Reconhecido pela Capes por sua excelência na área, o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade da PUCRS se destaca pela qualidade das pesquisas realizadas, por sua ênfase na internacionalização e pela interdisciplinaridade de seus estudos. Contando com mais de 45 anos de história, o programa incentiva o desenvolvimento de projetos inovadores, tanto em caráter acadêmico quanto com potencial de aplicação prática.
Inscrições: De 1º/9 a 29/11/2024
Duração mestrado: 12 a 30 meses
Duração doutorado: 24 a 54 meses
Email: [email protected]
Compartilhe este curso
Assuntos como conservação da natureza, sustentabilidade ambiental e mudanças climáticas estão ganhando cada vez mais espaço nas discussões da sociedade contemporânea. Isso acontece porque, infelizmente, o ser humano não tomou as melhores decisões ao longo da história, o que culminou em sérios problemas a serem resolvidos hoje e no futuro.
No Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade da PUCRS, esses e inúmeros outros temas são pesquisados a fim de gerar novos conhecimentos para a ciência em nível nacional e internacional. A relevância dos projetos desenvolvidos por seus docentes e discentes contribui decisivamente para a conservação da biodiversidade, sendo frequentemente usados para embasar políticas públicas no Brasil e no mundo.
Com nota 6 na avaliação da Capes, o programa completou 45 anos de história e é um dos mais tradicionais do Brasil na área. O objetivo geral do PPG consiste na formação em alto nível de pesquisadores, docentes e outros profissionais atuantes nas Ciências da Biodiversidade, especialmente nos âmbitos da Ecologia, Biologia Evolutiva, Biologia da Conservação, Ecologia Aplicada, Ciência de Dados e Sustentabilidade Ambiental. Para tanto, incentiva o desenvolvimento de projetos de pós-graduação inovadores, englobando tanto problemas de ciência básica como de ciência aplicada a diferentes setores da sociedade.
O programa também tem como ênfase a internacionalização, capacitando pesquisadores de outros países a desenvolver pesquisas e projetos de conservação da Biodiversidade em diferentes regiões do planeta. Outro diferencial é o fato de ser um dos primeiros PPGs a ter uma linha de pesquisa com foco em Ciência de Dados Aplicada à Biodiversidade, um tema inovador e de extrema relevância no contexto atual. Ela reúne docentes de áreas como Ecologia, Genética, Genômica, Microbiologia e Ciência da Computação em projetos com grande potencial de aplicação em situações práticas, como o monitoramento ambiental em grande escala e a gestão interdisciplinar de processos de conservação ambiental.
Além desta linha, o PPG possui outras três linhas de pesquisa: Sistemática e Evolução; Ecologia e Conservação; e Ecologia Aplicada, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Em todas elas, estimula-se o desenvolvimento de projetos de pesquisa inovadores e de relevância internacional, que promovam avanços no conhecimento científico e gerem impactos positivos em termos de conservação da natureza e sustentabilidade ambiental.
No Mestrado em Ecologia e Evolução da Biodiversidade, que tem duração de 12 a 30 meses, você irá produzir um artigo científico contendo dados inéditos em nível internacional, que aborde aspectos acadêmicos e/ou aplicados sobre o tema do seu projeto. Neste processo, e durante as atividades de formação do Mestrado, irá conhecer as principais contribuições teóricas e perspectivas metodológicas da atualidade em sua área de estudo, incluindo diversos aspectos da pesquisa científica, produção acadêmica, divulgação de conhecimento científico e interações com a sociedade na área ambiental. Você também irá desenvolver habilidades para atuar como docente no ensino superior.
Já no Doutorado em Ecologia e Evolução da Biodiversidade, ao longo dos 24 a 54 meses de curso, você irá realizar estudos ainda mais aprofundados, produzindo dois a três artigos científicos de nível internacional sobre o tema de seu projeto. O objetivo é promover avanços significativos no conhecimento sobre o tema, com um nível de inovação metodológica e aprofundamento científico maior do que o realizado no Mestrado. Além do foco em produção científica de nível internacional, os projetos de Doutorado também podem conter aspectos aplicados que contribuam diretamente para a conservação da natureza e a sustentabilidade ambiental.
O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade da PUCRS tem como objetivo geral a formação de pesquisadores e docentes nas Ciências da Biodiversidade, especialmente nas áreas de Ecologia, Biologia Evolutiva, Biologia da Conservação e Ecologia Aplicada.
