Pesquisa

Professora da PUCRS é reconhecida por contribuição para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior   

terça-feira, 30 de abril | 2024

Homenagem aconteceu durante o Seminário de 20 anos do Sinaes, em Brasília 

Fotos: Giordano Toldo

A última sexta-feira (26) foi um dia especial para Marion Creutzberg, docente da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS e assessora da Pró-Reitoria da Graduação e Educação Continuada (Prograd). Na ocasião, a pesquisadora foi reconhecida por sua contribuição para a construção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), política pública mais longeva de avaliação da educação superior brasileira. A homenagem aconteceu durante o Seminário de 20 anos do Sinaes, em Brasília, e contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente do Inep, Manuel Palácios.  

“O Sinaes foi um marco determinante para os nossos processos avaliativos. Tive a oportunidade de observar a evolução tanto do sistema como das instituições de ensino superior, e com certeza estes 20 anos fizeram a diferença na educaçãoe na vida de milhares de jovens que procuram um ensino de qualidade”, celebra Marion.  

Realizado pelo Ministério da Educação (MEC); pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), o evento deu continuidade às discussões que cercam a história e evolução do Sinaes ao longo dos seus 20 anos, assim como as principais perspectivas para o futuro da avaliação – já que os resultados também são utilizados para subsidiar inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e indução da qualidade da educação. 

“Participo do Banco de Avaliadores dos Sinaes (Basis) desde 2006, e a PUCRS acompanhou de perto todo esse início. Eu fui homenageada representando, principalmente, os docentes do Basis – que conta com cerca de 8 mil avaliadores hoje, mas também representa, na minha leitura, a história coletiva de avaliação aqui na Universidade”, pontua.  

Trajetória ativa e próxima ao Sinaes 

A diversidade de atividades em que a professora Marion esteve inserida ao longo dos anos foi determinante para que fosse convidada a representar os docentes do Sinaes. Em sua trajetória, atuou como avaliadora do Banco de Avaliadores dos Sinaes, participou de diversas comissões do INEP, em especial a Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) e de processos avaliativos em missões no exterior, como Cabo Verde, São Tomé e Príncipe.  

“Estou na PUCRS desde 1999, entrei como professora do curso de enfermagem e desde então estive em vários espaços da universidade, como na coordenação de departamentos que existiam no curso, e setores avaliativos, como o ENADE, o Censo, a autoavaliação da graduação. E a partir da minha experiência, também puder dar suporte e apoio aos novos colegas que assumiram as funções que eu tinha em algum momento. Então, de alguma forma, nesses anos todos, desde 2006, sempre estive muito próxima das atividades do INEP e, com isso também, podendo contribuir”, conta.  

Leia também: Conecte Alumni PUCRS: conheça a comunidade digital exclusiva para formandos e egressos da Universidade

Mais recentes