MBA

Marketing Estratégico e Geração de Valor

Duração

360 horas-aula

Modalidade

Presencial

Periodo

Noite

Curso para profissionais que desejam desenvolver seus conhecimentos nas áreas de gestão estratégica de mercados e marketing nas organizações.

O que você vai aprender
  • Desenvolver competências para atuação na gestão estratégica de mercados, no direcionamento estratégico de empresas, na gestão de inteligência de mercado, na gestão do desempenho de produtos e marcas e na gestão da presença online de empresas;
  • Reconhecer e analisar modelos, processos e ferramentas compatíveis com os desafios atuais da gestão de marketing nas organizações;
  • Vivenciar um ambiente propício para a troca de experiências entre os diferentes atores envolvidos no curso, incluindo alunos(as), professores(as) e convidados(as).
  • Sobre o curso

    Em um mercado em constante evolução, a tomada de decisão exige uma análise cada vez mais ágil e complexa por parte do/a profissional de marketing. Sendo assim, a especialização discute temas que contribuem para o enfrentamento dos desafios da área, como inteligência e pesquisa de mercado, gestão estratégica de marketing, criação de valor para o cliente, marketing digital, gestão de produto, preço, comunicação e logística.

  • Para quem é o curso

    O curso é voltado a gestores(as) e empreendedores(as), em especial àqueles relacionados a áreas de estratégia, marketing e inovação.

  • Porque fazer esse curso na PUCRS

    Disciplinas planejadas para qualificar os(as) profissionais a desempenharem atividades capazes de incrementar o valor das entregas feitas ao mercado pelas empresas nas quais atuam;

    Realização de dois seminários com profissionais especialistas, fomentando a ampliação de conhecimento e troca de experiências sobre práticas de mercado;

    Aulas com o objetivo de contribuir para a aplicação dos conteúdos estudados, bem como de gerar interação entre os(as) alunos(as).

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

  • Economia e Mercado

    Análise da conjuntura econômica. Principais impactos da Economia nos mercados. Entendimento de conceitos econômicos como inflação, câmbio e crédito. Análise do cenário econômico e tendências.

  • Inteligência de Mercado

    Entendimento do conceito de Inteligência de Mercado. Análise das necessidades de informação de mercado. Caracterização dos tipos de decisão e informação. Detalhamento dos fluxos internos de informação. Reflexão sobre monitoramento de mercado.

  • Pesquisa e Tendências de Mercado

    O planejamento da pesquisa de Marketing. Os tipos de pesquisa de Marketing. Comparação entre fontes de dados primários e secundários. Entendimento da pesquisa nos ambientes online e off-line. Aplicações de netnografia.

  • Marketing Internacional

    Mudanças no macroambiente, especialmente a globalização da economia e a abertura de mercados. Ferramentas de análise dos macroambientes econômico, político, cultural, religioso, e seu impacto na competitividade global. Estratégias de entrada em mercados globais. Detalhamento do planejamento de marketing internacional.

  • Gestão Estratégica de Mercado

    As principais orientações empresariais. Entendimento dos recursos de Marketing. Análise de portfólio de produtos. Princípios de segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo.

  • Métricas de Marketing

    A função estratégica das métricas de mercado. Entendimento de métricas de marca. Caracterização das principais métricas de venda. Aplicação de métricas financeiras.

  • Administração de Produtos e Marcas

    Definições centrais e classificação de produtos. Entendimento do processo de desenvolvimento de novos produtos. O Ciclo de Vida do Produto. Discussão das principais estratégias de marca. O conceito de Brand Equity e o desenvolvimento de marcas.

  • Formação de Preço

    Análise da estrutura de custos e precificação. Entendimento da formação de preço. Os principais ajustes e promoções de preço. O conceito de ponto de equilíbrio.

  • Canais de Distribuição e Logística

    O papel da logística e da distribuição no Marketing. O conceito de canais de distribuição. Desenvolvimento de serviços ao cliente em operações logísticas. Entendimento da dinâmica de relacionamento entre fornecedor e empresa.

  • Comunicação de Marketing

    A Comunicação Integrada de Marketing (CIM). Entendimento das principais ferramentas de comunicação. Conceito e aplicação de Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Marketing Digital, Venda Pessoal e Comunicação no Ponto de Venda. O planejamento de campanha e mídias

  • Experiência e Co-criação de Valor

    Os elementos conceituais da experiência de consumo. Entendimento da jornada do consumidor. Estudo da co-criação de valor a partir de acesso, diálogo, redução de risco e transparência. O processo de planejamento e proposição de experiências de consumo.

  • Comportamento do Consumidor

    Entendimento da jornada de consumo. Os fatores psicológicos do consumidor. Caracterização do processo de decisão de compra. Análise dos tipos de decisão de compra. Discussão das principais variáveis de influência no comportamento do consumidor. A ética do consumidor.

  • Marketing do Varejo

    O conceito de varejo e suas alternativas estratégicas. Análise dos sistemas de suporte a decisão no varejo. O entendimento das decisões de localização, estratégicas promocionais e conflitos existentes. As principais tendências de marketing no varejo.

  • Marketing Digital

    Caracterização da estratégia de marketing digital. O entendimento do marketing de conteúdo. Aplicação de marketing para redes sociais. Discussão das principais tecnologias aplicadas ao marketing digital. A inteligência artificial e o futuro do marketing digital.

  • Método do Estudo de Caso

    Definição de estudo de caso. Caracterização dos tipos e objetivos dos estudos de caso. O método do Estudo de Caso. As formas de coleta, organização e categorização dos dados. Descrição, análise e interpretação dos resultados. O papel da teoria no método do estudo de caso.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Me. Ana Cristina Schneider

Dr. Cláudio Hoffmann Sampaio

Me. Márcio Costa Moreno

Dr. Ely José de Mattos

Me. Kim Gesswein Silva

Dr. Clécio Falcão Araujo

Dra. Maira de Cassia Petrini

Dr. Vinícius Sittoni Brasil

Dra. Karen Sica da Cunha

Dr. Rodrigo Heldt Silveira

Esp. Thiago Proença Baisch

Dr. Eduardo Rech

Prof. Dr. Rodrigo Heldt Silveira
E-mail: [email protected]

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

  • Público em geral

    Público Valor
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.197,00
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.165,50
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
    Estudantes com 60 anos ou mais
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 630,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor
    Empresas Conveniadas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00

Matrícula antecipada com desconto

11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 1.071,00
21/02/2024 a 10/04/2024 – 10% de desconto R$ 1.134,00

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

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Confira quais trilhas você pode seguir a partir deste curso e explore todas as possibilidade de uma formação fluída.

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Marketing Estratégico e Geração de Valor

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

A Escola de Negócios possui diversos espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

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