Reconhecido com o conceito máximo (nota 7) na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS é referência nacional e internacional no desenvolvimento de pesquisas na área de medicina infantil. Com quase 30 anos de história, busca formar profissionais altamente qualificados para o mercado acadêmico, hospitalar e de saúde pública.
Inscrições: De 01/09 a 29/11/24
Duração mestrado: 12 a 30 meses
Duração doutorado: 24 a 54 meses
Email: [email protected]
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Os programas de pós-graduação em saúde da criança no Brasil são de vital importância para o desenvolvimento de estratégias que enfrentem os desafios específicos da saúde infantil no país. Eles formam profissionais altamente qualificados que podem liderar iniciativas em pesquisa, assistência e políticas públicas voltadas para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças pediátricas. Além disso, fortalece a capacidade científica nacional, promovendo inovações terapêuticas e diagnósticas que respondam às necessidades locais, e contribuindo diretamente para a redução das desigualdades em saúde. Ao capacitar novos especialistas e fomentar a produção de conhecimento aplicado, esses programas são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das crianças e, consequentemente, para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Brasil.
Nesse cenário, o Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS propõe uma formação centrada na excelência acadêmica de profissionais que irão liderar as futuras transformações na área pediátrica. As pesquisas realizadas no PPG buscam promover a inovação em práticas de saúde infantil, criando novas tecnologias e abordagens que aprimorem os cuidados médicos.
Com quase 30 anos de tradição, o Programa possui seis linhas de pesquisa: Imunologia, Epidemiologia, Respirologia, Ciência de Dados em Saúde, Neurociências, Nutrição e Infectologia.
Independentemente da linha de pesquisa, todos os estudos desenvolvidos no Programa têm como principal objetivo a qualidade de vida de crianças e adolescentes, principalmente nos contextos mais vulneráveis. Nesse mesmo sentido, o PPG pretende contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas que visem melhorar os serviços de saúde infantil, a equidade no acesso aos cuidados e a promoção do bem-estar das crianças.
Reconhecido pela CAPES como um dos melhores programas do País na área, conta com um corpo docente altamente qualificado e de renome internacional. Ainda, oferece uma infraestrutura de pesquisa de ponta, com acesso a diversos laboratórios e clínicas especializadas, e mantém colaborações com instituições de destacada relevância no Brasil e no exterior.
O Mestrado em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS, que tem uma duração de 12 a 30 meses, foca no desenvolvimento de habilidades de pesquisa aplicada e na formação de profissionais capazes de colaborar em estudos relevantes para a saúde infantil. O curso também apresenta uma introdução à metodologia científica, estatística, epidemiologia, redação científica e estruturação de projetos.
O Doutorado em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS, que dura entre 24 e 54 meses, busca aprofundar ainda mais a formação de pesquisadores com competências para liderar estudos de ponta, contribuindo para o avanço do conhecimento na área de saúde da criança e focando no desenvolvimento de soluções inovadoras.
O PPG-PSC tem como objetivo principal formar profissionais capacitados para atuar de forma transformadora na resolução de desafios da área da saúde e problemas sociais, mediante o desenvolvimento de pesquisas e atuando na docência e na prática clínica, a partir de uma perspectiva interdisciplinar.
E como objetivos específicos:
Capacitar profissionais a identificar e responder a problemas sociais e a desafios na área da saúde, particularmente na saúde infantil, mediante a promoção de pesquisas qualificadas, que contribuam para o desenvolvimento regional e nacional.
Capacitar profissionais para atuar nas diferentes áreas da saúde e da docência, realizando ações transformadoras, em benefício da sociedade, particularmente na saúde infantil.
O Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPG-PSC) iniciou suas atividades em 1995 com o curso de Mestrado em Pediatria. Posteriormente, em 2004, o programa foi ampliado com a abertura do curso de Doutorado, também aprovado e recomendado pela CAPES, desde então tem crescido significativamente em produtividade e número de alunos
O PPG-PSC tem 15 professores permanentes, e aproximadamente 66 alunos de mestrado e doutorado. Na última avaliação da CAPES o curso foi bem avaliado e recebeu um conceito 7. Nossos professores disponibilizam linhas de pesquisas produtivas em áreas básicas e aplicadas relacionadas à Saúde da Criança, com produção científica de alto fator de impacto.
