O Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS visa formar profissionais capazes de contribuírem para a produção e disseminação de conhecimento que gere valor para os negócios e a sociedade. Reconhecido com a nota 5 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), desenvolve pesquisas considerando problemáticas nacionais e internacionais que atendem tanto à área acadêmica quanto ao mercado.
Inscrições: De 01/09 a 25/11/24
Duração mestrado: 12 a 30 meses
Duração doutorado: 24 a 60 meses
Email: [email protected]
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Inovação, sustentabilidade, performance, competitividade, impacto social e novas tecnologias são alguns dos termos mais falados nos ambientes de negócios hoje em dia. Isso porque, em um mundo cada vez mais digital, no qual os comportamentos de consumo mudam rapidamente, as empresas não só precisam acompanhar as transformações como também encontrar formas de se manterem relevantes e lucrativas.
Nesse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS desenvolve pesquisas que geram impacto societal e social, contribuindo para a melhora dos processos das organizações. Os estudos focam tanto na parte teórica e metodológica quanto na aplicação prática e gerencial, tendo como objetivo a formação de profissionais de excelência em suas áreas de atuação.
Os trabalhos do PPG têm como foco os problemas regionais, nacionais e internacionais, unindo sempre os âmbitos acadêmico e empresarial. Com mais de 15 anos de história e reconhecido com a nota 5 pela CAPES, o Programa conta com dissertações de mestrado premiadas, assim como publicações de impacto e citações em importantes pesquisas.
Voltado para profissionais que buscam aprofundar seus conhecimentos em Administração, independentemente da área em que tenham se graduado, o PPG desenvolve pesquisas sobre fenômenos complexos relacionados às organizações do primeiro, segundo e terceiro setores (Governo, empresas privadas e ONGs, respectivamente), bem como às estratégias de mercado e marketing, buscando contribuir para a competitividade e a perenidade dessas organizações, bem como para o desenvolvimento local em nível social, ambiental e econômico.
A área de concentração do PPG é Administração Estratégica, que se desdobra em duas linhas de pesquisa: Mercado, Comportamento e Inovação (MCI) e Estratégia, Organizações e Sociedade (EOS).
No Mestrado em Administração e Negócios da PUCRS, que tem duração de 12 a 30 meses, você será capacitado para produzir pesquisas acadêmicas socialmente relevantes, que atendam às demandas de diferentes tipos de organizações e contribuam para o desenvolvimento sustentável das regiões. Também ficará apto a exercer a docência no ensino superior.
No Doutorado em Administração da PUCRS, que dura entre 24 e 54 meses, você ampliará ainda mais os estudos para propor uma nova visão sobre o tema abordado, com um nível de inovação e aprofundamento maior do que o realizado no Mestrado, contribuindo para a geração de novos conhecimentos e para o desenvolvimento sustentável das organizações.
O Curso de Doutorado em Administração da PUCRS objetiva formar um Doutor plenamente capacitado para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas socialmente relevantes e a docência no ensino superior. Visualiza-se, também, a formação de profissionais altamente capacitados para o atendimento das demandas oriundas dos diferentes tipos de organizações que contribuem para o desenvolvimento sustentável da região.
O Curso de Doutorado em Administração (PPGAd/PUCRS) tem como áreas prioritárias de influência o Rio Grande do Sul e, de modo mais amplo, a Região Sul, não deixando de dar especial valor a sua inserção em termos nacionais e internacionais. A demanda nas áreas prioritárias decorre de dois contextos distintos, porém, complementares: acadêmico e empresarial.
A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo, desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados
Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos em métodos de análise de dados qualitativos, obtendo subsídios para julgar objetivamente a qualidade da pesquisa produzida em Administração.
Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos em métodos de análise de dados quantitativos, obtendo subsídios para julgar objetivamente a qualidade da pesquisa produzida em Administração.
Ao longo da disciplina e, especialmente, ao final espera-se que os alunos possam demonstrar que desenvolveram um elevado entendimento sobre os processos que permeiam o planejamento, execução e interpretação de dados de pesquisas qualitativas na Área na Administração.
