O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCRS é reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência na formação de profissionais com sólida base científica, capacidade de pensamento crítico e tomada de decisão baseada em evidências. Com quase 50 anos de tradição, possui um corpo docente altamente qualificado e uma ampla infraestrutura para o desenvolvimento de pesquisas.
Inscrições: De 01/09 a 29/11/24
Duração mestrado: 12 a 24 meses
Duração doutorado: 24 a 48 meses
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Doenças bucais, como cárie e câncer de boca, são as mais prevalentes na população mundial, superando distúrbios cardiovasculares, respiratórios, de saúde mental e o diabetes, por exemplo. Sendo assim, é preciso desenvolver continuamente novas estratégias, materiais e tratamentos para atender a essa grande quantidade de pacientes e tentar reduzir a incidência de casos.
Em vista desse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCRS busca gerar conhecimentos e soluções inovadoras para os atuais desafios da área, formando recursos humanos altamente qualificados para atuar em quaisquer instituições de saúde, de pesquisa e acadêmicas. Os egressos do Mestrado e Doutorado também são preparados para trabalhar em cenários multiprofissionais, beneficiando e consolidando práticas de assistência integral.
Outro destaque do PPG é o forte caráter interdisciplinar dos estudos desenvolvidos, que reúnem saberes específicos da Odontologia com conhecimentos de outros campos da saúde (Medicina, Enfermagem, Psicologia e Educação Física, por exemplo) e de áreas como as engenharias e Ciência da Computação.
Além disso, o ecossistema de inovação da Universidade, que conta com o Tecnopuc, o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Ideia) e iniciativas de incubação de startups, favorece uma produção científica capaz de gerar transferência de tecnologias e originar o registro de patentes.
O Programa ainda conta com um corpo docente de excelência, uma ampla infraestrutura para o desenvolvimento das pesquisas e uma forte integração com a graduação, bem como oferece diversas oportunidades de estágio docente no país e no exterior, na modalidade sanduíche.
Ao longo de quase 50 anos de história, o Programa consolidou-se como um dos melhores do País, sendo reiteradamente avaliado com a nota 5 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Muitos profissionais formados pelo PPG nesse período hoje atuam em centros de pesquisa, serviços assistenciais especializados, na indústria e em instituições de Ensino Superior nacionais e estrangeiras, incluindo universidades dos Estados Unidos, do Canadá e de diversos países da Europa e América Latina.
Comprometidos com a ética profissional e a responsabilidade social, os profissionais formados pelo PPG possuem uma alta capacidade crítica, de modo que consigam estabelecer colaborações nacionais e internacionais para o avanço do ensino e da pesquisa odontológica.
O PPG possui duas áreas de concentração, em Clínica Odontológica e Biologia Oral, que se desdobram em sete linhas de pesquisa: Biomateriais e Engenharia Tecidual; Biomecânica, Dor e Disfunção Orofacial; Microbiologia e Imunologia Oral; Etiopatogênese e Terapêutica em Estomatologia; Etiopatogênese e Tratamento das Doenças Endodônticas e Periodontais; Odontologia Restauradora e Reabilitadora; e Saúde Bucal na Infância.
No Mestrado em Odontologia da PUCRS, que tem duração de 12 a 24 meses, você irá desenvolver tanto habilidades específicas quanto capacidade crítica para construir conhecimento baseado em evidências, gerir ações de saúde bucal e atuar como docente em diferentes especialidades da área.
No Doutorado em Odontologia da PUCRS, que dura entre 24 e 48 meses, você aprofundará e ampliará os conhecimentos e habilidades adquiridos no Mestrado. Estará preparado para atuar em qualquer instituição do País e do mundo no seu campo de saber e estabelecer colaborações nacionais e internacionais para o ensino e pesquisa odontológica.
Objetivo Geral: O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCRS visa contribuir na elevação da qualidade dos profissionais da Odontologia por meio da formação de recursos humanos, nos níveis de mestrado e doutorado, com sólida base científica, capacidade de pensamento crítico e de tomada de decisões baseadas em evidência.
Objetivo específico: Formar mestres e doutores qualificados, nas áreas de concentração do Programa, que estejam atualizados e instrumentalizados para participar ativamente do processo ensino-aprendizagem e na construção de conhecimento baseado em evidências; formar professores e pesquisadores com condições de atuar em qualquer instituição do País e do mundo no seu campo de saber odontológico; preparar formadores de opinião e gestores nas ações de saúde bucal; formar profissionais que possam estabelecer colaborações nacionais e internacionais para o ensino e pesquisa odontológica.
