O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), da Escola de Humanidades – PUCRS, dispõe de Cursos de Mestrado e Doutorado, o primeiro iniciou suas atividades em 1977 e o segundo 1998.
O projeto pedagógico do PPGSS, tem por finalidade produzir conhecimentos na área sobre as diversas expressões da questão social em suas mais variadas manifestações de desigualdades e resistências bem como formar recursos humanos de alta qualificação cuja centralidade da produção se direcione para essa finalidade ou com ela dialogue.
O Programa conta com pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente, mantendo parceria com Instituições de Pesquisa e Programas de Pós-Graduação em todo o país, e em âmbito internacional, o que tem contribuído sobremaneira para a manutenção do conceito 7 nas últimas avaliações da Capes.
Compartilhe este curso
O PPGSS tem por objetivo central formar e qualificar pesquisadores, docentes e profissionais para a pesquisa e o ensino, mas também visa contribuir para a qualificação do trabalho profissional na área do Serviço Social e áreas afins, capacitando para a atuação especialmente no âmbito das políticas sociais, públicas e privadas.
O projeto pedagógico do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Escola de Humanidades da PUCRS tem por finalidade produzir conhecimentos na área sobre as diversas expressões da questão social em suas mais variadas manifestações de desigualdades e resistências bem como formar recursos humanos de alta qualificação cuja centralidade da produção se direcione para essa finalidade ou com ela dialogue.
O Programa conta com pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente, mantendo parceria com Instituições de Pesquisa e Programas de Pós-Graduação em todo o país, e em âmbito internacional, o que tem contribuído sobremaneira para a manutenção do conceito 6 nas últimas avaliações da Capes.
Estudos e pesquisas sobre os direitos humanos e seu caráter histórico. Os sistemas de proteção dos direitos humanos e suas relações com o Estado e sociedade civil, as violações de direitos, os avanços e retrocessos societários na afirmação de direitos. Estudos sobre políticas sociais voltadas a populações historicamente vulneráveis em termos de direitos humanos: povos negros, indígenas e quilombolas, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, pessoas idosas, jovens, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, populações em situação de rua, mulheres, trabalhadores do campo e da cidade, povos refugiados e imigrantes, etc. Investigações sobre os processos de desigualdade e resistência e suas repercussões no modo e condições de vida dos sujeitos sociais, considerando os diversos marcadores sociais. Estudos relacionados ao poder punitivo do Estado no sistema prisional, de justiça e de segurança pública e a justiça restaurativa. Estudos das múltiplas expressões de violência e estratégias para o seu enfrentamento. A linha contempla ainda estudos sobre o trabalho profissional (do assistente social e em uma perspectiva interdisciplinar) nessas áreas e suas contribuições para a área científica do Serviço Social e das áreas afins, nos termos da produção de conhecimento acerca dessas temáticas.
Abarca estudos e pesquisas sobre os fundamentos do Serviço Social, sobre a questão social e sobre questões de método. Contempla estudos sobre os eixos ético-políticos, teórico-metodológicos e técnico-operativos da profissão e sobre a formação em Serviço Social e sua relação com o trabalho do assistente social, suas atribuições e competências. Inclui estudos sobre as diretrizes curriculares da ABEPSS e os núcleos de formação para a graduação em Serviço Social e as orientações para a Pós-Graduação. Abarca estudos sobre modalidades de ensino, sobre ensino e formação na graduação e pós-graduação, sobre estratégias pedagógicas, sobre teoria e metodologia de pesquisa, sobre ética e projeto ético-político, sobre formação continuada, sobre supervisão e estagio, sobre orientação e avaliação na graduação e pós-graduação, sobre gestão em escolas e na universidade e sobre trabalho e produção do conhecimento nessas áreas.
