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Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista lança documento “Do Papa Francisco à consciência ecológica dos jovens” 

O subsídio está organizado em trilhas de conversação entre jovens 

quarta-feira, 23 de abril | 2025
Foto: Divulgação

Em sintonia com a abertura da Campanha da Fraternidade em toda a Igreja no Brasil, que aconteceu no mês de março, o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista lançou o documento pedagógico-pastoral “Do Papa Francisco à consciência ecológica das jovens”. Construído para ser um recurso facilitador para rodas de diálogos com jovens e entre jovens, o documento pedagógico pastoral é um convite à esperança, impulsionando a consciência ecológica integral conforme os princípios da missão marista com as juventudes. 

O tema do subsídio foi escolhido e desenvolvido a partir de alguns conteúdos presentes nas obras do Papa Francisco (falecido no início desta semana, no dia 21 de abril) como as Cartas Encíclicas Laudato si (2015), Fratelli Tutti (2020) e da Exortação Apostólica Laudate Deum (2023). Uma equipe multidisciplinar de profissionais e acadêmicos das áreas da Educação e da Saúde – entre jovens e adultos, atuantes nas redes públicas e privadas e comprometidos/as com a pauta da pastoral juvenil e da pedagogia ecológica – foi a responsável pela construção do documento. 

Em um mundo marcado por crises sanitárias, estresses climáticos e conflitos ambientais, o subsídio inspira ações conjuntas, ressaltando a força que as juventudes têm para impulsionar mudanças significativas em suas comunidades. Também oportuniza que as juventudes contemporâneas conheçam e valorizem as palavras de sabedoria do Cristianismo, referentes ao cuidado com a Casa Comum. 

O documento, que está disponível tanto na versão impressa e quanto na versão digital (download aqui), pode ser utilizado integral ou parcialmente, em encontros pastorais, atividades escolares e em unidades socioeducativas, retiros, formações e cursos.  

Veja como o documento está organizado 

O subsídio está organizado em trilhas de conversação entre jovens, considerando a seguinte pedagogia integrativa: 

  • Ponte com a vida – Momento que objetiva olhar para a realidade através de uma poesia, música, notícia, história e outros. 
  • Palavras de Francisco – Recortes dos documentos pontifícios, com palavras inspiradoras e orientadoras do Papa Francisco. 
  • Luzes bíblicas – Seleção de uma passagem bíblica iluminadora, capaz de fazer a aliança entre fé e vida, corroborando para que as juventudes experimentem a presença de Deus na Palavra. 
  • Pense bem – Breve contextualização permitindo uma síntese da discussão proposta pelo capítulo. Trata-se de um curto trecho formativo que pode ser lido ou dito de forma espontânea pelo dinamizador do encontro. 
  • Agir com consciência – Três perguntas inspiradas no percurso ver/escutar, julgar/discernir, agir/comprometer-se. 
  • Aprofunde-se – Dicas de filmes, séries, livros que oportunizam maior aprofundamento e expansão da consciência dos/as participantes. 
     

Para Patrícia Espíndola de Lima Teixeira, coordenadora do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, o subsídio é um chamado a sermos, todos/as nós, guardiões da Criação.  A coordenadora ressalta que o conceito de ecologia integral amplamente difundido por Francisco precisa chegar ao nosso cotidiano de um modo prático, investido, discutido e assumido não somente pelos jovens, mas por toda a sociedade.  

“É o que sinalizamos como corresponsabilidade intergeracional com a Casa Comum. Os múltiplos estresses climáticos que vivenciamos atualmente, somados às crises sanitárias, nos revelam a urgência de uma educação ecológica que deve transformar todos nós. O subsídio foi construído de um modo pedagógico, para ser utilizado parcial ou totalmente com grupos juvenis.” 

Patrícia Teixeira também explica que os jovens são uma potente força revigoradora e  herdeiros desse mundo, mas não os únicos responsáveis em cuidá-lo.  

“Por isso, o convite para essas oficinas é de caminharmos com as juventudes, em unidade, constituindo consciências ecologicamente compromissadas e ativamente engajadas. Devemos uma gratidão especial ao grupo de trabalho empenhado nessa construção. Foram meses de encontros sistemáticos de muito empenho e problematizações consistentes, em que nos enriquecemos mutuamente pelo bem dos jovens”. 

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