Estudantes tiveram preparação conduzida pelo Parque antes de entrarem no programa
Parceiras desde 2022, a PUCRS e a Universidade da Califórnia Irvine (UCI) completam mais uma edição da versão conjunta do programa Beall and Butterworth Product Desing Competition. A iniciativa acontece anualmente e incentiva a criação de novas tecnologias e soluções para problemas atuais que tenham potencial de comercialização nos mercados brasileiro e americano.
Neste ano, 37 alunos da PUCRS se envolveram com a competição. Divididos em 14 grupos, os participantes tiveram a oportunidade de interagir entre si para desenvolver a proposta de negócio. Entre eles, estavam os alunos da Escola Politécnica da PUCRS Thiago Borges, do 5° semestre do curso de Ciência da Computação, e Pedro Vaz Lorea, do 6° semestre de Sistemas de Informação. Para Thiago, essa foi uma experiência única.
“Nunca havíamos participado de uma competição internacional antes, mas era algo que queríamos. Ficamos muito gratos por essa oportunidade que a PUCRS e Tecnopuc nos proporcionou, pudemos praticar diversas habilidades ao longo da competição, desde o inglês até a programação”, comenta Thiago.
Junto a outros três estudantes da UCI, os brasileiros desenvolveram a plataforma Cartello, um marketplace para pallets feitos de papelão ondulado que conecta fornecedores a compradores. A plataforma, desenvolvida durante um mês e meio, foi apresentada no dia 21 de maio, na Grand Final do programa e recebeu uma das premiações. A competição tem um prêmio exclusivo para os grupos que têm estudantes dos dois países. Com o resultado, os alunos da UCI e da PUCRS poderão conhecer a universidade parceira.
“Fiquei muito feliz, nunca viajei para os EUA e estou ansioso para conhecer a Califórnia e a UCI, além de conhecer a minha equipe pessoalmente”, expressa Thiago.
O time do Tecnopuc Startups, área que roda os diferentes programas de startups no Tecnopuc, foi o responsável pela preparação e por acompanhar os alunos durante a competição. “Além de promover trocas entre diferentes culturas e idiomas, os estudantes são desafiados a construírem e estipularem rotinas de trabalho e execução do projeto que se adaptem a desafios como o fuso horário e a distância, tanto que o grupo é reconhecido não só por apresentar a melhor solução, mas também por mostrar uma estrutura de trabalho conjunta e organizada. É muito bom ver a iniciativa sendo valorizada pelos estudantes das universidades”, comenta Pedro Mattia Lunelli, analista de inovação do Tecnopuc.
Essa é uma das ações que destaca o apoio a negócios em âmbito global e que está alinhada ao posicionamento do Parque, o Tecnopuc Anywhere. Daniela Eckert, líder da equipe de Startups, comenta a sua visão em acompanhar mais uma edição conjunta do Beall and Butterworth Product Desing Competition.
“Existem muitos desafios nesse tipo de colaboração, como idioma, diferentes fusos horários, plataformas e sistemas, mas todos esses são desafios enfrentados nos negócios que nascem para ser globais. Fiquei muito feliz em saber que para os alunos está foi uma experiência enriquecedora. Já começamos a trabalhar para a próxima edição ser ainda melhor”, afirma Daniela.
Márcio Pinho, decano associado da Escola Politécnica da PUCRS, também comenta sobre a segunda edição e a participação dos alunos na competição. “Tal como na primeira edição, essa iniciativa foi um grande sucesso. Gostaria de externar meu reconhecimento especial aos alunos da PUCRS que, apesar de estarem enfrentando desafios sem precedentes em nossa cidade, permaneceram resilientes e focados em seus projetos. Para a PUCRS, essa parceria com a UCI é altamente significativa, pois, além de qualificar nossos alunos, fortalece nosso compromisso com o avanço da educação e da inovação. Já estamos ansiosos pela próxima edição”, finaliza Pinho.
Em janeiro, 99 estudantes da Escola Politécnica da PUCRS participaram do Startup Garage International, promovido pelo Tecnopuc Startups. Uma das ações que integra a versão internacional do Garage é a competição Beall and Butterworth Product Desing Competition.
O programa é voltado para modelagem de negócios globais por meio da interação entre alunos da PUCRS e da UCI, conectando as escolas Politécnica da PUCRS e de Engenharia (Butterworth) e Design (Beall) da UCI. O formato do Garage é composto, inicialmente, por uma programação de workshops e conteúdos sobre a modelagem e validação de negócios globais. Após esse momento, os participantes da PUCRS e da UCI formam as equipes e desenvolvem as soluções em conjunto e são apresentadas na Grand Final.