Abarca estudos e pesquisas sobre os sistemas de proteção social, a seguridade social e sua relação com o Estado e a sociedade civil. Debate políticas de saúde, previdência social e assistência social, políticas de transferência de renda, de segurança alimentar e seguro desemprego. Abarca estudos sobre territorialidade e habitação, políticas de educação, políticas para o idoso, para mulheres, para crianças e adolescentes, para juventudes, para populações em situação de rua, para pessoas com deficiência, entre outros segmentos e setores. Inclui debates sobre a produção do conhecimento e o trabalho interdisciplinar e do assistente social nessas áreas, bem como a avaliação de políticas públicas e estudos acerca do financiamento público e da relação público privado.
Estudos e pesquisas sobre trabalho como categoria ontológica, os processos de trabalho, relações e condições de trabalho no modo de produção capitalista, estado, economia política reestruturação produtiva e as metamorfoses no mundo do trabalho, emprego e desemprego, espaços sociocupacionais e a inserção do assistente social, o trabalho na escola, o trabalho na saúde, o trabalho na assistência social, trabalho e poder local, trabalho no setor público, trabalho no terceiro setor e na iniciativa privada, trabalho interdisciplinar, saúde do trabalhador, trabalho concreto e abstrato e os processos de alienação, políticas de trabalho e renda, trabalho cooperativo e economia popular solidária, entre outras estratégias de produção, relações e modos de produção. Essa linha abarca também o estudo de processos sociais tais como a participação, os processos de gestão social e planejamento, o trabalho em rede, as práticas conselhistas, os movimentos sociais, as organizações populares, os movimentos sindicais e como contraponto, processos como a pobreza, a discriminação, o racismo, a violência, entre outros. Contempla ainda os estudos que versam sobre o trabalho interdisciplinar e do assistente social para o fortalecimento e ou enfrentamento desses processos e as contribuições do Serviço Social em termos de produção do conhecimento sobre essas temáticas.
Estudo sobre a questão social na sociedade capitalista e a implantação de políticas sociais, na perspectiva dos diferentes autores contemporâneos. Discussão sobre o neoliberalismo e movimentos de constituição das políticas sociais no Brasil, a partir da constituição de 1988, bem como da participação social dos movimentos sociais e respostas do Estado e da Sociedade Civil às expressões da questão social.
Debate acerca dos fundamentos teórico e a aplicabilidade da Análise de Discurso e de Conteúdo nas pesquisas qualitativas, a partir de diversos autores, tais como: Michel Pechêux, Van Dijk, Fairclough, Foucault, Thompson, Laclau, Spink, Moraes e Galiazi, Bardin.
Estudo sobre o trabalho e o capital na concepção marxiana e marxista, a partir de autores clássicos e contemporâneos, destacando as refrações que decorrem dessa contradição, particularmente os processos de alienação, estranhamento, precarização e suas relações com a subjetividade e a conformação da classe trabalhadora. Debate sobre os dados relativos às condições de trabalho, emprego e desemprego no Brasil.
Estudo dos principais pressupostos que fundamentam os modos de conhecer a partir de autores clássicos relevantes do pensamento moderno e contemporâneo. Explicitação dos princípios que orientam os principais sistemas de filosofia social e política. Estudo da dialética como método e como sistema na filosofia do Idealismo Alemão.
Estudo sobre a construção social e histórica dos direitos humanos no contexto internacional e no Brasil. Sistema Internacional de Direitos Humanos de Proteção, Sistema Protetivo Brasileiro. Análise do papel do Estado, Sociedade Civil e Políticas Sociais na configuração do Sistema Brasileiro de Proteção dos Direitos Humanos.
Estudo sobre o valor das mercadorias, extorsão da mais-valia, tendência à acumulação, o desemprego, as intervenções do Estado, economia política brasileira e sua relação com temáticas do mundo contemporâneo.
Revisão de conceitos básicos de economia política, a grande transformação, os principais movimentos políticos econômicos e sociais do século XX, a reforma do Estado e a Sociedade, o novo contrato social, os fins e os meios do desenvolvimento, Mercado, Estado e oportunidade social, Globalização, hegemonia e império e questão social.
