O Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da PUCRS possui o conceito máximo na avaliação Capes (nota 7), reconhecimento que evidencia a excelência na formação de profissionais qualificados e na pesquisa de ponta na área. Com mais de 20 anos de história, destaca-se por seu caráter interdisciplinar, que integra diferentes campos do conhecimento para estudar o envelhecimento humano de forma abrangente.
Inscrições: De 01/09 a 25/11/24
Duração mestrado: 12 a 24 meses
Duração doutorado: 30 a 54 meses
Email: [email protected]
Telefone: (51) 3320-3844
Compartilhe este curso
O envelhecimento da população em todo o mundo é uma realidade cada vez mais concreta. Os avanços da medicina e da tecnologia, a preocupação em se alimentar de forma saudável, a conscientização sobre a importância do exercício físico e os cuidados com a saúde mental são apenas alguns aspectos que estão contribuindo para uma expectativa de vida que ultrapassa consideravelmente a de gerações anteriores.
Nesse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica da PUCRS busca soluções para os diversos desafios enfrentados pela sociedade relacionados ao aumento da longevidade das pessoas. Para tanto, reúne conhecimentos da saúde e das áreas biológicas, sociológicas e legais com o objetivo de estudar o envelhecimento humano em todas as suas interfaces.
O Programa tem como compromisso a formação de profissionais qualificados e a realização de pesquisas que ajudem a compreender e enfrentar os desafios da longevidade de forma abrangente e inovadora. Alguns importantes temas abordados nas aulas e projetos, por exemplo, são o uso de tecnologias para melhorar a assistência e gestão em saúde, a promoção da inclusão social, a formulação e avaliação de políticas públicas, a melhoria da qualidade de vida e o cuidado com a saúde mental dos idosos.
Reconhecido pela Capes como um Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), o PPG tem um corpo docente diversificado e altamente qualificado, contando com professores permanentes que possuem doutorados em diferentes instituições, tanto nacionais quanto internacionais, e que atuam em várias linhas de pesquisa. A infraestrutura da PUCRS é outro ponto de destaque, oferecendo todas as condições para a pesquisa e ensino, o que inclui o acesso a bases de dados, laboratórios e ambientes inovadores para aprendizagem.
Além disso, o Programa mantém parcerias internacionais e participa de redes de colaboração, o que amplia as oportunidades de intercâmbio e desenvolvimento de pesquisas conjuntas. Ainda, desenvolve atividades de extensão e assistência para promover a disseminação do conhecimento sobre envelhecimento e contribuir para a criação de políticas públicas voltadas à população idosa.
O PPG possui quatro linhas de pesquisa: Aspectos Biológicos no Envelhecimento; Aspectos Socioculturais, Demográficos e Bioéticos no Envelhecimento; Aspectos Clínicos e Emocionais no Envelhecimento; e Envelhecimento e Saúde Pública.
No Mestrado em Gerontologia Biomédica, que tem duração de 12 a 24 meses, você estudará as questões relacionadas ao envelhecimento do ponto de vista biológico, com ênfase nas condições de saúde e nos processos patológicos que afetam os idosos, suas relações sociais e os aspectos legais pertinentes. O curso busca formar profissionais especializados na investigação, no cuidado e na promoção da saúde, na inserção sociocultural dessa população.
Já no Doutorado em Gerontologia Biomédica, que pode durar entre 30 e 54 meses, você aprofundará o estudo do envelhecimento humano, focando na pesquisa avançada e na produção de conhecimento original na área. Também será incentivado a desenvolver projetos que contribuam para novos entendimentos sobre o tema, bem como para a qualidade de vida, as inovações clínicas, o desenvolvimento de terapias, o cuidado e a prevenção de doenças, a elaboração de políticas públicas, a investigação de doenças, a integração social e a intervenção na saúde do idoso.
O processo de seleção para o mestrado é anual (dezembro) e para o doutorado é semestral (julho e dezembro). Para ambos os cursos, a classificação dos candidatos aprovados far-se-á pela ordem sendo os candidatos classificados da maior para a menor nota final, observando o limite do número de vagas. O resultado final do processo de seleção será divulgado em forma de listagem: candidatos selecionados e candidatos suplentes; de acordo com a ordem de classificação e respeitando o número de vagas oferecidas pelo Programa. Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, poderão ser chamados a ocupar as vagas os candidatos suplentes.
Re-ratification Regular Call 01/2025
Rerratificación Convocatoria Ordinaria 01/2025
Rerratificação do Edital Regular 01/2025
Clique aqui e confira o edital 2025/1
Selección para acceder a los programas de máster y doctorado en 2025/1
Selection for admission to Masters and Doctoral programs in 2025/1
CAPES, CNPq e outras, conforme disponibilidade.
Clique aqui e confira o edital 2025/1
1° Matrícula (Ingresso)
A matrícula deverá ser realizada semestralmente, em março e agosto, com datas definidas de acordo com o calendário acadêmico estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ). O documento gerado deve ser assinado e entregue na secretaria.
As matrículas são realizadas via sistemas de matrícula da Pós-Graduação – https://webapp.pucrs.br/sipos/matricula.html
Guia Matrícula (passo a passo)
A PUCRS permite a matrícula em disciplinas isoladas, dos PPGs, de interessados graduados na condição de alunos especiais. Nessa condição de aluno especial, podem se matricular interessados que não tenham sido aprovados no Processo Seletivo do PPG, por exemplo. O candidato interessado preenche o formulário de inscrição e apresenta os documentos exigidos pelo programa. A solicitação de inscrição e a documentação será analisada pela Comissão Coordenadora e poderá ser aceita ou recusada de acordo com a disponibilidade de vagas nas turmas já oferecidas pelo PPG-GERONBIO.
