Mestrado

Pediatria e Saúde da Criança

Duração

12 a 30 meses

Modalidade

Presencial

Periodo

Manhã, Tarde e Noite

Vagas

10

O Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS foi estabelecido no ano de 1995 e desde então tem crescido significativamente em produtividade e número de alunos. Os 15 professores permanentes e 01 professor colaborador, tendo em torno de 75 alunos atualmente matriculados receberam esta nova avaliação da Capes, que levou o curso a ser considerado um dos melhores do país, com muito orgulho. O conceito 7 agora obtido é consequência do trabalho de vários profissionais excepcionais ao longo de muitos anos.

Nossos professores disponibilizam linhas de pesquisas produtivas em áreas básicas e aplicadas relacionadas à Saúde da Criança, com produção científica de alto fator de impacto.

O Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPG-PSC) iniciou suas atividades em 1995 com o curso de Mestrado em Pediatria. Posteriormente, em 2004, o programa foi ampliado com a abertura do curso de Doutorado, também aprovado e recomendado pela CAPES.

Nestes últimos 28 anos, o PPG-PSC consolidou seu crescimento, conquistando uma posição de destaque entre os cursos de Pós-Graduação em Pediatria de nosso País, sendo um dos Programas com foco em Saúde da Criança que obteve conceito 7 nas últimas avaliações da CAPES. Este PPG-PSC formou, desde a sua criação até abril de 2023, 316 mestres e 149 doutores.

Objetivos

Objetivo:
O PPG-PSC tem como objetivo principal formar profissionais capacitados para atuar de forma transformadora na resolução de desafios da área da saúde e problemas sociais, mediante o desenvolvimento de pesquisas e atuando na docência e na prática clínica, a partir de uma perspectiva interdisciplinar.

E como objetivos específicos:

Capacitar profissionais a identificar e responder a problemas sociais e a desafios na área da saúde, particularmente na saúde infantil, mediante a promoção de pesquisas qualificadas, que contribuam para o desenvolvimento regional e nacional.

Capacitar profissionais para atuar nas diferentes áreas da saúde e da docência, realizando ações transformadoras, em benefício da sociedade, particularmente na saúde infantil.

Público-Alvo

O Curso de Mestrado e Doutorado em Pediatria e Saúde da Criança é dirigido a graduandos em Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Farmácia, Biologia, Biomedicina, Psicologia e Educação Física.

Escopo

O Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPG-PSC) iniciou suas atividades em 1995 com o curso de Mestrado em Pediatria. Posteriormente, em 2004, o programa foi ampliado com a abertura do curso de Doutorado, também aprovado e recomendado pela CAPES, desde então tem crescido significativamente em produtividade e número de alunos

O PPG-PSC tem 15 professores permanentes, e aproximadamente 66 alunos de mestrado e doutorado. Na última avaliação da CAPES o curso foi bem avaliado e recebeu um conceito 7. Nossos professores disponibilizam linhas de pesquisas produtivas em áreas básicas e aplicadas relacionadas à Saúde da Criança, com produção científica de alto fator de impacto.

O PPG-PSC está baseado no Campus da PUCRS, prédio 12A, apresentando interação com o Hospital São Lucas, Laboratório de Habilidades Práticas e o Instituto do Cérebro (InsCer).

O PPG-PSC tem um currículo voltado para a qualificação e formação de pesquisadores e docentes. O currículo oferece disciplinas de epidemiologia, metodologia, bioestatística, escrita de projetos e artigos, ética, revisão crítica de artigos científicos, formação docente, entre outras. Este perfil de disciplinas busca atender uma demanda de alunos de diferentes áreas de formação que passaram a matricular-se no curso além de disponibilizar uma formação qualificada dos discentes. As disciplinas obrigatórias têm foco principal em formação docente com ênfase na pesquisa seguindo um modelo de formação voltado ao fomento da pesquisa com qualidade internacional. Além das disciplinas do PPG-PSC, os alunos são incentivados a realizarem disciplinas que possam contribuir de forma específica para a sua formação em outros Programas.

Os docentes permanentes possuem envolvimento com alunos da graduação, produção cientifica expressiva e integração com grupos de pesquisa nacionais e internacionais. A mobilidade do corpo discente é bastante incentivada dentro dos projetos PDSE (doutorado sanduíche no exterior), assim com a recepção de alunos para realização de pós-doutorado.

O Programa mantém contínua avaliação interna em relação à qualidade da produção científica dos professores orientadores, à renovação de corpo docente e à reavaliação de disciplinas e linhas de pesquisa.

Créditos e Prazo para Defesa

Mestrado: 18 créditos
Mestrado: mínimo de 12 e máximo de 30 meses

O processo de seleção para candidatos ao curso de mestrado ocorre uma vez por ano, sendo oferecidas em média 25 vagas. Entre os critérios para a seleção estão: entrevista, avaliação da proposta de projeto, domínio do assunto do projeto, iniciação científica na graduação, proficiência em línguas e produção científica.

Clique aqui e confira o Edital Complementar de 2014/1
Inscrições Prorrogadas
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Resultado Seleção Mestrado 2024/1
Resultados Edital Complementar Seleção Mestrado 2024/1
Resultados Seleção Edital G+1 em 2024/01

Bolsas

CAPES, CNPq e outras, conforme disponibilidade.

