O Programa de Pós-Graduação em educação da PUCRS (PPGEdu) foi criado em 1972, e tem contribuído para a formação de especialistas e pesquisadores em Educação que atuam em diversos setores da sociedade. O PPGEdu oferece os cursos de Mestrado e Doutorado.
O Programa conta com 14 docentes permanentes e 04 professor colaborador, atende em torno de 110 estudantes. Quanto às estruturas de pesquisa conta com 02 Centros de Pesquisa: Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica (CEB) – nesse Centro está incluído o núcleo de pesquisa: o Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância(s) e Educação Infantil (NEPIEI). Além desse Centro, o PPGEdu possui o Centro de Estudos em Educação Superior (CEES).
As linhas de pesquisa que compõem o Programa envolvem as seguintes dimensões: Formação, Políticas e Práticas em Educação; Pessoa e Educação; Teorias e Culturas em Educação; Educação em Ciências e Matemática.
O Programa possui dois Periódicos Científicos e um Boletim Acadêmico. São eles:
a Revista Educação Qualis A1 e a Revista Por Escrito Qualis A4. O Boletim Acadêmico é editado pelos estudantes.
O PPGEdu é um dos oito Programas de Excelência no país, avaliado com nota 6 pela Capes.
Geral
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul tem como objetivo geral formar pesquisadores de alto nível em Educação, contribuindo para a compreensão crítica da realidade educacional e a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.
Específicos
1) contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e da produção de conhecimento científico no campo da Educação;
2) formar profissionais qualificados para atuação no âmbito da docência, das políticas públicas e da pesquisa em Educação;
3) oferecer um ambiente intelectual estimulante para o aprimoramento dos seus docentes e discentes, por meio da promoção de eventos científicos e oportunidade de intercâmbios em âmbito nacional e internacional;
4) estabelecer e consolidar a interlocução acadêmica qualificada com instituições no Brasil e no exterior através de intercâmbio de alunos e professores;
5) planejar recursos e gerir pessoas dentro dos parâmetros da Capes e do Ministério da Educação para o desenvolvimento e a internacionalização da ciência e da produção de conhecimento na área da Educação.
O Programa de Pós-Graduação em educação da PUCRS (PPGEdu) é um dos mais antigos da Região Sul. Desde 1972 tem contribuído para a formação de especialistas e pesquisadores em educação que atuam em diversos setores da sociedade. O PPGEDU oferece formação de mestres e doutores.
O programa conta com 13 professores permanentes e 01 professor colaborador, atende em torno de 110 alunos entre mestrandos e doutorandos. Quanto às estruturas de pesquisa conta com 02 Centros de Pesquisa: Centro de Estudos em Educação Superior e Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica; 01 Núcleo de Pesquisa: NEPIEI-Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância(s) e Educação Infantil e em torno de 13 Grupos de Pesquisa.
O Programa possui dois Periódicos Científicos e um Boletim Acadêmico. São eles:
a Revista Educação e a Revista Por Escrito e o Boletim Acadêmico editado pelos alunos.
O PPGEDU é considerado um Programa de excelência, avaliado com nota 6 dentro de um ranking de 1 a 7, pela agência do Ministério da Educação que regula toda a Pós-Graduação do País, a CAPES. O Programa integra uma universidade de alto perfil de pesquisa e de reconhecida relevância acadêmica. A PUCRS está entre as 800 melhores universidades do mundo, segundo Ranking THE – Times Higher Education. Dentre as universidades brasileiras, a PUCRS está colocada na 10ª posição, sendo a 2ª melhor instituição de ensino superior privada.
Doutorado: 30 créditos
Doutorado: mínimo de 24 e máximo de 54 meses
O processo de seleção é anual e ocorre entre os meses de setembro e dezembro para ingresso em março do ano seguinte. A seleção é normatizada por edital, divulgado na página do Programa, explicitando cada etapa do processo e respectivos prazos.
O Aluno Especial pode matricula-se no Programa de Pós-Graduação em Educação, em disciplinas isoladas e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação.
O aluno especial poderá, solicitar o aproveitamento dos créditos cursados quando se efetivar como aluno regular (conforme legislação vigente), e sob a avaliação da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação.
Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através dos telefone (51)33203588 e e-mail: [email protected]
Documentos necessários para matrícula:
Estuda o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática em diferentes espaços formativos, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa; epistemologicamente vinculada ao domínio da linguagem, à inter e à transdisciplinaridade à ciência e a natureza do ser e aos processos de modelagem em Ciências e Matemática, associados a formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e na Educação Superior. Abrange pesquisas que envolvem o desenvolvimento científico e tecnológico, a alfabetização científica e a popularização das Ciências e da Matemática em espaços formais e não formais da educação.
Investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando a uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos. Estuda a prática pedagógica nos diversos graus e modalidades de ensino, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas às transformações na sociedade e no processo educativo.
Estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e autoformação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde e o bem estar. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea.
Estuda, desde uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. Articula estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação.