O PPG-PSC está baseado no Campus da PUCRS, prédio 12A, apresentando interação com o Hospital São Lucas, Laboratório de Habilidades Práticas e o Instituto do Cérebro (InsCer).
O PPG-PSC tem um currículo voltado para a qualificação e formação de pesquisadores e docentes. O currículo oferece disciplinas de epidemiologia, metodologia, bioestatística, escrita de projetos e artigos, ética, revisão crítica de artigos científicos, formação docente, entre outras. Este perfil de disciplinas busca atender uma demanda de alunos de diferentes áreas de formação que passaram a matricular-se no curso além de disponibilizar uma formação qualificada dos discentes. As disciplinas obrigatórias têm foco principal em formação docente com ênfase na pesquisa seguindo um modelo de formação voltado ao fomento da pesquisa com qualidade internacional. Além das disciplinas do PPG-PSC, os alunos são incentivados a realizarem disciplinas que possam contribuir de forma específica para a sua formação em outros Programas.
Os docentes permanentes possuem envolvimento com alunos da graduação, produção cientifica expressiva e integração com grupos de pesquisa nacionais e internacionais. A mobilidade do corpo discente é bastante incentivada dentro dos projetos PDSE (doutorado sanduíche no exterior), assim com a recepção de alunos para realização de pós-doutorado.
O Programa mantém contínua avaliação interna em relação à qualidade da produção científica dos professores orientadores, à renovação de corpo docente e à reavaliação de disciplinas e linhas de pesquisa.
Epidemiologia clínica aplicada à saúde da criança Ciências de Dados em Saúde
Resposta imune frente a infecções respiratórias Resposta imune a vacinas Resposta imune a tumores pediátricos
Avaliação do impacto das imunizações em saúde pública Epidemiologia das infecções virais respiratórias Epidemiologia da tuberculose em pediatria Avaliação das estratégias de diagnóstico e tratamento da tuberculose em pediatria
Células tronco e doenças neurodegenerativas Epigenética e Mecanismos Moleculares do Estresse no Desenvolvimento Epilepsia Clínica e Experimental: impacto das epilepsias no SNC em desenvolvimento Neuroinflamação e neuroimunologia Neuropsicobiologia do Desenvolvimento Sono na infância e adolescência.
Aleitamento materno Comportamento alimentar infantil Saúde mental da criança e do adolescente Dificuldades alimentares Educação alimentar e nutricional Nutrição nas enfermidades da criança e do adolescente
Asma: epidemiologia, genética e estudo de mecanismos básicos Avaliação funcional e reabilitação em doenças respiratórias crônicas Estresse e desenvolvimento Fibrose Cística e doenças crônicas pulmonares Prematuridade: impacto no desenvolvimento pulmonar e resposta imune Biomarcadores em Doenças respiratórias
La disciplina de Actividad Física en Pediatría propone una formación centrada en la evaluación e intervención a través de la actividad física y el ejercicio en patologías crónicas en la infancia. Durante las sesiones, serán abordados conceptos sobre actividad física y ejercicio, principios de fisiología del ejercicio, evaluación de la actividad física y capacidad de ejercicio, y características de los programas de rehabilitación pediátrica. Estos contenidos revisan aspectos clave para un abordaje integral que capacita a los alumnos en el diseño y aplicación de programas de ejercicio en las principales patologías crónicas en la infancia.
A Neonatologia é uma das grandes áreas da Pediatria constituindo-se, nas últimas décadas, num dos maiores focos da pesquisa médica em função da ainda grande contribuição da faixa neonatal para a mortalidade infantil e o grande número de questões não resolvidas no que se refere ao diagnóstico e à terapêutica. A grande massa da pesquisa em Neonatologia concentra-se na área do Intensivismo Neonatal. Dentro da concepção da Medicina Baseada em Evidências os Ensaios Clínicos Randomizados tornaram-se os principais instrumentos para decisão quanto à intervenção nestas crianças de alto risco. Esta disciplina visa o aprofundamento do conhecimento da pesquisa realizada na área da “”Medicina Intensiva Neonatal””, sobretudo dos ensaios clínicos randomizados.
Saber como ler e elaborar um artigo científico é uma tarefa essencial para as práticas de pesquisa medica. Uma boa prática de leitura pode ajudar a ter uma visão mais crítica do assunto e que pontos da elaboração de artigos são mais importantes para passar a verdadeira contribuição das pesquisas realizadas, fazendo com que o artigo se torne realmente um artigo bem aceito na área de pesquisa.
