Reconhecido com a nota 6 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da PUCRS desenvolve pesquisas sobre temas atuais de grande relevância, como catástrofes climáticas, preservação da democracia, diversidade, cidadania e relações internacionais. Possui um corpo docente experiente, que ocupa posições de destaque nacional e internacional em suas áreas de atuação.
Inscrições: De 01/09 a 29/11/24
Duração mestrado: 12 a 30 meses
Duração doutorado: 30 a 54 meses
Email: [email protected]
Compartilhe este curso
Estudar sobre sociedade e política, seja para compreendê-las melhor ou para propor novas ideias, foi e continua sendo um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento da humanidade. É imprescindível refletir sobre o comportamento humano, as transformações sociais, os eventos climáticos extremos e as relações entre países e governos para buscar caminhos para um futuro melhor.
Neste contexto, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da PUCRS contribui para a produção e divulgação de conhecimento de excelência, não só voltados aos temas que dão nome ao PPG como também à antropologia, às relações internacionais, à história, à psicologia social, à educação e ao serviço social. Com mais de 20 anos de tradição, busca formar profissionais qualificados para a docência e a pesquisa, de modo que se tornem referências em suas áreas de atuação.
O caráter interdisciplinar do Programa fomenta a discussão de agendas a partir de diferentes olhares, o que também enriquece o diálogo entre professores e estudantes. Os trabalhos desenvolvidos no PPG abordam temas de grande relevância para a sociedade, como efeitos das catástrofes climáticas, preservação da democracia e do Estado democrático de direito, questões étnico-raciais, orientação sexual e de gênero, infância, maternidade, envelhecimento, segurança pública, militância transnacional, entre outros.
Algumas das pesquisas realizadas no Programa servem como fonte para a criação de documentários alinhados aos temas de projetos, configurando-se uma forma inovadora de disseminar o conhecimento para uma grande quantidade de pessoas através de outras linguagens, o que contribui para um maior impacto social da produção acadêmica.
Reconhecido pela CAPES como um programa de excelência acadêmica internacional, conta com um corpo docente formado, majoritariamente, por bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), distinção que atesta a qualidade dos pesquisadores. Além disso, vários professores são líderes de grupos de pesquisas no CNPq, publicam artigos nos melhores periódicos nacionais e internacionais e atuam como editores e membros de conselhos editoriais de revistas científicas.
Os integrantes do corpo docente também realizam aperfeiçoamentos, dão aulas como professores visitantes e fazem pós-doutorado em renomadas universidades de países como Bélgica, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Uruguai.
O PPG possui quatro linhas de pesquisa: Cidadania, Desigualdades e Políticas Sociais; Diversidade, Gerações e Cotidiano; Instituições Políticas e Democracia; e Sociologia Política das Relações Internacionais.
No Mestrado em Sociologia e Ciência Política da PUCRS, que tem duração entre 12 a 30 meses, você será capacitado para produzir pesquisas acadêmicas socialmente relevantes, que contribuam para a discussão de importantes temas e para a divulgação do conhecimento científico.
No Doutorado em Sociologia e Ciência Política da PUCRS, que dura entre 30 e 54 meses, você aprofundará ainda mais os estudos com o objetivo de propor novas visões sobre o tema pesquisado, desenvolvendo uma pesquisa com maior grau de articulação com a literatura e de profundidade do que a realizada no Mestrado.
Baseado em uma proposta de formação e produção de conhecimento de caráter interdisciplinar, e tendo por referência a tradição intelectual das ciências humanas, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política tem como área de concentração o tema Sociedade e Democracia. Em razão da formação acadêmica e da experiência profissional de seu corpo docente, e do fato de que as perspectivas das ciências humanas fornecem recursos teóricos e metodológicos relevantes para a compreensão das realidades organizacionais, o Programa fixou como objetivos empíricos de investigação as organizações políticas e governamentais, empresariais, religiosas, educacionais, não-governamentais e internacionais.
