Reconhecido com o conceito 7 na avaliação CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS está entre os quatro melhores do País, oferecendo uma formação de excelência no ensino e na pesquisa. Com 50 anos de existência, destaca-se por suas atividades inovadoras e interdisciplinares, abordando temas como Filosofia da Psicanálise, da Bioética, da Neurofilosofia e Ética da Inteligência Artificial.
Inscrições: De 01/09 a 29/11/24
Duração mestrado: 12 a 30 meses
Duração doutorado: 24 a 54 meses
Email: [email protected]
Compartilhe este curso
À medida que o uso da Inteligência Artificial (IA) vem se tornando mais presente no dia a dia da população, as questões éticas que envolvem essa tecnologia também ganham relevância. As máquinas e sistemas estão se tornando cada vez mais inteligentes e autônomos, mas quem os desenvolve e controla são os seres humanos, portanto é imperativo discutir o tema à luz da Filosofia para obter um entendimento mais profundo sobre as contribuições e limites dessa ferramenta.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS contempla esse e diversos outros assuntos em seus projetos e núcleos de pesquisa, mantendo-se sempre atualizado perante as transformações da sociedade. Hoje com 50 anos de tradição, foi um dos primeiros PPGs do Brasil na área e figura há 15 anos entre os quatro melhores do País.
O conceito 7 recebido na avaliação CAPES atesta a qualidade da produção científica do Programa, cujo corpo docente permanente participa ativamente de programas de cátedras em universidades estrangeiras, seja como professores visitantes no exterior ou como pesquisadores de pós-doutorado. Além disso, os eventos internacionais realizados pelo PPG são importantes incentivadores da internacionalização da pós-graduação no Brasil.
O intercâmbio de conhecimentos também acontece por meio de acordos junto a universidades estrangeiras, ao Phenomenology Research Center (Southern Illinois University – EUA), ao Instituto do Cérebro da PUCRS (InsCer) e ao Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia (CBPD), mantido pela Escola de Humanidades da PUCRS.
Outros destaques vão para as três revistas produzidas pelo Programa, intituladas Veritas, Opinião Filosófica e Intuitio; para a publicação da Série Filosofia pela Editora da PUCRS (ediPUCRS), que disponibiliza livros físicos e eletrônicos; e para a parceria com a Editora Fundação Fênix, que possui o maior acervo de e-books em Filosofia do País.
Buscando sempre a excelência no ensino e na pesquisa, o Programa oferece atividades inovadoras e interdisciplinares em interfaces da Filosofia da Psicanálise, da Bioética, da Neuroética, da Neurofilosofia e da Ética da IA, além de se preocupar com a divulgação de temas filosóficos para um público mais amplo utilizando as redes sociais.
O PPG possui duas áreas de concentração: Ética e Filosofia Política e Metafísica e Epistemologia. A primeira oferece duas linhas de pesquisa: Estado e Teorias da Justiça e Fundamentação da Ética. Já a segunda propõe outras quatro linhas de pesquisa: Filosofia na Idade Média, Epistemologia Analítica, Dialética e Fenomenologia e Hermenêutica.
No Mestrado em Filosofia, que tem duração de 12 a 30 meses, você irá conhecer as principais contribuições teóricas e perspectivas metodológicas para produzir uma dissertação que contribua de forma significativa para sua área de estudo.
Durante o Doutorado em Filosofia, que pode durar entre 24 e 54 meses, você irá produzir uma tese que apresente avanços significativos no conhecimento sobre o tema, com um nível de aprofundamento científico maior do que o realizado no Mestrado.
O ingresso no PPG Filosofia é anual através de edital de seleção divulgado a cada novo processo.
Para acesso ao Edital de Seleção para Mestrado e Doutorado 2025/1 – Clique aqui
Selección para acceder a los programas de máster y doctorado en 2025/1
Selection for admission to Master’s and Doctoral programs in 2025/1
Edital – Seleção para Estágio de Pós-Doutorado PIPD/CAPES – Clique aqui
– Inscrições homologadas – Clique aqui
– Resultado da avaliação dos projetos – Clique aqui
– Selecionados para Entrevista – Clique aqui
– Resultado das Entrevistas – Clique aqui
– Resultado Final – Clique aqui
Por meio do G+1, o (a) estudante que deseja seguir na área acadêmica pode viver a experiência no mestrado durante a graduação. Para isso, ele (a) precisa ter cursado, pelo menos, 50% da graduação e participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação de interesse.
Acesse aqui Edital G+1.
Após efetivar sua matrícula é necessário enviar digitalizado o comprovante de matrícula para a secretaria, ainda no mês de agosto.
Início das aulas: 12/08/2024.
A complementação de matrícula (ajuste, troca e exclusão de disciplinas) ocorrerá de 12/08/2024 a 16/08/2024.
Último dia para requerer trancamento de matrícula: 30/09/2024.
Último dia para requerer cancelamento de disciplinas: 29/11/2024.
Último dia para entrega das Atas de Aproveitamento: 16/12/2024.
Atenção: As salas de aula poderão sofrer alterações caso ocorra solicitação da Gerência de Espaço Físico.
Em caso de dúvida ao realizar a matrícula o aluno pode comparecer à secretaria (Prédio 8 – Sala 403.01) ou através do e-mail [email protected] para ser auxiliado.
É permitido àqueles candidatos que não tenham sido aprovados no processo seletivo, ou a outros interessados, cursar disciplinas isoladas na condição de alunos especiais.
O Aluno Especial matricula-se no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, em disciplinas isoladas e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação.
Estes alunos podem, quando do ingresso no PPGFilo, solicitar o aproveitamento das disciplinas, obedecendo aos critérios definidos no Regulamento do Curso.
O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos de cada disciplina, será pago em 5 (cinco) parcelas no semestre em curso.
Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através do telefone (51)33203588 ou e-mail: [email protected]
Período de inscrição: 12/08/2024 a 16/08/2024, através do e-mail [email protected] indicando a disciplina de interesse e anexando os documentos abaixo.
A documentação também pode ser entregue diretamente na secretaria do PPG Filosofia, no endereço e horário abaixo descrito.
Matrícula: 05/08/2024 a 09/08/2024.
Procedimentos para alocação de Bolsas
Manual para Bolsistas
Categorias de Estágio Pós-doutoral:
1. Pós-Doutorado com bolsa: requisitos, condições e prazos de vigência, conforme as orientações do órgão/instituição/agência de fomento que concedeu a bolsa e deste manual.
2. Pós-Doutorado sem bolsa, com afastamento da instituição de origem/vínculo: requisitos, condições e prazo de vigência até 12 meses, prorrogáveis até o limite de 12 meses, não podendo exceder a 24 meses de duração.
3. Pós-Doutorado sem bolsa, sem afastamento da instituição de origem/vínculo: requisitos, condições e prazo de vigência até 12 meses.
4. Pós-Doutorado sem bolsa, sem vínculo empregatício: requisitos, condições e prazo de vigência até 12 meses.
Maiores informações em relação aos documentos, através do e-mail: [email protected]
Finalização do estágio pós-doutoral:
Após o término das atividades, num prazo máximo de 60 dias, o(a) pesquisador(a) que esteve em estágio pós-doutoral deverá fazer a entrega:
Relatório final consubstanciado;
Parecer do orientador;
Cartão PUCRS (caso tenha recebido).
Estudo de tópicos fundamentais da agenda contemporânea em Epistemologia: teorias do conhecimento, teorias da racionalidade epistêmica, ceticismo e paradoxos epistêmicos.
