O Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da PUCRS busca formar profissionais capazes de atuar no meio acadêmico, empresarial e no setor público em nível de excelência. Com mais de 20 anos de história, destaca-se por ter um corpo docente com vasta produção científica e por abordar importantes temas da atualidade na área da economia e do desenvolvimento sustentável.
Inscrições: De 01/09 a 29/11/24
Duração mestrado: 24 meses
Duração doutorado: 48 meses
Email: [email protected]
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Pensar e agir de forma sustentável é um dos grandes desafios contemporâneos, ainda mais quando se fala em proporcionar um mundo melhor para as futuras gerações. Isso se aplica tanto às questões climáticas quanto às sociais, políticas e econômicas, sendo necessário encontrar novas soluções para construir um desenvolvimento financeiro mais consciente em nível global.
Nesse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento busca contribuir para a formação de profissionais capazes de realizar diagnósticos regionais e nacionais, assim como formular estratégias que contribuam para um avanço econômico sustentável, sempre comprometidos com as questões de equidade e ética.
Com mais de 20 anos de história, o Programa possui um grupo qualificado de professores, com pesquisas publicadas em reconhecidas revistas nacionais e internacionais, e recebe alunos das diversas regiões brasileiras e do exterior, especialmente de países da América Latina. Além disso, o PPG e a graduação em Economia dispõem de uma forte sinergia, aprimorando o ambiente e as oportunidades de experimentação na formação dos mestres e doutores.
Temas como crescimento econômico, equidade, aglomeração produtiva, agronegócio, meio ambiente, desenvolvimento local e desigualdades regionais são abordados nas pesquisas do Programa, que realiza ainda atividades em parceria com instituições públicas e privadas de diversos segmentos da sociedade gaúcha.
O PPG possui duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios e Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente.
No Mestrado em Economia do Desenvolvimento, que tem duração de 24 meses, você irá conhecer as principais contribuições teóricas e perspectivas metodológicas para elaborar uma dissertação que entregue contribuições significativas para sua área de estudo.
O Doutorado em Economia do Desenvolvimento, que dura 48 meses, você produzirá uma tese com avanços significativos no conhecimento sobre o tema, alcançando um aprofundamento científico maior do que o realizado no Mestrado.
Formar profissionais em nível de excelência, capazes de atuar no meio acadêmico, empresarial e no setor público. O egresso deverá realizar diagnósticos econômicos regionais e nacionais e a formular estratégias que contribuam para um desenvolvimento econômico e sustentável.
Os cursos de Mestrado e Doutorado em Economia do Desenvolvimento destinam-se a formar profissionais em nível de excelência, capazes de atuar no meio acadêmico, empresarial e no setor público.
Os egressos do PPGE/PUCRS estão aptos a realizar diagnósticos econômicos regionais e nacionais e a formular estratégias que contribuam para um desenvolvimento econômico e sustentável, comprometidos com as questões de equidade e ética.
O processo de seleção é anual, e ocorre entre os meses de setembro e dezembro para ingresso em março do ano seguinte. O processo seletivo é normatizado a partir de edital divulgado na página do Programa explicitando cada etapa do processo e respectivos prazos.
Selection for admission to Master’s and Doctoral Programs in 2025/1
Selección para acceder a los programas de Máster y Doctorado en 2025/1
Baixa aqui o Modelo de Carta de Recomendação
É permitido àqueles candidatos que não tenham sido aprovados no processo seletivo, ou a outros interessados, cursar disciplinas isoladas na condição de alunos especiais.
O Aluno Especial matricula-se no Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento (PPGE), em disciplinas isoladas e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação. Estes alunos podem, quando do ingresso no PPGE, solicitar o aproveitamento das disciplinas, obedecendo aos critérios definidos no Regulamento do Curso. O aluno especial poderá cursar somente disciplinas eletivas, conforme cronograma disponível através na página de Informações Acadêmicas.
O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos de cada disciplina, será pago em 5 (cinco) parcelas no semestre em curso. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através do telefone (51)33203588 ou e-mail: [email protected]
Período de inscrição: 5 a 7 de março de 2025, através do e-mail [email protected] indicando a disciplina de interesse e anexando os documentos abaixo:
Documentos necessários: curriculum vitae, cópia do diploma e do histórico de graduação, cópia do documento de identidade (RG) e CPF.