O Programa conta com núcleos de pesquisa e organiza seminários nacionais e internacionais sobre os temas desenvolvidos pelas suas quatro linhas de pesquisa, procurando conferir visibilidade à produção intelectual e ampliar o intercâmbio com pesquisadores de outras instituições acadêmicas nacionais e estrangeiras.
A seleção para os cursos de mestrado e de doutorado ocorre anualmente, por meio de editais devidamente divulgados na página web do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política.
Aluno Especial
É permitido a graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores, cursar disciplinas isoladas na modalidade Aluno Especial.
As matrículas ocorrerão no período de 12 a 16 de agosto de 2024.
O Aluno Especial matricula-se no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, em disciplinas isoladas, e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação.
O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos de cada disciplina, será pago em 5 (cinco) parcelas durante o período de vigência da disciplina (um semestre). Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através do telefone (51) 3320-3588 ou e-mail: [email protected]
Aluno Convênio
O Aluno Convênio pode matricular-se no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política em disciplinas isoladas e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação. Esses alunos podem, caso ingressem no PPGSCP/PUCRS, solicitar o aproveitamento das disciplinas, obedecendo aos critérios definidos no Regulamento do Curso.
De 05 a 08/08/2024 | Inscrição | Enviar, em um único e-mail, para [email protected], com assunto Inscrição aluno Convênio, os seguintes documentos:
Obs.: A inscrição não garante vaga nas disciplinas, as vagas são limitadas. |
12/08/2024 | matrícula | Envio da confirmação de matrícula, por e-mail, pela secretaria do PPGSCP/PUCRS |
A partir de 12/08/2024 | Início das aulas | Observar o período de aulas de cada disciplina, conforme divulgação da grade de horário das disciplinas |
Estuda a dinâmica de sociedades modernas na perspectiva do desenvolvimento da cidadania e das políticas públicas, com foco em seu marco legal, sua implementação e suas implicações. Pesquisa a desigualdade social em suas diversas manifestações e diferentes dimensões, assim como os padrões de estratificação da sociedade brasileira. Analisa os conflitos, a formação de novas clivagens sociais e inovações nas práticas de disciplinamento e controle social. Examina as políticas de segurança pública e o papel do estado no enfrentamento à criminalidade violenta e na garantia dos direitos humanos. Investiga as transformações nas relações de trabalho, o surgimento de modos alternativos de produção, distribuição e consumo de bens, a trajetória de movimentos e organizações sociais e seus potenciais de transformação da sociedade.
Analisa processos sociais contemporâneos em suas interfaces com diferentes manifestações da diversidade cultural. Investiga a dimensão geracional e suas relações com políticas públicas e a atuação de instituições e atores sociais diversamente posicionados. Pesquisa interseções entre os marcadores sociais de diferença (idade/gerações, sexo/gênero, classe/origem social, raça/etnia, nacionalidade) na configuração de processos sociais e culturais. Desenvolve pesquisas através de metodologias tais como análise biográfica, etnografia e estudos do cotidiano.
O objetivo da linha de pesquisa é investigar as principais instituições políticas a partir de perspectivas teóricas e empíricas. As instituições representativas do Estado nacionais, subnacionais e internacionais (poderes Executivos e Legislativos), os vínculos entre Estado e Sociedade (Partidos Políticos, Eleições, Sociedade Civil), os Poderes Judiciários (em âmbito nacional e local) e a política externa do Brasil, constituirão objetos centrais de investigação. Ainda será investigado o comportamento político tanto no âmbito das instituições políticas (elites políticas) quanto da população em geral, considerando tanto formas tradiconais de participação, como a eleitoral, quanto formas alternativas, como os mecanismos de democracia direta e/ou deliberativa.