Com finalidade de ofertar suporte crítico e analítico à formação a disciplina propicia o debate a respeito das concepções de educação, o papel da Universidade e os aspectos didático-metodológico no processo ensino-aprendizagem. Visa também preparar os discentes para o estágio na docência, que ocorre nas disciplinas curriculares do Curso de Graduação.
Estudo sobre estratégias de enfrentamento da violência, em suas múltiplas expressões: violência estrutural, violência institucional, violência nas escolas e violência doméstica e intrafamiliar, com enfoque na violência contra as mulheres, idosos e crianças. Análise de experiências desenvolvidas no âmbito da educação, saúde, assistência social e justiça para enfrentamento a violência a partir de uma perspectiva interdisciplinar.
A disciplina oferece uma ampla abordagem histórica e sociológica da formação da sociedade brasileira. Para isso, estuda as diferentes correntes de interpretação da identidade nacional desde o contexto pós-Independência até os desdobramentos contemporâneos no século 21. Serão discutidos temas estruturantes da vida social do país, tais como: cidadania, identidade e diversidade cultural, racismo, desigualdade social, violência; corrupção; autoritarismo e democracia.
Estudo da família, sua historicidade, transformações através dos tempos até a sociedade contemporânea. Debate acerca da família no contexto das relações sociais contemporâneas, o universo das relações familiares e sua importância na constituição dos sujeitos, a inclusão nas políticas sociais e os desafios colocados para profissionais na abordagem com famílias na atualidade.
Estudo aprofundado do significado social do Serviço Social nos marcos da sociedade brasileira em suas interfaces com as manifestações contemporâneas analisando, em uma perspectiva histórico-crítica, as repercussões para a formação, o exercício e a construção do conhecimento na área.
The social and historical construction of Human Rights at the international context and in Brazil; The International Protective Human Rights System, Brazilian Protective System; Analysis of the role of the State, Civil Society and Social Policies in the configuration of the Brazilian Protective Human Rights System.
Estudo sobre os pilares da teoria marxiana, a partir da apropriação das principais obras marxianas, identificando as possibilidades de mediá-las para o debate sobre a questão social no tempo presente e para o adensamento teórico e metodológico das dissertações e/ou teses em curso de elaboração que se orientam por esse referencial epistemológico.
Esta disciplina propone un espacio de análisis de las relaciones entre sociedad y educación, problematizando especialmente a producción y reproducción de las desigualdades sociales en América Latina. Será priorizado el estudio de las contribuciones teóricas de la Sociología de la Educación, principalmente las perspectivas asociadas a la denominada Educación Crítica. Serán trabajadas producciones de autores clásicos y contemporáneos europeos así como la recepción de esas teorías y sus desarrollos en la producción intelectual latinoamericana. La disciplina será dictada en español.
Estudo sobre teoria e metodologia da pesquisa social e sua relevância para a produção de conhecimentos na área do envelhecimento. Análise sobre critérios de cientificidade e particularidades das investigações qualitativas nas áreas das ciências da saúde. Apreensão do ciclo investigativo, com ênfase nos procedimentos metodológicos, incluindo a elaboração do projeto de pesquisa, técnicas, instrumentos e procedimentos investigativos para coleta e análise de dados qualitativos. O enfoque misto na investigação. A Complementaridade de dados quantitativos e qualitativos. Teoria fundamentada dos dados. Elaboração de perguntas de cunho etnográfico. Grupos focais. Análise de conteúdo, análise de discurso e análise textual discursiva. Aspectos éticos da pesquisa.
Estudo dos principais processos sociais presentes na sociedade e, na particularidade da realidade dos segmentos sociais, na perspectiva dos diferentes autores contemporâneos. O debate sobre a interface profissional com as organizações e as práticas coletivas, contemplando as organizações populares em sua dimensão de resistência e enfrentamento por parte do sujeito social na consolidação da democracia e cidadania na vida em sociedade.
Estudo sobre teoria de pesquisa, abordando todo o ciclo investigativo, desde a formulação do problema de pesquisa, passando pelas técnicas de coleta e análise dos dados e sua devida representação e sistematização. Além de debates e reflexões teóricas sobre metodologia e técnicas de pesquisa, serão trabalhados os referenciais epistemológicos que as orientam e as questões éticas.
O debate contemporâneo sobre pobreza, exclusão e políticas sociais. O debate francês da compreensão desses fenômenos: sua influência no pensamento brasileiro. Os impactos no cenário brasileiro dos reflexos da nova configuração do mundo do trabalho, da reforma do Estado e das demandas sociais.
Estudo sobre os principais documentos e produções que fundamentam a PNAS e o SUAS e debate sobre investigações em curso e a literatura de Serviço Social que aborda essa temática e temas que lhe são transversais, à luz do contexto histórico-social contemporâneo do Brasil e dos determinantes que condicionam a efetivação da seguridade social no País.
Estudo sobre o Sistema Único de Saúde seus impasses e perspectivas a partir da análise histórica das políticas de saúde. Determinantes políticos, sócio-econômicos, ambientais presentes até a consolidação do Sistema Único de Saúde brasileiro, a evolução das concepções sobre saúde x doença bem como dos modelos de atenção em saúde. O trabalho dos profissionais de saúde, em especial o trabalho do assistente social na saúde e o Projeto Ético-Político do Serviço Social em relação a movimentos como: Reforma Sanitária e Reforma Psiquiátrica.
As teorias explicativas da constituição e desenvolvimento das políticas sociais. O estado e a sociedade civil na constituição das políticas sociais. A seguridade social como sistema de proteção social. As repercussões nas políticas sociais do ajuste neoliberal na América Latina. O Estado brasileiro e a particularidade da trajetória histórica do sistema de proteção social brasileira.
Apreensão, crítica e analítica, do contexto e dos determinantes das políticas de ensino superior. A reforma/contra-reforma da educação superior no Brasil. A trajetória histórica da formação em Serviço Social, o atual projeto de formação profissional e as principais demandas e desafios do mesmo em face da reforma da educação superior.
Análise da produção de conhecimentos articulada às principais matrizes que as fundamenta, a finalidade e aos compromissos ético-políticos delas decorrentes e sua relação com o Serviço Social. Apreensão dos requisitos científicos necessários a produção discente em nível de doutorado e identificação das contribuições aportadas pela produção de conhecimentos em Serviço Social para adensamento dos temas investigados mediando-as com as pesquisas discentes.
Estudo sobre as principais categorias que são centrais ou transversais às teses em curso de elaboração, e mediação da teoria e metodologia de pesquisa, nas diferentes etapas de planejamento da pesquisa, coleta ou tratamento de dados, incluindo a revisão ou adequação de técnicas de coleta (se necessário), com ênfase na etapa de tratamento dos dados, que contempla as etapas de organização, representação e análise de dados quantitativos e qualitativos e as técnicas de análise documental e análise de conteúdo, bem como o adensamento do enfoque do tipo misto ou quanti-qualitativo na investigação social.
Estudo sobre a produção e os debates contemporâneos realizados pelo Serviço Social inspirados na obra marxiana que mediam, para a leitura da realidade, da questão social e dos processos de trabalho, as contribuições da matriz crítica emancipatória. Debate sobre as principais contribuições de autores da área inspirados nesta matriz, a partir das contribuições de Marilda Iamamoto.
Análise sócio-histórica do Serviço Social brasileiro situado no contexto das transformações societárias contemporâneas tendo como foco principal as novas expressões da Questão Social e a reconfiguração das demandas que se colocam como desafios à competência profissional.
As teorias explicativas da constituição da esfera pública e da sociedade civil. Os movimentos sociais na América Latina e no Brasil. O debate sobre o papel da sociedade civil nos espaços públicos no Brasil a partir de 1970-1980.
O significado das categorias história, memória, popular, superexploração, revolução e muralismo; imperialismo e dependência; neoliberalismo e renovação dos meios e das mediações mercantis; mundos entrecruzados: o valor de uso e o valor de troca.
