MBA

Gestão de Projetos

Duração

360 horas-aula

Modalidade

Presencial

Periodo

Noite

O MBA em Gestão de Projetos é para profissionais que desejam aprimorar, de forma dinâmica e aplicada, suas habilidades de gerenciamento a partir das mais recentes técnicas de gestão de projetos.

O que você vai aprender
  • Desenvolver sua capacidade para pensar estrategicamente e utilizar, de forma eficaz, as mais modernas ferramentas e técnicas de gestão de projetos;
  • Adquirir os conhecimentos para compreender, selecionar, atuar e liderar na área de gestão de projetos;
  • Entender a aplicabilidade das técnicas de gestão em projetos a partir de casos práticos;
  • Compreender as diferentes áreas de aplicabilidade dos conceitos de gestão de projetos, como negócios, engenharia, arquitetura, tecnologia, meio ambiente e novos negócios;
  • Conceber, planejar ou executar um novo empreendimento;
  • Compartilhar boas práticas de gestão de projetos, aplicando-as em situações reais do dia a dia.
  • Sobre o curso

    Anualmente, diversos segmentos de negócios, como engenharia, administração e tecnologia, buscam pessoas capacitadas na área de gestão de projetos. Esse fenômeno só tende a crescer, uma vez que serão necessários 2,3 milhões desses/as especialistas em todo o mundo até 2030. A partir disso, a especialização busca qualificar profissionais para atender a essa grande demanda de mercado existente.

  • Para quem é o curso

    ​​O curso é voltado a ​​e​ngenheiros​/as​, ​​a​rquitetos​/as​, ​a​dministradores​/as​, ​​f​armacêuticos​/as​ e profissionais das ​tecnologias da ​​​i​nformação.

  • Porque fazer esse curso na PUCRS

    Professores/as com ampla experiência em Gestão de Projetos em diversas organizações e segmentos;

    Curso atualizado contemplando as últimas atualizações do Project Management Body of Knowledge (PMBOK);

    Ensino participativo, no qual você elabora situações organizacionais.

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

  • O Padrão de Gerenciamento de Projetos

    Objetivos do padrão de Gerenciamento de Projetos. Termos e conceitos-chave. Sistema de Entrega de Valor. O Ambiente do Projeto. A Governança do Projeto. Princípios de Gerenciamento de Projetos.

  • Design Thinking e a Concepção de Projetos

    Conceitos Elementares Sobre Design Thinking; Pensamento Intuitivo e Analítico; A Colaboração e a Experimentação; A Cocriação e Prototipação; As Técnicas De Identificação: pesquisa, observação, entrevista, netnografia, jornada do usuário, personas, storytelling, mescai, braistorming e encenações. A Seleção do Design; O Aprendizado Em Projetos Com o Uso Do Design Thinking; O Design Thinking Aplicado á Projetos Ágeis; A Identidade Visual do Design Thinking.

  • Prazos e Gestão do Tempo em Projetos

    Conceitos Sobre Prazo, Duração e Tempos Em Projetos. A Relevância Do Gerenciamento de Tempos; A Estimativa De Tempos em Projetos; As Atividades e Os User Cases em Projetos; A Priorização de Atividades; Definições de Duração De Sprints; Atividades Escondidas; A Otimização de Tempos; Lead e Lag De Atividades; Técnicas De Monitoramento Dos Tempos Em Projetos: Pert/CPM, GANTT; O Product Backlog e a Duração Total Estimada; O Gráfico Burndown; Os Buffers de Tempo Em Projetos.

  • A Cultura Organizacional e o Ambiente Corporativo

    As diferentes tipologias de cultura; A Cultura Transnacional; A Cultura Nacional; A Cultura Organizacional; Subculturas; O Ambiente corporativo; Clima Organizacional; Projetos de negócios; Diferenciais Competitivos; Contexto Externo – VUCA e BANI; Dinamismo e Complexidade em Projetos. Modelos mentais; Disrupção; Fatores Influenciadores para Projetos Ágeis; Maturidade Organizacional em Projetos; Transformação Ágil.