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia fornece formação de mestres e doutores em seis diferentes áreas de concentração:
Biologia Oral;
Clínica Odontológica
As pesquisas realizadas no Programa estão alicerçadas em 07 linhas de pesquisa. A oferta de 30 diferentes disciplinas, a infraestrutura da Universidade para pesquisa, o estágio docente, a interdisciplinaridade estimulada no Programa, as oportunidades de estágio sanduíche no exterior, e a integração com a graduação visam à formação de mestres e doutores que tenham capacidade de atuar em centros de pesquisa nacionais e internacionais, assim como serem profissionais atuantes e modificadores da realidade em que se inserem.
Essa linha de pesquisa visa o desenvolvimento e avaliação da efetividade e toxicidade de novos materiais odontológicos, bem como, de estratégias inovadoras de engenharia tecidual, com foco na regeneração tecidual e na redução de complicações orais infecciosas.
Os objetivos desta linha de pesquisa envolvem a avaliação da patofisiologia da dor orofacial, da disfunção temporomandibular, do bruxismo e dos hábitos parafuncionais, com foco na caracterização biomecânica do sistema estomatognático e seus reflexos sobre o organismo, buscando identificar novas estratégias diagnósticas e terapêuticas para esses quadros.
Essa linha de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas com foco específico na microbiologia e imunologia oral, com fins diagnósticos e terapêuticos.
Os objetivos desta linha de pesquisa envolvem a avaliação da patofisiologia das doenças que afetam a mucosa oral e as glândulas salivares, incluindo o câncer de boca, com foco nos aspectos clínicos, imunológicos e anatomopatológicos dessas condições, a fim de identificar novas formas de prevenção e tratamento de tais afecções.
Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar os mecanismos implicados nas alterações periapicais e periodontais, com vistas a definir a sua relação com doenças sistêmicas, bem como, buscar novas estratégias de tratamento para essas condições.
Esta linha de pesquisa está focada no desenvolvimento de novas tecnologias e abordagens voltadas para a reabilitação oral estética e funcional, utilizando metodologias laboratoriais e clínicas de avaliação. Inclui também novas abordagens para a correção ortodôntica, ortopédica e cirúrgica das deformidades orofaciais, buscando melhorar o diagnóstico e o manejo dos pacientes portadores dessas condições.
Esta linha de pesquisa tem como objetivo avaliar novas abordagens de prevenção, diagnóstico e tratamento de afecções da cavidade oral, com foco no manejo dos pacientes pediátricos.
A disciplina visa a revisão em aula teórica presencial capacitar o aluno sobre as etapas básicas na identificação dos diferentes delineamentos em epidemiologia e os principais tipos de viéses e na revisão científica de artigos indexados nas principais bases de dados em odontologia utilizando as principais diretrizes existentes: GRADE (ensaios clínicos), ROB 2.0 (ensaios clínicos randomizados), Robins I (ensaios clínicos não-randomizados), New Castle Ottawa Scale (estudos caso-controle e coorte), and Joanna Briggs Institute (estudo de prevalência e outros delineamentos). Curso presencial com uma combinação de aulas teóricas e seminários práticos com apresentações em grupo e individuais.
Abordagens, métodos e técnicas de pesquisa qualitativa em Psicologia. Principais correntes teórico-metodológicas que fundamentam as análises qualitativas de pesquisa nas ciências humanas. Métodos de investigação e procedimentos para coleta e análise de diferentes tipos de pesquisa com métodos qualitativos.
A disciplina tem como proposta fornecer uma introdução aos aspectos essenciais da estatística e suas aplicações na pesquisa odontológica. Propiciar o conhecimento dos elementos da inferência estatística e auxiliar na identificação e escolha dos principais procedimentos estatísticos básicos que ocorrem na prática. Apresentar os fundamentos para o cálculo do tamanho da amostra nas diferentes situações da pesquisa odontológica.
A disciplina aborda o estado da arte da biologia oral, à luz de diferentes áreas biomédicas, trazendo aos alunos os conhecimentos básicos necessários à pesquisa odontológica, bem como ao desenvolvimento de processos inovadores no diagnóstico e manejo de doenças orais.
Tem como objetivo o estudo sistemático dos temas ou das questões de valor, assim como dos dilemas éticos que emergem do campo teórico e prático das Ciências Biomédicas.
A disciplina visa a preparação do aluno de pós-graduação para atuar na formação de futuros cirurgiões-dentistas aptos a promover a saúde integral do paciente odontológico e no planejamento de estudos relacionados a esta temática. O conteúdo programático terá por objetivo compreender, com base em evidência científica, a possível associação da condição de saúde bucal com alterações sistêmicas no indivíduo, bem como, a repercussão das alterações sistêmicas na etiopatogênese e no tratamento das doenças da boca. Além disso, dentro de uma perspectiva interprofissional, será abordada a importância da inserção do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar e o impacto da saúde bucal na qualidade de vida dos pacientes.
