Programa de Pós-Graduação em

TEOLOGIA

Conceito CAPES – 4

O Programa de Pós-Graduação em Teologia tem como área de concentração a Teologia Sistemática e está dividido e abrange duas linhas de pesquisa:

(a) Teologia, experiência religiosa e pastoral e

(b) Teologia e pensamento contemporâneo.

Inscrições: De 29/04 a 08/07/2024

Duração mestrado: 12 a 30 meses

Duração doutorado: 24 a 54 meses

E-mail: [email protected]

Telefone: (51) 3320-3572

Compartilhe este curso

O Curso de Mestrado em Teologia foi aprovado pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação no dia 04 de abril de 1991 e pelo parecer n. 04/93 do COCEP e Conselho Universitário no dia 01/04/1993. Obteve o reconhecimento do MEC cf. Portaria 490 de 27/03/97, publicada no D.O.U em 31/03/97. A origem do Curso se deve ao Encontro Regional do Clero de 1988, diante da necessidade de preparar docentes para os numerosos cursos de graduação em Teologia existentes no Rio Grande do Sul e de uma formação mais aprimorada em vista da qualificação pastoral para responder aos desafios de uma evangelização inculturada e promotora do ser humano. Até dezembro de 2015, foram defendidas 170 dissertações neste Programa.

Objetivos

Objetivo geral:

Pesquisar a relação entre a experiência religiosa e pastoral, o pensamento contemporâneo e a Teologia.

Objetivos específicos:

  • Formar líderes religiosos capazes de articular a relação entre fé e razão, ciência e religião;
  • Capacitar agentes de pastoral para responder aos desafios da evangelização inculturada e promotora da dignidade humana;
  • Estudar temas atuais e relevantes que impliquem na relação da Teologia com a Sociedade;
  • Preparar docentes para o ensino teológico em nível superior;
  • Qualificar pesquisadores para a reflexão e produção teológica;
  • Promover a reflexão e a pesquisa teológica nas diversas tradições culturais;
  • Favorecer a renovação teológica e a formação permanente.
Escopo

O Programa de Pós-Graduação em Teologia tem como área de concentração a Teologia Sistemática e está dividido e abrange duas linhas de pesquisa: Teologia, experiência religiosa e pastoral e Teologia e pensamento contemporâneo. Visa desenvolver a competência da pesquisa objetivando a formação de professores de Teologia; aperfeiçoar a reflexão e a práxis pastoral; capacitar para o diálogo entre fé e razão, ciência e religião no âmbito escolar, universitário, nos meios de comunicação e na sociedade. Inserido no sistema de pós-graduação da Universidade e do País, o Programa de Teologia da PUCRS pesquisa com sua metodologia própria os temas relevantes para as comunidades de fé e para a sociedade em correspondência à sua vocação pública e eclesial.

O Mestrado e Doutorado em Teologia na PUCRS justifica-se pela necessidade de preparação de professores para seminários e faculdades de teologia na região sul do Brasil; a relevância da pesquisa que revise a práxis pastoral e a formação de profissionais capazes de colaborar no diálogo entre fé e razão, ciência e religião no âmbito escolar, universitário, nos meios de comunicação e na sociedade. No Rio Grande do Sul há diversas instâncias de formação teológica ligadas à Igreja Católica.