Os objetivos específicos são os seguintes: (i) Titular anualmente doutores e mestres com alto nível de qualificação; (ii) Fomentar a concentração da produção científica de seus docentes e discentes em periódicos científicos de nível internacional, preferencialmente alocados nos estratos mais altos do sistema Qualis da CAPES; (iii) Fomentar grande interação profissional de docentes e discentes com pesquisadores internacionais de alto nível, através de intercâmbios, projetos colaborativos e publicações conjuntas; (iv) Continuar estimulando a acolhida a alunos estrangeiros, especialmente da América Latina, mas também de outros continentes; (v) Oportunizar que o maior número possível dos discentes tenha experiência de doutorado sanduíche (ou outra forma de intercâmbio) no exterior, o que estimula a internacionalização de sua formação acadêmica; (vi) Estimular a participação significativa do corpo docente em comissões governamentais ou entidades profissionais, científicas e/ou conservacionistas locais, regionais, nacionais e internacionais, de forma a maximizar a inserção social e o impacto positivo do PPG na sociedade; (vii) Promover ações de solidariedade com outros PPGs brasileiros, a fim de contribuir para sua qualificação, com consequente impacto positivo para a formação de seus discentes e para a sociedade de forma geral; e (viii) Aprofundar e ampliar as ações de interação com a sociedade de forma geral, através de ações e projetos desenvolvidos tanto com o setor público como com o setor privado.
O Programa tem como foco as Ciências da Biodiversidade, fomentando a realização de projetos inovadores em áreas como ecologia, biologia evolutiva, sistemática, genética, genômica, morfologia comparada, paleontologia, fisiologia, ecotoxicologia, comportamento animal, biologia do desenvolvimento e biologia da conservação. Os estudos realizados no âmbito do PPG abordam esses temas com foco em diversos grupos de animais, plantas e microrganismos, frequentemente envolvendo estratégias investigativas interdisciplinares.
O processo de seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado ocorre semestralmente, através de edital.
Poderão participar do Processo Seletivo ao Mestrado e ao Doutorado todos os portadores de diplomas de cursos de Graduação em áreas relacionadas às Ciências da Saúde e da Vida ou em áreas afins.
Update Regular Call 01/2025 – Selection for admission to Master’s and Doctoral programs in 2025/01
Edital de seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em 2025/01
Selección para acceder a los programas de máster y doctorado en 2025/1
Selection for admission to Master’s and Doctoral programs in 2025/1
Por meio do G+1, o (a) estudante que deseja seguir na área acadêmica pode viver a experiência no mestrado durante a graduação. Para isso, ele (a) precisa ter cursado, pelo menos, 50% da graduação e participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação de interesse.
A linha de pesquisa congrega projetos com foco no uso de grandes quantidades de informação (big data) e no desenvolvimento de metodologias inovadoras de mineração e análise de dados (p.ex. empregando aprendizado de máquina) a fim de investigar problemas relacionados à caracterização, monitoramento e conservação da biodiversidade.
A linha de pesquisa congrega projetos que visam a aplicar dados ecológicos, análises de componentes da biodiversidade e/ou estudos interdisciplinares para resolver problemas com impacto socioambiental e/ou econômico mais direto. Isto inclui estudos nas áreas de ecotoxicologia e microbiologia ambiental com foco na caracterização, monitoramento e mitigação de impactos ambientais, bem como no desenvolvimento de métodos agrícolas mais sustentáveis a partir do uso de componentes da biodiversidade nativa do Brasil. Inclui também projetos que visam a desenvolver produtos inovadores a partir de fontes de biodiversidade e/ou que buscam integrar análises da biodiversidade em modelos de desenvolvimento econômico regional com foco em sustentabilidade ambiental.
A linha de pesquisa congrega projetos com foco nas relações ecológicas entre organismos, bem como sua relação com seu ambiente, incluindo estudos de autoecologia, ecofisiologia, comportamento, dinâmica populacional e ecologia de comunidades, além de projetos que visam a embasar cientificamente estratégias para a conservação da biodiversidade.
A linha de pesquisa congrega projetos relacionados à evolução da biodiversidade, incluindo estudos de sistemática filogenética (utilizando dados morfológicos e moleculares, incluindo filogenômica), taxonomia, morfologia comparada, biogeografia, genética evolutiva e genômica comparativa.