Pratica de síntese e crítica de um artigo científico é uma tarefa fundamental para as práticas de pesquisa medica. Uma boa prática de leitura pode ajudar a ter uma visão mais crítica do assunto e a síntese critica é importante para descrever a verdadeira contribuição das pesquisas realizadas, fazendo com que o artigo se torne realmente um artigo bem aceito na área de pesquisa.
As recomendações clínicas abrangem uma análise entre os benefícios e as desvantagens (riscos, custos, desconforto) de uma determinada intervenção. Para adaptar as recomendações no âmbito da pesquisa, o profissional da área da saúde deve considerar as evidências atuais e os julgamentos subjacentes. Uma abordagem sistemática que considere a graduação e avaliação da qualidade das evidências pode contribuir de maneira efetiva a prática da pesquisa clínica.
Esta disciplina tem como principal objetivo de fornecer uma visão abrangente dos princípios da virologia, abordando conceitos moleculares envolvendo a replicação viral e resposta imune gerada durante as infecções virais. Tem como enfoque principais vírus que acometem a população pediátrica. Objetivos: Capacitar o aluno quanto os conhecimentos gerais e específicos das infecções virais focando naquelas que afetam principalmente a população pediátrica. Conteúdo: Aspectos gerais das principais infecções virais que acometem as crianças, conceitos como replicação viral e resposta imune frente as infecções virais, diagnóstico das infecções virais, tratamentos e novas terapias de controle das infecções virais.
A velocidade e o grande acesso à informação nos dias atuais, associados à pandemia de COVID-19, têm aumentado a necessidade da comunicação adequada entre professores e pesquisadores e o público em geral através de diversas plataformas. Além das habilidades intrinsecamente necessárias para o trabalho acadêmico, as habilidades que preparem os profissionais para participação ativa nos meios de comunicação devem ser devidamente treinadas, evitando-se o isolamento dos produtores de conhecimento e deixando a população em geral recebendo apenas informações de fontes de caráter técnico-científico duvidoso. O objetivo da disciplina é preparar o pós-graduando para preparo de palestras, entrevistas nos vários formatos e manejo de redes sociais.
Esta disciplina tem como principal objetivo a apresentação dos principais conceitos associados aos ensaios clínicos. A principal vantagem do ensaio clínico em relação a um estudo observacional é a sua maior capacidade de demonstrar os efeitos das intervenções em um ou mais desfechos. Entretanto o ensaio clínico frequentemente apresenta uma maior demanda de tempo e custo, aborda uma questão especifica e pode expor os participantes a potenciais efeitos adversos. Sendo assim, os estudos de ensaios clínicos devem desenvolver de maneira criteriosa a metodologia para que as evidências possam ser eficazes e causar um menor danos possível aos participantes.
A elaboração de um projeto com qualidade é essencial para o andamento de uma pesquisa científica. Desse modo, essa disciplina visa qualificar o aluno para a redação e apresentação de um projeto tanto na área clínica quanto na experimental mediante a discussão de conceitos básicos da anatomia e fisiologia de um projeto de pesquisa.
A disciplina se propõe a explorar os aspectos epidemiológicos relacionados aos principais estudos populacionais com foco em nutrição e saúde materno infantil. Objetiva ainda, identificar a interface entre pesquisa e a sociedade, propondo reflexão sobre a inserção social e comunicação de achados.
As doenças infecciosas constituem um grande desafio para a humanidade, com especial impacto durante a infância. Apesar de grandes mudanças epidemiológicas ocorridas nas últimas décadas, este grupo de doenças ainda é causa significativa de morbimortalidade em todo o mundo. Este alto impacto em saúde pública demanda que os profissionais de saúde estejam habilitados para aplicar, transmitir e gerar conhecimento sobre a epidemiologia, transmissão e prevenção das doenças infecciosas. Esta disciplina visa oferecer ao aluno condições de executar as atividades listadas acima.
O mestrado é o primeiro nível de um programa de pós-graduação (PPG) stricto sensu, que tem como principal objetivo preparar professores para lecionar em nível superior, seja em faculdades ou nas universidades. Dessa forma, além das atividades de pesquisa já incluídas como prioridade no currículo dos PPGs, é importante preparar alunos de mestrado/doutorado para que cheguem em boas condições para lecionar, e tenham recebido treinamento para participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem em faculdade s e universidades brasileiras.
