Impacto Social

PUCRS mobiliza voluntários em ação de limpeza da praia em Atlântida  

Mais de 50 pessoas se reuniram no último sábado, 8 de fevereiro, para uma manhã de solidariedade  

segunda-feira, 10 de fevereiro | 2025

A ação reuniu mais 50 voluntários. / Foto: Giordano Toldo

Fazer a diferença de verdade. Foi com esse pensamento que voluntários se reuniram no último sábado, 8 de fevereiro, para realizar ação PUCRS Praia Limpa. A iniciativa, conduzida em parceria com o Espaço Roubadinhas ATL e com a Arco Resíduos, reuniu mais de 50 pessoas, incluindo professores, estudantes, alumni, colaboradores e veranistas, em uma ação de limpeza da praia. Parte do grupo de voluntários viajou em direção à praia com o Ônibus do Bem, iniciativa da Pastoral que realiza ações de transformação social. 

Essa é a primeira vez que o Ônibus do Bem sai da Capital para realizar uma ação social. Malone Rodrigues, analista de Pastoral, reforça que a ação vai ao encontro com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que fala sobre o cuidado com o meio ambiente. 

“Normalmente, a gente faz o Ônibus de Bem focado na comunidade da Grande Porto Alegre, e agora tivemos esse desafio de levar para o Litoral Norte. Esse cuidado está muito associado à campanha da fraternidade, que fala sobre ecologia e, também, ao convite do próprio Papa Francisco para olharmos para o meio ambiente. Acredito que a Universidade, ao realizar essa ação, também responde a esse apelo de olhar para toda criação”.  

Lidiane Lorenzoni, diretora de Comunicação e Marketing da PUCRS, celebra a parceria e destaca que a causa ambiental é sempre pauta na Universidade. Em sua fala, ela enfatizou a importância de ver tantas pessoas reunidas por uma causa tão nobre. “É muito emocionante ver toda essa equipe chegando de Porto Alegre nesse dia lindo de verão para realizar uma boa causa em prol do meio ambiente”.  

No inicio da ação, Laura Bier Moreira, fundadora do Roubadinhas ATL, saudou todos os participantes e destacou a importância dessa parceria com a PUCRS.  “Os números sobre o descarte incorreto de resíduos são muito alarmantes, e é por isso que estamos fazendo essa ação: para conscientizar o máximo de pessoas possíveis. Nós temos muito orgulho de estar sediando mais uma vez essa ação junto com a PUCRS. Estamos juntos e preparados para a missão”.  

Natália Pietzsch, CEO da Arco Resíduos, ressaltou um dado alarmante: todo ano, geramos dois bilhões toneladas de resíduos sólidos, mas 33% disso não recebe tratamento adequado. Isso equivale a um caminhão de lixo sendo despejado no oceano a cada minuto. Por isso, ações como o PUCRS Praia Limpa são tão importantes. A Arco entregou sacos de lixo, luvas e álcool em gel para os voluntários. A ação de sábado rendeu o recolhimento de: 10,1 kg de plásticos, 9,8 kg de rejeito, 0,9 kg de metal, 11 kg de vidro, 342 tampinhas de cerveja e 1.423 bitucas de cigarro. 

Impacto real na sociedade 

Daniele Vieira, de 41 anos, atua no Núcleo de Apoio Psicossocial da PUCRS. / Foto: Giordano Toldo

Gerar impacto real na sociedade é um dos pilares que move a PUCRS. A Universidade realiza diversas ações, como o Ônibus do Bem e Praia Limpa, com o objetivo de transformar realidades. E esse tipo de impacto é percebido pelas pessoas que fazem a PUCRS. Daniela Vieira tem 41 anos e atua na Universidade no Núcleo de Apoio Psicossocial. A colaboradora é cadeirante e, para que ela pudesse participar da ação, a PUCRS disponibilizou um ônibus adaptado e uma cadeira de rodas especifica para areia.  

“Fiquei sabendo da ação e mostrei interesse em participar. A Pastoral entendeu as minhas necessidades e viabilizou todos os detalhes para que eu pudesse estar aqui participando. Fiquei muito animada com toda a estrutura organizada para que eu realmente tivesse acesso e pudesse participar de forma integral da ação. Essa é a minha primeira vez no Ônibus do Bem e no Praia Limpa, e quero participar de outras ações como essa”. 