Requisitos Básicos
Ter curso de graduação completo
Observações: O fato do aluno cursar disciplinas na modalidade Aluno Especial não garante vaga para o curso em seleções futuras. O aluno especial interessado em realizar um dos cursos (mestrado ou doutorado) deve inscrever-se como os demais candidatos (seleção). No entanto, uma vez aprovado na seleção, o candidato poderá solicitar aproveitamento das disciplinas cursadas como Aluno Especial.
Documentação Solicitada
Para 1º matrícula:
Para matrículas subseqüentes:
Estudo das características biológicas básicas que participam do processo de envelhecimento nos níveis molecular, celular, bioquímico, genético e evolutivo, bem como a sua interação com os fatores ambientais em modelos animais e em seres humanos.
Estudo do envelhecimento normal e patológico, enfocando as principais doenças e disfunções que acometem os idosos, o impacto das mesmas na qualidade de vida, autonomia e independência dos idosos, os aspectos preventivos, clínicos, terapêuticos e sociais das síndromes geriátricas.
Estudo sobre a influência social, cultural e demográfica no envelhecimento, os mitos em relação à velhice, a percepção do envelhecimento em diferentes culturas e sociedades, a feminilização da velhice, a aposentadoria, a institucionalização, as políticas sociais voltadas aos idosos, a perspectiva do envelhecimento ativo, bem como o estudo das inter-relações existentes entre a Ética, a Moral e o Direito (privacidade e confidencialidade, finitude, alocação de recursos escassos, respeito à pessoa e tomada de decisão, abuso de idosos e pesquisa com idosos).
Visa estudar epidemiologicamente a saúde dos idosos, incluindo os longevos, para conhecer suas condições de vida, saúde e atenção à saúde recebida e percebida por esta faixa populacional. Busca-se a avaliação dos serviços de atenção básica e secundária de saúde, criar instrumentos de monitoramento do acesso, das rotinas de atendimento e da atenção prestada aos idosos e longevos nos serviços de saúde pública. Inclui ainda investigação da história natural das doenças e condições relacionadas à saúde, prevenção e vigilância em saúde, considerando variáveis sócio-demográficas, indicadores de saúde, estilo de vida, capacidade funcional, competências psicossociais e qualidade de vida.
Nome | Coordenador |
---|---|
Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física (LAPAFI) | RAFAEL REIMANN BAPTISTA |
Laboratório de Biologia Celular e Molecular | DENISE CANTARELLI MACHADO |
Laboratório de Biologia e Desenvolvimento do Sistema Nervoso | ELKE BROMBERG |
Laboratório de Bioquímica e Genética Molecular (LABGEM) | DOUGLAS KAZUTOSHI SATO |
Laboratório de Cognição e Neurobiologia da Memória | CRISTIANE REGINA GUERINO FURIN |
Laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para Saúde (USALAB) | JANETE DE SOUZA URBANETTO |
Laboratório de Medicina Regenerativa e Tecnologia Tecidual | DENISE CANTARELLI MACHADO |
Laboratório de Medicina de precisão e Biotecnologia | DANIEL RODRIGO MARINOWIC |
Laboratório de Nanomedicia e Histotecnologia | JADERSON COSTA DA COSTA |
Laboratório de Neurociências e Eletrofisiologia | JADERSON COSTA DA COSTA |
Laboratório de Neuroinflamação e Neuroimunologia | DOUGLAS KAZUTOSHI SATO |
Laboratório de Neurotoxinas (LaNeurotox) | JADERSON COSTA DA COSTA |
Nome | Coordenador |
---|---|
NEPEVEDH – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Ética e Direitos Humanos | PATRICIA KRIEGER GROSSI |
Núcleo Interinstitucional de Estudo em Neurologia e Psiquiatria do Envelhecimento (NIENPE) | DOUGLAS KAZUTOSHI SATO |
Núcleo de Pesquisa em Cardiologia | LUIZ CARLOS BODANESE |
Nome | Coordenador |
---|---|
CENTRO DE PESQUISA PRÉ-CLÍNCA | DANIEL RODRIGO MARINOWIC |
Centro de Pesquisa em Toxicologia e Farmacologia | ELKE BROMBERG |
Instituto do Cérebro do RS | JADERSON COSTA DA COSTA |
Estudo dos aspectos cinéticos, cinemáticos e eletrofisiológicos do movimento humano aplicados à pesquisa. Estudo da arquitetura muscular in vivo e das propriedades mecânicas musculares. Análise da eletromiografia de superfície. Estudo das técnicas de pesquisa em biomecânica, cinética, cinemática e eletromiografia, por meio de uma abordagem teórico-prática em laboratório.
Estudo dos fenômenos biológicos envolvidos no processo de envelhecimento caracterizando as diferentes fases nos organismos vivos. Análise das diferentes teorias que procuram explicar o envelhecimento e os fatores endógenos e exógenos que interferem neste processo. Mecanismos de senescência replicativa: mecanismos estocásticos, transdução de sinais e regulação da proliferação celular, mecanismos genéticos. Modelos experimentais para o estudo do envelhecimento. Fatores genéticos envolvidos no processo de senescência. Mecanismos celulares e moleculares da imunossenescência. Perfil de risco imunológico. Envelhecimento imune prematuro. Modulação da imunossenescência.