A epidemiologia clínica é uma ferramenta básica para a medicina clínica baseada em evidências. A disciplina epidemiologia estuda os eventos clínicos em um grupo específico de pessoas, mediante métodos científicos padronizados, com objetivo de produzir informações acuradas e válidas, para um melhor tratamento e prevenção das doenças.
Novos softwares e atualizações de versões consagradas de programas são continuamente oferecidos. O objetivo deste curso é compartilhar nossas experiências com softwares que achamos importantes na área de pesquisa médica. Daremos uma visão geral de vários programas e também um pouco de experiência prática, através de exercícios em sala de aula, nos softwares mais importantes. O foco deste curso será em recursos online, segurança e backup de dados, antivírus, processadores de texto, planilhas, programas gráficos, programas de estatística e de manejo de referências bibliográficas.
Nos cursos de pós-graduação há uma grande necessidade de ferramentas de software para produção de conhecimento na área de saúde. Esta disciplina oferece uma introdução em ciência de dados, com exercícios práticos de criação de bancos de dados, análise descritiva, relatórios e gráficos usando o Microsoft Excel e o ambiente de programação estatística R.
Essa disciplina visa familiarizar o aluno com os diferentes tipos de vírus presentes na natureza e seu papel de desencadeamento de doenças em seres humanos. além disso, a disciplina visa qualificar o aluno para o entendimento da fisiopatologia das doenças causadas por vírus e da resposta imunológica disparada por vírus humanos.
O entendimento dos conceitos básicos de bioestatística é fundamental para o planejamento, coleta, avaliação e interpretação dos dados obtidos em pesquisas na área da saúde. Desse modo, essa disciplina visa qualificar o aluno para a descrição, análise básica e apresentação de dados de pesquisa.
O entendimento dos delineamentos de pesquisa é um conhecimento fundamental para o pesquisador na área da saúde. Além disso, profissionais da saúde que lêem e utilizam novos dados da produção científica internacional na sua prática clínica também devem conhecer os delineamentos para um melhor entendimento e aplicação das práticas de saúde baseada em evidências científicas.
Explorar os conceitos de estresse, saúde e doença, com um foco particular na literatura histórica e atual. Abordará múltiplas dimensões no estudo do estresse: genéticas, epigenéticas, moleculares, celulares, fisiológicas e cognitivas, especialmente no contexto da pesquisa imunoendócrina e neurocientífica. Estudo da resposta individual ao estresse, como fatores genéticos e ambientais desempenham um papel, como se traduz em condições fisiológicas e mentais e condições patológicas ou de sáude.
A compreensão dos mecanismos envolvidos na ontogênese do sistema nervoso central (SNC) teve um grande impulso nas ultimas décadas com a diminuição da morbi-mortalidade neonatal. Prematuros extremos sobrevivem nas UTIs e são acompanhados clinicamente. Com o avanço do conhecimento na área de Neurociências tornou-se imprescindível o conhecimento dos mecanismos pelos quais doenças neurológicas e fatores ambientais afetam o cérebro durante o seu desenvolvimento e as suas consequências futuras. O manejo do recém-nascido com doença neurológica difere bastante da abordagem realizada em crianças maiores e no adulto. As patologias que ocorrem nas diversas faixas da infância (recém-nascido, lactente, pré-escolar, escolar, adolescente) são na maioria das vezes específicas da idade, e sua prevalência é totalmente diferente da verificada na fase adulta. O estudo do SNC em desenvolvimento justifica-se em curso de Neurociências pois tem uma aplicação direta não somente na prática médica como no delineamento dos mais diversos projetos de pesquisa e serve como embasamento para as demais disciplinas oferecidas.
O uso de modelos experimentais tem permitido importantes avanços no diagnóstico e na terapêutica de inúmeras doenças. Assim, o conhecimento por parte dos profissionais de saúde em relação à interpretação de resultados oriundos da pesquisa experimental, sua aplicabilidade, limitações e aspectos éticos envolvidos, são de fundamental importância.
Conhecer os principais conceitos teóricos e práticos da área de biologia molecular, aplicada a área da saúde, focando nos principais temas científicos atuais de terapias utilizando biologia molecular.
O domínio de ferramentas de informática é fundamental para realização de pesquisa na área da saúde. O objetivo desta disciplina é explorar, de maneira prática, softwares importantes na área de pesquisa médica. O foco será em recursos online, planilhas, programas gráficos, programas de estatística, processadores de texto, e de manejo de referências bibliográficas.