Ao longo da disciplina e, especialmente, ao final espera-se que os alunos possam demonstrar que desenvolveram um elevado entendimento sobre os processos que permeiam o planejamento, execução e interpretação de dados de pesquisas quantitativas na Área na Administração.
Esta disciplina permite aos alunos compreenderem o modo como o conteúdo gerado pelo usuário nas plataformas digitais tem sido utilizado para apoiar a tomada de decisão. Serão abordadas estratégias e métodos para lidar com o crescente volume de dados que estão sendo criados nas diversas mídias sociais. Além disso, a disciplina discute a aplicação dessas estratégias e métodos em diversos campos do conhecimento onde existam dados digitais. Ao fim da disciplina, os alunos devem ser capazes de identificar fontes de dados digitais relevantes e escolher as técnicas de coleta e análise de dados mais adequadas aos seus problemas de pesquisa.
Esta disciplina tem como objetivo fornecer conhecimentos básicos sobre a análise e interpretação de dados nas pesquisas qualitativas e quantitativas, especialmente, suas aplicações à Administração.
A disciplina tem os seguintes objetivos principais: Introduzir o aluno ao contexto de estudo do comportamento do consumidor; Desenvolver as habilidades necessárias para a condução de pesquisas em comportamento do consumidor; Discutir temas de interesse da área, capazes de fomentar futuras pesquisas do aluno.
Desafios na pesquisa em Comportamento do Consumidor (CC). Processos de escolha e decisão do consumidor. Heurísticas e Viéses. Influências não conscientes na decisão do consumidor. Afeto e Emoções. Impactos das relações sociais nas decisões de consumo. Consumer Culture Theory. Materialismo, felicidade e bem-estar do consumidor. Moralidade do consumidor.
A disciplina discute as múltiplas e complexas relações entre o processo de transformação digital pelo qual passam, em diferentes etapas, empresas, organizações públicas e privadas, instituições e toda a sociedade, já que as relações organizacionais e pessoais são cada vez mais mediadas por tecnologias digitais. São abordados temas como tecnologias para a solução de problemas sociais, perspectivas de sustentabilidade na aplicação de tecnologias digitais, perspectivas críticas da adoção de tecnologias digitais na América Latina, literacia digital, valor público/social gerado pela adoção de tecnologias digitais, variáveis intervenientes no processo de transformação digital.
Esta disciplina tem como principal objetivo a apresentação dos principais conceitos associados ao empreendedorismo digital e à transformação de conhecimento científico em desenvolvimento para a sociedade. Serão abordados os seguintes pontos: Empreendedorismo, startups, modelo de negócio, lean startup, mínimo produto viável, ecossistemas de inovação como locus do processo empreendedor, legislação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além de casos reais de transformação de conhecimento científico em inovação e desenvolvimento por meio do
Estudo dos fundamentos do conhecimento científico, analisando a história da ciência, paradigmas e perspectivas epistemológicas do conhecimento para oportunizar ao aluno a reflexão crítica de teorias e abordagens metodológicas na pesquisa em administração.
O objetivo desta disciplina é apresentar e discutir os fundamentos dos conceitos e abordagens envolvidos nos temas de Estratégia, Organizações e Sociedade, buscando entender a evolução destas abordagens teóricas e sua aplicação aos diferentes contextos estudados.
Tópicos introdutórios e relevantes em marketing. Evolução das principais teorias em marketing. História do pensamento em marketing. Ética na disciplina.
Análise histórica do Marketing. Evolução das principais teorias em Marketing. Marketing estratégico, orientações estratégicas e desenvolvimento de novos produtos. Comportamento do consumidor e mercado. Marketing de serviços e de varejo. Ética nas relações mercadológicas.
Apresentar, discutir e aprofundar elementos de natureza gerencial de Marketing, sobretudo no que se referem às variáveis centrais da Administração de Marketing, tais como: marketing mix ¿ produto, distribuição, precificação e comunicação -, e o planejamento integrado do composto de marketing.