A disciplina visa a revisão em aula teórica presencial dos principais delineamentos em epidemiologia e os principais tipos de viéses na literatura odontológica, e a apresentação dos guidelines da fundação Joanna Briggs para avaliação crítica de estudos científicos em revisões sistemáticas. Os alunos ao final do curso estarão capacitados a avaliar um artigo científico utilizando normas técnicas para revisões sistemáticas e metanálises, bem como o de apresentar a sua revisão em aula em forma de seminários (slides e apresentação oral).
A disciplina tem foco na atualização científica na área de desenvolvimento, avaliação e aplicação de biomateriais para uso em diferentes áreas da Odontologia. São abordados aspectos relacionados com as propriedades químicas e físicas dos biomateriais, além de aspectos relacionados com a segurança e biocompatibilidade dos mesmos. A comparação entre diferentes biomateriais com aplicações semelhantes, no que se refere ao resultado clínico e custos também representa um tópico de discussão.
A disciplina dá ao aluno a oportunidade de integrar seus conhecimentos teóricos em atendimentos clínicos multidisciplinares exercendo uma odontologia baseada em evidência científica. Os casos serão selecionados com fins de preparo de material didático e de integração entre disciplinas, bem como aqueles que servem para eventuais case reports.
Integração dos conhecimentos teóricos com a prática clínica, possibilitando o exercício da odontologia baseada em evidência científica. Preparação de material didático multidisciplinar e descrição de casos clínicos com finalidade de publicação.
A elaboração de um projeto com qualidade é essencial para o andamento de uma pesquisa científica. Desse modo, essa disciplina visa qualificar o aluno para a redação e apresentação de um projeto tanto na área clínica quanto na experimental mediante a discussão de conceitos básicos da anatomia e fisiologia de um projeto de pesquisa.
A presente disciplina tem como objetivo estimular discussões sobre as políticas de pesquisa no Brasil, incluindo os mecanismos de avaliação da CAPES e de cientometria. Também se propõe a discutir as formas de obtenção de fomentos para a ciência, com vistas a abordar diferentes modalidades dos Editais. Ademais, uma das propostas da disciplina é discutir a carreira científica no Brasil e no exterior e as possibilidades de inserção no mercado. Serão ainda contempladas discussões sobre as distinções entre áreas de concentração, bem como diferenças regionais, entre outros temas controversos em ciência. Será abordado o processo de revisão por pares, tanto de projetos, quanto de trabalhos científicos submetidos a revistas indexadas. Parte das aulas será voltada para a discussão de aspectos éticos em pesquisa, incluindo temas como plagiarismo, coautoria, publicação de resultados negativos, entre outros. Será realizada atividade de treinamento nos quesitos de avaliação de trabalhos de conclusão, incluindo dissertações e teses.
A disciplina tem a meta de dar orientação a respeito do planejamento de ensino, aprendizagem e avaliação fundamentado nas teorias educacionais e desenvolvimento das técnicas de avaliação. Não obstante, visa dar o suporte à introdução da atividade de pesquisa no ensino Odontológico através de evidências científicas.
A disciplina tem por objetivo focalizar o exercício de práticas ambulatoriais no Serviço de Estomatologia do Hospital São Lucas direcionando a atividade para o processo ensino/pesquisa. A clínica estomatológica é aplicada como fonte de pesquisas epidemiológicas, clínicas e laboratoriais.
A disciplina tem por objetivo focar o exercício de práticas ambulatoriais no Serviço de Estomatologia do Hospital São Lucas direcionando a atividade para o processo ensino/pesquisa. A clínica estomatológica é aplicada como fonte de pesquisas epidemiológicas, clínicas e laboratoriais.
Aborda de forma teórica os princípios básicos da epidemiologia, identificando os indicadores biossociais dos processos saúde-doença da cárie e da doença periodontal, buscando identificar as interrelações existentes no âmbito coletivo. Os objetivos específicos são: identificar a natureza do estudo epidemiológico; descrever os diferentes métodos epidemiológicos; nomear e caracterizar os índices de natureza epidemiológica relativos à cárie e doença periodontal; estabelecer as principais interrelações entre os indicadores biológicos e sociais com o desenvolvimento da cárie e doença periodontal; organizar levantamentos epidemiológicos; aplicar índices epidemiológicos de cárie e doença periodontal; analisar e interpretar os resultados de estudos de natureza epidemiológica.
