Pesquisa

Professor da PUCRS é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

A entidade reúne atualmente mais de 900 membros de diferentes categoria

quarta-feira, 14 de maio | 2025
Foto: Arquivo pessoal

O professor Eduardo Eizirik, dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e em Ecologia e Evolução da Biodiversidade da Escola de Ciências da Saúde e da Vida PUCRS, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), a mais prestigiada instituição científica do país. A eleição reconhece a trajetória acadêmica e as contribuições significativas do docente para o avanço da ciência no Brasil, especialmente nas áreas de genética, evolução e conservação da biodiversidade. A cerimônia de posse ocorreu no último dia 8, na Escola Naval, no Rio de Janeiro.

“Primeiro acontece a indicação do nome por um membro titular da academia. Posteriormente, os nomes são colocados para votação dentro da área específica, que no meu caso são Ciências Biológicas”, explica Eizirik, sobre o funcionamento do pleito.

A segunda parte da escolha fica por conta de todos os cientistas membros titulares da ABC. Então, as cédulas são preenchidas por membros de todas as áreas. “Por isso, é muito honroso receber esse apoio dos colegas para fazer parte da categoria de titular da Academia, a instituição de maior destaque entre os cientistas brasileiros”, avalia o professor da PUCRS.

A ABC é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que reúne atualmente mais de 900 membros de diferentes categorias. Fundada com o objetivo de promover o desenvolvimento científico, educacional e social do Brasil, a Academia atua em diversas frentes, como o reconhecimento do mérito científico, a publicação do periódico Anais da ABC e a produção de estudos sobre temas estratégicos para o país, oferecendo subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. A eleição de Eizirik representa não apenas um reconhecimento individual, mas também destaca a excelência da pesquisa desenvolvida na PUCRS.

“É gratificante ver o reconhecimento pelo trabalho, pelos nossos projetos de pesquisa, pelo alcance internacional e pela repercussão dos projetos que a gente faz. Obviamente, é um reconhecimento para a PUCRS, uma universidade que conduz pesquisas internacionais de alto nível, com impacto muito relevante em várias áreas do conhecimento.”

Com vasta produção científica e atuação internacional, Eduardo Eizirik tem se destacado pela investigação da evolução, genética e genômica de espécies da fauna sul-americana, além de participar e liderar projetos com foco em biodiversidade em parceria com instituições do Brasil e do exterior.

Eduardo Eizirik é biólogo formado pela UFRGS, mestre em Genética e Biologia Molecular pela mesma instituição e doutor em Biologia pela University of Maryland (EUA). Ao longo de sua carreira, consolidou-se como referência nas áreas de genética, evolução e conservação da biodiversidade, com ênfase no estudo da diversidade genética de mamíferos neotropicais. Atualmente, é professor titular da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular e em Ecologia e Evolução da Biodiversidade da PUCRS, onde coordena projetos interdisciplinares e orienta estudantes de graduação e pós-graduação, contribuindo de forma significativa para a formação de novas gerações de cientistas.

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

Cadastre-se e receba informações sobre formas de ingresso, cursos e muito mais.