Esta linha de pesquisa tem por objetivo analisar questões clássicas da teoria do conhecimento sob a perspectiva de filósofos do paradigma fenomenológico, que dominou o continente europeu por quase um século e tem representantes no mundo inteiro.
Estudo dos filósofos da Idade Média.
São tratados aspectos teóricos e pragmáticos das teorias da justiça de autores como Immanuel Kant, John Rawls e Jürgen Habermas, assim como suas diferentes apropriações críticas e alternativas em teorias comunitaristas e utilitaristas.
Nesta linha de pesquisa, abordam-se os problemas centrais da Ética sob o ponto de vista histórico e sob o aspecto sistemático, destacando-se autores como Platão, Aristóteles, Kant e outros. A relação entre razão prática e teórica é um dos temas centrais.
Nome | Coordenador |
---|---|
CDEA Centro de Estudos Europeus e Alemães | DRAITON GONZAGA DE SOUZA |
Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia | NYTHAMAR H F DE OLIVEIRA JR |
No século XVII, a imitação dos afetos e das paixões aparece como base da antropologia filosófica, mas também como mecanismo explicativo da sociabilidade humana. Essa imitação é especialmente desenvolvida na obra de Malebranche e Spinoza, no século XVII, e de Rousseau, no século XVIII. Esta teoria dos afetos é de particular interesse não apenas do ponto de vista antropológico e político, mas também do ponto de vista comportamental. A base dessa teoria dos afetos é a imitação, cujas implicações estão sendo estudadas atualmente na filosofia, psicologia e neurociência. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, em diálogo com as tendências atuais, este curso propõe uma genealogia da imitação como matriz de comportamentos e afetos na história da filosofia. O objetivo é esclarecer as bases filosóficas do comportamento mimético e a partir daí dialogar com as diferentes teorias atuais que analisam esse tema.
Explicitação da concepção normativa de pessoa. Discussão sobre a posição original, a justiça procedimental e os princípios de justiça em suas diferentes formulações. Análise das reformulações da Teoria da Justiça em O Liberalismo Político e em Justiça como Equidade uma reformulação, enquanto concepção política de justiça. Demonstração da ideia de um mínimo existencial na teoria da justiça como equidade. Explicitação dos temas da desobediência civil e da objeção de consciência na aplicação dos princípios de justiça. Apresentação de um estudo comparativo entre autonomia moral (Kant) e autonomia política (Rawls).
São estudados aspectos fundamentais da discussão contemporânea em epistemologia do raciocínio.
Estuda-se o fenômeno da irracionalidade paradoxal em algumas de suas formas mais conhecidas.
São estudados alguns dos aspectos mais importantes da epistemologia modal contemporânea.
A disciplina examina alguns dos aspectos mais importantes da disputa contextualismo/invariantismo na epistemologia contemporânea.
A disciplina trata de aspectos fundamentais do debate internismo/externismo na epistemologia contemporânea.
A disciplina examina a teoria da anulabilidade epistêmica, sua importância e suas limitações.
A disciplina propõe o estudo dos princípios epistêmicos subjacentes ao ceticismo de inspiração cartesiana.
A disciplina propicia o estudo de aspectos do debate sobre um dos problemas fundamentais da epistemologia contemporânea, o Problema de Gettier.
Estudo filosófico acerca da dimensão social do conhecimento, com abordagem de tópicos teóricos e aplicados. Reflexão sobre os objetivos, concepções e amplitude da Epistemologia Social.
Estudo filosófico acerca da natureza e da epistemologia do testemunho. Introdução ao debate contemporâneo sobre a possibilidade da justificação e do conhecimento testemunhal.
Estudo filosófico acerca do desacordo racional. Introdução ao debate contemporâneo sobre a possibilidade do desacordo racional entre pares.
Estudo filosófico acerca da natureza de agentes doxásticos individuais e coletivos. Reflexão sobre a qualidade epistêmica das atitudes doxásticas de agentes coletivos. Introdução ao debate contemporâneo sobre agência epistêmica.
Estudo filosófico acerca da Teoria da Agregação de Juízo e sua aplicação na Epistemologia Social. Reflexão sobre tipos de funções de agregação de crença e de justificação. Investigação acerca da relação entre racionalidade coletiva e epistêmica.
Estudo filosófico acerca da natureza do conhecimento coletivo. Reflexão acerca natureza da justificação de grupos, comunidades e instituições. Investigação sobre a natureza de virtudes intelectuais sociais e coletivas.
Estudo filosófico acerca das propriedades epistêmicas de instituições e sistemas sociais, com abordagem de tópicos teóricos e aplicados.
Estudo filosófico acerca das propriedades epistêmicas de processos democráticas, com abordagem de tópicos teóricos e aplicados.
Caracterização do uso teórico e do uso prático da razão. Diferenciação entre liberdade transcendental e liberdade prática. Explicitação do imperativo categórico através da fórmula do homem como fim em si mesmo e a da autonomia. Discussão sobre a relação entre lei moral, autonomia e respeito. Investigação sobre as implicações da tese kantiana segundo a qual a autonomia é o fundamento da dignidade humana.
Apresentação do debate em torno do problema da fundamentação de uma teoria da justiça: a controvérsia entre liberais e comunitaristas. Indicação de diferentes contextos da justiça: o ético, o jurídico, o político e o moral. Demonstração da reciprocidade e da universalidade como critérios de justificação de normas. Discussão sobre as bases de legitimidade política de uma democracia na ótica do liberalismo e do comunitarismo. Explicitação do debate em torno da prioridade do justo sobre o bem. A democracia deliberativa como alternativa ao comunitarismo e liberalismo.
Estudo crítico comparativo das principais concepções de natureza humana e Estado no contratualismo moderno. Exposição das principais concepções de justiça e suas bases de justificação. Estabelecimento da relação entre direito e justiça na Doutrina do Direito de Kant. Apresentação da Filosofia do Direito de Hegel como uma teoria da justiça. Discussão sobre o diálogo entre Kant e Hegel no referente aos temas da liberdade e justiça.
Explicitação dos fundamentos da filosofia moral kantiana. Apreciação da crítica hegeliana ao formalismo da moral kantiana. Discussão sobre o conceito de contradição na filosofia prática de Kant e na Filosofia do Direito de Hegel. Apresentação da eticidade hegeliana como complementar à moralidade em Kant.
Caracterização do movimento triádico da dialética como método e sistema em Hegel. Confronto entre as concepções de dialética de Hegel e Popper. Discussão sobre a ideia da liberdade como princípio orientador e fundamentador da Filosofia do Direito de Hegel. Explicitação do que é necessário e do que é contingente nas diferentes formas de concretização do Conceito do Direito. Análise da reatualização da Filosofia do Direito de Hegel a partir de Honneth. Discussão sobre a possibilidade da liberdade dentro da tese hegeliana segundo a qual a razão governa a História. Discussão sobre o conceito de reconhecimento na Filosofia do Direito de Hegel.
Caracterização do construtivismo moral de Kant e do construtivismo político de Rawls. Investigação sobre os limites de uma justiça procedimental pura. Discussão sobre o alcance de uma concepção política de justiça em sua aplicação. Estabelecimento da distinção entre autonomia racional e autonomia política. Discussão sobre o papel da concepção normativa de pessoa no construtivismo rawlsiano. Explicitação do problema da fundamentação moral do político.
Apresentação do princípio de moralidade de Kant e suas formulações. Análise e discussão das implicações da tese kantiana segundo a qual a autonomia é o fundamento da dignidade. Discussão sobre a relação entre autonomia, lei moral e respeito. Demonstração da fundamental unidade da razão em Kant. Apresentação de um estudo comparativo entre autonomia moral e autonomia política.