Informações financeiras: (51)3320-3588 ou [email protected]
Matrícula: 10 a 14 de março de 2025, somente por e-mail: [email protected].
Capes, CNPq e outras, conforme disponibilidade.
A matrícula somente é procedida após o cumprimento das exigências de seleção e admissão, e deverá ser renovada a cada semestre letivo até a entrega da dissertação/tese.
Por meio do G+1, o (a) estudante que deseja seguir na área acadêmica pode viver a experiência no mestrado durante a graduação. Para isso, ele (a) precisa ter cursado, pelo menos, 50% da graduação e participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação de interesse.
Edital: G+1 – 2025/1
Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
Nome | Coordenador |
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Análise Multitemporal de Imagens Digitais: Classificação e Detecção de Mudanças | HELIO RADKE BITTENCOURT |
Estrutura Produtiva e Desempenho Econômico | ADELAR FOCHEZATTO |
GERMA – Grupo de Economia Rural e Meio Ambiente | AUGUSTO MUSSI ALVIM |
Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Econômico, Humano e Meio Ambiente (GDEHMA) | IZETE PENGO BAGOLIN |
Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Informação e Estratégia Empresarial | MIRIAN OLIVEIRA |
Grupo de Pesquisas em Agronegócios | ADELAR FOCHEZATTO |
Grupo de Pesquisas em Marketing Estratégico | CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO |
Grupo de Pesquisas sobre Crescimento e Progresso Técnico na Economia Brasileira | ADALMIR ANTONIO MARQUETTI |
LAES – Grupo de Pesquisa e Análise em Economia Social | MARCO TULIO ANICETO FRANCA |
Modelos em Economia Regional | CARLOS EDUARDO LOBO E SILVA |
Nome | Coordenador |
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Laboratório de Análises sobre Desigualdades, Pobreza e Mercado de Trabalho – PUCRS Data Social | ANDRE RICARDO SALATA |
Laboratório de Economia e Finanças | GUSTAVO INACIO DE MORAES |
Nome | Coordenador |
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Núcleo de Estatística | HELIO RADKE BITTENCOURT |
Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas (NEPE) | ADELAR FOCHEZATTO |
A lot of the work done by consulting companies, banks, insurance companies, think tanks, non-governmental organizations, government agencies, etc., is based on applied statistical/ econometric analysis (Note: as you may recall from basic Statistics or Econometrics courses, econometric analysis essentially is really just a particular branch of statistics, targeted specifically at business and economics applications). In initial Statistics and Econometrics courses, however, most of the time is spent building the necessary theoretical knowledge for conducting statistical/econometric analysis, leaving only relatively little time for more applied statistical/econometric analysis. In light of this, this course builds upon the material in your prior Stats/Metrics courses to help you gain some familiarity with applied econometric methods widely used in the business environments mentioned above. Essentially, the course builds upon the foundation of basic Stats/Metrics courses by expanding the list of concepts and techniques considered thereby expanding the types of problems that can be addressed using quantitative models. Importantly, it does so using a hands-on approach, stressing practical applications and actual, live analysis of real-world data using Stata for the empirical analysis. In so doing, we review examples of these different ways to explore a specific research topic and at the same develop our quantitative tools along the wayagain, this is not a statistics course: everything we learn is learned for a reason, namely so that we can examine empirical research related issues, in practice! Here, we will start by looking at means, cross-tables and simple graphs as ways to initially explore the data and the stories they tell. That will only get us so far, however: what if we are not only interested in how two factors go together, say, smoking and low birth weight, but also want to know how say, education, might affect this relationship? Then we need to move to multivariate methods such as regression analysis. Again, fear not, it will all be developed step-by-step, so no need to pass up on this class if you dont consider yourself mathematically inclined! The course emphasizes application, the use of data, and student-directed research (I am happy to help students with ideas for their own research papers, possibly for other classes!). In particular, the statistical software package Stata will be used frequently both in class and in computer labs, to ensure that you get a solid hands-on knowledge of statistical analysis. Again, the Stata Labs part of the course will be great practice for your future career, where chances are that either data analysis or report writing or both! will be important, at least to some degree. Additionally, from our course readings you will get insights into reading other peoples data analysis and reports, as wellwhich is also a useful skill for your own future careers. Throughout the course the importance of a critical stance of any data analysis consumer is emphasized. Indeed, you will be able to make good use of the knowledge acquired in this course, even if you never do another empirical analysis yourself! To be sure, many professional positions involve examining other peoples statistical/econometric analysis, so that you would still need to know how to not only read but to really understand these so as to spot any potential flaws or weaknesses in the analysis, and thereby make informed decisions, as a policy maker (whether in government offices/institutions or private enterprises or organizations).