Estudo dos aspectos cinéticos, cinemáticos e eletrofisiológicos da marcha humana aplicados à saúde do idoso. Estudo da arquitetura muscular in vivo e das propriedades mecânicas musculares durante o envelhecimento. Análise da eletromiografia de superfície em idosos. Estudo das técnicas de pesquisa em biomecânica, cinética, cinemática e eletromiografia, por meio de uma abordagem teórico-prática em laboratório, aplicadas ao envelhecimento.
Estudo da biomecânica e da neurobiologia do controle motor durante o envelhecimento, incluindo o estudo da locomoção/marcha humana, arquitetura muscular e propriedades mecânicas musculares, bem como a análise da eletromiografia de superfície em idosos. Também são analisados os principais conceitos e teorias sobre os processos do comportamento motor durante o processo de envelhecimento, incluindo alterações que ocorrem no acidente vascular cerebral e nas doenças de Parkinson e Alzheimer. Serão utilizadas técnicas de aprendizado pela pesquisa e atividades teórico-práticas em laboratório para abordar os tópicos relacionados ao comportamento motor, desde os aspectos biomecânicos até os sistemas de controle e integração no sistema nervoso central.
Estudo das interrelações existentes entre a Ética, a Moral e o Direito. Caracterização da Bioética como uma Ética Aplicada. Comparação entre os diferentes modelos explicativos utilizados na Bioética. Reflexão sobre os aspectos éticos envolvidos nas questões relativas a privacidade e confidencialidade, problemas de final de vida, alocação de recursos escassos, respeito à pessoa e tomada de decisão, abuso de idosos e pesquisa com idosos.
Na disciplina, serão abordadas as doenças cardiometabólicas mais prevalentes associadas ao envelhecimento, com enfoque no diagnóstico e no manejo (farmacológico e não-farmacológico), com vistas a estimular medidas de promoção e prevenção, sob uma perspectiva interdisciplinar.
Serão desenvolvidos conteúdos referentes ao estudo do cuidado no processo de saúde-doença nos idosos, incluindo a visão holística do envelhecimento e a interdisciplinaridade. Adicionalmente, serão discutidas as políticas nacionais e internacionais relativas aos idosos, a terminalidade e o papel dos cuidadores.
Fundamentos sobre as alterações moleculares que ocorrem durante o envelhecimento e principais técnicas moleculares utilizada no diagnóstico de doenças infecto-contagiosas e crônicas não transmissíveis frequentes em idosos.
A disciplina busca oportunizar aos alunos do Programa de Gerontologia Biomédica o contato pessoal ou por videoconferência com longevos (pessoas com 80 anos ou mais de idade) participantes de pesquisas do Instituto de Geriatria e Gerontologia ou da UNATI da PUCRS, com o propósito de compreender suas trajetórias de vida em um contexto holístico. Os alunos terão a oportunidade de compreender o processo de envelhecimento que cada um dos longevos tem passado deste a sua trajetória de vida e situação atual de vida dentro do contexto do envelhecimento ativo. Através dos relatos dos longevos será possível descrever a sua história de vida que poderá gerar uma publicação de acordo com o desempenho dos alunos.
A disciplina busca abordar campos de estudo em cognição e comportamento no envelhecimento saudável e nas doenças neurodegenerativas, assim como o diagnóstico diferencial de depressão e declínio cognitivo.
A disciplina abordará distintas dimensões do envelhecimento e suas imbricações com uma vida fisicamente ativa. Ao tratar de uma miríade de benefícios à saúde de idosos sadios ou acometidos por doença não transmissível, terá como foco estudos e debates sobre a melhora da qualidade de vida e a diminuição da mortalidade.
Esta disciplina tem como principal objetivo a apresentação dos principais conceitos e teorias vigentes sobre a neurobiologia do controle motor, enfatizando as alterações sensório-cognitivo-motoras que ocorrem no processo de envelhecimento, tanto o bem-sucedido quanto na presença de doenças e disfunções do sistema nervoso que são altamente prevalentes em nossa população, tais como o Acidente vascular cerebral, as doenças de Parkinson e Alzheimer, dentre outras. Para tanto, os seguintes pontos serão abordados: Teorias e modelos de controle motor; Evolução dos sistemas motores; Circuitos corticais, subcorticais e medulares do movimento; Escolha e seleção de padrões motores; Redes neurais para a geração de comportamentos motores rítmicos; Feedback sensorial no controle da postura e locomoção; Coordenação de movimentos rítmicos; Movimentos de alcance e preensão; Plasticidade e aprendizado em redes de controle motor; Integrações multimodais do sistema nervoso central e controle motor.
A disciplina objetiva estudar o envelhecimento normal e patológico enfocando as principais doenças mentais nesta faixa etária. No estudo destas patologias destaca a situação epidemiológica, o quadro clínico, o diagnóstico principal e diferencial das patologias e o tratamento. Aprofunda ainda o conhecimento da relação entre profissional de saúde, o cuidador e o paciente geriátrico.