Programa G-PG

Acesse o site

Programa G+1

Edital G+1

Matrícula

Aluno Regular
1° Matrícula (Ingresso)

A matrícula deverá ser realizada semestralmente, em março e agosto, com datas definidas de acordo com o calendário acadêmico estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ). O documento gerado deve ser assinado e entregue na secretaria.

Matrícula Semestral

A matrícula deverá ser realizada semestralmente, em março e agosto, com datas definidas de acordo com o calendário acadêmico estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ).

Mesmo os alunos que já tiverem concluído os créditos devem confirmar a matrícula (em orientação) até a conclusão do curso para não perder vínculo com o programa. O documento gerado deve ser assinado e entregue na secretaria.

Aluno especial (disciplina isolada)

É permitido cursar disciplinas isoladas, na condição de alunos especiais. Como requisito, o candidato deve ter o curso de graduação completo.

A solicitação deverá ser encaminhada através do Requerimento disponível, devidamente preenchido e assinado, acompanhado dos documentos nele pontuados.

Os pedidos para cursar disciplinas como aluno especial devem ser homologados pela Comissão Coordenadora, de acordo com a disponibilidade de vagas nas turmas oferecidas.

Após deferido, o aluno deve efetuar o pagamento da matrícula, apresentar comprovante na secretaria e efetivar a matrícula.
Documento de cadastro

  • Epidemiologia

    Epidemiologia clínica aplicada à saúde da criança Ciências de Dados em Saúde

  • Imunologia

    Resposta imune frente a infecções respiratórias Resposta imune a vacinas Resposta imune a tumores pediátricos

  • Infectologia

    Avaliação do impacto das imunizações em saúde pública Epidemiologia das infecções virais respiratórias Epidemiologia da tuberculose em pediatria Avaliação das estratégias de diagnóstico e tratamento da tuberculose em pediatria

  • Neurociências

    Células tronco e doenças neurodegenerativas Epigenética e Mecanismos Moleculares do Estresse no Desenvolvimento Epilepsia Clínica e Experimental: impacto das epilepsias no SNC em desenvolvimento Neuroinflamação e neuroimunologia Neuropsicobiologia do Desenvolvimento Sono na infância e adolescência.

  • Nutrição

    Aleitamento materno Comportamento alimentar infantil Saúde mental da criança e do adolescente Dificuldades alimentares Educação alimentar e nutricional Nutrição nas enfermidades da criança e do adolescente

  • Respirologia

    Asma: epidemiologia, genética e estudo de mecanismos básicos Avaliação funcional e reabilitação em doenças respiratórias crônicas Estresse e desenvolvimento Fibrose Cística e doenças crônicas pulmonares Prematuridade: impacto no desenvolvimento pulmonar e resposta imune Biomarcadores em Doenças respiratórias

  • Actividad Física En Pediatria

    Código 193BJ-02 | 30 horas-aula

    La disciplina de Actividad Física en Pediatría propone una formación centrada en la evaluación e intervención a través de la actividad física y el ejercicio en patologías crónicas en la infancia. Durante las sesiones, serán abordados conceptos sobre actividad física y ejercicio, principios de fisiología del ejercicio, evaluación de la actividad física y capacidad de ejercicio, y características de los programas de rehabilitación pediátrica. Estos contenidos revisan aspectos clave para un abordaje integral que capacita a los alumnos en el diseño y aplicación de programas de ejercicio en las principales patologías crónicas en la infancia.

  • Adaptacao Cardio – Respiratoria Perinatal

    Código 33305-04 | 60 horas-aula

    A Neonatologia é uma das grandes áreas da Pediatria constituindo-se, nas últimas décadas, num dos maiores focos da pesquisa médica em função da ainda grande contribuição da faixa neonatal para a mortalidade infantil e o grande número de questões não resolvidas no que se refere ao diagnóstico e à terapêutica. A grande massa da pesquisa em Neonatologia concentra-se na área do Intensivismo Neonatal. Dentro da concepção da Medicina Baseada em Evidências os Ensaios Clínicos Randomizados tornaram-se os principais instrumentos para decisão quanto à intervenção nestas crianças de alto risco. Esta disciplina visa o aprofundamento do conhecimento da pesquisa realizada na área da “”Medicina Intensiva Neonatal””, sobretudo dos ensaios clínicos randomizados.

  • Análise Avançada de Dados Qualitativos

    Código 313A8-02 | 30 horas-aula

    Abordagens, métodos e técnicas de pesquisa qualitativa em Psicologia. Principais correntes teórico-metodológicas que fundamentam as análises qualitativas de pesquisa nas ciências humanas. Métodos de investigação e procedimentos para coleta e análise de diferentes tipos de pesquisa com métodos qualitativos.

  • Análise de Artigos em Pediatria I

    Código 63338-04 | 60 horas-aula

    Saber como ler e elaborar um artigo científico é uma tarefa essencial para as práticas de pesquisa medica. Uma boa prática de leitura pode ajudar a ter uma visão mais crítica do assunto e que pontos da elaboração de artigos são mais importantes para passar a verdadeira contribuição das pesquisas realizadas, fazendo com que o artigo se torne realmente um artigo bem aceito na área de pesquisa.

  • Análise de Artigos em Pediatria II

    Código 63344-04 | 60 horas-aula

    Pratica de síntese e crítica de um artigo científico é uma tarefa fundamental para as práticas de pesquisa medica. Uma boa prática de leitura pode ajudar a ter uma visão mais crítica do assunto e a síntese critica é importante para descrever a verdadeira contribuição das pesquisas realizadas, fazendo com que o artigo se torne realmente um artigo bem aceito na área de pesquisa.

