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Produção Audiovisual: saiba mais sobre a profissão que conta histórias por meio de imagens e sons 

O profissional da área cria conteúdos audiovisuais em diferentes formatos e para diversas plataformas, além de desempenhar funções como diretor de fotografia, técnico de som, montador, entre outras

quinta-feira, 06 de março | 2025
O nome da profissão já deixa bem claro o propósito de quem trabalha na área: criar conteúdos em áudio e vídeo. / Foto: Envato

Quase todo o conteúdo que consumimos hoje em dia é audiovisual. Assistir a vídeos nas redes sociais, lives, programas de televisão, podcasts, séries, documentários e filmes são atividades muito frequentes no cotidiano de boa parte da população. E isso acontece, principalmente, pela internet. Para se ter uma ideia, os brasileiros passam, em média, nove horas por dia online. Bastante tempo, concorda?  

É nesse cenário que os produtos audiovisuais estão ganhando cada vez mais espaço, tanto no País quanto no mundo, então não faltam oportunidades no setor. Inclusive, a todo momento surgem novos formatos e plataformas, gerando outras possibilidades para quem trabalha nesse mercado tão aquecido.  

Tem curiosidade de saber como essa profissão funciona? Fique aqui no artigo, a seguir vamos explicar melhor as atividades que o produtor audiovisual pode realizar, quais são as áreas de atuação, como construir uma carreira de sucesso e quais as projeções desse segmento para os próximos anos. 

  1. O que o produtor audiovisual faz? 
  1. Quais são as possibilidades de trabalho? 
  1. Quais são as perspectivas do mercado? 
  1. Como se destacar sendo produtor audiovisual? 
  1. O curso de Produção Audiovisual é para mim? 

O que o produtor audiovisual faz?

O nome da profissão já deixa bem claro o propósito de quem trabalha na área: criar conteúdos em áudio e vídeo. E esses produtos, sejam eles voltados para a informação, o entretenimento ou a publicidade, estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. Aliás, é quase impossível imaginar como seria a vida sem essas produções, que são desenvolvidas em diversos formatos e distribuídas em diferentes plataformas

Alguns exemplos de conteúdos criados por produtores audiovisuais são os vídeos para as redes sociais, os curtas e longas-metragens para o cinema, os programas para a TV aberta e fechada, as séries e os filmes para canais de streaming, as lives no YouTube, os podcasts para os serviços de áudio — que, muitas vezes, também trazem imagens das gravações — e os materiais institucionais e de marketing para marcas. Deu para perceber que essa carreira é versátil e cheia de possibilidades, não é? 

Existe uma grande quantidade de atividades que os profissionais da área podem seguir, inclusive é bem comum realizarem diferentes funções durante a sua formação, não só para ganhar experiência como também para encontrar qual a sua paixão dentro da Produção Audiovisual. 

Quais são as possibilidades de trabalho?

Antes de falarmos sobre as áreas de atuação, é importante dizer que o produtor audiovisual encontra oportunidades em diferentes modelos de contratação. Ele pode ser funcionário de empresas, como agências de publicidade, assessorias de comunicação e produtoras de cinema. Também pode trabalhar como autônomo, participando de iniciativas em parceria com outros profissionais ou prestando serviços diretamente para clientes de diversos setores. 

Ainda, é possível desenvolver seus próprios projetos e tirá-los do papel submetendo as propostas a editais públicos de fomento à produção audiovisual. Outro caminho é o do financiamento oferecido pelas plataformas de streaming — Netflix e Prime Video, por exemplo —, que compram as ideias de filmes e séries que elas têm interesse em gravar. 

Dentro desse universo de possibilidades, também existem diferentes áreas de atuação que os produtores audiovisuais podem seguir. Algumas delas são: 

  • Produção Executiva: planeja, organiza e faz a gestão de todos os recursos necessários para a realização de uma obra audiovisual.  
  • Roteiro: cria roteiros para filmes, séries, programas de televisão, animações, documentários, vídeos para redes sociais, entre outros produtos. 
  • Montagem: une sequências coerentes de imagem e som, montando cada cena com o objetivo de contar a história da melhor forma possível. 
  • Direção de Arte: é responsável por coordenar a parte de cenários, figurinos, objetos, maquiagem, entre outras áreas. 
  • Direção de Fotografia: envolve-se na captação e estética das filmagens, tomando decisões sobre a iluminação, as cores e a composição, para traduzir em imagens a história do roteiro. 
  • Direção: seleciona a equipe e o elenco para cada projeto audiovisual, além de dirigir as cenas e guiar o trabalho dos atores.  
  • Videomaker: cria vídeos para empresas, instituições e influenciadores, desde a produção até a finalização do material, além de atuar com direção de produção e som. 

Quais são as perspectivas do mercado?

Não ser apegado à rotina é outra característica importante, já que a cada projeto o produtor audiovisual trabalha em lugares e horários diferentes. / Foto: Envato

O setor audiovisual foi duramente impactado pela pandemia do Coronavírus, mas nos últimos anos vem se recuperando e atingindo marcas muito promissoras. O tamanho do mercado global de produções em áudio e vídeo foi avaliado em US$ 4,01 bilhões em 2023 e deve atingir os US$ 9,94 bilhões até 2031. 