Estudo do território como construção econômica, política, social e cultural. A cidade do capital, o palco da disputa. As principais correntes e teorias sociológicas da urbanização e da organização das cidades. Discussão do processo de urbanização como agente de transformação das estruturas sócio-espaciais.
Debate sobre a violência institucional, poder e práticas desses processos na gestão das instituições. Problematização e análise dos processos sociais que perpassam o fenômeno da violência mediatizados por relações de gênero, raça/etnia, classe e a possibilidade de uma nova ética que rompa com visões reducionistas e simplificadoras do real no que concerne a esse fenômeno.
O processo de seleção é anual e ocorre entre os meses de setembro e dezembro para ingresso em março do ano seguinte. A seleção é composta de prova escrita eliminatória e descritiva, avaliação de currículo (Lattes) e de projeto. O processo seletivo é normatizado a partir de edital divulgado na página do Programa explicitando cada etapa do processo e respectivos prazos. Para estudantes estrangeiros a prova é substituída por entrevista.
A partir de 2022 não haverá abertura de ingresso para o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. A não abertura de ingresso não significa o fechamento imediato do programa, que só ocorrerá quando todos os estudantes atuais concluírem seus cursos, desde que, até lá, o ingresso não seja retomado. A decisão não gera nenhum prejuízo acadêmico aos atuais estudantes matriculados, seja no mestrado ou doutorado.
Clique aqui e acesse o Horário do PPG em Serviço Social 2024/2.
O Programa oferece para a comunidade a modalidade de Aluno Especial aos candidatos que preencham os requisitos básicos e apresentem a documentação solicitada.
Documentação Solicitada:
Para 1ª matrícula Doutorado
Cópia do Histórico Escolar do Mestrado;
Cópia do Diploma de Mestrado (de Curso reconhecido pela Capes);
Cópia da Carteira de Identidade e CPF;
Currículo Lattes (resumido dos últimos 2 anos)
Uma foto 3×4.
Formulário de cadastro
Observações:
Poderão ser cursados créditos em disciplinas optativas – sendo 01 disciplina (ou 03 créditos) por semestre. Para tanto, fica impedido o curso de disciplinas obrigatórias. As matrículas são realizadas diretamente na secretaria do Curso.
Observações
Poderão ser cursados créditos em disciplinas optativas – sendo 01 disciplina (ou 03 créditos) por semestre. Para tanto, fica impedido o curso de disciplinas obrigatórias. As matrículas são realizadas diretamente na secretaria do Curso.
O PPGSS dispõe de cotas de bolsa nas modalidades integral e parcial. A distribuição das bolsas somente é realizada após a confirmação, pelas Agências de Fomento, das cotas disponíveis.
Critérios para concessão de bolsas:
Quantitativo de bolsas (cotas) disponíveis;
Classificação no processo seletivo;
Solicitação da modalidade de bolsa;
Avaliação quanto à possibilidade legal para ser bolsista;
Concessão, de acordo com o tema de pesquisa e de interesse do PPG, para projetos com captação de bolsa.
Informações Gerais
Programa de Estudante – Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Página da CAPES para dúvidas sobre PEC-PG: Saiba mais
Programa de Integração da Graduação com a Pós: você aproveita seus créditos eletivos para cursar disciplinas de mestrado e doutorado, com o mesmo valor da Graduação.
Documentos necessários:
Por meio do G+1, o (a) estudante que deseja seguir na área acadêmica pode viver a experiência no mestrado durante a graduação. Para isso, ele (a) precisa ter cursado, pelo menos, 50% da graduação e participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação de interesse.