O desenvolvimento científico é um processo contínuo e sistemático de ações que visam contribuir para a excelência acadêmica, tendo por base o ensino e a pesquisa. A produção do conhecimento por si só, não é suficiente para a consolidação da capacitação dos alunos de pós-graduação. É necessário a divulgação do conhecimento para a comunidade científica e para a sociedade como um todo. A divulgação dos novos conhecimentos adquiridos na nossa Universidade e o compartilhamento dos saberes de maneira global somente poderá ser intensificado quando forem divulgados em uma linguagem comum aos pares, facilitando a interação entre instituições de ensino e pesquisa de diferentes países. Hoje, a internacionalização é mandatória para a continuidade do desenvolvimento e reconhecimento científico. Para isso, nossos alunos de pós-graduação deverão receber treinamento em redação científica em língua inglesa para a divulgação das suas produções para a comunidade científica em revistas de circulação internacional, como esperado para os programas de pós-graduação de excelência.
Investigação aprofundada dos mecanismos genéticos e moleculares do envelhecimento na espécie humana. Estudos relacionados as diferenças dos processos de sobrevivência e colapso pós período reprodutivo que ocorre entre os seres humanos e demais mamíferos. Busca de possíveis respostas a pergunta: por que envelhecemos?
A disciplina abordará o impacto que o processo de envelhecimento exerce sobre os diferentes sistemas fisiológicos humanos, enfocando aspectos sobre o declínio das suas funções.
A Geriatria Preventiva é definida como a ciência e a arte de prevenir a doença, prolongar a vida com qualidade e promover a saúde e a eficiência mental dos indivíduos em processo de envelhecimento. A disciplina se propõe a contribuir através do desenvolvimento e disseminação do conhecimento para que os indivíduos, à medida que envelheçam, melhorem a sua saúde, tenham segurança, sejam participativos, produtivos, evitem doenças e tenham uma velhice bem-sucedida com autonomia funcional ou autossuficiência e independência.
Conhecimentos básicos que norteiam a Gerontologia Social, tais como: conceitos, a questão do envelhecimento da sociedade, as políticas sociais voltadas aos idosos, os mitos em relação à velhice, a legislação social (Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso). O envelhecimento mundial e sua abordagem internacional nas Assembléias de Viena (1982) e Madrid (2002). Trabalha as questões das transições enfrentadas pelo envelhecimento, como a feminilização da velhice, a aposentadoria, a institucionalização, a rede de proteção social, a perspectiva do envelhecimento ativo e a interface com o Serviço Social e áreas afins.
Estudo dos ecossistemas de inovação. Análise dos componentes e da organização dos ambientes de inovação e empreendedorismo, aplicada à saúde do idoso. Estudo sobre a cooperação universidade, empresa e governo. Reflexões sobre a relação entre inovação, ciência e tecnologia, sobretudo no que tange ao envelhecimento saudável. Estudo sobre os Centros de competência e excelência em saúde. Análise das Incubadoras e o fomento ao empreendedorismo em saúde do idoso. Discussões sobre Parques tecnológicos e núcleos de inovação tecnológica.
Com o envelhecimento da população mundial, aumentam também as morbidades dos idosos. Desta forma, o estudo dos aspectos clínicos das doenças que se manifestam com o processo de envelhecimento e a sua repercussão na qualidade de vida dos indivíduos idosos, bem como os aspectos biológicos, social, político e jurídico envolvidos é de suma importância. A alta taxa de morbidade, padrões atípicos de apresentação das doenças, resposta mais lenta e, muitas vezes, imprevisíveis ao tratamento instituído e a necessidade maior de suporte social aos doentes idosos exigem habilidades dos profissionais da saúde que atuam ou pretendem atuar no atendimento aos indivíduos idosos. Neste contexto, os geriatras e gerontólogos necessitam aprofundar seus conhecimentos, focando os aspectos preventivos, clínicos, terapêuticos e sociais das patologias que surgem com o processo de envelhecimento, bem como adquirir/aprimorar a habilidade de atuar em uma equipe interdisciplinar.
Esta disciplina tem por função analisar as estruturas e os mecanismos envolvidos no processamento da memória, procurando relacioná-los com as alterações bioquímicas e fisiológicas do sistema nervoso resultantes do envelhecimento normal ou de patologias neurodegenerativas.
A disciplina procura ambientar o aluno do programa nos diferentes instrumentos que lhe é acessível e que pode utilizar na durante uma investigação epidemiológica no qual se dispõe a utilizar uma abordagem quantitativa de pesquisa. Entende-se por análise quantitativa a análise de dados elaborados através de um instrumento de pesquisa no qual foram coletados dados com valores numéricos ou categóricos pré-definidos. O aluno utilizará como exemplo de instrumento de trabalho os programas EpiInfo, SPSS e EXCEL. O EpiInfo é um programa livre desenvolvido para acompanhar o pesquisador desde a tabulação dos dados até a elaboração e análise dos dados gerando, inclusive, gráficos dos mais diversos tipos.
Estudo sobre teoria e metodologia da pesquisa social e sua relevância para a produção de conhecimentos na área do envelhecimento. Análise sobre critérios de cientificidade e particularidades das investigações qualitativas nas áreas das ciências da saúde. Apreensão do ciclo investigativo, com ênfase nos procedimentos metodológicos, incluindo a elaboração do projeto de pesquisa, técnicas, instrumentos e procedimentos investigativos para coleta e análise de dados qualitativos. O enfoque misto na investigação. A Complementaridade de dados quantitativos e qualitativos. Teoria fundamentada dos dados. Elaboração de perguntas de cunho etnográfico. Grupos focais. Análise de conteúdo, análise de discurso e análise textual discursiva. Aspectos éticos da pesquisa.
A disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes de pós-graduação um conhecimento aprofundado sobre as alterações neurobiológicas associadas ao envelhecimento. Assim como, o estudo das principais características neuropatológicas do envelhecimento associadas a doenças neurodegenerativas, em especial investigação clínica e de neuroimagem, na Doença de Alzheimer, Demência Vascular, Demência Fronto-temporal e Demência com Corpos de Lewy. Temas: 1. Introdução à neurociência do envelhecimento: Definição de envelhecimento e suas características neurobiológicas. Abordagens teóricas e casos práticos de envelhecimento cerebral. Princípios e técnicas de neurociência aplicados ao estudo do envelhecimento. 2. Bases neurais do envelhecimento: Alterações estruturais e funcionais no sistema nervoso durante o processo de envelhecimento. Plasticidade sináptica e neurogênese no cérebro envelhecido. Mecanismos moleculares e celulares envolvidos no envelhecimento cerebral. 3. Cognição e envelhecimento: Declínio cognitivo associado ao envelhecimento normal e patológico. Avaliação neuropsicológica do envelhecimento cognitivo. Relação entre envelhecimento cerebral e transtornos neurodegenerativos, como a doença de Alzheimer e o declínio cognitivo vascular. 4. Plasticidade cerebral e envelhecimento: Capacidade de adaptação e plasticidade do cérebro durante o envelhecimento. Intervenções para promover a plasticidade cerebral e preservar a função cognitiva em idosos. Neuroplasticidade induzida por estimulação cognitiva, exercício físico, terapias comportamentais e farmacológicas. 5. Perspectivas futuras em neurociência do envelhecimento: Avanços recentes na pesquisa sobre envelhecimento cerebral. Terapias emergentes e estratégias de prevenção para doenças relacionadas à idade. Desafios e oportunidades na área da neurociência do envelhecimento.
A disciplina visa a reflexão crítica sobre o processo de elaboração de um artigo original, assim como sobre a leitura crítica de artigos. Através de uma abordagem teórica-prática serão discutidas estratégias de elaboração de cada um dos tópicos que compõem um artigo original (título, resumo, introdução, métodos, resultados, discussão e conclusão). Adicionalmente, serão discutidas estratégias de busca, arquivamento e gerenciamento de referências.
A disciplina objetiva a reflexão crítica sobre o método científico e sua utilização prática no desenvolvimento da pesquisa. Desenvolve, de forma prática, os conceitos de epidemiologia clínica e bioestatística, através da sua utilização nos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos da pós-graduação. Permite a discussão de todos os elementos de um projeto de pesquisa, com ênfase nos métodos utilizados por cada aluno no seu projeto de pesquisa.
A disciplina foca no estudo do cuidado no processo de saúde-doença nas pessoas idosas, incluindo a visão holística do envelhecimento e a interdisciplinaridade, incluindo as políticas nacionais e internacionais relativas as pessoas idosas, a terminalidade e o papel dos cuidadores. Adicionalmente, aborda a Prevenção Geriátrica, seus princípios, objetivos, técnicas e métodos. Fatores determinantes de longevidade e sua relação com o envelhecimento biológico e as doenças prevalentes. Importância da reabilitação social do idoso e sua qualidade de vida.
A disciplina aborda os temas envelhecimento e Segurança do Paciente idoso com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, da Aliança Mundial para a Segurança dos Pacientes e do Programa Nacional de Segurança do Paciente, na perspectiva de um olhar e instrumentalização para as práticas seguras e para o envolvimento do idoso e sua família.
A disciplina aborda os temas envelhecimento e Segurança do Paciente com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, da Aliança Mundial para a Segurança dos Pacientes e do Programa Nacional de Segurança do Paciente, na perspectiva de um olhar e instrumentalização para as práticas seguras e para o envolvimento da pessoa idosa e sua família.
Os Seminários Interdisciplinares em Gerontologia I busca oferecer uma seqüência consistente de conteúdos que abranjam a discussão de temas sobre o envelhecimento sob a égide da interdisciplinaridade, proporcionando reflexão crítica sobre o significado do envelhecimento e suas repercussões biológicas, psicológicas, sociais, econômicas, culturais. Também visa apresentar cenários relacionados à vivência da pesquisa e da publicação.
Humanismo e/ou tecnologia no ensino. Responsabilidade do orientador, do professor e sua relação com o aluno, formando a matriz básica de ensino/aprendizagem/pesquisa/publicação. Características, potencialidades e habilidades fundamentais para professores e alunos. Ensino, aprendizagem, dinâmica de sala de aula. O professor/orientador como um exemplo a ser seguido.
Estudo das múltiplas expressões de violência (violência estrutural, violência institucional, violência simbólica, violência doméstica e intrafamiliar, idadismo, capacitismo) vivenciadas pelas pessoas idosas na sociedade e as interfaces com as relações de exploração e opressão mediatizadas pela condição de gênero, sexualidade, raça, deficiência, idade, entre outros marcadores sociais. Identificação dos fatores de risco e fatores de proteção. Análise dos determinantes sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais e de gênero que incidem nos processos de violência e o papel da rede de proteção social no enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Agravos da violência na saúde física e mental das pessoas idosas. Políticas públicas de enfrentamento à violência. Esta disciplina possui um enfoque interdisciplinar e é destinada a profissionais de diferentes áreas do conhecimento como Enfermagem, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia, Medicina, Psicologia, entre outras, que atuam com pessoas idosas ou possuem interesse na área do estudo da violência e envelhecimento.