Os alunos de pós-graduação apresentam geralmente pouca experiência na redação de artigos científicos e no processo de publicação. Após a conclusão do curso a maioria dos profissionais se depara com uma dificuldade significativa para redação de artigos científicos. Para aqueles que irão trabalhar na área de pesquisa, a produção científica é um dos aspectos centrais do sucesso profissional. Com base nesta premissa, é importante que cursos de pós-graduação ofereçam uma disciplina que estabeleça uma introdução e aprofundamento do conhecimento das bases teóricas e práticas na área de redação de artigos científicos.
Designing and adhering to the appropriate methodology is fundamental for improving the quality of research. The methodology may differ from problem to problem, yet the basic approach towards research remains the same.
O entendimento dos conceitos básicos de como selecionar instrumentos adequados para a coleta de dados é fundamental para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Desse modo, essa disciplina visa qualificar o aluno em conceitos básicos referentes a avaliação, adaptação e validação de instrumentos em pesquisa.
Aprimorar as bases teóricas e práticas para o desenvolvimento de projetos de pesquisas na área Pediátrica.
The study of the ontogeny of sleep through the evaluation of clinical and neurophysiological features forms the basis for the understanding of sleep medicine. Sleep medicine is considered one of the newest medical specialties and its main feature is the multi-disciplinarity. Many health professionals and medical specialists are involved in the evaluation of sleep disorders as neurologists, pediatricians, pulmonologists, otorhinolaryngologists, clinicians, surgeons, psychiatrists, dentists. Sleep disorders are a group of signs, symptoms and several syndromes, extremely prevalent and that occur in different age groups (from newborn to elderly). The amount of knowledge regarding sleep mechanisms and sleep disorders has significantly increased in recent years as well as new therapeutic options have been proposed. However, most Medical Schools do not include the study of Sleep in their curriculum. This course is fully justified by its profile to multidisciplinary graduate program as ours.
Conceptos teóricos básicos y avanzados sobre técnicas utilizadas en el campo de la biomedicina. Comprender el funcionamiento de la microscopía, citometría de flujo multiparamétrica, Western blot, ELISA, la reacción en cadena de la polimerasa en tiempo real (qPCR), la secuenciación del ARN de células únicas (scRNAseq), la edición de genes: CRISPR-Cas9. Bioinformática.
A disciplina tem o objetivo de fornecer uma visão abrangente dos princípios da vacinação, recomendações gerais, os efeitos adversos e informações sobre as doenças imuno-preveníveis. Além de fornecer informações sobre as tecnologias atualmente utilizadas para produção das vacinas disponíveis no mercado e as novas tecnologias estudadas para vacinas em fase de desenvolvimento Objetivos: Capacitar o aluno quanto os conhecimentos gerais e específicos da produção de vacinas já utilizadas. Capacitar o aluno quanto ao senso crítico em relação as novas vacinas em desenvolvimento. Conteúdo: Aspectos gerais da resposta imune a vacinas, vacinas utilizadas atualmente, tecnologia de produção de vacinas, novas vacinas estudadas.
Atualmente, com a grande facilidade de obtenção de conhecimento e de dados por meio das redes sociais e internet, é crescente o número de casos de má-conduta na execução e publicação das pesquisas em todo o mundo, levando a perda da credibilidade das publicações científicas. Esta disciplina tem por objetivo orientar os alunos a respeito das boas práticas em pesquisa, desde a execução de seus projetos até a publicação dos resultados, salientando a importância do registro adequado dos dados das pesquisas.
O processo de seleção para candidatos ao curso de mestrado ocorre uma vez por ano, sendo oferecidas em média 25 vagas. Entre os critérios para a seleção estão: entrevista, avaliação da proposta de projeto, domínio do assunto do projeto, iniciação científica na graduação, proficiência em línguas e produção científica.
Resultado – Edital Seleção Mestrado e Doutorado 2025/1
Re-ratification Regular Notice 01/2025
Rerratificación Aviso periódico 01/2025
Rerratificação do Edital Regular 01/2025
Edital Seleção Mestrado e Doutorado 2025/1
Selection for admission to Masters and Doctoral programs in 2025/1
Selección para acceder a los programas de máster y doctorada en 2025/1
É permitido cursar disciplinas isoladas, na condição de alunos especiais. Como requisito, o candidato deve ter o curso de graduação completo.