  • Análise de Evidência Clínica Epidemiológica

    Código 63345-02 | 30 horas-aula

    As recomendações clínicas abrangem uma análise entre os benefícios e as desvantagens (riscos, custos, desconforto) de uma determinada intervenção. Para adaptar as recomendações no âmbito da pesquisa, o profissional da área da saúde deve considerar as evidências atuais e os julgamentos subjacentes. Uma abordagem sistemática que considere a graduação e avaliação da qualidade das evidências pode contribuir de maneira efetiva a prática da pesquisa clínica.

  • Aspectos Moleculares e Imunológicos das Infecções Virais

    Código 1933I-02 | 30 horas-aula

    Esta disciplina tem como principal objetivo de fornecer uma visão abrangente dos princípios da virologia, abordando conceitos moleculares envolvendo a replicação viral e resposta imune gerada durante as infecções virais. Tem como enfoque principais vírus que acometem a população pediátrica. Objetivos: Capacitar o aluno quanto os conhecimentos gerais e específicos das infecções virais focando naquelas que afetam principalmente a população pediátrica. Conteúdo: Aspectos gerais das principais infecções virais que acometem as crianças, conceitos como replicação viral e resposta imune frente as infecções virais, diagnóstico das infecções virais, tratamentos e novas terapias de controle das infecções virais.

  • Bases Inflamatórias das Doenças Respiratórias

    Código 63362-02 | 30 horas-aula

    Essa disciplina visa familiarizar o aluno com os diferentes mecanismos de ativação da resposta inflamatória e como essa resposta impacta na patogênese de diversas doenças respiratórias. Além disso, a disciplina visa qualificar o aluno para a apresentação de artigos científicos de alto fator de impacto, que envolvam os temas de inflamação e doenças respiratórias.

  • Biologia do Envelhecimento

    Código 40504-04 | 60 horas-aula

    Estudo dos fenômenos biológicos envolvidos no processo de envelhecimento caracterizando as diferentes fases nos organismos vivos. Análise das diferentes teorias que procuram explicar o envelhecimento e os fatores endógenos e exógenos que interferem neste processo. Mecanismos de senescência replicativa: mecanismos estocásticos, transdução de sinais e regulação da proliferação celular, mecanismos genéticos. Modelos experimentais para o estudo do envelhecimento. Fatores genéticos envolvidos no processo de senescência. Mecanismos celulares e moleculares da imunossenescência. Perfil de risco imunológico. Envelhecimento imune prematuro. Modulação da imunossenescência.

  • Comunicação Científica

    Código 1938E-02 | 30 horas-aula

    A velocidade e o grande acesso à informação nos dias atuais, associados à pandemia de COVID-19, têm aumentado a necessidade da comunicação adequada entre professores e pesquisadores e o público em geral através de diversas plataformas. Além das habilidades intrinsecamente necessárias para o trabalho acadêmico, as habilidades que preparem os profissionais para participação ativa nos meios de comunicação devem ser devidamente treinadas, evitando-se o isolamento dos produtores de conhecimento e deixando a população em geral recebendo apenas informações de fontes de caráter técnico-científico duvidoso. O objetivo da disciplina é preparar o pós-graduando para preparo de palestras, entrevistas nos vários formatos e manejo de redes sociais.

  • Desenvolvimento de Ensaios Clínicos

    Código 19301-02 | 30 horas-aula

    Esta disciplina tem como principal objetivo a apresentação dos principais conceitos associados aos ensaios clínicos. A principal vantagem do ensaio clínico em relação a um estudo observacional é a sua maior capacidade de demonstrar os efeitos das intervenções em um ou mais desfechos. Entretanto o ensaio clínico frequentemente apresenta uma maior demanda de tempo e custo, aborda uma questão especifica e pode expor os participantes a potenciais efeitos adversos. Sendo assim, os estudos de ensaios clínicos devem desenvolver de maneira criteriosa a metodologia para que as evidências possam ser eficazes e causar um menor danos possível aos participantes.

  • Desenvolvimento e Elaboração de Projetos de Pesquisas

    Código 63341-04 | 60 horas-aula

    A elaboração de um projeto com qualidade é essencial para o andamento de uma pesquisa científica. Desse modo, essa disciplina visa qualificar o aluno para a redação e apresentação de um projeto tanto na área clínica quanto na experimental mediante a discussão de conceitos básicos da anatomia e fisiologia de um projeto de pesquisa.

  • Dinâmicas e Politicas da Pesquisa Cientifica

    Código 7311B-02 | 30 horas-aula

    A presente disciplina tem como objetivo estimular discussões sobre as políticas de pesquisa no Brasil, incluindo os mecanismos de avaliação da CAPES e de cientometria. Também se propõe a discutir as formas de obtenção de fomentos para a ciência, com vistas a abordar diferentes modalidades dos Editais. Ademais, uma das propostas da disciplina é discutir a carreira científica no Brasil e no exterior e as possibilidades de inserção no mercado. Serão ainda contempladas discussões sobre as distinções entre áreas de concentração, bem como diferenças regionais, entre outros temas controversos em ciência. Será abordado o processo de revisão por pares, tanto de projetos, quanto de trabalhos científicos submetidos a revistas indexadas. Parte das aulas será voltada para a discussão de aspectos éticos em pesquisa, incluindo temas como plagiarismo, coautoria, publicação de resultados negativos, entre outros. Será realizada atividade de treinamento nos quesitos de avaliação de trabalhos de conclusão, incluindo dissertações e teses.