Esta disciplina permite aos alunos compreenderem abordagens de pesquisa em Gestão de Projetos, os diferentes desenho de pesquisa utilizados, a pesquisa prática em projetos e as competências requeridas para o gestor de projetos moderno. Além disso, a disciplina aborda a Gestão de Projetos 2.0, a Gestão do conhecimento e de lições aprendidas em projetos.
Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos sobre os principais aspectos relacionados à Gestão do Conhecimento (GC), considerando o ambiente interno e externo à organização.
A disciplina discute as múltiplas e complexas relações entre governo e sociedade, representadas pelos cidadãos e partes interessadas. Essas relações são cada vez mais mediadas por tecnologias digitais, o que traz questões relacionadas às desigualdades no acesso, posse e uso das TIC. São abordados temas como transparência, processo de participação, accountability, governo aberto, governança, valor público e fatores que exercem framing a estas iniciativas, como poder simbólico e intraorganizacional, imaginário sociotécnico e neocolonialismo. Ao final da disciplina, os alunos terão uma compreensão melhor e mais crítica das variáveis envolvidas nos processos de tomada de decisão sobre inciativas de cidades inteligentes nas dimensões smart governance e smart citizens e seus impactos na agenda pública em uma perspectiva brasileira e latino-americana.
O objetivo desta disciplina é discutir as complexas relações entre governo e sociedade, as questões de desenvolvimento econômico e desigualdade social, o impacto social e o valor público, os movimentos de transparência e accountability, as políticas públicas como indutor de responsabilidade social, a abertura governamental e a participação sociedade, bem como teorias para o estudo de temas de interface entre governo e sociedade.
O objetivo da disciplina é discutir o papel do gestor/empreendedor no processo de inovação e empreendedorismo dos diferentes tipos de organização.
Introduzir o os alunos aos conceitos relacionados com o mestrado em administração.
Principais trilhas de pesquisa em Marketing do Varejo. Varejo multicanal e omnichannel. Impactos do mobile shopping no mercado. Experiência do consumidor em ambientes varejistas. Crowding e densidade percebida. Decisões de sortimento de produto. Comportamento disfuncional do consumidor e moralidade no mercado.
Esta disciplina tem por objetivo promover a discussão e a reflexão sobre as interdependências entre conceitos mercadológicos e o desenvolvimento sustentável. Neste sentido, envolve questões em duas grandes perspectivas. A primeira delas, focando no nível organizacional e envolvendo questões como ética, estratégias organizacionais e políticas públicas. Os temas desenvolvidos nessa perspectiva relacionam-se, por exemplo, ao conceito de responsabilidade social corporativa, sustentabilidade corporativa e práticas de negócio. A segunda perspectiva, foca no papel do indivíduo e compreende questões relacionados ao comportamento do consumidor, com temas sobre consumo consciente e movimentos anticonsumo.
A disciplina apresenta o embasamento metodológico para pesquisa na área de administração discutindo: delineamentos e enfoques da pesquisa na área, problemática de pesquisa, técnicas de coleta de dados, amostragem, revisão de literatura e contribuições teóricas.
Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos sobre os principais aspectos relacionados às abordagens metodológicas na pesquisa em administração.
Novas bases metodológicas em pesquisa de marketing (netnografia, videografia); trilhas exploratórias em pesquisa de marketing (observação participante, entrevistas em profundidade); bases quantitativas da pesquisa de marketing (surveys, análise conjunta); escalas de mensuração; validade e confiabilidade; desenvolvimento de escalas em marketing; experimentos, novos caminhos em pesquisa de marketing.
A disciplina tem por objetivo suportar os alunos na construção do seu projeto de pesquisa. Serão discutidos os domínios substantivo, conceitual e metodológico e os alunos serão conduzidos através de um road map que envolva todos os domínios. A construção de cada domínio será realizada de forma coletiva, levando os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas.