Nome | Coordenador |
---|---|
Aracnologia | RENATO AUGUSTO TEIXEIRA |
ECOLOGIA DE INTERAÇÕES | PEDRO MARIA DE ABREU FERREIRA |
Ecologia Aquática | NELSON FERREIRA FONTOURA |
Fisiologia, Metabolismo e Endocrinologia Comparada | GUENDALINA TURCATO OLIVEIRA |
GERMA – Grupo de Economia Rural e Meio Ambiente | AUGUSTO MUSSI ALVIM |
Genética, Genômica, Evolução, Ecologia e Conservação de Carnívoros | EDUARDO EIZIRIK |
Genômica evolutiva e da conservação | SANDRO LUIS BONATTO |
Geobiologia | RENATA MEDINA DA SILVA |
Grupo de Pesquisa em Inteligência de Negócio e Aprendizado de Máquina (GPIN) | DUNCAN DUBUGRAS ALCOBA RUIZ |
Ictiologia | ROBERTO ESSER DOS REIS |
MECANISMOS CELULARES DAS INTERAÇÕES PLANTA-RIZOBACTÉRIAS | ELIANE ROMANATO SANTAREM |
Monitoramento biológico contínuo e estudos ecológicos de longa duração no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata | PEDRO MARIA DE ABREU FERREIRA |
Oleoquímica: Processos e Produtos | EDUARDO CASSEL |
Primatologia | JULIO CESAR BICCA MARQUES |
Processamento da Linguagem Natural (PLN) | DALVAN JAIR GRIEBLER |
Nome | Coordenador |
---|---|
Laboratório GPIN – Pesquisa em Inteligência de Negócio e Aprendizado de Máquina | DUNCAN DUBUGRAS ALCOBA RUIZ |
Laboratório de Aracnologia | RENATO AUGUSTO TEIXEIRA |
Laboratório de Biologia Genômica e Molecular | SANDRO LUIS BONATTO |
Laboratório de Ecologia Aquática | LAURA ROBERTA PINTO UTZ |
Laboratório de Ecologia de Interações | PEDRO MARIA DE ABREU FERREIRA |
Laboratório de Fisiologia da Conservação | GUENDALINA TURCATO OLIVEIRA |
Laboratório de Operações Unitárias (LOPE) | EDUARDO CASSEL |
Laboratório de Primatologia | JULIO CESAR BICCA MARQUES |
Laboratório de Sistemática de Vertebrados | ROBERTO ESSER DOS REIS |
Nome | Coordenador |
---|---|
Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata | NELSON FERREIRA FONTOURA |
Estudar adaptações metabólicas e funcionais, incluindo a disrupção endócrina, de diferentes espécies animais frente a alterações antropogênicas a fim de oportunizar aos estudantes o contato com artigos científicos e técnicas empregadas na área de Ecotoxicologia, dando ênfase a contaminantes químicos e ao aquecimento global.
Estudar adaptações metabólicas e funcionais, incluindo a disrupção endócrina, de diferentes espécies animais frente a alterações antropogênicas a fim de oportunizar aos estudantes o contato com artigos científicos e técnicas empregadas na área de Ecotoxicologia, dando ênfase a contaminantes químicos e ao aquecimento global.
Introdução ao aprendizado supervisionado e não supervisionado. Apresentação dos paradigmas de aprendizado supervisionado: aprendizado baseado em distância, em procura, probabilístico, em otimização e em comitês. Apresentação das técnicas de aprendizado não supervisionado: agrupamento de dados e regras de associação. Estudos de caso sobre aprendizado de máquina para problemas da ecologia e da evolução da biodiversidade.
Estudo das adaptações metabólicas e funcionais frente a diferentes estressores ambientais, com ênfase na regulação endócrina da integração do metabolismo em animais. Oportuniza o contato com artigos científicos e técnicas experimentais para investigações na área de metabolismo e adaptações funcionais, bem como o uso destas ferramentas experimentais em ecologia aplicada e na conservação de espécies animais.
Introdução à linguagem R com o IDE RStudio. Estruturas de dados: categorização, organização e manipulação de objetos no ambiente R. Elementos de programação: operadores lógicos, condicionais e repetições. Definição de hipóteses e predições. Princípios básicos de delineamento amostral e experimental. Testes de hipótese com modelagem: modelos lineares generalizados (GLM) e mistos (GLMM). Seleção de modelos. Análises de dados multivariados: matrizes de distância e similaridade; ordenações, agrupamentos, testes de hipóteses. Soluções gráficas para apresentação de estruturas de dados e resultados de análises.
Princípios, conceitos, métodos e aplicações de dados em nível genômico (genomas completos ou parciais) no estudo da evolução biológica em nível supra-específico, em especial das relações filogenéticas e da hibridação.
Estudo da sistemática de Arachnida para reconhecimentos de táxons comuns na região Neotropical. Evolução dos hábitos de vida, forrageio e abrigo. Fundamentos de epidemiologia e profilaxia em casos de acidentes com aracnídeos peçonhentos.