  • Epidemiologia Nutricional Materno Infantil E Saúde Coletiva

    Código 1938F-02 | 30 horas-aula

    A disciplina se propõe a explorar os aspectos epidemiológicos relacionados aos principais estudos populacionais com foco em nutrição e saúde materno infantil. Objetiva ainda, identificar a interface entre pesquisa e a sociedade, propondo reflexão sobre a inserção social e comunicação de achados.

  • Epidemiologia, Transmissão E Prevenção Das Doenças Infecciosas

    Código 1938D-02 | 30 horas-aula

    As doenças infecciosas constituem um grande desafio para a humanidade, com especial impacto durante a infância. Apesar de grandes mudanças epidemiológicas ocorridas nas últimas décadas, este grupo de doenças ainda é causa significativa de morbimortalidade em todo o mundo. Este alto impacto em saúde pública demanda que os profissionais de saúde estejam habilitados para aplicar, transmitir e gerar conhecimento sobre a epidemiologia, transmissão e prevenção das doenças infecciosas. Esta disciplina visa oferecer ao aluno condições de executar as atividades listadas acima.

  • Educação em Saúde

    Código 63342-02 | 30 horas-aula

    O mestrado é o primeiro nível de um programa de pós-graduação (PPG) stricto sensu, que tem como principal objetivo preparar professores para lecionar em nível superior, seja em faculdades ou nas universidades. Dessa forma, além das atividades de pesquisa já incluídas como prioridade no currículo dos PPGs, é importante preparar alunos de mestrado/doutorado para que cheguem em boas condições para lecionar, e tenham recebido treinamento para participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem em faculdade s e universidades brasileiras.

  • Epidemiologia em Saúde

    Código 63340-02 | 30 horas-aula

    A epidemiologia clínica é uma ferramenta básica para a medicina clínica baseada em evidências. A disciplina epidemiologia estuda os eventos clínicos em um grupo específico de pessoas, mediante métodos científicos padronizados, com objetivo de produzir informações acuradas e válidas, para um melhor tratamento e prevenção das doenças.

  • Escrita de Artigos na Língua Inglesa

    Código 1932B-02 | 30 horas-aula

    O desenvolvimento científico é um processo contínuo e sistemático de ações que visam contribuir para a excelência acadêmica, tendo por base o ensino e a pesquisa. A produção do conhecimento por si só, não é suficiente para a consolidação da capacitação dos alunos de pós-graduação. É necessário a divulgação do conhecimento para a comunidade científica e para a sociedade como um todo. A divulgação dos novos conhecimentos adquiridos na nossa Universidade e o compartilhamento dos saberes de maneira global somente poderá ser intensificado quando forem divulgados em uma linguagem comum aos pares, facilitando a interação entre instituições de ensino e pesquisa de diferentes países. Hoje, a internacionalização é mandatória para a continuidade do desenvolvimento e reconhecimento científico. Para isso, nossos alunos de pós-graduação deverão receber treinamento em redação científica em língua inglesa para a divulgação das suas produções para a comunidade científica em revistas de circulação internacional, como esperado para os programas de pós-graduação de excelência.

  • Farmacologia da Inflamação

    Código 23394-02 | 30 horas-aula

    A presente disciplina tem por objetivo abordar vários aspectos relacionados com a farmacologia da inflamação, a saber: aspectos bioquímicos e moleculares dos eventos inflamatórios, com ênfase em modulação farmacológica. Serão contempladas as principais alterações vasculares e celulares em resposta a diferentes estímulos. Como tópicos de interesse, destacam-se: (1) o estudo de mediadores da resposta inflamatória, incluindo aqueles derivados de mastócitos (histamina e serotonina), mediadores lipídicos (prostanóides e leucotrienos), mediadores peptídicos (bradicinina e neurocininas), citocinas e fatores de crescimento, fatores quimiotáticos, mediadores do sistema complemento, óxido nítrico, entre outros; (2) componentes da fase de resolução inflamatória, envolvendo mediadores endógenos relacionados ao restabelecimento da homeostase e reparo tecidual; (3) principais grupos de células envolvidos nas várias fases da inflamação e conexão com a resposta imune; (4) principais receptores e rotas de sinalização, bem como, componentes dos sistemas de transdução intracelular; (5) inflamação associada com infecção e resposta inflamatória sistêmica; (6) correlação entre inflamação e câncer; (7) aspectos regulatórios da transcrição de moléculas implicadas na resposta inflamatória; (8) estudo dos mecanismos de ação dos principais fármacos utilizados no tratamento da inflamação; (9) Doenças inflamatórias crônicas.

  • Fundamentals Of Medical Imaging Technologies: An Interdisciplinary Approach

    Código 1932C-03 | 45 horas-aula

    The course will provide a comprehensive overview of the most relevant diagnostic imaging modalities used in radiology and nuclear medicine, covering both clinical and technical aspects, throughout an interdisciplinary approach. The course will introduce the physical principles underlying different medical imaging modalities along with examples of specific applications. The basic principles of digital image processing, including common terminology and the components that define image quality will be discussed. The ongoing research and new developments in molecular and hybrid imaging modalities will be discussed.

