O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS é reconhecido com a maior nota na avaliação Capes (nota 7) e oferece uma formação de excelência em nível de Mestrado e Doutorado. Com mais de 50 anos de tradição, conta com um corpo docente altamente qualificado e com a infraestrutura privilegiada da Universidade.
Inscrições: De 01/09 a 29/11/24
Duração mestrado: 12 a 30 meses
Duração doutorado: 24 a 54 meses
Email: [email protected]
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Saúde mental, bem-estar e qualidade de vida são assuntos cada vez mais presentes na sociedade contemporânea. Seja nas conversas do dia a dia, no ambiente profissional ou, até mesmo, nas redes sociais, a população vem se conscientizando sobre a importância de entender e trabalhar as questões da mente.
Neste cenário, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS tem um papel fundamental na produção de conhecimento acadêmico relevante e inovador na área, propondo estudos que acompanham as constantes mudanças do mundo moderno e atendem à demanda por uma formação que prepare o psicólogo para atuar em diferentes contextos profissionais.
O programa detém a nota máxima na avaliação Capes (nota 7), reconhecimento que atesta a qualidade da educação e a relevância da história construída ao longo de mais de 50 anos. Formado essencialmente por pesquisadores bolsistas de produtividade, o corpo docente é um dos grandes destaques do Mestrado e Doutorado em Psicologia, além da infraestrutura completa que oferece uma sala para cada grupo de pesquisa e conta com diversos laboratórios disponíveis na Universidade.
O PPG possui quatro linhas de pesquisa: Avaliação e Intervenção Psicológica na Clínica e na Saúde; Processos Psicossociais: práticas e contextos; Cognição, Cérebro e Comportamento; e Bem-estar, Saúde e Qualidade de Vida.
Com uma estrutura curricular flexível, o estudante pode customizar sua formação, e o alto grau de internacionalização possibilita experiências de intercâmbio por meio de programas institucionais e nacionais. O PPG ainda integra o projeto institucional Pró-Extensão, que abre portas para o pesquisador vivenciar a atuação na extensão.
Durante os cursos de Mestrado e Doutorado, você terá a oportunidade de produzir conhecimento acadêmico na área da Psicologia, desenvolver habilidades de pesquisa e docência e, ainda, contribuir para o desenvolvimento regional e nacional. Isso acontece a partir de uma estrutura curricular com quatro eixos: formação metodológica, formação para a atividade de docência, formação para a atividade de pesquisa e formação específica. Os três primeiros fazem parte do núcleo básico, já o quarto garante a flexibilidade nos seus estudos.
Além das disciplinas curriculares, você vai participar de outros momentos importantes para a sua formação, como reuniões de grupo de pesquisa, seminários teóricos e atividades de extensão e intercâmbio de conhecimento.
No Mestrado em Psicologia, que tem duração de 12 a 24 meses, você vai adquirir conhecimento sobre as principais contribuições teóricas na área de concentração de seus estudos, ter domínio teórico de diferentes perspectivas metodológicas na pesquisa em Psicologia, desenvolver condições de aplicação dos principais métodos de investigação na sua linha de pesquisa, aprender sobre integridade e ética na pesquisa, produção e divulgação de conhecimento científico e, ainda, trabalhar habilidades para a docência no ensino superior.
Ao longo dos 36 a 48 meses do Doutorado, você vai aprofundar ainda mais o domínio teórico na área de concentração dos seus estudos, desenvolver uma sofisticação metodológica suficiente para se estabelecer como um(a) pesquisador(a) independente, ampliar sua capacidade reflexiva e crítica sobre a natureza do conhecimento psicológico e as condições de articulação teórica com outras áreas de conhecimento e, por fim, exercitar habilidades avançadas para a produção e publicação do conhecimento psicológico.
O processo de planejamento conduziu à definição dos objetivos gerais do Programa, que podem ser elencados da seguinte forma: (a) formar pesquisadores-docentes e profissionais altamente qualificados; (b) produzir conhecimento relevante e inovador na área; (c) contribuir para o desenvolvimento regional. A proposta do curso de Mestrado é desenvolver habilidades e competências teóricas e metodológicas para a investigação, a docência e a prática na área de estudos escolhida, bem como estimular a integridade e ética na produção e divulgação do conhecimento. O curso de Doutorado objetiva o aprofundamento teórico de uma área de investigação, bem como o domínio metodológico para a realização de uma pesquisa inovadora, que apresente visibilidade e potencial de interdisciplinaridade. O curso de Doutorado objetiva a formação de um pesquisador-docente com condições para estabelecer, de forma independente, um programa de investigação e a organização de conteúdos didáticos na área. Em suma, objetiva-se a formação de profissionais qualificados, voltados para pesquisa, ensino e intervenções, com potencial de inserção internacional e atuação em contextos interdisciplinares.
Fundado em 1972, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) oferece os cursos de Mestrado e Doutorado em três áreas de concentração: Psicologia Clínica, Cognição Humana e Psicologia Social. O programa é avaliado com nota 7 na CAPES e é apoiado pelo Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da Capes.
A estrutura curricular nos cursos de Mestrado e Doutorado é apoiada em disciplinas e atividades distribuídas em quatro eixos: (a) formação metodológica, (b) formação para a atividade de docência, (c) formação para a atividade de pesquisa e (d) formação na área de concentração. Entre as atividades, destacam-se reuniões individuais com o orientador, encontros científicos do PPGP, estágio de docência, seminário interno de pré-qualificação, exame de qualificação, publicação científica, e atividades de inserção social e extensão. O conjunto de disciplinas e atividades objetiva formar docentes e pesquisadores que exercerão liderança na psicologia científica. Para tanto, o PPGP dispõe de recursos tecnológicos avançados para ensino e pesquisa.