Para qualificar o ensino da Teologia é preciso incrementar a pesquisa. Tal desafio é contemplado pelo Curso de Mestrado e Doutorado, onde se intensificam as oportunidades de aprofundar a reflexão teológica em vista da relevância pública da teologia na sociedade atual. O Mestrado e Doutordo em Teologia não se justifica apenas pela necessidade de professores de Teologia para os seminários e faculdades. Cresce cada vez mais a necessidade de uma ação evangelizadora sem improvisação, pensada metodologicamente e capaz de ser avaliada com critérios e diretrizes. Tal empenho depende de pesquisas, intercâmbios e reflexões. A pastoral da Igreja enriquece-se com os métodos e ferramentas acadêmicas, porque a universidade acolhe a experiência das comunidades, reflete tal ação e propõe caminhos que possam aperfeiçoar a práxis pastoral. O mestrado e doutorado, portanto, tem um impacto social imediato, na medida em que qualifica profissionais da teologia para uma nova atuação em suas comunidades. Cresce sempre mais as oportunidades de refletir a relação entre fé e razão, ciência e religião. A função da religião como estruturadora da vida no ocidente e no oriente, tem causado muitas discussões, polêmicas e reações. Ora promovendo a paz e a justiça, ora provocando guerras e terrorismo, as religiões aparecem constantemente nas agendas dos meios de comunicação. Ao teólogo cabe auxiliar a opinião pública com informações para o discernimento dos desafios e das religiões. Do teólogo católico espera-se uma palavra que aprofunde as afirmações da Igreja diante dos diferentes desafios da sociedade atual. Preparar pessoas capazes de dialogar com o mundo moderno, apresentando a identidade da fé cristã e contribuindo para a formação de uma sociedade justa e solidária é também missão da pesquisa em Teologia.

Créditos e Prazo para Defesa

Até 2021-2
Doutorado: 36 créditos
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses

A partir de 2022-1
Doutorado: 30 créditos
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses

Processo Seletivo do Pós-Graduação em Teologia é semestral, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado, com divulgação de edital a cada seleção.

Edital de Seleção 2024/2
Clique aqui e confira o horários das disciplinas

Cronograma de entrevistas

Para os candidatos ao Mestrado, veja aqui.

Para os candidatos ao Doutorado, veja aqui.

Orientações de Matrícula – Ingresso com aluno especial 2024/1

É permitido àqueles candidatos que não tenham sido aprovados no processo seletivo, ou a outros interessados, cursar disciplinas isoladas na condição de alunos especiais.

O Aluno Especial matricula-se no Programa de Pós-Graduação em Teologia, em disciplinas isoladas e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação. Os Alunos em matrícula especial, podem, a critério da comissão coordenadora, cursar até 06 créditos em disciplinas isoladas.

O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos de cada disciplina, será pago em 5 (cinco) parcelas no semestre em curso. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através do telefone (51) 3320-3588 ou e-mail: [email protected].

Período de inscrição: 08 de janeiro a 04 de março de 2024, através do e-mail [email protected] indicando a disciplina de interesse e anexando os documentos abaixo.

  • Formulário de Cadastro
  • Cópia do diploma e do histórico de graduação
  • Cópia do documento de identidade (RG) e CPF

Informações financeiras: (51) 3320-3588 ou [email protected]

Matrícula: 11 de março de 2024 – ORIENTAÇÕES SERÃO ENVIADAS EM RESPOSTA AO E-MAIL DE INSCRIÇÃO.

Orientações de Matrícula – Ingresso como aluno convênio 2024/1

Alunos regularmente matriculados em cursos de Mestrado e Doutorado em TEOLOGIA na FACULDADES EST, podem cursar disciplinas isoladas na modalidade Aluno Convênio no PPGTEO/ PUCRS. Os alunos devem cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE ALUNO CONVÊNIO

Período de inscrição de aluno Convênio: 08 de janeiro a 04 de março de 2024 – Início das Aulas: 11 de março – a inscrição deve ser feita, encaminhando os documentos abaixo descritos.

Horários das Disciplinas 2024/2

O ALUNO DEVE ENCAMINHAR OS SEGUINTES DOCUMENTOS PARA O E-MAIL: [email protected]

Ao final do semestre, emitimos a declaração de disciplina cursada, com a nota.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail da secretaria: [email protected] ou através do telefone 3320.3572

Programa G+1

Por meio do G+1, o (a) estudante que deseja seguir na área acadêmica pode viver a experiência no mestrado durante a graduação. Para isso, ele (a) precisa ter cursado, pelo menos, 50% da graduação e participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação de interesse.