  • Introdução A Softwares de Pesquisa em Saúde

    Código 63343-02 | 30 horas-aula

    Novos softwares e atualizações de versões consagradas de programas são continuamente oferecidos. O objetivo deste curso é compartilhar nossas experiências com softwares que achamos importantes na área de pesquisa médica. Daremos uma visão geral de vários programas e também um pouco de experiência prática, através de exercícios em sala de aula, nos softwares mais importantes. O foco deste curso será em recursos online, segurança e backup de dados, antivírus, processadores de texto, planilhas, programas gráficos, programas de estatística e de manejo de referências bibliográficas.

  • Introdução À Ciência de Dados em Saúde

    Código 1935K-02 | 30 horas-aula

    Nos cursos de pós-graduação há uma grande necessidade de ferramentas de software para produção de conhecimento na área de saúde. Esta disciplina oferece uma introdução em ciência de dados, com exercícios práticos de criação de bancos de dados, análise descritiva, relatórios e gráficos usando o Microsoft Excel e o ambiente de programação estatística R.

  • Introdução À Imunologia Clínica

    Código 63350-02 | 30 horas-aula

    O estudo de conceitos importantes da resposta imune é aplicável em diferentes áreas da pediatria e pode contribuir para formação cientifica dos alunos. Deste modo, a disciplina pode qualificar o aluno a discutir artigos em pediatria que envolva aspectos imunológicos básicos e aplicados à clínica.

  • Introdução à Virologia Humana

    Código 63361-02 | 30 horas-aula

    Essa disciplina visa familiarizar o aluno com os diferentes tipos de vírus presentes na natureza e seu papel de desencadeamento de doenças em seres humanos. além disso, a disciplina visa qualificar o aluno para o entendimento da fisiopatologia das doenças causadas por vírus e da resposta imunológica disparada por vírus humanos.

  • Metodologia de Avaliação em Pesquisa

    Código 63339-02 | 30 horas-aula

    O entendimento dos conceitos básicos de bioestatística é fundamental para o planejamento, coleta, avaliação e interpretação dos dados obtidos em pesquisas na área da saúde. Desse modo, essa disciplina visa qualificar o aluno para a descrição, análise básica e apresentação de dados de pesquisa.

  • Metodologia em Delineamento de Pesquisa

    Código 63349-02 | 30 horas-aula

    O entendimento dos delineamentos de pesquisa é um conhecimento fundamental para o pesquisador na área da saúde. Além disso, profissionais da saúde que lêem e utilizam novos dados da produção científica internacional na sua prática clínica também devem conhecer os delineamentos para um melhor entendimento e aplicação das práticas de saúde baseada em evidências científicas.

  • Neurobiologia do Estresse

    Código 19347-02 | 30 horas-aula

    Explorar os conceitos de estresse, saúde e doença, com um foco particular na literatura histórica e atual. Abordará múltiplas dimensões no estudo do estresse: genéticas, epigenéticas, moleculares, celulares, fisiológicas e cognitivas, especialmente no contexto da pesquisa imunoendócrina e neurocientífica. Estudo da resposta individual ao estresse, como fatores genéticos e ambientais desempenham um papel, como se traduz em condições fisiológicas e mentais e condições patológicas ou de sáude.

  • Neuropsicobiologia de Desenvolvimento

    Código 1933J-02 | 30 horas-aula

    A compreensão dos mecanismos envolvidos na ontogênese do sistema nervoso central (SNC) teve um grande impulso nas ultimas décadas com a diminuição da morbi-mortalidade neonatal. Prematuros extremos sobrevivem nas UTIs e são acompanhados clinicamente. Com o avanço do conhecimento na área de Neurociências tornou-se imprescindível o conhecimento dos mecanismos pelos quais doenças neurológicas e fatores ambientais afetam o cérebro durante o seu desenvolvimento e as suas consequências futuras. O manejo do recém-nascido com doença neurológica difere bastante da abordagem realizada em crianças maiores e no adulto. As patologias que ocorrem nas diversas faixas da infância (recém-nascido, lactente, pré-escolar, escolar, adolescente) são na maioria das vezes específicas da idade, e sua prevalência é totalmente diferente da verificada na fase adulta. O estudo do SNC em desenvolvimento justifica-se em curso de Neurociências pois tem uma aplicação direta não somente na prática médica como no delineamento dos mais diversos projetos de pesquisa e serve como embasamento para as demais disciplinas oferecidas.

  • Pesq. Avancada em Diagnostico por Imagem

    Código 33310-02 | 30 horas-aula

    Desenvolver pesquisa clínica envolvendo testes de diagnóstico por imagem. Desenvolver análise crítica de estudos científicos envolvendo métodos de imagem. Desenvolver conhecimento sobre aplicação na prática médica diária dos estudos envolvendo testes diagnósticos. Desenvolver conhecimento sobre diferentes estudos possíveis de serem realizados envolvendo testes diagnósticos por imagem.

  • Pesq. em Diagnost. por Imagem em Pediatria

    Código 33350-02 | 30 horas-aula

    Desenvolver pesquisa clínica envolvendo testes de diagnóstico por imagem. Desenvolver conhecimento sobre como devem ser aplicados na prática médica diária os resultados dos estudos envolvendo testes diagnósticos.