A disciplina convida o aluno de pós-graduação a se reconhecer como professor e a refletir sobre o seu papel no curso de graduação em odontologia. Ao longo da disciplina, serão discutidas as metodologias de ensino, as competências do professor e o papel do planejamento para a construção do conhecimento, os processos de ensino-aprendizagem e de avaliação. O conteúdo programático irá abordar o planejamento do ensino a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em odontologia, da discussão de Projetos Pedagógicos de Curso e da elaboração de planos de ensino/disciplina e de aula. Por fim, o aluno terá a oportunidade de exercitar e aprimorar suas habilidades didáticas.
A disciplina tem por objetivo introduzir conceitos básicos em biologia celular e molecular com ênfase em biologia oral. Processos relacionados a mecanismos essenciais de homeostase dos tecidos normais e a quebra das mesmas gerando patologias serão explorados. Nesse contexto, aspectos relacionados à genética, ativação e repressão de genes, expressão/transcrição/tradução de genes, proteínas, transdução, mensageiros secundários, imunologia molecular e biologia do câncer serão particularmente enfatizados. Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de compreender eventos básicos que tomam parte na manutenção da viabilidade celular e de que forma alterações no meio extracelular podem modificar fenotípica e funcionalmente sua atividade.
A disciplina tem como proposta fornecer uma introdução aos aspectos práticos do processo de análise estatística de dados na pesquisa odontológica. Propiciar o conhecimento dos elementos do funcionamento de um software estatístico através da utilização dos principais procedimentos estatísticos básicos que ocorrem na prática. Apresentar uma introdução aos fundamentos para a análise de dados agrupados (múltiplas observações por sujeito) em odontologia.
Estudo dirigido de conceitos, métodos e treinamento prático de redação científica em Odontologia. Discussão de aspectos éticos, técnicos e editoriais do processo de publicação científica.
A presente disciplina tem por objetivo abordar vários aspectos relacionados com a farmacologia da inflamação, a saber: aspectos bioquímicos e moleculares dos eventos inflamatórios, com ênfase em modulação farmacológica. Serão contempladas as principais alterações vasculares e celulares em resposta a diferentes estímulos. Como tópicos de interesse, destacam-se: (1) o estudo de mediadores da resposta inflamatória, incluindo aqueles derivados de mastócitos (histamina e serotonina), mediadores lipídicos (prostanóides e leucotrienos), mediadores peptídicos (bradicinina e neurocininas), citocinas e fatores de crescimento, fatores quimiotáticos, mediadores do sistema complemento, óxido nítrico, entre outros; (2) componentes da fase de resolução inflamatória, envolvendo mediadores endógenos relacionados ao restabelecimento da homeostase e reparo tecidual; (3) principais grupos de células envolvidos nas várias fases da inflamação e conexão com a resposta imune; (4) principais receptores e rotas de sinalização, bem como, componentes dos sistemas de transdução intracelular; (5) inflamação associada com infecção e resposta inflamatória sistêmica; (6) correlação entre inflamação e câncer; (7) aspectos regulatórios da transcrição de moléculas implicadas na resposta inflamatória; (8) estudo dos mecanismos de ação dos principais fármacos utilizados no tratamento da inflamação; (9) Doenças inflamatórias crônicas.
A presente disciplina visa discutir, informar e oferecer treinamento em diferentes aspectos da pesquisa aplicada a distintos campos de atuação da Odontologia. Os temas abordados na disciplina incluem: análise de resultados em pesquisa; aplicação prática dos principais testes estatísticos; n experimental; critérios de inclusão e exclusão; discussão sobre os critérios de indexação pessoal (índice H e outros); número de trabalhos publicados x citações x qualidade científica; critérios de avaliação da CAPES; modelos experimentais em Odontologia; apresentação de resultados em pesquisa; preparação de propostas para um projeto em nível de iniciação científica, seguindo a linha de pesquisa do trabalho.
A presente disciplina visa discutir, informar e oferecer treinamento em diferentes aspectos da pesquisa aplicada a distintos campos de atuação da Odontologia.Os temas abordados na disciplina incluem: desenho de protocolos experimentais; selecionar periódicos para publicação/escopo/normas; análise dos Anais da SBPqO/IADR; análise de dissertações e teses; discussão sobre agências de fomento em pesquisa e editais; pesquisa x transferência de tecnologia; política de patentes no Brasil; políticas de pesquisa no Brasil.
Estudo dirigido com o objetivo de formulação de um projeto de pesquisa envolvendo revisão sistemática e metanálise, através de estudo dirigido à biblioteca, bem como aulas presenciais, hands-on na biblioteca, e seminários individuais e em grupo na área da odontologia.