Estudo filosófico sobre a filosofia existencial e a fenomenologia. Introdução aos conceitos da filosofia fenomenológica.
Estudo filosófico sobre a filosofia existencial e a fenomenologia. Introdução aos conceitos da fenomenologia alemã e francesa. Investigação sobre a percepção, a corporeidade e a linguagem.
Estudo filosófico sobre a filosofia existencial e a fenomenologia. Introdução aos conceitos da fenomenologia alemã e francesa. Investigação interdisciplinar entre a fenomenologia e as ciências humanas.
Estudo filosófico sobre a filosofia existencial e a fenomenologia. Investigação acerca da filosofia existencial e seus desdobramentos fenomenológicos na filosofia contemporânea.
Estudo filosófico sobre as intersecções entre fenomenologia e hermenêutica. Investigação das interlocuções entre a fenomenologia e as hermenêuticas particulares na contemporaneidade.
Estudo filosófico sobre as intersecções entre fenomenologia e hermenêutica. Investigação sobre a percepção, a corporeidade e a linguagem na contemporaneidade.
Estudo filosófico sobre as intersecções entre fenomenologia e hermenêutica. Investigação da abordagem contemporânea de temas fenomenológicos e sua interlocução com as hermenêuticas particulares.
Estudo filosófico sobre as intersecções entre fenomenologia e hermenêutica. Investigação da abordagem contemporânea de temas fenomenológicos e sua interlocução com as hermenêuticas particulares.
O objetivo dos seminários SISTEMA E ESTRUTURA é aproximar duas áreas de pesquisa filosófica até agora distantes e divergentes na sua atuação: a ontologia matemática e a biolinguística. Ambas as áreas são expressões recentes do estruturalismo (com suas variantes) e do logicismo científico (e seus desdobramentos na filosofia analítica e numa certa hermenêutica). Neste respeito, é possível que o momento atual de produção intensa sobre o cérebro, a linguagem e a “consciência” seja propício a uma aproximação destas duas áreas de inovação formal. Nesta observação, afirma-se possível conversar sobre os modelos epistemológicos e fenomenológicos pelos quais as orientações evidenciariam tal aproximação em virtude do princípio de adequação explicativa. As referências de base são o sistema filosófico de Alain Badiou e o programa biolinguístico de Noam Chomsky, passando pelo projeto da História dos sistemas de pensamento de Michel Foucault. O contexto principal é a filosofia francesa contemporânea, mas a exploração será a de verificar a abrangência do método de análise estrutural, inicialmente desenvolvido nos anos 1950, para analisar a coerência metodológica e ontológica dos projetos de sistematização da filosofia da mente, da subjetividade e da linguagem.
No seguimento da análise da pretensão sistemática da filosofia na obra de Alain Badiou, aborda-se, no campo do Ser e acontecimento I (EE), a tese das condições da filosofia, especialmente as condições do poema (“arte”, em Ser e acontecimento II (LM)) e do amor. Ao lado das condições da política de emancipação e da matema (ou “ciência” em LM), a existência anterior das condições no que diz respeito à filosofia, organiza a decisão metodológica em favor de um “gesto platônico” no sistema. As condições são o terreno das práticas em que se desenha a produção de verdades, o que aventa que são as práticas que conduzem coletivamente a enxergar os meios pelos quais se manifestam os princípios fundamentais do ser e da existência. A aposta articulada nas conclusões e das consequências do sistema de Badiou é afirmar que a ontologia geral é intrínseca e imanente às condições. A sua articulação é uma idealização, pois a ontologia reinscreve o que é intrinsicamente em comum às condições. Porém, não se trata apenas de isolar uma camada de regras já vigentes por maio da existência destas condições, mas articular pelos constrangimentos e pelas transformações que elas, e apenas elas, proporcionariam, pois são estas dinâmicas que evidenciariam as emergências subjetivas localizadas. A questão então é como entender um sujeito diferencial, ou “genérico”, no poema/arte e no amor. O sujeito em questão é distribuído por um acontecimento que o despertou, pois por definição o sujeito diferencial não se manifesta nos termos do estado da situação vigente. O sujeito se manifesta como possibilidade local, a sua forma, poder-se-á esperar é desconhecida, ao passo que a sua lógica segue um conjunto de critérios não conscientes. Portanto, no modo geral, busca-se compreender melhor a dimensão contingente da regulação das categorias do pensar diferencial, e, de modo localizado, a relação entre a estrutura e a forma específica das verdades produzidas por esta entidade subjetiva genérica imersa nos contextos discursivos existenciais da arte e do amor.
Nos trinta anos desde a morte de Michel Foucault, a obra do autor das Palavras e as Coisas se defrontou a várias classificações, montagens, desconstruções, refutações, relativizações e minorações, quando não se tratou simplesmente de tentativas de apagamento. No entanto, a obra continua a servir de modelo para diversas orientações de pensamento crítico e de pesquisa científica. Seu nominalismo externalista coloca em xeque o retorno aos projetos de fundamentação ontológica do pensar; seu historicismo vem não apenas a expor a consciência e os enunciados do verdadeiro como tantos efeitos de um regime conceptual submetido à finitude radical, que atestar da dificuldade para enxergar o modo de enunciação de estados mentais não conscientes e das categorias indiscerníveis da subjetivação acontecimental; e seu recorte da história da filosofia compartilha a prática teórica entre uma ciência do discurso e uma ética estetizada afinada com o surgimento do verdadeiro. Estas orientações fazem da obra de Foucault um desafio para a superação da filosofia humanista por um discurso ainda em busca de seu nome. Antes de mais nada, este discurso visa às proposições institucionais cujo objetivo é de neutralizar por absorção a potência crítica que a filosofia tem sobre o futuro da ciência e da sua aplicação à vida biotecnicizada. Desta forma, abordar-se-á a obra de Foucault na sua continuidade.
Entre as filosofias confluentes com as teses da epistemologia francesa, antes da articulação da ontologia matemática no sistema de Alain Badiou, houve a filosofia do acontecimento e da multiplicidade de Gilles Deleuze. A transformação articulada por Badiou da filosofia de Deleuze marca um momento decisivo no contexto da consolidação de uma ontologia francesa crítica no fim do século vinte, uma articulada na base de uma refutação da ontologia fundamental de Heidegger. Neste seminário, pretende-se examinar a filosofia de Deleuze por meio da contestação e da mobilização sistemáticas articuladas por Badiou.
Pensamento. Iniciaram-se quatorze anos de cursos conforme a formula do Collège, Docet Omnia, já experimentada por H. Bergson, M. Merleau-Ponty e J. Vuillemin, para indicar apenas os filósofos: uma dúzia de aulas por ano, em cada ensinar a pesquisa científica em construção, visando cumprir as palavras de Merleau-Ponty sobre o Collège: « Ce que le Collège de France, depuis sa fondation, est chargé de donner à ses auditeurs, ce ne sont pas des vérités acquises, cest lidée dune recherche libre… ». A aula inaugural, A Ordem do Discurso, ministrado em 2 de dezembro de 1970, se tornará um clássico da filosofia francesa contemporânea. Trata-se da pesquisa livre de uma teoria de linguagem, isto é de discurso, sobre o modo de subjetivação pós-humanista, cuja configuração ainda não se manifestava em toda transparência. Estruturalista no seu despertar, a teoria do discurso de Foucault, tanto como a sua crítica formalista da história e do tempo na Arqueologia do saber, não podia o permanecer. Pois Foucault projetava as relações sobre as quais o discurso e os saberes teriam se configurado, além da ruptura epistêmica com o humanismo, em regularidades sistêmicas regidas por transformações imanentes decorrendo do conceito de acontecimento. No entanto, esta projeção parametrizada pelos novos critérios e pelas novas normas da racionalidade específica a estados mentais não conscientes, tropeçou em uma dimensão do poder social até então não conceitualizada. Portanto, os cursos representam o laboratório público em que Foucault entregou, para uma avaliação do seu público, os primeiros passos da analítica do poder e as teses da governamentalidade, até chegar à primeira etapa da articulação da teoria do sujeito, cujos resultados ainda norteiam o estruturalismo multiforme, a saber, a filosofia das ciências sociais e a filosofia crítica da histórica ainda ativa na pesquisa francesa atual.