O PPGP é referência nacional e internacional em suas áreas de concentração. Desde o ingresso, o estudante é orientado individualmente por um professor orientador. A colaboração com outros professores/pesquisadores no programa ou mesmo docentes externos é muito comum; os estudantes são encorajados para abordar os temas de investigação desde uma perspectiva interdisciplinar. O PPGP mantém convênios e parcerias com outros programas internacionais de excelência em Psicologia e áreas afins.
O processo de seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado ocorre anualmente, através de edital. São disponibilizadas vagas específicas e processo seletivo diferenciado para candidatos estrangeiros. Candidatos devem possuir graduação em Psicologia ou em áreas relacionadas. Em adição, candidatos potenciais devem possuir conhecimento básico da língua portuguesa e conhecimentos avançados da língua inglesa. O processo seletivo para candidatos estrangeiros envolve análise do Currículo Lattes e entrevista individual (que poderá ser realizada por videoconferência, para candidatos residentes no exterior).
Sugere-se que potenciais candidatos estrangeiros contatem antecipadamente a Coordenadora do PPGP, Profa. Dra. Adriane Xavier Arteche, pelo e-mail [email protected].
PÓS-DOUTORADO
Alunos Especiais (disciplina isolada)
É permitido aos interessados que não tenham sido aprovados no processo seletivo, ou a outros interessados, cursar disciplinas isoladas, na condição de alunos especiais. Os pedidos para cursar disciplinas como aluno especial devem ser homologados pela Comissão Coordenadora do Programa. O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos da disciplina, será pago em 5 parcelas no semestre em que a disciplina for cursada. A primeira parcela é paga no ato da matrícula e as demais terão vencimento no dia 15 de cada mês com emissão de documento bancário.
Aguarde divulgação do próximo período de recebimento das inscrições.
Documentos necessários:
Cópia do Diploma Frente e Verso;
Cópia do Histórico Escolar Frente e Verso;
Cópia do RG e CPF;
Formulário de inscrição preenchido
Programa de Integração da Graduação com a Pós: você aproveita seus créditos eletivos para cursar disciplinas de mestrado e doutorado, com o mesmo valor da Graduação.
1. Formulário de pré-inscrição
2. Atestado de matrícula na Graduação
3. Histórico tipo zero (Portal do aluno/ Sou Aluno)
Por meio do G+1, o (a) estudante que deseja seguir na área acadêmica pode viver a experiência no mestrado durante a graduação. Para isso, ele (a) precisa ter cursado, pelo menos, 50% da graduação e participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação de interesse.
Resultado Seleção G+1 – Edital 01/2024 – Ingresso março/2025
Esta linha de pesquisa concentra estudos relacionados a desfechos em saúde mental a partir de diferentes teorias e métodos em Psicologia Clínica. Tem como objetivo a compreensão de processos psicológicos e construção e adaptação de instrumentos e intervenções com enfoque psicoterapêutico e psicoeducativo.
Esta linha de pesquisa concentra os estudos que utilizam uma abordagem interdisciplinar sobre a relação entre a saúde mental e o estilo de vida, entendido como o conjunto de comportamentos relacionados à alimentação, atividade física, sono, espiritualidade, bem-estar financeiro, bem-estar ocupacional e relações sociais. A linha visa a construção de conhecimento básico e aplicado para avaliação e intervenção na prevenção e promoção da qualidade de vida e seus diferentes domínios.
Esta linha de pesquisa concentra os estudos básicos e aplicados da cognição e suas implicações comportamentais e neurobiológicas. Busca-se investigar processos neurocognitivos e psicobiologicos e a relação destes com comportamento, desenvolvimento, aprendizagem e saúde mental. As abordagens de investigação envolvem modelos teóricos, experimentais e instrumentos da neuropsicologia, da neurobiologia e da neurociência.
Esta linha de pesquisa concentra os estudos sobre fenômenos psicossociais e processos de vulnerabilização em diferentes contextos, tais como educação, saúde pública, trabalho, política e justiça. Objetiva desenvolver estratégias para a avaliação e intervenção com indivíduos, grupos e organizações a partir de abordagens teórico-metodológicas que articulam diferentes perspectivas da Psicologia Social e outros campos de conhecimento.
Nome | Coordenador |
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Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE) | CHRISTIAN HAAG KRISTENSEN |
A comunicação verbal e não-verbal; noções de atitude, a abordagem não diretiva em comunicação, princípios da pesquisa biográfica em educação, a construção da narrativa, a abordagem da entrevista de explicitação: teoria e método.
Abordagens, métodos e técnicas de pesquisa qualitativa em Psicologia. Principais correntes teórico-metodológicas que fundamentam as análises qualitativas de pesquisa nas ciências humanas. Métodos de investigação e procedimentos para coleta e análise de diferentes tipos de pesquisa com métodos qualitativos.
Aborda o conhecimento e a aplicação de técnicas estatísticas avançadas no contexto atual da pesquisa em psicologia.
A abordagem biográfica e suas vertentes, a perspectiva teórica dos saberes experienciais, os desafios inscritos na identificação dos aprendizados que emergem das experiências vividas, formas de análise e interpretação da narrativa.
Definição do processo de avaliação psicológica no contexto clínico. Objetivos e passos do processo de avaliação psicológica. Métodos e técnicas de avaliação psicológica. A qualidade psicométrica das medidas de avaliação. Construção e adaptação de instrumentos. Manejo clínico das técnicas de avaliação: inteligência, personalidade e cognição. O uso de técnicas de avaliação psicológica em pesquisa. Diagnóstico e classificação de problemas psicológicos. Interpretação e integração de dados. Devolução de resultados de avaliação psicológica em pesquisa e elaboração de documentos escritos. Questões éticas envolvidas no processo de avaliação psicológica.
