Ensino

EdiPUCRS e Editora da PUC-Rio lançam selo editorial PUC+ 

sexta-feira, 05 de abril | 2024

Duas publicações devem ser lançadas ainda no primeiro semestre de 2024 com o novo selo  

Os títulos publicados pelo selo serão no formato POD e arquivo digital. / Foto: Arquivo pessoal

A ediPUCRS e a Editora da PUC-Rio formaram uma nova parceria: o PUC+. O selo visa aumentar a circulação de produções científicas e acadêmicas de ambas as universidades, proporcionando um intercâmbio cultural entre autores. As editoras já são tradicionais no mercado editorial e, tanto a PUCRS como a PUC-Rio, são conhecidas como difusoras do conhecimento produzido por professores e pesquisadores.  

Para o editor-chefe da ediPUCRS, Luciano Aronne de Abreu, a parceria é importante para ambas as editoras e ele acredita que a iniciativa pode ser apenas o começo de uma série de outros projetos entre as instituições de ensino.  

“Vejo como a porta de entrada para outras iniciativas de publicações, cursos e atividades realizadas por professores e pesquisadores da PUCRS e da PUC-Rio”, enfatiza Luciano. 

Ainda no primeiro semestre de 2024, o novo selo estará em duas publicações: história da imprensa no Brasil do século XIX, organizada por Marialva Barbosa, Ana Paula Goulart Ribeiro e Antonio Hohlfeldt, e Teoria, política e história: diálogos com Marcelo Jasmin, organizada por Vicente Dobroruka, Christian Lynch e João Duarte. Os títulos dessa parceria serão publicados no impresso sob demanda (print-on-demand – POD, em inglês) e no digital (ePub). Com esses formatos é possível atingir o público não só ao nível nacional, mas também no exterior.  

Felipe Gomberg, diretor da Editora PUC-Rio explica que esta parceria faz bastante sentido tendo em vista que o alinhamento editorial das duas é semelhante.  

“A partir de reuniões das duas equipes editoriais, surgiu naturalmente a ideia do estabelecimento de uma parceria. Além dos dois títulos que iramos lançar, também estamos planejando outras iniciativas como a realização de pesquisas e um fórum para debater questões do nosso mercado e a editoração acadêmica a partir de nossa identidade em comum, como universidade comunitária e pontifícia.”   

Tradição na publicação universitária  

As editoras universitárias são responsáveis por difundir o conhecimento através de livros e publicações. Tradicionais nas instituições de ensino superior (IES), as editoras universitárias, como é o caso da ediPUCRS, são parte fundamentaldas universidades. Sendo assim, elas precisam acompanhar as mudanças das IES, que acabam sendo um reflexo de uma sociedade em constante movimento.  

A ediPUCRS existe desde 1988 e, assim como outras editoras universitárias, vem sempre se atualizando e se transformando para dar conta das demandas do setor. Luciano Aronne de Abreu explica que na ediPUCRS essas mudanças podem ser observadas na sua Política Editorial, no seu modelo de produção (de livros e periódicos) e de sua gestão administrativa e de pessoal.  

“Podemos observar uma nítida correlação entre a expansão e diversificação das publicações realizadas pela Editora e a expansão e qualificação da pesquisa científica e dos cursos de pós-graduação na PUCRS.  O modelo administrativo e de gestão da ediPUCRS foi também adequado ao movimento PUCRS 360, além de modernizar o seu modelo de produção de acordo com as novas tecnologias disponíveis (obras digitais e print-on-demand) e critérios de agilidade e sustentabilidade.” 

Assim como é na PUCRS com a ediPUCRS, a Editora da PUC-Rio também vem publicando, desde 2000, a produção cientifica e acadêmica que são fruto de pesquisas realizadas na universidade que fica no Rio de Janeiro. Felipe Gomberg explica que, desde seu primeiro título, a Editora da PUC-Rio publica preferencialmente suas obras em regime de coedição com editoras comerciais do mercado editorial.   

“Dessa forma, conseguimos marcar a presença de nossos títulos nas principais livrarias do país. Assim, nossas coedições contam com editoras como Edições Loyola, Editora Vozes, UBU Editora, Hucitec Editora, entre outras. Participando das reuniões anuais da Associação Brasileira das Editoras Universitárias, tivemos a oportunidade de conhecer mais o trabalho de outras editoras universitárias e, principalmente, pontifícias.  

Mais recentes