A solicitação deverá ser encaminhada através do Requerimento disponível, devidamente preenchido e assinado, acompanhado dos documentos nele pontuados.
Os pedidos para cursar disciplinas como aluno especial devem ser homologados pela Comissão Coordenadora, de acordo com a disponibilidade de vagas nas turmas oferecidas.
Após deferido, o aluno deve efetuar o pagamento da matrícula, apresentar comprovante na secretaria e efetivar a matrícula.
Documento de cadastro
Programa de Integração da Graduação com a Pós: você aproveita seus créditos eletivos para cursar disciplinas de mestrado e doutorado, com o mesmo valor da Graduação.
Documentos necessários:
Por meio do G+1, o (a) estudante que deseja seguir na área acadêmica pode viver a experiência no mestrado durante a graduação. Para isso, ele (a) precisa ter cursado, pelo menos, 50% da graduação e participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação de interesse.
O estágio pós-doutoral é destinado a candidatos com doutorado concluído, independentemente de vínculo empregatício, com ou sem bolsa de estudos. Essa modalidade permite a integração de pesquisadores qualificados aos Grupos de Pesquisa e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, com o objetivo de fortalecer a pesquisa, promover a produção intelectual e identificar novos talentos. Na PUCRS, doutores formados no Brasil ou no exterior podem participar dessa experiência, desde que supervisionados por um professor responsável e engajados nas atividades dos projetos de pesquisa em desenvolvimento ou nos Grupos de Pesquisa, contribuindo para o intercâmbio de conhecimento e o fortalecimento das linhas de pesquisa.
Categorias e vigências de Estágio Pós-doutoral:
Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD-CAPES)
Prof. Dr. Marcus Herbert Jones | [email protected]
Profa. Dra. Caroline Abud Drumond Costa (Linha de Pesquisa: Nutrição) | [email protected]
Prof. Dr. Frederico Orlando Friedrich (Linha de Pesquisa: Epidemiologia) | [email protected]
Prof. Dr. Thiago Wendt Viola (Linha de Pesquisa: Neurociências) | [email protected]
Prof. Dr. Marcus Herbert Jones (Coordenador) – [email protected]
Marcos Otávio Brum Antunes (representante discente) | [email protected]
Carla Carmo de Melo Rothmann | [email protected]
Maria Isadora Vieira dos Santos | [email protected]
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
ANA PAULA DUARTE DE SOUZA | [email protected] | Currículo Lattes |
CAROLINE ABUD DRUMOND COSTA | [email protected] | Currículo Lattes |
DANIEL RODRIGO MARINOWIC | [email protected] | Currículo Lattes |
DOUGLAS KAZUTOSHI SATO | [email protected] | Currículo Lattes |
FLORENCIA MARIA BARBE TUANA | [email protected] | Currículo Lattes |
FREDERICO ORLANDO FRIEDRICH | [email protected] | Currículo Lattes |
HUMBERTO HOLMER FIORE | [email protected] | Currículo Lattes |
JADERSON COSTA DA COSTA | [email protected] | Currículo Lattes |
LEONARDO ARAUJO PINTO | [email protected] | Currículo Lattes |
MAGDA LAHORGUE NUNES | [email protected] | Currículo Lattes |
MARCELO COMERLATO SCOTTA | [email protected] | Currículo Lattes |
MARCIO VINICIUS FAGUNDES DONADIO | [email protected] | Currículo Lattes |
MARCUS HERBERT JONES | [email protected] | Currículo Lattes |
RENATO TETELBOM STEIN | [email protected] | Currículo Lattes |
