Reconhecido por sua abordagem interdisciplinar, o Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS possui a nota 6 na avaliação CapesAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e se destaca pelo corpo docente formado exclusivamente por professores pesquisadores. Também conta com uma robusta infraestrutura e equipamentos de alto nível, proporcionando as melhores condições para o desenvolvimento dos projetos.
Inscrições: De 01/09 a 29/11/24
Duração mestrado: 12 a 30 meses
Duração doutorado: 24 a 54 meses
Email: [email protected]
Telefone: (51) 3320-3836
Compartilhe este curso
O estudo científico na área da saúde sempre foi importante para a humanidade, não à toa diversos medicamentos, vacinas e tratamentos usados hoje em dia foram criados décadas atrás. No entanto, novas doenças, tecnologias e comportamentos surgem a todo momento, exigindo que mais pesquisas sejam realizadas para encontrar respostas para as atuais demandas da população.
Nesse cenário, o Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS contribui para a formação de profissionais capazes de enfrentar desafios e comprometidos com o progresso científico, tecnológico, econômico e social do País. Ao concluírem os cursos, os mestres e doutores estão qualificados para a docência e pesquisa, podendo atuar em diversas instituições, tanto no Brasil quanto no exterior.
O Programa, que tem mais de 30 anos de história, conta com uma equipe interdisciplinar de professores que publica estudos em revistas de grande impacto nacional e internacional, fato que atesta a excelência e relevância do PPG. Os diferentes campos de atuação do corpo docente também ficam evidentes na pluralidade de linhas de pesquisa, projetos, teses e dissertações desenvolvidas.
Com mais de 500 mestres e 300 doutores formados, o Programa abrange diversas áreas do conhecimento, patologias e abordagens de tratamento, bem como promove o descobrimento de novos fatores, tanto em nível clínico quanto pré-clínico. Um dos pontos de destaque é a robusta infraestrutura proporcionada pela Universidade, que oferece todas as condições para o melhor desenvolvimento das pesquisas. Outro diferencial é o ecossistema multidisciplinar do campus, que fomenta ainda mais a busca por soluções criativas e inovadoras para as demandas da sociedade.
Além disso, o Programa incentiva a internacionalização por meio da interação com pesquisadores de renome mundial e da realização de parcerias internacionais, que ampliam o alcance e impacto dos estudos realizados. O PPG ainda desenvolve atividades que geram impacto positivo na saúde e qualidade de vida de populações vulneráveis. Essas ações acontecem tanto em hospitais quanto na rede de saúde de Porto Alegre.
O PPG possui quatro áreas de concentração: Clínica Cirúrgica;, Clínica Médica;, Farmacologia Bioquímica e Molecular; e Neurociências. Os cursos de Mestrado e Doutorado são integrados, portanto compartilham as mesmas disciplinas fundamentais para a elaboração de projetos de alta qualidade.
O processo de seleção para candidatos ao curso de doutorado ocorre duas vezes por ano, sendo oferecidas 25 vagas para o primeiro semestre e 25 vagas para o segundo. Entre os critérios para a seleção estão: entrevista, avaliação da proposta de projeto, domínio do assunto do projeto, iniciação científica na graduação, proficiência em línguas, realização de mestrado e produção científica. O curso deve ser realizado entre 24 e 54 meses e o aluno deve realizar pelo menos 30 créditos, podendo solicitar aproveitamento de disciplinas realizadas durante o mestrado (quando realizado previamente).
Horário das entrevista – Edital Processo Seletivo 2025/1
Re-ratification Regular Call 01/2025
Rerratificación Convocatoria Ordinaria 01/2025
Rerratificação do Edital Regular 01/2025
PPGMCS – Edital Processo Seletivo 2025/1
PPGMCS – Selection for admission to Masters and Doctoral programs in 2025/1
PPGMCS – Selección para acceder a los programas de máster y doctorada en 2025/1
CAPES, CNPq e outras, conforme disponibilidade.
Confira aqui o edital do G+1 – 2025/1: Clique aqui
1° Matrícula (Ingresso)
A matrícula deverá ser realizada semestralmente, em março e agosto, com datas definidas de acordo com o calendário acadêmico estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ). O documento gerado deve ser assinado e entregue na secretaria.
Matrícula Semestral
A matrícula deverá ser realizada semestralmente, em março e agosto, com datas definidas de acordo com o calendário acadêmico estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ).
Mesmo os alunos que já tiverem concluído os créditos devem confirmar a matrícula (em orientação) até a conclusão do curso para não perder vínculo com o Programa. O documento gerado deve ser assinado e entregue na secretaria.
É permitido cursar disciplinas isoladas, na condição de alunos especiais. Como requisito, o candidato deve ter o curso de graduação completo.
A solicitação deverá ser encaminhada através do Requerimento disponível, devidamente preenchido e assinado, acompanhado dos documentos nele pontuados.
Os pedidos para cursar disciplinas como aluno especial devem ser homologados pela Comissão Coordenadora, de acordo com a disponibilidade de vagas nas turmas oferecidas.
Após deferido, o aluno deve efetuar o pagamento da matrícula, apresentar comprovante na secretaria e efetivar a matrícula.
Documento de cadastro
Nas últimas décadas, esforços tem sido feitos para elucidar a biologia do câncer. Neoplasias malignas se caracterizam por uma ampla heterogênea do ponto de vista clínico, patológico e molecular determinando diferentes desfechos clínicos e respostas às terapias oncológicas. Pouco se conhece sobre a epidemiologia e biologia de neoplasias malignas na população brasileira. Além disto, condutas, muitas vezes ainda não acessíveis no amplo cenário nacional, são baseadas em grandes estudos internacionais que pouco representam nossa população. A presente linha de pesquisa visa caracterizar os pacientes com neoplasias malignas nos seus diferentes estágios clínicos e avaliar o desfecho clínico dos mesmos avaliando variáveis clínicas, histopatológicas, radiológicas e moleculares. Estudos nesta área poderão responder importantes questões ainda controversas junto a comunidade científica. Da mesma forma, a identificação de tais fatores clínicos que possam definir prognóstico ou servirem de biomarcadores de resposta aos tratamentos de alto custo atualmente disponíveis, poderão ter impacto na instituição de protocolos assistenciais visando medicina personalizada, reduzindo custo do tratamento e melhorando desfechos clínicos na população brasileira. Para o desenvolvimento das pesquisas em oncologia, contamos com a utilização do BIOBANCO PUCRS que permite o armazenamento de matérias biológicos e das respectivas características clínico-patológicas de pacientes com câncer. A construção de um grande banco de dados, que conta com a integração multidisciplinar e atualização prospectiva, nas diferentes neoplasias malignas permitirá o desenvolvimento de projetos de pesquisa abordando os diferentes aspectos da doença neoplásica: epidemiologia, biomarcadores clínico-patológicos, radiológicos ou moleculares como fatores prognósticos ou preditivos de resposta às diferentes terapias oncológicas utilizadas na prática clínica.
Avaliar as vantagens dos procedimentos realizados por técnicas menos evasivas.
Pesquisa na área de obesidade e síndrome metabólica com desdobramento nas co-morbidezes envolvidas ou relacionadas com as patologias citadas.
Estudo das alterações moleculares dos tumores, principalmente do aparelho digestivo e respiratório através de técnicas de PCR em tempo real, imunohistoquímica, citometria de fluxo e cultura de células. Estudo de Terapia Celular e Engenharia de Tecidos.
Avalia fatores de risco para cirurgia cardiovascular através de marcadores; fatores de risco tradicionais (dislipidemias,hipertensão arterial,diabete,tabagismo) e potenciais emergentes (aplipoproteína B,LDL pequenas e densas) na doença arterial coronariana.
Tem como objetivo avaliar a eficácia e segurança do implante autólogo de células-tronco da medula óssea em pacientes portadores de miocardiopatia dilatada e em pacientes com infarto agudo do miocárdio
Esta linha visa o estudo das diferentes modalidades de substituição da função renal, com ênfase no transplante de órgãos especialmente no que se refere à imunologia dos transplantes.
Linha de pesquisa clínica que estuda estratégias interdisciplinares de prevenção, identificação e otimização do manejo de diabetes melito, síndrome metabólica, doenças tireoideanas e outras endocrinopatias. Objetiva, ainda, avaliar temas controversos em endocrinologia cujas evidências disponíveis sejam insuficientes para decisões ou posicionamentos sobre diagnóstico e terapêutica.
Desenvolver pesquisas no contexto da epidemiologia clínica que enfoquem aspectos metodológicos e clínicos. Esta linha de pesquisa busca estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisas que contribuam para o avanço na identificação, na intervenção e na promoção dos determinantes do processo saúde-doença na população humana.
Desenvolver pesquisa no contexto da epidemiologia e saúde ambiental que enfoquem aspectos metodológicos e clínicos. Esta linha de pesquisa busca estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa que contribuam para o avanço da identificação, na intervenção e na promoção dos determinantes do processo saúde-doença na população humana.
Esta linha possibilitará a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de mestres, doutores e estágio pós-doutoral na área do Ensino na Saúde.
A imagem funcional é o estado-da-arte na medicina diagnóstica por imagem. A Ressonância Magnética deu seu grande salto nessa direção através das técnicas de aquisição ultra-rápidas, que permitiram medir as variações no nível de consumo de oxigênio decorrentes do efeito BOLD e estimativa da celularidade dos tecidos pela técnica de difusão. O PET possibilitou à Medicina Nuclear medir o nível de consumo de glicose no tecido, utilizando a radiação ionizante. Sua principal aplicação consiste na investigação de tumores e metástases, que naturalmente têm aumentado o consumo de glicose devido ao maior nível metabólico. Mais recentemente, o PET Dinâmico tem permitido avaliar o consumo de glicose em função do tempo e medir de forma mais precisa as regiões mais ativas.
Atualmente, observamos em todo o mundo o rápido desenvolvimento de tecnologias, procedimentos e medicamentos voltados para o tratamento mais eficaz de doenças e restabelecimento da saúde. Este passo acelerado com que o conhecimento médico progride faz com que seja necessária a criação de uma nova mentalidade na formação médica, estimulando a curiosidade, a busca ativa pelo conhecimento e a atualização constante. O número e a complexidade dos processos científicos que levam a esta evolução também são merecedores de atenção, tanto pela necessidade de formação para a compreensão dos mesmos, quanto pela oportunidade de trabalho que eles representam para os médicos em geral.
Estudo dos mecanismos fisiopatogênicos moleculares de diversas doenças renais e metabólicas.
Estudos relacionados a diversos aspectos da clínica nefrológica, função renal, hipertensão arterial, doenças renais e metabólicas.
Primeiramente, o objetivo deste campo de pesquisa é determinar a apresentação dos diferentes órgãos abdominais em modalidades de imagem avançadas, tais como ressonância magnética e tomografia por emissão de pósitrons. Objetiva-se determinar a apresentaçaõ anatômica normal destes órgãos e tecidos e suas variações anatômicas, possibilitando diferenciar os indivíduos normais dos indivíduos doentes. Com isto, pretende-se aumentar o conhecimento sobre a anatomia normal do abdômen e sua variação anatômica demonstrada através de novas tecnologias por imagem. Através desta linha de pesquisa pretende-se, também, determinar a acurácia diagnóstica por imagem das doenças do trato gastrintestinal e do aparelho urinário. Objetiva-se permitir um diagnóstico mais precoce e preciso das doenças do paciente adulto e idoso, aumentando a sobrevida destes indivíduos. Pretende-se formar pesquisadores e professores que queiram trabalhar nesta linha de pesquisa que trata de doenças cada vez mais prevalentes na nossa população.
Avaliação de Alvos Farmacológicos no Tratamento de câncer e inflamação.
Estudo das vias neuroquímicas e de alvos farmacológicos em doenças neurológicas.
Estudo dos mecanismos envolvidos em alterações inflamatórias e nociceptivas.
Esta linha visa o desenvolvimento de drogas anti-negligenciadas (para terapia de tuberculose e malária) e o desenvolvimento de drogas anti-doenças crônico degenerativas.
Estudo da atividade neurotóxica e pró-inflamatória de ureases de diferentes organismos; 2)Metodologias de estudos de neurotoxicidade com utilização de insetos-modelos; 3)Ureases como fatores de virulência de microrganismos patogênicos, em especial as bactérias Helicobacter pylori e Proteus mirabilis, e leveduras do complexo Cryptococcus.
As etapas da formação do sistema nervoso central (SNC) podem ser consideradas um grande concerto com a regência de diferentes moléculas sinalizadoras que desencadeiam uma cascata de processos dependentes e complementares até formação de todas as estruturas do SNC bem como suas distintas funcionalidades. O cérebro humano é um quebra cabeça de mais de 100 bilhões de peças que devem ser acuradamente direcionadas para seu único e específico local. Os estudos das Bases Moleculares do Neurodesenvolvimento Embrionário apresentam uma visão abrangente de entendimento do SNC, desde sua formação embrionária até a neurogênese no cérebro adulto, norteando situação clínicas e patológicas relacionadas às malformações cerebrais e as novas alternativas de terapia para recuperação tecidual do SNC. O uso de ferramentas moleculares como sequenciamento de nova geração (NGS), super arrays, expressão relativa, genotipagem, etc., são utilizadas para descrever vias de sinalização, gênese das patologias, e aplicação de medicina de precisão para o tratamento de diversas doenças. Ainda, a reprogramação celular em nível embrionário através da geração de células-tronco pluripotentes induzidas (iPSC) auxiliam no entendimento da neurogênese embrionária e no screening de novos fármacos para o tratamento das alterações durante a formação do sistema nervoso central e suas patologias associadas
Estudos clínico-eletrencefalográficos, farmacológicos, de neuroimagem e cirúrgicos no universo da epilepsia são contemplados nesta linha de pesquisa. O intenso envolvimento do Hospital Universitário da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com o diagnóstico, tratamento clínico e cirurgia de epilepsia abre interessantes perspectivas de investigação, buscando refinamento diagnóstico, novas opções de tratamento e correlação de síndromes epilépticas com alterações estruturais cerebrais.
Desenvolvimento de novas técnicas de análise de neuroimagens e estudos das bases neurais de processos cognitivos superiores (por exemplo, compreensão e aquisição da linguagem, funções executivas, raciocínio espacial).
A inflamação em doenças neurológicas pode ter um envolvimento primário na fisiopatologia de doenças imunomediadas do sistema nervoso tais como a esclerose múltipla, neuromielite óptica, encefalite disseminada aguda (ADEM acute demyelinating encephalomyelitis), síndrome de Guillain-Barré, encefalites autoimunes e algumas complicações neurológicas decorrentes diretamente ou indiretamente de infecções virais e bacterianas (p.ex. meningoencefalites). Em outras, a inflamação desempenha um papel importante, mas menos claro como no acidente vascular cerebral e em doenças degenerativas do sistema nervoso central. A desregulação do sistema imune, seja ela transitória ou duradoura, pode induzir lesões no cérebro, medula espinhal e nervos periféricos que causam dano neuronal permanente com risco de sequelas e incapacidade permanente. Através de métodos avançados de biologia molecular associada à avaliação clínica e de imagem (ressonância magnética, medicina nuclear), realizamos pesquisas que buscam entender os mecanismos intrínsecos e extrínsecos que causam um aumento de substâncias pró-inflamatórias como citoquinas, quimiocinas, produção de autoanticorpos, ativação de complemento, proliferação / maturação de linfócitos T e B autorreativos, ativação da microglia e alteração da barreira hematoencefálica. Além disso, desenvolvemos pesquisas para a identificação de biomarcadores específicos para cada doença que podem ajudar na melhor definição do diagnóstico / prognóstico e de modelos animais experimentais para o estudo da fisiopatologia e intervenções terapêuticas inovadoras.
Neurobiologia das doenças psiquiátricas e das alterações comportamentais nas principais doenças neurológicas.
Avaliar a possibilidade de recuperação de lesões neurológicas centrais e periféricas, resultantes de doenças neurodegenerativas, com células tronco somáticas, bem como estudar os mecanismos de recuperação estrutural e funcional de lesões.
A fluência na leitura oral é uma competência crucial para as crianças e adolescentes, envolvendo a capacidade de ler um texto com precisão, expressão adequada e em um ritmo determinado. A inteligência artificial tem permitido um considerável avanço em atividades que até então exigiam tempo e atenção de profissionais especializados, apresentando ainda a vantagem de uma avaliação imparcial. Além disso, uma considerável parcela de escolares no Brasil apresenta dificuldades de alfabetização associadas as habilidades de leitura, e carecem de assistência e diagnóstico adequado para condições como a Dislexia. Essa linha de pesquisa visa abarcar projetos de pesquisa de intersecção entre saúde, educação, e inteligência artificial. Os estudos buscam investigar ferramentas de avaliação da leitura oral por meio de tecnologias inovadoras, que poderão ser utilizadas por profissionais de saúde em conjunto com educadores. Tais ferramentas visam auxiliar na identificação do nível de desenvolvimento de leitura, fatores que influenciem tais habilidades, associação com desempenho acadêmico, rastreio precoce de sinais de dificuldades e transtornos que acometam a fluência de leitura, diagnósticos diferenciais, bem como na devida conduta médica/educacional.
Nome | Coordenador |
---|---|
Laboratório de Análises Toxicológicas | MARIA MARTHA CAMPOS |
Laboratório de Biofísica Celular e Inflamação | JARBAS RODRIGUES DE OLIVEIRA |
Laboratório de Biologia Celular e Molecular | DENISE CANTARELLI MACHADO |
Laboratório de Bioquímica e Genética Molecular (LABGEM) | DOUGLAS KAZUTOSHI SATO |
Laboratório de Farmacologia Aplicada | FERNANDA BUENO MORRONE |
Laboratório de Medicina Regenerativa e Tecnologia Tecidual | DENISE CANTARELLI MACHADO |
Laboratório de Medicina de precisão e Biotecnologia | DANIEL RODRIGO MARINOWIC |
Laboratório de Nanomedicia e Histotecnologia | JADERSON COSTA DA COSTA |
Laboratório de Nefrologia | CARLOS E POLI DE FIGUEIREDO |
Laboratório de Neurociências e Eletrofisiologia | JADERSON COSTA DA COSTA |
Laboratório de Neuroinflamação e Neuroimunologia | DOUGLAS KAZUTOSHI SATO |
Laboratório de Neuroquímica e Psicofarmacologia | CARLA DENISE BONAN |
Laboratório de Neurotoxinas (LaNeurotox) | JADERSON COSTA DA COSTA |
Laboratório de Toxicologia Pré-Clínica | MARIA MARTHA CAMPOS |
Nome | Coordenador |
---|---|
Núcleo Interinstitucional de Estudo em Neurologia e Psiquiatria do Envelhecimento (NIENPE) | DOUGLAS KAZUTOSHI SATO |
Núcleo de Pesquisa em Cardiologia | LUIZ CARLOS BODANESE |
Núcleo de Pesquisa em Cirurgia Robótica | ALEXANDRE VONTOBEL PADOIN |
Núcleo de Pesquisa em Câncer | ANDRE POISL FAY |
Nome | Coordenador |
---|---|
CENTRO DE PESQUISA PRÉ-CLÍNCA | DANIEL RODRIGO MARINOWIC |
Centro de Pesquisas em Biologia Molecular e Funcional | LUIZ AUGUSTO BASSO |
Instituto do Cérebro do RS | JADERSON COSTA DA COSTA |
Nesta disciplina serão abordados os mecanismos de ação de agentes quimioterápicos e seus alvos moleculares assim como os mecanismos que resultam na resistência destes agentes. As estratégias experimentais que permitem a determinação dos mecanismos cinéticos, químicos e enzimáticos de alvos moleculares definidos serão descritas. Adicionalmente, os mecanismos de ação de inibidores reversíveis (incluindo slow-onset inhibitors) serão abordados assim como o virtual screening (busca virtual) de ligantes. Esta disciplina permite uma compreensão do desenho racional de drogas baseado no modo de ação inibitória de compostos químicos (quimioterápicos).
Esta disciplina tem como principal objetivo a apresentação dos principais conceitos associados às agressões sofridas pela saúde por poluentes derivados do tabagismo e os relacionados à poluição ambiental e alterações climáticas. Para tanto, os seguintes pontos serão abordados: 1) Introdução e contextualização do problema do ponto de vista em saúde pública em nível internacional; 2) A visão do problema no Brasil e no Rio Grande do Sul; 3) Agressões tabaco-relacionadas; 4) Agressões relacionadas à poluição ambienta e alterações climáticas; 5) Medidas preventivas e terapêuticas aos principais agravos.
O Domínio do método científico na formação de pesquisadores e docentes. Auditoria da hipótese e do desenvolvimento da proposta investigada. Análise crítica da construção da dissertação e tese. Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa por pares e professores.
O domínio do método científico na formação de pesquisadores e docentes. Auditoria da hipótese e do desenvolvimento da proposta investigada. Análise crítica da construção da dissertação e tese. Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa por pares e professores.
As etapas da formação do sistema nervoso central (SNC) podem ser consideradas um grande concerto com a regência de diferentes moléculas sinalizadoras que desencadeiam uma cascata de processos dependentes e complementares até formação de todas as estruturas do SNC bem como suas distintas funcionalidades. O cérebro humano é um quebra cabeça de mais de 100 bilhões de peças que devem ser acuradamente direcionadas para seu único e específico local. A capacidade do cérebro de mudar suas conexões e comportamentos em resposta a novas informações, estimulação, desenvolvimento, dano ou disfunção é apresentada como uma nova ferramenta adaptativa denominada de neuroplasticidade. Embora as redes neurais exibam modularidade e desempenhem funções específicas, elas também possuem a capacidade de se desviar de suas funções habituais e de se reorganizarem. A disciplina Bases Moleculares da Neurogênese Embrionária e Neuroplasticidade apresenta uma visão abrangente de entendimento do SNC, desde sua formação embrionária até a neurogênese no cérebro adulto, norteando situação clínicas e patológicas relacionadas às malformações cerebrais e as novas alternativas de terapia para recuperação tecidual do SNC.
Esta disciplina tem como principal objetivo refletir sobre a vida e o viver em atividades da área da Saúde na perspectiva da Bioética Complexa. Serão discutidos temas relacionados às atividades clínicas realizadas no âmbito da Medicina e das demais áreas afins da saúde, envolvendo: relação profissional-paciente; privacidade e confidencialidade; processo de consentimento e decisão orientada; início e final de vida, incluindo cuidados paliativos; transplantes de órgãos e transfusão de sangue; alocação de recursos na área da saúde.
A série de seminários de imagem torácica da Universidade da Flórida apresenta um conjunto abrangente de palestras educacionais e discussões interativas de casos, cobrindo tópicos importantes e oportunos em imagens do tórax, incluindo TCAR e doença pulmonar difusa, doença das vias aéreas, infecção pulmonar, massas mediastinais, diagnóstico de nódulo pulmonar, rastreamento de câncer e diagnóstico de última geração de doenças cardiovasculares. A ênfase será colocada na interação com o público com tempo suficiente para perguntas e discussão. O curso é baseado em 20 palestras enriquecidas com imagens com mais 100 casos e artigos de revisão sugeridos para discussão aberta. As palestras serão das 12h00 às 13h00 e serão apresentadas ao vivo e transmitidas pelo Zoom.
Melhorar o desenvolvimento de suas propostas para financiamento de pesquisa construindo propostas bem-sucedidas e competitivas. Esta disciplina oferece uma abordagem abrangente para o desenvolvimento de propostas para submissão a fundações e entidades privadas/governamentais. burnout. Espera-se que o aluno seja capaz, com esse treinamento, de melhorar suas habilidades de escrita e planejamento, a fim de aumentar suas chances de arrecadação de financiamentos de pesquisa na área de saúde.
A disciplina prevê a análise, apresentação e discussão dos principais estudos clínicos dentro das linhas de pesquisa da área cardiológica, que permite atualização terapêutica com ênfase na cardiologia baseada em evidências.
A disciplina prevê a análise, o desenvolvimento e a execução de protocolos experimentais na área cirúrgica e clínica.
As células-tronco representam uma unidade natural do desenvolvimento embrionário e da reparação tecidual e constituem um subconjunto de células imaturas, que têm como característica serem indiferenciadas e não especializadas. Assim, estas células apresentam a capacidade tanto de se autorregenerar, quanto de se diferenciar através de uma determinada via molecular e originar diferentes linhagens celulares, sendo responsáveis pelo reabastecimento tecidual ao longo da vida e estão presentes na maioria dos tecidos, tais como, o sangue, a pele, o fígado, o coração e o cérebro. Como resultado do progresso contínuo do conhecimento a respeito da capacidade regenerativa dos tecidos adultos e do potencial terapêutico das células-tronco, houve um grande aumento no interesse na elucidação de estratégias baseadas em terapia celular para o tratamento de doenças das mais diversas ordens. A disciplina Células-tronco e medicina regenerativa: da pesquisa básica ao ensaio clínico apresenta os conceitos básicos de diferenciação, caracterização e classificação de células-tronco embrionárias e adultas em uma visão atualizada do estado da arte da terapia com células-tronco, além de novas tecnologias de isolamento de microvesículas, edição gênica para geração de células precursoras, organoides e órgãos quiméricos para transplantes.
A disciplina prevê revisão de artigos científicos e sua análise crítica na formação docente. Da relevância da pesquisa para o meio. Da abordagem metodológica proposta para a resposta à pergunta de pesquisa. Da fundamentação das conclusões nos resultados encontrados. Da pertinência na discussão e reconhecimento das limitações e possibilidades do estudo.
A disciplina de Docência e Pesquisa em Saúde prevê revisão dos procedimentos necessários à gestão da sala de aula, reforço crítico à ideia de pesquisa e reconhecimento das ferramentas necessárias ao desenvolvimento da atividade docente.
Communication and leadership are essential parts of your research and a crucial component for a successful career as a researcher. This class creates learning opportunity for students who are in the process of writing for publication or creating communication materials for scientific oral or poster presentations.
Las recomendaciones clínicas engloban um análisis entre los benefícios y las desventajas (riesgos, costos, desconforto) de una determinada intervención. Para adaptar las recomendaciones al ámbito de la investigación y de la clínica, el profesional del área de la salud debe considerar las evidencias actuales y su evaluación subyacente. Um abordaje sistemático que considere la graduación y evaluación de la cualidad de las evidencias puede contribuir de manera efectiva con la práctica de la investigación y de la clínica.
Conceitos básicos em mecanismos moleculares das interações drogas-alvo, com ênfase em drogas que moculam a sinalização intracelular e as respostas celulares. Estrutura e função de receptores, vias de transdução de sinal. Discussões de artigos científicos, estudando exemplos de drogas que atuam em vias de sinalização celular.
A presente disciplina tem por objetivo abordar vários aspectos relacionados com a farmacologia da inflamação, a saber: aspectos bioquímicos e moleculares dos eventos inflamatórios, com ênfase em modulação farmacológica. Serão contempladas as principais alterações vasculares e celulares em resposta a diferentes estímulos. Como tópicos de interesse, destacam-se: (1) o estudo de mediadores da resposta inflamatória, incluindo aqueles derivados de mastócitos (histamina e serotonina), mediadores lipídicos (prostanóides e leucotrienos), mediadores peptídicos (bradicinina e neurocininas), citocinas e fatores de crescimento, fatores quimiotáticos, mediadores do sistema complemento, óxido nítrico, entre outros; (2) componentes da fase de resolução inflamatória, envolvendo mediadores endógenos relacionados ao restabelecimento da homeostase e reparo tecidual; (3) principais grupos de células envolvidos nas várias fases da inflamação e conexão com a resposta imune; (4) principais receptores e rotas de sinalização, bem como, componentes dos sistemas de transdução intracelular; (5) inflamação associada com infecção e resposta inflamatória sistêmica; (6) correlação entre inflamação e câncer; (7) aspectos regulatórios da transcrição de moléculas implicadas na resposta inflamatória; (8) estudo dos mecanismos de ação dos principais fármacos utilizados no tratamento da inflamação; (9) Doenças inflamatórias crônicas.
Processos mediados por proteólise limitada apresentam importantes repercussões fisiopatológicas. O estudo de proteases, dos processos em que elas atuam e como estes são regulados tem um carácter multidisciplinar, envolvendo conhecimentos em bioquímica, biofísica e fisiologia dos sistemas envolvidos. A disciplina abordará conceitos fundamentais sobre enzimas proteolíticas e seus inibidores, e destaque especial será dado a patologias envolvendo proteólise limitada, de acordo com os tópicos a seguir: i. Enzimas proteolíticas: aspectos gerais ii. Inibidores de proteases: classes iii. Coagulação e fibrinólise iv. Sistema complemento v. Prohormônio convertases e oligopeptidases vi. Convertases e peptídeos amiloide vii. Caspases e apoptose viii. Proteassoma e ubiquitinação xi. Proteólise no desenvolvimento embrionário.
Percurso histórico da formação docente e do surgimento de escolas; Revisão sobre o processo ensino/aprendizagem/avaliação; Cenário da sala de aula, aproveitamento do espaço e método na aquisição do conhecimento; Reforço ao pensamento teórico e crítico da educação na área da saúde.
A formação de pesquisadores e professores demanda profundo domínio do método científico e desenvolvimento de investigação científica, aliado a um comportamento eticamente correto. A disciplina servirá como importante fator para o aperfeiçoamento dos alunos na metodologia científica e será ministrada da seguinte forma: Apresentação e discussão de projetos e execução da pesquisa, Revisão de publicações chaves da literatura, Seminários do grupo da nefrologia, Desenvolvimento de métodos e técnicas, Avaliação das publicações e temas de congressos, Auditoria dos projetos de pesquisa pelos professores da cadeira e convidados externos de outras áreas de concentração (Comitê avaliador de projetos).
Disciplina que aborda os princípios da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa, com destaque para aspectos da viabilidade especialmente no período do mestrado ou doutorado. (Aspectos de viabilidade: interesse no tema proposto, disponibilidade de tempo, mínima dependência de terceiros, amostra viável, tamanho amostral, disponibilidade de recursos e financiamento). Fornece os parâmetros básicos para planejamento, redação e desenvolvimento da pesquisa.
A disciplina busca discutir diferentes perspectivas teóricas (sobretudo saúde coletiva, psicologia, ciências sociais e educação) e textos fundamentais presentes no campo de estudos da história social das epidemias, com destaque particular para o HIV/AIDS, COVID-19 e saúde mental. Busca compreender ainda a forma como a resposta às epidemias foi construída no plano internacional, nacional e local (des)articulada a esses diferentes modelos. Aborda equidade em discussões sobre sexo/gênero e sexualidade e sua relação com a resposta política e técnica no campo do HIV/AIDS, Covid-19 e saúde mental. Serão priorizadas leituras de texto, comentários a filmes curtos, e seminários com profissionais que atuam na gestão, atenção à saúde, movimento sociais e grupos de pesquisa.
A disciplina tem como objetivos gerais fornecer a você conhecimentos básicos de Imunologia e permitir a atualização no que se refere ao enorme progresso do conhecimento vivenciado no âmbito da Imunologia Clínica nos últimos anos. Você será capaz no final do curso de entender os processos imunológicos fundamentais determinantes das defesas do indivíduo normal e dos fenômenos de inflamação e auto-imunidade, bem como reconhecer as associaçðes entre doenças e bagagem genéticas, principalmente no que concerne ao sistema de histocompatibilidade humano. Você estará apto a ler um artigo de Imunologia sem mais pensar que aquilo tudo é grego!
O desenvolvimento da tecnologia do DNA recombinante, a partir da década de 70, tornou possível o entendimento das bases moleculares do genoma celular. Isto propiciou a compreensão de uma série de fenômenos ligados a replicação, transcrição e tradução das moléculas informacionais, abrindo caminho para o melhor entendimento do funcionamento celular em situações normais e em situações patológicas. Por outro lado, tais desenvolvimentos estabeleceram novos métodos laboratoriais para o diagnóstico de diversas patologias, muitas das quais completamente desconhecidas. Como exemplo, podemos citar o desenvolvimento de novas drogas para o tratamento racional de uma série de doenças. A disciplina de Medicina Molecular a ser ministrada aos alunos do Curso de Pós-Graduação em Clinica Médica e Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da PUCRS pretende dar continuidade às disciplinas básicas ministradas durante o curso de graduação em Medicina, tais como: microbiologia, imunologia, genética e bioquímica, introduzindo novos conceitos que surgiram nas últimas décadas em conseqüência do rápido desenvolvimento e aplicação de tal tecnologia na área da saúde. As novas áreas como vacinas de DNA e terapia gênica serão discutidos. O objetivo da disciplina é fornecer aos alunos os conhecimentos mínimos necessários na área de biologia molecular e biotecnologia para que os mesmos possam avaliar os artigos disponíveis na literatura científica relacionados com suas áreas de interesse, com uma visão mais crítica sobre o assunto.
Elementos sobre o método científico. Fundamentos para o planejamento de uma pesquisa epidemiológica. O funcionamento da pesquisa epidemiológica. Escolha do tema de pesquisa e hipótese. Apoio à pesquisa: elementos e habilidades que devemos ter para a prática da pesquisa. Os delineamentos de pesquisa mais comuns. Selecionando os sujeitos e realizando as medidas. Fundamentos de Bioestatística. Cálculo do tamanho de amostra. Questionários, instrumentos de coleta e o banco de dados. Implementando o estudo: vieses mais comuns. Analisando os dados, apresentando os resultados e elaborando o relatório final.
A rápida evolução da tecnologia médica e os novos pensamentos conceituais no campo da biologia aumentaram a necessidade da especialização do profissional da saúde na área da biologia celular e molecular. O campo de estudo da medicina celular e molecular é muitas vezes referido como a medicina do amanhã. O estudo dessa linha inovadora da medicina tem como objetivo fornecer uma compreensão de como os processos celulares normais alteram-se, falham ou são destruídos por insultos ambientais ou doenças, apresentando ferramentas disponíveis não somente para compor o trajeto translacional da bancada para o leito mas também atender a demanda de perguntas clínicas devolvendo entendimento e direcionamento terapêutico a partir de bases moleculares e celulares. O mapeamento do genoma humano e a ascensão das células-tronco pluripotentes induzidas (iPSC) foram quebras de paradigma na história de medicina moderna. Tecnologias avançadas, como análises de alto rendimento (sequenciamento, microarranjos e proteômica), silenciamento seletivo de genes e o uso de modelos celulares como linhagens, cultura primária e iPSC, nos permitem entender os mecanismos de genes, proteínas e vias de sinalização envolvidas na formação ou progressão de doenças, fornecendo uma base de compreensão totalmente nova dos sistemas biológicos e gerando possíveis hipóteses para o entendimento das patologias, além da possibilidade de geração de plataformas para testes de novas alternativas terapêuticas.
Estudo das principais técnicas laboratoriais, analisando seus princípios de funcionamento, suas limitações, interferentes e aplicação na pesquisa.
Introdução à Estatística Médica; destatísticas descritivas; comparação de dados numéricos em grupos independentes ou emparelhados (t, ANOVA e não-paramédicos); correlação (Pearson/Spearman) e regressão linear simples; comparação de dados categóricos (qui-quadrado, exato de Fisher, distribuição binomial para intervalos de confiança), medidas de associação e seus intervalos de confiança.
As investigações em epilepsia experimental e clínica tem permitido avançar no conhecimento das funções cerebrais. Assim, é importante o estudo dos aspectos básicos relativos a função do sistema nervoso e dos métodos de investigação funcional no contexto da neurobiologia das epilepsias.
O interesse na neurobiologia do comportamento tem aumentado exponencialmente, em paralelo com a disponibilidade de métodos para estudar o funcionamento cerebral in vivo. Cada vez mais nos interessamos pelos determinantes biológicos da forma como sentimos e agimos no mundo. A Neurociências tem buscado entender estes processos, com objetivo ultimo de avançar na prevenção e tratamento de doenças mentais. Em linhas gerais, nesta disciplina vamos estudar o que está por trás do comportamento e das emoções humanas.
Explorar os conceitos de estresse, saúde e doença, com um foco particular na literatura histórica e atual. Abordará múltiplas dimensões no estudo do estresse: genéticas, epigenéticas, moleculares, celulares, fisiológicas e cognitivas, especialmente no contexto da pesquisa imunoendócrina e neurocientífica. Estudo da resposta individual ao estresse, como fatores genéticos e ambientais desempenham um papel, como se traduz em condições fisiológicas e mentais e condições patológicas ou de sáude.
Pesquisa básica e aplicada em relação aos aspectos epigenéticos e moleculares da cognição e transtornos mentais.
Estudam-se métodos de neuroimagem funcional, novas técnicas de análise de neuroimagens e as bases neurais de processos cognitivos superiores (compreensão da linguagem, funções executivas, raciocínio espacial).
Nesta disciplina serão abordados os mecanismos imunológicos envolvidos em doenças inflamatórias do sistema nervoso central (SNC) e periférico. Serão abordados doenças imunomediadas como esclerose múltipla, neuromielite óptica, encefalites imunomediadas, síndrome de Guillain-Barré, e complicações neuroimunológicas de infecções virais. As aulas não serão limitadas a apresentar a fisiopatologia destas doenças, mas visam promover um fórum de discussões em torno da complexa interação entre os sistemas imune e nervoso. Os alunos serão estimulados a ter uma visão crítica acerca da literatura científica e refletirem sobre possíveis pesquisas básicas e clínicas nestas doenças.
A disciplina tem a finalidade de oportunizar uma visão da doença em seus aspectos históricos, epidemiológicos, saúde pública e economia do país e do mundo, etiopatogenia, diagnóstico, manejo terapêutico clínico e cirúrgico, prevenção e pesquisa nos diversos campos de sua abrangência no momento atual e suas perspectivas.
Disciplina que visa treinar e aperfeiçoar o aluno para a produção científica na área de concentração em Nefrologia. Revisar as orientações atuais sobre produção científica. Revisar os critérios de produção científica adotados por instituições nacionais e internacionais. Preparar o pós-graduando para redação de artigos científicos, teses e dissertações.
A disciplina visa desenvolver as habilidades em pesquisa e o conhecimento em diagnóstico por imagem das doenças que acometem os pacientes, com ênfase nas avaliações metodológicas dos estudos.
Desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento na área do “Diagnóstico por Imagem em Clínica Médica”.
Authors of research articles frequently forget to report details about their study, which are important for readers to know. This class creates opportunity for fellows who are in the process of writing for publication to achieve accurate and transparent reporting of all sorts of health research studies. Goals: Understand the structure of content that is appropriate and how to achieve the highest quality for manuscripts based on different reporting guidelines Promote the use of reporting guidelines and good research practices through a training class Achieve accurate reporting of research studies to support future reproducibility and usefulness Undertake research projects enhancing the value of health-related research With the guidance of the course faculty, participants may acquire the tools necessary to report their science appropriately.
Serão discutidas os determinantes biopsicossociais e particularidades do atendimento em saúde de populações em situação de vulnerabilidade. Inicialmente, definir-se-á o contexto de vulnerabilidade, permitindo a identificação das principais populações em situação de vulnerabilidade. Dentre elas, pessoas com adoecimento mental, pessoas com deficiência física, populações privadas de liberdade, pessoas vivendo com HIV, pessoas com albinismo, comunidades tradicionais, pessoas em contexto rural, minorias de sexo e de gênero, mulheres cis, idosos, populações em situação de rua e população negra. Nesse ponto, será utilizado viés de interseccionalidade para explorar a interação entre fatores sociais vulnerabilizantes. Serão realizados seminários com discussão de estudos-chave e textos clássicos aprofundando particularidades do atendimento em saúde das minorias de sexo e de gênero, mulheres cis, idosos, populações em situação de rua e população negra.
A disciplina compreende apresentações de seminários científicos por pesquisadores (com doutorado) das diversas áreas básicas e aplicadas das Ciências da Saúde, com ênfase na Medicina. Após a apresentação do tema, segue-se um período de discussão com o palestrante e com a participação dos alunos. Os objetivos da siciplina são ▪ Proporcionar aos alunos o contato com as diversas linhas de pesquisa que abrangem a Medicina e ciências afins, promovendo desta forma, a integração dos conhecimentos; ▪ Proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer diversas áreas da pesquisa científica de relevância dentro na Medicina e ciências afins através da apresentação de seminários por pesquisadores (com doutorado) provenientes de renomadas Instituições de ensino/pesquisa locais, nacionais e internacionais; ▪ Desenvolver as habilidades de visão crítica e participação em discussões científicas. Os seminários serão compartilhados com o ciclo de palestras Reuniões Científicas do INSCER, de frequência semanal, que ocorrem nas 4as.feiras, das 12:00 às 13:00. Em função da pandemia, os seminários seguem um modelo híbrido, podendo o palestrante optar por fazer presencial ou remoto, Os alunos podem assistir pelo ZOOM ou estarem presentes no anfiteatro do INSCER, com plateia para até 200 pessoas. As palestras são gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube do InsCer.
Os temas abordados na disciplina incluem os principais mecanismos bioquímicos e moleculares envolvidos na ação dos fármacos. Como tópico de interesse, destacam-se: (1) o estudo de mediadores e aspectos bioquímicos e moleculares de receptores farmacológicos: receptores acoplados a proteínas G; receptores acoplados a tirosina quinases; receptores nucleares; canais iônicos; enzimas; transportadores, entre outros; (2) métodos de biologia molecular: clonagem de receptores, transgenia, knockout, knockdown, transfecção heteróloga, mutações sítio dirigidas; (3) principais rotas de sinalização e componentes dos sistemas de transdução intracelular; (4) estudo dos mecanismos de ação das principais fármacos utilizados na farmacoterapia atual.
A realização da Dissertação ou Tese respectivamente nos cursos de Mestrado e Doutorado constitui-se em uma parte de fundamental importância nos cursos de pós-graduação. A apresentação dos respectivos trabalhos durante sua fase de elaboração serve para aperfeiçoamento da pesquisa bem como, permite divulgar entre o corpo discente e docente do curso as pesquisas em andamento na Instituição.
A disciplina fornece uma visão abrangente e multidisciplinar sobre conceitos atuais em cirurgia oncológica.
Estudo e apresentação de trabalhos científicos relevantes sobre o tema e publicados em revistas de alto impacto (nos 12 meses anteriores a apresentação) ao longo de 15 encontros. As atividades envolverão preparo de um artigo para apresentação, discussão e avaliação crítica. Conforme a área dos artigos selecionados poderão ser convidados outros professores do PPG para participarem da discussão do artigo.
A disciplina visa familiarizar o aluno com conceitos básicos em informática aplicada à medicina, em especial imagens médicas, assim como trazer uma atualização sobre equipamentos de uso comum como: videocâmeras, câmeras fotográficas digitais e outros dispositivos acoplados a diferentes equipamentos, como microscópios e endoscópios.
A disciplina visa ampliar os conhecimentos na área das proteínas quinases e as vias de sinalização relacionadas. Para tanto, serão abordados os seguintes tópicos: (1) O estudo das cascatas de sinalização das quinases e suas funções; receptores acoplados a tirosina quinases; (2) As quinases como alvos farmacológicos (3) Principais mecanismos enzimáticos das quinases; (4) Estratégias para o desenho de novas moléculas e tipos de inibidores.
A disciplina promoverá especificamente: (1) uma apreciação do papel dos estudos experimentais e científicos básicos do cérebro na compreensão de transtornos psiquiátricos; (2) conhecimento dos tratamentos com drogas disponíveis para transtorno psiquiátrico; (3) uma compreensão da neurobiologia e transtorno do humor, esquizofrenia, transtornos de ansiedade, transtornos relacionados ao estresse e vícios; (4) o conhecimento das pesquisas atuais sobre drogas de abuso, com ênfase nos canabinóides, e o debate sobre o uso dessas drogas para fins medicinais.
A presente disciplina visa apresentar ao aluno conceitos amplamente utilizados na área da neurobiologia do comportamento com especial ênfase nas técnicas de avaliação comportamental e de analise bioquímico-farmacológico dos processos subjacentes à formação e expressão de memórias.
O estudo dos venenos animais (répteis, antrópodes, moluscos) e toxinas naturais (microbianas e de plantas) tem natureza multidisciplinar, abordando desde aspectos estruturais das moléculas tóxicas, passando por seus mecanismos de ação e como esses se manifestam nos pacientes, até o tratamento dos casos clínicos. Outra vertente do estudo dessas moléculas é o desenho de novas drogas terapêuticas com base em toxinas, a partir do conhecimento de suas interações com alvos celulares. Nesse contexto,a disciplina propõe abordar os principais grupos de proteínas e peptídeos tóxicos encontrados em venenos animais, bem como toxinas produzidas por plantas e bactérias. Serão abordados aspectos moleculares e mecanismos de ação dos principais grupos de toxinas proteicas e peptídicas, bem como discussão de casos clínicos representando cada tipo de veneno/toxina. Os grupos de toxinas a serem abordados são: 1. fosfolipases de venenos de serpentes e artrópodes: hemotoxinas, neurotoxinas e miotoxinas; 2. toxinas que interferem com proteínas G: ADP-ribosilases (toxinas da cólera e toxina pertussis) shiga toxins; 3. toxinas clostridiais e antrax zinco – metaloproteinases (toxinas tetânicas e botulínicas); 4. toxinas que interferem na síntese proteica: RNA N-glicosidases (ricina e abrina) ADP-ribolisases (toxina diftérica, pseudômonas exotoxina A); 5. toxinas que afetam canais iônicos, serpentes (A-bungatoxina, three-fingers, fosfolitases) artrópodes (tityustoxina, A-latrotoxina, charabtoxina, etc.) moluscos (conotoxinas).
A Medicina Translacional é um ramo inovador da pesquisa médica que passou rapidamente da pesquisa laboratorial para aplicações clínicas. O conhecimento de diferentes áreas da medicina e das ciências biológicas, desde a estrutura e comportamento das moléculas, passando pela fisiologia celular, é a vanguarda da medicina translacional voltada para o aprimoramento de estratégias de prevenção, detecção e tratamento de doenças. A disciplina “Medicina Translacional: da Pesquisa Básica à Clínica” proporcionará uma imersão no âmbito da pesquisa experimental enfatizando sua íntima ligação com a prática médica.
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
CAROLINA LUFT | Currículo Lattes | |
IVAN CARLOS FERREIRA ANTONELLO | [email protected] | Currículo Lattes |
JOSE ROBERTO GOLDIM | [email protected] | Currículo Lattes |
LUCAS SPANEMBERG | [email protected] | Currículo Lattes |
LUIZ CARLOS BODANESE | [email protected] | Currículo Lattes |
MARIO BERNARDES WAGNER | [email protected] | Currículo Lattes |
Prof. Dr. Alexandre Vontobel Padoin | [email protected]
Prof. Dr. Alexandre Vontobel Padoin (Coordenador do PPGMCS e Clínica Cirúrgica) | [email protected]
Prof. Dr. Douglas Kazutoshi Sato (Neurociências) | [email protected]
Profa. Dra. Gabriela Heiden Telo Fay (Clínica Médica) | [email protected]
Prof. Dr. Maurício Reis Bogo (Farmacologia Bioquímica e Molecular) | [email protected]
Mariane Amado de Paula (Representante Discente) – [email protected]
Analista Administrativo Éverton da Silva Rodrigues | [email protected]
Assistente Administrativo Maria Isadora Vieira dos Santos | [email protected]
Área de Concentração em Neurologia:
Instituto de Biologia celular e Neurofisiologia da Universidade de Buenos Aires
Departamento de Neuroquímica da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Instituto Ludwig de São Paulo
Área de Concentração em Nefrologia:
Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
Instituto do Coração da Universidade de São Paulo – INCOR/USP
Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS
University of Mississipi
King’s College of London
Mayo Clinic
Área de Concentração em Clínica Médica:
Mount Sinai Hospital – University of Toronto-Toronto (Canadá)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Universidade de Brasília – UnB
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Área de Concentração em Clínica Cirúrgica:
Centro de Pesquisa de Strasbourg/França
RESOLUÇÃO nº 003.2022
Regulamento do PPG em Medicina e Ciências da Saúde
Manual do Aluno do PPG em Medicina e Ciências da Saúde (março/2024)
Cancelamento de disciplina
A solicitação de cancelamento de disciplina deve respeitar as datas definidas de acordo ao calendário acadêmico estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ).
O provável Coorientador deve ter titulação de doutor, deve contar, obrigatoriamente, com regime de trabalho de tempo integral, dedicação exclusiva ou 40 horas em uma instituição de Ensino Superior, ou ser bolsistas de Pós-doutorado da PUCRS. A solicitação deverá ser feita por parte do orientador principal, com o aceite formal do provável coorientador. Será analisada pela Comissão Coordenadora do PPGMCS e, se aprovada, será encaminhada à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, iniciando formalmente somente após a aprovação da PROPESQ. O discente deve ser coorientado por no mínimo um semestre.
Para solicitação, enviar à secretaria:
Documentos que devem ser entregues quando docente PUCRS
Requerimento de solicitação devidamente preenchido e assinado;
Documentos que devem ser entregues quando docente externo
Requerimento de solicitação devidamente preenchido e assinado;
Documentos que devem ser entregues quando for Bolsistas de Pós-Doutorado da PUCRS:
Requerimento de solicitação devidamente preenchido e assinado;
A coorientação de docentes externos ao PPGMCS, está condicionada à permanência do aluno no curso. A coorientação de bolsistas de Pós-Doutorado, poderá estar condicionada à permanência como Pós-Doutorando.
Orientações para Conclusão de Mestrado
Carta para indicação da Comissão Examinadora de Mestrado
Orientações para Conclusão de Doutorado
Carta para indicação da Comissão Examinadora de Doutorado
Orientações para o Exame de Qualificação
Carta para indicação da Comissão Examinadora Qualificação
Roteiro para apresentações públicas de Dissertações e Teses
Relatório de Desempenho Semestral de Alunos Bolsistas
Regulamento CAPES do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX)
Bolsas CNPq por quota País – Mestrado (GM) e Doutorado (GD)
Declaração IR CAPES
Declaração IR CNPq
Orientações para entrega do projeto disponíveis no Manual do Aluno
Links úteis:
Nome | Lattes |
ADRIANO CALCAGNOTTO GARCIA | Link |
ALLAN MARINHO ALCARA | Link |
AMANDA CORRÊA DOS SANTOS | Link |
AMANDA LIMA RIBEIRO | Link |
ANA JÚLIA DE AZEVEDO FERRONY BEAL | Link |
ANDRESSA BALOTIN | Link |
ANGELICA DE OLIVEIRA CARDOSO | Link |
ANNA PAULA VILLAS-BOAS | Link |
ANTONIO BENINCA ALBUQUERQUE | Link |
BARBARA DUTRA PETERSEN | Link |
BEATRIZ BOHNS PRUSKI | Link |
BIANCA DE NEGRI SOUZA | Link |
BIANCA GOMES CORRÊA | Link |
BRUNA ALVIM STOCCHERO | Link |
BRUNA TERTULIANO DA SILVA | Link |
BRUNO MOMBACH PIFFERO | Link |
CAMILA BORGES MOSMANN MELERE | Link |
CAMILA HENZ SCARPATTO | Link |
CAMILA MARTINS BROCK | Link |
CAMILO ALEXANDRE JABLONSKI | Link |
CAROLINA PRADO LIMA FIGUEIREDO | Link |
CAROLINE FREIESLEBEN CRUZ | Link |
DAISSY LILIANA MORA CUERVO | Link |
DEBORA SARTORI GIARETTA | Link |
DEIZE FERREIRA FRANCA | Link |
EDUARDO ANDRE GOMES KRIEGER | Link |
ELFRIDE FOESCH | Link |
ENIO ZIEMIECKI JUNIOR | Link |
FABIANO RAMOS | Link |
FABIO JEAN VARELLA DE OLIVEIRA | Link |
FELIPE AUGUSTO KUNZLER | Link |
FERNANDA CARAVER | Link |
FERNANDA GUADAGNIN | Link |
FLÁVIA DORNELAS KURKOWSKI | Link |
FLAVIANA FREITAS PEDRON | Link |
GABRIELA WEIRICH NECULQUEO | Link |
GESSICA PERES | Link |
GUILHERME ARRACHE GONCALVES | Link |
INGRIDI TEIXEIRA MONTEIRO | Link |
ISABEL CRISTINA HENTGES | Link |
ISABELA ALBUQUERQUE SEVERO DE MIRANDA | Link |
ISADORA NUNES REBELO | Link |
JEFFERSON BORGES DE OLIVEIRA | Link |
JOÃO MATHEUS BARCELOS DA SILVA | Link |
JOAO PAULO LEAL SCHAMBECK | Link |
JOAO VICENTE MACHADO GROSSI | Link |
JULIA BRANDT DE SOUZA | Link |
JULIA ZUBARAN DE OLIVEIRA | Link |
KAMILA VALDUGA | Link |
KELLY RIBEIRO NEVES | Link |
KYUANA AZEREDO DE LIMA | Link |
LAISA HELENA SILVA SILVEIRA | Link |
LARISSA NUNES CLAUDINO | Link |
LIANA FERREIRA CORREA | Link |
LORENZO CATUCCI BOZA | Link |
LUANN BUBOLS SILVEIRA | Link |
LUCAS FRIEDRICH FONTOURA | Link |
LUCIANA LETICIA STEIN | Link |
LUIZA MACHADO KOBE | Link |
MANASSES SOARES SOUZA | Link |
MARCELL MACHADO CIPOLAT | Link |
MARCELO MENEGOTTO DONADEL | Link |
MÁRCIA ALVARENGA DA TRINDADE | Link |
MARIA EDUARDA TREVISAN REZER | Link |
MARIA LUISA BARRUFI ADIB | Link |
MARIANE AMADO DE PAULA | Link |
MARINA ESTRAZULAS | Link |
MAURO GHEDINI COSTA | Link |
MAURO THOME LOPES | Link |
MICHELLE VIRGINIA EIDT | Link |
MILENA MAIOLI GELAIN | Link |
NATANE TENEDINI LOPES | Link |
NORMANDO GUEDES PEREIRA NETO | Link |
RAFAEL CANANI SOMMER | Link |
RAFAEL COSTA E CAMPOS | Link |
RAIRA MARODIN DE FREITAS | Link |
RAQUEL JAQUELINE EDER RIBEIRO | Link |
RICARDO FOSCARINI SILVA | Link |
RITA CAROLINA POZZER KRUMENAUER PADOIN | Link |
RODRIGO FURIAN EL AMMAR | Link |
ROSANA VIEIRA DE SOUZA | Link |
SAMIR ANDRES RAMIREZ OJEDA | Link |
SARAH SANDRI ZALEWSKI VARGAS | Link |
TAISE ROSA DE CARVALHO | Link |
TARINE CHRIST TRENNEPOHL | Link |
TIAGO ALVES DA SILVA | Link |
VERONICA DAMACENA KUNRATH | Link |
VICENTE DALL IGNA COTANDA | Link |
VINICIUS CARRERA SOUZA | Link |
VINICIUS ROSA DE CASTRO | Link |
WELLINTON FURLAN PASCHOAL | Link |
Mesmo os alunos que já concluíram todos os créditos necessários, devem acessar o sistema e confirmar sua matrícula em orientação a cada semestre. Esse procedimento é obrigatório e essencial para que o aluno mantenha seu vínculo ativo com o PPG.
Disciplinas obrigatórias para alunos ingressos até 2023/2
Disciplinas obrigatórias para alunos ingressos a partir de 2024/1
O PUCRS PrInt promove a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
Os projetos contemplados no Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde são:
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
R$ 3.860,96
|
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.
Quem estuda na PUCRS tem mais benefícios
Saiba mais sobre as oportunidades internacionais oferecidas pela Universidade.
Conecte sua pesquisa acadêmica ao ecossistema de inovação da PUCRS e explore oportunidades de negócios a partir da pesquisa.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Confira como exercitar o aprendizado para além da sala de aula
segunda-feira, 09 de dezembro | 2024