Vestibular

Vem fazer acontecer na melhor Universidade privada do Brasil.

Vestibular de Inverno 2024

Prova 3 e 4/7

  • Duração: 1h – das 12h do dia 3/7 às 12h do dia 4/7
  • Ingresso via prova on-line ou Enem
  • Inscrições: R$ 60,00

CALENDÁRIO

Fique por dentro das datas dos processos seletivos do Vestibular PUCRS para ingresso em 2024.

Datas anteriores
Próximas datas

JÁ FIZ O VESTIBULAR

Escolha o dia de realização da sua prova:

DÚVIDAS FREQUENTES

  • Como faço minha inscrição?

    Acesse a ficha de inscrição e preencha todos os dados até a data descrita no edital e efetue o pagamento da taxa de inscrição por cartão de crédito ou em qualquer agência bancária do território nacional.

  • Quais documentos são necessários para fazer minha inscrição?

    Para preencher a ficha de inscrição, é necessário CPF e a cédula de identidade, com validade vigente (ver Manual do Candidato), se brasileiro. Se o candidato for estrangeiro, é necessário o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), que é o comprovante de permanência legal no Brasil. Os candidatos que optarem pelo ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) além do número da Identidade e número de CPF, devem informar a edição do Enem que desejam aproveitar (de 2018 a 2022) e o número da inscrição na respectiva edição, para que possa ser identificado conforme cadastro no Inep.

  • Como será a prova on-line do vestibular da PUCRS?

    Os/As candidatos/as irão realizar a redação por meio de uma plataforma específica, que poderá ser acessada nos dias de prova por meio de link enviado por e-mail e que também estará disponível no Painel do Candidato no Portal da PUCRS.

    Todo o período do teste será gravado e todas as ações do/a candidato/a durante a prova serão registradas. Durante todo o período de prova serão monitorados microfone, câmera e tela do candidato.

  • Haverá simulado?

    Neste novo formato, NÃO haverá simulado. O/a candidato/a poderá tirar todas as dúvidas sobre como acessar plataforma em um passo a passo detalhado, que visa garantir que todos possam se preparar da melhor maneira para o momento da prova.

  • O que é preciso providenciar para realizar a prova?

    O/a candidato/a deverá se responsabilizar e se certificar, antecipadamente, dos requisitos técnicos e das especificações de hardware, software, equipamentos e acesso à internet exigidos para a realização da prova on-line.

    Confira o que é necessário:

    • Computador desktop ou notebook;
    • Ser administrador da máquina;
    • Sistema operacional Windows 7 ou superior;
    • Browsers e versões mínimas recomendadas: Mozilla Firefox 68 (ou superior). A utilização de outros browsers não é recomendada, pois podem causar problemas técnicos, inclusive, impedir o acesso à prova;
    • Mínimo de 500Mb de memória RAM livre;
    • Mínimo de 4MBps de conexão de Internet;
    • Teclado Português (Brasil ABNT ou ABNT 2);
    • Webcam;
    • Microfone.

     

  • Quais serão os critérios de avaliação da redação?

    Os critérios de avaliação da redação são os mesmos de uma prova presencial. São avaliados conteúdo, estrutura, e expressão linguística da dissertação do candidato. Além disso, a redação deve seguir as normas estabelecidas no manual do candidato, devendo ter entre o 250 e 350 de palavras, ser escrita em língua portuguesa e seguir o tema proposto.

  • E se o/a candidato/a perder o prazo ou enfrentar algum problema técnico?

    O/a candidato/a sempre terá a oportunidade de realizar uma nova prova, com isenção da taxa de inscrição. Para isso, basta se inscrever na próxima prova usando o mesmo e-mail que automaticamente será computada a isenção.

    O atendimento para apoio na realização da prova on-line funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

  • Como os/as candidatos/as com necessidades específicas devem proceder para realizar a prova?

    O/a candidato/a com necessidades educacionais específicas pode solicitar atendimento específico para a realização das provas. Para isso, deverá encaminhar e-mail ao endereço [email protected] até o último dia de pagamento da inscrição, para formalizar sua solicitação e apresentar laudo recente (máximo 12 meses), emitido e assinado por especialista credenciado no Conselho Regional de Medicina (CRM). O documento original deverá ser apresentado no dia de realização da prova.

    O documento deverá especificar a natureza, o tipo e o grau de deficiência, bem como as condições recomendadas para a realização das provas. O atendimento será prestado pelo Núcleo de Apoio a Educação Inclusiva.

  • Como será divulgada a relação dos classificados?

    A relação dos candidatos classificados no Vestibular será divulgada em ordem alfabética geral neste site. O/a candidato/a também será avisado por e-mail e divulgaremos simultaneamente nos nossos canais oficiais.

  • Fui aprovado! Como faço minha matrícula?

    Aqueles/as que já estão classificados podem realizar a sua matrícula de forma automatizada, diretamente pelo Portal do Candidato. Lembre-se: para confirmar a matrícula é necessário primeiro o pagamento do Boleto Bancário, relativo à primeira mensalidade do curso escolhido.

    Antes de realizar a sua matrícula confira o contrato de prestação de serviços educacionais é o instrumento que regula a relação entre Universidade e aluno, estabelecendo direitos e deveres de ambas as partes.

    Leia o contrato
  • Qual canal indicado para tirar minhas dúvidas?

    Caso você tenha dúvidas ou queira saber mais sobre o curso, agende uma conversa com o/a Coordenador/a através do WhatsApp da nossa central de atendimento.

    Fale com um atendente

Provas anteriores

Encontre editais, manuais e listas de chamada de provas anteriores.

CONHEÇA TODOS OS CURSOS

Viva uma graduação construída a partir dos modelos de educação mais avançados, com currículos inovadores, flexíveis e tudo o que você precisa para fazer a diferença no mercado de trabalho e no mundo.

Veja todos os cursos

CONHEÇA OUTRAS FORMAS DE INGRESSO

Transferência

Se você está fazendo graduação em outra instituição, pode solicitar sua transferência para a PUCRS através de um processo simplificado, gratuito e totalmente on-line.

Saiba mais

Ingresso Diplomado

Com o ingresso diplomado você pode fazer um novo curso na PUCRS sem a necessidade de realizar Vestibular, contando com um processo on-line e gratuito.

Saiba mais

Reingresso

Quer voltar a estudar com a gente? O Reingresso é a oportunidade para quem está com a matrícula trancada voltar para nossa Universidade.

Saiba mais

Reopção

A Reopção é ideal para quem está pensando em trocar de curso, turno ou currículo, mas quer continuar a sua formação na PUCRS.

Saiba mais

Disciplina Isolada

Experimente como é ser aluno/a da PUCRS cursando uma disciplina isolada, sem precisar se vincular a nenhuma graduação.

Saiba mais

NOTÍCIAS

 

Ver todas
Ver todas

WhatsApp