A disciplina tem por objetivo discutir temáticas atuais em pesquisa com base nos projetos de pesquisa dos alunos, abordando a elaboração do instrumento de coleta, a inserção no campo, a coleta de dados e o início da análise. O objetivo da disciplina é levar os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas, permitindo que tenham uma visão mais ampla da pesquisa realizada.
A disciplina tem por objetivo suportar os alunos na construção do seu projeto de pesquisa. Serão discutidos os domínios substantivo, conceitual e metodológico e os alunos serão conduzidos através de um road map que envolva todos os domínios. A construção de cada domínio será realizada de forma coletiva, levando os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas.
A disciplina tem por objetivo discutir temáticas atuais em pesquisa em EOS com base nos projetos de pesquisa dos alunos, abordando a elaboração do instrumento de coleta, a inserção no campo, a coleta de dados e o início da análise. O objetivo da disciplina é levar os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas, permitindo que tenham uma visão mais ampla da pesquisa realizada na linha EOS.
A disciplina tem por objetivo suportar os alunos na construção do seu projeto de pesquisa em Marketing. Serão discutidos os domínios substantivo, conceitual e metodológico e os alunos serão conduzidos através de um road map que envolva todos os domínios. A construção de cada domínio será realizada de forma coletiva, levando os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa em Marketing, bem como a dos colegas. Ao final, os alunos deverão apresentar seu projeto no formato de uma pré-banca.
A disciplina tem por objetivo discutir temáticas atuais de pesquisa em Marketing com base nos projetos de pesquisa dos alunos, abordando a elaboração do instrumento de coleta, a inserção no campo, a coleta de dados e o início da análise. O objetivo da disciplina é levar os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas, permitindo que tenham uma visão mais ampla da pesquisa realizada na linha de Marketing.
Possibilitar aos participantes aprofundar os conhecimentos em métodos de pesquisa e obter subsídios para julgar objetivamente a qualidade da pesquisa produzida em Administração.
A disciplina tem por objetivo familiarizar os alunos com as principais questões relativas a sustentabilidade como uma estratégia de negócio, possibilitando aos estudantes o conhecimento sobre as principais abordagens teóricas que fundamentam a discussão em torno dos temas da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável no contexto organizacional. Permitirá aos alunos refletir e debater sobre as práticas de Responsabilidade Social Corporativa, aumentando sua compreensão sobre o papel estratégico das iniciativas de sustentabilidade.
A disciplina tem por objetivo discutir as principais questões relativas a lentes teóricas e objetos de estudo emergentes nas áreas de estratégia, informação, organizações e sociedade. São apresentadas referências bibliográficas contemporâneas, buscando a interdisciplinaridade das áreas.
Perspectivas teóricas avançadas e temáticas emergentes no campo do Marketing. Construto inovação, indicadores e métricas de Inovação e de Performance. Adoção de Inovação. Percepção de risco de produtos e consequências sociais. Competência versus moralidade em competitividade de provedores de produtos e serviços. Preço comparativo de produtos e construal level da comunicação. Tendências em serviços. Transferência de Tecnologia. Capacidade Absortiva.
Perspectivas teóricas avançadas e temáticas emergentes no campo do Marketing. Construto inovação, indicadores e métricas de Inovação e de Performance. Adoção de Inovação. Percepção de risco de produtos e consequências sociais. Competência versus moralidade em competitividade de provedores de produtos e serviços. Preço comparativo de produtos e construal level da comunicação. Tendências em serviços. Transferência de Tecnologia. Capacidade Absortiva.
História do pensamento em marketing. Conceito, escopo e natureza do marketing. Marketing como ciência. Aspectos atuais e perspectiva futura do marketing. Abordagens metodológicas em marketing. Teoria e subáreas de marketing.