This course is meant to review the main epidemiological research designs and the assessment of the main biases in the dental literature. This is accomplished by lectures, where the students are introduced to the main research designs and the main literature evaluation tools available to assess each individual research design. At the same time, by means of weekly seminars and group presentations, students will be able to review a scientific article by presenting the article and assessing it using the available research design guidelines: ROB 2.0 (clinical trials), Robins I experimental studies), New Castle Ottawa Scale (case-control/cohort), and Joanna Briggs (prevalence and others).
A disciplina visa a aquisição de um conjunto sólido de conteúdos necessários para o entendimento da atividade científica em Odontologia, visando discutir os aspectos relacionados ao planejamento da pesquisa. São abordados os pontos básicos da experimentação, os tipos de estudos e seus respectivos delineamentos. Também tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos do aluno na sua área, auxiliando-o na execução da proposta de dissertação ou tese.
Capacitar o aluno à seleção e leitura crítica de artigos científicos e à estruturação de um Projeto de Pesquisa. Além disso, desenvolver habilidades para planejar e apresentar aulas expositivas presenciais e on-line: Introdução à prática de odontologia baseada em evidências Identificação e acesso à bases de dados Princípios de construção de artigos científicos Planejamento e apresentação de estudos de bibliometria Discussão de projetos de pesquisa Discussão de metodologias e técnicas de ensino Desenvolvimento de recursos didáticos em odontologia Planejamento e apresentação de aulas expositivas e on-line.
Explorar os conceitos de estresse, saúde e doença, com um foco particular na literatura histórica e atual. Abordará múltiplas dimensões no estudo do estresse: genéticas, epigenéticas, moleculares, celulares, fisiológicas e cognitivas, especialmente no contexto da pesquisa imunoendócrina e neurocientífica. Estudo da resposta individual ao estresse, como fatores genéticos e ambientais desempenham um papel, como se traduz em condições fisiológicas e mentais e condições patológicas ou de sáude.
Conhecer os principais conceitos teóricos e práticos da área de biologia molecular, aplicada a área da saúde, focando nos principais temas científicos atuais de terapias utilizando biologia molecular.
O domínio de ferramentas de informática é fundamental para realização de pesquisa na área da saúde. O objetivo desta disciplina é explorar, de maneira prática, softwares importantes na área de pesquisa médica. O foco será em recursos online, planilhas, programas gráficos, programas de estatística, processadores de texto, e de manejo de referências bibliográficas.
Designing and adhering to the appropriate methodology is fundamental for improving the quality of research. The methodology may differ from problem to problem, yet the basic approach towards research remains the same.
A disciplina estimula a análise crítica da literatura contemporânea com foco na saúde bucal e na qualidade de vida de crianças e adolescentes, buscando contextualizar os conceitos de prevenção e de reabilitação.
A disciplina visa discutir o desenvolvimento das linhas de pesquisa, tendo como base a literatura pertinente e o exercício do espírito crítico do aluno. Instrumentaliza os mecanismos de busca da literatura, identificando a diversidade metodológica empregada no desenvolvimento das linhas de pesquisa.
Estudo teórico de casos clínicos odontológicos complexos com necessidades multidisciplinares. Elaboração de diagnóstico e plano de tratamento integral. Determinação das prioridades e da sequência de atuação multidisciplinar.
Acompanhamento das atividades de pesquisa laboratorial e clínica em consonância com o desenvolvimento das linhas de pesquisa propostas pelo Programa de Pós-graduação. Formulação teórica dos projetos de pesquisa em desenvolvimento. Identificação da extensão laboratorial dos projetos e discussão no contexto das linhas de pesquisa do Programa e suas repercussões para o desvelamento do problema.
A disciplina dá ao aluno a oportunidade de acompanhar as atividades de pesquisa laboratorial e clínica em consonância com o desenvolvimento das linhas de pesquisa propostas pelo Programa de Pós-graduação. Para tanto, identifica a extensão laboratorial e participa da formulação teórica de projetos de pesquisa em desenvolvimento e os discute no contexto das linhas de pesquisa do Programa e suas repercussões para o desvelamento do problema.
Discussão, com base na literatura, de temas relacionados com a área de concentração que o aluno está matriculado. Construção de um espírito crítico no aluno. Identificação dos principais problemas envolvidos na formação de conceitos e práticas da especialidade. Avaliação crítica da estrutura de um artigo científico da especialidade. Análise do uso do fator de impacto como estratégia de publicação.
A disciplina visa discutir a área de concentração em que o aluno está matriculado, tendo como base a literatura pertinente e o exercício do espírito crítico do aluno, instrumentalizando na literatura específica e identificando os principais problemas envolvidos na formação de conceitos e práticas da especialidade.
