesmo, no Google. A área de propaganda vem atravessando grandes transformações desde que o universo digital passou a fazer parte do dia a dia das pessoas, seja como forma de entretenimento, ferramenta de trabalho ou comércio online. 

Para se ter uma ideia, o setor de e-commerce está crescendo tanto no Brasil que se estima um faturamento de R$ 299 bilhões até 2028. Mas, em um mar tão grande de oportunidades, também há muita concorrência. As marcas que querem se destacar precisam da Publicidade e Propaganda para conquistar seu espaço e se tornar relevantes nessa multidão. E é aí que entra o trabalho do publicitário, um profissional que usa a criatividade para desenvolver novas estratégias, campanhas, conteúdos, eventos, entre outras ações para ajudar as organizações a conquistarem o seu público. 

Essa é uma profissão cheia de possibilidades e cada vez mais importante para as empresas, então continue lendo para descobrir tudo que ela oferece! 

  1. O que o publicitário faz? 
  1. Onde e em quais áreas pode trabalhar? 
  1. Como está o mercado na área? 
  1. Como se destacar sendo publicitário? 
  1. O curso de Publicidade e Propaganda é para mim? 

O que o publicitário faz?

De forma bem simples, podemos dizer que a Publicidade e Propaganda é responsável pela divulgação de empresas no mercado, estimulando a circulação de produtos e serviços na economia. Por outro lado, ela também tem o importante papel de criar campanhas de divulgação de causas sociais e outras ações do terceiro setor (ONGs, cooperativas e fundações, por exemplo), o que gera um grande impacto positivo na sociedade. 

Na prática, o publicitário cria estratégias e campanhas para promover marcas, produtos e serviços, realizando atividades como pesquisa de mercado, análise de público-alvo, atendimento ao cliente, criação de conceitos criativos, desenvolvimento de peças publicitárias, elaboração de planos de mídia, gerenciamento de redes sociais, entre outras. O grande propósito das ações é gerar uma imagem positiva para aumentar o engajamento dos consumidores e impulsionar as vendas de empresas e organizações. 

É claro que essas atividades não são feitas pela mesma pessoa. Cada profissional pode escolher a área de atuação em que tiver mais interesse para construir a sua carreira, e é bastante comum experimentar várias funções até saber ao certo qual caminho seguir. Além disso, o mercado de Publicidade e Propaganda também oferece diferentes modalidades e locais de trabalho, então há oportunidades para todos os gostos. 

Onde e em quais áreas pode trabalhar?

Um profissional de Publicidade e Propaganda pode trabalhar com planejamento, redação, marketing digital entre outros. / Foto: Envato

Uma profissão que usa a criatividade como matéria-prima também deve ser inovadora nas oportunidades de emprego, certo? É isso mesmo, existem inúmeras atividades que esse profissional pode realizar, assim como espaços que precisam do seu trabalho. As agências de publicidade e os veículos de comunicação são os lugares que tradicionalmente contratam pessoas formadas na área para fazer parte das suas equipes.  

Empresas de todos os portes e setores, órgãos públicos e organizações do terceiro setor também contam com publicitários em seus departamentos de marketing e comunicação. E ainda há vários outros caminhos possíveis, como trabalhar em institutos de pesquisa, realizando estudos de mercado; investir no empreendedorismo, abrindo sua própria agência ou prestando serviços como freelancer; e atuar no segmento de consultoria, ajudando negócios a melhorarem suas estratégias e ações promocionais.  

O publicitário pode atuar nas seguintes áreas:  

  • Atendimento: faz a gestão do processo publicitário e a mediação entre o cliente e as demais equipes, garantindo que o relacionamento seja o melhor possível e que as expectativas do contratante sejam atendidas. 
  • Planejamento: a partir das necessidades da empresa, elabora os objetivos da campanha, escolhe os canais mais indicados para alcançar o público-alvo, identifica potenciais riscos, analisa os resultados alcançados, entre outras atividades. 
  • Redação: cria textos e chamadas persuasivas que sejam capazes de levar o público-alvo a realizar alguma ação, como comprar um produto ou interagir nas redes sociais, por exemplo. 
  • Direção de Arte: desenvolve a parte visual de campanhas publicitárias, desde a elaboração do conceito, passando pela seleção de imagens e tipografia até a criação do layout, garantindo que as peças transmitam a mensagem pretendida. 
  • Mídia: analisa dados demográficos, comportamentais e de audiência para definir os melhores espaços e canais para maximizar o alcance da mensagem publicitária. 
  • Mídias Sociais/Social Media: gerencia a presença online de marcas, criando conteúdos atrativos, respondendo comentários, monitorando tendências e desenvolvendo estratégias para aumentar a visibilidade e interação nas redes sociais.  
  • Gestão de Influenciadores: busca influenciadores, alinhados aos valores e objetivos das marcas, para fazer ações de divulgação de produtos e serviços para a sua base de seguidores. 
  • Pesquisa de Mercado: coleta dados e analisa informações para entender o comportamento do consumidor. A partir disso, identifica oportunidades e sugere estratégias para impactar o público-alvo. 
  • Gestão de Marcas/Branding: desenvolve ações para fortalecer a identidade visual, o posicionamento, a imagem e o reconhecimento da marca no mercado.  
  • Produção Audiovisual: cria conteúdos em vídeo, áudio, fotografia ou animação para transmitir a mensagem desejada em campanhas publicitárias. 
  • Marketing Digital: utiliza diversas ferramentas, desde técnicas de Search Engine Optimization (SEO) até campanhas de mídia paga, para aumentar a visibilidade online de uma marca. 
  • Eventos e Promoções: proporciona experiências positivas para os consumidores por meio da organização de eventos promocionais, realização de ações em lojas, participação em feiras comerciais, entre outras atividades. 