A disciplina aborda as Teorias que podem ser utilizadas na Pesquisa em Estratégia, Organizações e Sociedade. As teorias analisadas apresentam perspectivas econômicas, comportamentais e sociológicas, tendo como abordagens a organização/firma, o indivíduo, os grupos e a comunidade: Utilização de Teorias na Pesquisa em EOS, Teoria dos Stakeholders e Teoria da Agência, Teoria da Custos de Transação e Visão Baseada em Recursos, Teoria da Capacidade Absortiva e Capacidades Dinâmicas, Teoria Ator-Rede e Teoria do Capital Social, Cultura e Poder Organizacional, Teoria Social Cognitiva e Social Crítica, Institutional Works e Institutional Logics.
O objetivo geral da disciplina é o de proporcionar uma visão analítica e crítica da evolução do pensamento em marketing, explorando a perspectiva de marketing como ciência e a sua consequente formação.
O objetivo geral da disciplina é o de proporcionar uma visão analítica e crítica da evolução do pensamento em marketing, explorando a perspectiva de marketing como ciência e a sua consequente formação.
Aprofundar o conhecimento no que se refere à teorização das organizações a partir de uma abordagem analítica e questionadora.
Disciplina que explora temas especiais em estratégia, organizações e sociedade, buscando grau de integração, abrangência e profundidade requeridas para o desenvolvimento da linha de pesquisa.
Disciplina que explora temas especiais em marketing, buscando grau de integração, abrangência e profundidade requeridas para o desenvolvimento da linha de pesquisa.
Disciplina que explora temas especiais em marketing, buscando grau de integração, abrangência e profundidade requeridas para o desenvolvimento da linha de pesquisa.
É permitido àqueles candidatos que não tenham sido aprovados no processo seletivo, ou a outros interessados, cursar disciplinas isoladas na condição de alunos especiais.
O Aluno Especial matricula-se no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd), em disciplinas isoladas e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação. Estes alunos podem, quando do ingresso no PPGAd, solicitar o aproveitamento das disciplinas, obedecendo aos critérios definidos no Regulamento do Curso. O aluno especial poderá cursar somente disciplinas eletivas, conforme cronograma disponível através na página de Informações Acadêmicas.
O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos de cada disciplina, será pago em 5 (cinco) parcelas no semestre em curso. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através do telefone (51)33203588 ou e-mail: [email protected]
Período de Inscrição: 05 a 09 de Agosto de 2024, através do e-mail [email protected] indicando a disciplina de interesse e anexando os documentos abaixo:
Documentos necessários: curriculum vitae, cópia do diploma e do histórico de graduação, cópia do documento de identidade (RG) e CPF.
Informações financeiras: (51)3320-3588 ou [email protected]
Matrícula: 12 a 16 de Agosto de 2024, somente por e-mail: [email protected]
Programa de Integração da Graduação com a Pós: você aproveita seus créditos eletivos para cursar disciplinas de mestrado e doutorado, com o mesmo valor da Graduação.
Documentos necessários:
Por meio do G+1, o (a) estudante que deseja seguir na área acadêmica pode viver a experiência no mestrado durante a graduação. Para isso, ele (a) precisa ter cursado, pelo menos, 50% da graduação e participar do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação de interesse.