A extinção antropogênica das espécies animais; pressupostos da avaliação do risco de extinção. Diferentes níveis de ameaça e as categorias da IUCN. Critérios de avaliação de risco de extinção; tipos de dados e definição de termos empregados; aplicação prática dos critérios da IUCN. Papel da IUCN no cenário mundial das espécies ameaçadas. Outros métodos de avaliação de risco de extinção.
Caracterização das células vegetais. Correlação entre os mecanismos celulares/moleculares com estratégicas do vegetal a diferentes agentes bióticos de estresse. Estratégias biotecnológicas para minimizar os estresses bióticos. Conteúdo desenvolvido de forma teórica.
Fornecer subsídios para uma análise integrada da problemática ambiental com ênfase na perda de elementos da biodiversidade, incluindo a discussão de aspectos teóricos e práticos relacionados às ameaças e estratégias necessárias para a conservação de populações, espécies, comunidades e ecossistemas.
Busca apresentar de maneira atual e abrangente os conceitos modernos relacionados ao desenvolvimento animal, desde as fases iniciais do desenvolvimento ontogenético até a senescência. Estudo de células tronco, genética e biologia celular do desenvolvimento, gametogênese e fertilização, acasalamento, organogênese e morfogênese de diferentes grupos de animais invertebrados e vertebrados, mecanismos de determinação do sexo, metamorfose e regeneração, além do desenvolvimento de estruturas corporais, órgãos e sistemas. Enfoque evolutivo e comparativo, embasado em análises modernas e informações moleculares e celulares. Discussão de temas de impacto científico, social e bioético, com o objetivo de desenvolver o conhecimento teórico e a capacidade analítica e opinativa dos estudantes.
Coleções científicas: definição, história das coleções no Brasil, importância das coleções para a pesquisa e para a conservação, tipos de coleções biológicas. Obtenção, preparação e manutenção de acervo zoológico (preparação e estoque). O papel do curador. Principais Coleções Zoológicas Brasileiras. Informatização e digitalização dos dados (Specify). Sistemas de informação integrados (SISGen, Sisbio, E-bird, SpeciesLink, outros), busca de informação. Aula prática de taxidermia de aves e mamíferos e visita a coleções.
Estudo teórico e prático do delineamento amostral e experimental, e da análise dos dados obtidos, com foco em dados ecológicos e análises multivariadas. Definição de perguntas e hipóteses ecológicas, tipos de variáveis, acurácia e precisão. Otimização da amostragem dependente de objetivos. Introdução à modelagem de dados ecológicos. Introdução a análises exploratórias e testes de hipótese com dados multidimensionais; métricas de distância e similaridade; análises de agrupamento e ordenação; análise de variância multivariada.
Tipos de projeto (ênfase em projetos acadêmicos), escolha do tema, definição do problema, formulação de hipóteses, estabelecimento de objetivos e metas, estabelecimento de cronograma de duração, procedimentos metodológicos e planejamento amostral/experimental, antecipação de problemas, escolha do título, elaboração de resumo, estrutura lógica e apresentação, referências bibliográficas.
A presente disciplina tem como objetivo estimular discussões sobre as políticas de pesquisa no Brasil, incluindo os mecanismos de avaliação da CAPES e de cientometria. Também se propõe a discutir as formas de obtenção de fomentos para a ciência, com vistas a abordar diferentes modalidades dos Editais. Ademais, uma das propostas da disciplina é discutir a carreira científica no Brasil e no exterior e as possibilidades de inserção no mercado. Serão ainda contempladas discussões sobre as distinções entre áreas de concentração, bem como diferenças regionais, entre outros temas controversos em ciência. Será abordado o processo de revisão por pares, tanto de projetos, quanto de trabalhos científicos submetidos a revistas indexadas. Parte das aulas será voltada para a discussão de aspectos éticos em pesquisa, incluindo temas como plagiarismo, coautoria, publicação de resultados negativos, entre outros. Será realizada atividade de treinamento nos quesitos de avaliação de trabalhos de conclusão, incluindo dissertações e teses.
Estudo das hipóteses ontogenéticas e evolutivas dos principais clados de Arthropoda. As ordens mais comuns na região Neotropical e atividades práticas de coleta e inventariamento. O impedimento taxonômico para avanço nas descrições. Debate sobre a interação dos artrópodes com atividades econômicas.
Estudo da diversidade de organismos presentes nos grandes grupos do Domínio Eukarya. Origem da célula eucariótica, relações filogenéticas entre os grandes grupos de Eukarya, e diversificação dos principais filos, com ênfase nos organismos unicelulares. Origens da multicelularidade em diferentes grupos de eucariotos. Relações ecológicas entre grandes grupos de eucariotos, incluindo episódios históricos de endossimbiose.