Em 2013 e 2014, organizei a tradução e a publicação de dois dossiês que analisavam a questão da ontologia e do sistema na filosofia francesa atual, e a pergunta: será que existe um espírito de sistema na filosofia francesa contemporânea? A noção de sistema é complexa na filosofia francesa. Ao invés de buscar uma fundamentação fixa das grandes categorias da ontologia, a filosofia francesa costuma se engajar a incluir uma teoria do sujeito em prol às variações da história e a sua racionalização. Durante décadas, a filosofia francesa inovou no entendimento do sistema de Hegel e da ciência da história de Marx. Desde os anos 1980, em resposta à metodologia da análise estrutural, outros sistemas, e sistemas outros, vieram a ser considerados no âmbito de fornecer ume teoria de subjetividade mais extensa e mais radical do que existia no período moderno da produção filosófica. Para marcar esta transformação do campo de pesquisa, iniciaremos com um dos sistemas fundamentais do século 18, ainda pouco conhecido no Brasil, o novo sistema da natureza de G. Leibniz. Passaremos a analisar o sistema do Capital, grande sistema da filosofia moderna tardia, dando ênfase à leitura de David Harvey e Michael Heinrich do volumo 1 desta obra. Seguiremos com duas provocações: abordar tanto a teoria da Gramática Universal de Noam Chomsky quanto o materialismo eliminativo de Paul Churchland como sistemas filosóficos para tentar tornar manifesta a sua respectiva ontologia subjacente.
Em 2006, Alain Badiou publica Logique des mondes, cujo subtítulo é L¿Être et I¿événement 2. O livro vem ampliando o sistema filosófico além do projeto da ontologia (L¿Être et I¿événement, 1988); da tese sobre condições históricas em que surgem instâncias de sujeitos diferenciais e em que são produzidas as verdades indiscerníveis (Manifeste pour la philosophie, 1989; Conditions, ,1992); da ética integrada à ontologia (Ética. Ensaio sobre a consciência do mal, 1991); e, das diversas teses sobre antifilosofia (Saint Paul, ou la fundation de I¿universel, 1997). Com vastas consequências, Logique des mondes representa uma nova teoria do aparecer da fenomenalidade objetiva, em que são fundamentados os novos conceitos do objeto, corpo, mudança e vida. Portanto, a obra representa a primeira excursão estruturalista na articulação de uma nova fenomenologia.
À guise de fechamento de ciclo, pretenda-se explorar neste seminário a ampliação proposta do sistema de Alain Badiou para se tornar condizente com os elementos da arqueologia do saber e a genealogia das práticas não discursivas de Foucault, com o programa biolinguística de Chomsky, e com o materialismo eliminativo na filosofia da mente de Paul Churchland, na busca de uma teoria da dimensão diferencial do sujeito radicalmente múltiplo, constitutivo da força criadora ao ser humano, além do humanismo. Uma atenção particular será dada à relação entre matemática e filosofia discutida no recente livre de Ian Hacking, Why is there Philosophy of Mathematics at all? (Cambrige UP, 2014).
Abordagem histórico-sistemática da Filosofia da Ciência. Trajetória da disciplina, desde suas origens no positivismo lógico até a crítica demolidora de Feyerabend. Visão contemporânea plausível de ciência.
Estudo de questões de Filosofia Política e Social. Explicitação de temas teóricos e aplicados em Ética. Ampliação de leituras de Filosofia do Direito. Aprofundamento de problemas e teorias de Filosofia Moderna e Contemporânea. Pesquisa de interdisciplinaridade filosófica.
Apresentação de problemas de Filosofia Política e Social. Pesquisa de temas teóricos e aplicados em História da Filosofia. Debates sobre problemas e teorias de Filosofia Moderna e Contemporânea. Abordagem de temas e problemas a partir da interdisciplinaridaade filosófica.
Investigação de problemas de Filosofia Política e Social. Análise de questões interdisciplinares na História da Filosofia e com outras áreas do conhecimento. Estudos de teorias e autores de Filosofia Moderna e Contemporânea.
Explicitar problemas de Filosofia Política e Social. Elaboração de questões interdisciplinares na História da Filosofia e com outras áreas do conhecimento. Estudos de teorias e autores de Filosofia Moderna e Contemporânea.
Abordagem de temas de Filosofia Política e Social. Desenvolvimento de questões interdisciplinares na História da Filosofia e com outras áreas do conhecimento. Estudos de teorias e autores de Filosofia Moderna e Contemporânea.
Análise de problemas de Filosofia Política e Social. Abordagem de temas interdisciplinares na História da Filosofia e com outras áreas do conhecimento. Estudo de teorias e autores de Filosofia Moderna e Contemporânea.
Pesquisa sobre temas de Filosofia Politica e Social. Abordagem de temas interdisciplinares na História da Filosofia e com outras áreas do conhecimento. Estudo de teorias e autores de Filosofia Moderna e Contemporânea.
Investigação de problemas e interpretações de Filosofia Política e Social. Explicitação de temas interdisciplinares na História da Filosofia e com outras áreas do conhecimento. Comentários de teorias e autores de Filosofia Moderna e Contemporânea.
Estudos de conceitos e problemas ligados à ética filosófica nos autores medievais. Explicitação das teorias éticas da filosofia antiga e a sua recepção na Idade Média. Leituras de obras de Agostinho, Anselmo de Cantuária e Pedro Abelardo. Conceitos de virtude, boa ação e “felicidade” ou “bom-sucedimento humano”.
Estudos de conceitos e problemas ligados à ética filosófica nos autores medievais. Explicitação das teorias éticas da filosofia antiga e a sua recepção na Idade Média. Leituras de obras de Boaventura, Tomás de Aquino, João Duns Scotus e Guilherme de Ockham. Conceitos de virtude, “felicidade” ou “bom-sucedimento” humano, liberdade de ação, lei natural, intenção e bondade moral.
Estudos de conceitos e problemas ligados à metafísica nos autores medievais. Explicitação das teorias metafísica da filosofia antiga e a sua recepção na Idade Média. Leituras de obras de Aristóteles, Tomás de Aquino e João Duns Scotus. Conceitos de substâncias e demais tipos categoriais. Causalidade e demonstração em metafísica.
Estudos de conceitos e problemas ligados à metafísica nos autores medievais. Explicitação das teorias metafísica da filosofia antiga e a sua recepção na Idade Média. Leituras de obras de João Duns Scotus e Guilherme de Ockham. Conceitos transcendentais e metafísica dos transcendentais. Modalidades, distinções e formalidades.
