Especialização

Comunicação Política: Estratégias e Práticas

Duração

360 horas-aula

Modalidade

Online ao vivo

Periodo

Manhã, Tarde e Noite

O curso de Especialização em Comunicação Política: Estratégias e Práticas oferece uma visão ampla das abordagens teóricas e da dimensão aplicada do campo da Comunicação Política.

O que você vai aprender
  • Ter visão ampliada da dimensão comunicacional da Política;
  • Propiciar reflexão teórica e metodológica sobre conceitos, autores e obras fundamentais da Comunicação Política;
  • Explorar debates contemporâneos e questões emergentes da Comunicação Política;
  • Explorar saberes e técnicas aplicados relevantes para a ação política cotidiana como planejamento de campanha, análise de dados e outros;
  • Desenvolver estratégias diferenciadas com uso amplo das plataformas comunicacionais disponíveis.
  • Sobre o curso

    O curso propõe-se a aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de comunicação relacionadas ao campo da política, contemplando planejamento, ações e mensuração dos resultados. Para desenvolver estratégias de comunicação efetivas será fornecida uma visão ampla e alicerçada nas mais recentes abordagens teóricas e práticas existentes no Brasil e no mundo a respeito do campo profissional da Comunicação Política. O curso apresentará e debaterá temas imprescindíveis como: participação política, opinião pública, Estado, democracia e poder até as estratégias de distintos agentes sociais e políticos nesse terreno.

  • Para quem é o curso

    Profissionais de todas as áreas e carreiras que se interessem e tenham conexão com aspectos da Comunicação Política.

  • Por que fazer esse curso na PUCRS

    O curso utilizará ferramentas de mediação on-line da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos;

    O corpo docente conta com pesquisadores com experiência em análise de momentos históricos da política mundial;

    Também haverá presença de profissionais do espaço das práticas com experiência em assessoramento político e desenvolvimento de estratégias entre os integrantes do corpo docente;

    Estudante poderá fazer o estudo de casos que marcaram a história recente da comunicação política;

    Foco no ambiente midiático digital;

    Aproximação com o ambiente político e oportunidade de contato com profissionais da área, inclusive por meio de estágios não obrigatórios;

    Instrumentalização prática para quem deseja atuar como gestor em organizações públicas e no assessoramento de políticos.

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

  • Comunicação Política – Conceitos e Teorias

    Abordagem do acervo teórico interdisciplinar acumulado ao longo do tempo sobre a prática comunicacional da política. Exame de temas como persuasão, mídia e difusão da informação, opinião pública, emoções e imaginário coletivo, marketing político, reputação, propaganda e midiatização da política.

  • Comunicação Política Estratégica

    Apresenta e discute como estratégias de comunicação política são desenvolvidas e implementadas em diferentes contextos políticos, incluindo eleições, governança e crises. Aborda a importância do planejamento, do plano de ação e a mensuração do impacto das estratégias de comunicação na percepção pública e no comportamento eleitoral.

  • Persuasão e Emoções Coletivas

    Exame do papel da linguagem, da comunicação e da mídia nos processos políticos. Abordagem da emoção como fator preponderante nas estratégias discursivas de agentes políticos. Focalização do papel de conceitos e teorias como agendamento, enquadramento e sugestão, priming, associação de ideias, linguagem emocional, discurso de ódio e discurso de vitimização.

  • Gestão de Crise e Reputação

    Abordagem ampla da ideia de reputação como construção social a partir do instrumental teórico-prático das Teorias da Imagem. Estudo das convergências entre reputação e Comunicação Política tomando como pontos de inflexão as noções de reputação individual e de reputação coletiva. Revisão dos elementos da reputação (afeto, estima e conhecimento) e as dimensões da reputação (visibilidade, transparência, distintividade, consistência, autenticidade e responsividade). Interrelação entre comunicação externa e interna. Estudo das contribuições das teorias do Público e da Percepção. Revisão das metodologias de mensuração e avaliação de reputação.

  • Política e Comunicação Digital

    Exame da comunicação digital na sociedade em rede, com ênfase em processos comunicacionais e políticos mediados por computador. Revisão das abordagens teóricas do digital e exame da comunicação digital à luz das teorias clássicas da comunicação. Estudo das teorias do virtual. Revisão dos aspectos como conectividade, participação e colaboração. Focalização das redes sociais e plataformas. Abordagem da convergência e mudança na perspectiva da midiatização on-line.