Apresentar e discutir os modelos de atenção à saúde mental e os instrumentos mais utilizados para avaliá-los, analisando os desafios do campo da avaliação da qualidade dos serviços de saúde mental.
Modelo Biopsicossocial da Saúde na explicação do comportamento humano; o continum saúde-doença; comportamento de risco, estilo de vida e apoio social; promoção da saúde, prevenção, estresse associado à enfermidade, adesão ao tratamento médico, doenças crônicas e terminais, qualidade de vida; aplicações da Psicologia da Saúde com populações específicas e diferentes lugares de intervenção; metodologia aplicada à pesquisa em Psicologia da Saúde; o cuidado e o cuidador; bioética; tanatologia, o paciente terminal e sua família.
A elaboração de um projeto com qualidade é essencial para o andamento de uma pesquisa científica. Desse modo, essa disciplina visa qualificar o aluno para a redação e apresentação de um projeto tanto na área clínica quanto na experimental mediante a discussão de conceitos básicos da anatomia e fisiologia de um projeto de pesquisa.
A presente disciplina tem como objetivo estimular discussões sobre as políticas de pesquisa no Brasil, incluindo os mecanismos de avaliação da CAPES e de cientometria. Também se propõe a discutir as formas de obtenção de fomentos para a ciência, com vistas a abordar diferentes modalidades dos Editais. Ademais, uma das propostas da disciplina é discutir a carreira científica no Brasil e no exterior e as possibilidades de inserção no mercado. Serão ainda contempladas discussões sobre as distinções entre áreas de concentração, bem como diferenças regionais, entre outros temas controversos em ciência. Será abordado o processo de revisão por pares, tanto de projetos, quanto de trabalhos científicos submetidos a revistas indexadas. Parte das aulas será voltada para a discussão de aspectos éticos em pesquisa, incluindo temas como plagiarismo, coautoria, publicação de resultados negativos, entre outros. Será realizada atividade de treinamento nos quesitos de avaliação de trabalhos de conclusão, incluindo dissertações e teses.
Introduces the core theories about emotion, its development and its relationship with cognitive processes.
Criação, autonomia, reprodução ou dependência no processo de produção de conhecimento em relação a leitura e a escrita. A disciplina também visa continuar a situar os diferentes entendimentos teóricos sobre ciência e outros pressupostos epistemológicos, para a discussão dos processos dos/as doutorandos/as como autores de uma produção científica a ser realizada no planejamento de um ensaio temático em Psicologia.
Essa disciplina será composta de leituras dirigidas a respeito dos temas Estigma e Preconceito. Objetiva-se a constituição de um conjunto de referências básicas a partir de leituras de textos clássicos e contemporâneos do campo da Psicologia, das Ciências Sociais e do Direito. Além disso, serão abordadas interfaces com debates atuais no contexto brasileiro, tais com preconceito relativo a marcadores como raça, deficiência, gênero, orientação sexual, entre outros.
Esta disciplina teórico-prática discute diferentes abordagens e ferramentas para o entendimento, manutenção ou modificação de comportamentos e hábitos saudáveis, com foco na melhora do estilo e qualidade de vida. A disciplina propõe ainda vivências práticas e a discussão de práticas de autocuidado e do estabelecimento de uma relação saudável com a alimentação, exercício físico e sono.
A presente disciplina tem por objetivo abordar vários aspectos relacionados com a farmacologia da inflamação, a saber: aspectos bioquímicos e moleculares dos eventos inflamatórios, com ênfase em modulação farmacológica. Serão contempladas as principais alterações vasculares e celulares em resposta a diferentes estímulos. Como tópicos de interesse, destacam-se: (1) o estudo de mediadores da resposta inflamatória, incluindo aqueles derivados de mastócitos (histamina e serotonina), mediadores lipídicos (prostanóides e leucotrienos), mediadores peptídicos (bradicinina e neurocininas), citocinas e fatores de crescimento, fatores quimiotáticos, mediadores do sistema complemento, óxido nítrico, entre outros; (2) componentes da fase de resolução inflamatória, envolvendo mediadores endógenos relacionados ao restabelecimento da homeostase e reparo tecidual; (3) principais grupos de células envolvidos nas várias fases da inflamação e conexão com a resposta imune; (4) principais receptores e rotas de sinalização, bem como, componentes dos sistemas de transdução intracelular; (5) inflamação associada com infecção e resposta inflamatória sistêmica; (6) correlação entre inflamação e câncer; (7) aspectos regulatórios da transcrição de moléculas implicadas na resposta inflamatória; (8) estudo dos mecanismos de ação dos principais fármacos utilizados no tratamento da inflamação; (9) Doenças inflamatórias crônicas.
Diversidade conceitual em Psicologia e seus aspectos epistemológicos, éticos e metodológicos. Diferentes perspectivas teóricas e sua intersecção com temas emergentes nas ciências humanas e biológicas. Crise dos paradigmas da ciência. Políticas do conhecimento. Implicações ético-epistemológicas na pesquisa multi, inter e transdisciplinar. Pesquisa translacional. Tecnologias sociais e Psicologia.
A disciplina discute diferentes perspectivas teóricas e textos fundamentais presentes no campo de estudos do HIV/AIDS. Busca compreender ainda a forma como a resposta à epidemia foi construída no plano internacional, nacional e local (des)articulada a esses diferentes modelos. Aborda ainda as transformações nas discussões sobre sexo/gênero e sexualidade e sua relação com a discussão política e técnica no campo do HIV/AIDS. Serão priorizadas leituras de texto, comentários a filmes, e seminários com profissionais que atuam na gestão, atenção à saúde, movimentos sociais e grupos de pesquisa ligados às pautas relativas ao HIV/AIDS.