Estudos de conceitos e problemas ligados à epistemologia nos autores medievais. Explicitação das teorias epistemológicas da filosofia antiga e a sua recepção na Idade Média. Leituras de obras Agostinho, Tomás de Aquino, João Duns Scotus e Guilherme de Ockham. Conceitos de ciência e demonstração. O problema do conhecimento empírico e perceptual.
Estudos de conceitos e problemas ligados à epistemologia nos autores medievais. Explicitação das teorias epistemológicas da filosofia antiga e a sua recepção na Idade Média. Leituras de obras João Duns Scotus, Guilherme de Ockham, Nicolau de Autrecourt e João Buridano. Conceitos de ciência e demonstração. O problema do conhecimento do contingente. Abordagem dos conceitos de ognição abstrativa e cognição intuitiva, dúvida e ceticismo.
Estudos de conceitos e problemas ligados à filosofia política nos autores medievais. Explicitações das teorias políticas da filosofia e a sua recepção na Idade Média. Leituras de obras de Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino, Marsílio de Pádua e Guilherme de Ockham. Abordagens dos conceitos de entidade política, relações políticas, virtude política e poder.
Estudos de conceitos e problemas ligados à filosofia política nos autores medievais. Explicitação das teorias políticas da filosofia antiga e a sua recepção na Idade Média. Leituras de obras de Aristóteles, Tomás de Aquino, Guilherme de Ockham e escolásticos modernos (Francisco de Vitoria e Francisco Suárez). Abordagens dos conceitos de entidade política, relações políticas, formas de governo, lei e constituição.
Estudo de questões de História da Filosofia Brasileira. Explicitação de temas teóricos e aplicados em história do pensamento filosófico brasileiro. Aprofundamento nos problemas e nas controvérsias ligadas à história das ideias filosóficas. Abordagem de questões interdisciplinares entre as áreas de filosofia, política, direito e ciências sociais a partir do método histórico.
This course will begin with a brief introduction to the philosophy of mind, especially the theory of mind-body dualism and the views that the mind and body are two distinct substances. We will then explore some of the major problems and key concepts of a philosophy of neuroscience, neurophilosophy, and neuroethics, focusing especially on recent theories of naturalism and normativity, such as those advanced by Patricia and Paul Churchland, António Damásio, John Searle, Michael Gazzaniga, and Jesse Prinz. No previous knowledge of philosophy of mind or neurophilosophy is required. All classes, readings and discussions will be conducted in English.
This course will begin with a brief introduction to the philosophy of mind, especially the theory of mind-body dualism and the views that the mind and body are two distinct substances. We will then explore some of the major problems and key concepts of a neuroscientific philosophy of mind and language, focusing especially on recent contributions by Noam Chomsky, Daniel Dennett, Hilary Putnam, Ned Block, David Chalmers, and Richard Swinburne. No previous knowledge of philosophy of mind or neurophilosophy is required. All classes, readings and discussions will be conducted in English.
This course will begin with a brief introduction to the philosophy of mind, especially the theory of mind-body dualism and the views that the mind and body are two distinct substances. We will then explore some of the major problems and key concepts of a philosophy of neuroscience, neurophilosophy, and neuroethics, focusing especially on recent theories of naturalism and normativity, such as those advanced by Berit Brogaard, Otavio Bueno, Barry Smith, Lucina Uddin, and John Sarnecki. No previous knowledge of philosophy of mind or neurophilosophy is required. All classes, readings and discussions will be conducted in English.
This course will begin with a brief introduction to the philosophy of mind, especially the theory of mind-body dualism and the views that the mind and body are two distinct substances. We will then explore some of the major problems and key concepts of a philosophy of neuroscience, neurophilosophy, and neuroethics, focusing especially on recent theories of neurophenomenology, naturalism and normativity, such as those advanced by Hubert Dreyfus, Shaun Gallagher, Dan Zahavi, Shaun Nichols, and John Protevi. No previous knowledge of philosophy of mind or neurophilosophy is required. All classes, readings and discussions will be conducted in English.
This course will begin with a brief introduction to the philosophy of mind, especially the theory of mind-body dualism and the views that the mind and body are two distinct substances. We will then explore some of the major problems and key concepts of a bioethics of neuroscience and neuroethics, focusing especially on recent contributions by Walter Glannon, Michael Quante, Adina Roskies, and Jorge Moll. No previous knowledge of philosophy of mind or neurophilosophy is required. All classes, readings and discussions will be conducted in English.
This course will begin with a brief introduction to the philosophy of mind, especially the theory of mind-body dualism and the views that the mind and body are two distinct substances. We will then explore some of the major problems and key concepts of neurophilosophy, focusing especially on recent theories of monism, physicalism, eliminativism, naturalism and normativity, such as those advanced by Patricia and Paul Churchland, António Damásio, Jerry Fodor, and Jesse Prinz. No previous knowledge of philosophy of mind or neurophilosophy is required. All classes, readings and discussions will be conducted in English.
This course will begin with a brief introduction to the philosophy of mind, especially the theory of mind-body dualism and the views that the mind and body are two distinct substances. We will then explore some of the major problems and key concepts of a philosophy of neuroscience, neurophilosophy, and neurophenomenology, focusing especially on recent contributions by Francisco Varela, Walter Freeman, Evan Thompson, Alva Noë, and Eleanor Rosch. No previous knowledge of philosophy of mind or neurophilosophy is required. All classes, readings and discussions will be conducted in English.
This course will begin with a brief introduction to the philosophy of mind, especially the theory of mind-body dualism and the views that the mind and body are two distinct substances. We will then explore some of the major problems and key concepts of a philosophy of neuroscience, neurophilosophy, and neuroethics, focusing especially on recent theories of naturalism and normativity, such as those advanced by Jean-Pierre Changeux, Frans de Waal, Robin Dunbar, Thomas Nadelhoffer, and Walter Sinnott-Armstrong. No previous knowledge of philosophy of mind or neurophilosophy is required. All classes, readings and discussions will be conducted in English.
The advent of blockchain, distributed ledger technologies or what is generally called Web3 is but one new chapter in a long and complex history of record keeping, archiving practices and institutionalized trust that goes back to the origin of writing itself. Its emergence has triggered a wide array of speculation and experimentation around new modes of collective valuation and self-organization at scale often defined as DAOs (Distributed Autonomous Organizations). For the mainstream audience, crypto is mostly synonymous with hyper-capitalist frenzy and a seemingly endless appetite for ponzi schemes. But in the context of this seminar, it will be instead be explored as a tentative digital renaissance of creative governance possibilities – a techno-social innovation pointing toward an operating system for the next generation of human institutions as Nathan Schneider from the platform cooperativism movement puts it. Similarly, Ruth Catlow and Penny Rafferty, the two editors of Radical Friends: decentralized Autonomous Organisations and the Arts (Torque, 2022), a collective volume that offers an extensive survey of different web3 and P2P architectures stemming from the art world, argue that DAOs could provide the necessary tooling (to those with the knowledge and experience of organizing for economic justice) to make multi-scale experiments with citizens, workers and customers alike, to coordinate for common interest. Are we moving toward what Lovink and Rossiter have dubbed «organized networks» or «networks with consequences»? What types of plural, «cosmo-financial» futures can be called into being through a reprogramming of our social and financial protocols for interaction? Could the emerging field of blockchain-based cryptoeconomics facilitate the emergence of new worlding and leveraging practices, that is, cooperative and implicated ways of world-making by which different species, technologies and forms of knowledge generate their own loci of intensive commingling? This seminar is intended as both a theoretical and practical introduction to the emergent field of web3 technologies. The seminar will be thoroughly transdisciplinary, and therefore relevant for a wide array of postgraduates students.