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
ALFREDO CATALDO NETO | [email protected] | Currículo Lattes |
CARLA HELENA AUGUSTIN SCHWANKE | [email protected] | Currículo Lattes |
CRISTIANE REGINA GUERINO FURINI | [email protected] | Currículo Lattes |
DENISE CANTARELLI MACHADO | [email protected] | Currículo Lattes |
DOUGLAS KAZUTOSHI SATO | [email protected] | Currículo Lattes |
ELKE BROMBERG | [email protected] | Currículo Lattes |
IRANI IRACEMA DE LIMA ARGIMON | [email protected] | Currículo Lattes |
JADERSON COSTA DA COSTA | [email protected] | Currículo Lattes |
JANETE DE SOUZA URBANETTO | [email protected] | Currículo Lattes |
LUCAS PORCELLO SCHILLING | [email protected] | Currículo Lattes |
LUIZ CARLOS BODANESE | [email protected] | Currículo Lattes |
MIRNA WETTERS PORTUGUEZ | [email protected] | Currículo Lattes |
MOISES EVANDRO BAUER | [email protected] | Currículo Lattes |
PATRICIA KRIEGER GROSSI | [email protected] | Currículo Lattes |
RAFAEL REIMANN BAPTISTA | [email protected] | Currículo Lattes |
REGIS GEMERASCA MESTRINER | [email protected] | Currículo Lattes |
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
ANDREA GONCALVES BANDEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
CRISTINA MARIA MORIGUCHI JECKEL | [email protected] | Currículo Lattes |
DANIEL RODRIGO MARINOWIC | [email protected] | Currículo Lattes |
JOSE ROBERTO GOLDIM | [email protected] | Currículo Lattes |
LUCAS SCHREINER | [email protected] | Currículo Lattes |
Profa. Dra. Denise Cantarelli Machado | [email protected]
Profa. Dra. Denise Cantarelli Machado (coordenadora) | [email protected]
Prof. Dr. Alfredo Cataldo Neto | [email protected]
Profa. Dra. Janete de Souza Urbanetto | [email protected]
Prof. Dr. Luiz Carlos Bodanese | [email protected]
Roberth Steven Gutierrez Murillo (representante discente) | [email protected]
Samanta Lay | [email protected]
O programa de pós-graduação exige, para o:
Mestrado, no mínimo, 18 (dezoito) créditos computados,podendo ser aproveitados até 12 créditos se o aluno for egresso de cursos de especialização do Instituto de Geriatria e Gerontologia;
Nome | Lattes |
AMABILE RIBEIRO DE OLIVEIRA | Link |
AMANDA PESTANA DA SILVA | Link |
ANA PAULA TIECKER | Link |
ANDREISI CARBONE ANVERSA | Link |
ANDRESSA GOLEMBIESKI MACHADO | Link |
ANDRIELLE DIAS PINHEIRO | Link |
ANIUSKA SCHIAVO | Link |
BRUNA FLORES DE LEÃO | Link |
BRUNA RIOS RAUBER | Link |
BRUNA RODRIGUES MAZIERO | Link |
CAMILA ALENCAR COELHO NETO | Link |
CRISTIANO SCHAFFER AGUZZOLI | Link |
DIEGO BRUM ALLENDORF | Link |
DIEGO USTÁRROZ CANTALI | Link |
ERICK DA ROSA LERNER | Link |
FABRICIO NERY GARRAFIEL | Link |
HERIKA JULIANA DE ARAUJO LUCENA | Link |
IBRAHIM CLÓS MAHMUD | Link |
IVON GRETEL WINKLER MAISONNAVE | Link |
JAQUELINE RAUBER LUDWIG | Link |
JASSEANE DE BORBA SPARREMBERGER VITT | Link |
JESSICA BARBOSA DE OLIVEIRA | Link |
JOSIELI ALVES FRAGA | Link |
JULIA BRAGA DA SILVEIRA | Link |
JULIA DUMMER RODRIGUES DE FREITAS | Link |
KARINE CRISTINA SILVA BERNARDES | Link |
LARISSA SCUR DIB | Link |
MARCELLA TORNQUIST NASSR | Link |
MARCELO PERPETUO | Link |
MARCIA REJANE ESTIMA PEDONE | Link |
MÁRCIO BITTENCOURT REGGIORI | Link |
MARIA CAROLINA CASTRO DOS SANTOS | Link |
MARIA ROSA ALVES DA SILVA | Link |
MARIANA COSTA GOMES DA SILVEIRA | Link |
MARIANA DOS SANTOS OLIVEIRA | Link |
MARIANA ZALUSKI ARAUJO | Link |
MARINA SCOP MEDEIROS | Link |
MARLON CÁSSIO PEREIRA GRIGOL | Link |
MATHEUS DE SOUZA URBANETTO | Link |
NARA ROSANA GODFRIED NACHTIGALL | Link |
NÍCOLLAS GONÇALVES CAVEDINI | Link |
PEDRO CHAVES SEADI | Link |
RAFAEL DIAS BITTENCOURT | Link |
RENATA BREDA MARTINS | Link |
RENATA MARTINS DA SILVA | Link |
RENATA OSORIO AZAMBUJA BAETA NEVES | Link |
ROBERTH STEVEN GUTIERREZ MURILLO | Link |
RODRIGO ALVES FRANÇA | Link |
SAMANTHA SITTART NAVARRETE | Link |
SAMARA OLIVEIRA PINTO | Link |
SARAH GIULIA BANDEIRA FELIPE | Link |
TAÍS FERNANDA DA SILVA ANELO | Link |
THALES THOR RAMOS PREVIATO | Link |
THALITA BORGES SOUZA | Link |
VALÉRIA SGNAOLIN | Link |
VICTORIA BORQUES SANTANA | Link |
VIVIANE MAURA RUBERT | Link |
Mestrado
Prazos das Atividades Obrigatórias do curso de Mestrado
Ato Deliberativo 04 2020 – Mestrado
