Artigo: Inovação, geração de impacto e valor para a sociedade

quarta-feira, 12 de junho | 2024

Por Ir. Manuir Mentges, vice-reitor da PUCRS*

Ser uma Universidade para uma nova sociedade, reconhecida pelo seu impacto e relevância. Esta é a visão que a nossa comunidade acadêmica assumiu para o ciclo 2023- 2027 do novo Plano Estratégico da PUCRS. Sem dúvida, mais do que uma frase de efeito, trata-se de um propósito ancorado num de nossos valores institucionais: a audácia! Somos empreendedores, agimos há 75 anos com coragem e responsabilidade no contexto em que estamos inseridos. Discernimos com ousadia as decisões que tomamos em prol da nossa missão.

Uma universidade que se destaca na tríade de inovação, geração de impacto e valor para a sociedade – posicionamento institucional que assumimos – desempenha um papel crucial na evolução e no avanço da comunidade em que está inserida para além do acadêmico. Ela atua como um catalisador para o desenvolvimento econômico, social, ambiental, cultural e tecnológico. A inovação é o principal ativo a nos impulsionar na busca de novas formas de abordar desafios complexos, aplicando novas tecnologias, desenvolvendo novos conhecimentos e promovendo uma cultura de criatividade e pensamento crítico.

No entanto, a verdadeira medida do êxito não reside apenas na capacidade de inovar, mas em traduzir essa inovação em impacto tangível para a sociedade, assegurando que as ações de ensino, pesquisa e extensão sejam relevantes e estejam alinhadas com as necessidades e prioridades do agora e do amanhã. Acreditamos que tal posicionamento nos direciona a desempenharmos um papel vital na construção de um mundo melhor e mais sustentável para as gerações futuras.

Aspiramos ser um farol de conhecimento, criatividade e desenvolvimento, inspirando e capacitando pessoas e comunidades a enfrentar os desafios do século 21. Se num primeiro momento essa perspectiva parece demasiado ambiciosa e talvez utópica, é sinal de que estamos no caminho certo, pois nossa missão fundamental é gerar e transformar conhecimento, preparando pessoas para mudar o mundo para melhor.

*Texto originalmente publicado na edição 194 da Revista da PUCRS, lançada no mês de março de 2024. A produção foi cocriada com a República Conteúdo e a edição completa está disponível para download neste link.