Estudo dos itens e estrutura do projeto de pesquisa em filosofia. Aprender a leitura e produção de textos em filosofia. Capacitação em pesquisa científica segundo normas da ABNT, base de dados e recursos para pesquisadores. Apresentação e debate dos projetos de pesquisa dos discentes.
Surveys the views of Christian and non-Christian authors and philosophers on the nature of the novel and the moral dilemmas of novelists.
Introdução a Teorias da Justiça, à Ética Normativa e Aplicada e à Filosofia Social e Política, explorando e aprofundando problemas e conceitos-chave da Teoria Política, Teoria Crítica, Epistemologia Social e Epistemologia Moral. Partindo da leitura de textos seletos de autores contemporâneos, tais como John Rawls, Jürgen Habermas e Axel Honneth, este seminário introduz, explora e aprofunda conceitos, problemas e discussões em Teoria Crítica, normatividade social e filosofia política.
Introdução a Teorias da Justiça, à Ética Normativa e Aplicada e à Filosofia Social e Política, explorando e aprofundando problemas e conceitos-chave da Teoria Política, Teoria Crítica, Epistemologia Social e Epistemologia Moral. Partindo da leitura de textos seletos de autores contemporâneos, tais como Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, Seyla Benhabib, Nancy Fraser e Rainer Forst, este seminário introduz, explora e aprofunda conceitos, problemas e discussões em Teoria Crítica, normatividade social e filosofia política.
Introdução a Teorias da Justiça, à Ética Normativa e Aplicada e à Filosofia Social e Política, explorando e aprofundando problemas e conceitos-chave da Teoria Política, Teoria Crítica, Epistemologia Social e Epistemologia Moral. Partindo da leitura de textos seletos de autores modernos, tais como Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Immanuel Kant, Georg W. F. Hegel e Karl Marx, este seminário introduz, explora e aprofunda conceitos, problemas e discussões em Teoria Social e Filosofia Política.
Introdução a Teorias da Justiça, à Ética Normativa e Aplicada e à Filosofia Social e Política, explorando e aprofundando problemas e conceitos-chave da Teoria Política, Teoria Crítica, Epistemologia Social e Epistemologia Moral. Partindo da leitura de textos seletos de autores contemporâneos, tais como Hannah Arendt, Michel Foucault, Alasdair MacIntyre, Michael Walzer, Charles Taylor, R.M. Unger, Amartya Sen e Michael Sandel, este seminário introduz, explora e aprofunda conceitos, problemas e discussões em Teorias da Justiça, Comunitarismo e Filosofia Política.
Introdução a Teorias da Justiça, à Ética Normativa e Aplicada e à Filosofia Social e Política, explorando e aprofundando problemas e conceitos-chave da Teoria Política, Teoria Crítica, Epistemologia Social e Epistemologia Moral. Partindo da leitura de textos seletos de autores contemporâneos, tais como Alvin Goldman, David Brink, Michael Smith, Christine Korsgaard, Philip Pettit, Peter Railton e Peter Singer, este seminário introduz, explora e aprofunda conceitos, problemas e discussões em Epistemologia Social, Epistemologia Moral, Metaética, normatividade social e filosofia prática.
Introdução a Teorias da Justiça, à Ética Normativa e Aplicada e à Filosofia Social e Política, explorando e aprofundando problemas e conceitos-chave da Teoria Política, Teoria Crítica, Epistemologia Social e Epistemologia Moral. Partindo da leitura de textos seletos de autores contemporâneos, tais como Patricia Churchland, António Damásio, John Searle, Michael Gazzaniga, Joshua Greene e Jesse Prinz, este seminário introduz, explora e aprofunda conceitos, problemas e discussões em teoria social naturalista, normatividade social e filosofia da mente.
Introdução a Teorias da Justiça, à Ética Normativa e Aplicada e à Filosofia Social e Política, explorando e aprofundando problemas e conceitos-chaves da Teoria Política, Teoria Crítica, Epistemologia Social e Epistemologia Moral. Partindo da leitura de textos seletos de autores contemporâneos, tais como John Rawls, Michael Sandel, Brian Barry, Thomas Pogge, Amartya Sen e Kenneth Baynes, este seminário introduz, explora e aprofunda conceitos, problemas e discussões em justiça global, política internacional, realismo político, cosmopolitismo e filosofia política.
Introdução a Teorias da Justiça, à Ética Normativa e Aplicada e à Filosofia Social e Política, explorando e aprofundando problemas e conceitos-chave da Teoria Política, Teoria Crítica, Epistemologia Social e Epistemologia Moral. Partindo da leitura de textos seletos de autores contemporâneos, tais como Jürgen Habermas, Axel Honneth, Seyla Benhabib, Richard Bernstein, James Bohman, Kenneth Baynes e Rainer Forst, este seminário introduz, explora e aprofunda conceitos, problemas e discussões em Teoria Crítica, Pragmatismo, guinada linguística e filosofia política.
Um dos temas centrais da Ética e da Filosofia Política na atualidade é a reescrita da categoria de dignidade humana no universo dos desafios sociopolíticos e culturais contemporâneos, dado que uma tal categoria, por sua própria natureza no cruzamento de referenciais filosóficos, históricos, sociológicos e jurídicos, é extremamente suscetível a lógicas diversas de formalização que a podem esvaziar de alguns de seus conteúdos mais urgentes e significativos. O Seminário pretende abordar, a partir de leituras primárias e secundárias de E. Levinas e F. Kafka, um cruzamento filosófico-literário de significantes, a possibilidade de reconstrução, desde o referencial da linguagem como Dizer em oposição ao simples Dito das sentenças, da questão ética/(meta)-fenomenológica da dignidade humana. Os participantes do Seminário terão acesso a bibliografia inédita para subsídio inicial das discussões, a par de bibliografia clássica.
“A pergunta “O que significa elaborar o passado” requer esclarecimentos. Ela foi formulada a partir de um chavão que ultimamente se tornou bastante suspeito. Nesta formulação, a elaboração do passado não significa elaborá-lo a sério, rompendo seu encanto por meio de uma consciência clara. Mas o que se pretende, ao contrário, é encerrar a questão do passado, se possível inclusive riscando-o da memória”, nos diz Adorno ao início de seu famoso “O que significa elaborar o passado” em sua tradução brasileira. A questão é altamente pertinente. Filosofia e memória histórica não podem se divorciar em momento algum, pois não existe Filosofia em determinada época sem os fatos e as questões que a antecederam e que deram e dão o que pensar; quando tal divórcio acontece, têm-se expressões múltiplas de violência, como nos ensina a própria História. por isso, a crítica à dificuldade de trazer a “memória histórica” à “consciência clara” inicia pela crítica à violência, tal como a entenderam autores exponenciais do pensamento contemporâneo. O Seminário, aberto a todos os interessados, procurará compreender e trazer à tona pontos comuns profícuos da crítica à violência em obras de Franz Rosenzweig, Theodor Adorno, Walter Benjamin e Emmanuel Levinas.
O Seminário estudará, a partir de excertos das obras Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer, O novo pensamento, de F. Rosenzweig e “Do uno ao Outro – transcendência e tempo”, de E. Levinas, com o apoio de comentadores, a caracterização da razão instrumental no sentido consagrado a partir das análises da Escola de Frankfurt e sua herança filosófica em contraposição à proposta de racionalidade ética como se estabelece a partir dos projetos filosóficos da própria Teoria Crítica, de Rosenzweig e de Levinas, no sentido de fundamentar a tese que inspira as preocupações do Seminário, a saber, que o estabelecimento da racionalidade ética para além das racionalidades totalizantes é condição de possibilidade para o estabelecimento de uma análise crítico-filosófica da noção corrente de “dignidade humana” no atual momento de discussão dessa questão.