Estuda fenômenos que ultrapassam fronteiras nacionais empregando as ferramentas metodológicas das ciências sociais. Aproxima as teorias das Relações Internacionais com as abordagens mobilizadas na Sociologia, na Ciência Política e na Antropologia. Dentre os temas de interesse da linha de pesquisa destacam-se: (a) o ativismo político e os movimentos sociais transnacionais, as organizações internacionais não-governamentais e suas interações com os Estados em perspectiva multinível; (b) as migrações internacionais em seus aspectos políticos, culturais e sociais; (c) as instituições e os processos políticos, inclusive em relação à democracia, à defesa dos direitos humanos, à integração e à produção de políticas públicas. Acolhe, em termos mais amplos, todos os temas de investigação acadêmica que possam ser beneficiados pelo diálogo proposto na sociologia política das Relações Internacionais.
Nome | Coordenador |
---|---|
História das Sociedades Ibéricas e Americanas em Contexto Global | MARCAL DE MENEZES PAREDES |
Laboratório das Infâncias – LabInf | ANDREIA MENDES DOS SANTOS |
Laboratório de Análises sobre Desigualdades, Pobreza e Mercado de Trabalho – PUCRS Data Social | ANDRE RICARDO SALATA |
Nome | Coordenador |
---|---|
NETSI – Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho, Saúde e Intersetorialidade | MARIA ISABEL BARROS BELLINI |
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA INFÂNCIA(S) E EDUCAÇÃO INFANTIL – NEPIEI* | ANDREIA MENDES DOS SANTOS |
Núcleo de Estudo em Organizações, Segurança Pública e Cidadania (NOSC) | EMIL ALBERT SOBOTTKA |
Nome | Coordenador |
---|---|
Centro de Análises Econômicas e Sociais | HERMILIO PEREIRA DOS S FILHO |
The seminar will be in the form of an atelier. The epistemological, theoretical and methodological principles of conducting biographical narrative interviews will be presented and discussed, as well as the possibilities of analysis. Throughout the semester, participants will conduct biographical narrative interviews, which will be discussed and analysed in class with the other participants.
Referências teóricas e conceituais para a abordagem das interseções entre gênero/sexualidade, idade, etnia e origem social em processos identitários e políticos contemporâneos. O pensamento foucaultiano, os estudos pós-coloniais e feministas em debates contemporâneos sobre identidades, diferenças, violências e direitos humanos. Sujeitos, individualização e subjetivação na contemporaneidade. Estudos antropológicos e sociológicos sobre os processos de medicalização da existência. Políticas do corpo e ativismos.
Estudo da política além do Estado-Nação enquanto unidade de análise. Descrição e compreensão das mais variadas formas de atores e formas de ação transnacionais, tais como protestos e ciclos de protestos, movimentos sociais se organizações não-governamentais, redes, coalizões, etc. Análise do papel da política transnacional para a política doméstica e internacional a partir de uma abordagem interdisciplinar que evidencia as contribuições das Relações Internacionais, Sociologia história e Ciência Política. Avaliação das oportunidades e restrições específicas da ação coletiva transnacional a partir de uma perspectiva relacional.
A disciplina tem por objetivo investigar algumas das principais dinâmicas políticas constituintes das sociedades democráticas: a representação partidária e o processo eleitoral. A democracia, como processo decisório, os sistemas partidários e eleitorais serão, portanto, objetos primordiais desta investigação. Também farão parte da investigação a análise de carreiras políticas e dos padrões de recrutamento partidário, assim como os elementos essenciais do processo eleitoral: as campanhas e o comportamento do eleitor.
A disciplina visa abordar a forma como o fenômeno jurídico, nas suas dimensões normativa e institucional, é tratado por alguns dos principais teóricos sociais contemporâneos. A partir de uma visão geral a respeito das diferentes perspectivas teóricas de abordagem sociológica do Estado e do direito (marxista, weberiana, estrutural-funcionalista), serão discutidos o lugar e as características do Estado e do direito na sociedade contemporânea, seu impacto sobre a realidade social, bem como os processos de transformação em curso. Pretende-se discutir as contribuições de autores como Michel Foucault, Jurgen Habermas, Niklas Luhmann, Anthony Giddens, Pierre Bourdieu e Boaventura de Sousa Santos para a construção de uma teoria social que incorpore o papel e as características do Estado e do direito na conformação do social.