Edital G+1
Selecionados G+1

  • Teologia e Pensamento Contemporâneo

    Reúne projetos e grupos de pesquisa que relacionam Teologia e questões atuais em diálogo com a ciência e o pensamento contemporâneo, acolhendo as interpelações da sociedade e da realidade a partir da América Latina.

  • Teologia, Experiência Religiosa e Pastoral

    Pesquisa aspectos relevantes da identidade cristã, analisa teologicamente as práticas pastorais das comunidades cristãs e o que diz respeito à autoexpressão da experiência de fé em vista do diálogo e da presença significativa no mundo pluralista e dividido.

  • A Psicanálise Freudiana da Religião

    Código 191GG-02 | 30 horas-aula

    Esta disciplina aborda a relação entre a psicanálise e a experiência da fé, com base nos textos em que Sigmund Freud se ocupa com a religião, como também trata a recepção crítica de Carlos Dominguez Morano à psicanálise. Entre outras questões, serão abordadas as seguintes: o que Freud entendia por religião? Quais são os alcances e limites da crítica de Freud à religião? Qual é a atualidade da posição freudiana sobre a religião?

  • Aconselhamento Pastoral e Logoterapia

    Código 191E1-02 | 30 horas-aula

    Reflexão sobre pastoral e aconselhamento: definição, natureza, história e conteúdo. Estabelecimento de relações entre Pastoral do Aconselhamento e Psicologia, em particular, a Logoterapia. Compreensão da liberdade da vontade, da busca e da vontade de sentido e do sentido da vida, como confluência temática de Teologia, Filosofia e Psicologia. Formas de realizar a Pastoral da escuta. Estudo de casos de aconselhamento.

  • Ecumenismo

    Código 31145-02 | 30 horas-aula

    Estudo de questões relativas à unidade da Igreja cristã levando em consideração as dimensões: histórica, teológica e institucional, na perspectiva da Igreja Católica Romana, do protestantismo histórico e do movimento evangélico.

  • Estudos de Antropologia Teológica

    Código 31140-02 | 30 horas-aula

    Contexto histórico da teologia na América Latina. O concílio Vaticano II e seus desdobramentos na América Latina. O contexto social e eclesial da Teologia da Libertação na segunda metade do século XX. Os princípios metodológicos da Teologia da Libertação. As etapas da Teologia da Libertação. Pluralismo, globalização, complexidade e novas possibilidades de Teologias de Libertação.

  • Estudos de Cristologia

    Código 31138-02 | 30 horas-aula

    Origem e desenvolvimento da Cristologia neotestamentária; o itinerário dogmático do mistério de Cristo; a interpretação de Jesus em movimentos contemporâneos não eclesiais, e a singularidade e contemporaneidade de Jesus Cristo.

  • Estudos de Eclesiologia

    Código 31139-02 | 30 horas-aula

    A história da convocação e da celebração do Concílio Vaticano II. Principais documentos conciliares. A hermenêutica do Concílio. As eclesiologias dos textos. A aplicação do programa de reforma e a crise da Igreja. A recepção atual do Concílio.

  • Estudos de Teologia Trinitária

    Código 31143-02 | 30 horas-aula

    Origem, desenvolvimento e relevância da compreensão cristã do Mistério Divino. Estudo das mais importantes atitudes e tendências atuais diante da transcendência. Identificação das raízes da relação do povo brasileiro com a transcendência. O sentido e a especificidade da fé no Deus Uno e Trino. Introdução às questões atuais relativas à idolatria, à afirmação e à negação de Deus. Estudo do desenvolvimento da Teologia Trinitária e sua relevância na sequência do Concílio Vaticano II.

