Ensino

Comunicação Empresarial: saiba tudo sobre a carreira que gerencia a reputação dos negócios 

A profissão une conhecimentos de diferentes áreas e cria estratégias de comunicação eficazes para organizações de diversos setores

terça-feira, 12 de novembro | 2024

Curso une conhecimentos de comunicação negócios e tecnologia para formar profissionais completos. / Foto: Envato

Em tempos de cancelamentos nas redes sociais, todos precisam ser muito cuidadosos com o que dizem e postam nas suas plataformas, ainda mais quando se trata de empresas e influenciadores digitais. Esses perfis possuem uma grande responsabilidade justamente pelo impacto que exercem em seus seguidores, por isso os profissionais que estão atrás das telas têm o importante papel de construir e proteger a imagem de uma marca no ambiente virtual. 

O formato do curso é novo no mercado, mas a atividade já existe há bastante tempo e há formações voltadas especificamente para quem quer trabalhar na área, como o curso de Comunicação Empresarial. Ele une conhecimentos de comunicação, negócios e tecnologia para atender às atuais necessidades das organizações em termos de comunicação.  

Quer conhecer melhor essa formação e as oportunidades de trabalho no setor? Já adiantamos que são muitas, então continue a leitura para saber mais. 

  1. O que um comunicador empresarial faz? 
  1. Em quais áreas pode atuar? 
  1. Quais são as perspectivas do mercado? 
  1. Como se destacar sendo comunicador empresarial? 
  1. O curso de Comunicação Empresarial é para mim? 

O que um comunicador empresarial faz? 

Essa é uma profissão bastante ampla, mas alguns exemplos de atividades que a pessoa formada na área pode fazer são: pesquisa e estudos de mercado; prevenção de risco e gerenciamento de crises; planejamento e execução de estratégias de eventos e ativação de marca; gestão de reputação de marcas, organizações ou pessoas públicas; e gerenciamento de posicionamentos de marca e campanhas de comunicação.  

Todas essas ações, que podem acontecer tanto no meio físico quanto no digital, têm como propósito dialogar com os públicos de interesse de uma instituição, entre eles os clientes, funcionários, governos, comunidades, seguidores, etc. Por isso, as funções do comunicador empresarial são cada vez mais fundamentais para o sucesso das organizações, principalmente num mundo tão conectado e plural quanto o que estamos vivendo. 

Ainda está com dificuldade de visualizar o que essa profissão faz? A dica é assistir à série Scandal, que mostra o que acontece nos bastidores da gestão de crise e destaca a importância da reputação para pessoas e empresas. A obra é uma ficção e foca bastante no universo político estadunidense, mas ainda assim exemplifica situações que podem estar presentes no dia a dia do profissional formado em Comunicação Empresarial

Em quais áreas pode atuar?

Trabalhar no setor da Indústria Criativa significa encontrar oportunidades em diversos espaços, inclusive em alguns que não se tem ideia de que contratam profissionais de comunicação. A verdade é que qualquer organização, desde a loja de roupas até a multinacional que produz as peças, ganha ao ter pessoas capacitadas desenvolvendo a sua forma de se comunicar, as estratégias de marketing, o gerenciamento de possíveis crises e as pesquisas de mercado, por exemplo. 

Vamos conhecer algumas possibilidades que essa carreira oferece? 

  • Empresas de diversos segmentos: atua em equipes de comunicação, assessoria de imprensa, recursos humanos e comercial, realizando atividades como planejamento e produção de conteúdo, elaboração de campanhas, organização de eventos, mensuração de resultados das redes sociais e muito mais.  
  • Agências digitais, de comunicação e de marketing: participa do desenvolvimento de ações de divulgação, relacionamento com clientes e imprensa, posicionamento de marca, entre outras.  
  • Assessorias e consultorias: auxilia empresas e figuras públicas prestando serviços de comunicação, que podem envolver o relacionamento com a imprensa e influenciadores, posicionamento de marca, gestão de crises, estratégias para redes sociais, etc.  
  • Institutos de pesquisa: coleta informações, analisa dados, pesquisa tendências e estuda o mercado para que empresas desenvolvam suas estratégias com base nesse relatório. 
  • Governos, entidades de classe e organizações não governamentais (ONGs): atua nos setores de comunicação e assessoria de imprensa, realizando atividades como relacionamento com veículos, gerenciamento de redes sociais, organização de eventos, entre outras. Também pode participar de gabinetes de crise.   
  • Produção de eventos e projetos culturais: como funcionário de empresas do setor ou autônomo, pode participar de todo o processo que envolve a organização de eventos e iniciativas artísticas.   
  • Assessoria de personalidades, celebridades ou influenciadores: trabalha no gerenciamento de redes sociais, na elaboração de estratégias de comunicação, no gerenciamento de crises, no relacionamento com a imprensa, entre outras atividades. 
  • Empreendedorismo: abre a sua própria empresa de comunicação, marketing, assessoria de imprensa, consultoria, produção de eventos ou qualquer outro serviço que queira prestar na área. 

Todas organizações precisam de profissionais em sua comunicação, para facilitar os processos. / Foto: Envato

Quais são as perspectivas do mercado?