Nome | Coordenador |
---|---|
ARGOS – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital | LUCIA MARIA MARTINS GIRAFFA |
Autoritarismo Político e Imprensa no Brasil Contemporâneo | LUCIANO ARONNE DE ABREU |
Autoritarismo e Corporativismo em perspectiva comparada | LUCIANO ARONNE DE ABREU |
Currículo, cultura e contemporaneidade | JOSE LUIS SCHIFINO FERRARO |
EDUCAÇÃO, GÊNERO E TRABALHO ARTESANAL | EDLA EGGERT |
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO EM CIENCIAS | LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA |
Editoração Acadêmica: políticas e comunicação | LUCIANO ARONNE DE ABREU |
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE QUESTÕES SOCIAIS NA ESCOLA | ANDREIA MENDES DOS SANTOS |
GruPEV Educação e Violência | ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME |
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Etnomatemática – GEPEPUCRS – | ISABEL CRISTINA M DE LARA |
Grupo de Pesquisa e Estudos em Conhecimentos Docentes e Desenvolvimento Profissional de Professores(as) de Ciências e Matemática | LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA |
Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Discalculia – GEPED/PUCRS | ISABEL CRISTINA M DE LARA |
Hu-S.ER – Human-System Experience Research group | MILENE SELBACH SILVEIRA |
Idades – Grupo de estudos e pesquisas em antropologia | FERNANDA BITTENCOURT RIBEIRO |
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: interfaces no cotidiano Da e Na escola e em espaços não formais | ANDREIA MENDES DOS SANTOS |
Processos Motivacionais em Contextos Educativos | BETTINA STEREN DOS SANTOS |
UNIVERSITAS/RIES | MARILIA COSTA MOROSINI |
Nome | Coordenador |
---|---|
Laboratório das Infâncias – LabInf | ANDREIA MENDES DOS SANTOS |
Laboratório de Pesquisa em Ensino de Física (LAPEF) | LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA |
Nome | Coordenador |
---|---|
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA INFÂNCIA(S) E EDUCAÇÃO INFANTIL – NEPIEI* | ANDREIA MENDES DOS SANTOS |
Nome | Coordenador |
---|---|
Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica | EDLA EGGERT |
Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) | MARILIA COSTA MOROSINI |
Estudos sobre a Educação Especial e análise dos processos inclusivos, especialmente, a intervenção precoce na infância. Análise do desenvolvimento e da aprendizagem de crianças com deficiências, do nascimento aos três anos de idade e o cuidado como princípio constitutivo das relações humanas. A família, a escola de Educação Infantil e a comunidade como contextos de desenvolvimento relevantes para a intervenção precoce.
Abordagens, métodos e técnicas de pesquisa qualitativa em Psicologia. Principais correntes teórico-metodológicas que fundamentam as análises qualitativas de pesquisa nas ciências humanas. Métodos de investigação e procedimentos para coleta e análise de diferentes tipos de pesquisa com métodos qualitativos.
Estudo de Paradigmas e fundamentos teóricos que subjazem à Análise Textual Discursiva (ATD). Caracterização das etapas que constituem a ATD, acompanhado de reflexão sobre coleta, organização, descrição e interpretação de dados. Detalhamento das formas de operacionalizar a análise. Aplicação dos pressupostos e etapas estudadas em exercícios práticos. Leitura, crítica e avaliação de análises realizadas e disponibilizadas à comunidade acadêmica.
Estudos sobre os aspectos sócio-históricos e culturais na produção do sujeito e da subjetividade. Reflexão sobre as categorias de sentido e sua evolução. Estudo sobre as práticas educativas e a produção da subjetividade.
Lectura crítico- pedagógica desde la hermenéutica de los escritos de Sor Juana Inés de la Cruz con la finalidad de recuperar su pensamiento y aporte. Objetivo: Trabajar la lectura crítico- pedagógica desde la hermenéutica de los escritos de Sor Juana Inés de la Cruz con la finalidad de recuperar su pensamiento y aporte . 1. Analizar críticamente la carta a Sor filotea 2. Rescatar los elementos pedagógicos de los escritos breves de Sor Juana 3. Aproximaciones pedagógicas entre los escritos de Hildegarda von Bingen y Sor Juana Inés de la Cruz.
O corpo como objeto do currículo a partir de uma abordagem biopolítica e das relações de poder-saber e verdade. Michel Foucault entre as fases genealógica e ética: da História da Sexualidade à Hermenêutica do Sujeito.
O currículo como objeto e multiplicidade discursiva no interior do campo dos estudos curriculares. O currículo como dispositivo biopolítico entre as teorias críticas e pós-críticas.
O currículo na perspectiva da Filosofia da Diferença e o campo da formação docente atravessado pelos conceitos de experimentação e experiência em Gilles Deleuze. Aporte de conceitos deleuzo-guattarianos para pensar a educação no âmbito da formação de professores mediada por agenciamentos curriculares. Cartografias da formação docente; processos de subjetivação esquizoanalítica mediados pelo currículo.
Discussão de temas referentes ao currículo e análise dos modos de produção subjetiva a partir da triangulação saber-poder/ideologia/cultura no interior da trama das relações curriculares com base em políticas e práticas pedagógicas em espaços formais e não formais de educação.