Khôra nos chega, e como o nome. E quando um nome vem, rapidamente diz mais que o nome, o outro do nome e o outro, simplesmente, do qual anuncia justamente a irrupção”- assim inicia Derrida seu famoso texto Khôra, nos traços/herança do Timeu. Nos limites da racionalidade filosófica, Khôra permanece como mistério fecundante da reflexão que transborda qualquer esquema pré-dado de compreensão da realidade. A um tempo abismo do pensamento e testemunho da inacessibilidade do discurso enunciativo, Khôra abre inusitadas entrevisões do possível por vir. O Seminário será dedicado à análise dessas entrevisões e traços possíveis a partir do texto de Derrida em interface com outros autores e a literatura crítica, sendo aberto a todos os interessados.
Quando Hegel diz que die philosophische Betrachtung… keine andere Absicht (hat), als das Zufällige zu entfernen a atividade filosófica não possui outro objetivo senão… afastar o contingente está, na verdade, indiretamente estabelecendo a dobra filosófica principal da contemporaneidade; por um lado, sintetizando aquilo que seu próprio trabalho pretende ter alcançado e que corresponde em boa parte ao sonho dos séculos, a saber, subsumindo a infinita variedade da realidade, incluindo o tempo, na cadeia dialética dos conceitos que convergirão à unidade autoreflexiva do espírito absoluto; e, por outro lado, abrindo o espaço reflexivo para a crise civilizatória que se seguirá e que permitirá a Adorno dizer que a Filosofia está ainda em validade por haver perdido o instante de sua realização: uma questão temporal, portanto. O objetivo do Seminário, aberto a todos os interessados, é examinar a categoria da temporalidade desde a matriz heterodoxa da Filosofia que se expressa na figuração dessa (temporalidade) como estrutura propriamente dita de possibilidade de compreensão do real, a partir especialmente do pensamento de Franz Rosenzweig, notadamente na condição inequívoca de maître à penser de dois pensadores indispensáveis à contemporaneidade, porém raramente tratados em conjunto: Walter Benjamin e Emmanuel Levinas , bem como algumas das possibilidades dessa compreensão heterodoxa da categoria de temporalidade ao pensamento ético-político contemporâneo.
Embora tendo tido ultimamente uma enorme penetração nas mais variadas áreas do conhecimento, o pensamento de Emmanuel Levinas permanece em múltiplos círculos filosóficos um ilustre desconhecido, em boa parte devido a resistências dos mais diversos tipos, que variam desde posições preconceituosas e estruturas de defesa psíquica à provocação que esse pensamento porta até situações de mera ausência de conhecimento de suas linhas verdadeiramente fundamentais causadas por sua intrínseca dificuldade. O Seminário, aberto a todos os interessados, pretende, a partir do estudo sistemático de Autrement quêtre ou au-delà de lessence (utilizaremos também as traduções espanhola e portuguesa), e em diálogo com os pensamento de Rosenzweig, Benjamin, Adorno, Flusser e Agamben, entre outros, facilitar a abordagem deste construto intelectual excepcional.
O século XX se caracteriza, grosso modo, como um período de estremas tensões históricas-culturais sem precedentes na civilização ocidental, nos mais diferentes níveis de abordagem. Estas tensões estão presentes, implícita ou explicitamente, nas obras da maioria dos grandes filósofos do século, obras que muitas vezes se constituem, exatamente, na particular resposta aos questionamentos do tempo. As obras filosóficas de Rosenzweig e Levinas são, neste sentido, altamente eloquentes, na medida em que se constituem em dimensões de leitura filosófica particularmente agudas de toda uma época. A disciplina pretende investigar, através das categorias ¿ética¿, ¿linguagem¿, ¿alteridade¿ e ¿temporalidade¿, aspectos especialmente relevantes do conjunto da obra destes autores, ressaltando a leitura que empreendem da constituição profunda de nossa crise civilizatória e evidenciando novas dimensões filosóficas apontadas por seus respectivos pensamentos.
A gênese da formulação especificamente contemporânea de importantes questões filosóficas integra e elucida, muitas vezes, o encaminhamento mesmo que é dado a essas questões enquanto tais. O seminário, aberto a todos os interessados e que deverá coincidir com o lançamento do livro de Franz Rosenzweig Hegel e o Estado, por nós traduzido, pretende abordar as produções filosóficas de Rosenzweig e de Levinas como respostas a temáticas implícita ou explicitamente presentes no conjunto da obra de Hegel, desde o viés da imbricação entre as concepções de ética e de história dos três autores em questão.
Estudo do ato de escrever como um ato eminentemente ético, a partir da articulação entre a produção teórica de escritores contemporâneos e a proposta filosófica da ética-estética da alteridade.
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
AGEMIR BAVARESCO | [email protected] | Currículo Lattes |
ALEXANDRE ANSELMO GUILHERME | [email protected] | Currículo Lattes |
AUGUSTO JOBIM DO AMARAL | [email protected] | Currículo Lattes |
BETTINA STEREN DOS SANTOS | [email protected] | Currículo Lattes |
CLAUDIO GONCALVES DE ALMEIDA | [email protected] | Currículo Lattes |
DRAITON GONZAGA DE SOUZA | [email protected] | Currículo Lattes |
FABIO CAPRIO LEITE DE CASTRO | [email protected] | Currículo Lattes |
IZETE PENGO BAGOLIN | [email protected] | Currículo Lattes |
LUIS ROSENFIELD | [email protected] | Currículo Lattes |
MARCELO BONHEMBERGER | [email protected] | Currículo Lattes |
NORMAN ROLAND MADARASZ | [email protected] | Currículo Lattes |
NYTHAMAR HILARIO FERNANDES DE OLIVEIRA JUNIOR | [email protected] | Currículo Lattes |
RICARDO TIMM DE SOUZA | [email protected] | Currículo Lattes |
ROBERTO HOFMEISTER PICH | [email protected] | Currículo Lattes |
TERESA CRISTINA SCHNEIDER MARQUES | [email protected] | Currículo Lattes |
THADEU WEBER | [email protected] | Currículo Lattes |
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
CAMILA PALHARES BARBOSA | Currículo Lattes | |
CLARICE BEATRIZ DA COSTA SOHNGEN | [email protected] | Currículo Lattes |
EVANDRO PONTEL | Currículo Lattes | |
JOÃO HENRIQUE SALLES JUNG | [email protected] | Currículo Lattes |
MARLOREN LOPES MIRANDA | [email protected] | Currículo Lattes |
MICHAEL SCHULZ | Currículo Lattes | |
PATRICIA KETZER | Currículo Lattes |
Nythamar H. Fernandes de Oliveira | [email protected]
Augusto Jobim do Amaral | [email protected]
Agemir Bavaresco | [email protected]
Bettina Steren dos Santos | [email protected]
