Graduação que já é reconhecida por diferentes sistemas nacionais, agora conquista Acreditação pelo Sistema Arcu-Sul
Foto: Giordano Toldo
O curso de graduação em Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde e da Vida é reconhecido pelo Ministério da Educação como um dos melhores do Brasil e agora recebe mais um reconhecimento: uma acreditação ao nível de Mercosul. O Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul) é um mecanismo permanente de acreditação regional do Setor Educacional do Mercosul. Seu objetivo é dar garantia pública, na região do Mercosul e dos estados associados, dos níveis de qualidade acadêmicos e científicos dos cursos. Os países participantes são Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
A acreditação não é apenas um marco, por ser o primeiro curso da Universidade com esta credencial, mas também um compromisso contínuo com a excelência do curso, trazendo benefícios tangíveis em termos de credibilidade, valorização dos diplomas e oportunidades de colaboração e crescimento contínuo. Isso demonstra que o curso atende aos padrões de qualidade estabelecidos pelo sistema de avaliação, incluindo currículo, corpo docente, infraestrutura, recursos educacionais e qualidade do ensino.
Além de ser um novo reconhecimento para o curso, que em 27 anos de existência, já é nota 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), no CPC e no IDD, a acreditação facilita a mobilidade acadêmica e profissional dos estudantes e graduados da PUCRS entre os países membros do Mercosul e estados associados, ao adotar e manter as melhores práticas internacionais, preparando melhor os alunos para os desafios globais.
Leia também: Professora da PUCRS é primeira mulher a receber o Prêmio Oreopoulos
“É com muita alegria que celebramos a acreditação do curso de Enfermagem no Sistema Arcu-Sul. Essa conquista é fruto de uma longa jornada de trabalho do curso, que culmina com resultados importantes e refletem a qualidade da formação. A acreditação no Sistema Arcu-Sul, certifica nacional e internacionalmente, em países do Mercosul, a qualidade acadêmica do nosso curso de graduação e passa a configurar como uma importante distinção e mais um diferencial. Além da certificação da qualidade, a acreditação facilita o reconhecimento do diploma nos países vinculados. O envolvimento da coordenação do curso, professores, estudantes e técnicos administrativos, além de toda a estrutura de apoio da universidade, foram essenciais para isso”, comemora a decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Andrea Bandeira.
O curso de Enfermagem ainda se destaca pelas aplicações práticas e possibilidades de pesquisa, com iniciações científicas, grupos, núcleos e laboratórios de pesquisa, além do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), que visa a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando em práticas o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação da Escola de Ciências da Saúde e da Vida. O processo de acreditação é contínuo, com convocatórias periódicas por meio de editais e não são para todos os cursos de graduação.
Veja também: Projeto de extensão PET-Saúde é aprovado para mais dois anos
“Estamos muito felizes com esta conquista. O processo da acreditação foi uma oportunidade para vislumbrarmos os potenciais do curso e identificar estratégias de aperfeiçoamento de todos os âmbitos que envolvem a formação em enfermagem. Todas as etapas de preparação e visita in loco foram importantes e resultaram na tão esperada acreditação, refletindo nosso compromisso com a excelência acadêmica e qualidade na condução do processo de ensino, de aprendizagem e de avaliação”, ressalta a coordenadora do curso de graduação em Enfermagem, Ellen Hettwer Magedanz.
Ela também destaca que o resultado trará maior visibilidade ao curso e à profissão e abre possibilidades de parcerias e cooperação institucional em diferentes modalidades. “Agradecemos imensamente a toda comunidade acadêmica e serviços parceiros que se envolveram e trabalharam ativamente para esta conquista”, finaliza.