Primeiro do Rio Grande do Sul na área, o Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS se destaca pela produção de pesquisas qualificadas e inovadoras voltadas para a compreensão da evolução histórica ibero-americana. Com mais de 50 anos de tradição, conta com professores formados no exterior e oferece a possibilidade de cursar doutorado-sanduíche no exterior.
Inscrições: De 01/09 a 25/11/24
Duração mestrado: 18 a 30 meses
Duração doutorado: 24 a 54 meses
Email: [email protected]
Telefone: 3353-4167
Compartilhe este curso
Antes de tentar entender a sociedade contemporânea, é preciso analisar e questionar o que aconteceu ao longo da história até chegarmos no mundo de hoje. O passado revela o que desencadeou determinadas situações, as razões para uma sociedade apresentar certas características, os acontecimentos políticos, econômicos e sociais ocorridos em uma nação e uma série de outras informações valiosas que explicam muitos fenômenos dos tempos atuais.
Nesse contexto, o Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS desenvolve pesquisas que visam a compreensão da evolução histórica ibero-americana, abordando desde a formação nacional de países como Portugal e Espanha, passando pela colonização e descolonização da América, Ásia e África incorporadas pela expansão ibérica, até chegar à realidade contemporânea desta região.
Com mais de 50 anos de tradição, o PPG é responsável pela formação de grande parte dos profissionais que atuam ou atuaram como docentes no Ensino Básico e Superior no Rio Grande do Sul nas últimas décadas, bem como dos pesquisadores de museus e arquivos locais do estado. A grande empregabilidade dos egressos reforça a qualidade dos estudos desenvolvidos no Programa, sendo que alguns trabalhos foram reconhecidos com o Prêmio CAPES e o Prêmio CAPES-Fulbright de Tese de Doutorado.
Outro destaque fica por conta do alto grau de internacionalização, que permite aos estudantes fazerem parte de importantes redes de pesquisa globais e possibilita a realização de doutorado-sanduíche com bolsa no exterior. O corpo docente do PPG também tem uma forte conexão com instituições no exterior, uma vez que a maioria dos professores cursou Doutorado ou Pós-Doutorado em universidades estrangeiras.
A proposta de ensino do Programa prioriza a formação teórico-metodológica, favorecendo a produção de pesquisas sofisticadas, atualizadas e aplicáveis a diversos objetos de investigação. Além disso, a PUCRS oferece uma infraestrutura completa e conta com iniciativas como o Núcleo de Arqueologia, o Laboratório de Pesquisas Históricas das Sociedades Ibero-americanas, a Biblioteca Central, o Espaço de Documentação e Memória Cultural (Delfos) e o Projeto Jogar, Aprender, Ensinar (Jogae).
O Programa, que foi um dos primeiros do país no campo, foca na realização de estudos qualificados e inovadores na área de história cultural e grupos étnicos, tanto no que se refere aos povos originários quanto às populações escravizadas oriundas do continente Africano e à colonização europeia no Sul do Brasil, tendo como ênfase as migrações de alemães, italianos e portugueses.
O PPG possui uma área de concentração, em Estudos Ibero-americanos, que se desdobra em três linhas de pesquisa: Cultura e Etnicidade; Política, Intelectuais e Mídias; e Sociedade, Desenvolvimento Econômico e Migrações.
No Mestrado em História, que tem duração de 18 a 30 meses, você irá produzir uma dissertação a partir do estudo das principais contribuições teóricas e perspectivas metodológicas voltadas ao tema abordado, de modo a contribuir significativamente para a sua área de pesquisa.
Durante o Doutorado em História, que pode durar entre 24 e 54 meses, você desenvolverá um aprofundamento científico maior do que o realizado no Mestrado, com o objetivo de produzir uma tese que apresente avanços expressivos sobre o tema estudado.
Privilegiam-se trabalhos de cunho transdisciplinar, promovendo a pesquisa histórica a partir de abordagens que transitam entre campos diversos das ciências humanas e sociais. Ao enfocar o universo ibérico e americano sob o ponto de vista das relações sociais, das práticas e saberes partilhados, da criação artística e da produção de conhecimento, a Linha abriga propostas que enfocam tanto fenômenos próprios à modernidade quanto experiências que transcendem seus paradigmas. As pesquisas desenvolvidas dentro da Linha contemplam estudos sobre representação, cultura visual e etnicidade: O campo de pesquisa sobre cultura abrange diversos temas de interesse histórico, analisados a partir das perspectivas da percepção, da atribuição de sentidos e da representação do real, em dada circunstância histórica. Voltando-se para o espaço cultural americano e ibérico, com ênfase nos séculos XIX e XX, as pesquisas nessa direção estendem-se às políticas sociais da memória, à criação artística e intelectual nas linguagens audiovisual e discursiva, englobando também trajetórias, performances, redes e intercâmbios materiais e simbólicos. A configuração de objetos nesse campo intenta dar a conhecer situações históricas determinadas conforme o universo de crenças, emoções e saberes que lhes conferiram inteligibilidade e sentido em seu próprio tempo. As pesquisas sobre arte, imagem e cultura visual problematizam a forma como os diversos tipos de imagens perpassam a vida social cotidiana constituindo a visualidade de uma época, relacionando as técnicas de produção e circulação das imagens às formas de se visualizar os diferentes grupos e espaços sociais, propondo um olhar sobre o mundo, mediando a nossa compreensão da realidade e inspirando modelos de ação social. Dentro da produção temática privilegiada pela Linha, as pesquisas sobre Etnicidade privilegiam o trânsito metodológico e a abordagem transdisciplinar entre a História, a Arqueologia e a Antropologia, que abriga temas desde o período Pré-colonial até pesquisas contemporâneas a respeito de diferentes grupos étnicos. Estudos voltados ao entendimento do contato interétnico do mundo Ibero-americano, em seus múltiplos registros documentais, que enfoquem a vida cotidiana e as manifestações culturais das populações indígenas, caboclas, quilombolas e demais povos à margem da história pré- e pós-contato colonial, com instrumentais epistemológicos para o desenvolvimento de análises não restritas ao dualismo reducionista das sociedades em contato.