Esta disciplina tem como objetivo propiciar a abordagem de temas importantes à pesquisa odontológica através de aulas teóricas, seminários, discussão de artigos científicos, bem como a organização e debate sobre casos clínicos relevantes à pesquisa científica. Também visa propiciar ao aluno a oportunidade de relatar suas experiências pessoais vividas no desenvolvimento de projetos de pesquisa, bem como acompanhar as atividades de pesquisa laboratorial e clínica dos outros membros discentes presentes à discussão semanal. Temas discutidos estarão sempre em consonância com o desenvolvimento das linhas de pesquisa propostas pelo Programa de Pós-graduação e executadas pelos membros discentes.
Estudo e discussão de tópicos fundamentais sobre estrutura, fisiologia, genética e fatores de virulência microbianos; e da ecologia microbiana na cavidade bucal e sua implicação em homeostasia e disbiose, especialmente as repercussões em cárie dental, doença periodontal e infecções endodônticas.
Atualmente, com a grande facilidade de obtenção de conhecimento e de dados por meio das redes sociais e internet, é crescente o número de casos de má-conduta na execução e publicação das pesquisas em todo o mundo, levando a perda da credibilidade das publicações científicas. Esta disciplina tem por objetivo orientar os alunos a respeito das boas práticas em pesquisa, desde a execução de seus projetos até a publicação dos resultados, salientando a importância do registro adequado dos dados das pesquisas.
A disciplina propõe o conhecimento dos conceitos fundamentais da Ética com o objetivo de atingir as seguintes metas: a formulação de juízos éticos corretos; o uso adequado de princípios éticos no exercício diário da vida individual, familiar, profissional, social e política; o desenvolvimento da compreensão e da capacidade de crítica, aceitação ou recusa dos princípios referentes à ação nos diversos aspectos da vida diária; a compreensão e a busca de soluções para alguns dos graves problemas que desafiam a humanidade por meio da Ética aplicada.
O Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Odontologia é semestral, sendo normatizado a partir de edital divulgado na página do Programa, que apresenta cada etapa do processo e respectivos prazos. As matrículas são realizadas nos meses de março e agosto, segundo os períodos definidos no calendário acadêmico da Universidade.
Para alunos estrangeiros com recursos próprios, ou com bolsa de estudo dos seus respectivos países, o processo de seleção constará dos seguintes itens: análise do Currículo Vitae, entrevista e aprovação da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia.
Alunos estrangeiros interessados em alguma modalidade de bolsa fornecida pelo Programa deverão concorrer ao processo de seleção que inclui prova escrita de conhecimentos gerais e específicos, prova de interpretação de texto em inglês, entrevista, análise de currículo, e projeto de pesquisa no caso do doutorado.
Edital de seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em 2025/01
Selection for admission to Master’s and Doctoral programs in 2025/1
Selección para acceder a los programas de máster y doctorado en 2025/1
É permitido aos interessados que não tenham sido aprovados no processo seletivo, ou a outros interessados, cursar disciplinas isoladas, na condição de alunos especiais. Os pedidos para cursar disciplinas como aluno especial devem ser homologados pela Comissão Coordenadora do Programa. O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos da disciplina, será pago em 5 parcelas no semestre em que a disciplina for cursada. A primeira parcela é paga no ato da matricula e as demais terão vencimento no dia 15 de cada mês com emissão de documento bancário.
Aguarde divulgação do próximo período de recebimento das inscrições.
Programa de Integração da Graduação com a Pós: você aproveita seus créditos eletivos para cursar disciplinas de mestrado e doutorado, com o mesmo valor da Graduação.
Documentos necessários:
Por meio do G+1, o (a) estudante que deseja seguir na área acadêmica pode viver a experiência no mestrado durante a graduação. Para isso, ele (a) precisa ter cursado, pelo menos, 50% da graduação e participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação de interesse.
