O projeto da Universidade está sendo desenvolvido com o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS
sexta-feira, 30 de agosto | 2024O projeto da Universidade está sendo desenvolvido com o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS
O projeto é desenvolvido em parceria com o Laboratório Interdisciplinas de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS. / Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Em maio deste ano, o Rio Grande do Sul foi assolado pela maior enchente já registrada no Estado. Milhares de gaúchos e gaúchas foram afetados, direta ou indiretamente, pelas fortes chuvas. Mesmo que a água já tenha baixado em grande parte do RS, as marcas da chuva continuam. Pensando nisso, a PUCRS está desenvolvendo, em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear), o Minuto Resiliência.
Com a ajuda de professores e pesquisadores da Universidade, o projeto reúne uma série de vídeos curtos com orientações para pessoas físicas e jurídicas afetadas pelas enchentes e que desejam retomar e impulsionar a atividade econômica do Estado. Para aproximar ainda mais o projeto da população, o Minuto Resiliência tem a jornalista e comunicadora Carla Fachim
como embaixadora, por conta da sua trajetória de credibilidade com os gaúchos. Carla comemora a parceria e destaca a importância do projeto.
“Neste momento de reconstrução do nosso Estado, seja para pessoas, empresários, pequenos empreendedores, famílias, nunca foi tão importante ter uma fonte confiável com conteúdo que promova a reflexão. Sobre os melhores caminhos, de forma assertiva, em meio a um cenário em que decisões precisam ser tomadas com urgência. O Minuto Resiliência tem a finalidade de nos orientar em diversas áreas e eu estarei com a PUCRS trazendo conhecimento e, com os professores, informando e refletindo sobre os vários passos para a reconstrução do nosso Estado.”
A jornalista Carla Fachim é a embaixadora do projeto. / Foto: Divulgação
Ser resiliente é uma das competências esperadas de grandes empreendedores. E foi nesse sentido que o Idear se reuniu para pensar em conjunto sobre esse projeto. O professor do curso de Relações Internacionais da PUCRS João Jung explica que o objetivo do Minuto Resiliência é transmitir o conhecimento produzido dentro na Universidade para a população que mais precisa.
“A PUCRS possui um alto nível de corpo docente, o que nos levou a procurar na própria Universidade especialistas de diferentes áreas para se comunicar com o público via Minuto Resiliência. Nossa ideia, desde o começo, foi de contar com professores de todas as sete escolas da PUCRS, pois todos os saberes são fundamentais para lidar com este momento delicado pelo qual os gaúchos passam”, sintetiza João.
Para além do Minuto Resiliência, a PUCRS também realizou outras iniciativas em prol dos atingidos pelas enchentes como: o abrigo do Parque Esportivo (que acolheu 250 famílias); prestação de serviços gratuitos pelas escolas da PUCRS como assistência jurídica, psicologia, odontológica e orientações sobre negócios e finanças; o EmpregarTCHÊ (iniciativa do PUCRS Carreiras que visava a empregabilidade conectando empresas e candidatos); entre outros.
A iniciativa do governo do RS, por intermédio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), com a parceria da PUCRS, tem o objetivo de reestruturar os negócios de microempreendedores individuais (MEIs) atingidos pelas enchentes de maio. Até 22,2 mil MEIs poderão se capacitar, caso tenham cumprido os requisitos da primeira etapa do programa. Os cursos são obrigatórios para o acesso à segunda parcela de R$ 1.500 que será paga pelo governo do Estado. Saiba mais MEI RS Calamidades.