  • Campanhas Eleitorais e Comportamentos Sociais

    Exame de concepção, planejamento, logística, execução e avaliação de campanha política. Abordagem do processo de definição de candidaturas numa perspectiva histórico-crítica. Investigação da condição de candidato, com elementos constitutivos e relações com outros agentes. Estudo dos aspectos centrais de campanha eleitoral com programa, mensagem e estratégia de campanha. Reflexão sobre o que define o eleitor. Exame de técnicas de elaboração de plano e cronograma de campanha e da emergência das pesquisas eleitorais como fenômeno singular da política contemporânea.

  • Ideais Políticos e Cultura Democrática

    Revisão de conceitos, autores e correntes de pensamento da Filosofia Política. Conceituação e contextualização de noções como pólis, soberania e ideologia. Exame de regimes e sistemas de governo. Aprofundamento das concepções teóricas sobre sociedade, política e participação: idealismo, realismo, estruturalismo e pós-estruturalismo, abordagens pós-modernistas. Abordagem complexa sobre instituições no Estado contemporâneo, com especial ênfase em partidos políticos.

  • Estratégias de Pesquisa e Uso Integrado de Dados

    Revisão de conceitos fundamentais da análise de dados numa perspectiva aplicada. Abordagem de noções como consulta de dados, formatação e combinação de dados, tabelas, auditoria de dados, importação de dados, Focalização de conceitos básicos de visualização de dados: datasets e dataframes. Investigação de técnicas de sumarização, análise estatística de dados e mineração de dados.

  • Identidades Políticas e Dinâmicas da Opinião Pública

    Apresentação de um panorama amplo da construção de dinâmicas identitárias como elemento estruturante das relações políticas na contemporaneidade. Noções como cultura e civilização, nações e nacionalismos, gênero, raça e classe no contexto sócio-histórico da modernidade tardia e da complexidade.

  • Atualidade Política: Debates e Reflexões

    Apresentação de conceitos sobre tópicos relacionados à Comunicação Política a partir de uma abordagem crítica, dialogada e multidisciplinar.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Dr. Jacques Alkalai Wainberg

Dr. Moreno Cruz Osório

Dra. Rosângela Florczak de Oliveira

Dra. Teresa Cristina Schneider Marques

Me. Lucas Silveira Kupssinskü

Dr. Angelo Arlindo Carnieletto Müller

Dr. Manuel Luis Petrik Pereira

Dra. Silvia Regina Ferabolli

Esp. Júlia Machado Biasibetti

Dr. Jacques Wainberg
Email: [email protected]

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), BA em jornalismo pela Universidade da Flórida, em Gainesville, mestrado em Jornalismo – University of South Carolina (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996). O Pós-Doutorado foi realizado na Universidade do Texas, Austin, Estados Unidos e na Universidade de Tel Aviv. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse e produção intelectual incluem jornalismo, comunicação intercultural e internacional, relações internacionais, teorias de comunicação, comunicação política e persuasão, comunicação e emoções.

Prof. Fabio Canatta
E-mail: [email protected]

É professor de jornalismo na Escola da Comunicação Artes e Design – FAMECOS/PUCRS desde 2010. Foi professor substituto de jornalismo na FABICO da UFRGS entre os anos de 2021 e 2023. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Gestão de Pessoas pela Faculdade São Judas Tadeu (2009), mestrado (2014) e doutorado (2021) em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Dedica-se à pesquisa do Jornalismo, com ênfase no Telejornalismo, nos direitos humanos e na cobertura da violência policial. Integra a TeleJor, uma rede de pesquisadores que se dedicam a compreender e propor alternativas para o fazer jornalístico em/para diferentes telas, suportes e plataformas. Como jornalista, trabalhou com jornal, rádio, portal de internet e, principalmente, televisão, por mais de dez anos.

  • Público geral

    Público Valor
    Público Geral
    Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 875,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 831,25
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 809,38
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 787,50
    Estudantes com 60 anos ou mais
    Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 770,00
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 437,50
  • Parcerias e convênios

    Público Valor
    Empresas Conveniadas
    Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 787,50
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00

Matrícula antecipada com desconto

11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 743,75
21/02/2024 a 10/05/2024 – 10% de desconto R$ 787,50

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

LIFELONG LEARNING

Confira quais trilhas você pode seguir a partir deste curso e explore todas as possibilidade de uma formação fluída.

Especialização

Comunicação Política: Estratégias e Práticas

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

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