Visão sistêmica das cadeias agroindustriais. Filiére, complexos agroindustriais, cadeias de produção agroindustrial, clusters, sistemas agroindustriais, cadeia de suprimentos, alianças e redes. Inovação e competitividade. Fatores e mecanismos institucionais, competitivos e organizacionais associados à inovação e ao desenvolvimento tecnológico na agroindústria. Características e dinâmica da inovação nas cadeias agroindustriais.
Álgebra de matrizes e vetores. Operações com matrizes e vetores. Estatística descritiva multivariada. Distribuição Normal Multivariada. Análise de variância multivariada (MANOVA). Testes de Hipóteses Multivariados. Regiões de Confiança. Análise Discriminante. Grupos de Funções Lineares Discriminantes. Correlação Canônica. Componentes Principais. Análise Fatorial. Análise de Agrupamento. Escalonamento Multidimensional.
Cadenas de valor; Dimensiones de valor (Creación, transferencia y captura de valor); Unidades de análisis (empresa, producto, servicio, y eslabones integrados); Enfoques metodológicos de cadenas de valor (cualitativo, cuantitativo); Toma de decisiones de empresa (Encadenamientos (productores a mercados, Gestión económica-financiera de la cadena de valor, Eslabones, integración y agregación de valor); Valor generado, transferencia y desarrollo; Tópicos adicionales: Cadenas de valor inclusivas, Sostenibilidad socioambiental, Desarrollo territorial y local, Políticas públicas y estrategias de generación de valor local).
Desenvolvimento e subdesenvolvimento (conceito e indicadores de desenvolvimento, estrutura de uma economia subdesenvolvida, estrangulamentos do desenvolvimento); – Desenvolvimento segundo os grandes economistas (Abordagem clássica e neoclássica, Karl Marx e as crises capitalistas, A abordagem da teoriaa da demanda efetiva); – Desenvolvimento na visão schumpeteriana (fluxo circular, inovações, empresário e crédito, teoria do desenvolvimento derivado, abordagens neo-shumpeterianas).
1. A abordagem de Adam Smith do processo de desenvolvimento 2. A abordagem de Ricardo do processo de desenvolvimento 3. A abordagem de Marx do processo de desenvolvimento 4. Capitalismo: Keynes, Hayek e Schumpeter 5. A crise da idade dourada e seus efeitos sobre o Brasil e a América Latina 6. O neoliberalismo no Brasil 7. A economia brasileira a partir dos anos 2000.
Teoria da Causação Circular de Myrdal; Teoria dos encadeamentos de Hirschman; Globalização, cadeias globais e desenvolvimento regional; Aglomeração espacial e desenvolvimento regional; Capital humano, criatividade e desenvolvimento regional; Cidades e desenvolvimento regional; Desigualdades regionais; Resiliência regional; políticas de desenvolvimento regional.
Debate crescimento, desenvolvimento e meio ambiente. A extensão da esfera das atividades econômicas. Espaços privados versus espaços públicos e conflitos de uso. Economia e debate sobre natureza e recursos naturais em diferentes abordagens: Economia Ambiental, Economia Ecológica, Economia Institucional, Economia da Proximidade, Economia da Funcionalidade. Implicações diversas da questão ambiental (padrões de produção, consumo, comércio, inovação, pesquisa, energia, etc.).
