Docente é doutor em Comunicação e ministrará disciplinas na graduação e na pós-graduação
segunda-feira, 09 de setembro | 2024Docente é doutor em Comunicação e ministrará disciplinas na graduação e na pós-graduação
Max contribuirá para fortalecer a atuação da Famecos na perspectiva da Indústria Criativa
Um dos principais nomes da pesquisa e dos projetos em Indústria Criativa no Rio Grande do Sul, o professor Cristiano Max passou a integrar o corpo docente da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS neste segundo semestre de 2024. Com um currículo diferenciado e pioneiro em projetos que envolvem games, produção audiovisual e cultura em geral, o professor chega para reforçar o posicionamento da Escola com inovação e impacto social, mantendo o foco na excelência da formação de seus alunos.
O novo docente atuará em disciplinas da graduação e como professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), no qual orientará pesquisas de mestrado e doutorado. Entre os objetivos da Famecos está tornar-se um polo de referência na produção de conhecimento para a indústria criativa. A experiência de Max na coordenação de programas e na criação de cursos inovadores será uma grande contribuição para o desenvolvimento de estratégias que aprimorem a qualidade do ensino e expandam a atuação da escola no setor criativo.
A decana da Escola, professora Rosângela Florczak, destaca que o impacto da Famecos na formação de profissionais da indústria criativa também está relacionado à valorização da área e de seus profissionais pela sociedade.
“Formamos os profissionais de diferentes áreas da Indústria Criativa. Nossos futuros jornalistas, publicitários, produtores audiovisuais, designers e comunicadores empresariais são parte dessa grande área que forma o segmento econômico que tem como base produtiva a capacidade de criar. Ter os melhores professores para formar nossos estudantes é fundamental para que eles contribuam, ampliem e melhorem o que se faz em suas futuras áreas de atuação. Essa é uma tarefa que requer o esforço coletivo”, explica.
Já o professor Max acredita que os cursos tecnólogos e de bacharelado, assim como o mestrado e doutorado da Famecos, com sua tradição e articulações internacionais, têm o potencial de causar um impacto significativo ao aprofundar a conexão com a indústria criativa, tanto na prática quanto na pesquisa. Para ele fortalecer a interdisciplinaridade é crucial para compreender e resolver problemas complexos que afetam a sociedade.
“Na minha visão como pesquisador em indústria criativa, a comunicação precisa abraçar a ideia e o conceito de indústria, economia, cidades criativas, territórios criativos, pois ela sempre foi, de certa forma, uma dimensão transversal a essa revolução da indústria e da economia criativa. Um programa como o PPGCOM da PUCRS, que tem tradição e grandes articulações internacionais, ele consegue trazer e causar um impacto muito maior, olhando e trazendo seu olhar para a indústria criativa”, reforça o docente.
Leia mais: Empreender ou começar uma graduação? Na PUCRS você pode fazer os dois
Saiba mais sobre o currículo do professor Cristiano Max
Max é graduado em Publicidade e Propaganda, e possui Mestrado e Doutorado em Comunicação Social, com a tese intitulada “Apontamentos para uma Aproximação entre Jogos Digitais e Comunicação.” Entre 2007 e 2014, foi coordenador dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda na Universidade Feevale, onde também fundou o curso de Graduação em Jogos Digitais e o programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Indústria Criativa, que coordenou até 2024.
Além de sua atuação acadêmica, Max foi sócio e fundador da Agência de Publicidade Engenho de Ideias e da desenvolvedora Ludema Game Studio. Coordena o Cluster GameRS e fundou a Rede Ibero-Americana Interdisciplinar de Pesquisa em Economia Criativa. É também membro do Comitê de Economia Criativa de Porto Alegre, da Associação de Jogos Digitais do RS e do Comitê Gestor do RS Fantástico (Ecossistema de Audiovisual). Ele representa a PUCRS em grupos de trabalho da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Inovação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Com sua chegada, Max contribuirá, além de fortalecer a atuação da Famecos na perspectiva da Indústria Criativa, para a pesquisa acadêmica e o vínculo entre profissionais e estudantes. Ele também fará parte do HUB da Indústria Criativa, coordenado pela professora Denise Pagnussatt, que desenvolve projetos voltados à educação, ao empreendedorismo e à valorização da indústria criativa por meio de parcerias público-privadas.
Veja também: Mestrado e doutorado: inscrições abertas para o primeiro semestre de 2025