Jane Cruz Prates | [email protected]
Jane Cruz Prates (Coordenadora)
Maria Isabel Barros Bellini
Ana Carolina Vaz dos Santos (representante discente – 2023/2024)
Avenida Ipiranga, 6681
Prédio 8, 4° andar, sala 403
Porto Alegre/RS – Brasil – CEP 90619-900
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
EMIL ALBERT SOBOTTKA | [email protected] | Currículo Lattes |
JANE CRUZ PRATES | [email protected] | Currículo Lattes |
MARIA ISABEL BARROS BELLINI | [email protected] | Currículo Lattes |
PATRICIA KRIEGER GROSSI | [email protected] | Currículo Lattes |
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
FRANCISCO ARSELI KERN | [email protected] | Currículo Lattes |
Currículo Lattes | |
---|---|
JONATAN ARIEL DE OLIVEIRA MELO | Link |
Currículo Lattes | |
---|---|
ANA CAROLINA VAZ DOS SANTOS | Link |
ANDREA FAO CARLOTO | Link |
CARIN OTILIA KAEFER LISBOA | Link |
CARLA OLIVEIRA JACQUES | Link |
CLAUDIA VERONESE | Link |
CLAUDIOMIRO RAMOS MOREIRA | Link |
ELIANA MOURGUES COGOY | Link |
ELIANE MOREIRA DE ALMEIDA | Link |
GISELE SELISTRE RAMON | Link |
JANETE CORDEIRO LORENZONI | Link |
JUANITA NATASHA GARCIA DE OLIVEIRA | Link |
MICHAEL DA COSTA LAMPERT | Link |
MILENA DORNELES RODRIGUES | Link |
NADIANNA ROSA MARQUES | Link |
PEDRO ALBERTO CARDOSO SAMUEL | Link |
RUBYA SOUZA GARCIA | Link |
TATIANE ANDRADE VENTURA | Link |
Clique aqui e acesse o Horário do PPG em Serviço Social 2024/2.
Orientações aos alunos
Solicitação de apoio financeiro – discentes
Mestrado e Doutorado
Formulário A – Declaração de dedicação
Formulários Estágio de Docência
Regulamento do Estágio de Docência
Formulários para Qualificação
Acompanhamento do histórico discente – ingressantes a partir de 2017
Acompanhamento do histórico discente – ingressantes a partir de 2022
Solicitação de Exame de Qualificação
Formulários para Defesa Final
Solicitação de Banca de Defesa
Ficha para professor(a) convidado(a)
Declarações
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 18 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 60 meses.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 60 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros. A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
O PUCRS PrInt promove a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
Os projetos contemplados no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social são:
Editais em andamento
O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) oferecerá bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, alinhadas com o Plano de Internacionalização da Instituição de Ensino Superior, de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação Stricto sensu brasileiros de excelência na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmicos, de ensino e de pesquisa no país.
Parcerias interinstitucionais em pesquisa
Secretaria Estadual da Saúde
Ministério da Saúde
Secretaria Especial de Direitos Humanos
Associação dos Juízes do Estado do Rio Grande do Sul
UNESCO
FADERS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul
FASC -Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Parcerias acadêmicas nacionais
Universidade Católica de Pelotas (Ucpel)
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Parcerias acadêmicas internacionais
Universidade de Kassel (Alemanha)
Federação Internacional de Universidades Católicas – FIUC (França)
Universidade Paris XIII – INSERM (França)
Universidade de Barcelona (Espanha)
Universidade de Havana (Cuba)
Universidade Nacional de Córdoba (Argentina)
Universidade de North-Carolina, Chappel Hill (Estados Unidos)
Universidade de Minho (Portugal)
Conteúdo em atualização.u003cbr /u003eDúvidas: entre em contato.
Conteúdo em atualização.u003cbr /u003eDúvidas: entre em contato.
Quem estuda na PUCRS tem emais benefícios
Saiba mais sobre as oportunidades internacionais oferecidas pela Universidade.
Conecte sua pesquisa acadêmica ao ecossistema de inovação da PUCRS e explore oportunidades de negócios a partir da pesquisa.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Além de produções em inglês, há opções de diversos países que permitem se familiarizar com as línguas estrangeiras
quinta-feira, 02 de janeiro | 2025