Ensino

Confira essas seis dicas se você planeja fazer mestrado e doutorado 

terça-feira, 10 de setembro | 2024

Começar uma nova rotina de estudos é algo empolgante, mas que também exige planejamento, veja dicas para iniciar uma pós-graduação  

Foto: Giordano Toldo

Está aberto o processo seletivo para ingressar no mestrado e doutorado da PUCRS no primeiro semestre de 2025. As inscrições para os 20 programas de pós-graduação podem ser realizadas até o dia 25 de novembro, exclusivamente de maneira online.     

Mas antes de ingressar em uma pós-graduação do tipo Stricto Sensu, seja mestrado ou doutorado, é preciso saber que esta nova etapa de estudos mudará sua rotina. E para poder conciliar esta nova jornada do conhecimento com as suas atividades cotidianas, é preciso planejar. Pensando em facilitar a sua preparação, a PUCRS reuniu uma lista de dicas para você:  

1) Pense no que você quer estudar e entenda sua rotina 

Pesquise livremente sobre tema que você goste, e busque este repertório não apenas por meios acadêmicos. Consumir cultura e notícias, conhecer novos ambientes, histórias, filmes, séries, artistas e livros são ótimas maneiras de ampliar seus interesses e conhecimentos. Assim você consegue ampliar seus horizontes e pode até mesmo se interessar por estudar uma área diferente.  

Analise seu dia a dia e perceba como você consegue inserir horas de estudo na sua semana. Veja em que turno do dia é possível encaixar as aulas, organize um espaço dentro de casa para poder se dedicar as pesquisas e elaborações de trabalho. Conte também com outros espaços de trabalho e aprendizagem, como a Biblioteca Irmão José Otão, que conta com milhares de exemplares, além de computadores e diversas áreas de estudo.  

2) Pesquise os editais 

Esteja atento aos editais de seleção dos programas de pós-graduação para conhecer quais áreas são estudadas e identificar quais formações são aceitas para a candidatura. Alguns Programas de Pós-Graduação (PPGs) exigem formação específica em uma determinada área do conhecimento, outros são mais abrangentes. Se a sua formação estiver nas áreas permitidas para o ingresso no PPG da sua escolha, basta se candidatar normalmente.  

Uma das formas de se aproximar dos temas estudados nos PPGs é buscar informações nas páginas dos programas. Além de dados gerais, elas também apresentam o corpo docente e as estruturas de pesquisa (grupos, laboratórios, núcleos e centros) vinculadas aos professores. Conhecer em mais detalhes o tipo de pesquisa, conduzida pelos pesquisadores nas referidas estruturas, permite que você adquira maior familiaridade com a área que ingressará. 

3) Leia sobre o tema para elaborar seu projeto de pesquisa 

Se você decidiu cursar mestrado ou doutorado, talvez tenha se deparado com um item no edital chamado projeto de pesquisa. Esse é um dos requisitos dos processos seletivos de alguns Programas de Pós-Graduação da PUCRS. Ele consiste em apresentar uma proposta de pesquisa a ser desenvolvida durante o curso.    

Nesse projeto, a ideia é que você demonstre seu conhecimento na área. Também é preciso apresentar, ainda que de maneira inicial, o problema que se pretende resolver, bem como caminhos a serem investigados para encontrar soluções. Geralmente, os tópicos necessários em um projeto de pesquisa são os seguintes:    

  • Título;    
  • Delimitação do tema;    
  • Justificativa;    
  • Objetivos;    
  • Problema de pesquisa;    
  • Hipóteses (facultativo);    
  • Procedimentos metodológicos;    
  • Referências bibliográficas;    
  • Indicação da linha de pesquisa.    

4) Escolha um orientador 

Você pode entrar em contato com possíveis orientadores para conhecer melhor suas áreas de pesquisa, bem como conversar sobre as possibilidades de projetos a serem desenvolvidos durante a pós-graduação. Além de experiência, os professores se dedicam a estudos nos quais podem contar com a contribuição de estudantes. Assim, o candidato pode tentar conciliar seus interesses com as áreas de atuação de um pesquisador do Programa de Pós-Graduação que deseja ingressar.    

Todas as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto de pesquisa estão no edital do curso de mestrado ou doutorado, na parte referente às etapas do processo seletivo. Dúvidas podem ser esclarecidas com a secretaria do PPG ou, se forem questões relacionadas ao conteúdo do projeto, com o professor com o qual o candidato optar por estabelecer contato.   

4) Atualize seu Currículo Lattes 

Um dos pré-requisitos para quem deseja cursar mestrado ou doutorado é ter um Currículo Lattes. Além de informações pessoais básicas, como nome, identidade e filiação, o Currículo Lattes inclui especificações sobre a trajetória acadêmica e atividades profissionais. São solicitados dados pessoais; formação acadêmica; idiomas e competências na fala, escrita e leitura; área de produção científica; artigos publicados; projetos de pesquisa ou de extensão que tenha desenvolvido; e grupos de pesquisa que participe ou tenha participado. Veja aqui um passo a passo.  

5) Conheça as condições de financiamento  

Estudantes de mestrado e doutorado poderão concorrer a bolsas de agências de fomento, como da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da própria PUCRS, por meio do Programa Institucional para Incentivo à Pós-Graduação Stricto Sensu (PRO-Stricto).  

Outra facilidade oferecida pela Universidade para cursar mestrado ou doutorado é o Programa de Crédito Educativo da PUCRS (Credpuc). Com essa possibilidade, o estudante recebe um auxílio de 50% do valor das mensalidades, reembolsadas pelo aluno após o término do curso, pelo mesmo período de utilização. Mais informações sobre o Credpuc podem ser obtidas junto ao Setor Financeiro Acadêmico da Universidade pelo telefone (51) 3320-3588 ou pelo e-mail [email protected].   

6) Aprenda um novo idioma e pense na internacionalização  

Embora seja fundamental possuir um conhecimento consistente em outra língua, ser fluente não é uma exigência. Alguns cursos pedem que o candidato indique um idioma (ou até mesmo dois, no caso de doutorado) com o qual tem mais afinidade. Nesses processos, uma das etapas da seleção consiste em uma prova de proficiência – essa, sim, uma obrigatoriedade para entrada nos cursos de pós-graduação stricto sensu. A Universidade possibilita que os ingressantes nos cursos de pós-graduação realizem a prova gratuitamente até o final do primeiro ano (para os PPGs que aceitam essa opção, pois alguns programas exigem que o candidato realize a prova antes de se matricular).  

Mas para além disso, aprender um novo idioma possibilita novas oportunidades para você, como entender textos e vídeos sobre seu tema de pesquisa sem precisar traduzir, além de poder retirar exemplares estrangeiros na biblioteca. E ainda abre a possibilidade de realizar disciplinas de maneira remota em outras países ou até mesmo passar um período estudando em uma das instituições estrangeiras vinculadas a PUCRS.  O Centro de Idiomas (Lexis) oferece uma variedade de cursos para quem busca aprender um novo idioma. Confira!  

Inscreva-se no mestrado e doutorado na PUCRS 

Ao ingressar nos Programas de Pós-Graduação da PUCRS, estudantes de mestrado e doutorado passam a integrar uma das melhores estruturas de pesquisa do Brasil, com docentes reconhecidos pelo alto padrão de investigação científica. Reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por sua excelência, a formação stricto sensu possibilita a internacionalização e o desenvolvimento de pesquisas conectadas com temas atuais e tendências para o futuro em todas as áreas do conhecimento.