  • Gestão Financeira e Orçamento em Projetos

    Valor De Um Projeto; Viabilidade Econômica; Viabilidade Financeira; Retorno Do Investimento; Payback; Valor Agregado; Funding e a Captação De Recursos; Monitoramento e Controle Financeiro De Um Projeto; Os Custos De Um Projeto; Custos Diretos e Indiretos De Um Projeto; Capitalização De Projetos; Custos Fixos e Custos Variáveis Em Projetos; Custos Incorridos (Sunk Costs); Plano Orçamentário de Projetos; Custo De Oportunidade; Estimativa De Custos De Um Projeto; Fluxo de Caixa De Projeto.

  • Liderança e Gestão de Pessoas em Projetos

    Aspectos formais e informais de liderar um projeto. Consciência política, influência e poder. Dinâmica dos grupos de trabalho. Liderança, motivação e engajamento. Previsão de recursos humanos em projetos. Atração e retenção de talentos. Avaliação de desempenho, reconhecimento e remuneração. Times De Alta Performance; Formação De Times (Team Buiding); Participação Ativa; Colaboração Mútua; Inteligência Emocional; Orientação Para Resultado; Engajamento e Compartilhamento De Responsabilidades; Times Alto Gerenciáveis; Empowerment Versus Controle; Times Ágeis.

  • Incertezas e Gestão de Riscos em Projetos

    Os Riscos Em Projetos; As Incertezas; Riscos Positivos E Riscos Negativos; Variantes Internas E Externas Em Riscos; A Avaliação Qualitativa De Riscos; A Avaliação Quantitativa De Risco; Análise Probabilidade-Impacto De Riscos; VME -Valor Monetário Esperado; Planos De Resposta Aos Riscos; Prototipação; Projeto-Teste.

  • Informações e Gestão da Comunicação em Projetos

    O processo de comunicação em projetos e seus desafios. Conceitos Fundamentais De Comunicação Em Projetos; Técnicas Efetivas De Comunicação; Estágios Da Comunicação; Mídias Internas e Externas; Técnicas De Determinação De Público-Alvo; Segmentação Da Comunicação; Propagação e Difusão; Métodos De Determinação Temporal Da Comunicação; Acessibilidade à Informação; Comunicação Ativa e Passiva; Determinação De Medição da Compreensão; A “Descomunicação”; Comunicação Ágil.

  • Stakeholders e Solução de Conflitos em Projetos

    As Partes Interessadas; Identificação De Stakeholders; Mapeamento De Stakeholders: Análise Poder/Interesse; Plano De Gerenciamento De Stakeholders: Gerenciamento Da Comunicação; Fatores Motivadores; Colaboração Ativa e Passiva; Gestão Colaborativa; Estratégias De Engajamento; Meios De Interação; Argumentação e Contra Argumentação; Técnicas Para Mapeamento De Necessidades; Levantamento De Requisitos; Premissas e Restrições; Foco No Cliente. Principais tipos e modelos de negociação. Estratégias e táticas de negociação.

  • Negociações e Aquisições em Projetos

    Processos requeridos para adquirir bens e serviços externos à organização executora. Conceitos Fundamentais Sobre Negociação; As Negociações Em Projetos; As Técnicas De Negociação; As Habilidades Do Negociador De Projetos; Estilos De Negociadores; Técnicas De Negociação: MAPUANA, Preço Reserva; ZOPA; Criação de Valor Por Troca, Myers-Briggs; Negociação Distributiva (Competitiva); Negociação Participativa (Colaborativa); Negociação Por Fases Do Projeto; Negociação Ágil; Acordos de Fornecimento; Tipos De Contratos Em Projetos; Critérios de Seleção; Rescisão e Encerramento de Negociação; Encerramento de Contratos Em Projetos; Contratação De Seguros De Projetos; Acordos Contratuais De Fornecimento.