O curso busca introduzir e debater as principais perspectivas teóricas, questões e trabalhos empíricos desenvolvidos dentro deste que é um dos grandes temas da Sociologia: desigualdades e estratificação social. Num primeiro momento serão discutidas as principais linhas de abordagem sobre o tema – desde a escola funcionalista norte-americana, até os textos fundadores de Marx e Weber ¿ e, também, conceitos fundamentais como: desigualdade de condições, desigualdade de oportunidades, cristalização, rigidez, desigualdades adscritas, desigualdades adquiridas, pobreza absoluta, pobreza relativa etc. Posteriormente será dada atenção aos processos através dos quais as desigualdades se estruturam, com foco nos estudos sobre classe (principalmente em autores como John Goldthorpe e Erik Olin Wright), ocupação (David Grusky, Kim Weeden) e status (Donald Treiman, Blau & Duncan etc). A terceira parte do curso, então, será dedicada a temas mais específicos, como: desigualdade de renda, desigualdades educacionais, mobilidade social, desigualdades de gênero, desigualdades de cor, e percepções sobre as desigualdades. Nesse módulo serão utilizados trabalhos de cunho eminentemente empírico, nacionais e internacionais.
Estudo sobre a formação e o desenvolvimento da Antropologia social e cultural e seus campos de estudo. A crítica ao etnocentrismo e o relativismo cultural. As principais teorias e conceitos da disciplina e seu instrumental metodológico: a etnografia, o trabalho de campo e a observação participante.
A disciplina consiste em uma introdução aos fundamentos filosóficos e metodológicos da teoria política. Visa estudar as relações entre teoria e filosofia políticas com a ciência política como disciplina acadêmica. Tem como foco a interseção entre abordagens, filosóficas, psicológicas, normativas e empíricas dos problemas políticos. Seu objetivo é investigar as dimensões mais permanentes da vida política, que vão desde o desenho das instituições e práticas políticas até os termos e conceitos utilizados para interpretá-las. Pretende-se, portanto, fornecer aos estudantes um conjunto abrangente de ferramentas conceituais que possibilitem interpretar questões substantivas e problemas de pesquisa no campo da ciência política.
A sociologia enquanto área do conhecimento; clássicos da sociologia: Marx, Durkheim, Weber, Simmel; abordagens compreensiva, estrutural, funcional e sistêmica; perspectivas micro e macro e tentativas de síntese na análise sociológica; questões epistemológicas na pesquisa sociológica; sociologia e os processos de transformação social.
A disciplina tem por objetivo investigar alguns aspectos da dimensão ideológica do mundo político. A clivagem ideológica esquerda ¿ direita e suas variantes, como a ¿terceira via¿ e o pós-materialismo, serão investigadas a fim de compor um panorama geral das ideologias políticas contemporâneas. Será objeto de estudo, em especial, o caso brasileiro e a problemática dimensão ideológica de seus partidos políticos.
As principais abordagens latino-americanas, europeias e norte-americanas sobre os movimentos sociais; fenômenos correlatos com ONGS, redes nacionais e transnacionais de cooperação e organizações filantrópicas; organizações sociais e as políticas públicas; participação política e democracia; movimentos sociais nacionais e transnacionais; cidadania.