As profissões na área da comunicação fazem parte da economia criativa, que emprega cerca de 7,8 milhões de profissionais no País e é responsável pela produção de bens e serviços que utilizam a criatividade e as habilidades das pessoas como matéria-prima. Esse é o maior patamar já registrado no Brasil, o que indica um crescimento das oportunidades de trabalho nos últimos anos. 

Outro segmento que não para de evoluir é o das redes sociais. Estima-se que hoje 144 milhões de brasileiros, o que equivale a 66,3% da população, estão presentes nessas plataformas. Isso significa que as marcas do país precisam utilizar essas ferramentas de comunicação para serem relevantes, senão correm o risco de não alcançar essa parcela tão grande de pessoas.  

Além disso, a área de marketing digital está entre as que mais devem gerar empregos em todo o mundo até 2027. Uma pesquisa recente aponta que 94% das empresas brasileiras divulgam suas marcas no ambiente virtual como estratégia de crescimento, sendo que 73% delas direcionam seus investimentos prioritariamente para a produção de conteúdo

Todos esses dados confirmam que a carreira na Comunicação Empresarial é muito promissora e vem gerando boas oportunidades de trabalho, então os profissionais que estiverem qualificados não devem encontrar dificuldades para encontrar emprego no setor. 

Como se destacar sendo comunicador empresarial?  

A Comunicação Empresarial está em constante transformação por causa das mudanças tecnológicas, sociais, comportamentais e econômicas que acontecem a todo o momento. / Foto: Envato

Existem diversas opções de formação na área da comunicação, sendo que cada uma tem focos de atuação diferentes e características próprias, sendo assim há muitos profissionais no mercado de trabalho. Mas isso não significa que o setor esteja saturado, apenas indica que quem deseja conquistar as melhores oportunidades e crescer na carreira precisa encontrar formas de se diferenciar. 

Uma delas é desenvolver competências que, junto com os conhecimentos específicos da profissão, deixam o comunicador empresarial mais preparado para os desafios do dia a dia. Ter uma visão sistêmica, conseguir gerenciar bem o tempo, possuir inteligência emocional, ser curioso e resiliente, demonstrar senso de liderança, saber se comunicar com clareza e persuasão e mostrar espírito empreendedor são algumas dessas habilidades muito valorizadas no mundo corporativo. 

Além disso, a Comunicação Empresarial está em constante transformação por causa das mudanças tecnológicas, sociais, comportamentais e econômicas que acontecem a todo o momento, então continuar estudando é essencial para acompanhar as novidades e aprofundar os conhecimentos nos campos de maior interesse. A PUCRS, por exemplo, oferece cursos em diferentes áreas para cada profissional escolher em qual segmento quer se qualificar. 

As especializações em Branding & Customer Experience e Comunicação Política: Estratégias e Práticas e os MBAs em Marketing Estratégico e Geração de Valor, Gestão de Equipes e Liderança e Gestão de Projetos são ótimas opções para os comunicadores empresariais porque abordam temas muito relevantes para a profissão. Já o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade é mais voltado para quem quer fazer pesquisas e se tornar mestre e doutor na área. 

O curso de comunicação empresarial é para mim?

Sabe aquela pessoa que é a mais comunicativa do grupo, está sempre por dentro de tudo, tem capacidade de escuta e relacionamento, adora as redes sociais e se dá bem como todo mundo? Se reconhecer esse perfil em alguém ou se essa pessoa for você, a Comunicação Empresarial pode ser uma ótima escolha de carreira. 

Essa graduação dura dois anos e meio, então ela também é uma boa opção para quem quer se formar em menos tempo. No currículo da PUCRS, por exemplo, os estudantes já mergulham nos conteúdos da profissão desde o primeiro semestre, nas seguintes disciplinas: 

  • Comunicação Digital nas Organizações 
  • Comunicação Organizacional 
  • Direito Empresarial 
  • Fotografia 
  • Gestão da Reputação 
  • Laboratório de Comunicação 
  • Leitura e Produção Textual 
  • Negociação e Conflitos 

E o ritmo acelerado continua o mesmo nos semestres seguintes, que têm disciplinas como: 

  • Comunicação Estratégica nas Organizações 
  • Marketing 
  • Pesquisa de Mercado em Comunicação 
  • Produção Audiovisual 
  • Branding 
  • Relacionamento com a Imprensa e Influenciadores 
  • Relações Institucionais e Governamentais 
  • Prevenção de Risco e Gestão de Crise  

Desde o início do curso, os alunos da PUCRS estudam casos reais e realizam atividades práticas voltadas para as atuais demandas do mercado de trabalho. Eles também se aproximam do mundo profissional por meio do contato com o ecossistema de empreendedorismo e inovação da Universidade, além de terem a oportunidade de começar a estagiar já no primeiro semestre. 

Os estudantes ainda podem participar de programas de mobilidade acadêmica para conhecer novos países e vivenciar a profissão no exterior. Além disso, o curso realiza diversas oficinas, eventos, debates e outras atividades para os alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

Achou a carreira na Comunicação Empresarial interessante? O formato do curso é novo, mas a profissão já é muito valorizada no mundo corporativo porque contribui diretamente para o sucesso dos negócios e a reputação das marcas na era digital. Gostou do curso, mas ainda quer saber mais?