Privilegiam-se os aspectos de formação, de desenvolvimento, de organização e de difusão de conceitos, discursos e práticas políticas, inseridos no processo histórico e em seu contexto social. A linha de pesquisa, em diálogo com a História Política Renovada, fundamenta-se teoricamente na literatura especializada, especialmente de origem francesa e anglo-saxônica, considerando as múltiplas dimensões do político. Os diversos atores, individuais, coletivos e institucionais que transitam neste universo múltiplo do político são temas de pesquisa desta linha, com especial atenção para os intelectuais, as ideias atinentes ao político e seus diversos meios e processos de difusão e performance social, privilegiando-se estudos dedicados aos séculos XIX e XX no âmbito dos espaços ibéricos e americanos. A centralidade do Estado moderno na condução do campo político nos séculos XIX e XX não inibe o desenvolvimento de pesquisas no interior da linha que incorporem outros objetos e discussões teóricas; ao contrário, o político é compreendido para além das relações entre o Estado e a sociedade civil, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas acerca de outros espaços de organização ou de estruturação de poder. Tal dimensão política não exclui o diálogo com os campos da História Cultural e Social, optando-se pelo trabalho em interface com outros domínios da História. A linha operacionaliza seu corpo conceitual e metodológico mantendo a tradição interdisciplinar, apropriando-se de debates caros à Antropologia, à Ciência Política, à Economia, à Sociologia, à Psicanálise e à Comunicação Social. Assim, imprensa, partidos políticos, sindicatos, políticas públicas, opinião pública, intelectuais, ideias, eleições, associações, conflitos bélicos, movimentos políticos, a produção cultural engajada, as instituições são objetos de interesse desta linha.
Privilegiam-se estudos relativos às transformações urbanas e suas redes de contatos e relações estabelecidas nos diferentes processos de sociabilidade. A Linha de Pesquisa, em diálogo com as mais recentes tendências teórico-metodológicas de História Social, se propõe a refletir sobre os variados laços sociais, econômicos e políticos observados no espaço urbano, sendo privilegiados os estudos sobre as trajetórias de grupos e/ou indivíduos, sua inserção social, territorial e suas vivências e deslocamentos. Nas suas práticas cotidianas, podem-se identificar os lugares ocupados por esses diferentes atores na sociedade, nos permitindo uma melhor compreensão da sua participação nas transformações das cidades, das empresas, das indústrias, das artes e ofícios, das profissões e os reflexos do processo migratório na sociedade como um todo. As questões relativas ao mundo do trabalho devem ser também inseridas nessas reflexões sobre as práticas cotidianas, relacionadas ao estudo do desenvolvimento econômico e industrial da sociedade, com ênfase no papel do imigrante no tocante às questões do empreendedorismo, da tecnologia e da circulação de ideias. Dentre as produções temáticas privilegiadas pela Linha incluem-se estudos de imigração para o Brasil, com ênfase em questões de transnacionalismo (econômico, cultural e político) e no papel dos imigrantes no processo de urbanização e modernização social do país entre o século XIX e XX; história da imprensa e suas relações com os demais espaços de produção intelectual e de poder da sociedade; industrialização, planejamento e urbanização, com ênfase nas mudanças urbanas promovidas pelos fenômenos da industrialização, das novas levas de imigração e de outras formas de mobilidade humana ocorridas ao longo do séc. XX. Tal dimensão social não exclui o diálogo com os campos da História Cultural e Política, optando-se pelo trabalho em interface com outros domínios da História.
Tem-se por objetivo sistematizar a informação e perspectivas de análise historiográficas e de outras ciências sociais acerca da presente crise das democracias e do multilateralismo, da emergência de uma nova extrema-direita e, por outro lado, sobre a possibilidade epistemológica e teórico-metodológica de produção e de divulgação de conhecimento historiográfico (científico ou objectivante) no que concerne à referida vertente do tempo presente. Serão estabelecidas comparações com os períodos da Época dos Fascismos e da Guerra Fria, tendo por base os casos de Brasil e Portugal. A circunstância de ambos os países terem conhecido personalidades, organizações e regimes ditatoriais de extrema-direita autoritários e/ou totalitários na Época do Fascismo e durante a Guerra Fria viabiliza, também, a comparação entre velhas e novas extremas-direitas. Essa circunstância torna, ainda, possível a análise das características e das implicações, nos médio e longo prazos, das modalidades de justiça transicional e dos processos transicionais ocorridos depois de 1945 e de 1986 no Brasil; depois de 1974 em Portugal.
Sistematizar informação e perspectivas de análise historiográficas e de outras ciências sociais acerca, por um lado, da possibilidade epistemológica da produção e divulgação de conhecimento historiográfico (científico ou objectivante) sobre o tempo presente; por outro lado, das características e exigências específicas da reconstituição e análise de problemáticas associadas ao tempo presente. Considera-se, para o efeito, que o actual tempo presente tem início em 1991, com o colapso da URSS/com o fim do Bloco Comunista e com o fim da Guerra Fria/de um sistema de relações internacionais bipolar.
A partir de uma visão de conjunto da história do regime salazarista, esta disciplina foca em particular a dimensão colonial da história do Estado Novo português, considerando um conjunto de aspectos estruturantes o centralismo político-administrativo, o dirigismo económico, o povoamento branco, o indigenato e o trabalho forçado africano do sistema colonial português em África, bem como a emergência dos nacionalismos africanos, a eclosão das guerras de independência de Angola, da Guiné de Moçambique e a consecução da descolonização (1974-1975), na sequência do fracasso da política reformista de Marcelo Caetano e da revolução de 25 de Abril de 1974.
El objetivo del curso es actualizar el conocimiento y la reflexión teórico-metodológica-analítica sobre cuestiones centrales en torno al concepto de resistencia, además de ampliar las fronteras de dicha categoría para dar protagonismo a diferentes actores y a diferentes perspectivas teóricas. Partiendo de esta perspectiva, el presente curso propone destacar las distintas dimensiones y praxis de la resistencia (en particular, de los grupos subalternos), que facilitan a una comprensión de qué actores pueden ser considerados resistentes y cuáles no; cuáles son las formas más habituales de resistencia; en qué contextos suelen surgir formas de resistencias; y qué rol ocupa la categoría de resistencia en la sociedad y en las investigaciones en la actualidad. Estas son algunas de las preguntas que guiarán las reflexiones encaradas a lo largo del presente curso.