Estimadores de mínimos quadrados ordinários (OLS); Estimadores de máxima verossimilhança (MV); Propriedades assintóticas dos estimadores; Testes de hipóteses; Estimação e inferência estatística; Escolha de formas funcionais; Interpretação e comparação de modelos de regressão; Mínimos Quadrados Generalizados (GLS): autocorrelação, heteroscedasticidade; Multicolinearidade; Equações simultâneas e variáveis instrumentais; Variáveis dummy; Variáveis-resposta binárias (Logit, Probit). Modelos econômicos aplicados ao R Studio.
Definição, conceitos e aplicações dos modelos de dados de painel. – Vantagens e desvantagens da utilização destes modelos. – Especificações. – Modelos de Efeitos Fixos e Efeitos Aleatórios. – Estimação, exemplos e aplicações de painel de dados. – Painéis estáticos e Painéis Dinâmicos.
Modelos ARIMA e modelos multivariados; séries de tempo não estacionárias, testes de raiz unitária, cointegração e quebra estrutural. Modelo de Correção de Erros (MCE); Vetor Auto regressivo (VAR), Vetor de Correção de Erros (VEC) e teste de Johansen para cointegração; funções impulso-resposta e testes de causalidade. Modelos Arch e Garch e extensões.
Bases de dados, estatísticas e indicadores regionais; Programas computacionais de análise espacial; Métodos de análise regional; Análise exploratória de dados espaciais (AEDE); Modelos de econometria espacial; Modelo logit espacial; Modelo de painel espacial; Modelo de econometria geograficamente ponderada (GWR).
Uma revisão de estatística e de álgebra matricial; – Mínimos quadrados ordinários (modelos de regressão simples, modelos de regressão múltipla); – Estimação e inferência estatística; – Escolha de formas funcionais; – Interpretando e comparando modelos de regressão; – Multicolinearidade e heteroscedasticidade; – Uso de variáveis binárias (Dummy, Logit e Probit).
Modelos ARIMA e modelos multivariados; séries de tempo não estacionárias, testes de raiz unitária, cointegração e quebra estrutural. Modelo de Correção de Erros (MCE); Vetor Auto regressivo (VAR), Vetor de Correção de Erros (VEC) e teste de Johansen para cointegração; funções impulso-resposta e testes de causalidade. Modelos Arch e Garch e extensões.
Definição, conceitos e aplicações dos modelos de dados de painel. – Vantagens e desvantagens da utilização destes modelos. – Especificações. – Modelos de Efeitos Fixos e Efeitos Aleatórios. – Estimação, exemplos e aplicações de painel de dados. – Painéis estáticos e Painéis Dinâmicos.
Uma caracterização panorâmica dos principais períodos da história econômica contemporânea do Brasil. Síntese do pensamento econômico e evolução da conjuntura econômica brasileira no período 1990 a 2020.
Teoria Clássica do Comércio internacional: O Modelo de Ricardo – comércio internacional e vantagens comparativas. Modelo de comércio internacional com dois fatores de produção. O Modelo de Heckscher-Ohlin. Nova teoria do comércio internacional. Variedade, retornos crescentes de escala e comércio internacional. Aplicação empírica ¿ o modelo gravitacional.
Sistemas de equações lineares. Redução de Gauss-Jordan. Matrizes e determinantes. Posto da matriz. Álgebra de Vetores. Independência linear. Diferenciais. Derivadas. Gradientes. Funções implícitas. Formas quadráticas e matrizes definidas. Otimização não condicionada. Otimização condicionada.
Localização das atividades econômicas; Economias de aglomeração; Distribuição espacial da atividade econômica; Economia regional; Economia urbana; Mercado de trabalho e migrações; Geografia Econômica; Nova Geografia Econômica; Modelos de crescimento regional.
A disciplina de Economia da Educação tem como objetivo empregar os instrumentos econômicos na abordagem dos problemas levantados pela Educação, quer do ponto de vista do tomador individual de decisão, quer do ponto de vista do planejador de política pública. A economia foca sobre os incentivos criados pela política, permitindo-nos prever as consequências intencionais ou não suas intenções. O curso investiga questões relacionadas a educação combinando teoria econômica e literatura empírica.