Formulário de Indicação de Banca Examinadora
Ato Deliberativo – Defesa de Projeto de Pesquisa 01/2023
Orientação Projeto de Pesquisa 2018
Instrução normativa exame de qualificação 03 2023
Formulário de Indicação de Banca Examinadora
Instrução conclusão Mestrado PPG Gerontologia
Instrução normativa defesa de dissertação_02_2023
Formulário de Indicação de Banca Examinadora
Formulário de Indicação de Banca Examinadora
Instrução nomartiva defesa de tese_01_2023
Instrução Normativa 02/2013 – Proficiência em Lingua Estrangeira
Estágio de Docência (obrigatório somente para alunos bolsistas do curso de doutorado)
Regulamento do Estágio de Docência Regulamento Estágio Docência_2013 – VIGENTE
Do Requerimento do Estágio de Docência
Para realizar o Estágio de Docência, o aluno deverá encaminhar à Secretaria do PPGGeronbio, na data fixada pela Comissão Coordenadora e de acordo com o calendário do PPGGeronbio, os seguintes documentos:
A Secretaria enviará o requerimento para a pauta da próxima reunião da Comissão Coordenadora e, se aprovado, o documento será enviado para aprovação do Decano da Unidade Acadêmica na qual disciplina é vinculada. O resultado será informado ao aluno e orientador através de e-mail.
Da Entrega do Relatório de Estágio de Docência
O aluno deverá encaminhar à Secretaria os seguintes documentos:
Documento: Relatório-de-Estágio-e-Parecer-do-Orientador
Regulamento da Bolsa PDSE
Valores das Bolsas
Objetivo
O PDSE é um programa da CAPES com o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado reconhecido e avaliado satisfatoriamente pela CAPES.
Para Candidatura
Atender aos requisitos expressos no Art. 11 do Regulamento Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE. O candidato deverá encaminhar à secretaria do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica com no mínimo quatro (4) meses de antecedência ao mês de início do estágio, os seguintes documentos:
Processo de seleção e divulgação de resultados
Critérios de avaliação: análise da documentação e entrevista com o candidato. O candidato será comunicado por e-mail quanto ao agendamento da entrevista e a divulgação do resultado.
Credenciamento de co-orientador
A Comissão Coordenadora do Programa é autônoma para aprovar solicitações de co-orientação que venham a ser desenvolvidas por docentes credenciados (permanentes ou colaboradores) na própria PUCRS ou em Instituição de Ensino Superior.
Requisito para coorientação: o professor provável coorientador deve atuar em regime de trabalho de tempo integral, dedicação exclusiva ou 40h em uma Instituição de Ensino Superior.
Avaliação do Requerimento de Credenciamento: a solicitação será analisada pela Comissão Coordenadora do Programa, sendo o parecer favorável, será enviado para análise e parecer da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação. O credenciamento pode ocorrer pelo tempo de duração do mestrado ou doutorado do aluno.
Coorientador externo a PUCRS
Para Requerer o Credenciamento:
O aluno deve entregar na secretaria do programa os seguintes documento:
a) Formulário: Solicitação Coorientação Professor externo
b) Documento emitido pelo orientador com a descrição do contexto do trabalho do discente, bem como justificativa da importância da expertise do docente convidado para atuar como coorientador para o trabalho do discente, considerando complementaridade a sua expertise;
c) Cópia da Carta de Aceite redigida pelo docente convidado para atuar como coorientador do discente: Declaração de interesse na coorientação professor externo
e) Cópia da Carta de Concordância da instituição de vínculo do docente, emitida por Pró-Reitor, Diretor da UA, Chefe de Departamento ou Coordenador de PPG a que está vinculado o docente.
f) Currículo lattes atualizado do provável coorientador;
Docentes da PUCRS credenciados em PPGs da PUCRS
O credenciamento de docentes da PUCRS vinculados a PPGs pode assumir duas situações distintas, são elas: (A) registro como coorientador de docente credenciado no próprio PPG ou (B) credenciamento como coorientador de docente credenciado em outro PPG da PUCRS.
A. Registro como coorientador de docente credenciado no próprio PPG: o docente atua no PPG no qual o discente possui vínculo.