Under the perspective of the History of Ideas, this course analyzes Brazilian political, legal and social thought in the interwar period, highlighting its intellectual foundations and patterns, its historical and philosophical relevance and the transnational character of Brazilian intellectual networks with other countries in Latin America, United States and Europe. The purpose of the course is to demonstrate and problematize how authoritarianism develops itself in the history of the Brazilian republican period.
Aprofundamento de estudos sobre temas de História Cultural no Brasil Contemporâneo.
Interfaces com o campo da Antropologia.Aprofundamento de estudos teórico-metodológicos de História Cultural e suas.
Aprofundamento de estudos teórico-metodológicos de História Cultural e suas interfaces com o campo da cultura material.
Aprofundamento de estudos teórico-metodológicos de História Cultural e suas interfaces com o campo da cultura visual.
Aprofundamento de estudos teórico-metodológicos de História Cultural e suas interfaces com o campo da etnohistória.
Aprofundamento de estudos teórico-conceituais de História Política e suas interfaces com o campo da Filosofia Política.
Aprofundamento teórico-metodológico da mídia, em geral, e da imprensa, em particular, como fonte e objeto de estudos de História Política.
Aprofundamento de estudos teórico-metodológicos de História Política e suas interfaces com os campos da Ciência Política e Sociologia Política.
Aprofundamento de estudos teóricos sobre o conceito de intelectual e suas relações políticas com o Estado.
Aprofundamento de estudos teórico-metodológicos sobre os conceitos de autoritarismo, democracia, nação e nacionalismo político no Brasil Contemporâneo.
Aprofundamento de estudos sobre temas relativos ao desenvolvimento urbano e industrial no Brasil Contemporâneo.
Aprofundamento de estudos sobre temas relativos ao desenvolvimento social e econômico no Brasil Contemporâneo.
Aprofundamento de estudos teórico-metodológicos de História Social e suas interfaces com o campo da História Cultural.
Aprofundamento de estudos teórico-metodológicos de História Social e suas interfaces com o campo da História Econômica.
Aprofundamento de estudos teórico-metodológicos de História Social e suas interfaces com o campo da História Política.
Aprofundamento de estudos sobre temas relativos às migrações no Brasil Contemporâneo (séculos XIX-XX).
Aprofundamento de estudos sobre temas relativos às migrações no mundo contemporâneo.
Aprofundamento de estudos sobre temas de História da Cultura Material no Brasil Contemporâneo.
Aprofundamento de estudos sobre temas de História da Cultura Visual no Brasil Contemporâneo.
Aprofundamento do estudo de clássicos da historiografia da cultura da segunda metade do século XX.
Aprofundamento de estudos teóricos sobre a História das Ideias Políticas no Brasil Contemporâneo (séculos XIX-XX).
Aprofundamento de estudos teóricos sobre a História das Ideias Políticas no Mundo Contemporâneo (séculos XIX-XX).
Aprofundamento de estudos teóricos sobre História das Ideias, História dos Conceitos e História dos Intelectuais e suas interfaces.
Aprofundamento de estudos teórico-metodológicos sobre temas relativos à história do pensamento social e econômico no Brasil Contemporâneo.
Neste breve seminário vamos explorar trabalhos que inspiravam a Pesquisa e análise do seu professor. Os temas e leituras variam: alguns são mais metodológicos, outros mais orientados por teoria, até outros tratam estratégias para escrever história e pensar em categorias de análise. A ideia é estimular os alunos de Pós-Graduação a pensar em como a pesquisa das teses ou dissertações dialogam com o trabalho de outros pesquisadores.
Descreva aqui a ementa da disciplina em português. A chamada Era Rio Branco (1902-1912) marca a reorientação do eixo diplomático brasileiro da Europa para os Estados Unidos e consolida a aproximação entre os países ao mesmo tempo em que se acirram as rivalidades com a Argentina. Como artífice da política externa brasileira, o Barão do Rio Branco concentrou imenso poder e certa aura de unanimidade nacional em torno do seu projeto de nação e do modelo de civilização que buscava projetor para o exterior. Entretanto, houve sim, dissidências e controvérsias nos meios diplomáticos e entre intelectuais. Unindo abordagens próprias da História das Ideias e da História Política, neste seminário concentraremos a atenção nos principais nomes envolvidos nos debates acerca dos projetos de país em disputa na nascente república e como suas ideias estavam vinculadas com o modelo de política externa que defendiam. Para tanto, discutiremos as ideias do próprio Barão do Rio Branco, além de nomes fundamentais como Joaquim Nabuco, Manoel de Oliveira Lima, Eduardo Prado, entre outros.
A disciplina busca compreender as múltiplas dimensões do político, considerando a diversidade dos objetos que compõem a História Política renovada. Dessa forma, a partir de diferentes tradições teóricas e metodológicas, pretende-se qualificar os objetos deste campo de pesquisa, observando as especificidades do exercício da política e do poder no mundo ibero-americano.
A disciplina tem como objetivo apresentar conceitos e metodologias fundamentais para a pesquisa em História Social, enfatizando: a) as suas tendências historiográficas contemporâneas nas dimensões culturais, econômicas e políticas e b) as possibilidades teórico-metodológicas associadas às suas fontes de pesquisa: escrita, visual e oral.
O seminário visa o estudo transdisciplinar de elaborações teóricas fundamentais nos campos da materialidade, da representação, da cultura visual e da etnicidade, por meio da análise desses conceitos e de seus correlatos, acompanhada de revisão crítica da historiografia de referência para a compreensão das estratégias metodológicas e dos paradigmas interpretativos mobilizados para delimitação e tratamento de seus objetos.
Esta disciplina geralmente é oferecida de maneira intensiva por Professores convidados externos ao Programa que desenvolvem tópicos específicos sobre questões pertinentes aos contextos nacionais e internacionais do mundo ibero-americano.