Introdução à historia do estudo dos vertebrados, sociedades científicas, principais revistas e livros sobre o tema, coleções científicas e sua importância no estudo dos vertebrados. Sistemática filogenética, evolução, biodiversidade, biogeografia, historia de vida, comportamento e ecologia de vertebrados. Metodologias de trabalho de campo com vertebrados.
Princípios, conceitos, métodos e aplicações de DNA metabarcoding em estudos da biodiversidade, incluindo levantamentos de biotas locais, estudos de comunidades, monitoramento ambiental ou planejamento de estratégias para conservação. Análise de dados incluindo construção de protocolos (pipelines) para utilizar grandes conjuntos de dados de sequência de DNA para interpretações ecológicas ou inventários de biodiversidade. Conhecimento de outras técnicas que utilizam sequenciamento de última geração para analisar amostras ambientais, como metagenômica.
Perspectiva histórica dos principais marcos teóricos da ecologia. Introdução ao estudo dos sistemas ecológicos através da concepção e do teste de modelos teóricos. Aplicações das teorias ecológicas em outras áreas do conhecimento.
Estudo das interações entre plantas e microrganismos presentes na rizosfera. Relação do rizomicrobioma com a ecologia e fisiologia das plantas. Discussão sobre os fatores ambientais que modulam a diversidade do microbioma. Caracterização das principais interações no nível da rizosfera: mutualismo, comensalismo e parasitismo. Estudo da influência das alterações climáticas sobre as interações na rizosfera.
Desenvolver conhecimentos, competências e habilidades necessárias à realização de pesquisas em Ecologia. Os alunos desenvolverão projetos de pesquisa de curta duração, compreendendo as diferentes etapas do processo científico: a definição do problema de pesquisa, o delineamento amostral, o levantamento e a análise de dados e a comunicação científica (escrita e oral).
Principais componentes das comunidades marinhas, com ênfase em organismos bentônicos de regiões entre-marés e do solo oceânico. Papel desempenhado por estes organismos no fluxo de energia e reciclagem de material nos ecossistemas em que ocorrem. Aspectos do ciclo de vida dos organismos marinhos bentônicos, incluindo estratégias reprodutivas, modo de alimentação e tipo de alimento.
Principais componentes da comunidade zooplanctônica em ambientes marinhos e de água doce, papel desempenhado por estes organismos no fluxo de energia e reciclagem de material nos ecossistemas em que habitam. Aspectos do ciclo de vida dos organismos zooplanctônicos, incluindo estratégias reprodutivas, modo de alimentação e tipo de alimento. Métodos de coleta e cultivo em laboratório. Utilização de organismos zooplanctônicos como bioindicadores de qualidade de água.
Fundamentos da ecotoxicologia e os efeitos tóxicos causados por poluentes naturais ou sintéticos sobre os constituintes bióticos (organismos e populações) dos ecossistemas, com ênfase em animais; análise de artigos na área de avaliação de risco e recuperação ambiental, bem como prevenção de contaminação.
Análise do estado atual dos estudos sobre especiação, envolvendo diferentes abordagens. Aspectos ecológicos, genéticos e genômicos dos processos de especiação em diferentes grupos de animais, com ênfase em vertebrados. Relevância da hibridfação entre espécies (ou espécies incipientes) no contexto dos processos de especiação animal. Estudo de processos recentes de especiação e sua relevância em irradiações adaptativas, bem como na formação e manutenção da diversidade biológica.
Bases ontológicas e epistemológicas da filogenética: Indivíduos e classes; relação entre inquérito científico e filogenética; geração e teste de hipóteses em filogenética, explicação; conceitos chave em filogenética (e.g., espécies, homologia, nomenclatura, taxonomia, sistemática); caracteres e conflito entre caracteres; alinhamento de sequencias (homologia dinâmica e similaridade), indels; heurística e buscas de árvores; modelos probabilísticos de evolução de caracteres; estudo teórico e prático dos principais critérios de otimização de caracteres; cálculo e interpretação de suporte de dados.
Estudo dos conceitos, aplicações e limitações dos métodos biogeográficos. Panorama histórico da disciplina, avanços na solução de problemas atuais através da – Biogeografia Ecológica – e compreensão dos padrões através da Biogeografia Histórica. Treinamento prático para obtenção e tratamento dos dados de ocorrência e aplicação de métodos para predizer distribuição, endemismo, disjunções, dispersão e vicariância.