A disciplina focaliza abordagens, métodos e técnicas que dizem respeito à pesquisa em Psicologia. Retoma a discussão de temas básicos referentes às metodologias da pesquisa bem como de questões epistemológicas referentes àquelas. Examina métodos de investigação e procedimentos para coleta e análise de diferentes tipos de pesquisa.
Histórico e desenvolvimento conceitual da epistemologia mista para a pesquisa em psicologia. Caracterização dos modelos de metodologia mista na pesquisa em psicologia. Complementariedade e reversibilidade entre dados quantitativos e qualitativos. Grau de adequabilidade da metodologia mista aos problemas de pesquisa. Aplicações na pesquisa empírica em psicologia.
Histórico e desenvolvimento conceitual da epistemologia mista para a pesquisa em psicologia. Caracterização dos modelos de metodologia mista na pesquisa em psicologia. Complementariedade e reversibilidade entre dados quantitativos e qualitativos. Grau de adequabilidade da metodologia mista aos problemas de pesquisa. Aplicações na pesquisa empírica em psicologia.
Métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa sobre violência. Práticas baseadas em evidências para avaliação, prevenção e intervenção em violência.
Explorar os conceitos de estresse, saúde e doença, com um foco particular na literatura histórica e atual. Abordará múltiplas dimensões no estudo do estresse: genéticas, epigenéticas, moleculares, celulares, fisiológicas e cognitivas, especialmente no contexto da pesquisa imunoendócrina e neurocientífica. Estudo da resposta individual ao estresse, como fatores genéticos e ambientais desempenham um papel, como se traduz em condições fisiológicas e mentais e condições patológicas ou de sáude.
Discussão dos pressupostos teóricos, metodológicos e práticos que embasam a neuropsicologia clínica, do desenvolvimento, cognitiva e escolar. Estudo do processamento das funções cognitivas: avaliação e intervenção (preventiva e remediativa) neuropsicológicas.
Etapas do processo de elaboração de artigo científico. Reflexão crítica em relação às etapas de criação, autonomia e produção do conhecimento científico em Psicologia. Planejamento e escrita de artigo científico.
Apresentação e análise das principais contribuições das abordagens qualitativas na produção do conhecimento científico. Análise de perspectivas epistemológicas, princípios, implicações éticas, instrumentos e técnicas. Delineamentos de pesquisa qualitativa em Psicologia, recursos metodológicos e estratégias de pesquisa. Vantagens, limitações e implicações do uso dos métodos qualitativos na pesquisa em Psicologia.
A disciplina discute diferentes tipos de pesquisas de modelo qualitativo, apresentando subsídios epistemológicos que ensejaram o delineamento do método, a coleta e análise de dados.
Apresenta e discute os métodos quantitativos no contexto mais amplo do conhecimento científico. Identifica os princípios dos métodos para tratamento e análise de dados quantitativos mais comuns no campo da Psicologia. Considera as vantagens, limitações e implicações do uso desses métodos quantitativos para a interpretação de resultados na pesquisa contemporânea em psicologia. Oportuniza o exercício teórico-prático das principais técnicas de tratamento de dados quantitativos e da redação e interpretação de resultados.
Apresenta e discute os métodos quantitativos no contexto mais amplo do conhecimento científico. Identifica os princípios dos métodos para tratamento e análise de dados quantitativos mais comuns no campo da Psicologia. Considera as vantagens, limitações e implicações do uso desses métodos quantitativos para a interpretação de resultados na pesquisa contemporânea em psicologia. Oportuniza o exercício teórico-prático das principais técnicas de tratamento de dados quantitativos e da redação e interpretação de resultados.
Conhecer os principais conceitos teóricos e práticos da área de biologia molecular, aplicada a área da saúde, focando nos principais temas científicos atuais de terapias utilizando biologia molecular.
Esta disciplina apresentará os paradigmas clássicos e contemporâneos da área de orientação profissional e de carreira. Explorará as relações entre a construção de carreira e o mundo do trabalho, contemplando o debate acerca do trabalho decente, trabalho precário e desemprego. Estimulará a reflexão e proposição de estratégias e competências necessárias ao desenvolvimento e manutenção da empregabilidade e da ocupabilidade.
Esta disciplina aborda princípios e práticas de orientação de alunos e gestão de grupos de pesquisa. A disciplina será organizada a partir da vivência dos alunos nos grupos de pós-graduação, voltada ao desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem preparar os alunos para a carreira de pesquisador.
Esta disciplina aborda aspectos aplicados na busca e captação de recursos em editais. A disciplina será organizada a partir da vivência dos alunos nos grupos de pós-graduação, voltada ao desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem preparar os alunos para a carreira de pesquisador.
Esta disciplina aborda estratégias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em um contexto de internacionalização, interdisciplinaridade e inovação. A disciplina será organizada a partir da vivência dos alunos nos grupos de pós-graduação, voltada ao desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem preparar os alunos para a carreira de pesquisador.
Esta disciplina aborda estratégias destinadas: (a) divulgação e disseminação do conhecimento científico, (b) transferência do conhecimento para a sociedade (inserção social) e (c) consolidação de redes de pesquisa. A disciplina será organizada a partir da vivência dos alunos nos grupos de pós-graduação, voltada ao desenvolvimento de habilidades e competências que possibilitem preparar os alunos para a carreira de pesquisador.
O domínio de ferramentas de informática é fundamental para realização de pesquisa na área da saúde. O objetivo desta disciplina é explorar, de maneira prática, softwares importantes na área de pesquisa médica. O foco será em recursos online, planilhas, programas gráficos, programas de estatística, processadores de texto, e de manejo de referências bibliográficas.
Pesquisa básica e aplicada em relação aos aspectos psicobiológicos e moleculares dos transtornos mentais. Neurociência cognitiva dos transtornos mentais.