O papel dos meios de comunicação na sociedade contemporânea através de uma visão diacrónica que questione a tendência dos estudos da comunicação para se focarem no novo sem atender aos antecedentes que podem contribuir para iluminar o presente. Em termos concretos, a disciplina propõe-se olhar para os media sob um viés que é pouco comum nos cursos de Ciências da Comunicação que, por norma, apresentam disciplinas focadas no papel desempenhado pelos meios de comunicação na disseminação de informação que contribui para a construção de uma opinião pública esclarecida, enquanto relegam, para segundo plano, o estudo do modo como os meios de comunicação são utilizados para a disseminação de propaganda. A unidade curricular permitirá aos alunos compreender a centralidade assumida por este fenómeno na comunicação pública, produzida por agentes políticos e económicos que visam induzir comportamentos e afetar a percepção dos indivíduos sobre a realidade. O título da disciplina é composto por um trinómio pelo facto de se considerar que, não obstante a desinformação poder ser considerada como parte da propaganda (Jowett e ODonnell, 2015; Marlin, 2002; OShaughnessy, 2020), visão que adotaremos no desenho desta unidade curricular, este conceito merece uma discussão alargada pela visibilidade que tem vindo a adquirir no cenário comunicacional contemporâneo, nomeadamente na discussão sobre a propagação de informação falsa e o seu impacto no jornalismo. Será demonstrado que, ao invés de ser um fenómeno novo, como muitas vezes é apresentado, a desinformação é uma estratégia de propaganda clássica que se socorre de diferentes meios para semear a divisão e a dúvida.
Utilização das ferramentas oferecidas pela estatística para a pesquisa social aplicada às diversas áreas de atuação do cientista social. Desenvolver capacidades para a produção e interpretação de instrumentos estatísticos quantitativos utilizados no cotidiano da pesquisa acadêmica e do mercado profissional.
A disciplina será no formato de ¿ateliê¿, especialmente para alunos que já tenham cursado a disciplina ¿Vida cotidiana: interpretações e narrativas¿. Durante o Seminário serão apresentados e discutidos os princípios epistemológicos, teóricos e metodológicos da condução de entrevista narrativa, transcrição e das possibilidades de análise. Ao longo do semestre os participantes conduzirão entrevistas narrativas, que serão discutidas e analisadas em sala com os demais participantes.
A disciplina foca as dinâmicas da Guerra Fria a partir de seus desdobramentos nos processos de Descolonizações e Independências no contexto da ascensão dos Países do Terceiro Mundo. Através de novas perspectivas teóricas, serão estudadas a relação dos Estados Unidos, da União Soviética e da China no âmbito surgimento de novos países no contexto da África e da Ásia, particularmente. Neste âmbito também serão abordados o movimento dos Não-Alinhados, a ação do Bloco Afro-Asiático junto à Organização das Nações Unidas, bem como o surgimento de Organizações Não-Governamentais Anti-Apartheid e em defesa dos Direitos Humanos.
Análise da história e do desenvolvimento da América Latina a partir de uma perspectiva crítica; projetos de América Latina e seu futuro propostos por intelectuais desde o final do século 19; desenvolvimento continental das tradições teóricas marxistas, estruturalistas e feministas; a multiplicidade de questões sociais, étnico-raciais e culturais; perspectivas epistemológicas decoloniais e propostas de transformação social radical.
A disciplina pretende discutir as políticas de segurança pública e justiça criminal, levando em conta as diferentes perspectivas de resposta ao problema da violência e da criminalidade no Brasil. Pretende ainda identificar os dilemas enfrentados no Brasil pelos gestores públicos e agentes jurídicos, considerando o funcionamento e a atuação das forças policiais, do sistema de justiça e do sistema prisional. Pretende-se analisar, nos planos teórico e empírico, as principais tendências contemporâneas de política criminal, levando em conta as dimensões da criminalização primária e secundária, a atuação das polícias e as políticas de prevenção ao delito na última década no Brasil.
Estudo sobre os conceitos clássicos da Antropologia e da Sociologia da religião, como igreja, seita, magia, secularização, sagrado e profano, identidade e ethos religiosos. Abordagem, de um ponto de vista histórico, antropológico e sociológico, da relação Igreja¿Estado, da liberdade, da tolerância, do pluralismo e do mercado religiosos, da construção e administração de repertórios simbólicos que estruturam crenças e práticas religiosas. Abordagem das principais transformações pelas quais passou o campo religioso brasileiro no último século.