Esta disciplina tem como principal objetivo a apresentação dos principais conceitos associados ao empreendedorismo digital e à transformação de conhecimento científico em desenvolvimento para a sociedade. Serão abordados os seguintes pontos: Empreendedorismo, startups, modelo de negócio, lean startup, mínimo produto viável, ecossistemas de inovação como locus do processo empreendedor, legislação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além de casos reais de transformação de conhecimento científico em inovação e desenvolvimento por meio do
Teoria do Equilíbrio Geral; Matriz de Contabilidade Social; Matiz Insumo Produto; Matriz de Contabilidade Social Regional; Matrizes de Insumo-Produto Regionais; Modelos de Equilíbrio Geral Computável; Parâmetros nos Modelos de Equilíbrio Geral Computável; Softwares aplicados; Aplicações empíricas na economia internacional; Aplicações empíricas na economia nacional; Aplicações empíricas na economia regional.
Definition and key concepts of Globalisation. History and dimensions. Pros and Cons. Implications of globalization and regional effects. Globalisation: large scale involuntary migration.
Escopo da macroeconomia do desenvolvimento (Agénor e Montiel, cap. 1) Monetarismo, estruturalismo e economias em desenvolvimento; Estrutura econômica e macroeconomia. II – Contas agregadas e restrições orçamentárias dos agentes econômicos (Agénor, cap. 8) Produção, renda e despesa; Matriz de contabilidade social; Identidades da renda nacional; Restrições orçamentárias; Modelos macroeconômicos. III – Estrutura de produção em uma economia aberta (Agénor e Montiel, p. 63-99) Modelo Mundell-Fleming; Modelo de ?economia dependente?; Modelo com três bens; Estrutura do mercado de trabalho; Estrutura dos mercados financeiros. IV – Consumo, poupança e investimento (Agénor, cap. 1) Consumo: abordagem keynesiana, a hipótese da renda permanente, o modelo do ciclo-de-vida, outros determinantes; Investimento: o acelerador flexível, custo do capital, incerteza e irreversibilidade, outros determinantes. V – Sistema financeiro, demanda de moeda e política monetária (Agénor, cap. 2) Sistema financeiro; Instrumentos diretos e indiretos de política monetária; Racionamento de crédito; Demanda de moeda. VI – Déficit fiscal, dívida pública e a conta corrente (Agénor, cap. 3) Estrutura das finanças públicas; A restrição orçamentária do governo; Política fiscal; Desequilíbrio fiscal e déficit externo; Consistência, sustentabilidade e restrição de solvência; Dívida pública e austeridade fiscal. VII Gerenciamento da taxa de câmbio e o setor externo (Ágenor, cap. 4) Natureza dos regimes cambiais; Credibilidade da política cambial; Taxas de câmbio, competitividade e a balança comercial; Desvalorização e produto com insumos importados.
1. Medida do crescimento econômico 2. Introdução a modelagem sobre crescimento, distribuição e tecnologia 3. Modelo clássico-marxiano de crescimento, distribuição e tecnologia 4. Mudança técnica e o modelo clássico-marxiano de crescimento 5. Modelo clássico-marxiano de caching-up 6. Modelos Neo-Keynesiano: demanda agregada e crescimento constrangido por investimento 7. Modelo de crescimento de Solow-Swan 8. Abordagens para a mudança técnica 9. Modelos de crescimento endógeno.
Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico. Matriz de consistência macroeconômica. Modelo macroeconômico para economias em desenvolvimento. Dinâmica do ajustamento macroeconômico e crescimento. Política Fiscal e a Sustentabilidade da Dívida Pública. Política monetária, inflação e crescimento econômico. Desemprego.
A disciplina apresenta o embasamento metodológico para pesquisa na área de administração discutindo: delineamentos e enfoques da pesquisa na área, problemática de pesquisa, técnicas de coleta de dados, amostragem, revisão de literatura e contribuições teóricas.
Relações causais; erro de medida e variáveis omitidas; MQO em dois estágios; sistemas de equações aparentemente não relacionadas (SUR); modelos lineares para dados em painel: efeitos aleatórios e efeitos fixos, primeiras diferenças, LSDV; GMM; Modelos de escolha discreta; modelos de censura tobit; seleção amostral: procedimento de Heckman; Modelos de pseudo painel: coortes, tempo e idade; modelos de duração: funções risco.