Introduzir conceitos e pressupostos fundamentais da Psicologia Evolucionista, apresentando estudos clássicos e evidências empíricas atuais desta abordagem.
Estudo das diferentes concepções e bases históricas da relação entre psicologia e educação: aspectos evolutivos do ser humano, análise do contexto educativo e formação de educadores. Relações interpessoais e institucionais no campo educacional. Desafios e métodos de pesquisa e intervenção no campo psicoeducativo.
Modelo Biopsicossocial da Saúde na explicação do comportamento humano; o continum saúde-doença; comportamento de risco, estilo de vida e apoio social; promoção da saúde, prevenção, estresse associado à enfermidade, adesão ao tratamento médico, doenças crônicas e terminais, qualidade de vida; aplicações da Psicologia da Saúde com populações específicas e diferentes lugares de intervenção; metodologia aplicada à pesquisa em Psicologia da Saúde; o cuidado e o cuidador; bioética; tanatologia, o paciente terminal e sua família.
A disciplina aborda os avanços científicos no campo da Psicologia do Testemunho, fundamentado nos parâmetros científicos sobre o funcionamento da memória humana, buscando analisar os processos que podem contribuir para que uma testemunha se recorde com precisão sobre um evento, incluindo a identificação de pessoas envolvidas neste evento.
A disciplina busca estudos que avaliam o impacto de atitudes sociais (estigma, discriminação, preconceito e assédio moral e sexual) em seus alvos em contextos laborais e educacionais. Essa disciplina contextualiza e aprofunda a urgência em apreender a dimensão das interseccionalidades enquanto estudos acerca dos marcadores sociais e sua influência nos processos psicossociais. No campo dos estudos do trabalho ainda é necessário explicitar e aprofundar teoricamente a interdependência das relações sociais de raça, sexo e classe, designada por “interseccionalidades. A disciplina trata as bases epistemológicas da Psicologia bem como em Estudos Pós-Culturais e Feministas no campo das interseccionalidades (gênero, raça e classe social entre outras) nos contextos das relações de gênero e diversidade sexualapresentando diferentes abordagens teórico-práticas do campo.
A disciplina tem como propósito construir conhecimentos avançados nas teorias e técnicas psicométricas. Utilizando uma metodologia baseada em desafios e projetos, espera-se com a disciplina capacitar os discentes, de forma prática, a compreender o desenvolvimento de medidas psicométricas desde a fase teórica até a fase analítica. Serão abordados os fundamentos da medida psicológica, desde as medidas psicofísicas até as modernas técnicas de Teoria de Resposta ao Item e Análise de Rede. Ao cursar a presente disciplina o discente estará apto a desenvolver, adaptar e refinar medidas psicométricas. O discente desenvolverá habilidades analíticas suficientes para estimar os parâmetros de fidedignidade e validade de medidas psicométricas por meio de ferramentas avançadas no ambiente R. A disciplina se destina a atender a qualquer área do conhecimento que utilize medidas ou técnicas psicométricas.
As relações entre aspectos psicológicos e os sistemas neuroendocrinológicos e imunológicos.
Esta disciplina aborda, na perspectiva da psicopatologia cognitiva experimental, os principais modelos cognitivos dos transtornos relacionados a trauma e as abordagens cognitivo-comportamentais (psicoterapia e intervenções experimentais) no tratamento desses transtornos.
A disciplina é caracterizada pelo estudo teórico e técnico da abordagem Cognitivo e Comportamental, enfatizando as técnicas de avaliação e intervenção psicoterapêutica.
The course will discuss aspects of research and practice in career development and work in organizations considering individual, organizational and contextual aspects involved. In regard to individual aspects, the four problems of the self will be addressed (i.e., knowledge, direction, identity, and condition) within the domains of contemporary theoretical models of career choice and development. With respect to organizational aspects, it will discuss the concerns and best practices for carrying out research and interventions related to the development of individuals¿ careers in organizations. Finally, the discussion of the contextual aspects will address some research topics and focuses of practice and policies of contemporary organizations, such as gender and cultural diversity.
Teoria e prática de leitura e de redação científica. Ética em publicação científica. Organização de manuscritos científicos. Diferentes modalidades de publicação. Fluxo editorial e sistemas de avaliação.
Designing and adhering to the appropriate methodology is fundamental for improving the quality of research. The methodology may differ from problem to problem, yet the basic approach towards research remains the same.
Analisar as etapas do processo de escrita de artigos de revisão sistemática da literatura. Estimular a reflexão crítica em relação à escrita de artigos de revisão sistemática como estratégia de compilação do conhecimento científico em Psicologia. Planejamento de artigo de revisão sistemática em Psicologia.
Capacitação ao exercício da docência. A natureza do trabalho docente. Etapas do processo de docência: planejamento, desenvolvimento e avaliação. Estratégias pedagógicas para fomento do processo ensino-aprendizagem.
Introduz o conceito de competências socioemocionais e analisa seus efeitos sobre diversos indicadores de bem-estar individual e progresso social. Discute, ainda, estratégias para desenvolvê-las.
Esta disciplina se desenvolve a partir da problematização de diferentes concepções de sujeitos e saúde em vertentes teóricas da Psicologia, articulando práticas psicológicas e seus efeitos no campo das Políticas Públicas.