No Brasil, entre 2022 e 2023, houve um aumento de 19,7% no público total das salas de cinema, alcançando 114,1 milhões de espectadores e atingindo uma renda de R$ 2,2 bilhões. Estima-se que a indústria do audiovisual gere mais de 86 mil postos de trabalho formais no País atualmente, e esse número tende a crescer nos próximos anos. Isso porque o Governo Federal anunciou um investimento de R$ 1,6 bilhão para 2025, com foco na produção de filmes e séries nacionais

Outra área que está em ascensão é a elaboração de conteúdo digital. São mais de 300 milhões de criadores em todo o mundo, sendo o Brasil — ao lado da Espanha e Coreia do Sul — um dos países com a maior concentração de profissionais do setor. Em nível global, esse mercado está avaliado em US$ 250 bilhões e poderá duplicar de tamanho, atingindo os US$ 480 bilhões até 2027. 

Como se destacar sendo produtor audiovisual?

Mesmo que a indústria audiovisual esteja tão aquecida, isso não significa que basta ter o conhecimento técnico na área para se tornar um profissional de sucesso. Claro que ele é um dos pontos mais importantes, mas existem outras competências essenciais para se dar bem na carreira.  

A primeira da lista, com certeza, é ter responsabilidade. Já imaginou chegar atrasado em uma filmagem, deixando várias pessoas à sua espera e gastando horas de locação? Ou como seria a dor de cabeça de fazer confusão com o orçamento do projeto? Atitudes como essas são muito prejudiciais para o produtor audiovisual, então o comprometimento é bastante exigido e valorizado no meio. 

Além disso, quem atua na área precisa saber trabalhar em equipe e gostar de lidar com pessoas, pois é quase impossível criar um conteúdo em áudio e vídeo totalmente sozinho. Pelo contrário, há atividades que envolvem dezenas ou, até mesmo, centenas de profissionais para serem realizadas.  

Não ser apegado à rotina é outra característica importante, já que a cada projeto o produtor audiovisual trabalha em lugares e horários diferentes. Ter criatividade, interesse pelas novas tecnologias e curiosidade de acompanhar o que se está sendo desenvolvido no setor também são competências reconhecidas pelo mercado, assim como a vontade de continuar os estudos ao longo da carreira.  

A PUCRS, por exemplo, conta com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, uma opção mais voltada para os que querem trabalhar com o ensino e a pesquisa na área.  

O curso de Produção Audiovisual é para mim? 

O primeiro indicativo de que essa pode ser uma boa opção de carreira para você é adorar assistir a filmes, séries, documentários e vídeos de uma forma geral. Ser uma pessoa curiosa, criativa, responsável e de fácil adaptação ao contexto também são características que os profissionais do audiovisual costumam ter.  

Se você gosta de fugir da rotina e de trabalhar em equipe, assim como tem interesse em diferentes formas de arte e cultura, a Produção Audiovisual realmente deve estar no topo da sua lista de cursos. Na graduação da PUCRS, por exemplo, os alunos já mergulham de cabeça nesse universo desde o primeiro semestre, em disciplinas como: 

  • Audiovisual Imersivo e Metaverso 
  • Edição: Tecnologias e Poéticas do Tempo 
  • Imagem: Câmeras e Objetivas 
  • Laboratório de Criação Audiovisual 
  • Mentoria I 
  • Metodologia de Produção 
  • Roteiro: Elementos da Narrativa 
  • Áudio: Captação e Edição 

Do segundo ao quinto semestre, os conteúdos são aprofundados e seguem abordando as áreas de atuação. Algumas das atividades são: 

  • Animação: Estilos e Técnicas 
  • Edição: Linguagem e Processos 
  • Roteiro: Estruturas e Formatos 
  • Áudio: Prática e Estética 
  • Documentário 
  • Projeto de Entretenimento e Conteúdo 
  • Direção e Dramaturgia 
  • Narrativa Seriada 

No curso da PUCRS, os estudantes participam de atividades práticas desde o primeiro dia de aula, assim ganham experiência para já se inserirem no mercado de trabalho. Por falar nisso, os alunos têm contato direto com a realidade do setor por meio dos professores, que são profissionais renomados na área, e de convidados especiais. 

A graduação também se destaca por ensinar sobre parte de gestão envolvida na carreira audiovisual, preparando os estudantes para atuarem em cargos de liderança. Além disso, a PUCRS oferece um ecossistema de comunicação e criatividade, que enriquece ainda mais a formação dos futuros profissionais da indústria. 

A Produção Audiovisual é fascinante, concorda? Seja nos vídeos curtos que assistimos nas redes sociais ou nas grandes obras cinematográficas, essa profissão tem o importante propósito de entreter, informar e promover a cultura utilizando duas potentes ferramentas de comunicação: o áudio e o vídeo. Quer saber mais sobre essa carreira?