Para requerer a coorientação:
O aluno deve entregar na secretaria do programa os seguintes documentos:
a) Formulário: Solicitação Coorientação para Professor interno
b) Documento emitido pelo orientador com a descrição do contexto do trabalho do discente, bem como justificativa da importância da expertise do docente convidado para atuar como coorientador para o trabalho do discente, considerando complementaridade a sua expertise
c) Cópia da Carta de Aceite redigida pelo docente convidado para atuar como coorientador do discente: Declaração de Interesse na coorientação professor interno;
d) Ciência/concordância do Programa de Pós-Graduação em que o docente atua;
B. Credenciamento como coorientador de docente credenciado em outro PPG da PUCRS: o docente convidado a coorientar atua em PPG distinto do PPG no qual o discente possui vínculo.
O aluno deve entregar na secretaria do programa os seguintes documentos:
a) Formulário: Solicitação Coorientação para Professor interno
b) Documento emitido pelo orientador com a descrição do contexto do trabalho do discente, bem como justificativa da importância da expertise do docente convidado para atuar como coorientador para o trabalho do discente, considerando complementaridade a sua expertise;
c) Cópia da Ata da Comissão Coordenadora do PPG no qual o discente está vinculado aprovando a coorientação;
d) Cópia da Carta de Aceite redigida pelo docente convidado: Declaração de Interesse na coorientação professor interno;
Etapas para emissão do diploma:
HOMOLOGAÇÃO DA DISSERTAÇÃO/TESE pela Comissão Coordenadora: o aluno terá 60 dias após a data da defesa para enviar para a secretaria do PPG um exemplar da dissertação/tese corrigida em formato de mídia eletrônica (Word e PDF) juntamente com o formulário: Requerimento entrega versão final dissertação tese
Homologação e Emissão de Diploma
Trancamento de matrícula
O aluno pode requerer trancamento de matrícula por prazo máximo de 02 (dois) semestres letivos, consecutivos ou não.
Não é permitido requerer o trancamento de matrícula no 1° semestre letivo do curso.
Não é permitido trancamento no último semestre letivo do curso (semestre que completa o prazo máximo de 30 meses para o mestrado e 54 meses para doutorado).
Cancelamento/Desligamento de curso
O aluno poderá solicitar cancelamento ou desligamento de curso. Nestas situações, deixará de pagar as parcelas a partir do mês subsequente à formalização do pedido protocolado junto a secretaria do curso.
Poderão solicitar aproveitamento de créditos para atividades de formação acadêmica e profissional os alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUCRS.
Instrução Normativa_aproveitamento de créditos
Quando se tratar de aproveitamento de créditos cursados em outros Programas de Pós-Graduação, o pedido deverá vir acompanhado de ementa, programa e titulação do professor e comprovantes de avaliação e aprovação.
Cancelamento de disciplina
A solicitação de cancelamento de disciplina deve respeitar as datas definidas de acordo ao calendário acadêmico estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ).
Regulamento CAPES do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX)
Bolsas CNPq por quota País – Mestrado (GM) e Doutorado (GD)
Declaração IR CAPES
Declaração IR CNPq
Aplicativo CAPES bolsista
Relatório de Desempenho de Aluno Bolsista https://forms.office.com/r/yzu0AxG6if
PAN AMERICAN JOURNAL OF AGING RESEARCH – PAJAR
Essa é uma revista científica multidisciplinar que tem como objetivo publicar trabalhos originais, com foco no envelhecimento. Sua publicação poderá ser em língua portuguesa, inglesa e espanhola e estará disponível duas vezes por ano, apenas em formato eletrônico, com acesso aberto, no endereço http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/pajar. Serão aceitos trabalhos nos formatos de artigos originais, comunicações breves ou protocolos e metodologias de pesquisa inovadores. Todos os artigos encaminhados passarão por avaliação pelo Conselho Editorial e, posteriormente, pela revisão por pares. Outros formatos, como artigos de revisão e opiniões de especialistas também serão aceitos para publicação, embora requeiram um convite pelo conselho editorial.
REVISTA SCIENTIA MEDICA
Scientia Medica (Sci Med.) é a revista científica oficial, avaliada por pares (peer-reviewed), da Faculdade de Medicina, Hospital São Lucas e Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Esta revista multidisciplinar tem como objetivo contribuir para a divulgação do conhecimento científico nas diversas áreas da Medicina e outras Ciências da Saúde, através de artigos originais, artigos de revisão, relatos de caso e editoriais. A Scientia Medica é publicada trimestralmente sob forma impressa (ISSN 1806-5562) e eletrônica (ISSN 1980-6108), permitindo acesso aberto a todo o seu conteúdo. Está atualmente indexada nas bases de dados LILACS, SCOPUS, LATINDEX, EMBASE, DOAJ e OJS-PKP. O processo de submissão é totalmente eletrônico e sem custos para os autores. São aceitos artigos em português, espanhol e inglês.
Mesmo os alunos que já concluíram todos os créditos necessários, devem acessar o sistema e confirmar sua matrícula em orientação a cada semestre. Esse procedimento é obrigatório e essencial para que o aluno mantenha seu vínculo ativo com o PPG.
O PUCRS PrInt promove a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
Os projetos contemplados no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica são:
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
R$ 3.860,96
|
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.
Saiba mais sobre as oportunidades internacionais oferecidas pela Universidade.
Conecte sua pesquisa acadêmica ao ecossistema de inovação da PUCRS e explore oportunidades de negócios a partir da pesquisa.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Curso se destaca por foco em empreendedorismo, internacionalização e articulação com a Pós-Graduação
sexta-feira, 13 de dezembro | 2024