A disciplina cobre a visão de equilíbrio parcial da microeconomia tradicional e tópicos de abordagens alternativas. 1. Teoria do Consumidor Preferências Efeitos renda e substituição Curva de Demanda 2. Teoria da firma Produção Custos Oferta de curto e de longo prazos Abordagens alternativas da firma 3. Estruturas de Mercado 3.1. Concorrência Perfeita Pressupostos Equilíbrio no curto e no longo prazo Impacto de impostos e de políticas de controle de preços 3.2. Monopólio Pressupostos Equilíbrio de curto e longo prazo Poder de Monopólio Discriminação de preços Perda de peso morto e eficiência Monopólios contestáveis 3.3. Concorrência Monopolística Pressupostos Equilíbrio de curto e longo prazo Eficiência Modelo de Chamberlin 3.4. Oligopólio Conceitos e pressupostos Modelos de duopólio Cartel e liderança de preços Formação de preços com mark-up Formação de preços dos fatores de produção Oligopólio e Teoria dos jogos Oligopólio e progresso técnico 4. Microeconomia e Organização industrial.
Falhas de mercado: monopólio, externalidade, bens públicos e assimetria de informação; introdução aos conceitos básicos da teoria dos jogos e aplicações; introdução à economia comportamental, com ênfase na teoria da perspectiva.
Escopo e metodologia da microeconomia heterodoxa. Organização estrutural da atividade econômica. A empresa de negócios: a natureza da empresa de negócios, estrutura de produção, custos e preços. O mercado e a empresa de negócios: estrutura da demanda de mercado e preço de mercado.
Principais conceitos, instrumentos e tipos de monitoramento. A importância do monitoramento no ciclo de políticas públicas. O sistema de indicadores como ferramenta para monitoramento de políticas públicas. Os processos de monitoramento com base na estruturação do modelo lógico. Diferenças entre monitoramento e avaliação. Identificação de contrafactual. Metodologias experimentais e quase-experimentais.
Bases de dados, estatísticas e indicadores regionais; Medidas de concentração espacial; Índice Ellison-Glaeser de co-aglomeração espacial; Medidas de desigualdades regionais; Modelos de acessibilidade espacial; Estrutura produtiva e desempenho econômico regional; Método Estrutural-Diferencial; Modelo da Base Econômica; Modelo de insumo-produto regional.
A disciplina visa introduzir noções básicas sobre pesquisa social qualitativa percorrendo três grandes temáticas: 1) as principais abordagens que fundamentam a pesquisa social qualitativa, 2) os principais métodos e exemplos de sua aplicação e 3) seu uso e utilidade na pesquisa acadêmica, em específico, e no mundo do trabalho, em geral. Desde a teoria até a prática, os estudantes são convidados a desenvolver e praticar um olhar científico e profissional sobre os temas de seu interesse.
Taxonomía de proyectos de desarrollo rural. Actores públicos y privadas en la formulación de proyectos. Componentes del proyecto orientado al desarrollo rural. Beneficios y costos de proyectos. Evaluación económico-financiera de proyectos. Eficiencia, riesgo e incertidumbre. Tipos de evaluación de proyectos.
Os seminários consistem na apresentação e debate de resultados de pesquisas avançadas em temas diretamente vinculados às linhas de pesquisa do PPGE. Nestes seminários os pós-graduandos deverão participar nas discussões sobre os temas apresentados formulando questões e propondo melhorias.
Origem e significado da Abordagem do Desenvolvimento Humano. Mensuração: Metodologia e problemas enfrentados. Críticas e avanços dos indicadores de desenvolvimento existentes. Aspectos conceituais da pobreza (absoluta, relativas, unidimensional, multidimensional, objetiva e subjetiva). Dificuldades na mensuração da pobreza. Análise de experiências investigativas e políticas de enfrentamento pobreza.