O Departamento de Psicologia de Processos da Desenvolvimento e Socialização da Faculdade de Medicina e Psicologia e o serviço de aconselhamento “be as you are” para o estudo e clínica de orientações sexuais e identidades de género da Universidade de Roma Sapienza, em colaboração com o PPG em Psicologia da PUCRS e o PPG em Psicologia Social da UFRGS, propõe está ação de formação para: (a) a divulgação dos mais recentes estudos, conhecimentos e resultados de pesquisas sobre questões relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero (LGBTQ+); (b) o estudo e a promoção de boas práticas e de políticas eficazes que visem a inclusão de minorias sexuais e de gênero no Brasil. Esta ação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, em particular com o Objetivo 5 Alcançar a igualdade de gênero e o Objetivo 16 promover sociedades pacíficas e inclusivas orientada para o desenvolvimento sustentável, garantindo o acesso à justiça para todos e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas todos os níveis. A atividade formativa visa promover duas áreas: a) a exploração, disseminação e transferência de conhecimentos adquiridos pela Universidade de Roma no que diz respeito a Estudos LGBTQ+; b) Promover novos modelos sustentáveis de desenvolvimento local em matéria de género numa perspectiva inclusiva e ecológica, também em relação a agenda 2030.
Teorias e perspectivas de análise sobre diferentes tipos de violência. Impacto da violência para o desenvolvimento humano. Práticas baseadas em evidências para avaliação, prevenção e intervenção de situações de violência. Métodos empregados para pesquisas em violência.
Pesquisa básica e aplicada em relação aos aspectos teóricos e metodológicos da Cognição Humana.
A disciplina irá abordar os conteúdos de Psicologia e Psicologia Clínica, assim como a pesquisa na Psicologia Clínica, o histórico e a base conceitual, os contextos da Psicologia Clínica com temas e problemas atuais, os métodos, as pesquisas de resultados e de processos e a ética na Psicologia Clínica.
Teorias e métodos que fundamentam a discussão epistemológica na Psicologia Social Contemporânea. Contribuições teóricas e metodológicas, clássicas e atuais, que apresentam a área e instrumentalizam a pesquisa psicológica no campo social.
Apresenta modelos teóricos e experimentais da neuropsicologia, da neurobiologia e da neurociência. Discute processos neurocognitivos e psicobiológicos e a relação destes com comportamento, desenvolvimento, aprendizagem e saúde mental. Promove reflexões acerca da cognição e suas implicações comportamentais e neurobiológicas.
Apresenta os processos psicológicos envolvidos na promoção do bem-estar, da saúde e da qualidade de vida, a partir de uma abordagem interdisciplinar. Fomenta o desenvolvimento de estratégias inovadoras na investigação dos papéis de crenças, emoções e comportamentos nos processos de saúde e adoecimento.
Apresenta os fundamentos da construção, adaptação e a investigação de evidências de validade de instrumentos psicológicos, sob a perspectiva da Psicometria. Discute estudos sobre avaliação e intervenções nos contextos da Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde. Promove reflexão acerca do uso de diferentes métodos, abordagens teóricas e técnicas no desenvolvimento e avaliação de intervenções em Psicologia Clínica e da Saúde.
Apresenta abordagens teórico-metodológicas que articulam diferentes perspectivas da Psicologia Social e outros campos de conhecimento como educação, ciências sociais, filosofia, direito e saúde coletiva. Discute estudos de diversas dimensões da psicologia social em diferentes contextos, tais como a escola, saúde, trabalho, política, processos e organizações grupais e às relações entre sujeitos e instituições. Promove reflexão acerca dos fenômenos a partir da perspectiva psicossocial.
A disciplina discute questões das áreas da Psicologia Clínica, a partir da produção de pesquisas em Psicanálise, Psicoterapia Psicanalítica, Cognitivo-Comportamental e em Avaliação Psicológica.
Esta disciplina aborda tópicos metodológicos específicos relativos à pesquisa em Cognição Humana.
Discussão, análise e compreensão de questões sociais contemporâneas, suas repercussões no cotidiano e nos modos de produção de conhecimento e intervenção no campo da Psicologia Social. Principais métodos e técnicas de pesquisa em Psicologia Social e suas implicações ético-epistemológicas.
Esta disciplina será oferecida de maneira intensiva por Professores convidados externos ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia que desenvolverão tópicos específicos sobre questões pertinentes aos contextos nacionais e internacionais na Psicologia e áreas afins.
Esta disciplina tem por objetivo estimular a integração e o debate entre pesquisadores, docentes e discentes de diferentes áreas de concentração e de diferentes linhas de pesquisa da área da Psicologia. A disciplina será organizada a partir da apresentação de diferentes temas atuais de pesquisa em Psicologia por professores convidados externos ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Esta disciplina tem por objetivo estimular a integração e o debate entre pesquisadores, docentes e discentes de diferentes áreas de concentração e de diferentes linhas de pesquisa da área da Psicologia. A disciplina será organizada a partir da apresentação de diferentes temas atuais de pesquisa em Psicologia por professores convidados externos ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Esta disciplina tem por objetivo estimular a integração e o debate entre pesquisadores, docentes e discentes de diferentes áreas de concentração e de diferentes linhas de pesquisa da área da Psicologia. A disciplina será organizada a partir da apresentação de diferentes temas atuais de pesquisa em Psicologia por professores convidados externos ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Esta disciplina tem por objetivo estimular a integração e o debate entre pesquisadores, docentes e discentes de diferentes áreas de concentração e de diferentes linhas de pesquisa da área da Psicologia. A disciplina será organizada a partir da apresentação de diferentes temas atuais de pesquisa em Psicologia por professores convidados externos ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Esta disciplina tem por objetivo a apresentação de temas atuais de pesquisa em Psicologia por professores convidados externos ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Visa estimular a integração e o debate entre pesquisadores, docentes e discentes sobre temas de pesquisa relevantes. Os alunos são incentivados à reflexão e discussão sobre o método e os temas abordados nas apresentações.
Esta disciplina tem por objetivo estimular a integração e o debate entre pesquisadores, docentes e discentes. A disciplina será organizada a partir da apresentação de diferentes temas atuais de pesquisa em Psicologia por professores convidados externos ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Aborda temas atuais em Psicologia, permitindo uma reflexão crítica sobre o método utilizado na pesquisa.
