Cultura

Como recuperar livros que entraram em contato com umidade?  

Confira dicas de como salvar suas páginas de conhecimento e histórias 

sexta-feira, 31 de maio | 2024

Confira dicas de como salvar suas páginas de conhecimento e histórias 

Foto: Envato Elements

As enchentes que causaram estragos em quase todos os municípios do Rio Grande do Sul deixaram milhares de desabrigados, incluindo famílias inteiras e muitos animais de estimação. Neste momento de calamidade, a PUCRS é um dos abrigos emergenciais acolhendo pessoas atingidas pelas chuvas em Porto Alegre. Com estrutura montada no Parque Esportivo, o espaço conta com o apoio de professores e estudantes voluntários, mobilizados a levar ao público informações relevantes sobre o contexto, perspectivas e ações práticas que possam ajudar.   

Neste momento, em que a água já escoou em alguns lugares, e baixa de nível aos poucos em outros, as pessoas conseguem voltar para a casa e avaliar os danos. Professores da Escola Politécnica já divulgaram dicas de como recuperar eletrodomésticos e até carros. E agora, a Biblioteca Irmão José Otão traz dicas de como tentar salvar livros que entraram em contato com umidade por conta das alagações. 

Medidas que podem ajudar a recuperar seus livros: 

Importante tomar alguns cuidados, como não deixar exposto ao sol, nem ao vento forte. Também não utilizar outras fontes de calor como secador de cabelos, chapinha ou até mesmo ferro de passar roupas. O essencial é secar o papel, mesmo que esteja com lama, em lugar arejado ou com ventilador em velocidade baixa. Além disso: 

  • Remova o excesso de água: utilize papel absorvente branco ou papel mata-borrão para retirar suavemente o excesso de água da superfície do livro. 
     
  • Seque ao ar livre: coloque o livro em um ambiente com boa circulação de ar. Ventiladores podem ser usados indiretamente para acelerar o processo, mas evite correntes de ar fortes. 
     
  • Intercale papel absorvente: insira folhas de papel absorvente branco ou papel mata-borrão entre as páginas do livro. Troque essas folhas quantas vezes for necessário até que as páginas estejam secas. 
     
  • Pressione levemente: coloque um peso leve sobre o livro na horizontal para evitar que as folhas fiquem deformadas durante a secagem. 

Estas dicas podem ser utilizadas em materiais que possuem umidade, porém é necessário o acompanhamento diário para não haver proliferação de fungos ou mofo. Já para situações de contato excessivo com água, existem outras formas de recuperação como o congelamento, a térmica a vácuo, o uso de desumidificadores, entre outras ações, que devem ser aplicadas por especialistas. 

Confira ainda: