O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEducem) tem na educação científica sua área de concentração, subdividida em três linhas de pesquisa:
(a) Aprendizagem, ensino e formação de professores de Ciências e Matemática;
(b) Tecnologias na educação em Ciências e Matemática;
(c) Cultura, epistemologia e educação científica.
Melhor Pós-Graduação do Brasil – Educação em Ciências e Matemática, nota 5.
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O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM) teve sua origem em um grupo de docentes e pesquisadores dos cursos de Biociências, Física, Pedagogia, Matemática e Química. Esse grupo contava com experiências em vários projetos de pesquisa e de desenvolvimento, financiados por importantes agências de fomento, tais como Banco Mundial, Fundação Kellog, CNPq, Capes, Finep e Fapergs, entre outros.
A partir da criação do Comitê de Ensino de Ciências e Matemática, na Capes (área 46), esses docentes viram a possibilidade de criar um mestrado interdisciplinar, fato que ocorreu sob a coordenação do professor doutor Roque Moraes. Assim, o PPGEDUCEM foi criado em 2001 e iniciou suas atividades em março de 2002, a partir de parecer favorável da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, de 27 de abril de 2001, e do parecer favorável da Capes, em 17 de dezembro de 2001. Inicialmente foi oferecido o curso de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática. Após um ano, por sugestão da própria Capes, foi transformado em acadêmico, sua atual configuração.
Em 2012, foi recomendado pela Capes o curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (conceito 5), com início das atividades em agosto do mesmo ano.
O objetivo do PPGEDUCEM é formar pesquisadores na área de Ensino (área 46 da Capes), em particular, em Educação em Ciências e Matemática, com destaque para a interdisciplinaridade, a pesquisa como princípio pedagógico, práticas docentes inovadoras na educação básica e no ensino superior.
O PPGEDUCEM propõe-se a formar docentes pesquisadores, em nível de Mestrado e Doutorado, capazes de produzirem:
O curso de Mestrado tem a duração máxima de 30 meses, sendo necessário para a sua conclusão a defesa de dissertação; o curso de Doutorado tem a duração máxima de 54 meses, sendo necessária a defesa de tese que represente uma contribuição original para a área de Ensino, de modo especial, no âmbito de Ciências e da Matemática.
Doutorado: 36 créditos
Doutorado: 48 meses
O processo de seleção para os cursos de Mestrado e Doutorado ocorre anualmente mediante edital.
Para os cursos de Mestrado e Doutorado são valorizadas: a capacidade de escrita, por meio do pré-projeto de pesquisa ou do projeto de tese; a produção intelectual, por meio do currículo; a história, o autoconhecimento e a capacidade argumentativa dos candidatos, por meio de entrevista. Na seleção de Mestrado, a entrevista envolve questões sobre a trajetória acadêmica e profissional de cada candidato e a defesa do Pré-Projeto de Pesquisa e no Doutorado, a entrevista consiste na defesa do Projeto de Tese. Para o Mestrado as entrevistas são coletivas, em grupos de candidatos. Para o Doutorado as entrevistas são individuais.
Edital de Seleção 2024/2 – Pós-Doutorado
Processo Seletivo – Candidatos Homologados 2024/2 – Pós-Doutorado
Processo Seletivo – Candidato Selecionado 2024/2 – Pós-Doutorado
Essa linha envolve estudos sobre o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, que está epistemologicamente vinculada à linguagem, a inter e transdisciplinaridade, a ciência e natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associadas à formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e no Ensino Superior
Abrange pesquisas envolvendo aspectos históricos, epistemológicos e socioculturais relacionados ao desenvolvimento científico, matemático e tecnológico, e à alfabetização científica e popularização das ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Essa linha abrange pesquisas relacionadas às tecnologias de informação e comunicação, como suporte ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática no ensino presencial e a distância.