Maximiliano Schünke Gomes
E-mail: [email protected]
Prof. Ana Maria Spohr | [email protected]
Prof. Fernanda Gonçalves Salum | [email protected]
Prof. Paulo Floriani Kramer | [email protected]
Luiza Duzac Cerutti (Representante Discente) | [email protected]
Felipe Monterosso | [email protected]
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
ANA MARIA SPOHR | [email protected] | Currículo Lattes |
ANA PAULA DUARTE DE SOUZA | [email protected] | Currículo Lattes |
DAIANA ELISABETH BOTTCHER | [email protected] | Currículo Lattes |
EDUARDO ROLIM TEIXEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
FERNANDA GONCALVES SALUM | [email protected] | Currículo Lattes |
JOAO BATISTA BLESSMANN WEBER | [email protected] | Currículo Lattes |
KAREN CHERUBINI | [email protected] | Currículo Lattes |
LUCIANE MACEDO DE MENEZES | [email protected] | Currículo Lattes |
LUIZ HENRIQUE BURNETT JUNIOR | [email protected] | Currículo Lattes |
MARCEL FERREIRA KUNRATH | [email protected] | Currículo Lattes |
MARCIO LIMA GROSSI | [email protected] | Currículo Lattes |
MARIA MARTHA CAMPOS | [email protected] | Currículo Lattes |
MAXIMILIANO SCHUNKE GOMES | [email protected] | Currículo Lattes |
PAULO FLORIANI KRAMER | [email protected] | Currículo Lattes |
SILVIA DIAS DE OLIVEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
Nome | Currículo Lattes | |
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HELIO RADKE BITTENCOURT | [email protected] | Currículo Lattes |
MARIA IVETE BOLZAN ROCKENBACH | [email protected] | Currículo Lattes |
RAFAEL REIMANN BAPTISTA | [email protected] | Currículo Lattes |
Nome | Lattes |
---|---|
Nome | Lattes |
ALEXANDRE DA SILVA RODRIGUES | Link |
ANA CAROLINE BITENCOURT DA SILVA | Link |
ANDRE LUIZ DE OLIVEIRA | Link |
ANDRESSA DA SILVA SANTOS | Link |
ANTONIO JOSE PECINALI SANTOS | Link |
BRUNA LODI DE SOUZA | Link |
BRUNA MORGAN DELLAGOSTIN | Link |
BRUNA QUELEN PELIZZA | Link |
BRUNO DA SILVA MAURICIO | Link |
CANDIDA SEFFRIN WILLERS | Link |
CAROLINA ESTIVALET ZORZETTO | Link |
CLAUDIA ADRIANA ABRAO BIASUZ | Link |
DIEGO JOSE STRINGHINI | Link |
FELIPE SEVERO POHLMANN | Link |
FERNANDA DUDA BONATTO | Link |
FERNANDO DA SILVA MARTINS | Link |
FRANCISCO LEO PADILHA DE FREITAS | Link |
GABRIELA NOGUEIRA BOUCHET | Link |
GUILHERME SCOPEL RODRIGUES | Link |
GUILHERME TREMEA | Link |
HUMBERTO MASSULO SALAZAR | Link |
IGOR PERLIN CASSOL | Link |
INGRID CASARA RIGOTTO | Link |
JAQUELINE COLACO | Link |
JESSICA ELLEN GOMES ALVES | Link |
JULIA PORT DECKMANN | Link |
JULIA ZANETTI DA SILVA SILVEIRA | Link |
LARISSA MOREIRA PINTO | Link |
LARISSA SANTANA BARBOSA | Link |
LUCAS BONFANTI SILVESTRIN | Link |
MAIRA TOLFO PORTO | Link |
MARCELA WILTGEN JEFFMAN | Link |
MARIANA MONEGO SIMIONOVSCHI | Link |
MICHELE CRISTINA JACOMINI RODRIGUES | Link |
NATALIA ANGELA BORTOLI | Link |
NATALIA DA SILVA MEDEIROS | Link |
PAULA DA COSTA TADDEUCCI | Link |
PRISCILA LUCIANE DA SILVA | Link |
RAFAELA HOERDE MANFRIN | Link |
RAFAELA LONGARAY MAZIM | Link |
TULIO GARCIA MARGUTE | Link |
VANESSA ALVES DE SA | Link |
Nome | Lattes |
---|---|
AGUSTIN MACHADO FERNANDEZ | Link |
AMANDA BAPTISTA DA SILVA HECK | Link |
BARBARA T. DE FREITAS KOPPE | Link |
BETHINA DOS SANTOS SINHORELLI | Link |
BETINA BELLOC CRESCENTE | Link |
BIBIANA DALSASSO VELASQUES | Link |
BIBIANA MELLO DA ROSA | Link |
CAMILA CASPARY ROITHMANN | Link |
CAMILA LAGO | Link |
CARINE DO NASCIMENTO MIDON | Link |
CAROLINE HOFFMANN BUENO | Link |
CAROLINE KLABUNDE | Link |
CAROLINE LUIZ ANGONESE | Link |
CAROLINE MARIA MACHADO DA SILVA | Link |
DOUGLAS BLUM SEGALLA | Link |
EVERTON ADRIANO WEGNER | Link |
FERNANDO FIGUEIREDO BIASIN | Link |
FRANKLIN DAVID GORDILLO YEPEZ | Link |
GABRIEL LEONARDO KOLLET | Link |
JAQUELINE COLACO | Link |
JAQUELINE PETER | Link |
JOAO ANTONIO COLUSSI DA SILVA | Link |
LARA DOTTO | Link |
LAURA CID FLORES DOS SANTOS | Link |
LAURA IRGANG CARDOSO | Link |
LIDIANE TOGNI | Link |
LILIANA PRETO AGOSTINI STYS | Link |
LUCAS BOZZETTI PIGOZZI | Link |
LUCIANO GASPERIN JUNIOR | Link |