Dennis Patrick de Oliveira Menezes, de 32 anos, é estudante de Letras – Português (licenciatura) na PUCRS. / Foto: Giordano Toldo

Essa é a segunda edição do PUCRS Praia Limpa, e a primeira em parceria com Ônibus do Bem. Dennis Patrick de Oliveira Menezes, de 32 anos, é estudante de Letras – Português (licenciatura) na PUCRS e assim que soube da ação fez questão de se inscrever para participar. Vegano, Dennis explica que a ação da PUCRS vai ao encontro dos seus interesses em sustentabilidade e ecologia. Para o aluno, estar em uma Universidade que se preocupa com o meio ambiente é fundamental. 

“Essa ação não deixa de ser uma semente que se espalha. Eu espero que se conscientizar sobre questões ambientais seja cada vez mais comum, ao ponto que, no futuro, a gente não precise estar mais estar juntando o lixo do chão. Fazer a nossa parte é importante, e estar em uma Universidade que abraça essa causa, nos torna cada vez mais parte da solução e não do problema.” 

Questões ambientais também são fatores que levaram as amigas Raissa (21), Sara (21) e Eduarda (20) à participação do PUCRS Praia Limpa. Estudantes do quarto semestre do curso de Jornalismo, as amigas ficaram sabendo da ação através do e-mail, mas foi com o incentivo de Raissa que Sara e Eduarda resolveram participar e se engajar na causa. Raissa é muito ligada às pautas ambientais e acredita ser muito importante trabalhar essas questões, sobretudo para gerar empatia nas pessoas.  

As amigas Raissa (21), Sara (21) e Eduarda (20) participaram juntas da ação PUCRS Praia Limpa. / Foto: Pâmela Maidana

“Se a gente quer visitar o lugar e ter um espaço de lazer como a praia, é importante a gente cuidar do ambiente. Eu acho maravilhoso estar em um lugar (como a PUCRS) que se conecta tanto com essas pautas. Eu falo disso com o pessoal na minha comunidade, no bairro Rubem Berta. Então, saber que o lugar onde eu estudo também preza por questões ambientais é algo que eu considero muito positivo. Também acho importante trazer outras pessoas para essa causa, como eu fiz com as meninas. A ação está sendo muito bacana, e estamos conseguindo conhecer outras pessoas nesse ambiente legal que é a praia”, sintetiza Raissa.   

Quem estava de férias também fez questão de aparecer no evento. Celita Fraporti, coordenadora das consultas ambulatoriais e SUS do Hospital São Lucas da PUCRS, se organizou para não perder a ação na praia. Celita, que já participou de outras ações do Ônibus do Bem, é uma multiplicadora de ações que protegem a natureza.  

“Eu me organizei nas minhas férias para vir participar e achei fantástica a ação. Eu sou uma defensora nata da natureza: tenho horta em casa, composteira, coleto água da chuva, entre outras coisas. Eu também tenho um filho de oito anos e sempre penso no futuro dele. Por isso, busco sempre ser uma multiplicadora de todas as ações que protegem a natureza, então eu acho fantástico qualquer iniciativa pequena, média grande, porque acredito que todas têm um impacto muito significativo para a natureza e para nós”, finaliza.  

Cuidado com a nossa casa comum  

O Ir. Donavan Farias encerrou o evento falando sobre nossa casa comum. / Foto: Giordano Toldo

Diante das mudanças climáticas, o Papa Francisco vem reforçando a necessidade do cuidado com a nossa casa comum. E foi com esse direcionamento que o Ir. Donavan Farias, coordenador de Pastoral na PUCRS, sintetizou a ação no sábado. Ele vê a atividade como um momento muito significativo não só para o meio ambiente, mas também para aqueles que tiraram um tempo para participar.  

“Quando a gente fala da nossa casa, a gente traz uma atenção muito importante, que é o cuidado. Assim como cada um cuida das suas próprias casas, a gente tem uma casa maior que pertence a todos. Não é à toa que há muito tempo a ciência vem nos alertando sobre esse cuidado necessário e urgente com a natureza. E o Papa Francisco, com os seus pronunciamentos, vem falando sobre esse cuidado da nossa casa comum. Gostaria de parabenizar a todos por essa ação tão bonita que realizamos hoje”, finaliza. 

Leia também: