Inovação

Rafael Chanin é destaque no Triple E Awards America 2024 

Professor da Escola Politécnica da PUCRS foi premiado na categoria liderança mais impactante do ano das Américas

sexta-feira, 21 de junho | 2024

Professor foi premiado na categoria liderança mais impactante do ano das Américas 

O docente foi reconhecido por seus esforços em relação à busca do empreendedorismo e engajamento no ensino superior. / Foto: Divulgação

O professor Rafael Chanin, instrutor de empreendedorismo do programa Apple Developer Academy, coordenador do programa TIC em Trilhas pelo Tecnopuc e docente da Escola Politécnica da PUCRS, foi premiado no Triple E Awards America 2024. Chanin foi o quarto colocado na categoria Americas Most Impactful Leader of the Year e o único brasileiro indicado para essa categoria, que visa reconhecer as lideranças de impacto. 

Organizado pelo Accreditation Council for Entrepreneurial and Engaged Universities (ACEEU), o prêmio é um reconhecimento global dos esforços em direção à busca do empreendedorismo e engajamento no ensino superior. A cerimônia foi realizada no dia 20 de junho, em São Paulo, integrada à programação do Fórum ACEEU Américas 2024 e da Conferência Triple Helix 2024.  

“Ser selecionado entre inúmeras inscrições como finalista e conquistar essa premiação ressalta o impacto único do nosso trabalho na promoção do empreendedorismo no Tecnopuc. Um aprendizado importante dessa jornada é o efeito profundo da colaboração interdisciplinar. A integração de diversos campos como tecnologia, design e negócios não só aumenta a criatividade, mas também leva a soluções empreendedoras mais robustas”, comemora Chanin. 

Na PUCRS desde 2011 e no Tecnopuc desde 2017, o professor destaca-se como um dos grandes impulsionadores do empreendedorismo e da inovação no meio acadêmico. Em sua tese de doutorado, defendida em 2020 no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Escola Politécnica da PUCRS, propôs um framework para estudantes de Engenharia de Software desenvolverem software startups. O estudo partiu de uma disciplina ministrada por ele na graduação.   

Leia também: Competição internacional premia alunos da UCI e da PUCRS que passaram por programa do Tecnopuc

Josep Piqué, La Salle Technova Barcelona (direita), Rafael Chanin (centro), e Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e Tecnopuc (esquerda). / Foto: Divulgação

Sob a coordenação de Chanin (entre 2021 e 2023), o time Tecnopuc Startups lançou iniciativas impactantes, entre as quais programas geradores de mudanças substanciais, proporcionando formatos de aprendizagem diversificados e inovadores e criando oportunidades para jovens empreendedores prosperarem.   

Como professor adjunto da PUCRS e instrutor de empreendedorismo na Apple Developer Academy, orientou muitas pessoas em direção aos seus sonhos empreendedores. Dentre essas histórias, o professor destaca a de Fábio Barboza. Inicialmente aspirante a jogador de futebol profissional, Fábio teve sua carreira interrompida por uma grave lesão e passou a prestar serviços – nesse período, trabalhou em uma borracharia e com conserto de ar-condicionado, por exemplo. A virada de chave na vida do jovem veio, justamente, com a participação no programa Apple Developer Academy e na graduação em Sistemas de Informação na PUCRS. Ele se descobriu empreendedor e hoje tem a KOBE, uma empresa de desenvolvimento iOS que emprega mais de 100 pessoas. 

“A jornada de Fábio desde o aprendizado de programação básica até a fundação da KOBE é simplesmente notável. A transformação dele de um indivíduo em dificuldades para um empreendedor próspero exemplifica o poderoso impacto da educação e orientação direcionadas. São histórias como a dele que impulsionam minha paixão pela educação, reforçando que ela é de fato o melhor caminho para o sucesso”, declara.   

O reconhecimento internacional do impacto gerado pelo professor reforça, ainda, o Tecnopuc Anywhere. “A premiação recebida por Chanin evidencia nosso papel crucial na inovação e na transformação digital, expandindo fronteiras e conectando talentos e oportunidades globalmente”, destaca Leandro Pompermaier, gestor de relacionamento e negócios do Tecnopuc.   

Agradecido pela premiação, Chanin aconselha quem quer seguir um caminho semelhante a valorizar e promover um ambiente de comunicação aberta e de aprendizagem contínua.

Leia também: Pesquisador da PUCRS participa de elaboração de manifesto sobre o uso da Inteligência Artificial na Engenharia de Software

“A liderança no empreendedorismo tem menos a ver com dirigir e mais com capacitar os indivíduos para explorarem o seu potencial. Abrace os desafios como oportunidades para inovar e crescer. Certifique-se de que suas iniciativas sejam adaptáveis e respondam às necessidades da comunidade que você atende. Mais importante ainda, mantenha uma visão clara, mas esteja preparado para iterar e desenvolver estratégias à medida que obtém insights e feedback”, recomenda. 

Novo projeto 

Desde o ano passado, Chanin está envolvido do TIC em Trilhas, onde assume a coordenação pelo Tecnopuc. A iniciativa é uma plataforma de formação gratuita e online em diferentes áreas da tecnologia. O TIC em Trilhas integra o projeto Residência em TIC, apoiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sob coordenação da Softex e diversos parceiros e instituições renomadas com expertise na área, entre as quais o Tecnopuc e a Escola Politécnica da PUCRS.