Aspectos conceituais da pobreza (absoluta, relativa, unidimensional, multidimensional, objetiva e subjetiva). Dificuldades na mensuração da pobreza. Análise de experiências investigativas e políticas de enfrentamento pobreza. Origem e significado da Abordagem do Desenvolvimento Humano. Mensuração: Metodologia e problemas enfrentados. Críticas e avanços dos indicadores de desenvolvimento existentes.
Propiciar ao estudante os conhecimentos sobre os métodos de pesquisa em economia, fornecendo-lhe os instrumentos necessários para realizar pesquisas e, particularmente, elaborar a dissertação de mestrado e a tese de doutorado. No curso são discutidos o significado de um trabalho científico, a sua estrutura e as etapas de sua realização, possibilitando que o aluno aprenda a pensar e escrever de maneira científica.
Seminários são experiências eficazes de aprendizagem para os alunos. Especificamente, os seminários de Economia Regional são organizados por professores do REAL e da PUCRS com a participação de pesquisadores internacionais e estudantes de mestrado e doutorado, discutindo sobre economia regional e temas relacionados.
Discussão de Pesquisas Aplicadas em Ciências Econômicas. Retórica e Debate em Economia. Produção de conhecimento científico em Economia. Metodologias analíticas, quantitativas e históricas, em economia. Redação e Argumentação Científica.
Estructura productiva y desempeño económico regional Modelo Económico Base Modelo input-output nacional Modelo regional de input-output Multiplicadores e Encadenamientos intersectoriales a interregionales Extracción hipotética Decomposición estructural Aplicaciones: flujos de comercio en valor adicionado, modelos con extensión ambiental.
A complexidade da relação entre desenvolvimento e meio ambiente; economia circular; valores e meio ambiente; compreensão e posicionamento da sociedade sobre a temática ambiental; serviços ecossistêmicos e sustentabilidade; desigualdade e pressão ambiental; pobreza e meio ambiente; mudança climática.
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
ADALMIR ANTONIO MARQUETTI | [email protected] | Currículo Lattes |
ADELAR FOCHEZATTO | [email protected] | Currículo Lattes |
ANDRE RICARDO SALATA | [email protected] | Currículo Lattes |
AUGUSTO MUSSI ALVIM | [email protected] | Currículo Lattes |
CARLOS EDUARDO LOBO E SILVA | [email protected] | Currículo Lattes |
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO | [email protected] | Currículo Lattes |
EDUARDO RODRIGUES SANGUINET | Currículo Lattes | |
ELY JOSE DE MATTOS | [email protected] | Currículo Lattes |
GUSTAVO INACIO DE MORAES | [email protected] | Currículo Lattes |
HELIO RADKE BITTENCOURT | [email protected] | Currículo Lattes |
IZETE PENGO BAGOLIN | [email protected] | Currículo Lattes |
MARCO TULIO ANICETO FRANCA | [email protected] | Currículo Lattes |
MIRIAN OLIVEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
OSMAR TOMAZ DE SOUZA | [email protected] | Currículo Lattes |
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
DEBORA RINALDI | Currículo Lattes | |
KELLEN FRAGA DA SILVA | [email protected] | Currículo Lattes |
Gustavo de Moraes
Gustavo Inácio de Moraes (presidente) | [email protected]
Augusto Mussi Alvim | [email protected]
Adalmir Antônio Marquetti | [email protected]
Izete Pengo Bagolin | [email protected]
Cristina Carvalho Da Costa Nunes | [email protected]
Márcia Luiza Cruz Aguirre (representante discente) | [email protected]
Gustavo Inacio de Moraes (presidente)
Augusto Mussi Alvim
Adalmir Antônio Marquetti
Izete Pengo Bagolin
Márcia Luiza Cruz Aguirre (representante discente)
Profa. Carmen Hubbard (Newcastle upon Tyne University, Reino Unido) – Período: 2020/1 a 2025/1.
Prof. Miguel Atienza Ubeda (Universidad Catolica del Norte, Chile) – Periodo: 2020/1 a 2025/1.
Prof. Sandy Dall’Erba (University of Illinois at Urbana-Champain, USA) –Periodo: 2020/1 a 2025/1.
Prof. Eduardo Rodrigues Sanguinet (Universidad Austral de Chile) Período: 2022/1 a 2027/1.