Mabi Oliveira de Moura (representante discente) | [email protected]
Avenida Ipiranga, 6681
Prédio 8, 4° andar, sala 403
Porto Alegre/RS – Brasil – CEP 90619-900
Horário de atendimento:
Segunda a Sexta: Das 8h às 12h e das 13h às 18h
Nome | Lattes |
ADAIL RIBEIRO MOTTA | Link |
AIRAN MILITITSKY AGUIAR | Link |
ALBERTO DOMINGOS DE MORAIS | Link |
ALEX DA ROSA | Link |
AMANDA DA SILVA FEITOSA | Link |
ANA GABRIELA SOUZA FERREIRA | Link |
ANNA ORTIZ BORGES COELHO | Link |
ATALIBA TELLES CARPES | Link |
CASSIA ZIMMERMANN FIEDLER | Link |
CHARLENE CORTES DOS SANTOS | Link |
DIEGO SUSS ENDLER | Link |
EDUARDO ALVES DOS SANTOS | Link |
EDUARDO KUCKER ZAFFARI | Link |
ERICA ISABEL DELLATORRE ANDRADE | Link |
ESTEFANO ELIAS RISSO | Link |
FREDERICO ANTONIO AZEVEDO LUDWIG | Link |
GABRIEL REIS DE OLIVEIRA | Link |
IGOR DANILEVICZ | Link |
ITALO RAFAEL FRANCA RIO TINTO SILVA | Link |
IVAN KRAS BORGES SCHARDOSIM | Link |
IVERSON CUSTODIO KACHENSKI | Link |
JANE MARIA KOHLER VIDAL | Link |
JOANA DARC DE SOUZA | Link |
JOAO FRANCISCO CORTES BUSTAMANTE | Link |
JOAO HENRIQUE SALLES JUNG | Link |
JOAQUIM GONCALVES NETO | Link |
JOEL GUEDES DA SILVA | Link |
JOSE ELIAS FLORES JR | Link |
JOSE RENATO DE OLIVEIRA BARCELOS | Link |
JULIA SANT` ANNA HORN | Link |
LAURA DE OLIVEIRA MELLO FIGUEIREDO | Link |
LEONARDO SIMCHEN TREVISAN | Link |
LIANE MARIA BUSNELLO THOME | Link |
LUCAS BANDEIRA BITENCOURT | Link |
LUCIANA BALESTRIN REDIVO DREHMER | Link |
LUIZ ANTONIO PEREIRA | Link |
LUIZ CARLOS CAIO TOMAZELI | Link |
MABI OLIVEIRA DE MOURA | Link |
MANOEL ALVES DA SILVA JUNIOR | Link |
MARCOS LENTINO MESSERSCHMIDT | Link |
MARIANE GEHLEN PERIN | Link |
MARINA BORTOLANZA | Link |
MATHEUS HEIN SOUZA | Link |
MESSIAS MIGUEL UAISSONE | Link |
NICHOLAS KLUGE CORREA | Link |
PAULO MARCELO PINHEIRO PASETTI | Link |
PAULO ROGERIO LUSTOSA | Link |
PEDRO ANTONIO GREGORIO DE ARAUJO | Link |
PEDRO BROSINA ALENCASTRO MUSELLA | Link |
PEDRO HENRIQUE BAPTISTA REIS | Link |
RAFAEL WAGNER RADKE | Link |
RAFAELA WEBER MALLMANN | Link |
RENAN THUME KARAM | Link |
RICARDO NUSKE | Link |
RODRIGO PEDRO MELLA PARMEGGIANI | Link |
RODRIGO PEREIRA MUNARI | Link |
ROGERIO TADEU MESQUITA MARQUES | Link |
SELINE NICOLE MARTINS SOARES | Link |
TAIS REGINA CHIODELLI | Link |
TIAGO DE FRAGA GOMES | Link |
UELLINTON VALENTIM CORSI | Link |
VINICIUS FELIPE POSSELT | Link |
WELLINGTON CARVALHO DE MACEDO | Link |
WESLEY TORRES DA CRUZ | Link |
WILSON MARCHIONATTI | Link |
YOAN AMAYA FALCON | Link |
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia mantém intenso intercâmbio com instituições de Ensino Superior brasileiras e estrangeiras, através de conferências e cursos de professores visitantes e de estágios docentes e discentes em outras universidades. Muitos doutorandos fazem estágio de pesquisa em Universidades estrangeiras, entre as quais mencionamos:
Chile
Pontifícia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile, na rubrica Cooperação Internacional Geral, projeto “Scholastica colonialis“)
Peru
Pontifícia Universidad Católica del Peru (PUC-Peru, na rubrica Cooperação Internacional Geral, projeto “Scholastica colonialis“)
Uruguai
Universidade de la Republica (Projeto MERCOSUL)
Áustria
University of Viena
Austrália
University of New South Wales / UNSW Sydney
Alemanha
Universidade Heidelberg
Universidade Humboldt de Berlim
Universidade de Munique
Universidade de Kassel
Universidade de Tübingen
Universidade de Kaiserslautern
Universidade de Colônia
Universitä Bonn
Europa Universität Flensburg institut Für Soziologie/ European Studies
Bélgica
Universidade de Louvain
Canadá
Universidade de Toronto
Espanha
Universidade Complutense de Madri
Universidad Autónoma de Madrid
Estados Unidos
Universidade de Boston
Universidade de Washington
Universidade Estadual de Nova Iorque
Universidade Rutgers
Stony Brook University
Northwestern University
França
Institut Catholique de Paris
École Normale Supérieure
Universidade de Tolouse
Universidade de Paris
L’Université de Strasbourg
Inglaterra
Universidade de Cambridge
Universidade de Oxford
Birkbeck College – University of London
Itália
Universidade de Pádua
Pontifícia Universidade Gregoriana
Universidade de Parma
Portugal
Universidade do Porto
Universidade de Lisboa
Centro Brasileiro de Estudos sobre o pensamento de E. Levinas – CEBEL
Sociedade Kant Brasileira – Seção Rio Grande do Sul
Sociedade Hegel Brasileira
Sociedade Brasileira de Fenomenologia
Sociedade Rosenzweig Internacional
Pertence à concepção do Programa que ele mesmo, e a PUCRS, devem estar de tal modo inseridos na comunidade de pesquisa que possam ser considerados estações para encontros de caráter nacional e internacional. Nesse sentido, a solidariedade torna-se explícita organizando eventos de comunidades e sociedades de pesquisa, nas duas áreas de concentração do PPG, contando com a participação dos mais influentes pesquisadores nas tradições continental e analítica.
O programa desenvolve atividades de pesquisa e ensino de pós-graduação em outras IES da região e em outras regiões do país. Como indicadores de liderança, característicos de programas nota 6 (seis), é a atração de alunos de diferentes regiões do país e de outros países; a proporção de docentes participando em comitês de área; a proporção de docentes participando de diretorias de associações científicas nacionais e internacionais.
O PPG tem se consolidado como grande centro formador de doutores, recebendo regularmente candidatos das cinco regiões do país, assim como tem atraído recém-doutores e pesquisadores para estágios pós-doutorais, atestando, assim, a sua inserção e impacto regional e nacional.
Regulamento Geral a partir de 2022/1
Aproveitamento de créditos por atividades de formação acadêmica ou profissional
Resolução nº 003/2022 – Regimento Geral da PUCRS
Regulamento para Estágio Docente
Requerimento Estágio de Docência
Relatório Final Estágio de Docência
Orientações da Prova de Proficiência
O PUCRS PrInt promove a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
Os projetos contemplados no Programa de Pós-Graduação em Filosofia são:
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
R$ 1.930,46
|
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.
Saiba mais sobre as oportunidades internacionais oferecidas pela Universidade.
Conecte sua pesquisa acadêmica ao ecossistema de inovação da PUCRS e explore oportunidades de negócios a partir da pesquisa.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
A pesquisa é direcionada aos docentes da PUCRS
segunda-feira, 02 de dezembro | 2024