Para ter mais chances de concorrer a uma vaga de emprego ou estágio e chamar a atenção de recrutadores, um currículo bem estruturado é fundamental. Mas como torná-lo realmente atrativo para conseguir a tão sonhada vaga? A psicóloga Ananda Rodrigues, que também é consultora do PUCRS Carreiras, dá algumas dicas para encarar esse desafio. Confira:
1) Coloque seus dados
No topo, você vai colocar seu nome, telefone, e-mail, cidade e estado – não é necessário colocar foto. Coloque também o link do seu perfil no LinkedIn, se você tiver.
Em seguida, coloque o objetivo conforme a vaga que você está candidatando. Mostre uma lista de habilidades como trabalho em equipe, comunicação eficaz e solução de problemas. Destaque as habilidades que você desenvolveu em projetos acadêmicos, atividades extracurriculares ou voluntariado. Isso mostra aos recrutadores o seu potencial.
Coloque suas experiências profissionais até o momento, citando o cargo, o nome da empresa, qual sua função e o período que você trabalhou.
Na parte referente à educação, coloque os cursos que você já fez ou que está cursando. Sempre coloque o mês e o ano de início e de fim. No caso dos cursos de idiomas, sempre coloque seu nível de proficiência.
Inclua projetos ou trabalhos acadêmicos que demonstrem suas habilidades práticas e conhecimento na área. Compartilhe seus interesses e atividades fora da sala de aula. Isso dá aos recrutadores uma visão mais completa de quem você é.
Quer saber mais? Acesse o site do PUCRS Carreiras e confira os serviços de mentoria e consultoria de carreira.