Especialização

Branding & Customer Experience

Duração

360 horas-aula

Modalidade

Online ao vivo

Periodo

Noite

O branding evoluiu das marcas estáticas para um panorama fluído de constantes transformações. Como você quer contribuir para que as marcas prosperem nesse cenário? Agora é a hora de se especializar em Brand Experience.

O que você vai aprender
  • Desenvolver o pensamento crítico a partir de análises Data Science;
  • Atuar em processos de inteligência competitiva nas empresas;
  • Definir, planejar e executar estratégias de branding;
  • Entender sobre hábitos de consumo e comportamento de consumidores;
  • Construir narrativas criativas e inovadoras para impulsionar marcas;
  • Ampliar conhecimentos sobre plataformas de mídias digitais.
  • Sobre o curso

    O branding evoluiu das marcas estáticas para um panorama fluído de constantes transformações. Como você quer contribuir para que as marcas prosperem nesse cenário? Agora é a hora se especializar em Brand Experience, em um curso que irá ajudar você a transformar informações e dados para a criação de conexões e emoções fortes com os consumidores das marcas.

    Este curso opera na modalidade Online Síncrona. As aulas serão realizadas ao vivo e você deverá assistir às disciplinas nas datas e horários das aulas. Esse modelo propicia uma experiência flexível e dinâmica: interação com professor(a) e colegas e acesso ao conteúdo de onde você estiver.

  • Para quem é o curso

    Esse curso se destina à profissionais que são atentos aos hábitos de consumo, possuem olhar estratégico e identificam tendências de mercado para promover experiências marcantes às marcas.

    Pessoas graduadas em: Design; Moda; Artes; Marketing; Publicidade e propaganda; Relações públicas; Jornalismo; Demais cursos de comunicação; Administração; Tecnologia da informação; Antropologia;

  • Por que fazer esse curso na PUCRS

    Por ser uma pós-graduação online síncrona, o ambiente digital proporcionará a você interações ao vivo com colegas, professores e profissionais do mercado, trocando feedbacks, experiências e ampliando o networking profissional.

    Você irá contar com disciplinas imersivas onde será desafiado a aplicar os conhecimentos na prática. Nessas aulas, contará com professores facilitadores dedicados a orientar o desenvolvimento de projeto de branding, solucionando problemas e criando estratégias de experiências marcantes para os consumidores.

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

Cópia de um dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade)

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

  • Branding & Customer Experience (CX)

    Conceituação de brand e branding; estabelecimento das relações entre Branding, Brand Equity e Customer Experience; conceituação de ativos tangíveis e intangíveis para a compreensão de valor de marca; Criação de portfólio de marcas; apresentação de cases de sucesso de gestão de marcas.

  • Branding & inovação tecnológica

    Branding em um mundo de constantes e rápidas transformações tecnológicas; o uso eficiente de novas tecnologias aplicada à gestão das marcas; inovação tecnológica e inclusão: aproximação das marcas à públicos diversos; Brand Driven Innovation como impulsionador para o crescimento sustentável das organizações.

  • Branding & Design de Marcas Inspiradoras

    Discussão sobre a prática de criação e gestão de marcas. Apresentação de cases de experiência que trouxeram bons resultados e retorno sobre investimento (ROI) às marcas. Apresentação de marcas que se destacam no mercado.

  • Human Centered Brand

    Estudo de abordagens centradas no ser humano para a construção de marcas inovadoras e valorizadas pelos consumidores; estabelecimento de relações entre Design Thinking, Human Centered Design e Human Centered Brand; estabelecimento de boas práticas metodológicas para a construção de marca centrada no ser humano.

  • Customer Experience & Customer Success

    Explorar o conceito de Customer Success (Sucesso do Cliente) como uma abordagem estratégica para a gestão de relacionamentos com os clientes, com foco na maximização da satisfação, retenção e fidelização.

  • Market, Customer & User Experience Research

    Exploração de metodologias de pesquisa para compreender o mercado, a experiência do cliente e do usuário, utilizando conceitos fundamentais como CAC (Custo de Aquisição de Cliente), LTV (Valor Vitalício do Cliente) e mapeamento de jornadas. Serão abordadas técnicas de coleta e análise de dados para informar estratégias de negócios, aprimorar a experiência do usuário e otimizar o valor do cliente ao longo do tempo.

  • Customer Experience & Data Science

    Apresentação de conceitos de inteligência de mercado; Conhecimentos sobre processos de extração, processamento e análise de dados; usos e aplicações do Data Science e da Inteligência Artificial na área de Branding e Customer Experience; Geração de valor para o consumidor; Geração de receita.

  • Aspectos Legais de Marcas

    Definição e natureza das marcas; formas de apresentação das marcas; princípios legais que regem o direito das marcas; registro de marca como meio de assegurar o direito de propriedade e exclusividade; análise de formas de concorrência desleal.

  • Inteligência artificial & Machine Learning

    Fundamentos, aplicações e implicações da Inteligência Artificial (IA) e do Aprendizado de Máquina (Machine Learning). Apresentação de conceitos-chave, algoritmos e técnicas utilizados na IA e no Machine Learning aplicado ao Branding e Customer Experience. Conhecimentos sobre as possibilidades e desafios que essas tecnologias oferecem.