Esta disciplina geralmente é oferecida de maneira intensiva por Professores convidados externos ao Programa que desenvolvem tópicos específicos sobre questões pertinentes aos contextos nacionais e internacionais do mundo ibero-americano.
Esta disciplina geralmente é oferecida de maneira intensiva por Professores convidados externos ao Programa que desenvolvem tópicos específicos sobre questões pertinentes aos contextos nacionais e internacionais do mundo ibero-americano.
Esta disciplina geralmente é oferecida de maneira intensiva por Professores convidados externos ao Programa que desenvolvem tópicos específicos sobre questões pertinentes aos contextos nacionais e internacionais do mundo ibero-americano.
Esta disciplina geralmente é oferecida de maneira intensiva por Professores convidados externos ao Programa que desenvolvem tópicos específicos sobre questões pertinentes aos contextos nacionais e internacionais do mundo ibero-americano.
Esta disciplina geralmente é oferecida de maneira intensiva por Professores convidados externos ao Programa que desenvolvem tópicos específicos sobre questões pertinentes aos contextos nacionais e internacionais do mundo ibero-americano.
Processo Seletivo do Pós-Graduação em História é semestral com divulgação de edital a cada seleção.
Edital de Seleção 2025/1
Selección para acceder a los programas de máster y doctorado en 2025/1
Selection for admission to Master’s and Doctoral programs in 2025/1
É permitido àqueles candidatos que não tenham sido aprovados no processo seletivo, ou a outros interessados, cursar disciplinas isoladas na condição de alunos especiais.
O Aluno Especial matricula-se no Programa de Pós-Graduação em História, em disciplina isolada e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação.
O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos de cada disciplina, será pago em 5 (cinco) parcelas no semestre em curso. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através do telefone (51)33203588 ou e-mail: [email protected]
Período de inscrição: 1º de agosto a 9 de agosto de 2024, através do e-mail [email protected] indicando a disciplina de interesse e anexando os documentos abaixo.
Formulário de Cadastro
Cópia do diploma e do histórico de graduação
Cópia do documento de identidade (RG) e CPF
Informações financeiras: (51)3320-3588 ou [email protected]
Matrícula: 12 a 16 de agosto de 2024 – ORIENTAÇÕES SERÃO ENVIADAS EM RESPOSTA AO E-MAIL DE INSCRIÇÃO.
Programa de Integração da Graduação com a Pós: você aproveita seus créditos eletivos para cursar disciplinas de mestrado e doutorado, com o mesmo valor da Graduação.
Documentos necessários:
Por meio do G+1, o (a) estudante que deseja seguir na área acadêmica pode viver a experiência no mestrado durante a graduação. Para isso, ele (a) precisa ter cursado, pelo menos, 50% da graduação e participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação de interesse.
Luis Carlos dos Passos Martins | [email protected]
Luis Carlos dos Passos Martins (Coordenador) | [email protected]
Claudia Musa Fay | [email protected]
Charles Monteiro | [email protected]
Marçal de Menezes Paredes | [email protected]
Luciano Aronne de Abreu | [email protected]
Representante Discente: Giselle Perna | [email protected]
Avenida Ipiranga, 6681
Prédio 8, 4° andar, sala 403
Porto Alegre/RS – Brasil – CEP 90619-900
Telefone: 3353-4167
E-mail: [email protected]
Segunda a Sexta: 8h às 12h e das 13h às 18h
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
ANTONIO DE RUGGIERO | [email protected] | Currículo Lattes |
AUGUSTO NEFTALI CORTE DE OLIVEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
CHARLES MONTEIRO | [email protected] | Currículo Lattes |
CLAUDIA MUSA FAY | [email protected] | Currículo Lattes |
DEBORA SOARES KARPOWICZ | [email protected] | Currículo Lattes |
IR. EDISON HUTTNER | [email protected] | Currículo Lattes |
LUCIANA MURARI | [email protected] | Currículo Lattes |
LUCIANO ARONNE DE ABREU | [email protected] | Currículo Lattes |
LUIS CARLOS DOS PASSOS MARTINS | [email protected] | Currículo Lattes |
LUIS ROSENFIELD | [email protected] | Currículo Lattes |
MARCAL DE MENEZES PAREDES | [email protected] | Currículo Lattes |
RAFAEL MACHADO MADEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
ROBERTO HOFMEISTER PICH | [email protected] | Currículo Lattes |
Nome |
Universidade |
|
Prof. Dr. Bryan McCann | [email protected] | Georgetown University |
Prof. Dr. João Paulo Avelãs Nunes | [email protected] | Universidade de Coimbra |
Prof. José Carlos Curto | [email protected] | York University (Canadá) |
Prof. Alberto Barausse | [email protected] | Università degli Studi del Molise (UNIMOL-Itália) |
Nome | Lattes |
---|---|
ALESSANDRA THAIS SIEBEN MARTINS | Link |
ALEX LATRONICO | Link |
ALINE DA ROSA URBANO | Link |
ALVARO ANDREI TEDESCO DA SILVA | Link |
AMANDA PACHECO DA MAIA | Link |
ANDRESSA ALTENETER MONTICELLI | Link |
BERNARDO ABEL HARTMANN | Link |
CAIO FELIPE GOMES VIOLIN | Link |
CARLA JACIRA MARIANOFF DE CASTRO | Link |
DANIEL WAISMAN IGOR | Link |
DIEGO PULSY PEREIRA | Link |
FABIO BLOISE MUNDSTOCK | Link |
ISABELLA MARINI HORST | Link |
LARYSSA SALENAVE DA SILVA | Link |
LUISA BORGMANN DE OLIVEIRA | Link |
MARIANA STEINER FARIAS | Link |
NICOLAS DE OLIVEIRA BRAGA | Link |
PAULA DE SOUZA LEAO FERNANDES DE BARROS | Link |
RAFAEL ROSLER | Link |
RICARDO SUPERTI DE OLIVEIRA | Link |
TIAGO MENGUE BOFF | Link |
VICENTE MARTINS DALLA CHIESA | Link |
VINICIUS TERRA MARTINS | Link |
YAN PEDRINI VIERO | Link |
Nome | Lattes |
---|---|
ABDALA MUSSA INAQUE | Link |
ALAN RICARDO SCHIMIDT PEREIRA | Link |
ALYSSA NUNES BRUSCATO COSTA | Link |
ANTONIO CARLOS SOARES | Link |
BIANCA LOPES BRITES | Link |
BIANCA OBETINE MAGNUS | Link |
BRUNO CAMPOS RODRIGUES | Link |
CARLOS EDUARDO DA SILVA PEREIRA | Link |
CAROLINE ATENCIO MEDEIROS NUNES | Link |
CESAR AUGUSTO HULSENDEGER | Link |
CLAUDIO LOPES PREZA JUNIOR | Link |
DANIELA DE LIMA SOARES | Link |
DEMETRIUS RICCO AVILA | Link |
ELIANNE CESAR O`FARRILL | Link |
ERNESTO PEREIRA BASTOS NETO | Link |
FABIANA CIOCHETA MAZUCO | Link |
FABIANE MARIA RIZZARDO | Link |
FELIPE DE ASSUNCAO SORIANO | Link |
FELIPE VARGAS DA FONSECA | Link |
FRANCISCO DE ASSIS CRUZ DA SILVA | Link |
GISELLE HIRTZ PERNA | Link |
HAGNER MALON DA COSTA SILVA | Link |
IARA DA SILVA CASTRO ALMEIDA | Link |
ISADORA DUTRA DE FREITAS | Link |
JESSICA SCHAEFER ZAJACZKOWSKI | Link |
JOAO VICTOR CRISTIANO SCHEFFER | Link |
JOSE JOACI BARBOZA | Link |
LARA COLETTO | Link |
LINO ALAN RIBEIRO DA LUZ DAL PRA | Link |
LIVIA DO AMARAL E SILVA LINCK | Link |
MIGUEL AUGUSTO PINTO SOARES | Link |
MOACIR SILVA DO NASCIMENTO | Link |
NYKOLLAS GABRYEL OROCZKO NUNES | Link |
PAMELA CHIOROTTI BECKER SOUZA | Link |
PAULA TATIANE DE AZEVEDO | Link |
PEDRO ENERI CREMONESE | Link |
PRICILA NICHES MULLER | Link |
PRISCILA ERVIN SAVAL | Link |
RAMON NERE DE LIMA | Link |
RAPHAEL DE BARROS PETERSEN | Link |
RAYANNE MATIAS VILLARINHO | Link |
RODRIGO DE AGUIAR GOMES | Link |
ROGER MACHADO MARQUES | Link |
TAIS CRISTINE FERNANDES BATISTA | Link |
THIAGO COSTA JULIANI REGINA | Link |
VALDIR MACHADO GUIMARAES | Link |
VERONICA VIEIRA MARTINELLI | Link |
VITOR DA SILVA COSTA | Link |
WELINGTON AUGUSTO BLUME | Link |
Horários das disciplinas 2025/1 Clique Aqui
Estudos Ibero-Americanos é uma revista semestral editada pelo Departamento e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil. Destina-se à divulgação de artigos, resenhas, documentos sobre a História do mundo ibérico e ibero-americano e, eventualmente, de textos de cunho teórico-metodológico.
Qualis: A2
Acesse aqui
Oficina do Historiador é um periódico de publicação semestral editado pelo Programa de Pós-Graduação em História e pelo Laboratório de Pesquisas em Documentação Escrita (LEPH) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Define-se como um espaço de veiculação de produção científica e pesquisas desenvolvidas por docentes e, principalmente, por alunos dos diversos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em História do país. O caráter exclusivamente virtual tem o intuito de divulgar a produção acadêmica a um público mais amplo de interessados em estudos sobre diversas temáticas e contextos históricos. Visa, portanto, fomentar a investigação e a difusão de seus resultados, além de promover o debate historiográfico.
Qualis: B1
eISSN 2178-3748
Comissão Editorial: SÉRIE HISTÓRIA
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 18 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 60 meses.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 60 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros. A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
Clique aqui e confira.
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
R$ 1.930,46
|
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros. A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.
O PUCRS PrInt promove a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
Os projetos contemplados no Programa de Pós-Graduação em História são:
Editais em andamento
O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) oferecerá bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, alinhadas com o Plano de Internacionalização da Instituição de Ensino Superior, de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação Stricto sensu brasileiros de excelência na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmicos, de ensino e de pesquisa no país.
Uma forma importante de relações interinstitucionais mantém-se através dos convênios. Por meio destes, o Programa busca estreitar as relações de trabalho e incrementar a cooperação científica, sobretudo nos setores de ensino e pesquisa. Atualmente mantêm-se os seguintes convênios internacionais:
Universidade de Coimbra, Portugal
École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França. Centro de Estudos Históricos, Grupo Internacional de Pesquisas sobre as Missões Ibéricas Coloniais
Georgetown University
Freie Universität Berlim – Lateinamerika Institut
Universidad Nacional de Mar del Plata
Rede Internacional Marc Bloch de Estudos Comparados de História (UNCPBA (Tandil), UNR (Rosario), UNCo (Neuquén), PUCRS, UNISINOS, École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS (Paris-França), Université de Toulouse-Le Mirail (França), UNAM-Iztapalapa (México) e Universidade de Girona (Espanha)
Universidad de la Republica Del Uruguay, Faculdad de Humanidades y Ciencias de la Educación
CEDEAL – Centro Espanhol de Estudos da América Latina, Madri, Espanha
Instituto de Estudios Latinoamericanos de la Universidad de Alcalá (Espanha)
Universidad Céu San Pablo (Espanha)
No âmbito regional e nacional, o Programa mantém os seguintes convênios
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Instituto Histórico e Geográfico do RGS
Mestrado Interinstitucional (MINTER) com a Universidade Católica de Rondônia
Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal do Paraná (PROCAD)
Universidade Estadual do Ceará (PROCAD)
Universidade Federal do Piauí e PUC-SP (PROCAD)
Arquivo Histórico do RGS
A Rede NETCOR foi criada após a realização de congresso na cidade de Lisboa, no campus da Universidade Nova de Lisboa, entre os dias 13 e 15 de Janeiro de 2015, que reuniu importantes estudiosos da temática de países como Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Brasil. Como resultado de suas discussões, os então participantes do congresso “A Era do Corporativismo: regimes, representações e debates” deliberaram pela criação de uma rede internacional de pesquisa capaz de produzir e atualizar o conhecimento sobre o fenômeno do corporativismo e a organização de interesses sociais e econômicos através da investigação científica comparada, não apenas em escala europeia, mas em escala global, considerando suas diferentes experiências e sistemas nacionais. Foi então constituída uma Comissão Provisória para organização da Rede, formada pelos professores Paula Borges Santos, Álvaro Garrido, Angeles Lario e Luciano Aronne de Abreu, respectivamente representando as seguintes instituições: Universidade Nova de Lisboa (UNL), Universidade de Coimbra (FUC), Universidade de Educação à Distância (UNED) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). No dia 12 de Novembro de 2015, novamente reunidos em Lisboa, os integrantes desta Comissão apresentaram aos demais integrantes fundadores da Rede NETCOR propostas para sua devida institucionalização e funcionamento, as quais foram aprovadas por unanimidade, sendo esta considerada a data oficial de criação da International Network for Studies on Corporatism and Organizes Interests (NETCOR), como passou então a ser denominada.
O principal objetivo da Rede NETCOR é produzir e atualizar os conhecimentos sobre o fenômeno do corporativismo e da organização dos interesses sociais e econômicos, através de um trabalho de investigação científica que aposta na dimensão comparativa, não só à escala europeia, considerando diversas experiências e sistemas nacionais, mas também em nível global. Em termos específicos, a Rede tem ainda por objetivo agregar investigadores e universidades que se dediquem ao estudo dos seguintes eixos de investigação:
Alessio Gagliardi (Dipartimento di Storia, culture, civiltà, Università di Bologna)
Angeles Lario (Departamento de Historia Contemporánea, Facultad de Geografía e Historia – Universidad Nacional de Educación a Distancia)
Luciano Aronne de Abreu (Programa de Pós-Graduação em História, Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul)
Olivier Dard (LABEX EHNE (Ecrire une Histoire Nouvelle de l’Europe), Université ParisSorbonne (Paris IV)
Paula Borges Santos (Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa)
Abreu, Luciano Aronne de. Curso de História, Escola de Humanidades. Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul (PUCRS). Brazil. [email protected].
Link currículo e publicações: http://lattes.cnpq.br/7966762795492151
Adamczyk, Arkadiusz. Jan Kochanowski University. Poland. [email protected]
Korporatywizm Adamczyk_artykul
The List of Main Scientific Publications
Afonso, Albérico. Instituto de História Contemporânea (IHC). Universidade Nova de Lisboa. Portugal [email protected]
Albernaz, Cássio. Curso de História, Escola de Humanidades. Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul (PUCRS). Brazil. [email protected]
Alves, Jorge Fernandes. Faculdade de Letras Universidade do Porto. Portugal. [email protected]
Amaro, António Rafael. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20). Universidade de Coimbra. Portugal. [email protected]
Angeles Lario/UNED.
Página personal: http://portal.uned.es/portal/page_pageid=93,6822666&_dad=portal&_schema=PORTAL
Página en DIALNET: https://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=143753
Publicaciones online en e-spacio (espacio de la biblioteca de la UNED con documentos en línea) http://espacio.uned.es/fez/list/cat=quick_filter&sort_by=searchKey0&search_keys%5B0%5D=Lario%2C+%C3%A1ngeles
enlace a la cátedra de MONARQUÍA PARLAMENTARIA a la que pertenezco en la Universidad Rey Juan Carlos (URJC): http://www.catedramonarquiapurjc.com/
Brito, José Maria Brandão de. Instituto de História Contemporânea (IHC). Universidade Nova de Lisboa Portugal. [email protected]
Cardoso, José Luís. Instituto de Ciências Sociais (ICS). Universidade de Lisboa. Portugal. [email protected]
Chorão, Luís Bigotte. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20). Universidade de Coimbra. Portugal. [email protected]
Dard, Olivier. LABEX EHNE (Ecrire une Histoire Nouvelle Université Paris Sorbonne – Paris IV). France. [email protected]
Fernandes, Maria Fernanda Lombardi. Departamento de Ciências Sociais. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Brazil. [email protected]
Ferreira, Fátima Moura. Laboratório 2 – Paisagens, Património e Território (Lab2PT). Universidade de Lisboa. Portugal. [email protected]
Ferreira, Nuno Estevão. Centro de Estudos de História Religiosa. Universidade Católica Portuguesa. Portugal. [email protected]
Forti, Steven. Universidade Nova de Lisboa.
FORTI, Steven, El mito del corporativismo en el fascismo de izquierdas italiano. El caso de la Verità (1936-1943)
FORTI_Herida, tatuaje y recuerdo. Malaparte y Drieu La Rochelle (Rubrica Contemporanea, 42015)
Itinerarios
Freire, Américo. Fundação Getúlio Vargas – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV-CPDOC). Brazil. [email protected]
Freire, Dulce. Instituto de Ciências Sociais (ICS), Universidade de Lisboa. Portugal. [email protected]
Gagliardi, Alessio. Dipartimento di Storia, Culture, Civiltà. Università de Bologna Italy [email protected]
Garrido, Álvaro. Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20). Universidade de Coimbra. Portugal. [email protected]
Artigo Ler História (final) AG
Livro (ed.) Corporativismos (2012) Introd. e Cap. Livro
Storicamente AG
Gasparetto Júnior, António. Universidade Federal de Juiz de Fora. Brazil. [email protected]
Gomes, Gabriela Daiana. Universidad de Buenos Aires. Argentina. [email protected]
Gonçalves, Leandro Pereira. Curso de História, Escola de Humanidades. Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul (PUCRS). Brazil. [email protected]
González Bozzolasco, Ignacio. Docente de la Universidad Católica de Asunción e Investigador del Grupo de Sociología Histórica de América Latina (GESHAL) de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires (UBA). Doctorando en Ciencias Sociales en la UBA.