THIAGO WENDT VIOLA | [email protected] | Currículo Lattes |
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
LUCAS KICH GRUN | Currículo Lattes |
Nome | Lattes |
---|---|
ADRIEL DA SILVA BRANDAO | Link |
AMANDA NAMBA KOCHENBORGER | Link |
ANA PAULA TUSSI LEITE | Link |
ANDRIELI DA ROSA POTTES | Link |
ANNE MARIE FLORES KROEFF | Link |
ANTONIO CANDIDO PAIVA FIGUEIREDO DOS SANTOS | Link |
BIANCA SCHERER GRANDI | Link |
BRUNA DOS SANTOS COSTA | Link |
CRISTIANE ATHANASIO KOLBE | Link |
DOUGLAS BOTTEGA PAZZIN | Link |
DUFAYS DANITH VELASQUEZ LOPERENA | Link |
EVELIZE MACIEL DE MORAES | Link |
FABIO DE SOUZA LUCIO | Link |
GIOVANNA DA SILVA BURNIER | Link |
GIOVANNA VISSOKY CÉ | Link |
INGRID SILVEIRA DE ALMEIDA | Link |
JULIANA GORGEN POPPE | Link |
LARISSA RANINI SOARES | Link |
LETICIA BORTOLINI LOCH | Link |
MARCELA DOEBBER VIEIRA | Link |
MARIANA SCORSATTO BOEIRA | Link |
MARINA MACHADO RODRIGUES | Link |
MIGUEL GOMES GARCIA | Link |
MINAKUMARY PRATAPSINH | Link |
NATALIA CALDAS DE OLIVEIRA | Link |
NATASSIA MIRANDA SULIS | Link |
NAYARA CRUZ PEGORARO | Link |
SAMANTHA REJANE PIEREZAN | Link |
THAIS CRISTINA SERRA DA SILVA | Link |
Nome | Lattes |
---|---|
ALESSANDRA ANDRADE FANTINELLI | Link |
ALESSANDRA RODRIGUES DIAS LESSA | Link |
ANA RENATA PINTO DE TOLEDO | Link |
ARLINDO ROSARIO MUHELO | Link |
AUGUSTO MARTINS LUCAS BITTENCOURT | Link |
BIANCA PENTEADO FAVERO | Link |
CAMILA OSPINA AYALA | Link |
CATIA REGINA MACHADO | Link |
CLOVISA RECK DE JESUS | Link |
CRISTIANE FUMO DOS SANTOS | Link |
DANIELA BENVENUTTI KAIBER | Link |
ELENICE LORENZI CARNIEL | Link |
ELIZANE GIORDANI | Link |
FERNANDA THAYS KONAT BRUZZO | Link |
FLAVIA GHELLER SCHAIDHAUER | Link |
GABRIELA OLIVEIRA ZAVAGLIA | Link |
GABRIELA SOUZA DA SILVA | Link |
INGRID RODRIGUES FERNANDES | Link |
ISABEL CRISTINA SCHUTZ FERREIRA | Link |
ISADORA MACHADO GHILARDI | Link |
IVANA DE SOUZA KARL | Link |
JESSICA BLATT LOPES | Link |
JESUELY SPIECKERT DE SOUZA | Link |
KASSIELY KLEIN | Link |
LETICIA SCHMIDT | Link |
MAIARA DA SILVA MARTINS | Link |
MARCOS OTAVIO BRUM ANTUNES | Link |
MARIANA SEVERO DA COSTA | Link |
MICHELI DA SILVA TARNOWSKI | Link |
NAYCKA ONOFRE WITT BATISTA | Link |
PAULO EDUARDO MACEDO CARUSO | Link |
PAULO RICARDO MARQUES FILHO | Link |
RAFAELA PIRES DA SILVA | Link |
RAÍ SILVA GOMES | Link |
SILVANA PIAZZA FURLAN | Link |
THAIS RAUPP AZEVEDO | Link |
VINICIUS DA SILVA LESSA DE OLIVEIRA | Link |
Mesmo os alunos que já concluíram todos os créditos necessários, devem acessar o sistema e confirmar sua matrícula em orientação a cada semestre. Esse procedimento é obrigatório e essencial para que o aluno mantenha seu vínculo ativo com o PPG.
Os créditos serão aproveitados/integralizados após terem sido cursados em programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, cuja o docente responsável tenha titulação de outro, ou título equivalente.
Quando se tratar de aproveitamento de créditos cursados em outros Programas de Pós-Graduação, o pedido deverá vir acompanhado de ementa, programa e titulação do professor e comprovantes de avaliação e aprovação.
A solicitação de cancelamento de disciplina deve respeitar as datas definidas de acordo ao calendário acadêmico estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ).