A disciplina busca fornecer uma atualização na forma como conduzir revisões sistemáticas e meta-análises. Especificamente a disciplina abordará: Diferentes formas de revisão, Revisão narrativa (de literatura tradicional), Revisão de escopo e Revisão sistemática e Meta análise e meta análise em rede. Abordará delimitação da questão de pesquisa, Pré-Registro do protocolo,Softwares para gestão. Escolha das Fontes de Dados. Eleição das palavras-chave para a busca. Busca e armazenamento dos resultados (com e sem software de gestão). Seleção de artigos pelo resumo, de acordo com critérios de inclusão e de exclusão. Extração dos dados dos artigos selecionados. Avaliação da qualidade das evidências dos artigos selecionados (qualitativos, quantitativos (RCTs e observacionais). Síntese e interpretação de resultados na forma de Meta-análise ou Meta-síntese. Redação de um artigo de revisão sistemática e escopo. Checklist para submissão (PRISMA e PRISMA-SCP). Avaliação da qualidade de revisões sistemáticas (AMSTAR 1 e 2) e Problemas frequentes em artigos de revisão sistemática e metanálise. A disciplina também conta com uma parte prática sobre construção e supervisão de revisões e meta análise em andamento.
Atualmente, com a grande facilidade de obtenção de conhecimento e de dados por meio das redes sociais e internet, é crescente o número de casos de má-conduta na execução e publicação das pesquisas em todo o mundo, levando a perda da credibilidade das publicações científicas. Esta disciplina tem por objetivo orientar os alunos a respeito das boas práticas em pesquisa, desde a execução de seus projetos até a publicação dos resultados, salientando a importância do registro adequado dos dados das pesquisas.
A disciplina propõe o conhecimento dos conceitos fundamentais da Ética com o objetivo de atingir as seguintes metas: a formulação de juízos éticos corretos; o uso adequado de princípios éticos no exercício diário da vida individual, familiar, profissional, social e política; o desenvolvimento da compreensão e da capacidade de crítica, aceitação ou recusa dos princípios referentes à ação nos diversos aspectos da vida diária; a compreensão e a busca de soluções para alguns dos graves problemas que desafiam a humanidade por meio da Ética aplicada.
Prof. Adriane Xaviar Arteche
E-mail: [email protected]
Profa. Kátia Bones Rocha | [email protected]
Prof. Luisa Fernanda Habigzang | [email protected]
Prof. Wagner de Lara Machado | [email protected]
Jéssica Santos Machado (Representante discente) | [email protected]
Danuza Borowski Machado | [email protected]
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
ADRIANE XAVIER ARTECHE | [email protected] | Currículo Lattes |
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME | [email protected] | Currículo Lattes |
ANA MARIA PANDOLFO FEOLI | [email protected] | Currículo Lattes |
ANGELO BRANDELLI COSTA | [email protected] | Currículo Lattes |
CHRISTIAN HAAG KRISTENSEN | [email protected] | Currículo Lattes |
CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS | [email protected] | Currículo Lattes |
IRANI IRACEMA DE LIMA ARGIMON | [email protected] | Currículo Lattes |
KAREN PRISCILA DEL RIO SZUPSZYNSKI | [email protected] | Currículo Lattes |
KATIA BONES ROCHA | [email protected] | Currículo Lattes |
LUISA FERNANDA HABIGZANG | [email protected] | Currículo Lattes |
MANOELA ZIEBELL DE OLIVEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
MARGARETH DA SILVA OLIVEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
RODRIGO GRASSI DE OLIVEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
TATIANA QUARTI IRIGARAY | [email protected] | Currículo Lattes |
WAGNER DE LARA MACHADO | [email protected] | Currículo Lattes |
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—
Nome | Lattes |
ANA MARIA BERCHT | Link |
ANA PAULA FAGUNDES LAVAGNOLI | Link |
ANA PAULA REZZO PIRES REINERT | Link |
ANDRE PONSONI | Link |
ANDREA CARVALHO DOS SANTOS PEREIRA DA SILVA | Link |
BETINA NELSIS AYMONE | Link |
BOLIVAR RAMOS CIBILS FILHO | Link |
BRUNA CARDOSO GERHARDT | Link |
BRUNA FERNANDES DA ROCHA | Link |
CARLA HERVE MORAM BICCA | Link |
CAROLINA AIME DE OLIVEIRA INDA | Link |
CAROLINE GONCALVES NASCIMENTO | Link |
CAROLINE GRINGS | Link |
CAROLINE LOUISE MALLMANN | Link |
CLAIRTON PUNTEL | Link |
CRISTIANE BOFF | Link |
DAIANA MEREGALLI SCHUZ | Link |
DAN ROGER POZZA | Link |
ESTHER ABIGAIL HELENA MACIEL NUNES | Link |
FABIANA FERREIRA MACHADO | Link |
FABIANA GARBACHI DE OLIVEIRA MENDES OURIQUES | Link |
FABIELLE ANTUNES VIVIAN | Link |
FELIPE GONCALVES FERRONATTO | Link |
FELIPE OLIVEIRA | Link |
FELIPE SANTOS MACHADO | Link |
FELIPE VILANOVA DE GOIS ANDRADE | Link |
FERNANDA CIRNE LIMA WESTON | Link |
FLAVIA SALOMONI MANSANO | Link |
FRANCINE PICOLLI | Link |
GABRIELA AQUINO TORELLY | Link |
HELENA BEATRIZ ROWER | Link |
JAMILLE NOVAES PANTOJA | Link |
JOANA PAIM DA LUZ | Link |
JULIA CARVALHO ZAMORA | Link |
JULIA DE OLIVEIRA CHOTGUES | Link |
JULIANA MARKUS | Link |
LARISSA BIASSEK SBERSE | Link |
LAURA DOS SANTOS BOEIRA | Link |
LAURA TEIXEIRA BOLASELL | Link |
LEONARDO MENDES WAINER | Link |
LETICIA DE OLIVEIRA ROSA | Link |
LUCIANA JORNADA LOURENCO | Link |
