Ensino

Processo complementar: ingresse no mestrado e doutorado na PUCRS

sexta-feira, 05 de janeiro | 2024

PUCRS conta com a melhor pós-graduação do Brasil, conforme a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). / Foto: Juliana Vencato Oliveira

Está aberto o processo complementar para ingresso no Mestrado e Doutorado da PUCRS ainda em 2024. As inscrições para 13 programas de pós-graduação podem ser realizadas até o dia 25 de fevereiro, exclusivamente de maneira online.  

Uma especialização ao nível de mestrado e doutorado possibilita um aprofundamento de conhecimentos, enquanto transborda suas descobertas para toda a sociedade. Os programas da PUCRS são reconhecidos nacional e internacionalmente pelo seu modelo de ensino flexível, ampliando a formação por meio de parcerias com universidades estrangeiras e um ecossistema que conecta pesquisa com inovação e impacto social – tudo isso em uma das melhores infraestruturas de pesquisa do país. 

Com a melhor pós-graduação do Brasil, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a PUCRS possui o melhor conceito médio dos mestrados do País pelo Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC). Além disso, os programas contam com professores de excelência, referências em suas áreas de pesquisa. 

Ensino flexível e transversal

Atenta às tendências internacionais, a PUCRS adotou uma nova política de composição e aproveitamento de créditos em seus Programas de Pós-Graduação stricto sensu. A política permite que estudantes de mestrado e doutorado utilizem atividades desenvolvidas por eles nas áreas de inovação, impacto social, internacionalização e produção científica como créditos acadêmicos. Essa iniciativa incentiva e valoriza vivências e desenvolvimento de competências durante mestrado e doutorado.

Confira os editais com inscrições abertas

mestrado e doutorado

Foto: Giordano Toldo

Conheça as opções de bolsas e crédito educativo  

Estudantes de mestrado e doutorado poderão concorrer a bolsas das agências de fomento, como da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e também da própria Universidade, por meio do Programa Institucional para Incentivo à Pós-Graduação Stricto Sensu (PRO-Stricto). Para saber mais, acesse o site. Verifique disponibilidade de bolsas, regras e requisitos junto à Secretaria de cada Programa de Pós-Graduação.

Outra facilidade oferecida pela Universidade para cursar mestrado ou doutorado é o Programa de Crédito Educativo da PUCRS (Credpuc). Com essa possibilidade, o estudante recebe um auxílio de 50% do valor das mensalidades, reembolsadas pelo aluno após o término do curso, pelo mesmo período de utilização. Mais informações sobre o Credpuc podem ser obtidas junto ao Setor Financeiro Acadêmico da Universidade pelo telefone (51) 3320-3588 ou pelo e-mail [email protected].

Leia também:

INGRESSE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM 2024

Mais recentes