Aplicação de conceitos, métodos e técnicas de Genética e Genômica para a conservação da Biodiversidade. Identificação e caracterização de unidades demográficas históricas, e sua relevância para a conservação da biodiversidade e dos processos evolutivos naturais. Diversidade genética em populações naturais e o efeito da fragmentação de ecossistemas. Tamanho efetivo da população. Deriva genética, endocruzamento e depressão por endocruzamento. Análise de viabilidade populacional. Manejo genético de populações. Uso de técnicas moleculares para o estudo de aspectos ecológicos e comportamentais de populações e comunidades naturais.
Análise comparativa de genomas, com ênfase em genomas nucleares de eucariotos. Mapeamento comparativo de genomas. Estrutura de genomas e suas consequências funcionais. Arquitetura genômica e variação no número de cópias de segmentos genômicos. Evolução da estrutura de genomas em diferentes organismos. Métodos atuais para sequenciamento, montagem e anotação de genomas eucarióticos. Análises evolutivas empregando dados em escala genômica; filogenômica e genômica populacional.
Princípios, conceitos, métodos e aplicações de informações genômicas em estudo populacionais, incluindo estruturação genética, demografia histórica, e filogeografia.
Historia da Herpetologia, sociedades científicas, principais revistas e livros sobre o tema, coleções científicas e sua importância na Herpetologia. Sistemática filogenética, evolução, biodiversidade, biogeografia, historia de vida, comportamento e ecologia de Amphibia, Lepidosauria, Testudines e Crocodylia. Metodologias de trabalho de campo em Herpetologia.
Historia da Ictiologia, sociedades científicas, principais coleções científicas, principais bases de dados e recursos eletrônicos. Taxonomia e diversidade dos grandes grupos de peixes do mundo. A diversidade dos peixes neotropicais, reconhecimentos dos grupos e identificação taxonômica. Conservação dos peixes neotropicais. Metodologias de trabalho de campo.
Os principais objetivos deste curso são melhorar as habilidades dos alunos associadas à redação de artigos científicos para periódicos de alta qualidade e aquelas necessárias para apresentações orais em reuniões científicas. As aulas serão baseadas na discussão de tópicos relacionados a habilidades de escrita, incluindo estrutura do manuscrito, objetivos e estratégias de escrita. Aspectos éticos das práticas científicas em relação à autoria, conflito de interesses e análise e preparação de dados também são discutidos. Aspectos fundamentais da apresentação oral e como organizar e dar palestras eficazes também serão discutidos.
Interações antagônicas e mutualísticas: histórico das classificações e abordagem atual. Competição, herbivoria e predação. Biologia floral e visitação floral. Frugivoria e dispersão de sementes. Interações no nível de microbiota. Implicações evolutivas das interações biológicas. Caracterização de sistemas de interação como redes complexas. Elementos básicos da estrutura de uma rede complexa: nós, links, e visualização de redes como grafos. Aplicação da abordagem de redes complexas para responder a perguntas e testar hipóteses ecológicas. Conteúdo desenvolvido em aulas teóricas e em aulas práticas utilizando análise de dados reais com recursos computacionais na plataforma R.
Histórico da Genômica Comparativa aplicada à Biodiversidade, dando origem às áreas de Genômica Evolutiva e Genômica da Conservação. Apresentação de métodos recentes aplicados a estudos genômicos da Biodiversidade. Demonstração de métodos atuais através do uso de pacotes de software especializados. Aulas interativas incluindo exposição, discussão de artigos e trabalhos conjuntos com análises de conjuntos reais de dados genômicos.
Estudo das comunidades microbianas de diferentes ecossistemas, abordando a sua composição, tópicos avançados sobre as interações envolvendo espécies de procariotos, eucariotos e vírus, bem como métodos de estudo e o seu potencial biotecnológico.
Desenvolvimento prático de habilidades no processamento e análise de dados biológicos, com ênfase na análise e interpretação de dados paramétricos, não paramétricos e multivariados. Estatística descritiva, medidas de tendência central e de variabilidade. Teste de Normalidade: Shapiro-Wilk. Teste para uma amostra: Teste t e Mann-Whitney-Wilcoxon. Teste de homogeneidade de variâncias: Teste de Bartlett. Teste para duas amostras independentes e pareadas: Teste t e Mann-Whitney-Wilcoxon. Teste para diversas amostras: Análise da Variância (ANOVA) e Kruskal-Wallis. Teste para frequências: teste Qui-quadrado. Regressão linear. Regressões não lineares: exponencial, potência, logística e periódica.
Etapas de um estudo de comportamento animal: concepção dos objetivos, escolha de espécie-alvo, elaboração do protocolo experimental, coleta e análise dos dados, apresentação, interpretação e discussão dos resultados.
