Na manhã desta quarta-feira (14), um grupo de 15 voluntários se reuniu para coletar os resíduos deixados na areia da praia de Atlântida durante o feriado de Carnaval. A ação, promovida pelo Espaço Roubadinhas ATL e a Arco Resíduos (empresa que trabalha com a coleta de resíduos em Porto Alegre), em parceria com a PUCRS, conscientizou os/as veranistas sobre a destinação correta do lixo e contribuir com o desafio de limpar a praia.
“Essa ação foi muito importante, nós precisamos conscientizar as pessoas para que elas cuidem do seu próprio lixo, levem uma sacolinha e coloquem o lixo na lixeira, em vez de jogar na praia. Frequentamos a praia durante todo o verão e percebemos que a cada manhã tem mais lixo, até caco de vidro. Esperamos que as pessoas também se motivem a recolher seus resíduos, além de contribuir para a consciência ambiental”, comenta Liziane Peixoto Petter, voluntária que participou da ação ao lado da filha Valentina, de 13 anos.
De acordo com Nathália Bettoni Paiva, bióloga e analista de Operações da Arco, a ação consistiu na coleta de resíduos na Avenida Central e na beira da praia – na faixa de areia e nas dunas, as quais são áreas de proteção. Além da coleta, os/as voluntários também realizaram a separação do lixo, que será destinado para a reciclagem/compostagem – por meio da Arco.
A parceria entre a Universidade, a Arco e o Espaço Roubadinhas surgiu do interesse em contribuir cada vez mais para uma sociedade consciente e sustentável. Para Nathália, reunir empresas e instituições de lugares diferentes em prol de uma mesma causa é um marco que precisa ser valorizado.
“A praia é um espaço de todos, por isso faz tanto sentido contar com a PUCRS e com a Roubadinhas nessa ação de conscientização ambiental em prol de uma praia mais limpa. São diferentes frentes que se uniram para potencializar a educação ambiental da população e dos veranistas de Atlântida”, destaca.
Juliana Bier, co-fundadora da Roubadinhas ATL, ressalta que o desejo de desenvolver uma ação como essa é antigo, já que no Carnaval a praia tende a ficar ainda mais suja. “A PUCRS é uma Universidade que a gente admira muito e é justamente por ela investir nessas ações de conscientização, de cultura, de sustentabilidade e de educação que essa parceria dá tão certo”. A médica formada pela PUCRS, Penélope Esther Palominos, ficou sabendo da ação por um e-mail da Universidade. Achou a ideia interessante e resolveu levar a filha para participar também.
“Acho que é uma forma de dar um exemplo para minha filha desde pequena. Ela tem nove anos, mas eu a trouxe junto para entender o quanto é importante a gente preservar o meio ambiente para as próximas gerações. A melhor maneira de ensinar é sendo o exemplo”, afirma.
Leia mais: PUCRS marca presença no Litoral Norte durante o verão