E-mail: [email protected] Web: https://igonbo.academia.edu
Sindicalismo y lucha por la democracia – 2013
Represion, cooptacion y resistencia – 2013
Normalizar el Paraguay. La Cruzada Mundial de la Amistad y su inserción internacional – 2017
La relacion entre el sindicalismo y el Estado en py – 2014
Investigar en Paraguay el desafio de las Ciencias Sociales – 2016
Fernando López-Alves y su caracterización del caso paraguayo – 2017
Ivani, Mario. Instituto de História Contemporânea (IHC). Universidade Nova de Lisboa (UNL). Portugal. [email protected]
Lanero Tábuas, Daniel. Departamento de Historia Contemporánea e de América. Universidade de Santiago de Compostela (USC). Spain. [email protected]
Leal, Ernesto Castro. Departamento de História, Faculdade de Letras. Universidade de Lisboa. Portugal. [email protected]
Leal, Manuel Cardoso. Departamento de História, Faculdade de Letras. Universidade de Lisboa. Portugal. [email protected]
Giménez-Martinez, Miguel Angél. Departamento de Historia Contemporánea. Universidad Autónoma de Madrid. Spain. [email protected]
Great projects and crude realities
Le système de représentation politique dans l’espagne de Franco
Los inicios de la diplomacia parlamentaria en España
Grecco, Gabriela de Lima. Departamento de Historia Contemporánea. Universidad Autónoma de Madrid. Spain. [email protected]
169-215-1-PB
1999-7242-1-PB publicacion
Revista Dialogos
Nemore, Francesca. Università di Roma La Sapienza. Italy. [email protected]
24560-106230-2-PB
La documentazione del fondo Gestione Speciale IMI Autarchia Economica Nazionale MdA_Studi_F_Nemore_Politica_autarchica_fascismo_nov2015
Maia, Tatyana de Amaral. Curso de História, Escola de Humanidades. Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul (PUCRS). Brazil. [email protected]
Mansan, Jaime Valim. Departamento de História. Universidade Federal de Rio Grande do Sul (FURG). Brazil. [email protected] .
Link currículo e publicações:
http://lattes.cnpq.br/4279040837090702
http://furg.academia.edu/JaimeValimMansan
Martinho, Francisco Palomanes. Departamento de História, Universidade de São Paulo. Brazil. [email protected]
Títulos das principais publicações:
MARTINHO, F. C. P. Marcello Caetano, uma biografia (1906-1980). Lisboa: Objectiva, 2016;
MARTINHO, F. C. P. A Bem da Nação: o Sindicalismo Português entre a Tradição e a Modernidade (1933-1945). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. v. 01. 432 p.
MARTINHO, F. C. P. & LIMONCIC, F. A experiência nacional: identidades e conceitos da nação na África, Ásia, Europa e nas Américas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
MARTINHO, Francisco C. P. & PINTO, António Costa. A vaga corporativa: corporativismo e ditaduras na Europa e na América Latina. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2016. [ed. Brasileira: Rio de Janeiro: Editora FGV, 2016]
MARTINHO, F. C. P; LIMONCIC, F (Org). Intelectuais do anti-liberalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
MARTINHO, F. C. P; LIMONCIC, F (Org.). A Grande Depressão: Política e Economia na Década de 1930 – Europa, Américas, África e Ásia. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
elites politicas e o ministerio do trabalho
wold war e-journal
Martins, Luís Carlos dos Passos. Curso de História, Escola de Humanidades. Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul (PUCRS). Brazil. [email protected]
Mano Torres, Jorge. Instituto de História Contemporânea, FCSH/NOVA
Melis, Guido. Facoltà di Lettere e Filosofia. Università di Roma 1. Italy. [email protected]
Mendes, Francisco Azevedo. Laboratório 2 – Paisagens, Património e Território (Lab2PT). Universidade de Lisboa. Portugal. [email protected]
Pasetti, Matteo. Università de Bologna. Italy. [email protected] . Links currículo e publicações: https://www.unibo.it/sitoweb/matteo.pasetti2/en
https://www.unibo.it/sitoweb/matteo.pasetti2/cv-en
https://www.unibo.it/sitoweb/matteo.pasetti2/publications
pasetti 2012 neither bluff nor revolution
pasetti 2017 corporatist connections
pasetti 2017 labour charter transnational spread
Pereira, Natália. Laboratório 2 – Paisagens, Património e Território (Lab2PT). Universidade de Lisboa. Portugal. [email protected]
Pereira, Natália – Nós o povo…
Perfecto García, Miguel Angél. Departamento de Historia Contemporánea. Facultad de Ciencias Sociales Universidad de Salamanca. Spain. [email protected]
Perlatto, Bom Jardim, Fernando. Laboratório de História Política e Social (LAHPS). Universidade Federal de Juiz de Fora. Brazil. [email protected]
Pinto, António Costa. Instituto de Ciências Sociais (ICS). Universidade de Lisboa. Portugal. [email protected] .
Link currículo e publicações:
http://www.antoniocostapinto.eu/https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Pinto6
Pires, Leonardo Aboim.
Corporativismo_e_protecao_laboral_no_Es
Joao_Pinto_da_Costa_Leite_Lumbrales_na
Recensão_Álvaro Garrido
Ploumidis, Spyridon. National and Kapodistrian University of Athenas. Greece. [email protected]
no.47 (Corporatism)
no.48 (Peasantist Nationalism)
no.49 (Agrarian Politics)
Ramos, Vinícius. Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Brazil. [email protected]
Rodrigues, Cristina. Instituto de História Contemporânea (IHC). Universidade Nova de Lisboa. Portugal. [email protected]
Ridolfi, Maurizio. Centro Studi sull’Europa Mediterranea (CSSEM). Università degli Studi della Tuscia (UST). Italy. [email protected]
Rollo, Maria Fernanda. Instituto de História Contemporânea (IHC). Universidade Nova de Lisboa. Portugal. [email protected]
Rosas, Fernando. Instituto de História Contemporânea (IHC). Universidade Nova de Lisboa. Portugal. [email protected]
Santos, Paula Borges. Instituto de História Contemporânea (IHC). Universidade Nova de Lisboa. Portugal. [email protected]
La Carte e la Storia PBS 2016
PBS PS artigo Parlamento 2016
UNED Corporativismo PBS
SANTOS, Paula Borges, “Redefining Representation in the Ditactorship of Salazar and Marcelo Caetano: The Changing Role of Parliament (1935-1974)” in Portuguese Studies, vol. 32, n.º 2 (2016), pp. 149-171. ISBN-10:1781882576 ISBN-13: 978-1781882573
SANTOS, Paula Borges, «Political representation and representation of interests. The institutional solution of the Salazar and Caetano dictatorships» in Le Carte e la Storia, n. 1, 2016, pp. 25 – 43. DOI: 10.1411/83973
SANTOS, Paula Borges, «O modelo político do Estado autoritário português: a ideia corporativa na constitucionalização do regime (1931-1933). The political modelo of the portuguese authoritarian state: the corporatist idea in the constitutionalisation of the regime (1931-1933)» in Espacio, Tiempo y Forma, 27, 2015, UNED, pp. 59-84. E-ISSN 2340-1451.
SANTOS, Paula Borges, A Segunda Separação. A Política Religiosa do Estado Novo (1933-1974), Coimbra, Edições Almedina, 2016, 650 p. ISBN 9789724066196
SANTOS, Paula Borges, «Nas origens do nacionalismo político da I República Portuguesa: o projeto da “nacionalização do Estado” e o debate jurídico e político em torno da conceção da soberania e do modelo de representação política» in Dimensões do Poder: História, Política e Relações Internacionais, coord. de Marçal de Menezes Paredes; Leandro Pereira Gonçalves; Luciano Aronne de Abreu; Helder Gordim Silveira, Porto Alegre, EDIPUCRS, 2015, pp. 63-81. ISBN: 978-85-397-0715-7.
Schmitter, Philippe. Department of Political and Social Sciences. European University Institute. Italy. [email protected]
Serapiglia, Daniele. Università de Bologna. Italy. [email protected]
Stolzi, Irene. Centro di Studi per la Storia del Pensiero Giuridico Moderno. Università degli Studi di Firenze. Italy. [email protected]
Tanagino, Pedro Ivo Dias. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Brazil. [email protected]
Torreggiani, Valerio. Centro Studi sull’Europa Mediterranea (CSSEM). Università degli Studi della Tuscia (UST). Italy. [email protected] . Link currículo e publicações: https://unitus.academia.edu/ValerioTorreggiani
V._Torreggiani_Towards_an_Orderly_Sociey
Vanucchi, Marco Aurélio. Escola de Ciências Sociais (CPDOC), Fundação Getúlio Vargas (FGV). Brazil. [email protected] Link currículo: http://lattes.cnpq.br/9521159257671677
artigo publicado
O corporativismo dualista
Viscardi, Cláudia. Laboratório de História Política e Social (LAHPS). Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Brazil. [email protected]
Federalismo – LASA
Federalismo-Argentina
FRANCISCO CAMPOS- Crossing borders.protected
Zachar, Peter. Kodolányi János University of Applied Sciences. Hungary. [email protected]
Zaganella, Marco. Fondazione Ugo Spirito e Renzo De Felice. Italy. [email protected] . Link currículo e publicações: http://www.ec.univaq.it/on-line/Home/Docentiedidattica/scheda460.html
Construyendo la nación
Democratic Corporatism
Il tempo della grande rivoluzione
La mobilitazione industriale
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20). Universidade de Coimbra (UC). Portugal
Centro di Studi per la Storia del Pensiero Giuridico Moderno. Universitad degli Studi di Firenze. Italy
Centro Studi sull’Europa Mediterranea (CSSEM). Università degli Studi della Tuscia. Italy
Dipartimento di Storia, culture, civiltà. Università di Bologna. Italy
Escola de Ciências Sociais (CPDOC), Fundação Getúlio Vargas (FGV). Brasil.
Fondazione Ugo Spirito e Renzo de Felice. Italy. Link de acesso: www.fondazionespirito.it
HISTAGRA (Grupo de Historia Agraria e Politica do Mundo Rural). Universidade de Santiago de Compostela (USC). Spain
Instituto de Ciências Sociais (ICS). Universidade de Lisboa (UL). Portugal
Instituto de História Contemporânea. Universidade Nova de Lisboa (UNL). Portugal
LABEX EHNE (Ecrire une Histoire Nouvelle de l’Europe). Université Paris Sorbonne (Paris IV)
Laboratório de História Política e Social (LAHPS). Universidade Federal de Juiz de Fora. Brazil
Laboratório 2 – Paisagens, Património e Território (Lab2PT). Universidade do Minho (UM). Portugal
Programa de Pós Graduação em História, Escola de Humanidades. Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul (PUCRS). Brazil
Universidade Nacional de Educação a Distância/UNED:
http://portal.uned.es/portal/page_pageid=93,672920&_dad=portal&_schema=PORTAL
Biblioteca: http://portal.uned.es/portal/page_pageid=93,505432,93_25992941&_dad=portal&_schema=PORTAL
Università degli Studi dell’Aquila
Fondazione Ugo Spirito e Renzo de Flice – Library
Fondazione Ugo Spirito e Renzo de Felice – Archive
ICHI – FURG – Instituto de Ciências Humanas e da Informação
IHC – UNL – Instituto de História Contemporânea da Universudade Nova de Lisboa
Argo – FURG – Sistema de Administração de Bibliotecas
Quem estuda na PUCRS tem mais benefícios
Saiba mais sobre as oportunidades internacionais oferecidas pela Universidade.
Conecte sua pesquisa acadêmica ao ecossistema de inovação da PUCRS e explore oportunidades de negócios a partir da pesquisa.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Evento acontece dia 28 de novembro, no Campus da PUCRS
sexta-feira, 22 de novembro | 2024