Introdução ao pensamento computacional. Configuração e gerenciamento de ambientes de programação em Python. Operadores e estruturas sintáticas: variáveis, tipos, estruturas de dados, expressões, estruturas de repetição, entrada e saída de dados, funções e classes. Introdução a bibliotecas de análise numérica e manipulação vetorial de dados. Bibliotecas de visualização de dados e geração de gráficos. Estudos de caso de manipulação de dados para as ciências da vida.
Princípios de sistemática, taxonomia e evolução aplicados à paleontologia e ao registro fóssil. Conceito morfológico de espécie como parâmetro no estudo de grupos fósseis. Registro geológico x história da vida. Passos-cheve na evolução de diversos grupos de vertebrados, incluindo a origem de tetrápodes, mamíferos e aves. Morfologia funcional no estudo de convergências evolutivas em locomoção e alimentação.
Estudo da linguagem científica e das ferramentas apropriadas à redação de artigos, revisões de literatura, resenhas e resumos de congressos, bem como da escolha dos veículos de divulgação mais apropriados, da correspondência com editores, do processo de revisão e da elaboração e apresentação de trabalhos orais e pôsteres.
Esta disciplina constitui-se pela apresentação de seminários científicos por pesquisadores ou docentes das diversas áreas da Ecologia, Evolução e Biodiversidade. Após a apresentação do tema, que deverá ter duração de aproximadamente 45 a 50 minutos, segue-se um período para a realização de uma discussão com a participação dos alunos.
Bases ontológicas e epistemológicas da filogenética: Indivíduos e classes; relação entre inquérito científico e filogenética; geração e teste de hipóteses em filogenética, explicação; conceitos chave em filogenética (e.g., espécies, homologia, nomenclatura, taxonomia, sistemática); caracteres e conflito entre caracteres; alinhamento de sequencias (homologia dinâmica e similaridade), indels; heurística e buscas de árvores; modelos probabilísticos de evolução de caracteres; estudo teórico e prático dos principais critérios de otimização de caracteres; cálculo e interpretação de suporte de clados.
História da sistemática, espécies e conceitos de espécie, proposição e testes de hipóteses, homologia e conceitos relacionados, monofilia e conceitos relacionados. Critérios de optimalidade: máxima parcimônia, máxima verossimilhança e análise Bayesiana. Argumentação Hennigiana na construção de árvores; comprimento, índice de consistência e índice de retenção; árvores de consenso; índices de suporte de ramos. Construção de matrizes e busca numérica de árvores por máxima parcimônia. Busca exata, busca heurística e branch swapping; novas tecnologias. Métodos probabilísticos, obtenção de sequências de DNA, alinhamento de sequencias, modelos de substituição de nucleotídeos. Análises probabilísticas com uso de software. Pratica de todas as etapas com software livre.
Analisa-se e interpreta-se detalhadamente todos os artigos do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica; estuda-se o histórico da taxonomia e da classificação zoológica, bem como seus princípios, as categorias, as coleções, os característicos e as fontes bibliográficas.
Tópicos atuais em temas variados no âmbito de estudos de ecologia e evolução da biodiversidade.
Tópicos atuais em temas variados no âmbito de estudos de ecologia e evolução da biodiversidade.
Tópicos atuais em temas variados no âmbito de estudos de ecologia e evolução da biodiversidade.
A linha de pesquisa congrega projetos com foco no uso de grandes quantidades de informação (big data) e no desenvolvimento de metodologias inovadoras de mineração e análise de dados (p.ex. empregando aprendizado de máquina) a fim de investigar problemas relacionados à caracterização, monitoramento e conservação da biodiversidade.
A linha de pesquisa congrega projetos que visam a aplicar dados ecológicos, análises de componentes da biodiversidade e/ou estudos interdisciplinares para resolver problemas com impacto socioambiental e/ou econômico mais direto. Isto inclui estudos nas áreas de ecotoxicologia e microbiologia ambiental com foco na caracterização, monitoramento e mitigação de impactos ambientais, bem como no desenvolvimento de métodos agrícolas mais sustentáveis a partir do uso de componentes da biodiversidade nativa do Brasil. Inclui também projetos que visam a desenvolver produtos inovadores a partir de fontes de biodiversidade e/ou que buscam integrar análises da biodiversidade em modelos de desenvolvimento econômico regional com foco em sustentabilidade ambiental.
A linha de pesquisa congrega projetos com foco nas relações ecológicas entre organismos, bem como sua relação com seu ambiente, incluindo estudos de autoecologia, ecofisiologia, comportamento, dinâmica populacional e ecologia de comunidades, além de projetos que visam a embasar cientificamente estratégias para a conservação da biodiversidade.