  • Pesquisa em Modelos Experimentais

    Código 63351-04 | 60 horas-aula

    O uso de modelos experimentais tem permitido importantes avanços no diagnóstico e na terapêutica de inúmeras doenças. Assim, o conhecimento por parte dos profissionais de saúde em relação à interpretação de resultados oriundos da pesquisa experimental, sua aplicabilidade, limitações e aspectos éticos envolvidos, são de fundamental importância.

  • Pharmacotherapy Of Neurological And Psychiatric Disorders

    Código 1932A-01 | 15 horas-aula

    A neurofarmacologia é o estudo do efeito das drogas no cérebro. Os seminários exploram os conceitos e as pesquisas atuais em neurociência cognitiva, incluindo percepção, estrutura e organização cerebral, cognição, memória e a base funcional de certas doenças neurológicas e psiquiátricas humanas. (por exemplo, esquizofrenia, depressão e narcolepsia). O objetivo deste curso é proporcionar aos alunos a oportunidade de adquirir o conhecimento teórico e aplicado da neurofarmacologia que lhes permitirá avançar no desenvolvimento de uma carreira em neurofarmacologia, seja em uma instituição acadêmica, em um instituto de pesquisa ou no setor industrial / de negócios.

  • Princípios de Biologia Molecular

    Código 63416-02 | 30 horas-aula

    Conhecer os principais conceitos teóricos e práticos da área de biologia molecular, aplicada a área da saúde, focando nos principais temas científicos atuais de terapias utilizando biologia molecular.

  • Prática de Metodologia Epidemiológica

    Código 20500-02 | 30 horas-aula

    A disciplina objetiva a reflexão crítica sobre o método científico e sua utilização prática no desenvolvimento da pesquisa. Desenvolve, de forma prática, os conceitos de epidemiologia clínica e bioestatística, através da sua utilização nos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos da pós-graduação. Permite a discussão de todos os elementos de um projeto de pesquisa, com ênfase nos métodos utilizados por cada aluno no seu projeto de pesquisa.

  • Prática em Software de Pesquisa Médica

    Código 63348-04 | 60 horas-aula

    O domínio de ferramentas de informática é fundamental para realização de pesquisa na área da saúde. O objetivo desta disciplina é explorar, de maneira prática, softwares importantes na área de pesquisa médica. O foco será em recursos online, planilhas, programas gráficos, programas de estatística, processadores de texto, e de manejo de referências bibliográficas.

  • Psicobiologia e Neurociência Cognitiva dos Transtornos Mentais

    Código 31356-02 | 30 horas-aula

    Pesquisa básica e aplicada em relação aos aspectos psicobiológicos e moleculares dos transtornos mentais. Neurociência cognitiva dos transtornos mentais.

  • Redação Cientifica

    Código 33351-02 | 30 horas-aula

    Os alunos de pós-graduação apresentam geralmente pouca experiência na redação de artigos científicos e no processo de publicação. Após a conclusão do curso a maioria dos profissionais se depara com uma dificuldade significativa para redação de artigos científicos. Para aqueles que irão trabalhar na área de pesquisa, a produção científica é um dos aspectos centrais do sucesso profissional. Com base nesta premissa, é importante que cursos de pós-graduação ofereçam uma disciplina que estabeleça uma introdução e aprofundamento do conhecimento das bases teóricas e práticas na área de redação de artigos científicos.

  • Research Methodology: Methods And Techniques

    Código 7334J-01 | 15 horas-aula

    Designing and adhering to the appropriate methodology is fundamental for improving the quality of research. The methodology may differ from problem to problem, yet the basic approach towards research remains the same.

  • Seleção e Avaliação de Instrumentos de Pesquisa

    Código 1933F-02 | 30 horas-aula

    O entendimento dos conceitos básicos de como selecionar instrumentos adequados para a coleta de dados é fundamental para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Desse modo, essa disciplina visa qualificar o aluno em conceitos básicos referentes a avaliação, adaptação e validação de instrumentos em pesquisa.

  • Seminários de Projetos

    Código 63346-02 | 30 horas-aula

    Aprimorar as bases teóricas e práticas para o desenvolvimento de projetos de pesquisas na área Pediátrica.

  • Sleep Medicine

    Código 1933D-02 | 30 horas-aula

    The study of the ontogeny of sleep through the evaluation of clinical and neurophysiological features forms the basis for the understanding of sleep medicine. Sleep medicine is considered one of the newest medical specialties and its main feature is the multi-disciplinarity. Many health professionals and medical specialists are involved in the evaluation of sleep disorders as neurologists, pediatricians, pulmonologists, otorhinolaryngologists, clinicians, surgeons, psychiatrists, dentists. Sleep disorders are a group of signs, symptoms and several syndromes, extremely prevalent and that occur in different age groups (from newborn to elderly). The amount of knowledge regarding sleep mechanisms and sleep disorders has significantly increased in recent years as well as new therapeutic options have been proposed. However, most Medical Schools do not include the study of Sleep in their curriculum. This course is fully justified by its profile to multidisciplinary graduate program as ours.

  • Tecnologías De Vanguardia En El Área Biomédica

    Código 193BF-01 | 15 horas-aula

    Conceptos teóricos básicos y avanzados sobre técnicas utilizadas en el campo de la biomedicina. Comprender el funcionamiento de la microscopía, citometría de flujo multiparamétrica, Western blot, ELISA, la reacción en cadena de la polimerasa en tiempo real (qPCR), la secuenciación del ARN de células únicas (scRNAseq), la edición de genes: CRISPR-Cas9. Bioinformática.