A disciplina se propõe ao estudo teórico/metodológico da afetividade em contexto educativo. Estudo da teoria do apego e pedagogia dos afetos, com ênfase na compreensão da importância das habilidades emocionais e competências sociais para o desenvolvimento humano. Problematização sobre a implementação de atividades relacionadas às competências socioemocionais no ambiente escolar.
Estudos sobre a Educação Especial e seus sujeitos; análise dos processos inclusivos, a dimensão pedagógica e a formação docente na perspectiva da Educação Inclusiva.
Estudos sobre a Educação Especial e seus sujeitos; análise dos processos inclusivos, a dimensão pedagógica e a formação docente na perspectiva da Educação Inclusiva.
A disciplina visa articular a abordagem crítica dos direitos humanos à educação. Serão recuperadas as conquistas e contradições das lutas históricas por direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e, também, os direitos difusos e coletivos. Tendo como moldura os distintos discursos em disputa sobre direitos humanos, especialmente o discurso jurídico-formal, o discurso ético-moral e o discurso das lutas sociais, serão apresentados os fundamentos da teoria crítica dos direitos humanos com base na obra de Joaquin Herrera Flores e sua contribuição para a superação de uma visão a-histórica, abstrata e eurocêntrica dos direitos humanos, enfatizando o papel das lutas sociais. Através das lentes da teoria crítica dos direitos humanos e de seu diálogo com a crítica marxista e a crítica decolonial aos direitos humanos, serão debatidos em seminários temas que iluminem a importância da educação para a constituição e consolidação dos direitos humanos e a relevância destes para a garantia da dimensão ético-política do processo educacional na promoção de ambientes democráticos, inclusivos e diversos, com atenção aos fundamentos críticos dos direitos humanos. A discussão sobre a pesquisa em direitos humanos, violências e desigualdades em suas múltiplas dimensões, marcadores sociais da diferença e interseccionalidades considerando aspectos de classe, raça, gênero e sexualidades, bem como geração, mobilidade humana, direito à memória, entre outros temas de eleição dos pós-graduandos, buscará contribuir para mediar Direitos Humanos e Educação.
Abordagem sócio-histórica da educação brasileira, para a compreensão dos processos educativos e suas relações com a sociedade. Estudo de textos sobre Educação no Brasil produzidas por intelectuais e sua interrelações com a realidade social e cultural dos séculos XIX, XX e XXI.
Educação Online: caracterização, modelos, possibilidades, desafios e tendências. Docência e discência online e suas implicações. Infraestrutura e recursos para produção de cursos online, mediação e acompanhamento de aprendizagem. Referenciais de qualidade para cursos online.
A disciplina aborda concepções Históricas da educação superior, especialmente as decorrentes do contexto de globalização. Discute concepções de educação superior de classe mundial, direcionadas ao desenvolvimento humano e social, e outras. Aborda a internacionalização da Educação Superior; a expansão, a aprendizagem, a retenção, a qualidade, a avaliação, a formação de professores, entre outras perspectivas.
Da governamentalidade à biopolítica. O currículo como dispositivo biopolítico e a biopolítica na educação da contemporaneidade. Leituras de Michel Foucault e Giorgio Agamben.
Educação e comunidade; educação e novos movimentos sociais; educação e democracia radical; pensamento pós-fundacional e educação.
Esta disciplina propone trabajar un conjunto de herramientas conceptuales provenientes principalmente aunque no exclusivamente- de la sociología de la educación para profundizar el análisis de la compleja trama de relaciones entre estructuras, individuos y procesos educativos. Este semestre será priorizado. Este semestre será priorizado el estudio de producciones de una selección de autores latino-americanos de los siglos XIX y XX así como de las ideas que los influenciaron.
A disciplina se propõe ao estudo das conexões entre educação e violência. Esta temática é abordada em dois níveis interconectados: i. educação como forma de violência e ii. violência escolar.
A disciplina se propõe a desenvolver, de forma analítica e crítica, as dimensões de Educação, em sociedades consideradas em desenvolvimento, e a problemática da Saúde em populações em geral, bem como suas repercussões na dinâmica escolar, desde o ponto de vista do ensino formal, não-formal e informal, para um maior nível de conhecimento e, consequentemente, propostas de melhor qualidade de vida. Por ser uma área de conhecimento e atuação bastante nova, se configura como um campo ao mesmo tempo específico e interdisciplinário de estudo e ação, em que diversos profissionais, de distintas formações, podem, e devem sem dúvida, trabalhar.
Estudo da produção de conhecimento, em especial de mulheres na interface com a Educação de Jovens e Adultos. Busca compreender como são experimentadas as exclusões e as invisibilidades do conhecimento de quem fica à margem. Vislumbra a construção de alternativas que contribuem para a emancipação humana e à transformação das relações dignas entre as pessoas.
Estudo de conceitos inscritos ao longo da história da educação ocidental e questionados por diferentes movimentos sociais e políticos liderados por mulheres que desafiaram a dominação masculina e a subserviência feminina. Analisa os desdobramentos desse movimento no âmbito subjetivo e político, suas repercussões tanto a vida das mulheres, como também a vida dos homens.
Introduces the core theories about emotion, its development and its relationship with cognitive processes.
Este seminário tem como objetivo a identificação, análise e a produção de texto fundamentador da dissertação/tese do discente tendo como base a produção científica sobre educação, fundamentalmente no Brasil, pós LDB. Será possibilitado, primordialmente, o manuseio de fontes nacionais. Em alguns casos poderão ser consultadas fontes latino-americanas e internacionais, especificamente. Paralelamente, buscar-se-á realizar reflexão sobre a construção da produção científica como forma textual. O estado do conhecimento produzido pelo aluno poderá ser contrastada com posições de pesquisadores da área.
A disciplina Estudos sobre as Infâncias se propõe ao estudo teórico e discussões sobre as infâncias e sua educação a partir das diferentes possibilidades de ser criança na contemporaneidade. Enfoca a construção social das infâncias, as culturas da infância, os espaços, contextos e as pedagogias da infância, problematizando diferentes percursos e processos de transição vivenciados pelas crianças. Partindo da noção de “sujeitos de direitos discute as políticas para a infância.
Estudo de algumas personagens da história (da educação) brasileira que motivam pensar e ressignificar a educação para a subserviência feminina (bela, recata e do lar).
Estudos sobre o/no cotidiano no enriquecimento do conhecimento no campo da Educação e na pesquisa científica, em perspectivas epistemológica e de investigação científica. Os sentidos da vida cotidiana, o saber e o fazer dos sujeitos sociais: como desenvolvem sua sensibilidade, suas ações de resistência e suas percepções sobre o trajeto histórico comum. Através de diferentes olhares, estudar o cotidiano em sua face conceitual e desenvolver orientações para este como lócus de pesquisa.
A disciplina visa abordar diálogos teóricos e metodológicos entre antropologia e educação. De forma introdutória serão apresentados e discutidos conceitos fundamentais da antropologia tais como etnocentrismo, diversidade cultural, relativização e crítica ao determinismo biológico. A partir desta base conceitual abordaremos diferentes aspectos da etnografia como metodologia de pesquisa e suas contribuições no campo da Educação. Através de seminários destinados a discussão de estudos etnográficos abordaremos práticas de transmissão e/ou aprendizagem em contextos educativos formais e não formais, envolvendo crianças, jovens e adultos diversamente posicionados, conforme os marcadores de sexo/gênero, raça/etnia, origem social, idade/geração.
No mundo contemporâneo, muitas pessoas vivem em situação de extrema vulnerabilidade. De uma maneira ou de outra, a vulnerabilidade pode ser considerada um aspecto fundamental da vida social contemporânea. Como a etnografia apreende e pode nos ajudar a entender as diferentes dimensões envolvidas nessas situações? E quais são as questões que este tipo de campo coloca ao pesquisador que realiza uma etnografia? Nesta disciplina abordaremos a vulnerabilidade de um ponto de vista etnográfico, em situações de deslocamento forçado, em campos de refugiados, face a desastres ambientais e em pesquisas com usuários de drogas.
Estudo das concepções filosóficas modernas e contemporâneas que influenciam a educação, com ênfase nas questões éticas, epistemológicas e políticas do processo educativo.
Descreva aqui a ementa da disciplina em português. Estudos de textos clássicos no campo dos estudos feministas e de gênero que discutem classe e raça e analisam a realidade das experiências das mulheres de modo interpenetrado.
Itinerário histórico do pensamento hermenêutico negro e feminista latino-americano contendo exercícios individuais e grupais sobre as leituras e os estudos produzidos durante o curso.
Compreensão das diferentes infâncias e reflexão acerca do processo de produção das infâncias. Estudos e pesquisas sobre a educação da infância e o processo de produção de conhecimento nesta área. Contribuições interdisciplinares para a Educação da/na infância.
A disciplina objetiva apresentar o Panorama da Globalização da Internacionalização da educação superior; debater a conceituação de Internacionalização e suas diferentes perspectivas (compreensiva internacionalização; internacionalização at home; internacionalização do currículo e a mobilidade); e discutir as perspectivas teórico-práticas de internacionalização.
A disciplina objetiva apresentar o campo científico da Internacionalização na Educação; os estágios do desenvolvimento da Internacionalização no Brasil; as diferentes perspectivas de Internacionalização (compreensiva/integral; internacionalização em casa; internacionalização do currículo; internacionalização virtual; mobilidade); debater a conceituação pedagógica, institucional e as políticas públicas para a Internacionalização na Educação; e discutir as perspectivas teórico-práticas de internacionalização na Educação.
Reflexão crítica sobre o significado da educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.
A disciplina objetiva explorar a ideia de crítica como procedimento pertinente a uma certa forma de investigação que Foucault vai denominar como histórico-filosófica. Serão explorados alguns aspectos relativos à hermenêutica filosófica, história do pensamento e estudo dos focos da experiência, articulando seu entendimento sobre estratégia, genealogia e arqueologia. Serão analisadas aulas, entrevistas e conferências nas quais ele apresenta seu método de trabalho.
Aborda tendências e perspectivas emergentes do campo do currículo e suas articulações com os processos de escolarização juvenil. Enfoca a dimensão política e cultural subjacente à práxis curricular, destacando a necessidade da escola e do currículo levarem em conta a pluralidade cultural de nossa sociedade como desafios às relações de poder que produzem e preservam as diferenças.
Estudo sobre as infâncias nos campos da educação, psicologia e na pesquisa científica, em perspectivas epistemológica e de investigação. Através de diferentes olhares, discutir as infâncias na contemporaneidade a partir do desenvolvimento, processamentos emocionais e aprendizagens.
This course examines the conceptual and theoretical understandings of multilingual multicultural education, as well as their nexus and practical applications for the education of linguistically and culturally diverse students. The course reviews the historical and contemporary uses of multiple languages and cultures in American and Brazilian societies, as well as around the globe. Students will explore the ways in which linguistic and cultural socialization experiences shape perceptions and affect academic performance. Students will also reflect on their own beliefs, assumptions, and perceptions about sociocultural and linguistic identity and how their own socialization process has shaped their perceptions of themselves and other people.
Situar o debate sobre os marcadores científicos e a disputa de certificação da ciência no contexto contemporâneo. O embate entre ciências humanas e ciências biomédicas e suas consequências na regulação da pesquisa. O campo científico-acadêmico, processos e dispositivos de legitimidade e autoridade científica. As especificidades do campo científico em educação e as condições da produção científica neste contexto. O projeto de tese de doutorado. Identificação dos parâmetros da escrita acadêmica enquanto gênero textual. Reflexão e autoesclarecimento sobre o processo de produção de tese através da redação e leitura de textos acadêmicos.
Compreensão dos critérios de cientificidade e dos parâmetros de rigor científico no contexto da crise da ciência e de seus rebatimentos nas ciências humanas. As regras do jogo no campo científico-acadêmico e os elementos que conferem legitimidade à produção em educação. Possibilidades e limites de diferentes epistemologias e métodos de pesquisa. Natureza e tipologia dos trabalhos acadêmicos. Explicitação da estrutura de um projeto de dissertação. Delineamento de um pré-projeto de dissertação.
This course addresses the importance of dialog in education through a critical analysis of the understanding of nine European philosophers on dialog and Education. The following scholars will be studied: Buber, Bakhtin, Vygotsky, Arendt, Levinas, Merleau-Ponty, Weil, Oakeshott and Habbermas. The following books will be used: Philosophy, Diologue, and Education (London and New York: Routlegde 2018).
A disciplina pretende desenvolver estudos relativos aos processos motivacionais em correlação com as metodologias criativas para o ensinar e o aprender, com base na resolução de problemas. O desenvolvimento da disciplina visa aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais que permeiam entre si com características dinâmicas, colaborativas e criativas. Fomentar a motivação dos estudantes para a aprendizagem, mediante as possíveis ações emergentes das situações do contexto social.
Estudos sobre a Escola. A educação como política social. O cotidiano e a experiência do processo de ensinar e aprender. Temas transversais na escola.
A constituição do Pós-estruturalismo como campo epistemológico e suas potências metodológicas para a pesquisa em Educação.
O Seminário discute a justificação ética na educação. Desenvolve um trabalho analítico-reconstrutivo de certas orientações normativas e de novas justificações diante da queda dos fundamentos metafísicos.
Tema específico da linha de pesquisa.
Trazer as discussões interdisciplinares acerca as Ciências da Aprendizagem que se estabelece como área de pesquisa interdisciplinar que estuda como as pessoas aprendem e como melhorar a aprendizagem, combinando conhecimentos de educação, psicologia, sociologia, computação, design e mineração de dados. Apresentar as diversas metodologias, a Design-Based Research, ou, em português, pesquisa baseada no design, é vista hoje como um componente central das Ciências da Aprendizagem.
Estudo das concepções de democracia e democracia radical; relações entre democracia e populismo na sociedade contemporânea; interimplicações do antagonismo, hegemonia e estratégia; análise de situações que entrelaçam populismo e democracia de direita.
Trazer as discussões interdisciplinares acerca das metodologias de pesquisa baseadas em design, associadas às Ciências da Aprendizagem que se estabelece como área de pesquisa interdisciplinar que estuda como as pessoas aprendem e como melhorar a aprendizagem, combinando conhecimentos de educação, psicologia, sociologia, computação, design e mineração de dados. Apresentar as diversas metodologias das pesquisas baseadas em design destacando a Design-Based Research e Design-Science Research.
A disciplina aborda a problemática da Cibercultura, Computação e Aprendizagem Ubíqua. Metodologias, Praticas Pedagógicas apoiadas em Tecnologias Digitais. Formação de Professores e o uso de Tecnologias Digitais.
Estudo do panorama contemporâneo da Educação em Ciências e Matemática, abordando as principais vertentes da Educação em Ciências e Matemática, entre as quais destacam-se: Resolução de Problemas; Etnociências e Etnomatemática; Ensino por meio da História; Modelagem na Ciências e Matemática; CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Reflexão de contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, à alfabetização científica e à inter e transdisciplinaridade.
Aproximações interdisciplinares sobre o conceito de tecnologia e educação do filósofo e educador AVP para a formação docente.