Editais:
Profa. Dra. Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos | [email protected]
Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos (Coordenadora) | [email protected]
Cláudio Sampaio | [email protected]
Clécio Falcão Araújo | [email protected]
Mirian Oliveira | [email protected]
Cristina Carvalho Da Costa Nunes | [email protected]
Tamara Otilia Amaral Rosenblum (representante discente) | [email protected]
Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos (presidente)
Edimara Mezzomo Luciano
Mirian Oliveira
Equipe Administrativa
Cristina Carvalho Da Costa Nunes
Renata Liberato Santana
Tamara Otilia Amaral Rosenblum (representante discente)
Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos (Presidente)
Clécio Falcão Araújo (Representante Docente)
Caroline Bastos Capaverde (Representante Pós-Doutorado)
Maria Amália Machado (Representante Egressos)
Renata Liberato Santana (Representante Técnico Administrativo)
Matheus Henrique Pulz (Representante Discente)
Email: [email protected]
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
ANA CLARISSA MATTE ZANARDO DOS SANTOS | [email protected] | Currículo Lattes |
CLAUDIA CRISTINA BITENCOURT | [email protected] | Currículo Lattes |
CLAUDIO HOFFMANN SAMPAIO | [email protected] | Currículo Lattes |
CLECIO FALCAO ARAUJO | [email protected] | Currículo Lattes |
EDER HENRIQSON | [email protected] | Currículo Lattes |
EDIMARA MEZZOMO LUCIANO | [email protected] | Currículo Lattes |
IZETE PENGO BAGOLIN | [email protected] | Currículo Lattes |
MAIRA DE CASSIA PETRINI | [email protected] | Currículo Lattes |
MARCIRIO SILVEIRA CHAVES | [email protected] | Currículo Lattes |
MIRIAN OLIVEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
RODRIGO HELDT SILVEIRA | [email protected] | Currículo Lattes |
STEFANIA ORDOVAS DE ALMEIDA | [email protected] | Currículo Lattes |
Nome | Currículo Lattes | |
---|---|---|
LUCAS BONACINA ROLDAN | [email protected] | Currículo Lattes |
Nome | Currículo Lattes |
---|---|
DAIANE SCARABOTO | Currículo Lattes |
GABRIELA VIALE PEREIRA | Currículo Lattes |
Nome | Lattes |
---|---|
ABNER WILLIAN QUINTINO DE FREITAS | Link |
ALINE DE CASTRO SIMIONI | Link |
ANDREA FECHNER SANTOS | Link |
ARIANA FERREIRA VICENTE GRANDE | Link |
BRUNA ROSA DE ALMEIDA | Link |
BRUNO QUEIROZ JATENE | Link |
CASSIA LIS KOCHENBORGER | Link |
CLEBER VIEIRA KAZANOWSKI | Link |
CRISTINE MARLI FOERNGES | Link |
DANIELA BEATRIZ DAMACENO DA SILVA ALMEIDA | Link |
DANIELA CORSO FAVARETTO | Link |
DAVI DAVILA SOUZA | Link |
DEISE BONNEAU DORNELLES | Link |
EDUARDO FUCHS CURCO | Link |
EDUARDO SPELLMEIER | Link |
FERNANDA KICH | Link |
FLAVIO BORDIGNON DA SILVA | Link |
FRANCIS MATTOS DA ROSA | Link |
GUIDO DE CAMARGO POTIER FILHO | Link |
GUSTAVO BARCELLOS PUGGINA | Link |
JAIRO AVRITCHIR | Link |
JEFFERSON RODRIGUES ALVES | Link |
JOAO FRANCISCO SESSEGOLO FERZOLA | Link |
JULIANA JOANASTIAK CARNEIRO | Link |
KARINE DINIZ JUNQUEIRA BORGES | Link |
KATIANE PEREIRA MACIEL | Link |
KENIA DA SILVEIRA MARQUES | Link |
LEONARDO KERN | Link |
LILIANA DA SILVA BARCELLOS | Link |
LUCAS CAMASSOLA | Link |
LUCAS SAGRILO DOS SANTOS | Link |
LUCIA CERON FOUCHY FALCAO | Link |
MARCIO FLORIANO JUNIOR | Link |
MARCO ANTONIO FAE SIMAS | Link |
MARILAINE QUADROS BECKER DE SOUZA | Link |
MARINA PORTO ALEGRE LOPES | Link |
MELISSA ASSUMPCAO VIERA | Link |
MIGUEL FERNANDO EDUARDO | Link |
MIRELA DA ROCHA STAROSTA | Link |
NAYARA SILVA DAS NEVES | Link |
PIETRO PASQUALOTTI | Link |
RAFAEL ISBERT | Link |
SHEILA LEHNEN | Link |
VANNICE ARRAIS RAMOS | Link |
VICTORIA HELENA GUIMARAES | Link |
WILLIAM QUINTINO FRANCO | Link |
Nome | Lattes |
---|---|
ANA LIGIA GIL ESPUNY | Link |
BARBARA DIOGO DE PAULA | Link |
BIANCA PINTO CARVALHO | Link |
