A PUCRS é a única universidade brasileira a participar do documento, junto com outras 38 universidades ao redor do mundo
Para Rafael Prikladnicki, é necessário reiterar a inteligência artificial precisar ter um olhar humano. / Foto: Giordano Toldo
O professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação na Escola Politécnica e Assessor de Desenvolvimento da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Rafael Prikladnicki, participou da construção do Generative Artificial intelligence in Software Engineering Must Be Human-Centered: The Copenhagen Manifesto. Neste trabalho, os autores enfatizam a importância de considerar os aspectos humanos no desenvolvimento de software, frequentemente tratados como secundários em relação às inovações técnicas.
Rafael Prikladnicki explica que o surgimento da Inteligência Artificial (IA) generativa irá simultaneamente melhorar as capacidades humanas, enquanto traz à tona complexos desafios éticos, sociais, jurídicos e técnicos. Para o professor é fundamental estabelecer que a condição humana seja o ponto norteador dos desenvolvimentos tecnológicos.
“A engenharia de software é uma atividade que depende muito da ação humana. Dizer que a IA precisa ter um olhar humano parece óbvio, mas é necessário sempre ser reiterado”, argumenta o professor, que também faz parte da equipe do Centro de Pesquisa, Ensino e Inovação em Ciência de Dados da Universidade.
A elaboração deste material foi possível após a participação do professor em um simpósio na Dinamarca, organizado pela Aalborg University. Este evento reuniu especialistas de diversas partes do mundo para discutir as implicações do uso da IA no campo da engenharia de software e como garantir que seu desenvolvimento seja centrado no ser humano.
Além da PUCRS, o documento contou com a colaboração de universidades como University of Michigan, TU Wien, Technical University of Denmark, University of British Columbia, Carnegie Mellon University e SINTEF.
Leia também: Professor da PUCRS recebe Google Award for Inclusion Research
A Engenharia de Software é um dos campos e mais impulsiona a indústria tecnológica, e o curso na PUCRS capacita estudantes para trabalhar em todos os segmentos do processo de desenvolvimento de software. No dia 20 de junho, a Universidade abre o seu processo seletivo para o Vestibular complementar para diversos cursos de graduação presencial, incluindo Engenharia de Software. Saiba mais sobre ao curso e todas as suas formas de ingresso clicando aqui.
Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e outros 14 programas de mestrado e doutorado. Os cursos são reconhecidos nacional e internacionalmente pelo seu modelo de ensino flexível, ampliando a formação por meio de parcerias com universidades estrangeiras e um ecossistema que conecta pesquisa com inovação e impacto social. Além disso, os programas contam com professores de excelência, referências em suas áreas de pesquisa. Conheça os programas e inscreva-se até 8 de julho por deste link.