Análise da Educação na modernidade e na pós-modernidade: Teorias e Paradigmas Educacionais vigentes. Estudo da Teoria Crítica da Sociedade e a Educação. Caracterização do Pós-Marxismo e o olhar educacional. Produção de uma educação para o século XXI. Crítica da desconstrução do conhecimento e Semiótica do fenômeno educativo.
Formação de Professores para uso de tecnologias digitais. Inteligência Digital. Pensamento Computacional. Inteligência Artificial na Educação. Computação e Educação.
A disciplina aborda a educação superior em contextos emergentes e suas relações com ZEITGEIST aprendizagem. Merecerão destaque a Internacionalização da educação superior (mobilidade e internacionalização em casa), a revolução 4.0, cidadania global, competências e desenvolvimento sustentável e aprendizagens na contemporaneidade.
Origem e desenvolvimento da vida adulta. O processo vital durante toda a vida, o estudo do adulto jovem e sua problemática. O adulto médio e os aspectos significativos nesta etapa da vida. O adulto tardio e o envelhecer com Saúde e Educação. O processo de Educação durante o ciclo vital adulto.
Aborda concepções, politicas, práticas e desafios do campo cientifico da educação superior em contextos que se apresentam no século XXI, especialmente os marcados pelo ethos do desenvolvimento humano e social na globalização. Aborda a internacionalização da Educação Superior; a expansão, a aprendizagem, a qualidade, a avaliação, a formação de professores, entre outras perspectivas.
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
ADRIANA JUSTIN CERVEIRA KAMPFF | [email protected] | Currículo Lattes |
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME | [email protected] | Currículo Lattes |
ANDREIA MENDES DOS SANTOS | [email protected] | Currículo Lattes |
BETTINA STEREN DOS SANTOS | [email protected] | Currículo Lattes |
EDLA EGGERT | [email protected] | Currículo Lattes |
FERNANDA BITTENCOURT RIBEIRO | [email protected] | Currículo Lattes |
IARA TATIANA BONIN | [email protected] | Currículo Lattes |
ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA | [email protected] | Currículo Lattes |
JOSE LUIS SCHIFINO FERRARO | [email protected] | Currículo Lattes |
LUCIA MARIA MARTINS GIRAFFA | [email protected] | Currículo Lattes |
LUCIANO ARONNE DE ABREU | [email protected] | Currículo Lattes |
LUCIANO DENARDIN DE OLIVEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
MARILIA COSTA MOROSINI | [email protected] | Currículo Lattes |
MILENE SELBACH SILVEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
ANDREA GONCALVES BANDEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
DIANA MARCELA RODRIGUES CLAVIJO | Currículo Lattes | |
IR. MANUIR JOSE MENTGES | [email protected] | Currículo Lattes |
Nome | Universidade | |
---|---|---|
FERNANDO NAIDITCH | [email protected] | Montclair State University |
Bettina Steren dos Santos
E-mail: [email protected]
Bettina Steren dos Santos (Coordenadora do programa) | [email protected]
José Luis Ferraro (Linha TCE) | [email protected]
Andreia Mendes dos Santos (Linha PE) | [email protected]
Marilia Costa Morosini (Linha FOPPE) | [email protected]
Luciano Denardin de Oliveira (Linha ECM) | [email protected]
William de Quadros da Silva (Representante discente) | [email protected]
Edla Eggert
Fernanda Bittencourt Ribeiro
Marilia Costa Morosini
Edla Eggert
Iara Tatiana Bonin
Luciano Arrone de Abreu
Andrea Gonçalves Bandeira
Alexandre Anselmo Guilherme
José Luis Schifino Ferraro
Lucia Maria Martins Giraffa
Isabel Cristina Machado de Lara
Bettina Steren dos Santos (coordenadora e rep. da Linha PE)
Edla Eggert (representante da Linha TCE)
Adriana Justin Cerveira Kampff (representante da Linha FOPPE)
Milene Selbach Silveira (representante da Linha ECM)
Flavio Moura e Silva (representante discente)
Isabel Cristina Machado de Lara
Fernanda Bettencourt Ribeiro
Milene Selbach Silveira
Representante Discente
Equipe Editorial do Boletim Acadêmico: Comissão Discente
Revista Educação – A1
Andréia Mendes dos Santos – Editora
Comissão editorial:
Manuir Jose Mentges (editor associado)
Diana Marcela Rodriguez Clavijo
Revista Por Escrito – A4
Alexandre Anselmo Guilherme – Editor
Comissão editorial:
Adriana Justin Cerveira Kampff (editora associada)
José Luis Schifino Ferraro
Manuir Jose Mentges
Bettina Steren dos Santos
Andreia Mendes dos Santos
Diana Marcela Rodriguez Clavijo
Avenida Ipiranga, 6681
Prédio 8, 4° andar, sala 403
Porto Alegre/RS – Brasil – CEP 90619-900
(E-mail: [email protected])
Telefone: (51) 3320-3620
