Ensino

PUCRS participa de 1º Fórum Editorial PUC+ e se prepara próxima edição em Porto Alegre 

quarta-feira, 18 de setembro | 2024

Próxima edição do evento também contará com o lançamento de mais um livro com Selo PUC+ 

Evento reuniu editores e outras autoridades das editoras das PUCs. / Foto: Aline Urbano

Nos dias 4 e 5 de setembro, a PUC-Rio recebeu o 1º Fórum Editorial PUC+, um evento com o objetivo de unir as editoras das diferentes Pontifícias Universidades Católicas. Foram dois dias de reuniões para debater ações em conjunto e um selo editorial comum, além de partilhas sobre as estruturas de cada uma das editoras. As iniciativas buscam integrar as editoras das PUCs e ampliar o alcance e a repercussão da atividade editorial empreendida em cada instituição. 

O Fórum e o selo editorial PUC+ já nascem com o peso, a tradição e o reconhecimento acadêmico nacional e internacional de sete PUCs existentes em diferentes regiões do Brasil. A associação entre essas instituições oferece uma visibilidade ainda maior para o conhecimento acadêmico produzido por pesquisadores e pesquisadoras de cada uma delas, no âmbito de toda comunidade acadêmica nacional.  

Além do lançamento do primeiro livro editado com o selo PUC+, intitulado Teoria, política e história: diálogos com Marcelo Jasmin, publicado em parceria pelas Editoras da PUCRS e da PUC-Rio, o Fórum teve também por objetivo reunir os editores de todas as PUCs do Brasil para discutir questões relacionadas à edição universitária no País.  

O editor-chefe da ediPUCRS, Luciano Abreu, e a coordenadora da ediPUCRS, Aline Urbano, representaram a Universidade.  Ainda compareceram acadêmicos das PUCs de Campinas, Goiás, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.  

“Pretende-se realizar anualmente o Fórum PUC+ e, nessa ocasião, lançar também um novo livro com este selo. Foi previamente acordado também que o próximo Fórum deverá ocorrer na PUCRS que, junto com a PUC-Rio, foi pioneira na criação dessa parceria. Originalmente, o Fórum que ora se realizou no Rio deveria ocorrer em Porto Alegre, mas isso não foi possível devido às enchentes e às restrições que ainda sofremos com o aeroporto. Espero que em 2025 possamos receber aqui os editores de todas as PUCs”, comenta Luciano Abreu.  

Leia também