A disciplina aborda aspectos básicos da pesquisa científica e da elaboração do projeto de dissertação, com ênfase especial 1) a questões de ordem lógica e teórica na produção de conhecimento científico e no desenvolvimento dos projetos de investigação, considerando a diversidade de abordagens, temáticas e propósitos de pesquisa e 2) à elaboração do projeto de dissertação como um roteiro de investigação.
O seminário objetiva orientar os alunos na elaboração de seus projetos de tese. Os temas a serem discutidos serão definidos em função das pesquisas empreendidas pelos alunos de cada turma. Cada um apresentará seu tema e a evolução do projeto, a partir do calendário definido pelo professor da disciplina. A orientação fornecida durante o curso da disciplina será dirigida exclusivamente à elaboração do projeto. A orientação substantiva será fornecida pelo professor orientador de cada aluno. O Objetivo é a elaboração dos projetos para produção das teses de doutorado dos alunos do PPGCS.
Problematizar as transformações e determinações sócio históricas na interface com a organização das famílias, com a reconfiguração das políticas sociais contemporâneas e com as repercussões no trabalho. A ênfase se dá nas transformações sociais e na relação dialética sociedade & famílias incidindo nas questões de classe, gênero, etnia, faixa etária, realidades territoriais, nos fatores econômicos, políticos, educacionais e sociais e nas repercussões nos processos interventivos na perspectiva do acesso às políticas sociais.
O presente curso objetiva apresentar uma visão panorâmica acerca do desenvolvimento do debate teórico contemporâneo sobre as concepções de democracia enquanto regime político. Para tanto, destaca as abordagens que se baseiam em estudos empíricos propostas pela ciência política. Assim, serão abordadas questões como: 1) democracia enquanto procedimento; 2) os limites da perspectiva procedimental e as alternativas teóricas propostas; 3) arranjos institucionais democráticos em perspectiva comparada quanto à governabilidade e a accountability; 4) as condições para a emergência de regimes democráticos; e, por fim, 5) o debate sobre a qualidade da democracia.
A partir da sociologia compreensiva, a disciplina aborda as contribuições teóricas mais representativas para a análise da vida cotidiana, destacando-se as interpretações do mundo da vida, o processo de construção social da realidade, os cenários de construção de conhecimento do senso comum, bem como análises de narrativas biográficas. Serão analisadas durante o semestre as principais obras de representantes das escolas selecionadas, em especial Alfred Schütz, análises teóricas contemporâneas apoiadas nessas interpretações, assim como trabalhos empíricos recentes baseados nessas abordagens, com ênfase especial à pesquisa com narrativas biográficas.
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
ANDRE RICARDO SALATA | [email protected] | Currículo Lattes |
ANDREIA MENDES DOS SANTOS | [email protected] | Currículo Lattes |
ANGELO BRANDELLI COSTA | [email protected] | Currículo Lattes |
AUGUSTO NEFTALI CORTE DE OLIVEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
EMIL ALBERT SOBOTTKA | [email protected] | Currículo Lattes |
FERNANDA BITTENCOURT RIBEIRO | [email protected] | Currículo Lattes |
HERMILIO PEREIRA DOS SANTOS FILHO | [email protected] | Currículo Lattes |
MARCAL DE MENEZES PAREDES | [email protected] | Currículo Lattes |
MARIA ISABEL BARROS BELLINI | [email protected] | Currículo Lattes |
RAFAEL MACHADO MADEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
RODRIGO GHIRINGHELLI DE AZEVEDO | [email protected] | Currículo Lattes |
TERESA CRISTINA SCHNEIDER MARQUES | [email protected] | Currículo Lattes |
Prof. Rafael Machado Madeira
E-mail: [email protected]
Prof. Augusto Neftali Corte de Oliveira | [email protected]