Os alunos contemplados com bolsa deverão cumprir, além dos demais itens descritos no presente documento, as seguintes exigências:
Quando solicitado, entregar na Secretaria do Programa o relatório semestral de atividades;
Realizar estágio docência (obrigatória alunos Doutorado):
Art. 22. O estágio de docência é parte integrante na formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, a qualificação do ensino de graduação, e será obrigatório para todos os bolsistas do PROEX, obedecendo aos seguintes critérios: I – para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade estará restrita ao Doutorado; II – a duração mínima do estágio de Docência será de um semestre; III- o docente de ensino superior que comprovar atividades docentes acatadas pela CG/PROEX, ficará dispensado do estágio de docência; IV – as atividades do estágio de Docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa no programa de pós-graduação, realizada pelo pós-graduando;
O Estágio de Docência deve ser requerido pelo aluno durante o curso, com toda a documentação solicitada e com anuência do professor orientador (ver documentação específica e formulário no site do PPG) e, após o término do estágio, encaminhar relatório final (formulário disponível no site do PPG);
Dedicar o tempo estipulado para as atividades de pesquisa. Para realização de qualquer atividade remunerada durante o período da bolsa, o aluno deverá ter a aprovação do professor orientador, da Comissão Coordenadora do Programa e da Agência de Fomento. Todas as aprovações devem ser documentadas e arquivadas na secretaria do Programa.
O cancelamento da bolsa poderá ocorrer em qualquer semestre, de acordo com os critérios estabelecidos pela Agência de Fomento ou pelo não cumprimento das normas constantes neste Manual.
Segundo Portaria PROSUP 190/CAPES, os bolsistas devem ter ciência de que a interrupção do estudo acarretará na obrigação de restituir todos os recursos recebidos a título de mensalidade de bolsas e taxas escolares à CAPES, salvo se motivada por doença grave devidamente comprovada.
A bolsa poderá ser anualmente renovável (por desempenho ou por fonte de financiamento).
É obrigatória a citação da CAPES em todos os trabalhos produzidos ou publicados em qualquer mídia que decorram de atividades financiadas por esta agência. “ O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nivel Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001” “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”
É obrigatória a citação da PUCRS/PRÓ-Stricto em todos os trabalhos produzidos ou publicados decorrentes das teses e dissertações dos alunos bolsistas PRÓ-Stricto. “O presente trabalho foi realizado com apoio da PUCRS através do Programa Institucional de Bolsas PRO-Stricto.” “This study was supported by the PRO-Stricto Scholarship Program – PUCRS”
Envio de Relatório Semestral:
https://forms.office.com/r/zpK1CGNyEB
Alunos de Pós-Doutorados do PPG-PSG
Bolsistas PNPD CAPES:
Lucas Kich Grun
LINKS
Regulamento CAPES do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX)
Bolsas CNPq por quota País – Mestrado (GM) e Doutorado (GD)
Declaração IR CAPES
Declaração IR CNPq
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 18 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 60 meses.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 60 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros. A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
O PUCRS PrInt promove a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
Os projetos contemplados no Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança são:
Editais em andamento
O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) oferecerá bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, alinhadas com o Plano de Internacionalização da Instituição de Ensino Superior, de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação Stricto sensu brasileiros de excelência na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmicos, de ensino e de pesquisa no país.
Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE
Hospital Italiano e Universidade Austral, Buenos Aires, Argentina;
Indiana University, EUA;
Instituto Infant, Argentina;
Vanderbilt University, EUA;
CREAL – Centre de Recerça en Epidemiologia Ambiental, Barcelona;
Rede Brasileira de Neonatologia – Instituto Fernandes Figueira;
Universidade da Califórnia-Davis, EUA;
Universidade de Cambridge, Departamento de Pediatria, Inglaterra;
Universidade de Munique, Alemanha;
Universidade de Murcia, Espanha;
Universidade de Passo Fundo;
Universidade de Perth, Austrália;
Universidade de Roma La Sapienza, Itália;
Universidade de São Paulo;
Universidade de Toronto – Hospital for Sick Children, Canadá;
University of Pennsylvania, EUA;
University of Oxford, Inglaterra;
Concordia University, Canadá;
Baylor College of Medicine, , EUA;
Imperial College London, Reino Unido;
Universidad Europea de Madrid, Espanha;
Albert Einstein College of Medicine, Montefiore Medical Center, EUA;
University of Queensland, Austrália;
Quem estuda na PUCRS tem mais benefícios
Saiba mais sobre as oportunidades internacionais oferecidas pela Universidade.
Conecte sua pesquisa acadêmica ao ecossistema de inovação da PUCRS e explore oportunidades de negócios a partir da pesquisa.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Curso se destaca por foco em empreendedorismo, internacionalização e articulação com a Pós-Graduação
sexta-feira, 13 de dezembro | 2024