  • Transmedia & Metaverse

    Conceituação e discussão transmídia e o fenômeno da convergência nas comunicações; construção de narrativas em multiplataformas; o Metaverso como um espaço digital para marcas, usuários e stakeholders. Apresentação de cases de marcas que construíram experiências impactantes transmídias e no metaverso.

  • Marca influenciadora – conteúdo e estratégia

    Estabelecimento de relacionamentos de confiança entre marcas e consumidores; criação de estratégias de marketing de influência; promoção da marca em ambiente online por meio de Marketing Digital; produção e compartilhamento de conteúdos para gerar valor à marca; métricas para avaliação das estratégias de criação e compartilhamento de conteúdos.

  • LGPD: Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

    Definição dos principais aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e suas implicações para organizações e indivíduos. Fundamentos da LGPD, os direitos dos titulares de dados, as responsabilidades das empresas, os processos de conformidade e as medidas de segurança necessárias para o tratamento adequado de dados pessoais.

  • Reputação das marcas – Gestão de Riscos e Crises

    Reflexão sobre a importância do mapeamento de riscos e da definição de medidas educativas e de contenção para as marcas; planejamento para a adequada gestão em situações de crises; monitoramento e diálogo enquanto estratégias constantes; impactos das mídias sociais na qualidade da visibilidade das marcas. Aprendizagens pós-crise

  • Imersão em Human Centered Brand – Ouvir

    Disciplina em formato de workshop com experimentação prática da abordagem de Human Centered Brand – etapa de ouvir; definição do problema de estudo e oportunidade de inovação em branding e customer experience; levantamento de dados qualitativos e quantitativos; construção de posicionamento de marca e de personas.

  • Comunicação Data Driven

    Apresentação de diferentes tipos de dados e suas representações visuais a partir de estratégias de comunicação; princípios, técnicas e aplicações da visualização de dados e das informações; personalização de dados para públicos diversos; análise e apresentação sistemática de informações.

  • Elemento de Identidade Visual de Marca

    Criação de sistema de identidade visual da marca e os elementos gráficos que a compõe: logotipo e suas variações, cores, tipografia, fotografias, ilustrações, entre outros; manual de identidade visual, normas técnicas, recomendações e especificações dos elementos da marca.

  • Brand sense & Sound Branding

    Compreensão do conceito de branding sensorial; Branding sensorial como forma de persuasão; a exploração dos cinco sentidos como meios para reforçar a relação entre marcas e consumidores; sound branding para fixação e reforço de marca.

  • Brand storytelling e UX Writing

    Definição do conceito de storytelling; criação de narrativas para o estabelecimento de relações com os consumidores em torno da identidade e história da marca; compreensão do conceito de UX Writing; entedimento sobre a importância da escolha de tom de voz; definição de boas práticas da construção de mensagens voltadas à experiencia do usuário.

  • Imersão em Human Centered Brand – Criar

    Experimentação prática da abordagem de Human Centered Brand – etapa de criação; conceituação de criatividade; apresentação de ferramentas criativas; geração de alternativas a partir da análise do problema e levantamento de dados; escolha da melhor alternativa.

  • Imersão em Human Centered Brand – Entregar

    Experimentação prática da abordagem de Human Centered Brand – etapa de finalização, entrega e apresentação de projetos de branding.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Dra. Silvia Trein Heimfarth Dapper

Dr. Vinicius Mano

Me. Kim Gesswein Silva

Me. Guilherme Parolin

Dra. Rosangela Florczak De Oliveira

Dra. Ana Cecilia Bisso Nunes

Dr. Luis Humberto De Mello Villwock

Dr. Carolina Frazon Terra

Dr. Thaís Carnieletto Muller

Esp. Adriana Larruscahim Hamilton Ilha

Esp. Luiz Henrique Schilling Ferraz

Esp. Alexandra Periard Rodrigues

Esp. Tiago Silva Scala

Esp. Rodrigo Barbosa Lemes

Me. André Vicente Nedia Pinto

Me. Caroline Capitani

Profa. Dra. Silvia Trein Heimfarth Dapper
Email: [email protected]

Doutora em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui mestrado em Design e Tecnologia, também pela UFRGS, e graduação em Design de Produto pela Universidade Feevale. Professora do curso de design na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

  • Público geral

    Público Valor
    Público Geral
    Matrícula de R$ 970,00+ 18 parcelas de R$ 970,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 921,50
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    Matrícula de R$ 970,00+ 18 parcelas de R$ 897,25
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    Matrícula de R$ 970,00+ 18 parcelas de R$ 873,00
    Estudantes com 60 anos ou mais
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 853,60
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 485,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor
    Empresas Conveniadas
    Matrícula de R$ 970,00+ 18 parcelas de R$ 873,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00

Matrícula antecipada com desconto

11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 824,50
21/02/2024 a 10/05/2024 – 10% de desconto R$ 873,00

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

LIFELONG LEARNING

Confira quais trilhas você pode seguir a partir deste curso e explore todas as possibilidade de uma formação fluída.

Especialização

Branding & Customer Experience

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

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