Prof.ª. Maria Isabel Barros Bellini | [email protected]
Prof. Hermílio Pereira dos Santos Filho | [email protected]
Roberta Presser Potrick Eberhardt (Representante Discente) Roberta [email protected]
Nome | Lattes |
ALINE TUSSET DE ROCCO | Link |
ANA DANIELLE SANTANA CAVALHEIRO | Link |
BARBARA DOMINGUES NUNES | Link |
CAROLINA CORREA PACHECO | Link |
DEIVID DE SOUZA SOARES | Link |
EDUARDO TOMANKIEVICZ SECCHI | Link |
FEDERICO RANGEL RAMOS | Link |
FELIPE ROCHA DE CARVALHO | Link |
FELLIPE MADEIRA | Link |
FLAVIO NUNES CAMPOS | Link |
HANDIARA OLIVEIRA DOS SANTOS | Link |
JACSON CAPRINI DE OLIVEIRA | Link |
JULIA GILES WUNSCH | Link |
LARA AGUSTINA SOSA MARQUEZ | Link |
LUARA FERNANDEZ DE CANDIDO | Link |
LUIS ARTHUR DA COSTA SILVA | Link |
LUIZ ANTONIO ALVES CAPRA | Link |
MAUREM SILVA ROCHA | Link |
NATHALIA LOURUZ DE MELLO | Link |
PATRICIA MENEZES VISENTIN | Link |
PAULA PESSOA PUREUR | Link |
RAFAEL ALVES DEVOS | Link |
ROBERTA PRESSER POTRICK EBERHARDT | Link |
SIMONE ZANATTA GUERRA | Link |
VILSON JULIANO PEREIRA MEDINA | Link |
Universität Konstanz, Alemanha
Universität Göttingen, Alemanha
Universidad de la República, Uruguai
Newcastle University, Inglaterra
Fundação Bernard Van Leer, Holanda
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Instituto Alana, São Paulo
Universite de Liege, Bélgica
Criado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em 2001, o periódico Civitas – Revista de Ciências Sociais vem mantendo a regularidade de suas publicações. A partir de 2016, sua publicação é basicamente eletrônica. Civitas já é um periódico consolidado no cenário brasileiro e tem crescente aceitação na América Latina e para além dela.
Na mais recente avaliação no sistema Qualis, obteve o conceito A1, o que indica o reconhecimento de sua qualidade. Atualmente está indexada na Redalyc (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal, desde 2008), no Scielo (Scientific Electronic Library Online, desde 2017) e em Scopus (desde 2018). Também está listada no Clase (Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades), no Latindex, no Portal de Periódicos da Capes, dentre outros.
A revista Conversas & controvérsias é um periódico editado pelo curso de graduação e pelo programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A revista objetiva se consolidar enquanto um espaço de debate e de divulgação da produção científica discente. Dessa forma, visa incentivar a pesquisa científica entre os estudantes de graduação e pós-graduação, sobretudo na área de Ciências Sociais. A revista conta com três editores vinculados à PUCRS, uma equipe executiva constituída por estudantes da graduação e da pós-graduação em Ciências Sociais da PUCRS e um conselho editorial composto por professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do país.
Criada em 2010 com periodicidade anual, Conversas & controvérsias passou a ser uma publicação exclusivamente digital de periodicidade semestral em 2016. Cada edição conta com três sessões, a saber: dossiê temático, artigos livres e resenhas. Atualmente, a revista é avaliada como B5 na área de Ciência Política e Relações Internacionais no sistema Qualis. Este periódico também é membro do Committe on publication Ethics (COPE).
O PUCRS PrInt promove a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
Os projetos contemplados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais são:
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
R$ 2.573,94
|
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.
Saiba mais sobre as oportunidades internacionais oferecidas pela Universidade.
Conecte sua pesquisa acadêmica ao ecossistema de inovação da PUCRS e explore oportunidades de negócios a partir da pesquisa.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Confira como exercitar o aprendizado para além da sala de aula
segunda-feira, 09 de dezembro | 2024