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta: 8h às 12h e das 13h às 18h
Nome | Lattes |
ADRIANO DE ARAUJO SANTOS | Link |
ALICE BEMVENUTI | Link |
ALIENE PINTO DA ROSA | Link |
ANA CRISTINA SOFIATI TEIXEIRA | Link |
ANDREA RIBEIRO GONCALVES | Link |
ANDREWS DUBOIS JOBIM | Link |
ARIEL GONCALVES MARCELINO | Link |
ARTHUR DA SILVA POZIOMYCK | Link |
BEATRIZ BERR ELIAS | Link |
BIBIANA DEUS | Link |
BRUNA DETONI | Link |
BRUNO ALMEIDA SILVA | Link |
CARLOS ALBERTO ROJAS CARVAJAL | Link |
CAROLINA DORFMAN ROSSI | Link |
CAROLINE MAFFI | Link |
CATIA SORAIA JESUS | Link |
CINARA DOS SANTOS COSTA | Link |
CRISTIANE SCHNEIDER | Link |
CRISTIANE SILVEIRA DOS SANTOS | Link |
DAVID JORGE RODRIGUES HATSEK | Link |
DEMETRIO PEIXOTO | Link |
ELIANDRA SILVA MODEL | Link |
FERNANDA FELIX DE OLIVEIRA | Link |
FERNANDA SILVA DO NASCIMENTO | Link |
GABRIEL SANTOS ORTIZ | Link |
GABRIELA PAIM ROSSO | Link |
GABRIELA SEHNEM HECK | Link |
GERMANO ANTONIO DA PAIXAO PASSOELLO | Link |
GREYCE DA SILVA RODRIGUES | Link |
GUILHERME NIKOLOF LEITE | Link |
GUILHERME RODRIGUES ABRAO | Link |
INGRIDY LOREIAN DAL ZOTTO | Link |
ISABELLA KESSLER DE AZAMBUJA | Link |
JOCELIA MARTINS MARCELINO | Link |
JULLIANA CUNHA ALVES | Link |
JUSSARA BERNARDI | Link |
LARISSA DAIANE PUJOL CORSINO DOS SANTOS | Link |
LEANDRO BRUM PINHEIRO | Link |
LETICIA BRITZ | Link |
LORENA MACHADO DO NASCIMENTO | Link |
MARCOS ARAUJO VIEIRA | Link |
MARIA SOUZA DOS SANTOS | Link |
MICHELLE MENDES RIBEIRO | Link |
OLISEL GUERRA SOLO | Link |
PALOMA RODRIGUES CARDOZO LAZZAROTTO | Link |
PATRICIA CAPITANI CARDOSO | Link |
RAFAEL FERREIRA KELLETER | Link |
RAFAELA MORAES CARDOSO | Link |
RENATA DE REZENDE LOVERA TOMASI | Link |
RENATA PLACIDO DIPP | Link |
ROSELAINE MONTEIRO MORAES | Link |
SANDRA CANAL | Link |
SANTUZA MONICA DE FRANCA PEREIRA DA FONSECA | Link |
SUSANA SEIDEL DEMARTINI | Link |
THAIANA MACHADO DOS ANJOS | Link |
TIAGO HOERLLE | Link |
VALESCA DOS SANTOS GOMES | Link |
VIRGINIA MARIA DE MORAIS | Link |
Universidade do Texas (Austin, EUA)
Projeto: Desenvolvimento Econômico, Humano e Social e a Qualidade na Educação Superior: Brasil e USA
Financiamento: Fundação Fulbright e UTexas at Austin
Universidade do Texas (Brownsville, EUA)
Projeto: Educação, motivação e formação de professores
Financiamento: FAPERGS
College of Business Administration (Missouri, EUA)
Projeto: Pesquisa sobre as primeiras gerações de estudantes universitários no Brasil/Prof. James Cofer.
Financiamento: Fundação Fulbright/ Fulbright flex Grant
Michigan University/Tauman College (Ann Arbor, EUA)
Projeto de Intercâmbio para realização de Experiência integrativa de trabalho de campo (Exchange Project for Integrative Fieldwork Experience (capstone course ) em Intervenção Socioambiental em Comunidades Vulneráveis no RS
Financiamento: Fundação Fulbright e Fundação Down
Saskatchwan University (Saskatoon, Canadá)
Projeto : Convênio para pesquisas em educaço ambiental e educação outdoor
Financiamento : PUCRS/SU/CAPES/PDSE
Programa de Mobilidade Acadêmica da Organização dos Estados Americanos/OEA
Projeto: Realização de mestrado no PPGEdu de aluna Mexicana pelo Programa da OEA
Financiamento: PUCRS/PPGEdu
Faculté SHS Université Paris Descartes /CANTHEL Centre d’Anthropologie Culturelle
Projeto: Projet de mobilité franco-brésilien anthropologie et éducation
Financiamento: Appel a Projets de Mobilite Internationale Bresil 2014/Paris V
Universitat degli Studii del Molise (USM, Itália)
Projeto: Convênio Interinstitucional para Pesquisa na Área de História da Educação
Financiamento: PUCRS/USM
Universitat de Macerata (UM)
Projeto: Professor visitante estrangeiro (do Brasil) na Itália para aprovado em 2015 para permanência do professor brasileiro na UM durante o primeiro semestre letivo de 2016
Financiamento: Bolsa para professor visitante oferecida pela UM
Instituto Politécnico do Porto
Projeto : Convênio com Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Financiamento : IPP e PUCRS
Universidade do Minho/ Faculdade de Educação
Projeto: Pesquisa em Educação Psicossocial e Educação Inclusiva
Financiamento: PUCRS e Universidade do Minho
Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
Projeto : Mobilidade Acadêmica e Pesquisa em Educação Ambiental
Financiamento: PUCRS/IPL
Universidade Santiago de Compostela – USC (Galicia/Espanha)
Projeto: Intercâmbio de Pesquisa em Educação
Financiamento : PUCRS/USC
New Castle University (NCU/UK)
Projeto: Internationalisation of Higher Education: Developing an international research and practice strategic partnership.