MAGLIANE SOARES TRINDADE | Link |
MARA CRISTIANE VON MUHLEN | Link |
MARIA EDUARDA CINI DA CUNHA | Link |
MARIANA SILVEIRA STINIESKI | Link |
MARINA FEIJO | Link |
MARTHINA STREDA WALKER | Link |
MICHELE KLOTZ DA ROSA | Link |
MONICA D`AMICO | Link |
NATALIA BAPTISTA RAMOS | Link |
NATHALIA SARAIVA DE ALBUQUERQUE | Link |
RAISSA TELESCA ARRIAL CORDEIRO | Link |
TAINA LOPES DA SILVA | Link |
TAINA ROSSI | Link |
TAINARA OLIVEIRA ANDREETI | Link |
TARITZA BASLER PEREIRA | Link |
TATIANA OTTO STOCK | Link |
TATIANE CRISTINE FROELICH | Link |
THAIS DE CASTRO JURY ARNOUD | Link |
TIAGO VINICIUS FEBEL SERGIO | Link |
VICTOR MATHEUS LOPES MARTINEZ | Link |
VINICIUS SPENCER ESCOBAR | Link |
YESICA NUNEZ PUMARIEGA | Link |
Mantenha atualizados endereços, telefones e e-mails. Alterações deverão ser solicitadas através do e-mail da secretaria;
Solicitações encaminhadas para análise da Comissão Coordenadora do PPGP deverão ser feitas através de formulários próprios, devidamente assinados pelo aluno e com o visto do orientador.
Para dúvidas sobre prazos e entregas de documentos favor consultar o calendário de atividades do PPGP.
Resumo Estrutura Curricular Doutorado
Resumo Estrutura Curricular Mestrado
Existem duas modalidades de aproveitamento de créditos no PPGP.
1) Aproveitamento de disciplinas cursadas no mestrado ou em outros Programas da PUCRS
As solicitações de aproveitamento de disciplinas ou créditos devem ser realizadas através de formulário específico através do Portal do Aluno, devidamente preenchido e encaminhado para o e-mail da secretaria do Programa para análise da Comissão Coordenadora
2) Aproveitamento de créditos por disciplinas por atividades de formação acadêmica ou profissional:
Para solicitar aproveitamento desta modalidade, devem ser atendidos os requisitos constantes na Resolução 003/2022 e Instrução Normativa 001/2022 e preenchido o requerimento disponível abaixo.
Mestrado – A solicitação deve ser encaminhada no 2º ou 3º semestre a partir do ingresso no curso.
Doutorado – A solicitação deve ser encaminhada no 2º, 4º, 6º ou 7º semestre a partir do ingresso no curso.
Formulário de Aproveitamento de Créditos
Estrutura das Dissertações e Teses para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Estrutura das Dissertações e Teses
Relatório de Acompanhamento de Desempenho Anual Doutorado
Relatório de Acompanhamento de Desempenho Anual Mestrado
Declaração de rendimentos bolsistas CAPES e CNPq
Para realizar o Estágio de Docência o aluno deverá encaminhar à Secretaria do Programa para análise da Comissão Coordenadora, os seguintes documentos:
Regulamento do Estágio de Docência
Requerimento para Estágio de Docência
Relatório Final do Estágio de Docência
O Exame de Qualificação e defesas de dissertações e teses são atividades obrigatórias do currículo do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e fazem parte dos requisitos necessários para a obtenção dos Títulos de Mestre ou Doutor em Psicologia
Dúvidas frequentes sobre as bancas
Indicação de Comissão Avaliadora
Formulário de acesso ao estacionamento para professor convidado
Formulário de cadastro de professor participante em banca examinadora
Orientações para entrega da documentação
Indicação de Comissão Avaliadora (Orientações e Requerimento)
Formulário de acesso ao estacionamento para professor convidado
Formulário de cadastro de professor participante em banca examinadora
Template divulgação – Doutorado
Template divulgação – Mestrado
Requerimento para entrega de versão final de dissertação ou tese
Template para divulgação científica
Formulário de Solicitação de Afastamento
A PSICO, revista trimestral do curso de Psicologia da PUCRS, aceita trabalhos inéditos para publicação, pertinentes à área da Psicologia. Dentre as modalidades incluem-se: relatos de pesquisas com dados empíricos; trabalhos teóricos, históricos, conceituais que contribuam com reflexão crítica de conceitos, teorias ou métodos que favoreçam novos questionamentos e caminhos para futuras investigações. Aceita comunicações e depoimentos relevantes, resenhas de livros ou capítulos que focalizem problemas e assuntos temáticos e instrumentais do interesse da Psicologia.
O PUCRS PrInt promove a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
Os projetos contemplados no Programa de Pós-Graduação em Psicologia são:
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
R$ 2.750,51
|
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.
QUEM ESTUDA NA PUCRS TEM MAIS BENEFÍCIOS
Saiba mais sobre as oportunidades internacionais oferecidas pela Universidade.
Conecte sua pesquisa acadêmica ao ecossistema de inovação da PUCRS e explore oportunidades de negócios a partir da pesquisa.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
Alunos podem frequentar espaços de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de atividades práticas que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula, assim os preparando para encarar o mercado.
O profissional da área pode atuar em consultorias, gestão de bares e restaurantes, desenvolvimento de produtos, empreender seu próprio negócio e como Personal C
sexta-feira, 20 de dezembro | 2024