Krist Antunes realizou mestrado e doutorado na PUCRS
quarta-feira, 17 de julho | 2024Krist Antunes realizou mestrado e doutorado na PUCRS
O programa que Krist Antunes irá participar tem duração de dois anos. / Foto: Jonathan Heckler
A mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS Krist Antunes foi uma das 10 selecionadas para a edição de 2024 do Pew Latin American Fellowship. O programa busca ajudar no desenvolvimento de cientistas latino-americanos em início de carreira que estejam realizando pesquisas biomédicas e em ciências da saúde nos Estados Unidos.
A iniciativa, além de fomentar pesquisas de alto impacto, visa criar uma rede de cientistas altamente qualificados que possam contribuir para a saúde pública na América Latina. Krist Antunes segue desenvolvendo na Princeton University a pesquisa iniciada na PUCRS. A universidade americana é reconhecida globalmente por sua qualidade acadêmica, além de ser uma das mais antigas do país, fundada em 1747.
No Laboratório de Imunologia Infantil e Materna da universidade norte-americana, a pesquisadora investiga como a erradicação da contaminação por parasitas promoveu o crescimento de asma e infecções respiratórias.
“Nosso sistema imunológico evoluiu na presença de diversos micróbios. No entanto, a vida urbana, o saneamento, os antibióticos e o tratamento de desparasitação alteraram significativamente a exposição microbiana humana durante as diferentes fases da vida. Esta mudança na exposição a entidades infecciosas alterou a forma como o nosso sistema imune funciona, levando potencialmente à inflamação e à autoimunidade”, explica Krist.
Além do prestígio em ser selecionado em um dos mais importantes programas de desenvolvimento científico, o Pew Latin American Fellowship, que conta com duração de dois anos, oferta aos contemplados uma série de benefícios como: subsídio financeiro para o/a pesquisador/a e o projeto de pesquisa; treinamentos de alto impacto e uma rede de contatos única de egressos e cientistas. O programa também oferece recursos para que o/a pesquisador/a retorne ao país de origem após a conclusão do programa. Ao final de sua participação, a pesquisadora planeja voltar ao Brasil.
Leia mais: Como escolher quem vai te orientar no mestrado ou doutorado?
“Eu acredito que ao adquirir a experiência necessária no ambiente científico norte-americano, vou poder contribuir significativamente para o progresso científico no nosso país”, aponta a alumni da PUCRS.
A pesquisadora também afirma que, ao voltar ao Brasil, seguirá construindo iniciativas que impactem o bem-estar pulmonar em estrutura própria.
“Ao final desse fellowship receberei um incentivo financeiro de U$ 70.000 para cobrir os custos relacionados a implementação do meu laboratório no Brasil. Esses recursos iniciais vão ser essenciais para impulsionar a minha carreira independente, o que futuramente vai contribuir na produção soluções inovadoras que tenham um efeito de longo alcance na saúde respiratória no Brasil”, destaca.
Para a pesquisadora, o currículo abrangente e desafiador da PUCRS, durante os cursos de mestrado e doutorado, incentivou seu pensamento crítico e desenvolveu habilidades de resolução de problemas, características essenciais para um bom cientista.
“Comecei na PUCRS ainda na iniciação científica, no Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental, coordenado pela professora Ana Paula Duarte de Souza, onde permaneci durante o mestrado e doutorado. Ali me envolvi em diversos projetos, o que aprimorou minhas habilidades de pesquisa, incluindo desenho experimental, análise de dados e redação científica – habilidades que têm sido inestimáveis em minha pesquisa de pós-doutorado”, afirma Krist.
Leia também: Programa Hangar conecta pesquisas de mestrandos e doutorandos ao empreendedorismo