Financiamento: NCU
Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação – PEC-PG
Projeto: realização de Doutorado no PPGEdu de aluno de Cabo Verde
Financiamento: CNPq
Universidade de la República – Uruguay – UDELAR
Projeto: Projeto Interinstitucional de Pesquisa: A qualidade da educação superior e suas relações com o ingresso, a motivação e a permanência: uma análise comparada Brasil Uruguai
Financiamento: CAPES/FAPERGS
Redes com abrangência Internacional
Rede RIES/Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Sector Educativo del MERCOSUR, em parceria com a Universidad Nacional de La Plata; Universidad nacional del Este; Universidade del Zulia; Universidad Nacional de Rosario; Universidad general Sarmiento; Instituto Universitário de las Artes; Universidad de la Republica del Uruguai. A pesquisa em Desenvolvimento intitula-se Internacionalización de la educación superior y tendencias de política en el MERCOSUR, envolvendo dados da Argentina, Brasil, Paraguay e Uruguay.
REDE ALFA-Guia. (Gestión Universitaria Integral del Abandono), coordenado pela Universidad Politécnica de Madrid, em parceria com a PUCRS e outras instituições associadas, reunindo 14 (quatorze) universidades da América Latina, envolvendo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Rede RISU – Rede de Pesquisa sobre Indicadores de Avaliação da Sustentabilidade em Universidades Latino-Americanas. Rede de pesquisa integrada por 65 Universidades latino americanas, distribuídas entre Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Guatemala, México, Peru, República Dominicana e Venezuela. No Brasil, participaram treze Universidades da região Sul e Sudeste, sendo três Universidades Paulistas, uma Paranaense, quatro Catarinas e cinco Gaúchas, dentre as quais está a PUCRS por meio do PPGEdu. Financiamento: Universidade Autônoma de Madrid (UAM)/Comunidade Europeia.
ISfTE – International Society for Teacher Education. ISfTE é uma organização independente de professores e pesquisadores. Dedica-se ao fortalecimento da formação de professores, educação crítica, e disseminação de resultados de pesquisas e de experiências inovadoras em educação.
AIDU – Asociación Iberoamericana de Docencia Universitaria. Asociación Científica que tem como ponto de encontro maior o Congreso ibero americano. Já foram realizados encontros em Santiago de Compostela (1999); Osorno, Chile (2001), Deusto-Bilbao (2004); México D.F (2006); Valencia (2008); Lima (2010); Oporto (2012), Rosario (2014), Murcia( 2016). O X Congresso será sediado no CEES/PUCRS, em 2018.
ESER – Rede de Sustentabilidade Ambiental e Educação Research www.eera-ecer.de/networks – O trabalho acadêmico de EERA é especialmente a conferência ECER. Atualmente, existem 31 redes ligadas à principal conferência ECER além dos pesquisadores dos Grupos Emergentes (Emergentes Groups – ERG). não europeus, dos quais o PPGEdu faz parte. A EERA é composta de mais de 30 instituições de pesquisa educacional. O trabalho acadêmico está organizado em redes temáticas. De 1994 a 2008 EERA foi baseado na Escócia. Desde 2008 EERA está baseada na Alemanha, em Berlim.
Regulamento do PPGEDU a partir de 2022
Regulamento do PPGEDU a partir de 2024
Ato Deliberativo 01/2023
Ato Deliberativo 02/2023
Regulamento do Estágio de Docência
Instrução Normativa de aproveitamento créditos
Formulário para Aproveitamento de Créditos por Atividades de Formação Acadêmica e Profissional
Ato Deliberativo 01/2019
Ato Deliberativo 01/2024
O PUCRS PrInt promove a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
Os projetos contemplados no Programa de Pós-Graduação em Educação são:
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
R$ 1.930,46
|
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.
QUEM ESTUDA NA PUCRS TEM MAIS BENEFÍCIOS
Saiba mais sobre as oportunidades de mobilidade acadêmica oferecidas pela Unversidade e outras informações relacionadas.
A pesquisa permite integração entre pesquisares e alunos, participe de um projeto de pesquisa e inicie sua vida na pesquisa com nossos programas e bolsas.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
Confira quais trilhas você pode seguir a partir deste curso e explore todas as possibilidade de uma formação fluída.
Mestrado
Educação
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Não perca nada do que está acontecendo e acompanhe todas as notícias da Universidade e fique por dentro!
Veja todas as notíciasEvento aconteceu nos dias 19 e 20 de abril e é considerado o mais tradicional encontro científico do RS na área
sexta-feira, 26 de abril | 2024