A linha de pesquisa congrega projetos relacionados à evolução da biodiversidade, incluindo estudos de sistemática filogenética (utilizando dados morfológicos e moleculares, incluindo filogenômica), taxonomia, morfologia comparada, biogeografia, genética evolutiva e genômica comparativa..
Prof. Eduardo Eizirik
E-mail: [email protected]
Prof. Eduardo Eizirik | [email protected]
Prof. Laura Roberta Pinto Utz | [email protected]
Prof. Pedro Maria de Abreu Ferreira | [email protected]
Prof. Renato Augusto Teixeira | [email protected]
Prof. Roberto Esser dos Reis | [email protected]
Acadêmico Francine de Vargas Rigo (Representante Discente) | [email protected]
Patricia Costa Baptista | [email protected]
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
DALVAN JAIR GRIEBLER | [email protected] | Currículo Lattes |
DUNCAN DUBUGRAS ALCOBA RUIZ | [email protected] | Currículo Lattes |
EDUARDO CASSEL | [email protected] | Currículo Lattes |
EDUARDO EIZIRIK | [email protected] | Currículo Lattes |
ELIANE ROMANATO SANTAREM | [email protected] | Currículo Lattes |
GUENDALINA TURCATO OLIVEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
JULIO CESAR BICCA MARQUES | [email protected] | Currículo Lattes |
LAURA ROBERTA PINTO UTZ | [email protected] | Currículo Lattes |
PEDRO MARIA DE ABREU FERREIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
RENATA MEDINA DA SILVA | [email protected] | Currículo Lattes |
RENATO AUGUSTO TEIXEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
ROBERTO ESSER DOS REIS | [email protected] | Currículo Lattes |
SANDRO LUIS BONATTO | [email protected] | Currículo Lattes |
SANTIAGO JOSE CASTROVIEJO FISHER | [email protected] | Currículo Lattes |
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
AUGUSTO MUSSI ALVIM | [email protected] | Currículo Lattes |
—
—
Nome | Lattes |
ANA VICTORIA DUNKE PORTO | Link |
BRUNA BOIZONAVE ANDRIOLA | Link |
CARMEN LUIZA MAZZINI TAVARES | Link |
CAROLINE MENEGOTTO DA SILVA | Link |
DANIELA MARTINS MARQUES | Link |
FERNANDA ESTEVES PINOS | Link |
GIOVANNI FIGUEIRO DEGRAZIA | Link |
HERICLES CORREIA DA SILVA | Link |
ISADORA ARNOLD QUINTANA | Link |
JOSE VINICIUS NUNES BORGES | Link |
JULIA ROSA DE OLIVEIRA | Link |
JULIANA BITTENCOURT LARANJEIRA | Link |
JULIANO ROMANZINI | Link |
LARA MEUS HAMMES | Link |
LARISSA SMUDA LEHUGEUR | Link |
LETICIA DIAS MONTEIRO | Link |
MARCOS VINICIUS LOCATELLI | Link |
MARILIA DALENOGARE DE SOUZA | Link |
MARJORIE WESTERHOFER ESTEVES | Link |
MATEUS LUIS HAAS | Link |
SUELEN DE PAIVA GAMARRA | Link |
TACIANNE BEATRIZ VARGAS DE ABREU | Link |
TIFFANY MAROCO DA SILVA | Link |
VICTORIA RAUPP ALVES | Link |
Informações gerais relevantes para discentes
Regulamento para ingressantes a partir de 2023/2
Instrução Normativa n.001/2023 Aproveitamento de Créditos por Atividade
Regulamento para ingressantes a partir de 2022/1 até 2023/1 (em extinção)
Regulamento para ingressantes até 2021/2 (em extinção)
Normas para Dissertações e Teses
Instrução – resumo para leigos
Instruções para Estágio de Docência
Regulamento para Estágio de Docência
Requerimento de Estágio Docente
Relatório Final de Estágio Docente
O PUCRS PrInt promove a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
Os projetos contemplados no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade são:
Editais em andamento
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
R$ 2.573,94
|
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.
Saiba mais sobre as oportunidades internacionais oferecidas pela Universidade.
Conecte sua pesquisa acadêmica ao ecossistema de inovação da PUCRS e explore oportunidades de negócios a partir da pesquisa.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
Alunos podem frequentar espaços de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de atividades práticas que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula, assim os preparando para encarar o mercado.
A pesquisa é direcionada aos docentes da PUCRS
segunda-feira, 02 de dezembro | 2024