  • Teratologia Experimental

    Código 1933E-01 | 15 horas-aula

    Estudo teórico-prático dos efeitos de teratógenos sobre o desenvolvimento embrionário, com ênfase no uso de modelos animais para a investigação das repercussões morfológicas e funcionais.

  • Vacinas, Conceitos e Atualizações

    Código 1933H-02 | 30 horas-aula

    A disciplina tem o objetivo de fornecer uma visão abrangente dos princípios da vacinação, recomendações gerais, os efeitos adversos e informações sobre as doenças imuno-preveníveis. Além de fornecer informações sobre as tecnologias atualmente utilizadas para produção das vacinas disponíveis no mercado e as novas tecnologias estudadas para vacinas em fase de desenvolvimento Objetivos: Capacitar o aluno quanto os conhecimentos gerais e específicos da produção de vacinas já utilizadas. Capacitar o aluno quanto ao senso crítico em relação as novas vacinas em desenvolvimento. Conteúdo: Aspectos gerais da resposta imune a vacinas, vacinas utilizadas atualmente, tecnologia de produção de vacinas, novas vacinas estudadas.

  • Ética e Integridade na Pesquisa

    Código 19302-02 | 30 horas-aula

    Atualmente, com a grande facilidade de obtenção de conhecimento e de dados por meio das redes sociais e internet, é crescente o número de casos de má-conduta na execução e publicação das pesquisas em todo o mundo, levando a perda da credibilidade das publicações científicas. Esta disciplina tem por objetivo orientar os alunos a respeito das boas práticas em pesquisa, desde a execução de seus projetos até a publicação dos resultados, salientando a importância do registro adequado dos dados das pesquisas.

  • Ética em Odontologia

    Código 83278-02 | 30 horas-aula

    A disciplina propõe o conhecimento dos conceitos fundamentais da Ética com o objetivo de atingir as seguintes metas: a formulação de juízos éticos corretos; o uso adequado de princípios éticos no exercício diário da vida individual, familiar, profissional, social e política; o desenvolvimento da compreensão e da capacidade de crítica, aceitação ou recusa dos princípios referentes à ação nos diversos aspectos da vida diária; a compreensão e a busca de soluções para alguns dos graves problemas que desafiam a humanidade por meio da Ética aplicada.

Coordenação

Prof. Dr. Marcus Herbert Jones | [email protected]

Comissão coordenadora

Profa. Dra. Caroline Abud Drumond Costa (Linha de Pesquisa: Nutrição) | [email protected]
Prof. Dr. Frederico Orlando Friedrich (Linha de Pesquisa: Epidemiologia) | [email protected]
Prof. Dr. Thiago Wendt Viola (Linha de Pesquisa: Neurociências) | [email protected]
Prof. Dr. Marcus Herbert Jones (Coordenador) – [email protected]
Marcos Otávio Brum Antunes (representante discente) | [email protected]

Equipe administrativa

Carla Carmo de Melo Rothmann | [email protected]
Maria Isadora Vieira dos Santos | [email protected]

  • Acordos de Cooperação Nacional e Internacional

    Hospital Italiano e Universidade Austral, Buenos Aires, Argentina;
    Indiana University, EUA;
    Instituto Infant, Argentina;
    Vanderbilt University, EUA;
    CREAL – Centre de Recerça en Epidemiologia Ambiental, Barcelona;
    Rede Brasileira de Neonatologia – Instituto Fernandes Figueira;
    Universidade da Califórnia-Davis, EUA;
    Universidade de Cambridge, Departamento de Pediatria, Inglaterra;
    Universidade de Munique, Alemanha;
    Universidade de Murcia, Espanha;
    Universidade de Passo Fundo;
    Universidade de Perth, Austrália;
    Universidade de Roma La Sapienza, Itália;
    Universidade de São Paulo;
    Universidade de Toronto – Hospital for Sick Children, Canadá;
    University of Pennsylvania, EUA;
    University of Oxford, Inglaterra;
    Concordia University, Canadá;
    Baylor College of Medicine, , EUA;
    Imperial College London, Reino Unido;
    Universidad Europea de Madrid, Espanha;
    Albert Einstein College of Medicine, Montefiore Medical Center, EUA;
    University of Queensland, Austrália;

  • Secretaria Virtual

    Regulamento PPG em Pediatria e Saúde da Criança_alterado em ago2023
    Instrução Normativa PPG em Pediatria – Aproveitamento de Créditos por Atividades de Formação Acadêmica e Profissional
    Manual do Aluno PPG em Pediatria e Saúde da Criança

    Aproveitamentos/Cancelamentos de disciplinas

    Os créditos serão aproveitados/integralizados após terem sido cursados em programa de Pós-Graduação Strito Sensu, cuja o docente responsável tenha titulação de outro, ou título equivalente.

    Quando se tratar de aproveitamento de créditos cursados em outros Programas de Pós-Graduação, o pedido deverá vir acompanhado de ementa, programa e titulação do professor e comprovantes de avaliação e aprovação.

    Cancelamento de disciplina

    A solicitação de cancelamento de disciplina deve respeitar as datas definidas de acordo ao calendário acadêmico estabelecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ).