Nome | Coordenador |
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Currículo, cultura e contemporaneidade | JOSE LUIS SCHIFINO FERRARO |
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO EM CIENCIAS | LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA |
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Etnomatemática – GEPEPUCRS – | ISABEL CRISTINA M DE LARA |
Grupo de Pesquisa e Estudos em Conhecimentos Docentes e Desenvolvimento Profissional de Professores(as) de Ciências e Matemática | LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA |
Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Discalculia – GEPED/PUCRS | ISABEL CRISTINA M DE LARA |
Nome | Coordenador |
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Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física (LAPEF) | LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA |
Estudo da pesquisa na Educação em Ciências e Matemática, contemplando fundamentos, princípios, métodos e experiências inovadoras.
Abordagem transdisciplinar de temas transversais da ciência e da vida cotidiana relacionados à Educação em Ciências e Matemática, investigando a implicação de questões associadas à prática docente.
A complexidade e a pós-modernidade. O conhecimento complexo. Correntes pedagógicas e a complexidade. O pensamento simplificador, a fragmentação disciplinar e suas consequências. A ausência de uma ontologia do tempo no pós-estruturalismo. Proposições objetivas de uma atitude transdisciplinar na pesquisa e na docência em ciências.
Discussão de temas referentes ao currículo, às diferentes culturas na contemporaneidade, e sua relação com a educação em Ciências e Matemática com base em elementos da crítica pós-estruturalista e dos Estudos Culturais.
Educação Online: caracterização, modelos, possibilidades, desafios e tendências. Docência e discência online e suas implicações. Infraestrutura e recursos para produção de cursos online, mediação e acompanhamento de aprendizagem. Referenciais de qualidade para cursos online.
Esta disciplina tem como principal objetivo a apresentação dos principais conceitos associados ao empreendedorismo digital e à transformação de conhecimento científico em desenvolvimento para a sociedade. Serão abordados os seguintes pontos: Empreendedorismo, startups, modelo de negócio, lean startup, mínimo produto viável, ecossistemas de inovação como locus do processo empreendedor, legislação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além de casos reais de transformação de conhecimento científico em inovação e desenvolvimento por meio do empreendedorismo.
Visão crítica das concepções de mundo, ciência e ser humano. Concepções sobre a natureza do conhecimento científico. Abordagem epistemológica das principais correntes da teoria do conhecimento. Associação das teorias educacionais com as diferentes correntes epistemológicas.
Fundamentação e debate envolvendo concepções sobre a natureza do conhecimento científico. Empirismo, idealismo, racionalismo e interacionismo/ construtivismo(s) na Educação em Ciências e Matemática. Caracterização das idéias de filósofos das ciências do século XX considerados como clássicos: Popper, Kuhn, Bachelard, Feyerabend. Abordagens internalista e externalista sobre o desenvolvimento científico e tecnológico. Fundamentos epistemológicos de pesquisas em Educação em Ciências e Matemática. Associação das teorias e práticas educacionais com as diferentes correntes epistemológicas.
Estudo de perspectivas atuais em Educação Matemática: Modelagem Matemática; Etnomatemática; Tecnologias de Informação e Comunicação; História da Matemática; Resolução de Problemas.
Histórico da Educação em Ciências e correntes teóricas. Análise crítica dos processos de reconhecimento e avaliação de cursos de pós-graduação pela CAPES. Levantamento dos eventos da área e a evolução de suas linhas temáticas. Levantamento dos periódicos da área e dos temas mais frequentemente publicados na atualidade. Identificação das metodologias de pesquisa utilizadas na área. Instituições financiadoras da pesquisa e seus mecanismos.
Este curso visa a fornecer aos/às estudantes elementos da perspectiva teórica e metodológica da etnometodologia e da análise da conversa. A partir da história das abordagens naturalistas em ciências sociais, serão apresentados os principais autores, obras e tópicos de estudo em EM e AC. Será dada especial ênfase aos estudos etnometodológicos de contextos escolares e de situações de ensino e aprendizagem em ciências e matemática. Ao final do curso haverá uma sessão para discussão de casos empíricos e projetos de pesquisa dos/as estudantes.
Modelo didáctico investigativo en la enseñanza de las ciencias. Características de la investigación científica que ayudan en el aprendizaje de ciencias. Distintas maneras de organizar didácticamente la enseñanza por investigación. Planteamiento de actividades investigativas en clase. Evaluación del aprendizaje en la enseñanza por investigación.
Filosofias da Matemática. Matemática e questões sócio-cultural e ambiental. Análise das confluências, historicamente construídas, entre as principais vertentes da Educação Matemática: Resolução de problemas; Etnomatemática; Tecnologias; Modelagem.
Modelos e modelagem. Matemática: conceitos de modelos e métodos de pesquisa. Modelagem na Educação: conceito e método de ensino. Como e quando fazer Modelagem nas Ciências. Como fazer ensino com pesquisa na Educação Básica – Modelação.
Fundamentação, construção, discussão e avaliação cooperativa de propostas interdisciplinares, envolvendo a educação em Ciências e Matemática e possibilitando elaboração de roteiros de visitas orientadas a um museu interativo.
Normas de apresentação de dados. Bancos de dados e sua elaboração. Resumo, organização e apresentação de dados. Relacionamento entre variáveis. Técnicas de redução e classificação de grandes conjuntos de dados. A elaboração do relatório de dados.
Estudo dos princípios de projeto de aprendizagem, para possível produção de materiais e seleção de objetos disponíveis na rede. Pesquisa e aplicação de objetos de aprendizagem em diferentes contextos na Educação em Ciências e Matemática.
Discussão do papel do professor frente ao uso de novas possibilidades de ensino e pesquisa em Educação em Ciências e Matemática com o auxílio de recursos tecnológicos disponíveis e tratamento dos dados de pesquisa com auxílio de tecnologias.
Caracterização de pesquisa em nível de doutorado, destacando elementos estruturantes de um projeto acadêmico de pesquisa. Análise das possibilidades e limites no uso de diferentes perspectivas epistemológicas e metodológicas. Reflexão sobre temas e problemas relevantes à pesquisa em educação em Ciências e Matemática.
Estudo e discussão de textos escolhidos sobre a linha de pesquisa Cultura, epistemologia e educação cientifica.
Estudo e discussão de textos escolhidos sobre a linha de pesquisa Tecnologias na Educação em Ciências e Matemática.
Discussão e análise da produção na área Educação em Ciências e Matemática em relação à aprendizagem, ao ensino e à formação de professores e tendências atuais, com ênfase na educação pela pesquisa. Essa produção incluirá: artigos em periódicos nacionais e internacionais e dissertações e teses.
Educação, cultura e sociedade. Cultura, multiculturalismo e currículo. Correntes epistemológicas contemporâneas (Maturana, Fleck, Toulmin, entre outros). Sociologia da Ciência. Paradigma da complexidade (Edgar Morin). Análise de propostas para inclusão de História e Filosofia da Ciência no ensino de ciências. Epistemologia, aprendizagem e formação de professores.
Discussão e análise da produção na área de educação e Ciências e Matemática com recursos de TIC e tendências atuais. Essa produção incluirá; artigos em periódicos nacionais e internacionais, dissertações e teses e a produção de objetos de aprendizagem, análise de novos espaços virtuais de aprendizagem.
Análise e discussão de pesquisas, em publicações nacionais e estrangeiras, relacionadas à investigação na escola (educação pela pesquisa ou inquiry-based learning) com vistas à compreensão desse processo educativo, nas perspectivas teórica e prática.
Análise de pesquisas voltadas à compreensão do desenvolvimento histórico da educação científica e tecnológica no Brasil, no contexto das diferentes correntes pedagógicas e epistemológicas predominantes ao longo do tempo no país e no exterior.
Discussão e análise dos desafios que a Educação em Ciências em Matemática deverá enfrentar para se adaptar ao mundo da tecnologia da informação e da comunicação com o objetivo de orientar pesquisas em direções inexploradas.
Estudo teórico-prático da realidade da escola e da sala de aula de Ciências e Matemática com ênfase na pesquisa, empregando depoimentos e entrevistas, com vistas à problematização dessa realidade. Proposição de situação de pesquisa e organização preliminar do referencial teórico.
Estudo e discussão de textos escolhidos sobre a linha de pesquisa Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores.
Integrar professores, pesquisadores, estudantes de mestrado e doutorado com as recentes produções das áreas de concentração e linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação da Escola Politécnica, tanto as pertencentes ou relacionadas ao tema de pesquisa do estudante quanto as não relacionadas. Utilizar as apresentações dos seminários como instrumento formal para a compreensão do processo científico, seus aspectos construtivos, formais e conclusivos, visando qualificar a pesquisa realizada.
Estudo das inovações associadas às tecnologias digitais e afins, no âmbito da Educação em Ciências e Matemática, considerando fundamentação teórica e questões relacionadas à produção de recursos didático-pedagógicos de apoio à aprendizagem dos estudantes.
Estudo de paradigmas, abordagens, métodos e técnicas de pesquisa. Discussão da construção do objeto ao longo de uma pesquisa de abordagem qualitativa.
Estudo e análise crítica das principais teorias de aprendizagem, com implicações para a área de Ciências e Matemática.
Nome | Currículo Lattes | |
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ADRIANA JUSTIN CERVEIRA KAMPFF | [email protected] | Currículo Lattes |
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA | [email protected] | Currículo Lattes |
JOSE LUIS SCHIFINO FERRARO | [email protected] | Currículo Lattes |
LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
Prof. Dr. Luciano Denardin de Oliveira
Prof. Dr. Luciano Denardin de Oliveira (Coordenador)
Prof. Dr. José Luis Schifino Ferraro
Profa. Dra. Isabel Cristina Machado de Lara
Ana Lúcia Purper Thiele (Representante Discente)
Luciana Schwert Apolo
Nome | Lattes |
ALISSON PASSOS SCHLEICH | Link |
ANA LUCIA PURPER THIELE | Link |
EDUARDA DA SILVA LOPES | Link |
ELISABETE RAMBO BRAGA | Link |
EMANUELLA SILVEIRA VASCONCELOS | Link |
FRANCISCA BRUM TOLIO | Link |
GABRIELA DOS SANTOS PICOLI | Link |
GABRIELA DUTRA RODRIGUES CONRADO | Link |
LEODENIL ALVES DUARTE | Link |
LUCIANO RACTS CLAUDIO DA SILVA | Link |
LUIS TIAGO OSTERBERG | Link |
LUIZ ALBERTO LORENZI FILHO | Link |
NATHALIA FOGACA ALBUQUERQUE | Link |
PAOLA CAZZANELLI | Link |
PAULA EUGENIA SANTOS | Link |
QUELE DAIANE FERREIRA RODRIGUES | Link |
VALDIRENE TEIXEIRA FLOR VIANA | Link |
VINICIUS SPANHOL BORDIGNON | Link |
Formulário para Aproveitamento de Créditos por Atividades de Formação Acadêmica – Clique aqui
Regime Didático do PPGEDUCEM – Clique Aqui
Regulamento PPGEDUCEM até 2021/2 – Clique Aqui
Regulamento PPGEDUCEM a partir de 2022/1 – Clique Aqui
Instrução Normativa para Aproveitamento de Créditos – Clique Aqui
Instrução Normativa para Acúmulo de Bolsas – Clique Aqui
Ato Normativo – Orçamento – Clique Aqui
FormuláriO de Solicitação de uso de recurso disponível em cota discente – Clique aqui
Os egressos do PPGEDUCEM são docentes pesquisadores capazes de:
A Comissão de bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM) torna público o edital interno PDSE -PPGEDUCEM 01/2022 referente à seleção interna de doutorandos para realização de estudos no exterior no âmbito o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior -PDSE em conformidade com o edital n° 10/2022 da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior, doravante denominada “CAPES”.
Público | Valor |
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Público Geral |
R$ 1.930,46
|
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.
Quem estuda na PUCRS tem mais benefícios
Saiba mais sobre as oportunidades internacionais oferecidas pela Universidade.
Conecte sua pesquisa acadêmica ao ecossistema de inovação da PUCRS e explore oportunidades de negócios a partir da pesquisa.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
A PUCRS disponibiliza ao estudante da Escola Politécnica diferentes espaços que contribuem com o desenvolvimento de atividades práticas, além de complementar a teoria desenvolvida em sala de aula.
O profissional da área pode atuar em consultorias, gestão de bares e restaurantes, desenvolvimento de produtos, empreender seu próprio negócio e como Personal C
sexta-feira, 20 de dezembro | 2024