CARLOS FELIPE FARINHA NUNES | Link |
CAROLINA TAVARES LOPES | Link |
CLAUCIA PICCOLI FAGANELLO | Link |
DANIEL LANES PEREIRA | Link |
DANIELA FIRMINO CIDADE | Link |
ERNANI CARVALHO DA COSTA NETO | Link |
GIOVANNA BUZANELLO DE VARGAS | Link |
HAMILTON NOGUEIRA MAKOSKY | Link |
JADER LUIZ HENZ | Link |
JOSE LEOPOLDO DA VEIGA JARDIM FILHO | Link |
JUDITH ELBA MERLO FERRAN | Link |
KATIA ELOISA BERTOL | Link |
LETICIA MATTIUZ BRAGAGNOLO | Link |
LICIONE MARQUES | Link |
LORAINE ALESSANDRA BOTHOME MULLER | Link |
LUCIANA WINCK CORREA | Link |
LUCIANO MIRABER CENTENARO | Link |
LUIZ EDUARDO MANEQUE ROSA | Link |
LUZIA MENEGOTTO FRICK DE MOURA | Link |
MALU SANTAREM SCHUH | Link |
MANOELA LAWALL RADTKE | Link |
MARCELO FERREIRA DE SOUZA | Link |
MARCIO COSTA MORENO | Link |
MARIANA RECENA AYDOS | Link |
MARIO MANOEL BISSANI | Link |
MATHEUS HENRIQUE PULZ | Link |
MIRIAM MAIBAUM | Link |
NATALIA JAEGER BASSO WERLE | Link |
NICOLE VEDOVATTO BATISTA DOS SANTOS | Link |
ROBERTHO SEBASTIAO PETERNELLI NETO | Link |
ROSIANE ALVES PALACIOS | Link |
SABRINA CALLEGARO | Link |
SABRINA HELENA KLEIN | Link |
SERGIO HENRIQUE PEREIRA OLIVEIRA FILHO | Link |
TAMARA OTILIA AMARAL ROSENBLUM | Link |
THAYS MARTINS DO NASCIMENTO | Link |
VICENTE REIS MEDEIROS | Link |
WILDENILSON SINHORINI VIEIRA DA SILVA | Link |
WILLIAM VINICIUS MARQUES CORREA | Link |
O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 18 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 60 meses.
O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o pagamento da parcela do semestre.
Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros. A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.
Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.
O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 60 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.
Público | Valor |
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Público Geral |
R$ 3.217,42
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Saiba mais neste link.
Alunos de mestrado e doutorado poderão concorrer a bolsas das agências de fomento, como da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na modalidade integral ou parcial; e do Programa Institucional para Inventivo á Pós-Graduação (PRO-Stricto). Saiba mais neste link.
O PUCRS PrInt promove a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional.
Os projetos contemplados no Programa de Pós-Graduação em Administração são:
Editais em andamento
O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) oferecerá bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, alinhadas com o Plano de Internacionalização da Instituição de Ensino Superior, de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação Stricto sensu brasileiros de excelência na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmicos, de ensino e de pesquisa no país.
Edital:
Acordos nacionais:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Acordos internacionais:
Universidade de Lisboa – Portugal
Universidade de Aarhus – Dinamarca
Universidade de Essex – Inglaterra
Universidade de Murcia – Espanha
École des Hautes Études Commerciales (HEC) – França
Universidade de San Diego – Estados Unidos
Quem estuda na PUCRS tem mais benefícios
Saiba mais sobre as oportunidades internacionais oferecidas pela Universidade.
Conecte sua pesquisa acadêmica ao ecossistema de inovação da PUCRS e explore oportunidades de negócios a partir da pesquisa.
São diversos laboratórios de ensino e pesquisa com equipamentos e softwares de última geração.
A Escola de Negócios possui diversos espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
A Ipanu cria releituras da culinária africana no Rio Grande do Sul
terça-feira, 19 de novembro | 2024