    Alunos Bolsistas

    Os alunos contemplados com bolsa deverão cumprir, além dos demais itens descritos no presente documento, as seguintes exigências:

    Quando solicitado, entregar na Secretaria do Programa o relatório semestral de atividades;

    Realizar estágio docência (obrigatória alunos Doutorado):

    Art. 22. O estágio de docência é parte integrante na formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, a qualificação do ensino de graduação, e será obrigatório para todos os bolsistas do PROEX, obedecendo aos seguintes critérios: I – para o programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade estará restrita ao Doutorado; II – a duração mínima do estágio de Docência será de um semestre; III- o docente de ensino superior que comprovar atividades docentes acatadas pela CG/PROEX, ficará dispensado do estágio de docência; IV – as atividades do estágio de Docência deverão ser compatíveis com a área de pesquisa no programa de pós-graduação, realizada pelo pós-graduando;

    O Estágio de Docência deve ser requerido pelo aluno durante o curso, com toda a documentação solicitada e com anuência do professor orientador (ver documentação específica e formulário no site do PPG) e, após o término do estágio, encaminhar relatório final (formulário disponível no site do PPG);

    Dedicar o tempo estipulado para as atividades de pesquisa. Para realização de qualquer atividade remunerada durante o período da bolsa, o aluno deverá ter a aprovação do professor orientador, da Comissão Coordenadora do Programa e da Agência de Fomento. Todas as aprovações devem ser documentadas e arquivadas na secretaria do Programa.

    O cancelamento da bolsa poderá ocorrer em qualquer semestre, de acordo com os critérios estabelecidos pela Agência de Fomento ou pelo não cumprimento das normas constantes neste Manual.

    Segundo Portaria PROSUP 190/CAPES, os bolsistas devem ter ciência de que a interrupção do estudo acarretará na obrigação de restituir todos os recursos recebidos a título de mensalidade de bolsas e taxas escolares à CAPES, salvo se motivada por doença grave devidamente comprovada.

    A bolsa poderá ser anualmente renovável (por desempenho ou por fonte de financiamento).

    É obrigatória a citação da CAPES em todos os trabalhos produzidos ou publicados em qualquer mídia que decorram de atividades financiadas por esta agência. “ O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nivel Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001” “This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior – Brasil (CAPES) – Finance Code 001”

    É obrigatória a citação da PUCRS/PRÓ-Stricto em todos os trabalhos produzidos ou publicados decorrentes das teses e dissertações dos alunos bolsistas PRÓ-Stricto. “O presente trabalho foi realizado com apoio da PUCRS através do Programa Institucional de Bolsas PRO-Stricto.” “This study was supported by the PRO-Stricto Scholarship Program – PUCRS”

    Envio de Relatório Semestral:

    https://forms.office.com/r/zpK1CGNyEB

    Alunos de Pós-Doutorados do PPG-PSG

    Bolsistas PNPD CAPES:

    Lucas Kich Grun

    LINKS

    Regulamento CAPES do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX)
    Bolsas CNPq por quota País – Mestrado (GM) e Doutorado (GD)
    Declaração IR CAPES
    Declaração IR CNPq

    Conclusão de Curso

    Normas para Homologação e Emissão de Diploma

    Mestrado
    Orientações conclusão Mestrado
    Requerimento para Conclusão de Mestrado
    Ficha de Avaliação Dissertações e Teses

  • Alunos

    Nome Lattes
    ADRIEL DA SILVA BRANDAO Link
    ALINE MAZONI MACIEL Link
    AMANDA NAMBA KOCHENBORGER Link
    ANA PAULA TUSSI LEITE Link
    ANDRIELI DA ROSA POTTES Link
    ANNE MARIE FLORES KROEFF Link
    ANTONIO CANDIDO PAIVA FIGUEIREDO DOS SANTOS Link
    BIANCA SCHERER GRANDI Link
    BRUNA DOS SANTOS COSTA Link
    CAROLINA FAGUNDES DIAS FONSECA Link
    CRISTIANE ATHANASIO KOLBE Link
    CRISTIANO DE OLIVEIRA ROXO Link
    DOUGLAS BOTTEGA PAZZIN Link
    DUFAYS DANITH VELASQUEZ LOPERENA Link
    EVELIZE MACIEL DE MORAES Link
    FABIO DE SOUZA LUCIO Link
    GIOVANNA DA SILVA BURNIER Link
    INGRID SILVEIRA DE ALMEIDA Link
    IOHANNA GOMES COELHO Link
    JULIANA GORGEN POPPE Link
    LARISSA RANINI SOARES Link
    LETICIA BORTOLINI LOCH Link
    MARIANA SCORSATTO BOEIRA Link
    MARINA MACHADO RODRIGUES Link
    NATALIA CALDAS DE OLIVEIRA Link
    NATASSIA MIRANDA SULIS Link
    SABRINA RIBEIRO IBIAPINA Link
    SAMANTHA REJANE PIEREZAN Link
    SIMONI ASSUNCAO SOARES Link
    THAIS CRISTINA SERRA DA SILVA Link
  • Horários

    Mesmo os alunos que já concluíram seus créditos, deverão entrar e confirmar matrícula (orientação), para configurar o vínculo com o PPG.

    Horario PGped 1º sem 2024

  • Valores para Mestrado (válidos para ano 2024)

    Público Valor
    Público Geral
    R$ 3.860,96

Total de Parcelas

O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.

Vencimentos e formas de pagamento

O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.

Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.

Prorrogação

Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.

Prazo máximo para conclusão

O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.

Reajustes

Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.

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Mestrado

Pediatria e Saúde da Criança

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

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