  • Estudos do Antigo Testamento

    Código 31149-02 | 30 horas-aula

    Análise de questões fundamentais de hermenêutica bíblica. Estudo das diferentes teologias e tradições que contribuíram para a formação do Antigo Testamento, por meio de uma introdução aos livros e de uma abordagem sistemática de temas teológicos.

  • Estudos do Novo Testamento

    Código 31150-02 | 30 horas-aula

    O surgimento e a evolução da Teologia bíblica, sua relação com a hermenêutica, com especial acento na metodologia e nos conteúdos da mesma no Brasil e na América Latina, a partir das questões atuais do Novo Testamento. Contribuições da hermenêutica bíblica para a Teologia Sistemática.

  • Metodologia Bíblica 1: Leituras Sincrônicas

    Código 191E2-02 | 30 horas-aula

    Capacitação para preparar o texto para o trabalho exegético: delimitar, segmentar e definir a estrutura literária de uma perícope. Capacitação para aplicar ao texto bíblico as diversas leituras de tipo sincrônico: análise da estrutura literária, análise semântica/lexicográfica, análise estilística. Noções de poética hebraica.

  • Metodologia Bíblica 2: Leituras Diacrônicas

    Código 191E3-02 | 30 horas-aula

    Capacitação para preparar o texto para o trabalho exegético: delimitar, segmentar e definir a estrutura literária de uma perícope. Capacitação para aplicar ao texto bíblico as diversas leituras de tipo diacrônico: crítica textual, análise da constituição do texto, crítica do gênero literário, crítica da redação, crítica da tradição, leitura sinótica de textos.

  • Psicologia E Teologia Pastoral

    Código 191GD-02 | 30 horas-aula

    Aproximações entre espiritualidade, educação, Psicologia e Teologia: definição, natureza, história e conteúdo. Estabelecimento de relações entre Teologia Pastoral, Educação e Psicologia, em particular, a Logoterapia. Compreensão da liberdade da vontade, da busca e da vontade de sentido e do sentido da vida, como confluência temática de Teologia, Filosofia e Psicologia. Estudo do emergente conceito de Inteligência Espiritual, que aproxima as áreas em questão.

  • Pluralismo e Diálogo Inter – Religioso

    Código 31148-02 | 30 horas-aula

    Análise de elementos para uma compreensão do diálogo inter-religioso, promovendo a tolerância e a reverência pela crença do outro, numa abertura e escuta às diversas tradições religiosas brasileiras. Estudo de visões sobre ética e espiritualidade com a finalidade de suscitar uma cultura da paz. Identificação dos desafios do mundo plural na cultura e na religião.

  • Questoes Atuais de Teologia Fundamental

    Código 21111-02 | 30 horas-aula

    A experiência: categoria central da Teologia Fundamental; A experiência humana: Jean Mouroux e H.C. de Lima Vaz; A experiência religiosa: Rudolf Otto e Carlos Dominguez Morano; A experiência mística: Santo Tomás de Aquino e Jacques Maritain; A experiência de Deus como caminho da Revelação, da Fé e da Teologia.

  • Questões de Historia da Igreja

    Código 21108-02 | 30 horas-aula

    Apresentar documentos bibliográficos sobre questões importantes da história da Igreja. Analisar o problema ?razão e fé? e a relação ?Estado e Igreja? num período de intenso debate e construção intelectual. Demonstrar a pluralidade das teorias filosóficas e teológicas medievais e sua importância enquanto raízes e fundamentos de questões contemporâneas.

  • Questões de Teologia Biblíca do Antigo Testamento

    Código 21114-02 | 30 horas-aula

    Estudar a problemática, identidade e método da Teologia Bíblica como ciência, seus diferentes pontos de partida, seus temas e as tendências teológicas existentes nas diferentes fases da história do povo de Israel que se espelham nos respectivos textos, para a elaboração de uma Teologia do Antigo Testamento.