  • Execução e Gestão da Qualidade em Projetos

    Definição de critérios da Qualidade do Projeto e dos resultados. Exigências dos clientes para a execução. Indicadores de desempenho. A Eficiência e a Eficácia; A Tríplice Restrição Ampliada; O Controle Estatístico da Qualidade; Garantia de Qualidade; A Trilogia Juran; As normativas de Qualidade; Técnicas de Controle da Qualidade: Seis Sigma, Diagrama Causa-Efeito, Histograma; O Gerenciamento da Performance Ágil;

  • Escritórios de Gestão de Projetos e Gestão do Portfólio

    Caraterísticas Do Escritório De Projetos; Definição e Implementação De Escritórios De Projetos (PMO). PMO Ágil; Modelos De Escritório De Projetos; Gestão De Portfolio e Programas De Projetos; Os Fatores Críticos De Sucesso Do PMO; Planejamento De Portfolio De Projetos; Ferramentas De Gerenciamento De Portfolio De Projetos: Processos Do Escritório De Projetos; Modelo De Avaliação De Maturidade De Escritórios De Projeto; Geração De Valor e Resultado Em Projetos Organizacionais.

  • Gestão de Projetos Adaptativos

    Conceitos Fundamentais De Projetos Ágeis; O SCRUM; Diferenças Entre Método Ágil e Método Cascata; Simplicidade; Incrementos; Metodologia Do Mínimo Suficiente; Participação Ativa; Os Eventos Em Projetos Ágeis; Os Papéis Em Projetos Ágeis; As Sprints; As Técnicas De Gerenciamento Ágil; A Adaptação e Mudanças; O Framework De Projetos Ágeis (Visão, Ideação, Exploração, Adaptação, Fechamento); Os Projetos Ágeis Em Organizações Tradicionais.

  • Times de Alta Performance em Projetos

    Formação e orientação da equipe, o estabelecimento de relações de confiança, definição de metas, papéis e normas de funcionamento da equipe de projetos, aumento do comprometimento e do engajamento, planejamento, execução e acompanhamento dos resultados das equipes de projeto, alcance da alta performance, teoria transformacional, competências interrelacionais, equipes de projetos virtuais, Empowerment Versus Controle; Times Ágeis.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Dr. Luís Antonio Janssen

Dr. Luis Humberto de Mello Villwock

Dra. Alessandra Costa Smolenaars Dutra

Me. Adriana Schujmann

Me. Rafael Disconzi Rodrigues

Me. Loraine Alessandra Bothomé Müller

Dra. Ana Clarisse Matte Zanardo dos Santos

Me. Fabio Giordani

Ma. Deborah Selistre Osório

Me. Ivan Brasil dos Santos Galvão

Dr. Jair da Anunciação de Azevedo Júnior

Me. Mariela Haidee Aranda

Prof. Dr. Márcio Costa Moreno
Email: [email protected]

Doutorando em Administração de Empresas com pesquisa em Internacionalização de Empresas. Mestrado em Administração de Empresas, com ênfase em Estratégia / Internacionalização de Empresas, pela PUC/RS (2011), MBA – Marketing pela ESPM (2001) e graduação em Administração de Empresas – Hab. Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998). Professor da PUCRS na graduação e pós-graduação (MBA) em cursos de Administração de Empresas, nas áreas de Relações Internacionais, Negócios Internacionais, Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos. Desde 2023 é Coordenador do curso de Comércio Exterior (CST) da PUCRS. Desde 2013 atua como consultor de empresas na área de negócios internacionais, gestão da cadeia de suprimentos e desenvolvimento de novos negócios e possui experiência de 25 anos em gestão de negócios internacionais, comércio exterior e logística internacional, tendo atuado em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais. Desde 2021 é Membro do Conselho de Comércio Exterior da FIERGS.

  • Público em geral

    Público Valor
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.197,00
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.165,50
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
    Estudantes com 60 anos ou mais
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 630,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor
    Empresas Conveniadas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00

Matrícula antecipada com desconto

De 11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 1.071,00
De 21/02/2024 a 10/04/2024 – 10% de desconto R$ 1.134,00

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

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ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

A Escola de Negócios possui diversos espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

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