Cristina Carvalho Da Costa Nunes
Renata Liberato Santana
Acordos nacionais:
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo
Universidade de Campinas – UNICAMP
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Universidade Federal do Paraná – UFPR
Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
Acordos internacionais:
Cambridge University – Inglaterra
Massey University – Nova Zelândia
New School for Social Research – EUA
Universidade Católica do Norte, Atofagasta – Chile
Universidade de Illinois – Estados Unidos da América
Universidade de Newcastle – Inglaterra
Universidade de Paris X – França
Universidade de Reims – França
Universidade de Utah – EUA
Universidade Nacional Autónoma do México – México
Universidade Austral de Chile
Nome | Lattes |
ALEXANDRE REIS | Link |
ANDERSON BONETTO CARRARO | Link |
ANDRE LUIS CONTRI | Link |
ANDREA LEITE BERGMANN | Link |
BRUNO KOPS ESPANHOL | Link |
CAMILA OLIVEIRA RIBEIRO | Link |
CARLOS MARCHIONATTI | Link |
CASSIA HELOISA TERNUS | Link |
CASSIO GONCALVES MENDONCA | Link |
CRISTIAN EDUARDO GONZALEZ SANTANDER | Link |
DAIANE MARANI GOTARDO | Link |
DANILO MELHOR ARAUJO | Link |
EMILIO JOSE BECKER ORELLANA | Link |
FABIANE HEGELE | Link |
FABIO MICHEL DE OLIVEIRA | Link |
FERNANDA PICORAL SOLANO | Link |
FERNANDO HENRIQUE FERNANDEZ | Link |
FRANKLIN MARTINS NASCIMENTO | Link |
GABRIEL SOUZA DA SILVA | Link |
JAVIER ALEXANDER BOADA MOLINA | Link |
JESSICA ANTUNES DE OLIVEIRA | Link |
JORGE LUIS TONETTO | Link |
LEONEL DOS SANTOS SILVEIRA | Link |
LUAN MARCA | Link |
LUIS FELIPE DE MARCHI GUERINI | Link |
LUIS FERNANDO TAVARES VIEIRA BRAGA | Link |
LUIZ EDUARDO GARCIA DA SILVA | Link |
MARCIA LUIZA CRUZ AGUIRRE | Link |
MARCOS LEANDRO CERVEIRA | Link |
MARIZA BETHANYA DALLA VECCHIA KORZENIEWICZ | Link |
MAURICIO SCHAIDHAUER | Link |
MICHELLE SERPA DA SILVA | Link |
PAOLA LIZIANE SILVA BRAGA | Link |
PATRICIA BATISTELLA | Link |
PAULA GUIMARAES DE ALMEIDA VEIGA | Link |
PEDRO VIEWEGER | Link |
RICARDO PEREIRA WILTGEN | Link |
Critério para Atribuição de Bolsas
Atividades dos alunos Doutorado
Plano de Estudo Doutorado
Regulamento do Estágio de Docência de Pós-Graduando
Requerimento de Estágio de Docência
Estágio de Docência – Relatório Final Estágio
Normas PPGE
Regulamento
Normas PPGE – A partir de 2022
Regulamento PPGE – A partir de 2022
Formulário de Aproveitamento de Créditos
Resolução 003/2022 – A partir de 2022
Diretrizes para atuar como mentor na Agência Experiencial
Critérios para divisão orçamentária
Normas PPGE – A partir de 2024
Confira abaixo ou pelo link:
Template para apresentação
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O PUCRS PrInt promove a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
Os projetos contemplados no Programa de Pós-Graduação em Economia são:
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
R$ 3.438,14
|
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 24 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 54 meses.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 54 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.
Quem estuda na PUCRS tem mais benefícios
Saiba mais sobre as oportunidades internacionais oferecidas pela Universidade.
Conecte sua pesquisa acadêmica ao ecossistema de inovação da PUCRS e explore oportunidades de negócios a partir da pesquisa.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
A Escola de Negócios possui diversos espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
O profissional da área pode atuar em consultorias, gestão de bares e restaurantes, desenvolvimento de produtos, empreender seu próprio negócio e como Personal C
sexta-feira, 20 de dezembro | 2024