  • Questões de Teologia e Ciência

    Código 31147-02 | 30 horas-aula

    Estudo da relação entre Teologia e ciência. Os métodos das ciências especulativas e das ciências naturais. A história da relação entre Teologia e ciências naturais. Relações colaborativas entre Teologia e ciências naturais. Estudo de temas relevantes das ciências naturais para a Teologia: Teoria da Evolução, neurociências, biologia molecular, ciências ambientais, psicologia, computação, cosmologia.

  • Santidade, Pecado E Reforma Na Igreja

    Código 191H1-02 | 30 horas-aula

    Oferecer categorias teológicas que proporcionem elaborar um discurso que responda aos desafios atuais da vida da Igreja, dentre estes, a busca de um adequado conhecimento da história das respostas às questões referentes à santidade, ao pecado e à reforma da Igreja.

  • Seminário Teologia E Economia

    Código 191GC-02 | 30 horas-aula

    Estudar a relação entre Teologia e Economia para responder ao problema o que Deus e a teologia têm a ver com a economia. Palavras-Chave: Religião e política. 2. Poder. 3. Ciência política – Filosofia. 4. Soberania. 5. Economia.

  • Seminário Temático

    Código 31151-02 | 30 horas-aula

    A disciplina acolhe propostas de cursos intensivos ministrados por professores visitantes, especialmente de universidades estrangeiras para favorecer a internacionalização do programa. A nomenclatura permite convidar pesquisadores das mais diversas áreas da Teologia para que ministrem aulas com o resultado de suas pesquisas. Cada seminário será definido pelo tema proposto pelos professores convidados e de acordo com as Linhas de Pesquisa do programa. Semestralmente, pretende-se oferecer um seminário temático, preferencialmente com docentes de universidades internacionais.

  • Seminário Temático II

    Código 31152-02 | 30 horas-aula

    Estudos de temas atuais de Teologia por meio de professores convidados. Temas selecionados pela coordenação do programa.

  • Seminário Temático III

    Código 1918B-01 | 15 horas-aula

    Esta disciplina é oferecida de maneira intensiva por Professores convidados externos ao Programa que desenvolvem tópicos específicos sobre questões pertinentes aos contextos nacionais e internacionais relacionadas à Teologia Sistemática.

  • Seminário Temático IV

    Código 1918C-01 | 15 horas-aula

    Esta disciplina é oferecida de maneira intensiva por Professores convidados externos ao Programa que desenvolvem tópicos específicos sobre questões pertinentes aos contextos nacionais e internacionais relacionadas à Teologia Sistemática.

  • Seminário de Estudos Avançados de Doutorado II

    Código 19129-02 | 30 horas-aula

    O seminário contempla a linha de Teologia e Experiência Religiosa e Pastoral, abordando temas presentes nas experiências religiosas e na ação evangelizadora. Destina-se especialmente a estudantes e docentes com projetos de pesquisa nesta linha. Pode contemplar aspectos históricos ou experiências atuais. Desenvolvidas em forma de seminário, as atividades miram a elaboração de materiais que possam ser publicados seja na forma de artigos científicos, seja como livros, bem como na organização de eventos.

  • Seminário de Metodologia para Doutorandos

    Código 31141-02 | 30 horas-aula

    Apresentação e discussão conjunta dos projetos de pesquisa. Socialização de experiências de pesquisa e debate sobre as temáticas atinentes às teses dos doutorandos. Orientação necessária para a elaboração da Tese de Doutorado, organização da pesquisa e da estrutura do texto da tese.

  • Seminário de Pesquisa em Teologia

    Código 31142-02 | 30 horas-aula

    Aprofundamento do método teológico a ser exercitado na pesquisa para a dissertação. Estudo e exercício dos procedimentos de pesquisa e redação para a dissertação: coleta de dados, biblioteca, leitura, linguagem, redação e normas técnicas. Discussão, em forma de seminário, de alguns textos sobre Teologia e, depois, os projetos de dissertação.