Como está o mercado na área?

Foto: Envato

A economia criativa, setor do qual a Publicidade e Propaganda faz parte, atualmente emprega cerca de 7,8 milhões de brasileiros, a maior marca desde que o levantamento começou a ser realizado. E esse segmento, que é responsável pelas atividades que utilizam a criatividade e o intelecto como matéria-prima para o desenvolvimento de produtos e serviços, ainda deve gerar um milhão de novos empregos até 2030.  

Focando especificamente na área de publicidade digital, as perspectivas também são muito promissoras. Os investimentos em divulgação online no País chegaram a R$ 35 bilhões em 2023, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. O marketing de influência é outro nicho em alta no Brasil. Uma pesquisa realizada com mais de 300 marcas e agências revelou que 68% delas pretendem aumentar seu gasto anual com a contratação de influenciadores em 2024. 

Esses são só alguns dados que demonstram o momento de ascensão que a Publicidade e Propaganda está vivendo, e que deve continuar assim nos próximos anos. Afinal, novas oportunidades, canais, ferramentas e comportamentos com certeza vão surgir em um futuro breve.  

Como se destacar sendo publicitário?

O mercado está cheio de oportunidades e vem crescendo, principalmente, nas atividades relacionadas ao universo digital. Porém, mesmo existindo tantas vagas e possibilidades, não basta contar apenas com o conhecimento específico na área de publicidade para se dar bem. Aliás, essa é uma das profissões que mais valorizam o repertório como diferencial.  

Cada pessoa tem um conjunto de experiências, gostos, referências, hábitos, vivências, relações e bagagens que formam seu repertório e a tornam única, o contribui para que o publicitário seja mais criativo, plural e inovador. Além disso, competências como curiosidade, proatividade, interesse pelo novo e flexibilidade para lidar com mudanças também são muito importantes para quem pretende crescer nessa carreira. 

Uma das formas de desenvolver o repertório é continuar estudando mesmo depois de formado, afinal cada curso realizado agrega conhecimentos e amplia o olhar do profissional. A PUCRS, por exemplo, oferece opções de pós-graduação em diferentes temas. Algumas delas são: as especializações em Ilustração e Motion Design, Branding & Customer Experience e Comunicação Política: Estratégias e Práticas; os MBAs em Marketing Estratégico e Geração de Valor e Gestão de Projetos; e o Mestrado e Doutorado em Comunicação Social

O curso de Publicidade e Propaganda é para mim?

Quando pensamos em profissionais que analisam os interesses e atitudes humanas, logo vem à cabeça os psicólogos. Mas os publicitários também fazem parte desse grupo, viu? Então, antes de mais nada, quem pensa em seguir carreira na área tem que gostar da ideia de lidar com pessoas e entender seus comportamentos.  

Ter interesse em diversos temas — economia, política, meio ambiente, cultura, arte, literatura e música, por exemplo — também são um bom indicativo de que Publicidade e Propaganda pode ser o curso certo para você, pois nunca se sabe de quais setores podem ser seus futuros clientes. Na graduação da PUCRS, por exemplo, as disciplinas do primeiro semestre mesclam atividades de conhecimentos gerais com específicas da profissão. Confira: 

  • Comunicação e Contexto Sociocultural 
  • Contexto Publicitário 
  • Criatividade 
  • Ferramentas de Edição 
  • Laboratório de Comunicação 
  • Leitura e Produção Textual 
  • Mídia e Distribuição de Conteúdo 

Do segundo semestre em diante, os conteúdos focam mais nas áreas de atuação, mas não deixam de lado o estudo de outros assuntos relevantes. Algumas disciplinas são: 

  • Criação Publicitária: Direção de Arte e Redação 
  • Produção Audiovisual 
  • Branding 
  • Geopolítica e Cenários Econômicos 
  • Social Media 
  • Planejamento de Mídia 
  • Influenciadores Digitais e Estratégias de Comunicação 
  • Sustentabilidade 

O curso da PUCRS também oferece todo o apoio na busca de estágios e entrada no mercado de trabalho, assim como proporciona o contato dos estudantes com profissionais das áreas de comunicação, negócios e tecnologia. Além disso, os alunos são incentivados a desenvolver projetos para a criação de possíveis startups no Tecnopuc. 

A graduação ainda possibilita a realização de intercâmbios e de outras vivências internacionais, o desenvolvimento de certificações específicas conforme as áreas de interesse do estudante e a participação em projetos de extensão com impacto social na comunidade.  

E aí, já sabia que o mundo da Publicidade e Propaganda era tão promissor? De alguma forma, essa profissão está presente em quase todas as atividades do nosso dia a dia, desempenhando um papel fundamental para o desenvolvimento social e econômico da sociedade. Está pensando em fazer essa graduação, mas ainda quer saber mais?