LUIZA DUZAC CERUTTI | Link |
MAIARA JOCHIMS FUMAGALLI | Link |
MANOELA SEADI PEREIRA | Link |
MARIA CAROLINA CARVALHO VOLKWEIS | Link |
MATHEUS WARMELING DOS SANTOS | Link |
NATALIA ANGELA BORTOLI | Link |
NICOLLE MADRUGA RAMOS FERREIRA | Link |
PAOLA LAUREANO PORCIUNCULA | Link |
PAULA FROTA ANGHEBEN | Link |
RAFAEL DE ARAUJO VIDAL | Link |
RAFAELA LONGARAY MAZIM | Link |
THEO GUALDI ALVES | Link |
VINICIUS FUNGHETTO LIPPERT | Link |
Em consonância com a Política Institucional de Aproveitamento de Créditos, os alunos do Programa poderão solicitar o aproveitamento de até 06 (seis) créditos para o Mestrado e, no máximo, 12 (doze) créditos no Doutorado.
Os créditos aproveitados nas categorias (1) produção bibliográfica e (2) internacionalização poderão corresponder a até 100% do número total de créditos em aproveitamento, como definido no parágrafo § 3º do Artigo 15 do Regulamento do PPGO.
A soma dos créditos aproveitados nas categorias (3) inovação e (4) impacto social não poderá superar dois terços do número total de créditos no curso de Mestrado e metade do número total de créditos no curso de Doutorado, de acordo com os critérios definidos no parágrafo § 3º do Artigo 15 do Regulamento do PPGO.
Cada produto poderá ser aproveitado para uma única categoria, não sendo permitida duplicidade de aproveitamento de créditos.
Orientação para Aproveitamento de Cédito
Formulário para Aproveitamento de Créditos (em breve)
Data à definir. A PUCRS oferta um dia no semestre para a realização da prova, que ocorre sempre em um sábado.
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 18 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 60 meses.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 60 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros. A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
O PUCRS PrInt promove a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
Os projetos contemplados no Programa de Pós-Graduação em Odontologia são:
Editais em andamento
Hospital Cristo Redentor do Grupo Hospitalar Conceição – Porto Alegre/RS
Universidade de Indiana – School of Dentistry – EUA
Universidade de New Castle – Reino Unido
Universidade Científica del Sur – Peru
Universidade do Sul da Califórnia – EUA
CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation), Adelaide, Austrália
Instituto Forsyth-Harvard, Boston, EUA
UCL – Eastman Dental Institute, Londres, Inglaterra
Universidade de São Paulo – Faculdade de Odontologia de Bauru: Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio-faciais
Universidade de Toronto – Burlington Growth Centre – Department of Orthodontics – Faculty of Dentistry
Universidade Federal da Bahia – Faculdade de Odontologia
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Edinburgh Dental Institute, Reino Unido
Universidade de Barcelona, Espanha
Universidade de Warwick, Inglaterra
Universidade de Harvard, EUA
Universidade de Minnesota, EUA
Universidade de Kentuchi, EUA
Queen Mary, Londres, Inglaterra
Minnesota Dental Research Center for Biomaterials and Biomechanics, EUA
Universidade de Adelaide, Austrália
Universidade de Thessaloniki, Grécia
Universidade de Michigan, EUA
Universidade Internacional de Catalunya, Espanha
Universidade do Porto, Portugal
Universidade de St. Louis, EUA
Universidade de Winnipeg, Canadá
Universidade do Pacífico, São Francisco, EUA
Universidade de Cardiff, Reino Unido
Universidade de Munique, Alemanha (Ludwig Maximilian University)
Quem estuda na PUCRS tem mais benefícios
Saiba mais sobre as oportunidades internacionais oferecidas pela Universidade.
Conecte sua pesquisa acadêmica ao ecossistema de inovação da PUCRS e explore oportunidades de negócios a partir da pesquisa.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
Alunos podem frequentar espaços de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de atividades práticas que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula, assim os preparando para encarar o mercado.
A pesquisa é direcionada aos docentes da PUCRS
segunda-feira, 02 de dezembro | 2024