  • Seminário: Cristologia e Pastoral

    Código 31146-02 | 30 horas-aula

    Síntese dos atuais desafios para a evangelização no Brasil. Aplicação da Cristologia à pastoral. Investigação da relação entre o Jesus histórico e a práxis cristã. Hermenêutica sistemática da Cristologia e pastoral.

  • Seminário: Teologia e Linguagem

    Código 31144-02 | 30 horas-aula

    Linguagem e semântica. As expressões da experiência religiosa. A questão da hermenêutica na mensagem cristã. O problema da linguagem na Teologia. A Teologia como hermenêutica. Questões de linguagem a respeito do conceito de Deus, divindade de Cristo, fé pascal, Trindade, infalibilidade e oração. A hermenêutica a partir do Concílio Vaticano II.

  • Seminários de Estudos Avançados de Doutorado I

    Código 19128-02 | 30 horas-aula

    O seminário contempla a linha de Teologia e Pensamento Contemporâneo e discute autores e temas de autores clássicos ou atualidade, em sintonia com projetos de pesquisa de docentes e doutorandos. As atividades em forma de seminário visam elaborar materiais para artigos, publicações ou organização de eventos.

  • Teologia E Comunicação

    Código 191GE-02 | 30 horas-aula

    Religião e sociedade e sua relação com o poder simbólico da mídia; Compreensão complexa da comunicação; diálogos em rede no ambiente midiático digital; a comunicação e o futuro da fé; Alteridade e cultura do cuidado na sociedade de risco; perspectivas normativas e técnicas e as possibilidades de diálogo.

  • Theologie, Mystik, Politik

    Código 191GJ-02 | 30 horas-aula

    Präsentation. Klärung der Erwartungen. Problemsuche und Zielsetzung. Hauptbegriffe. Die politische Theologie des Subjekts als theologische Kritik der bürgerlichen Religion. Konzept einer politischen Theologie als praktischer Fundamentaltheologie. Zukunft aus der Erinnerung an das Leid. Zur Dialektik des Fortschritts. Weltprogramm des Christentums im Pluralismus der Religionen und Kulturen: Mitgefühl. Sensibilität für Leiden versus Sensibilität für Sünde? Erinnerungen an ein Synodaldokument. Kritische Updates zur politischen Theologie: öffentliche Theologie, öffentliche politische Theologie, Befreiungstheologie. Reflexion, Balance, Perspektiven.

  • Teologia Latino-Americana

    Código 21199-02 | 30 horas-aula

    Contexto histórico da teologia na América Latina. O concílio Vaticano II e seus desdobramentos na América Latina. O contexto social e eclesial da Teologia da Libertação na segunda metade do século XX. Os princípios metodológicos da Teologia da Libertação. As etapas da Teologia da Libertação. Pluralismo, globalização, complexidade e novas possibilidades de Teologias de Libertação.

Coordenação

Tiago de Fraga Gomes | [email protected]

Comissão coordenadora

Prof. Dr Tiago de Fraga Gomes (Coordenador) | [email protected]
Prof. Dr. Luiz Carlos Susin (Coord. Adjunto) | [email protected]
Prof. Dr. Rafael Martins Fernandes | [email protected]
Profa. Dra. Rosângela Florczak de Oliveira | [email protected]
Mestranda Patrícia Ribolli Fachin (Representante Discente – Mestrado) | [email protected]

Atendimento Secretaria de Pós-Graduação

E-mail: [email protected]
Avenida Ipiranga, 6681
Prédio 8, 4° andar, sala 403
Porto Alegre/RS – Brasil – CEP 90619-900

Horário de atendimento

Segunda a Sexta: 8h às 12h e das 13h às 18h

Público Valor
Público Geral
R$ 1.930,46

Total de Parcelas

O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.

Vencimentos e formas de pagamento

O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.

Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.

Prorrogação

Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.

Prorrogação

Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.

Prazo máximo para conclusão

O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.

Reajustes

Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

Notícias

 

Ver todas
Ver todas