Ensino

PUCRS oferece mais de 300 bolsas integrais de graduação pelo Prouni

segunda-feira, 29 de janeiro | 2024

Em 2024/1 a PUCRS irá ofertar mais de 300 bolsas pelo Prouni. / Foto: Giordano Toldo

Desde 2004, o Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal, garante a estudantes de todo o Brasil a oportunidade de estudar com bolsas integrais e parciais em universidades privadas. A PUCRS adere ao programa desde a sua criação e, para o primeiro semestre de 2024, a Universidade irá disponibilizar 337 bolsas integrais de graduação, divididas entre os cursos online e presenciais. As inscrições devem ser feitas pelo site do Ministério da Educação (MEC) até 1° de fevereiro.  

Entre as bolsas disponibilizadas no primeiro semestre de 2024, trezentas são para a graduação PUCRS Online, em que estudantes de todo o País podem se inscrever, e 37 são para os cursos presenciais, realizados no Campus da Universidade, em Porto Alegre. Você pode conferir o número de vagas e quais cursos serão ofertados clicando no link. 

Para concorrer a uma bolsa de estudos do ProUni, o/a candidato/a precisa:  

  • Ter realizado, obrigatoriamente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 e/ou 2023, sendo considerada, conforme o MEC, a edição do exame em que o estudante obteve melhor desempenho;   
  • Ter obtido ao menos 450 pontos na média geral entre as provas e não ter zerado a redação;  
  • Possuir uma renda de até um salário-mínimo e meio por pessoa do grupo familiar e comprovar condição socioeconômica compatível com as regras do programa e demais informações descritas no ato da inscrição.     

Para que você tire todas as suas dúvidas sobre o ProUni 2024, nós preparamos um guia completo sobre o programa. Confira!  

Como funciona a seleção?  

Após inscritos, os/as candidatos/as são pré-selecionados pela plataforma do MEC e são ranqueados nas duas primeiras chamadas conforme a nota do Enem. O ProUni divide estudantes entre aqueles/as que estudaram em escola pública e aqueles/as que estudaram em escola particular com ou sem bolsa.   

Os/as candidatos/as de escola pública ou particular com bolsa integral tem preferência neste ranqueamento feito pelo MEC, em detrimento daqueles/as que cursaram o ensino médio em escola particular sem bolsa, por exemplo. Nas duas primeiras chamadas, os/as candidatos posicionados no ranqueamento dentro da quantidade de vagas ofertadas são convocados/as a entregar a documentação.   

Por exemplo: se no curso Nutrição existirem cinco vagas, as cinco primeiras pessoas serão convocadas para entregar a documentação e dar prosseguimento ao processo seletivo. Se depois da análise sobrarem, digamos, três vagas, as próximas três são convocadas para entregar na segunda chamada.   Se aprovados/as, os/as estudantes deverão realizar a matrícula de acordo com a orientação enviada após o resultado final da análise de documentos.

Datas importantes para ficar ligado/a:  

  • Inscrições: 29 de janeiro a 1° de fevereiro   
  • Primeira chamada: 6 a 20 de fevereiro 
  • Segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março 
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 a 15 de março 
  • Lista de espera: 19 a 27 de março 

Quem é você durante o processo?  

Para que não haja imprevistos, é importante que você esteja por dentro das nomenclaturas utilizadas no Programa.   

  • Candidato: quem está participando do processo seletivo;  
  • Pré-selecionado: candidato/a convocado/a para a entrega da documentação;  
  • Aprovado: candidato/a que já entregou a documentação e, após análise, foi aprovado/a no processo seletivo, portanto, tendo sua bolsa concedida;  
  • Estudante/bolsista: candidato/a que já teve a bolsa concedida e também realizou a matrícula na instituição;  
  • Se você for pré-selecionado/a, verifique a lista de documentação disponível neste link  

Qual o processo para a entrega da documentação?  

Aqui começa o contato com a PUCRS. A entrega da documentação acontece de forma online. Os candidatos pré-selecionados receberão por e-mail um link de acesso para o envio da documentação. O e-mail utilizado será o mesmo cadastrado pelo candidato no ato da inscrição. Serão analisados somente os documentos enviados dentro do prazo estabelecido em Edital pelo Ministério da Educação. A lista de documentação necessária para a comprovação das informações já está disponível em nosso site pucrs.br/prouni  

Ficou com alguma dúvida sobre a documentação? Entre em contato pelos telefones (51) 3353-7974 ou pelo WhatsApp (51) 98443-0788.    

Como saber se você foi aprovado/a?  

As inscrições para o Prouni acontecem entre os dias 29 de janeiro a 1° de fevereiro. / Foto: Giordano Toldo

É possível confirmar sua situação de pré-selecionado no site do MEC.  Se você foi pré-selecionado, entregou toda a documentação, e seus documentos foram conferidos e deferidos pela Universidade, seu nome vai aparecer na lista de aprovados. Essa lista é divulgada após o término das análises de cada chamada no site do ProUni do Portal da PUCRS.  

Outras dúvidas que você pode ter: 

1) Para ingressar pelo ProUni é preciso fazer a prova do Vestibular?    

Não. O processo seletivo é aberto para candidatos/as de todo o Brasil, sem necessidade de realizar a prova do nosso vestibular. Caso esteja concorrendo para o curso de Ciências Aeronáuticas, verifique os pré-requisitos exigidos na página do curso. 

2) O que acontece se perder o prazo para a entrega de documentos?  

Não serão recebidos documentos após o prazo determinado pelo MEC. 

3) A matrícula será para o mesmo semestre/trimestre em que a bolsa foi concedida? 

Após a aprovação você receberá todas as informações sobre a matrícula. Os aprovados que não puderem fazer matrícula para 2024/1 em função do calendário acadêmico, farão no próximo semestre ou trimestre (online) em que abrir turma no curso.  Os aprovados que não fizerem matrícula no prazo determinado pela PUCRS terão o usufruto da bolsa encerrado. 

4) Serão ofertadas vagas para todos os cursos? 

Os cursos e a quantidade de vagas são definidos semestralmente de acordo com as exigências do MEC. Portanto as ofertas variam a cada semestre. 

5) Posso trocar a bolsa integral para parcial e vice-versa? 

Não. Você participa para o curso e modalidade para o qual se inscreveu. 

6) Caso não seja pré-selecionado nas chamadas, estou automaticamente inscrito na Lista de Espera? 

Não. Você deve manifestar interesse para participar. A data da manifestação de interesse está disponível no Edital do Processo Seletivo ProUni 2024/1. 

7) Onde verifico as datas do Processo Seletivo do Prouni 2024/1? 

Na página oficial do Ministério da Educação. 

8) Onde vejo a nota de corte?  

No momento da inscrição, na página do Ministério da Educação. 

9) Posso trocar de curso após a aprovação? 

No primeiro semestre não é possível. A partir do segundo semestre pode pleitear caso tenha oferta de reopção de curso. Em nossa página divulgamos semestralmente os editais com as possibilidades de trocas internas. 

10) Qual a lista de documentos devo usar para separar os documentos? 

A lista de documentos varia de instituição para instituição. Os documentos exigidos pelo PUCRS para entregar no processo seletivo você encontra na nossa página. Em caso de dúvida, entre em contato conosco pelos canais de atendimento descritos neste mesmo local. 

11) Aprovei em outra IES, posso transferir a bolsa para a PUCRS? 

No momento a PUCRS não está recebendo bolsistas por transferência. Os editais são disponibilizados semestralmente em nossa página. 

Quero mais informações sobre o Prouni na PUCRS